Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 24 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 16:40

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA JÁ É REALIDADE NO ÂMBITO DA 74ª CIA

A 74ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, imbuída da vontade de bem servir às comunidades, adotou a filosofia de polícia comunitária, conforme a política nacional de segurança de pública, constituindo, dentro de sua área de atuação, três CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA. Cada Conselho é constituído por representantes escolhidos de dentro das comunidades que se encontram sob a responsabilidade de segurança da 74ª CIPM.

Batizados de “CONSEP JUÁ”, os Conselhos Comunitários de Segurança são importantes para as comunidades, em virtude de serem entidades que atuam como canal de comunicação entre a sociedade, as polícias, os organismos governamentais e outras entidades ligadas ao sistema de defesa social, buscando soluções para as questões que tenham por foco a Segurança Pública e a Defesa Social.

A 74ª CIPM é comandada pelo Maj PM Sidney Lima, tem sua sede no bairro de João Paulo II e conta com um efetivo de 100 (cem) Policiais Militares, para o atendimento das ocorrências que envolvem as comunidades ligadas aos três CONSELHOS COMUNITÁRIOS, além do Conjunto Penal de Juazeiro. Interessados podem obter informações sobre a constituição dos Conselhos Comunitários da área da 74ª CIPM, ou para saber qual “CONSEP JUÁ” que cuida da localidade onde mora, entrando em contato através do e-mail cipm74.cmd@pm.ba.gov.br.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 16:10

Adriano diz que foi convidado por Ronaldo para jogar no Corinthians

Ronaldo disse algumas vezes que Adriano seria o reforço ideal do Corinthians para a Taça Libertadores de 2011. O Fenômeno parece mesmo disposto a ajudar o Timão a contratar o atacante, já que o lobby foi confirmado pelo próprio Imperador. Entretanto, ele diz que pretende continuar no Roma.

- O Ronaldo ligou me convidando, sim, mas eu disse a ele que meu contrato vai até 2013. Não quero sair do Roma da mesma maneira que aconteceu no Inter de Milão. Se for para eu voltar a jogar no Brasil, isso tem que ser de comum acordo com os dois clubes. Só não fico aqui até 2013 se o clube não me quiser mais - disse, em entrevista à coluna "Retratos da vida", do jornal "Extra". Adriano não vive bom momento na Itália. Desde que chegou ainda não fez gol e reveza entre o departamento médico e o banco de reservas. A situação o incomoda.

"O que eu quero mesmo é voltar a jogar. O treinador só me coloca no segundo tempo. Há muito tempo não participo de uma partida completa. Não sei se estou nos planos dele. Estou bem fisicamente, mas não sou nenhum garoto, não posso perder muito tempo porque os anos estão passando". Na última semana, o empresário de Adriano, Gilmar Rinaldi, garantiu que não recebeu nenhuma proposta do Timão pelo centroavante e descartou a possibilidade de o Imperador voltar ao Brasil em janeiro de 2011.

Correio
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 15:40

43º Festival de Cinema Brasileiro em Brasília se encerra hoje

Com elogios unânimes à organização, à qualidade da maioria dos filmes exibidos, a diversificação dos locais de exibição, o 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro se encerra nesta terça feira, 30. Entre as atrações do encerramento o primeiro filme de Glauber Rocha realizado no exterior, restaurado, O Leão de Sete Cabeças, oito curtas da Mostra Competitiva Digital, no Centro Cultural do Banco do Brasil a partir das 14:30hs e três curtas de 35 mm, exibidos no Cine Brasília a partir das 19:30h.

Da Bahia estão presentes diversos produtores, atrizes e atores. Entre os filmes cotados para o grande prêmio do júri “Transeunte” de Erick Rocha, filho de Glauber Rocha, no seu primeiro longa com Júlia Lemmertz e o filme “Amor?” de João Jardim.  Da Bahia: Abimael Borges, Edson Silva, apresentam na mostra “Revelando os Brasis” da Petrobrás dois filmes interessantes e que atraíram bom público: “Caminho de Feira” e “A força de um grito”. Felipe Wenceslau compete com um curta digital de 20 min, “Dalva”, que foi exibido na quinta feira, dia 25 e foi recebido com simpatia pelo público.

De Juazeiro, Manoel Leão, jornalista e o estudante Antônio Joaquim Leão, foram convidados pela organização do evento, que neste ano ficou novamente com a empresa Movimento Produções, para a cobertura e participação no Júri de Grande Público que escolhe o Melhor Filme Longa e o Melhor Curta ou média de 35mm. Em nome de Juazeiro votamos no curta “Dalva” e “Transeunte”.

Manoel Leão direto de Brasília-DF
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 15:10

Em Juazeiro, enfermeiros receberão treinamento de Programa voltado para Educação em Diabetes

Enfermeiros da Atenção Básica de Juazeiro receberão gratuitamente nesta quarta-feira (01) treinamento para utilização do Programa “Mapas de Conversação”, uma iniciativa que tem como objetivo melhorar o atendimento direcionado aos portadores de diabetes. A capacitação vai acontecer no Centro Saúde III, Angari, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O trabalho de educação em diabetes está sendo realizado como ferramenta para aperfeiçoar o entendimento dos profissionais e consequentemente o autocontrole da doença, aprimorando desta forma a interação entre pacientes e equipe de saúde. O treinamento está sendo promovido pela Secretaria de Saúde e conta com o apoio da indústria farmacêutica Eli Lilly.

As ferramentas “Mapas de Conversação” possibilitam aos pacientes entender como podem mudar as condutas e melhorar o autocontrole da doença e vai funcionar como sistema de apoio e conhecimento comportamental para controlar as escolhas de estilo de vida com a convivência diária dos desafios e limites provocados pela doença, conforme informou a assessora de comunicação da Eli Lilly, Mari Cavalheiro.

“A iniciativa visa aumentar a conscientização a respeito da doença por meio de atividades com pacientes e agentes de saúde. Os profissionais serão treinados como forma de facilitar as discussões, permitindo assim, que os portadores do diabetes explorem fatos relacionados à doença e discutam tópicos relevantes entre seus pares”, explicou Mari Cavalheiro.

Ascom PMJ
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 14:40

Jader Barbalho renuncia a mandato na Câmara

O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) entregou à Câmara na manhã desta terça-feira uma carta de renúncia ao seu mandato. No documento, Barbalho apenas afirma que tomou a decisão por se encontrar “na extravagante situação de ser, ao mesmo tempo, elegível e inelegível”. O peemedebista teve sua candidatura ao Senado barrada pela Lei da Ficha Limpa em todas as instâncias. Ele recebeu 1,8 milhão de votos nas eleições deste ano. Barbalho foi atingido pela norma por ter renunciado em 2001, ao cargo de senador. Ele era alvo de denúncias sobre suposto desvio de dinheiro no Banpará (Banco do Estado do Pará), mas sempre negou as irregularidades. (Folha)

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 14:00

FILIADO DIZ QUE JOSEPH BANDEIRA QUER TRANSFORMAR O PT "EM PROJETO INDIVIDUAL OU FAMILIAR"

A Esquerda Democrática Popular - EDP tendência interna do Partido dos Trabalhadores – PT, vive hoje o seu melhor momento. Reelegeu com uma votação expressiva o seu principal quadro estadual, o companheiro Nelson Pelegrino para a Câmara Federal e a primeira mulher da tendência a ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia, a companheira Maria Del Carmem, aumentando a nossa representatividade social e nossa responsabilidade com os destinos da política na Bahia. 

Precisamos também reafirmar o papel importante do PT em Juazeiro. Não podemos mais aceitar que o Partido ocupe um espaço secundário nas discussões municipais. O PT é um partido forte e precisa de uma direção capaz de implementar um novo projeto político em nossa cidade que passa pela participação de todos os militantes na vida do Partido e da implantação de políticas públicas defendidas por nós desde a nossa fundação.

É por isso que a EDP apoiou no último Processo Eleitoral Interno – PED, a Chapa “Por um Partido diferente” que apresentou como candidata à presidente, a companheira Josimeire Santana, cuja proposta era unificar o partido e melhorar a imagem da nossa legenda na sociedade. 

Veio o primeiro pleito eleitoral, as eleições gerais (presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual), onde infelizmente, o que se mostrou foi um partido desunido e a nossa presidente se transformou em coordenadora da campanha de um único candidato a deputado federal, o companheiro Joseph Bandeira, ao invés de, com responsabilidade, reunificar o partido e coordenar as candidaturas do companheiro governador Jaques Wagner, da companheira Dilma Roussef e dos nossos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro. Sendo assim, a sede do PT passou a ser comitê do candidato Joseph Bandeira, para o qual nosso agrupamento não foi consultado.

Passado o período eleitoral, a nossa presidente Josimeire Santana, em vez de dar demonstração de que queria unificar o Partido dos Trabalhadores teima em apresentar a filiação do senhor Edvaldo Bonfim (Capitão aposentado da PM – Atual coordenador da 8ª CIRETRAN/DETRAN) que tem um processo em curso na justiça contra um dirigente partidário, ou melhor, membro da executiva que ela mesma preside. Se não bastasse, insiste em priorizar a filiação da senhora Flor de Maria Aires Nascimento Bandeira esposa do companheiro Joseph Bandeira, o que faria da legenda petista um dístico familiar.

Não se dando por satisfeita, a presidente Josimeire Santana quis transformar um membro do Conselho Fiscal o vereador Leonardo Bandeira, não por coincidência, filho de Joseph em componente efetivo do diretório e líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores com o intuito apenas de ter maioria na Executiva e no Diretório para aprovar os delírios “josephista” em fazer oposição ao atual governo municipal com agressões diárias na Câmara de Vereadores, ignorando que o PT tomou a decisão democrática de participar deste mesmo governo que tem a frente um filiado do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, um dos principais aliados do nosso projeto estadual e nacional. Diga-se de passagem, que a participação do PT no governo municipal, por meio de ocupações de cargos, teve a aquiescência de Josimeire Santana e do seu agrupamento.

Sendo assim, não vamos e não podemos concordar com a condução equivocada que ora se estabelece no Partido dos Trabalhadores na cidade de Juazeiro, tratando-o como foram tratados os partidos de direita nos tempos “aceemistas”. Criados e mantidos para consolidar uma oligarquia que manteve a Bahia no atraso e na escuridão por décadas e décadas.

Somos aliados do projeto coletivo e não do projeto individual ou familiar de quem quer que seja. Se a presidente e o seu agrupamento quiserem repensar um projeto coletivo de partido estamos à disposição, do contrário, lutaremos contra tudo o que agride aos princípios democráticos que construímos ao longo de trinta anos do Partido dos Trabalhadores.

Queremos paro o PT de Juazeiro, o projeto que defendemos desde o seu nascimento: Ética, moralidade e responsabilidade na política. Defesa intransigente dos trabalhadores, elementos que justificaram nosso surgimento na política brasileira.

Juazeiro, novembro de 2010

PAULO ENRIQUE GALDINO SANTOS

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 13:30

Feira da Agricultura Familiar reúne o melhor da produção rural em Petrolina

Alimentos orgânicos, derivados da mandioca, polpas de frutas, doces, rapaduras, produtos medicinais, artesanato e acessórios fabricados por agricultores familiares, além de palestras, mini-cursos e apresentações culturais são os atrativos que os visitantes da I Feira da Agricultura Familiar Regionalizada de Petrolina vão conferir de 02 a 04 de dezembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, das 9h às 22h. A abertura do evento acontece na próxima quinta-feira (02), às 16 horas.

No total, serão 50 empreendimentos familiares com produtos da área de sequeiro, ribeirinha, irrigada e dos assentamentos rurais das regiões de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Dormentes. Além da exposição e comercialização de produtos agrícolas, a I Feira da Agricultura Familiar também vai orientar os agricultores sobre o acesso ao crédito, equipamentos e tecnologias para o melhoramento produtivo, através de oficinas, mini-cursos e palestras.

Durante a feira também será inaugurada a loja de produtos da agricultura familiar, que terá sede fixa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina. Para o Secretário de Política Agrícola do STR Petrolina, Lucindo João da Silva, o objetivo da feira é impulsionar o mercado consumidor dos agricultores familiares e agregar renda aos seus produtos. “A nossa meta é valorizar e divulgar a produção da agricultura familiar e estimular o homem e a mulher do campo a permanecer em suas propriedades, produzindo alimentos saudáveis para a população e contribuindo para o desenvolvimento do setor”, esclarece. 

Apoios e parcerias

A I Feira da Agricultura Familiar Regionalizada de Petrolina, cujo tema: “Um incentivo para agregação de valor aos produtos da agricultura familiar gerando renda no campo” é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina e do Instituto Cidadania do Nordeste (ICN). Os parceiros são: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Contag, Fetape, CUT, Embrapa, Sebrae, IPA, Prefeitura municipal, CMDRS, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Incra, Exata, Codevasf, If Sertão.

Lucilene Santos Ascom STR Petrolina
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 12:40

Presídios federais já receberam 20 presos acusados de ataques no RJ

Desde o início dos ataques realizados nos últimos dias na capital fluminense o Sistema Penitenciário Federal (SPF) já recebeu 20 presos acusados de estarem envolvidos nestas ações. Os presos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. 

Com isso, o Ministério da Justiça tem colaborado efetivamente com as autoridades do Rio de Janeiro no enfretamento aos traficantes da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. Desde a semana passada, quando tiveram início os combates entre as forças de segurança fluminense e os bandidos das duas localidades, o MJ colocou à disposição toda sua estrutura para que o Estado volte à sua normalidade. 

O Sistema Penitenciário Federal (SPF) disponibilizou, de imediato, 50 vagas para o Rio de Janeiro, número que pode ser aumentando, caso o governo do Estado do Rio de Janeiro ache necessário. Além dos presos enviados para Catanduvas, detentos daquele Estado que estavam presos naquela penitenciária federal foram encaminhados para a unidade federal de Porto Velho, em Rondônia. Entre os 13 presos transferidos para o Norte do país, estão nomes como “Marcinho VP” e “Elias Maluco”. As transferências foram realizadas com escolta dos agentes penitenciários federais do Depen em avião cedido pela Polícia Federal. 

Todos os presos suspeitos de envolvimento nos episódios no Rio de Janeiro estão em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) – ficam isolados em suas celas 22 horas por dia, sem qualquer contato com o exterior. Neste regime, os presos têm direito a visitas apenas de seus advogados e as conversas são feitas via parlatório. Previsto pela Lei de Execução Penal, o RDD, a princípio, pode se estender por 360 dias, se não exceder 1/6 da pena. 

Se houver necessidade, novas transferências para o SPF poderão ser feitas a qualquer momento. Além de Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO), também existem penitenciárias federais em Campo Grande (MS) e Mossoró (RN). 

Foto Ilustrativa
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 12:00

Evento de capoeira é sucesso em Petrolina

Capoeiristas do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará Piauí e Pernambuco se reuniram no último sábado (27) em Petrolina, durante o II Batizado Muzenza, que consiste na graduação do aluno de capoeira simbolizado pela troca de cordas. O evento contou com a participação do Mestre Burguês, internacionalmente conhecido por levar a capoeira a 36 países. A iniciativa foi uma realização do Grupo Muzenza de Capoeira, com o apoio da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur). Segundo um dos coordenadores, Thiago Feitosa, a iniciativa teve um resultado muito positivo. “O batizado superou as nossas expectativas e todos saíram satisfeitos do evento” avalia. O batizado de capoeira reuniu uma média de 80 pessoas, no Clube da PM, no bairro Ouro Preto. Além da troca de cordas, os participantes puderam conferir palestras e cursos.

Ascom PMP
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 11:30

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E A LIBERDADE DE IMPRENSA

Josemar Santana

O governo do presidente Lula, nessa reta final do segundo mandato, sinalizou bem forte a sua vontade de legar para o próximo governo uma legislação capaz de deixar a IMPRENSA amordaçada o suficiente para não divulgar as mazelas que acontecem diariamente nos subterrâneos do PODER. 

Para isso destacou o submisso ministro Franklin Martins (chefe da Comunicação Social do Governo Federal), ex-defensor das liberdades plenas de imprensa, agora, ferrenho defensor da mordaça da liberdade de expressão, mentor e propositor de dispositivos legais, visando calar a IMPRENSA naquilo que não seja do interesse do PODER em ver e ouvir noticiado, levado ao conhecimento do POVO, que, constitucional e legitimamente, é o verdadeiro DONO DO PODER. 

Assim, chegou a fazer constar do PNDH-3 (Plano Nacional de Direitos Humanos, nº 3), que busca definir as políticas públicas do governo central no campo dos Direitos Humanos, propostas de inibição da LIBERDADE DE IMPRENSA, que se constitui em vetar a divulgação de tudo que for contrário às ações dos governos e dos governantes de plantão. 

Estimulados por essa iniciativa lulista, os Estados governados por seus mais íntimos admiradores (Jaques Wagner, na Bahia, Cid Gomes, no Ceará e os governadores do Piauí e Alagoas) cuidaram de propor a formação de Conselhos Estaduais para fiscalizar e monitorar a mídia nos seus Estados, sob o disfarçado argumento de que esses conselhos teriam o objetivo simplório de definir políticas públicas de desenvolvimento das mídias nos respectivos Estados. 

No esboço de Programa de Governo da eleita presidente Dilma constaram propostas objetivando conter a mídia, inspiradas na vontade do presidente LULA, que desejava deixar o governo com a imprensa dominada para não causar problemas à sua sucessora, porque, segundo LULA, “a imprensa foi o maior entrave do seu governo”, só porque muitas falcatruas engendradas e postas em prática no seus dois governos foram parar nos meios de comunicação, para o conhecimento do verdadeiro dono do poder, o POVO. 

As reações foram muitas, principalmente por parte da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), que, em todos os momentos reagiu com veemência às propostas lançadas no PNDH-3, no Plano de Governo da presidente Dilma e nos Conselhos Estaduais em andamento nos estados citados. 

Como resultado dessas reações, de caráter enérgico, veemente e determinado, suprimiu-se do PNDH-3 as referências ao controle da mídia, o que se deu também pela exclusão de qualquer proposta nesse sentido, no Plano de Governo de Dilma, para contrariedade de Franklin Martins e outros “defensores da democracia” do Partido dos Trabalhadores. 

Recentemente, com a aprovação pela Assembléia Legislativa do Ceará, de criação de um conselho para fiscalizar a mídia no Estado e com as reuniões em andamento nos Estados do Piauí, Bahia e Alagoas, a OAB reagiu mais uma vez, expedindo NOTA PÚBLICA, no dia 25 de outubro passado, após reunião do seu Conselho Federal, que reúne os presidentes estaduais da entidade, repudiando as iniciativas e declarando a preocupação com os males que esses conselhos “podem causar à livre manifestação de expressão e à liberdade de imprensa para a normalidade do Estado Democrático de Direito” – disse Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB. 

A OAB deixou bem claro que vai questionar na Corte Suprema (Supremo Tribunal Federal) a constitucionalidade desses conselhos que, disfarçadamente, pretendem restringir a LIBERDADE DE IMPRENSA, posição que está sendo seguida pelas entidades que congregam os órgãos de imprensa do país, a exemplo da ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e ANER (Associação Nacional dos Editores de Revistas). 

Atenta a essas reações, a presidente Dilma fez questão de dizer, depois de eleita, em várias oportunidades, que a LIBERDADE DE IMPRENSA e de EXPRESSÃO, em todos os níveis, será respeitada. Espera-se que não siga o exemplo do seu mentor, LULA, que anuncia uma coisa e faz outra. 

*Josemar Santana é jornalista e advogado

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 10:40

PEDRO ALCÂNTARA PEDE COBERTURA DA PM NO SERVIÇO DESENVOLVIDO PELO SAMU EM JUAZEIRO

A agressão que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro sofreu depois de receber uma chamada na madrugada de domingo repercutiu em todos os jornais, tvs e blogs da capital. Assim que tomou conhecimento do fato pelo blog o deputado estadual Pedro Alcântara (PR) manteve contato com a nossa reportagem oportunidade em que prestou solidariedade aos componentes da viatura do SAMU e prometeu levar o caso ao conhecimento do comando da Polícia Militar da Bahia bem com ao Secretário de Segurança Pública do Estado, César Nunes.

"Sei que é difícil manter uma viatura da PM para acompanhar as ações do SAMU, no entanto, os organismos de segurança não podem deixar de dar um suporte para que este importante serviço continuem alcançando, especialmente, as camadas mais carentes da nossa sociedade. Estou empenhado em fazer com que este apoio aconteça", concluiu Pedro Alcântara.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 10:10

EMBRAPA REALIZA I WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA EM MELANCIA E O I SEMINÁRIO "MELANCIA EM CAMPO

A Embrapa Semi-árido em parceria com a Uneb, Ministério da Educação e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza amanhã e quinta-feira, dias 01 e 02 de dezembro, no Centro de Convenções em Petrolina, o I WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA EM MELANCIA e o I SEMINÁRIO "MELANCIA EM CAMPO.

O primeiro evento reunirá os participantes da Rede de Pré-Melhoramento e Melhoramento de Melancia que irão discutir as ações que norteiam a pesquisa com o intuito de conhecer parte da variabilidade genética da melancia, para dar suporte ao desenvolvimento de cultivares com resistência a estresses bióticos e qualidade de frutos, bem como planejar as atividades para 2011 e 2012.

O I SEMINÁRIO "MELANCIA EM CAMPO" ocorrerá no auditório do Senai, também em Petrolina, quando serão apresentados os resultados obtidos pela pesquisa e temas de interesse à cadeia produtiva da melancia. Neste evento, serão ministradas palestras sobre a nutrição, desempenho de cultivares, conservação pós-colheita e desafios da produção de melancia sem sementes.

Haverá a participação de produtores, de profissionais envolvidos no ensino, na assistência técnica, na produção e comercialização da melancia.

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 10:00

UAUÁ: MORADORES PEDEM A SAÍDA DE PREFEITO

Na manhã de segunda-feira (29), um grande protesto, com apoio de entidades de classe, sindicatos, alguns vereadores de oposição e servidores municipais, foi realizado nas ruas de Uauá, pedindo a afastamento do gestor. Jorge Lobo (PRTB) teve suas três contas à frente da Prefeitura rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-BA).  Segundo a comissão do SOS Uauá, o TCM rejeitou as contas de 2006 e o prefeito recebeu multa de R$ 5 mil. Em 2008, foram apontados pagamento de montante de R$ 834.217,13 sem suporte documental, saída de numerário da conta bancária do Fundeb sem suporte de despesas no montante de R$7.221 e aplicada multa de R$ 1,5 mil. As contas de 2009 foram rejeitadas e determinado o recolhimento aos cofres municipais da importância de R$ 622.994,13. Informações do A Tarde.

Foto Site Umbuzada.com
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 09:40

Piscicultores baianos visitam o Ceará

Uma comitiva formada por piscicultores ligados às associações localizadas nas cidades de Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova e Juazeiro, no norte da Bahia, visitou na semana passada a cidade de Jaguaribara, localizada às margens do açude Castanhão, no estado do Ceará. O grupo de 16 pessoas foi acompanhado por técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro. Segundo Luciano Gomes da Rocha, que atua na Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) da Gerência Regional de Revitalização (GRR), o objetivo da missão técnica, que esteve no Ceará de 22 a 26/11, foi o de promover o intercâmbio entre os piscicultores ligados ao programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), apoiado pela Codevasf, e os piscicultores cearenses.

Segundo Luciano Gomes “foram trocadas experiências práticas entre os produtores dentro das áreas de produção, beneficiamento e comercialização de Tilápia no estado. O açude Castanhão foi construído há 10 anos, e encheu totalmente no ano de 2001. Hoje tem aproximadamente três mil tanques-rede instalados naquele parque aquícola”.

Outro fato que chamou a atenção dos visitantes foi a organização dos associados em cinco subgrupos com oito produtores cada, sendo que cada subgrupo possui um líder, que participa de reuniões da associação, onde são feitos comparativos para melhorar o rendimento dos subgrupos e da associação como um todo. “Cada subgrupo é independente, mas ajuda os demais para evitar prejuízos”, afirma Luciano, “eles possuem em média 16 tanques-rede e conseguem obter uma renda mensal de até R$ 900,00. Os produtos utilizados são comprados em conjunto para baratear o preço”. 

Luciano Gomes conta que “A Tilápia foi introduzida no Ceará pelo Governo Federal na década de 70, e de lá para cá o consumo de Tilápia tornou-se um costume que já chegou ao litoral cearense. Uma parte da produção de Jaguaribara é beneficiada e transformada em linguiça, filé,  bolinho, e é utilizada na merenda escolar. O couro da Tilápia também já começa a ser outra alternativa econômica.  Além disso há experiência do uso da gordura das vísceras do peixe como aditivo para o biodiesel”.

Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 09:10

HOMICIDA É PRESO PELA PM NA VILA JACARÉ

O sargento Marcos César e os soldados Alan e Torquato pertencentes à 73ª CIPM apresentaram no Complexo Policial por volta de 15 horas de ontem (29) Erivaldo Francisco dos Santos, 27 anos, residente na Travessa Paulo VI, Vila Jacaré, em Juazeiro. 

Ele é foragido da justiça da cidade de Chorrochó Bahia por ter assassinado uma pessoa em 2004. Erivaldo chegou a ser preso, mas pouco tempo depois fugiu da cadeia sendo recapturado em Juazeiro na tarde desta segunda-feira.

Jean Rego Repórter Policial
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 08:40

COLÉGIO PAULO VI DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2011

A direção do Colégio Municipal Paulo VI já elaborou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2011. Em comunicado enviado ao blog a diretora Dijalva de Oliveira Rocha convoca os pais de alunos a comparecerem nas datas em destaque abaixo, com o objetivo de garantir a vaga dos filhos para o próximo ano.

Pré matricula (alunos da casa)

01 a 07/12/2010

Matriculas (alunos da casa)

 22 a 31/12/2010

Matriculas (alunos novatos)

03 a 09/01/2011

publicado em 30 de Novembro / 2010 às 08:10

PM DE CAMPO FORMOSO PRENDE HOMICIDA FORAGIDO DE SENTO-SÉ E MAIS UM ELEMENTO COM MEIO QUILO DE MACONHA

Por volta das 07 horas do último sábado, dia 28, uma guarnição do Pelotão Especial da 54ª CIPM deslocou-se até a zona rural do município de Campo Formoso. Ao realizar rondas e abordagens conseguiu prender Josivaldo Reis da Silva, 35 anos, popular “Sinho” residente no povoado de Lages dos Negros. Foi constatado que o acusado é foragido do Complexo Policial de Sento Sé desde 2005, onde respondia por homicídio. 

Ainda foi preso José Antônio Rodrigues, 39 anos, conhecido “Zezinho”, residente no povoado de Gameleira do Dida, no mesmo município, flagrado portando 50 gramas de maconha. Após ser interrogado pela guarnição, o acusado confessou ter mais 500 gramas do produto guardado em sua residência, local este em que foram encontradas também duas armas: uma espingarda bate bucha e uma garuncha de fabricação caseira, que também foram apreendidas. 

O acusado e o material apreendido foram entregues na Delegeacia de polícia em Campo Formoso, ao agente de plantão Joilson Dias, sendo lavrado o flagrante por trafico de entorpecente pelo Delegado Cézar Romero.

Com informações do Major Mota Lima
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 07:40

EPTTC lança campanha ‘Minha Preferência é a Vida’

Com o intuito de reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) lançou nesta segunda-feira (29) a campanha ‘Minha Preferência é a Vida’. A iniciativa, que será realizada até o dia 23 de dezembro, conta com o apoio do Ministério Público de Pernambuco, Conselho Municipal de Pessoa com deficiência, Sesi, Senai, Sest/Senat, Sesc e empresas parceiras. 

De acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Marcos Vieira, a campanha será composta por blitz educativas nas ruas, palestras em escolas para a comunidade local e panfletagem. “Percebemos que há um grande número de acidentes envolvendo motociclistas no município, que vem crescendo de maneira alarmante. Estamos buscando alternativas para conscientizar os motoristas e garantir a segurança de todos”, avaliou. As palestras serão ministradas pela coordenadora de educação para o trânsito, Lindinalva Cavalcante.

Ascom PMP
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 07:00

UNIVERSIDADE PARA TODOS EM SOBRADINHO

Em parceria firmada entre a prefeitura de Sobradinho por intermédio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Universidade do Estado da Bahia, foi iniciada em junho deste ano a implantação do Projeto Universidade Para Todos no município, um cursinho pré-vestibular que visa atender estudantes egressos ou ainda concluintes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas do estado da Bahia.

Foram disponibilizadas 100 vagas, dividindo-se em duas turmas de 50 alunos. A seleção realizada pela UNEB foi pautada nas notas de português e matemática dos três anos do Ensino Médio. Ao término das inscrições, que levaram duas semanas, registrou-se um número de 143 inscritos. Hoje, com quase seis meses de aula, as salas contemplam um número maior que o previsto, atendendo como ouvintes, alguns perseverantes jovens que não conseguiram ser selecionados.

As aulas acontecem no Colégio Municipal 24 de Fevereiro, localizado na vila São Joaquim, no horário das 19:00 h às 22:20 h, de segunda a sexta, e em sábados alternados com aulões. O grande sucesso do cursinho se deve ao excelente trabalho realizado pelos competentes professores e profissionais envolvidos, e a admirável dedicação dos alunos, que já próximo ao final do projeto, prezam pela assiduidade e pelos conhecimentos ministrados.

O Prefeito Genilson Silva e a Secretária de Educação Edinalva Fernandes, estão satisfeitos com a participação dos estudantes compensando assim os esforços da administração em levar para Sobradinho em parceria com outras instituições credenciadas, projetos que alavancam ainda mais a Educação no município.

Com informações de Manollo Ferreira/ Coordenador Pedagógico/SEC
publicado em 30 de Novembro / 2010 às 06:30

TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO SAMU PRESTA DEPOIMENTO NA DP SOBRE AGRESSÃO SOFRIDA NO FINAL DE SEMANA

Ainda sentido fortes dores pelo corpo, principalmente na clavícula que foi fraturada durante a agressão sofrida na madrugada do último domingo, a técnica em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência – SAMU Sidnei Bernardes da Silva esteve ontem à noite (29) na 1ª DP prestando depoimento ao delegado titular da especializada, Flávio Martins.

Ela contou que a viatura chegou à rua Canafístula no bairro Centenário para um atendimento padrão e sentiu de imediato que os indivíduos, em número de três, aparentavam ter usado entorpecente, mesmo assim desceu do veículo para socorrer o jovem que encenava estar ferido, oportunidade em que recebeu as primeiras agressões verbais e físicas chegando, inclusive, a desmaiar. “Logo em seguida, os outros elementos partiram em direção do condutor Cleuton Alves, que se enrolou com um dos agressores em plena praça. O condutor conseguiu se livrar do agressor e pegou um pé de cabra para se defender. Ele não chegou a atingir os agressores, pois a Polícia Militar chegou nesse instante, mas o que me agrediu conseguiu fugir”.

“Na hora que a gente chegou à praça eram três elementos, mas apenas dois foram os agressores e havia uma mulher que parece ter sido a pessoa que fez a chamada. Um dos agressores, Carlos Edmilson de Souza Silva, foi reconhecido quando recebíamos atendimento no Hospital Regional”, concluiu Sidnei Bernardes. Ele foi preso e encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro e a polícia continua a procura do outro agressor.

Repórter Policial Jean Rego
publicado em 29 de Novembro / 2010 às 23:40

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE JUAZEIRO COMPLETAMENTES ABANDONADOS

Geraldo,

Gostaria que você publicasse essa matéria, que entendo, seja de grande relevância para a sociedade de Juazeiro. Para mim particularmente é com muito pesar quando vejo esses prédios que fazem parte de nossa história completamente abandonados pelo poder público em todas as suas esferas!

  Grato: Francisco Rodrigues

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE JUAZEIRO COMPLETAMENTES ABANDONADOS

A estação de Juazeiro foi inaugurada em 1896. Até 1923, foi ponta de linha. Nesse ano, foi inaugurado o primeiro trecho a partir de Petrolina da E. F. Petrolina a Teresina, mais tarde incorporada à VFFLB. Porém, ponte, ali, só no final dos anos 1960. Quem descesse em Juazeiro e quisesse continuar até Paulistana, no Piauí, teria de tomar o barco e outro trem do outro lado do rio - pois até Teresina a ferrovia jamais chegou.

A estação, de interesse histórico por ter sido edificada no final do século 19, está hoje (2010) totalmente abandonada, e é composta por dois prédios em avançado estado de deterioração, que se agravou depois do fechamento da estação pela RFFSA no final do século 20. As portas estão destruídas, o reboco danificado com tijolos expostos, o telhado de telhas francesas foi substituído por folhas de latão. Uma parede lateral foi derrubada para permitir a entrada de uma máquina pesada, por trilhos, no interior do prédio. As linhas férreas que a ladeiam são utilizadas para a passagem de trens cargueiros.

A estação, localizada no bairro do Piranga, na verdade, somente pode ser alcançada por um desvio que hoje segue para o porto fluvial, já que a linha principal, com a construção da ponte sobre o rio São Francisco, levou a linha para outro local não muito distante. Por isso construiu-se uma estação nova na nova linha (Juazeiro-nova). Em 1969, já se falava na demolição da estação velha, o que não se concretizou, mas havia até verba da RFFSA para tal. Em 1984, ainda estavam as duas por ali... trens de passageiros, ali, já não chegavam mais. As duas estações, a velha e a nova, ficam lado a lado no início da rampa de acesso à ponte, a cerca de um quilômetro do centro da cidade (que é na margem do rio).

(Fontes: Revista Ferroviária, 1969; Coaraci Camargo.

Texto enviado pelo leitor do blog Francisco Rodrigues

publicado em 29 de Novembro / 2010 às 23:10

Juazeiro recebe projeto nacional de Cinema itinerante

O Cine Transformer, que leva emoção e entretenimento por onde passa está em Juazeiro. O projeto de cinema itinerante já percorreu 20 cidades brasileiras, realizando mais de 200 sessões e atendendo mais de 20.000 pessoas.

Agora toda essa magia cinematográfica chegou a Juazeiro com apresentações hoje e amanhã (segunda e terça-feira) com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA). O local escolhido para a instalação do caminhão foi o parque Lagoa de Calu e os alunos das escolas municipais Paulo VI e Ludgero da Costa Silva serão os beneficiados para assistir aos filmes.

Como sugere o próprio nome, o Cine Transformer consiste em um caminhão que se transforma numa sala de cinema com 92 lugares, ar-condicionado, banheiros, projeção de qualidade, além de oferecer pipoca e refrigerante. O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e o patrocínio da Ultragaz. “Nosso objetivo é exibir filmes gratuitamente para crianças e jovens de escolas públicas, ONGs e instituições de assistência”, ressaltou a coordenadora do projeto, Gabriela Rocha.

publicado em 29 de Novembro / 2010 às 22:40

Moradores ajudam e polícia encontra porão com armas no Alemão

A polícia encontrou na manhã desta segunda-feira (29) armas no porão de uma casa no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O local, conhecido, localizado no Beco da União, foi descoberto com a ajuda de denúncias de moradores na região.

Segundo a polícia, foram apreendidos 5 fuzis, 1 rifle, granadas, carregadores de armas, amplo material de contabilidade do tráfico, além de um colete camuflado.

A Tarde
publicado em 29 de Novembro / 2010 às 22:10

JULIO LÓSSIO TORCE PELA INDICAÇÃO DE FERNANDO BEZERRA COELHO PARA COMPOR MINISTÉRIO DE DILMA

Em nota enviada ao blog através da assessoria de comunicação e sob o título "Petrolina agradece", o prefeito de Petrolina Júlio Lóssio informa que torce pela indicação de um filho da terra para compor o Ministério da Presidente eleita Dilma Rousseff. Diz a Nota:

Petrolina Agradece

Mesmo que em correntes diferentes, sabemos que a união nas ações é o mais importante para Petrolina. Importante também e motivo de muito orgulho para a nossa cidade, seria ver um filho Ministro, compondo o alto escalão da Administração Pública Federal. 

Por isso, em nome de todos os que fazem a nossa cidade, reiteramos a satisfação em ver um filho da terra, que teve a honra de desfrutar do cargo que hoje ocupamos ser alçado a Ministro. Portanto, reitero e compartilho com os filhos de Petrolina, os que aqui nasceram, e os que aqui chegaram, assim como eu, a torcida e expectativa de termos um Ministro que sem dúvidas, poderá consolidar a expansão da irrigação, através da implantação do Canal do Sertão (Canal da Fartura). 

Que Deus ilumine os nossos caminhos!

Julio Lossio

Prefeito de Petrolina

publicado em 29 de Novembro / 2010 às 21:40

Petrolina: Secretaria de Infraestrutura realiza mais uma semana de limpeza

A partir de hoje (29), a Secretaria de Infraestrutura de Petrolina realizará uma série de atividades para melhoria da cidade, onde serão realizados serviços de limpeza manual, como capina e varrição.  As ações terão reforço da equipe formada por beneficiários do programa de Ressocialização do Presídio Edivaldo Gomes e seguem até o próximo sábado (04) no Quadrante da Rua Fernando Góes na Avenida Guararapes, nas Avenidas da Integração, dos Tropeiros, Cardoso Sá e no Bairro Ouro Preto.

Ascom PMP
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.