Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 12:40

SINTRAB SAÚDE AMEAÇA NOVA GREVE EM JUAZEIRO

Em reunião com o Sintrab/Saúde, representantes dos Assistentes de Cuidados Dentários, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no mês de Setembro, Ubiratan Pedrosa-Secretário de Saúde garantiu que o governo municipal atenderia a reivindicação  da categoria até dia 15 de Outubro. "Até o presente momento, nada foi resolvido, e toda a categoria espera ansiosamente por um salário justo, digno de sua qualificação", justificam os dirigentes da entidade sindical.

Em email enviado ao blog, a direção do sindicato convoca os ACDs (assistentes de cuidados dentários), Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para uma Assembléia Extraordinária a ser realizada no próximo dia 03/12 (sexta-feira) às 14 h na sede desta entidade, quando pode ser deflagrada uma nova greve em Juazeiro.

Foto arquivo do blog
publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 12:10

SAAE realiza obra de saneamento no Complexo Policial até o Colégio Modelo

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE iniciou a obra de saneamento básico do Complexo Policial até o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, beneficiando também o IML, Detran e Terminal Rodoviário. Serão colocados em média 350 metros de tubulação para implantação da rede coletora de esgoto, podendo esse número ser ampliado. A previsão para conclusão da obra é de um mês.

Segundo o chefe do setor de esgoto da autarquia, Evidal Freitas, a construção da rede coletora de esgoto nesta região trará muitos benefícios, principalmente ao IML e ao Terminal Rodoviário. “Porque na parte de trás do IML a situação era muito critica, pois as fossas só viviam entupidas e transbordava o esgoto, com isso causando um mau cheiro insuportável. E com a implantação da rede diminuirão os mosquitos, pernilongos e os esgotos a céu aberto, contribuindo positivamente para a saúde de todos os funcionários e as pessoas que andam nestes lugares", informou Freitas.

De acordo com a coordenadora do Departamento da Policia Técnica de Juazeiro, Daniela do Vale, quando assumiu a coordenação do IML de Juazeiro percebeu que ainda era se utilizado fossa. “Busquei de todas as formas aos órgãos competentes da cidade que o saneamento fosse realizado, pois o IML não podia ficar sem essa rede coletora de esgoto. Aqui a situação era muito constrangedora, porque só viva cheio de esgoto a céu aberto, muito pernilongo, um mau cheiro muito grande, devido à água misturada com sangue ir para de trás do Complexo Policial formando poças. Acredito com a construção da rede coletora de esgoto estes problemas serão solucionados”, ressaltou.

Seera da battateira

O SAAE também está construindo outra rede coletora de esgoto que inicia na Serra da Batateira e vai até bairro João Paulo II. A região ainda não está habitada, mas em breve será ocupada por moradores do Programa Minha Casa, Minha vida e com isso, o órgão está implantando o saneamento básico. Serão colocados em média 1000 metros de tubulação para a construção da rede, beneficiando todos os moradores do Programa que é em torno de 1000 famílias. A previsão para conclusão dos serviços é de um mês.

Ascom SAAE
publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 11:40

MITONHO VARGAS ENALTECE GOVERNO ISAAC PELA CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL ANTI-DROGAS

O vereador Mitonho Vargas (PT) enalteceu da tribuna da Câmara na sessão de ontem (30) o projeto de Lei enviado pelo Executivo criando o Conselho Municipal Anti-Droga. “As cenas que a população observou pela imprensa no Rio de Janeiro só nos faz acreditar que o prefeito Isaac está no caminho certo ao criar este conselho que norteará as ações de combate às drogas em nosso município. Quero ainda ressaltar a coragem do governador do Rio que enfrentou o banditismo, assim como o governador Jaques Wagner que transferiu criminosos de alta periculosidade que tentavam promover na Bahia o que acabou acontecendo no Rio”, justificou Mitonho. “Este projeto que na sua elaboração contou com apoio de várias instituições vai contar na sua execução com esses segmentos que são com certeza, o sustentáculo de toda e qualquer sociedade”, concluiu o representante do PT.

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 11:00

Pinheiro participa de evento sobre internet e TIC na Flórida (EUA)

O deputado federal e senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) participa, nesta quarta e quinta (1 e 2 de dezembro), do seminário “Oportunidades e desafios para América Latina no novo ambiente global de tecnologia” em Miami, Flórida (EUA). O evento, promovido pela Federação Latinoamericana e Caribenha para a Internet e o Comércio Eletrônico (eCOM-L@C), reúne especialistas, acadêmicos e executivos das maiores empresas que atuam na chamada era da convergência digital.

Questões como privacidade, liberdade de expressão, responsabilidade de intermediários, política econômica, crime cibernético, falsificações e problemas de mercado cinza e o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para promover crescimento e desenvolvimento são alguns dos temas do evento, do qual participam representantes da Google, Nokia, Microsoft, Yahoo, Google, Mercado Livre, entre outras.

Entre os painéis, está a preocupação sobre a regulamentação da computação em nuvem (em inglês, Cloud Computing) – o conceito de armazenar e acessar dados em servidores interligados na internet; e os desafios legais em comércio eletrônico.

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 10:30

Sintoma (Ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS)

 

“Se você quer saber como eu me sinto, vá a um laboratório ou um labirinto”.

Cobaias de Deus - Cazuza

 

Sinto a manhã nascendo morta

E o Sol crescendo em meus olhos como bolas de fogo

Urubus matinais rondando cadáveres

Contando segredos aos vermes de cemitério

 

Minhas pálpebras amanheceram sedentas de luz

E o túnel por onde ando continua sujo e úmido

Minha poesia não canta mais as alegrias do mundo

Vive suburbana comendo entre mendigos e prostitutas

Às vezes escondida em ruínas medievais

E nas cinzas dos mártires que se foram,

Vítima de cruéis inquisidores, não vive mais.

 

Mas meu canto dilacerado e febril

Meu amor mundano agora sofre em clínica

Estou como uma asa de borboleta

Deitado numa maca, desgraçado pela vida

Sangue que escorre em salivas desconhecidas

E mãos que me aprisionam, e bocas que me alimentam

Amor que não mais terei.

 

Sinto todos os sintomas, tomo todas as pílulas,

Calo diante do medo, grito meus segredos mais íntimos

Como lâminas de um liquidificador

Minha dor não vale mais que meus órgãos falidos

Descosturados para compor outra história

Nem o sangue no lençol, nem o esperma na seringa,

Nem o beijo no tubo de ensaio, nem o soro, nem o suor

Vão reconstruir os meus castelos juvenis  

 

Meus passos estão cansados e minha vida é uma bengala,

Tem dias que sou rodas, e minha poesia é a asa que me falta para voar! 

 

Quero cantar nos corredores dos hospitais

E ao menos às crianças aidéticas deixar a minha paz

O sintoma mais poético do que patético

Para não cair no tédio de uma loucura fugaz.

 

O medo é cor-de-rosa e o caos é azul

Mais a desordem da minha alma me seduz

Espanto do meu pranto os urubus

Procuro no seu olhar o meu olhar

Um cristo comunista descendo da cruz

Para nos salvar, nos salva Jesus!

 

Que no infinito eu possa ouvir o meu grito

Como vôo de suaves patativas

A esperança silenciosa da vida

E o sussurro como sopro de Deus

É chegada à hora do adeus

E o trem da morte se aproxima.

 

E hoje o entardecer sangrou mais cedo

E um beijo ébrio desenhou meu medo

Mas meu amor foi mais forte e venceu a dor

E a luta pela vida, a minha vida prolongou

Mesmo que todos os sintomas da doença

Mexam com o meu corpo e a minha cabeça,

Não matarão o meu amor

 

E esse risco de prazer e agonia

Como uma cobaia desvalida pela sorte

Serei a luz que resplandece em minha poesia

E o suco da seringa, a borracha e a anestesia,

Apenas uma fantasia, não uma realidade,

De quem quer a VIDA e não a MORTE! 

*Paulo Carvalho (SPO) Jornalista e escitor

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 09:40

PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM PROIBIDA DE ASSINAR CONVÊNIOS COM A UNIVASF, UNEB, FUNDACÃO BANCO DO BRASIL E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE PORTE

Ainda em Salvador, onde realizou audiência com o Secretário da Saude Jorge Solla relativa à reforma do  Hospital Regional, na companhia do deputado estadual eleito Carlos Brasileiro e da Secretária de Saude Gorete Brás, o prefeito Paulo Machado foi surpreendido com a rejeição pela Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, do Projeto de Lei Nº 028/2010 que autorizava o município a celebrar convênios, contratos, acordos, consórcios, ajustes, termos de parceria e outros instrumentos de interesse público, nas várias esferas de Governo e bem assim com entidades de direito privado sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, social, esportiva ou cultural, e ainda com empresas públicas, autarquias, fundações, organizações sociais de interesse público. 

Para o prefeito Paulo Machado quem sofreu derrota foi o povo de Senhor do Bonfim que se vê impedido de avançar na saúde, na educação, na assistência social, na cultura e no esporte. “Tenho de interromper as negociações em parceria com a Univasf, que é Fundação, em vista à vinda de novos cursos; não podemos mais assinar contratos, acordos e convênios com a Uneb, que é uma autarquia, o que significa que não poderemos usufruir dos benefícios dos cursos superiores; os estudantes universitários das diversas universidades e faculdades não poderão estagiar mais em escolas municipais; não poderão ser assinados acordos de parceria com o IF Baiano; não poderemos mais assinar contratos de projetos e patrocínios (inclusive para o São João) com as Fundações do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica, do Bradesco e da Petrobras. Quem perdeu com esta decisão da Câmara Municipal?”  “No afã de inviabilizar o governo municipal nossa câmara deu um tiro no pé, terminou por inviabilizar o próprio município”, arrematou o chefe do Executivo. 

Em uma votação de 6 x 3 votaram a favor do projeto de Lei apenas os vereadores Helson de Carvalho (PMDB), Bel (PSB) e Carlos de Tijuaçu (PHS). Seis vereadores votaram contra: Tavinho (PMN), Gustavo Miranda (PC do B), Lúcia Cerqueira (PHS), Ivan Barbosa (PT), Laércio Muniz (PTN) e Gerivaldo Sampaio (PSC).

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 09:10

Operação conjunta das Polícias Militar e Civil apreende armas e drogas no interior de Campo Formoso

Na última segunda-feira, dia 29, por volta das 14 horas, ocorreu uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil, no interior do município de Campo Formoso, no combate ao tráfico de drogas. A operação culminou com a prisão em flagrante de Ademilson Pereira da Silva, 31 anos, popular “Adeni”, residente no povoado de Lages dos Negros.

Com o acusado foram encontrados um sacola contendo maconha e uma espingarda de fabricação caseira. Ele informou ter adquirido o produto com Manoel José da Gama, 30 anos, pseudônimo “Legal” que também conduzia uma sacola contendo maconha e 02 (duas) armas 01 (um) revólver calibre 38, marca Rossi sem numeração e 01 (uma) espingarda de fabricação caseira. 

Legal disse ter como fornecedor, Irênio Cristino Daniel dos Santos, 49 anos, conhecido por “Loucha”, residente na Fazenda Bernardes. Com este último foram encontrados 04 (quatro) sacos de náilon com maconha, 01 (uma) espingarda de fabricação caseira e uma balança de pressão. 

Os acusados juntamente com as 04 (quatro) armas, a balança e todo o produto, aproximadamente 30 Kg (trinta) quilos da erva Cannabis Sativa (maconha), foram entregues na delegacia de polícia em Campo Formoso, sendo lavrado o Flagrante por porte de arma e tráfico de entorpecente pelo delegado Cézar Romero.

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 08:40

Nas eleições, internet só perdeu para TV

A Sensus divulgou a Campanha de Esclarecimentos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que revelou algumas conclusões sobre o pleito deste ano. Com base em 2 mil entrevistas, o estudo mostra que a TV ainda é o meio mais utilizado para se obter informações sobre política e eleições, e que a internet bateu jornal, rádio e revista nesse quesito. De acordo com o levantamento, 56,6% dos eleitores usaram a programação televisiva para saber do tema. Na sequência vem os amigos e parentes, com 18,4%; internet (9,9%); jornal (6,4); rádio (4,2); e revista (0,7).

A web permanece na terceira posição em relação à frequência com que os entrevistados têm acesso a cada meios de comunicação. A TV ficou na frente mais uma vez, com 81% de pessoas que "sempre" acessam, seguida por rádio (57,7%), internet (31,3%) e revista (24,7%) - o jornal não consta na lista. Ao mesmo tempo, a internet é a segunda mídia menos acessada (42,2%), perdendo apenas para os informes em pontos de ônibus, "nunca" utilizado por 44,1% das pessoas.

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 08:10

Prefeito Julio Lossio será agraciado por comenda concedida pela Arquidiocese de Olinda e Recife

Em comemoração ao centenário da arquidiocese de Olinda e Recife, uma missa será realizada no próximo domingo (05) às 17h no Marco Zero, presidida pelo núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. A expectativa é de que 100 mil pessoas participem do evento. 

Ainda na ocasião, o prefeito Julio Lossio será agraciado com uma comenda de gratidão que será concedida pela Província Eclesiástica de Pernambuco, pelos serviços prestados ao bem comum fraternalmente. A condecoração será concedida a todos os prefeitos dos nove municípios que fazem parte da Província Eclesiástica. 

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido explicou que, além de celebrar a importância histórica da Arquidiocese, as comemorações têm como objetivo articular o trabalho das dioceses em Pernambuco.

Mirela Costa Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 07:40

PREFEITO RESOLVE IMPASSE COM LEDO IVO E NÊGO D`ÁGUA FICA EM JUAZEIRO

“Hoje é o dia do Fico. O Nêgo D`água agora fica em Juazeiro”, assim se expressou o artista plástico Ledo Ivo ao final da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (30), quando foi lida mensagem do Executivo em forma de projeto doando área para edificação do seu ateliê.

O projeto encerra uma pendenga oriunda da gestão do ex-prefeito Joseph Bandeira que celebrou convênio com artista e este em contrapartida deveria construir a estátua da lenda do Nêgo D`água. A obra foi edificada, mas a municipalidade nunca cumpriu o que prometeu nas gestões de Joseph e Misael Aguilar. Cansado de promessas e nenhuma solução, Ledo Ivo passou a realizar protestos de várias formas como pichações em frente ao ateliê, em outras obras suas expostas na orla da cidade e até ameaçou vender a imagem em questão para um empresário americano.

Ontem, Ledo revelou satisfação por ver encaminhado o fim do impasse, oportunidade em que agradeceu o empenho do presidente do Legislativo Juazeirense Crisóstomo Lima. “Agradeço a Câmara, em especial ao seu presidente pela promessa e empenho na solução desse problema e ao prefeito Isaac, que apesar da demora honrou o compromisso assumido”, concluiu o artista.

publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 07:00

Sobradinho: Grupo da Melhor Idade ganha Feira de Artesanato

A Prefeitura Municipal de Sobradinho através da Secretaria de Ação Sócio Econômica (SASE), realizou no último sábado (27), a Iª Feira de Artesanato dos Idosos na Praça Carlinhos do Correio. A feira ofereceu produtos como bordado, tricô, crochê, panos de prato, roupas e artesanato em geral, confeccionados pelos idosos que participam de oficinas e expõem o trabalho durante o ano. 

De acordo com a secretária SASE, Marizalva Ribeiro o evento e de grande importância para o município. “Além de divulgar o trabalho desenvolvido, a exposição permite aos idosos a vivência prática da negociação, a percepção do artesanato como fonte de renda e, também, trabalha a auto-estima dos idosos. É por meio de atividades como esta que mostramos que o talento é infinito e que todos são capazes”, disse a secretária.

Por meio de seus representantes, os grupos reúnem-se semanalmente para organizar as ações e o calendário do segmento, como a participação nos eventos municipais, reuniões, passeios, viagens e a organização das feiras.

Ascom Sobradinho / Thalita Bezerra
publicado em 01 de Dezembro / 2010 às 06:30

VEREADOR DENUNCIA QUE FIAT UNO DO SAAE FAZ SERVIÇO DE COMPACTAÇÃO DE ASFALTO EM JUAZEIRO

O vereador Alex Tanuri (PSDB) voltou a bater forte no governo Isaac Carvalho (PCdoB) na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (30). Durante pronunciamento de quinze minutos, Tanuri argumentou que o governo não respeita a população juazeirense. “Esta não é a mudança que todos nós sonhávamos. O que o povo esperava era ver uma Juazeiro que tivéssemos o prazer de andar, circular e trafegar pelas ruas e bairros da cidade. São ruas e avenidas acabadas, esburacadas. E o governo querendo mostrar serviço, realiza obras meia-sola numa total falta de respeito ao cidadão juazeirense”.

Em dado momento do discurso Alex apresentou da tribuna em um notebook vídeo de um Fiat Uno do SAAE executando compactação de asfalto no bairro Santo Antonio, mais precisamente da rua Minas Gerais.

“Esta rua Sr. Presidente é do bairro em que o Sr. reside. Aliás é a rua do deputado estadual Pedro Alcântara e o governo usa um veículo de passageiro como compactador de asfalto. Por certo vão dizer que a oposição fez montagem para bater na gestão. Isto é um absurdo colegas vereadores”, prosseguiu o líder da oposição.

Em seguida Alex Tanuri apresentou fotos que foram enviadas por moradores do distrito de Itamotinga sobre o fato de que a rede de esgotamento sanitário da comunidade despeja todos os resíduos no Rio São Francisco a poucos metros da rede de captação de água que abastece a população.

O vereador exigiu que a Comissão de Saúde compareça ao Serviço Autônomo de Água e Esgotos para cobrar posição urgentemente.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 23:40

RAMPA DE ACESSO À PONTE PRESIDENTE DUTRA CONTINUA GERANDO POLÊMICA

Geraldo,

Queria saber definitivamente para que servem aqueles guardas na subida da ponte antes das 08:00 horas da manhã? Porque segundo dizem que é liberado para todos a partir desse horário, só que hoje 30/11/2010 na dúvida se poderia passar ou não às 07h15min, mas vendo que vários carros subiam normalmente perguntei se estava liberado e ironicamente a guarda municipal disse que só a partir das 08hs! Porém, não entendi, fato é que estava ali presente e vendo vários carros sendo liberado, e não são carros que tem acesso livre não, como ambulância, carros federais e municipais, eram pessoas comuns e carros comuns mesmo, acho que a presença deles só está servindo para deixar a gente chateada. Porque uns podem subir e outros são obrigados a fazer o contorno? Se é lei, sei lá, tem que ser para todos, normas ou regras. Agora abrir mão para uns e outros não, isso é desleal e desrespeitoso com quem anda conforme a lei manda! Se eles estão lá para cumprir regras, que façam bem feito!

Atenciosamente,

Francimara C. Santos

“A grande mágica é fazer a mudança sem perder o referencial de respeito e confiança”.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 23:10

Sarney nega ter negociado com Dilma cargos para PMDB no governo

Depois de passar a manhã desta terça-feira reunido com a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o senador José Sarney (PMDB-AP) negou nesta terça-feira que tenha negociado cargos do PMDB no governo com a petista. Ao afirmar que a visita foi “protocolar”, o presidente do Senado disse que o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), foi escalado pelo partido para negociar o espaço da sigla no novo governo. “Essa parte nós entregamos ao Michel Temer, presidente do partido. Ele é que está encarregado de fazer as negociações”. Além de Sarney, Temer e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) passaram a manhã com Dilma na Granja do Torto. (Folha)

Foto: José Cruz/ ABr
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 22:40

PEDRO ALCÂNTARA: “PRIVATIZAÇÃO DOS CARTÓRIOS SERÁ VOTADA ATÉ 31 DE DEZEMBRO”

O projeto que prevê a privatização dos cartórios baianos, protocolado na Assembleia Legislativa em setembro de 2009, deverá ser votado pelos deputados estaduais até 31 de dezembro. Foi o que assegurou o deputado estadual Pedro Alcântara (PR), relator do projeto, em contato com o blog. Hoje cedo foi realizada uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça com a presença de Saul Quadros da OAB, Maria José do Sinpojud, Rogério Bacelar que auxilia a privatização dos cartórios em todo país, Maria Cecília Padilha representando a Defensoria Pública, Eliana Freitas presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Márcio Fiel do Ministério Público, além de representantes de Juazeiro Manoela e Aída Brandão.

Segundo Alcântara, um acordo entre os líderes de bancada definiu que a proposta será votada com dispensas de formalidade. Desta forma, não precisará tramitar pelas comissões temáticas. Uma nova reunião para discutir as mais de 100 emendas apresentadas ao texto foi marcada para a manhã desta quarta-feira (1º), entre o relator, Pedro Alcântara (PR), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Zé Neto (PT), da comissão de Educação, Fábio Santana (PRP), e de Finanças, Luiz Augusto (PP) e Carlos Gaban.

“Rogério Bacelar nos garantiu que após a aprovação do projeto, em 30 dias os cartórios estarão prontos para atender dignamente a população baiana. É exatamente o que nós esperamos e pelo que estamos trabalhando”, garantiu o líder do PR e relator do projeto Pedro Alcântara.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 22:10

Quartel da Guarda Municipal de Juazeiro passa por sua pior fase nesses últimos nove anos

Geraldo

Como se não bastasse a falta de viaturas e aparelhamentos, essa é a segunda semana que os plantonistas noturnos daquela instituição trabalham quase às escuras. Um representante da associação dos guardas municipais informou o problema ao procurador do município Carlos Luciano e o mesmo disse que iria tomar as providencias para solucionar o problema. A falta de investimento pelo município com a instituição nos deixa preocupados e nos priva do desempenho de nossas funções.

Podemos observar que cidades que tem sua arrecadação menor que a de Juazeiro equipa suas guardas com recursos próprios, seguindo as novas metas e planos em Segurança Pública Municipal do Ministério da Justiça que valoriza as Guardas Municipais para um trabalho preventivo e comunitário no combate à violência e a criminalidade.

Sabemos que projetos foram enviados para a Secretaria Nacional de Segurança Pública ( SENASP), mas não basta só esperar pelas verbas federais, tem que existir uma contra partida do município e hoje o Executivo nos mostra que pode alugar frotas de carros semi-novos para disponibilizar aos setores administrativos e a Guarda Municipal fica a desejar.  

Contamos hoje com uma DUKATO, algumas bicicletas e motos, sendo que algumas delas estão precisando de manutenção. A Guarda Municipal de Juazeiro merece respeito, ali tem pais e mães de família que nada mais querem, só assumir o seu papel para o qual foram convocados. Todos nós esperamos uma mudança, mudança essa que nada mais é do que a obrigação do município. 

Obrigado Geraldo, 

 Cícero José da Silva - Presidente da AGMJ - BA

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 21:40

Câmara Municipal de Casa Nova reelege mesa diretora

A Câmara Legislativa de Casa Nova não comportou, na manhã desta quarta-feira (30), a grande quantidade de cidadãos casanovenses que aguardavam apreensivos a eleição para presidência do biênio 2011/2012. Com seis votos a quatro a chapa 1, encabeçada pelo atual presidente, João Borges Pinto (DEM), saiu vitoriosa. 

No seu discurso, o vereador Pinto, falou das parcerias que estabeleceu e estabelece para o progresso do Município. Ele diz que exerce uma gestão democrática para proporcionar o bem da população, agradecendo o apoio da família, e dos que participaram de forma ativa para que fosse possível sua reeleição. “Reconheço o apoio de meus colegas, principalmente àqueles que votaram em mim, ao prefeito Orlando Xavier (PR) que mais uma vez acreditou na minha capacidade”.

“Meu voto é de trabalho, penso no grupo, para que ele continue forte e unido. Não tenho pretensões unilaterais e individualistas, como alguns colegas aqui presente”, anunciou a atual e reeleita vice-presidente, a vereadora Pipiu. “Assim como minha mãe Dagmar, trabalho com competência, compromisso justiça e lealdade”, concluiu.

Os ânimos estavam todos exaltados, mas como em todo processo democrático, as palavras devem ser ouvidas e respeitadas. O voto ainda é a principal ferramenta para definir e nortear um governo, foi o que ocorreu no plenário Solon Alves Xavier de Souza, quando oposição e parte da situação reelegeram Pinto.

A chapa 1 tinha na sua composição  o vereador João Borges Pinto (DEM), presidente; a vereadora Valdeísa Santos Brito (DEM), Pipiu, vice presidente; primeiro secretário, Jossinaldo  R. de Souza Silva, Vadinho (PV); e segundo secretário, o vereador, Pedro dos Santos Costa (PMDB), Pedrinho da Vanda. A chapa 2 foi composta pelo vereador João Honorato (PSDB) presidente; e pelo vereador Carlos Gomes Silva (PR) vice presidente.

Por Lidiane Cavalcante Foto: Aldo Bernard’s
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 21:10

Lateral pode ser o primeiro reforço do Bahia para 2011

O primeiro reforço do Bahia para a temporada 2011 pode ser um velho conhecido. Trata-se do lateral-direito Marcos, que esteve no Fazendão em 2009, mas acabou indo para o Cruzeiro. De acordo com Paulo Angioni, que já acertou sua permanência por mais um ano como diretor de futebol, o jogador demonstrou vontade de retornar ao clube baiano.

Sem chances no time celeste, Marcos acabou emprestado ao Avaí, por onde disputou o Brasileirão 2010, atuando em 19 partidas. Na Sul-Americana, jogou quatro partidas pela equipe da Ressacada. Segundo Agioni, a direção tricolor e o lateral já se acertaram por intermédio do empresário do atleta. Resta apenas convencer o Cruzeiro, dono dos direitos federativos de Marcos, a liberá-lo.

Correio
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 20:40

Última semana para inscrições no Projeto “A arte de aprender”

Desde o dia 22 de novembro estão sendo realizadas as inscrições para o curso de escultura em madeira oferecido gratuitamente pela Fundação Nacional de  Arte (Funarte), apoiado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur).

O público alvo são os jovens com idade de 17 a 29 anos. Os interessados em participar devem ficar atentos ao prazo de inscrição que será até a próxima  sexta-feira (03), na Oficina do Artesão Mestre Quincas, no horário das 8h às 13h. O curso terá duração de seis meses e começará no dia 27 de dezembro deste ano. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras, pela manhã.

Para realizar as inscrições, os candidatos deverão levar os seguintes documentos: uma foto 3x4, cópia do RG e comprovante de residência. A seleção acontecerá nos dia 13,14 e 15 de dezembro. O resultado com os nomes dos classificados na primeira chamada e dos remanejados saem, respectivamente, no dia 20 e 30 do mesmo mês.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 20:08

Rede Municipal de Ensino inicia processo de matrícula

Serão iniciadas nesta quarta-feira (01), as pré-matrículas para toda a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Segundo orientações da Gerência de Gestão Escolar da Secretaria de Educação (SEDUC), até o dia 07 de dezembro os alunos da casa deverão preencher um formulário assegurando a matrícula na escola de origem. Tal procedimento deverá ser realizado neste período por pais ou responsáveis, dentro do horário escolar.

De 22 a 31 serão abertas as matrículas, quando os alunos deverão apresentar os seguintes documentos: 02 fotos 3x4; Certidão de Nascimento; Comprovante de Residência e Transferência (quando for o caso). A Rede Municipal também oferece vagas para alunos com deficiência, atendimento especializado, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outras oportunidades serão abertas a partir do dia 03 de janeiro, com a matrícula para alunos novatos.

Para o ingresso na Rede são válidas as seguintes variáveis: entrada na Educação Infantil - maternal (até 03 anos); Pré I (4 anos completos até 31/03/2011); e Pré II (5 anos completos até 31/03/2011). Para o 1º ano do Ensino Fundamental o aluno deverá ter 6 anos completos até o dia 31 de março, e no Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverão ter 15 anos completos para qualquer segmento.

Por Anna Monteiro/SEDUC
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 19:40

RADIALISTA ESTRÉIA BLOG QUINTA-FEIRA (02)

O radialista Farnésio Silva com mais de 30 anos de comunicação na região e passagem por várias emissoras estréia seu blog nesta quinta-feira, dia 02/12, às 19 e 30 hs, no Quintal do Poeta. Haverá também uma exposição do 72 BI e da PM-BA para comemorar os cinco anos da casa cultural em nossa cidade. O site está voltado para informações políticas como o próprio nome revela: Quer Saber Política?

De segunda a sexta, ele apresenta o programa 'Farnésio Silva nos Bastidores da Noticia' pela rádio Tropical Sat, das 07h às 08h da manhã.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 19:00

LEITORA ENALTECE TRABALHO DE SECRETÁRIOS EM LAGOA GRANDE

Geraldo José,

Quero aproveitar o espaço do blog e parabenizar o secretário de Saúde de Lagoa Grande Vanelson Santana, pois todas as vezes que procuro a secretaria sou bem atendida pelo mesmo e toda a equipe da pasta. Entendo Geraldo, que o bom secretário deve ser assim: Respeitador, honesto e que saiba cuidar das pessoas. O bom tratamento se estende ao secretário de Agricultura Reginaldo Alencar, que faz um trabalho brilhante reconhecido por todos da zona rural. Enfim, Lagoa Grande só tem a ganhar.

Juliana Alves

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 18:30

Dia Mundial de Luta Contra AIDS é lembrado em Juazeiro com alvorada e campanha educativa

O Dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro, nesta quarta-feira, será marcado em Juazeiro com atividades educativas a partir das 6h, no Centro de Saúde III, de onde sairá a Caminhada da Prevenção, que percorrerá as ruas principais da cidade em direção a praça da Misericórdia. A mobilização contará com a distribuição de panfletos, preservativos e com a ação de alunos de escolas municipais, que apresentarão peças teatrais e filmes.

A programação prossegue no dia 02/12, com a Campanha “Fique Sabendo”, que ofertará para toda a comunidade o teste rápido para diagnóstico do HIV, com resultado de 15 minutos, no Centro de Saúde III, das 8h às 12h. As atividades serão encerradas no dia 03 de dezembro com a confraternização entre os usuários do Programa.

A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Programa de DST/HIV/AIDS, com o objetivo de sensibilizar jovens e adultos para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Desde 1987 até o último dia 30 de outubro de 2010, foram registrados no município 323 casos de AIDS.
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 17:40

Professores participam da aula final do curso jovem empreendedor

Um grupo de dezenove professores participou durante cinco dias do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, realizado através de um convênio entre o SEBRAE e o Instituto Euvaldo Lodi(IEL/PE) com o apoio da Prefeitura Municipal e destinado às escolas da rede pública. Os professores foram instruídos numa carga horária de 40 horas e tiveram a missão de serem facilitadores dos alunos nas escolas do município.

De acordo com uma das instrutoras do SEBRAE, Claúdia Calazans os professores compreenderam a proposta do curso que era inspirar e estimular o talento empreendedor nos alunos. “Senti muita ousadia e perseverança nos educadores e esse comportamento facilitou o nosso trabalho”, disse. Para a professora Maria Miriam o curso acordou o grupo que tinha pouca noção do que é ser um empreendedor. Ela destaca que os alunos absorveram sem dificuldade os novos conhecimentos. “Eles nos surpreenderam, mostrando vontade, desenvoltura e criatividade. Foi uma experiência valiosa” afirmou.

A diretora de gestão de ensino, professora Emília Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com o SEBRAE e o sucesso do curso, afirmando que pela segunda vez o sucesso de um curso de empreendedorismo se repete. Salientou os esforços do prefeito Julio Lóssio para incentivar o desenvolvimento do município e do apoio da Secretária Célia Regina nas ações sócio-educativas. A professora parabenizou os professores que participaram, explicando que agora é exercitar o aprendizado na prática. “Cada uma de vocês vai levar para a vida e para a sala de aula esses conhecimentos. Esperamos que possam multiplicar esse saber com os alunos e com a comunidade”, afirmou.

O Curso Disseminação da Cultura Empreendedora entre os jovens, afim de despertar na população escolar a iniciativa na busca das possibilidades de inserção no mercdo de trabalho por meio da criação de seus próprios negócios.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 17:10

OAB-PE realiza ato de desagravo em favor de advogado que recebeu voz de prisão em Inajá

A OAB-PE realiza, amanhã (01.12), no município de Inajá, ato público de desagravo em favor do advogado Hélcio Ferreira de Oliveira França devido às graves violações das prerrogativas profissionais sofridas pelo mesmo por parte do juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias. O caso ficou conhecido em todo o País pelo fato de o Juiz ter dado voz de prisão ao advogado em uma clara e evidente situação de abuso de autoridade.        

Em setembro de 2009, o advogado Hélcio de Oliveira França recebeu voz de prisão do juiz Carlos Eduardo Neves Mathias após tentar acessar os autos de inquérito policial contra cliente dele. Na época, a OAB-PE levou o caso ao conhecimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco e também ao Ministério Público. O desagravo público foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Seccional da OAB-PE. 

“A realização do ato de desagravo é um marco importante nesse processo. A OAB-PE irá ao município de Inajá mostrar que esse tipo de abuso de autoridade é inadmissível e que a OAB/PE reagirá de forma firme sempre que houver violações das prerrogativas dos advogados. É importante que fique claro que a entidade está sempre atenta e vigilante para que não haja qualquer desrespeito às prerrogativas dos advogados”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

Ainda em dezembro de 2009, o MPPE encaminhou ao Tribunal de Justiça a denúncia contra o juiz por abuso de autoridade. Durante a audiência no último mês de fevereiro, o MPPE apresentou uma proposta de transação penal em que o juiz se comprometeu em pagar uma multa equivalente a 25 salários mínimos que seriam destinados ao IMIP com o objetivo de custear o tratamento de crianças que são atendidas pela Instituição. A proposta foi acatada pelas partes e também pelo juiz corregedor.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.