Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 16:40

Geddel resigna-se ante apoio ostensivo de Lula a Wagner, diz A Tarde

Deu em A Tarde, a propósito do apoio ostensivo que o presidente Lula tem dado à campanha de Jaques Wagner e dos seus candidatos ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), pedindo voto para eles no horário eleitoral e participando de comício na capital baiana nesta quinta-feira: “Geddel anotou o golpe, mas se diz tranquilo e disposto a seguir em frente da mesma forma que no início. – É o jogo. Vou tocar o barco apoiando Dilma. No momento oportuno convidarei os dois (Lula e Dilma) para algum evento.”

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 16:10

CINCO PERSONALIDADES RECEBERÃO TÍTULO DE CIDADANIA JUAZEIRENSE

A Câmara Municipal promove nesta quinta-feira, 26 de agosto, a partir das 18 horas, sessão solene para a outorga do Título de Cidadania, a cinco personalidades de Juazeiro. Serão agraciados com a honraria: o professor Jairton Fraga, por iniciativa do vereador José Carlos Medeiros (PV); a diretora da APAE, Maria do Socorro Reis Pontes, por indicação do edil Alex Tanuri (PSDB); o radialista José Wilson Duarte, o popular Zé Brocoió, através de projeto do ex-vereador Charles Leal (PDT); o engenheiro agrônomo, João Santana Tosta, por iniciativa do vereador Damião Medrado (PMDB); e o senhor Antonio Vargas, pai do edil Mitonho Vargas (PT), por indicação do vereador professor Nilson Barbosa (PTB). A comunidade de Juazeiro é convidada a prestigiar o evento.
 

Com informações da Ascom CMJ
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 15:40

DILMA NÃO VAI A DEBATE EM CANAL DE TV CATÓLICO

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) foi a única convidada do debate organizado pelos canais de TV católicos Canção Nova e Aparecida que não compareceu, mas não deixou de ser uma das estrelas do evento. O debate, de pouca audiência e pouca repercussão política, foi realizado nesta segunda-feira (23) à noite. A ausência da petista foi criticada por José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). "Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. O meio cristão sabe muito bem quem é José serra, quem é Marina. (...) No entanto, essa senhora, que é uma incógnita. Não sabemos quem é, foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha cheia de platitudes, foge do debate". Serra também desferiu ataques à candidata ausente: “O que nós temos são três recortes em matéria econômica, que não representam orgulho para nós. Primeiro, a maior taxa de juros do mundo. A candidata ausente tem defendido essa política".

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 15:10

Trabalhadores Rurais da Serra do Mimoso se mobilizam em defesa da terra

Aconteceu dia 18, na localidade de Campo Largo, a 130 km de Sento Sé, um encontro regional com trabalhadores e trabalhadoras rurais das comunidades da região da Serra do Mimoso. O encontro discutiu a problemática das invasões de terras que vem acontecendo de forma desordenada na região, por grandes empresas especializadas na produção de biodiesel.

Alem dos trabalhadores do perímetro altiplano das comunidades de Campo Largo, Mimoso, Gangorra, Malhada da Umburana, Riacho do Santo Antonio, Alegre, Barreira Preta e Salgado, estiveram presentes representantes da igreja católica, pastoral da terra, prefeitura de Sento Sé e um representante da empresa BIOBRAX. A situação ficou mais tensa depois que jagunços ameaçaram a presidente da Associação de Moradores e Fundo de Pasto de Campo Largo, Carmem Alves Batista, fato que foi duramente criticado e denunciado pela CPT - Comissão Pastoral da Terra.

A Serra do Mimoso vem sendo alvo de disputa acirrada pelas empresas, que afirmam querer se instalar na região para produzir matéria prima para o biodiesel, a partir da mamona e do pião manso. Com um solo bastante fértil, clima favorável para esse tipo de lavoura e uma grande área de caatinga virgem, a região reúne as condições ideais para o cultivo. Alem disso, está em fase de pesquisa um parque eólico. As torres foram instaladas no topo das montanhas do Campo Largo, onde estudos anteriores apontaram chances de geração volumosa de energia a partir do vento.

As terras em discussão ficam dentro da área do futuro Parque Nacional Boqueirão da onça, que é área de preservação ambiental permanente, sendo o maior bioma de caatinga do mundo, de acordo com o Instituto Chico Mendes.

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 14:40

Misael recebe apoio de lideranças em Senhor do Bonfim

O candidato a deputado estadual Misael Aguilar está recendo o apoio de fortes lideranças de Senhor do Bonfim. Num encontro organizado pela comissão, tendo a frente o comunicador Romildo Pomponet, a comissão declarou como prioridade a campanha do deputado, que segundo eles, conhecem a fundo muito mais a realidade sócio-econômica-cultural do município do que muitos outros candidatos. Misael marca uma nova etapa na política de Senhor do Bonfim, quando foi convidado por um grupo independente a representar os bonfinenses na Assembleia Legislativa da Bahia. 

Lideres comunitários, presidentes de associações, comerciantes, agricultores, ex-vereadores, nomes expressivos na política bonfinense se disseram impressionados com a participação de Misael no debate, que aconteceu no dia 15 de agosto, promovido pela rádio Rainha FM de Senhor do Bonfim. No debate estavam os candidatos a deputado estadual Misael Aguilar, Carlos Gaban, Carlinhos Capoeira, Aroldo Pinto, Luciano Simões e Gustavo Miranda. Durante o debate Misael pode demonstrar todo o seu conhecimento sobre o território municipal, e externou suas afinidades com a cidade, adquiridas quando ainda era criança, com o seu pai Misinha, que desde sempre teve grandes relações de amizade e contatos comerciais.  Também com seu pai, Misael aprendeu a participar todos os anos da Festa do Motorista em Bonfim.

“Quero contribuir para apresentar propostas ao Governo do Estado em benefício dos munícipes, mediante as necessidades apresentadas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras. Política se faz com ações políticas em prol da coletividade”, declara Misael ao grupo que escolheu o candidato para representar o município.

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 14:00

Pesquisa CNT/Sensus: Dilma tem 46% das intenções de voto; Serra, 28,1%

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta terça-feira (24) mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na frente das intenções de voto, com 46%, contra 28,1% de José Serra (PSDB). Em terceiro lugar, está a senadora Marina Silva (PV) com 8,1%. Votos em branco, nulos e indecisos somam 16,8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na última pesquisa, a ex-ministra da Casa Civil liderava com 41,6%, Serra aparecia com 31,6% e Marina registrava 8,5%. Votos em branco, nulo e indecisos representavam 14,3%. A 103ª edição da pesquisa fez uma simulação de segundo turno entre a candidata petista e o tucano. Nela, Dilma aparece com 52,9%, contra 34% do ex-governador de São Paulo. Dentro desse cenário, brancos, nulos e indecisos chegam a 13,%.

Nesta edição da pesquisa, não houve simulação de segundo turno entre Marina e Serra e Dilma e Marina. A pesquisa espontânea – a que os nomes de candidatos não são indicados aos entrevistados - Dilma aparece com 37,2% das intenções de votos, contra 21,2% de Serra e 6% de Marina Silva. Brancos, nulos e indecisos representam 30,6%. O levantamento atual também levou em consideração questões a respeito das propagandas políticas veiculadas no rádio e na televisão desde o último dia 17 de agosto. Um total de 42,9% dos entrevistados afirmaram acompanhar o horário eleitoral gratuito.

Destes, 56% disseram que Dilma foi a candidata que apresentou a melhor propaganda eleitoral. Já para 34% dos entrevistados, a performance do tucano foi melhor e 7,5% avaliaram que a candidata do partido verde teve a melhor exposição na propaganda eleitoral. Para a 103ª Pesquisa CNT/Sensus, foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2010. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 24903/2010.

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 13:30

CANDIDATO DO PRB CONSTATA SITUAÇÃO DE ABANDONO EM BARRO VERMELHO-CURAÇÁ

O candidato a deputado estadual pelo PRB Luís Carlos esteve no último final de semana visitando o distrito de Barro Vermelho, no município de Curaçá. “Visitei Barro Vermelho e não acreditei no descaso das autoridades para com a população do distrito de Curaçá que há vários meses sofre com a falta de água naquela região. As estradas vicinais estão acabadas e a informação que recebi, é que os professores do topa ainda não receberam os seus pagamentos. Diante de toda esta situação a comunidade está revoltada com os políticos da região. É contra isso tudo que pretendo lutar se chegar a Assembléia Legislativa da Bahia”, prometeu o postulante do PRB.

Luís Carlos será o entrevistado do programa “De Olho Nas Eleições” da Rádio Juazeiro nesta terça-feira (24), às 15 horas.

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 12:40

ESPAÇO DO LEITOR: TORNEIO DE TÊNIS EM PETROLINA (RANKING NACIONAL)

 
Caríssimo Geraldo,

Pela Primeira vez utilizo este instrumento de informação para divulgar a I copa Petrolina de Tênis, torneio de âmbito nacional, que reunirá 50 atletas que estarão  competindo para o ranking nacional a ser realizado no Iate Clube, entre os dias 17 e 19 de Setembro. Devo dizer da importância deste torneio para a cidade de Petrolina, que desponta como pólo também do esporte brasileiro.

O tênis no Brasil que teve seu advento com o Gustavo Kuerten (Guga), alcança cada vez mais espaço entre nossos jovens. Partindo dessa premissa, o SESI Unidade Petrolina, através do seu gerente de Negócios Alexandre Pacheco, que chega com uma visão integracionista, dispõe a unidade para alojamento dos atletas e abrindo um importante canal para essa prática esportiva.

Aproveito o espaço para tornar público que está em fase de construção naquela unidade, a primeira quadra society com grama sintética do interior de Pernambuco, favorecendo e aumentando a possibilidade de novas práticas esportivas. Precisamos reconhecer as instituições e as pessoas que pensam no crescimento dessa cidade com ações que viabilizem o futuro dos nossos jovens. Parabéns SESI e Iate Clube pela parceria.

Vítor Paulo Alves

Professor

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 12:10

Palmares ganha assinatura de ordem de serviço para creche no dia do aniversário

No último sábado (21) o prefeito Isaac Carvalho, a vice-prefeita Maria Goréti, o secretário de Educação, Plínio Amorim, e o Assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luiz, assinaram no bairro Palmares a ordem de serviço para construção de mais uma creche no município. As obras iniciam esta semana e devem ficar prontas em um prazo de oito meses. Na unidade serão atendidas 250 crianças, e a estrutura contará com lactário, seis salas de aula climatizadas, áreas de recreação, dormitório, e todo o suporte necessário para educação em tempo integral.  

A administração municipal conseguiu junto ao Governo Federal, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) o maior número de creches destinadas à Bahia. No dia em que o Palmares comemorou 25 anos, a comunidade recebeu a assinatura da ordem de serviço como um presente.

Segundo o gestor municipal, Isaac Carvalho, a administração precisa responder com trabalho e obras, “essa creche foi uma solicitação da comunidade, feita durante a plenária do projeto Prefeitura nas Comunidades. Estamos aqui hoje felizes de poder dar esse retorno à população. Estamos pleiteando muito mais ações em Brasília e esperamos poder trazer muito mais melhorias para Juazeiro. Essa creche também entra em nosso projeto de climatização das unidades de ensino e nosso objetivo maior é melhorar a educação municipal”. Ainda esta semana serão assinadas as ordens de serviço para construção de creches, nos bairros Novo Encontro (25), e João Paulo II (26).

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 11:40

Cisterna símbolo da mobilização pela água no Semiárido completa 10 anos

Com a função de assegurar água de qualidade para as famílias rurais do semiárido, as cisternas caseiras com capacidade para 16 mil litros, armazenam água suficiente para uma família de até 08 pessoas suprir suas necessidades humanas durante o ano inteiro. Na propriedade familiar de dona Josefa Freire e seu Manoel Freire em Lagoa Grande, comunidade do interior de Sobradinho (BA), existe uma dessas cisternas que por sinal tem uma importância muito simbólica na luta pela água de beber no Semiárido. Pois esta foi a primeira cisterna construída
pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação do Semiárido (ASA).

Dona Josefa recorda muito bem a data de 23 de novembro do ano de 2000 quando o então Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho esteve em sua propriedade inaugurar junto com lideranças da ASA, a cisterna de Nº 01 do P1MC. “Eu nunca pensei que durante esse tempo, tantas famílias tivessem a água da cisterna, assim como a gente tem aqui”. Declara dona Josefa que também se diz honrada por sua família ter sido a primeira contemplada com este programa em todo o Semiárido.

A família de quatro pessoas, incluindo os filhos Valdemar e Valdelice é do município de Sento-Sé e vieram para Lagoa Grande em 1976 relocados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Chesf durante a construção da Barragem de Sobradinho. Nesse período, a comunidade não tinha nenhuma estrutura que garantisse o fornecimento de água. O Casal lembra que para se obter água para beber era preciso se deslocar diariamente até um riacho que fica a poucos quilômetros de Lagoa Grande. Seu Manoel também recorda que nessa época, quando o riacho secava, era preciso cavar cacimbas para se obter água e que às vezes, foi preciso pegar água até no rio São Francisco usando carroças puxadas por animais porque sua casa fica a mais de 10 quilômetros do rio.

Anos mais tarde, a Chesf construiu um tanque comunitário abastecido com os carros-pipas da prefeitura, mas quando esta água não era insuficiente, eles tinham que comprar “carradas
águas”, como se costuma dizer nessa região. Para a família de dona Josefa e seu Manoel, o dia 23 de novembro de 2000 é uma data marcante em suas vidas, não somente pelo ato de inauguração da cisterna, mas principalmente porque a partir dessa data, a vida dessa família sertaneja tornou-se mais digna em diversos aspectos. A partir da cisterna ninguém mais precisa percorrer longas distancias para buscar a água para beber. A água agora está ao lado da casa, limpa e em quantidade suficiente. “acabou meu sofrimento de carregar água de manhã e a tarde.

Mas graças a Deus a gente tem aqui uma água boa, limpa e cristalina, diz dona Josefa que faz questão de lembrar também do empenho pessoal do ex- bispo de Juazeiro Dom José Rodrigues que mobilizou campanhas incentivando pessoas e instituições a adotarem cisternas para que as famílias da região conquistassem sua água. Todo o simbolismo que trás essa
cisterna, está descrito na placa de sua inauguração que diz: “Esta cisterna representa um marco histórico para todos os que acreditam que a parceria, a solidariedade e a co-responsabilidade propiciará uma vida digna no Semi-árido brasileiro.”

Por Raimundo Fábio
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 11:10

Prefeitura de Petrolina apóia Festival Raiz e Remix 2010

A partir desta sexta-feira (27) o Festival Raiz e Remix movimenta o Parque Josepha Coelho em Petrolina. Entre as atrações estão: China, Isaar, Samba System, Matingueiros, Andranjos, Rukha, Apocalypse Reggae e o Samba de Véio da Ilha do Massangano.

As atrações que se apresentarão no Palco da Feira e na Tenda Eletrônica reforçam o ecletismo do Raiz e Remix 2010. A edição deste ano também contará com uma mostra representativa de filmes nacionais e estrangeiros que serão exibidos na Tenda de Cinema. Além disso, artistas locais preparam um show de imagens ribeirinhas com o Cordel Fotográfico e uma vasta exposição de artigos artesanais e obras de arte que estão a venda na Feira Multicultural.

O Festival Raiz e Remix é uma realização da Associação Cultural, Artística e Social Raízes e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, cultura e Eventos. O evento acontecerá nos dias 27 e 28, a partir das 19h e tem entrada franca.

Ascom PMP
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 10:40

Gustavo Miranda e Acelino Popó participaram de agenda política em Juazeiro

Dando continuidade a agenda política de final de semana em Juazeiro, os candidatos Gustavo Miranda (PC do B) e Acelino Popó Freitas (PRB) participaram de visita a uma academia no centro da cidade e ao bairro João Paulo II. Durante as visitas, os candidatos puderam avaliar as necessidades da população e apresentaram suas propostas. 

Gustavo também esteve presente nas comemorações de aniversário do bairro Palmares, onde se encontrou com o prefeito Isaac Carvalho, o presidente da Câmara Crisóstomo Lima e lideres comunitários. Mesmo com a agenda cheia os candidatos puderam visitar o município vizinho de Casa Nova e na segunda-feira (23) estiveram em Senhor do Bonfim e Jacobina.
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 10:10

PREFEITO DE UAUÁ USA PROGRAMA FEDERAL PARA PEDIR VOTO

Caro amigo Geraldo,

Gosto de tudo que você posta em seu site, principalmente quando as informações contidas mostram o espaço democrático que se tornou o Blog do Geraldo José.

Voltando a falar em democracia, venho desde já declarar o meu protesto em relação ao prefeito de Uauá e a forma antidemocrática na sua condução política ameaçando as pessoas para que votem em seus candidatos. Se o voto é livre ninguém pode ser pressionado a votar em quem não quer, o pior que o prefeito faz isso com os programas federais, como por exemplo, o PROJOVEM, e ninguém faz nada.

Em uma reunião ocorrida num Hotel da cidade, foram convidadas todas as pessoas que passaram nos testes do PROJOVEM, pessoas independentes que passaram em um processo seletivo.

As provas estão nas bolsas dos monitores do programa federal lotados de santinhos de políticos. Essas pessoas não têm compromissos nenhum com o prefeito para votar em seus candidatos que faz política se utilizando de um serviço publico. Elas estão sendo obrigadas a isso sob pena de perder os seus empregos.

Os professores do PROJOVEM além de ameaçados constantemente recebem menos de um salário mínimo ferindo a constituição federal que diz que todo trabalhador tem direito ao menos o mínimo, no caso R$ 510,00.

Fica o meu protesto Geraldo, e as autoridades que não fechem os olhos diante desse problema, uma ameaça à nossa democracia, ferindo a constituição federal. Peço apurações da Justiça Eleitoral e do Mnistério Público na apuração desse crime.

João Carlos da Silva Dias

Foto Arquivo do Blog
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 09:40

Paulo Souto propõe estadualizar Hospital Regional de Irecê

O candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, se eleito, pretende estadualizar o Hospital Regional de Irecê. “O estado voltará a gerir o hospital para que a população de Irecê e região possam ter um serviço médico de qualidade”, disse Souto após escutar diversas queixas dos ireceenses e de lideranças políticas sobre o funcionamento do equipamento de saúde, enquanto fazia caminhada na cidade, na manhã desta segunda-feira (23/08), acompanhado do candidato a vice-governador Nilo Coelho, dos postulantes ao senado, Aleluia e José Ronaldo, e do deputado federal ACM Neto.

O candidato a deputado federal Amaro Júnior foi um dos que criticaram a situação da saúde pública em Irecê. Ele acredita que a população vem sendo prejudicada por causa de problemas na administração do Hospital Regional. “O governo do estado passou a gestão do hospital à prefeitura de Irecê, que não tem competência para gerenciar”. A prefeitura, segundo Amaro, cedeu a administração do hospital a uma empresa de transportes por meio de “licitação fraudulenta”. “Os malandros que estão aí no comando do nosso hospital fazem dele um cabide de empregos“.

Paulo Souto, responsável por iniciar a construção do hospital no seu último governo, lamentou o problema. “Planejei um grande hospital para servir à população, e não para servir a empresas que só estão interessadas em ganhar dinheiro do governo do estado e da prefeitura”.

Foto: Valter Pontes
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 09:10

Jorge Khoury lança comitê em Caatiba, no Sudoeste da Bahia

Graças a alianças políticas consistentes, o deputado federal Jorge Khoury segue firme rumo à reeleição. Neste final de semana (21 e 22), inaugurou mais um comitê de campanha, em Caatiba, e visitou alguns municípios no Sudoeste baiano, onde pode receber significativo apoio das comunidades. A adesão de lideranças de Ribeirão do Largo, Caatiba e Vitória da Conquista, além de outros municípios, é mais uma amostra do trabalho de Khoury.

Em Ribeirão do Largo, Khoury marchou ao lado do deputado estadual Heraldo Rocha (DEM). Lá, participou de uma cavalgada e foi recebido por lideranças locais, como o ex-secretário Municipal Darlei Almeida, o ex-vereador Almirante Ferreira, e o candidato a vereador Iris Lima da Farmácia. O ex-vice-prefeito Waldomiro Guimarães esteve presente e o ex-coordenador regional da CAR, Dr. Anselmo, foi lembrado durante o encontro.

Em Caatiba, Jorge Khoury e Heraldo seguiram em parceria, onde inauguraram um comitê de campanha na área central da cidade. Lá, foram recebidos com uma recepção na residência do presidente da Câmara Municipal, o vereador Ronaldo Santos, mais conhecido como Guiu. Marcaram presença o ex-secretário de Saúde de Caatiba, Paulo Paiva, o assessor jurídico da Câmara, dr. Marconi Portela, além de educadores e comunidade.

Na capital da Região Sudoeste, Vitória da Conquista, o deputado Jorge Khoury foi ao encontro de Jean Gusmão, respeitável técnico da área ambiental local e suplente de vereador. Manteve contato também com o vice-prefeito de Conquista, Ricardo Marques, agora candidato a deputado estadual pelo PV. Na oportunidade, diversas lideranças locais foram confirmar apoio a Jorge Khoury.

Por intermédio do deputado estadual Luiz Augusto (PP) e dos vereadores Lúcia Rocha (DEM de Conquista) e Airton Rebouças (PMN de Conquista), ambos candidatos a deputados estaduais, foram firmadas parcerias para atuação conjunta em outros municípios da Região.

Enfoque Comunicação
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 08:40

População de Bodocó reafirma apoio a Ciro Coelho

Na noite do último sábado (21), uma multidão se concentrou num clube da cidade de Bodocó para receber o deputado estadual e candidato à reeleição Ciro Coelho (PSB) e o deputado federal e também candidato à reeleição Fernando Filho (PSB). Durante o evento, o prefeito da cidade Brivaldo Pereira agradeceu o apoio que sempre recebeu do deputado Ciro em importantes obras para a melhoria da população como a construção de cisternas e poços artesianos. “É o homem da água”, ressaltou o prefeito.

publicado em 24 de Agosto / 2010 às 08:10

Maluf é considerado 'ficha suja' pela Justiça Eleitoral de SP e tem candidatura barrada

Por quatro votos a dois, os juízes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo decidiram enquadrar o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) na Lei da Ficha Limpa e vetar sua candidatura à reeleição. Maluf pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, se tiver recurso negado nesta instância, ainda terá o STF (Supremo Tribunal Federal).

Os magistrados consideraram que a condenação no TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo pelo suposto envolvimento em uma compra de frangos superfaturada pela prefeitura da capital paulista à época em que Maluf era prefeito serve como argumento para barrá-lo. O presidente do tribunal, Walter de Almeida Guilherme, que votou contra Maluf, disse no julgamento que a Lei da Ficha Limpa "é um avanço para a moralização dos hábitos políticos", pouco antes de votar pelo indeferimento.

Fonte: TRE-SP
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 07:40

Prefeitura comemora aniversário do Parque Residencial com oferta de serviços gratuitos

Para comemorar o aniversário de 18 anos do bairro Parque Residencial, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) preparou no último sábado (21), ao lado da associação do bairro, uma manhã com oferta de serviços gratuitos, além das orientações educativas feitas pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para toda a comunidade. Quem passou pela Feira de Saúde agradeceu o presente e parabenizou à prefeitura pela iniciativa.

Foram disponibilizados teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação, dicas sobre a saúde bucal com distribuição de kits de higiene e orientações da equipe da Vigilância Sanitária com entrega de panfletos educativos. Também participaram do evento, os profissionais da Assistência Jurídica Municipal com atendimentos gratuitos, a equipe da Defesa Civil de Juazeiro com alertas para ações preventivas e que promovam segurança à comunidade e a Sedis com informações sobre o Programa Bolsa-Família.

Vânia Castro – assessoria SESAU
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 07:00

Unimed VSF participa dos Jogos do Sesi 2010

Mais de 300 atletas participaram em Juazeiro-BA, no último final de semana da etapa Municipal do Jogos do Sesi 2010 – Ecojogos. O evento, que reuniu competidores dos municípios baianos de Juazeiro, Valente, Sobradinho, Paulo Afonso, Jaguarari e Campo Formoso, movimentou o parque esportivo do Sesi nas modalidades de futsal, futebol de campo, futebol máster, voley de quadra, voley de areia, natação, atletismo, braço de ferro, peteca, xadrez, tênis de mesa e de quadra.

Segundo o coordenador dos Jogos, Fernando Didier os vencedores da etapa municipal, disputada em Juazeiro, participam ainda este ano das etapas Estadual e Regional Nordeste, devendo competir, no ano que vem, pela etapa Nacional com vistas a uma participação internacional, que acontece de dois em dois anos.

De acordo com o coordenador, houve uma evolução, tanto na quantidade como na qualidade das indústrias participantes. “Temos 17 indústrias participando e o nível das competições vem evoluindo a cada ano. São muitos os atletas que concluem a etapa Municipal obtendo índices positivos nas mais distintas modalidades e que conseguem repetir a performance nas etapas Estadual e até na Nacional”, concluiu Fernando Didier, que fez questão ainda de agradecer a parceria da Unimed VSF durante os Jogos, que foram abertos solenemente na sexta-feira e prosseguiram durante todo o sábado e domingo.

Clas Comunicação
publicado em 24 de Agosto / 2010 às 06:30

Caraibeiras sai do racionamento de água

Na última sexta-feira (20), a Codevasf e o Governo de Pernambuco entregaram no distrito de Caraibeiras a primeira etapa do Sistema Adutor Integrado de Tacaratu, sertão de Itaparica. O trecho vai beneficiar seis mil moradores do distrito que se destaca pela confecção artesanal de redes de dormir. A obra de R$ 9 milhões é uma parceria entre a Codevasf e o Governo do Estado e cuja maior parcela dos recursos veio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Sistema Adutor de Tacaratu possui três ramais, o principal sai do ponto de captação ao distrito de Caraibeiras, daqui os outros partem para a sede do município e o povoado de Olho D’água do Bruno. Só trecho de Caraibeiras tem 40 km de rede adutora e 5 km de rede domiciliar e duas estações elevatórias. Antes, o distrito era abastecido por poços tubulares e o racionamento chegava a durar mais de um mês. 

O superintendente Luís Frota lembrou que o rodízio de água era um dos maiores entraves para o desenvolvimento de Tacaratu, ainda que esse município fique às margens do rio São Francisco. O dirigente também acrescentou que outros sistemas de abastecimentos de água estão em construção por meio do programa Água para Todos sob coordenação da Codevasf. O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, João Bosco relata que o racionamento de água é um problema que afeta mais de 100 municípios pernambucanos incluindo a capital Recife. 

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 23 de Agosto / 2010 às 23:20

Missão da AIEA fará treinamento em espécies de moscas-das-frutas no Brasil

A Moscamed coordenará uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no Brasil, até 2 de setembro, para treinamento em identificação de espécies de moscas-das-frutas de importância econômica. A missão é composta por um grupo de 7 técnicos da América Central e do Sul. Nesta segunda-feira (23) o grupo fez uma visita científica ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB), da Universidade de São Paulo (USP), para treinamento em identificação taxônomica e comportamento de Anastrepha grandis, no Laboratório de Moscas-das-frutas, coordenado pela Dra. Keiko Uramoto.

Na próxima quarta-feira (25), seguem para Fortaleza (CE) onde visitarão à Área Livre de A. grandis do Vale do Jaguaribe (CE), e o Sistema de Mitigação de Risco para a cultura do mamão, programa de monitoramento de espécies de moscas-das-frutas executado pela Moscamed em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI). A missão segue ainda para a cidade de Mossoró (RN) onde conhcerão as barreiras fitossanitárias do Vale do Assu (RN), acompanhados pelo Diretor do Instituto de Defesa e Inspeção do RN (IDIARN), Magnos Bezerra, e o Laboratório de Identificação Taxonômica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), coordenado pelo Dr. Elton Araújo.

O treinamento contará também com uma visita à Moscamed, no Vale do São Francisco, para que os técnicos conheçam a Unidade de Produção de Ceratitis capitata da biofábrica. Em campo, irão em plantações de goiaba, acerola, manga e uva para saber como é realizado o Programa de Monitoramento de espécies de moscas-das-frutas nessas culturas, coordenado pelo gerente técnico, Rodrigo Viana.

O objetivo da missão é capacitar os técnicos para que eles consigam identificar espécies de moscas-das-frutas em qualquer estágio de desenvolvimento, tais como ovo, larva, pupa ou alduto. Fazem parte do grupo técnico: Monica Rosario Jurado Nery (Tarija), Hernan Zetina (Belize), Raul Henrique Castaneda Aldana (Guatemala), José Eduardo Caballero Lopez (Tegucigalpa), Alba Nidia Jimenez Castillo (Managua) e Juan Antonio Bernal Vasquez (Panama).

publicado em 23 de Agosto / 2010 às 22:40

Comitê feminino pró-Geddel mobiliza a Pituba

 
As integrantes do comitê feminino Força da mulher, Força do coração realizaram nesta segunda-feira (23) a distribuição de panfletos, adesivagem e divulgação das propostas de governo da coligação A Bahia Tem Pressa em dois pontos da cidade. Pela manhã, na Avenida Otávio Mangabeira e à tarde no Itaigara, nas proximidades da passarela em frente à sede da Petrobras.
 
Continuando suas atividades, o núcleo feminino promoverá mais uma mobilização nesta terça-feira (24), pela manhã, na Avenida Manoel Dias da Silva, seguindo até Amaralina, no Largo das Baianas. À tarde será a vez dos Pernambués, próximo a Grande Bahia, na Paralela.
publicado em 23 de Agosto / 2010 às 22:10

Khoury recebe apoio de fortes lideranças em Jacobina

O deputado federal Jorge Khoury, candidato à reeleição recebeu o apoio das maiores lideranças do município de Jacobina. Com ele, personalidades fortes da política da capital do ouro como a prefeita Valdice e o vice-prefeito Luciano da Locar, priorizaram a reeleição do deputado, que segundo eles, não tem medido esforços para encaminhar obras e trabalho para Jacobina.

Quase toda a Câmara de Vereadores do município, também fechou acordo com o deputado, como o presidente da casa, o vereador Batista, além dos edis Cleiton Alves, Noelson oliveira, Gildo Mota, Antonio Souza e Netinha do junco. Para fechar todas as alianças, manifestou também seu apoio, o líder inconteste do município, prefeito por dois mandatos, Leopoldo Passos, uma referência na política baiana.

O apoio maciço ao deputado Jorge Khoury, pelas principais lideranças de Jacobina, ganhou repercussão em toda a região. “É uma vitória receber apoios tão importantes, sustentados no trabalho e na coerência, num momento em que a política tem se mostrado atípica nesse pleito. Estou feliz e confesso que o meu compromisso com jacobina vai ser, no mínimo, triplicado, para compensar esse apoio de peso”, disse Khoury. 

publicado em 23 de Agosto / 2010 às 21:40

Roberto Carlos participa de carreata com o governador Jaques Wagner

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou nesta segunda-feira (23), de uma carreata nas cidades de Cansanção, Euclides da Cunha, Monte Santo e Itiúba, na companhia do governador Jaques Wagner (PT).

Roberto Carlos ficou emocionado com a receptividade calorosa do povo nas ruas em todos os municípios por onde passou, especialmente, em Cansanção, onde o grupo político de Ari de Almerindo preparou uma festa grandiosa para recebê-lo.

publicado em 23 de Agosto / 2010 às 21:10

CÍCERO SALES É REELEITO PRESIDENTE DO SINTRAB-SAÚDE EM JUAZEIRO

As eleições para a nova diretoria e conselho fiscal do SINTRAB/SAÚDE, com chapa única, foram realizadas na última sexta-feira, dia 20. A chapa intitulada "A luta Continua" foi aclamada pelos votantes e vai continuar a frente do sindicato no próximo triênio com a seguinte composição:

Diretoria Executiva:

Presidente: Cícero Francisco de Sales

Vice-Presidente: Telma Marineide Silva Carlos

Secretária Geral: Beriane Cristina de Oliveira

Secretária Executiva: Sandra Lúcia Valeriano de Souza

Diretor de Administração, Finanças, Patrimônio e Informática: Aldemberg Márcio de Lima

Diretora de Formação Sindical: Alessandra Alves Pereira

Diretora de Imprensa e Comunicação: Luciana Patricia Silva Lima

Diretora de Esportes, Cultura e Lazer: Hélia Maria da Silva

Diretora de Assuntos Intersindicais: Elizete Mendes Gusmão

Suplentes Executivos: Maria Solidade da Silva, Taiara  dos Santos Mascarenhas, Maria Gorete Araújo Pinheiro, Adriana de Oliveira Queiroz, Josinaide Ribeiro Carvalho, Marcondes Lima Paes
.
Conselho Fiscal

Titulares: Marinalva dos Santos Silva, Sônia Maria Oliveira Cajui e Maria Juciene Bonfim Santos.

Suplentes: Izabel Maria de Souza, Bartilha Maria Leôncio de Sousa e Josilene Januário Menezes da Silva.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.