Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 01 de Abril / 2011 às 21:40

Exposição de Irecê terá edição do Projeto Seagri Itinerante

A 13ª Exposição da Região de Irecê (Expoagri), programada para o período de 28 de abril a 1º de maio deste ano, terá como novidade a transferência do gabinete da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia para a cidade, em mais uma edição do projeto Seagri Itinerante.

Criado em 2009, o projeto possibilita à secretaria conhecer ‘in loco’ os problemas de cada região e municípios baianos. Durante dois dias o corpo técnico da Seagri escuta as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados. Na sequência, as lideranças de cada segmento agropecuário debatem com o secretário os caminhos viáveis para sanar as dificuldades e estimular o desenvolvimento regional. 

Fonte Seagri Foto Ilustrativa
publicado em 01 de Abril / 2011 às 21:40

Dilma é aprovada por 73% da população, diz Ibope

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 73% da população, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (1º). Dos entrevistados, 12% disseram desaprovar a presidente e 14% não souberam ou não responderam.

A avaliação é a primeira feita sobre a gestão Dilma, após 80 dias de governo. De acordo com o levantamento, 56% consideram o governo ótimo ou bom, 27% regular e 5% ruim ou péssimo. Outros 11% não souberam ou não responderam.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 23 de dezembro em 141 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode variar de 71% a 75%.

Dos entrevistados, 74% disseram confiar na presidente Dilma, 16% afirmaram não confiar e 10% não souberam ou não responderam. "A confiança é ligeiramente maior entre os homens (76%) e um percentual maior das mulheres estão indecisas. Tanto entre os homens como entre as mulheres, o percentual que não confia na presidente é de 16%", diz o relatório da pesquisa CNI/Ibope.

Comparação com o governo Lula

Na comparação com o governo Lula, o governo de Dilma é igual ao do antecessor para 64% dos entrevistados. Para 12%, Dilma faz um governo melhor do que o do ex-presidente, enquanto que para 13%, O governo Lula era melhor do que o atual (11% não souberam ou não responderam).

A pesquisa encomendada pela CNI avalia trimestralmente a popularidade e o desempenho administração federal junto à opinião pública. O estudo revela a imagem do governo, do presidente da República, e traz também a percepção da população sobre temas importantes como desemprego e medidas com impacto direto na economia.

Correio
publicado em 01 de Abril / 2011 às 21:00

Secretaria da Mulher de Petrolina é parceira de Capacitação em Gênero e Violência contra a Mulher

Com o objetivo de ampliar e melhorar a qualificação dos mecanismos de aplicação da Lei 11.340/06, denominada Maria da Penha, a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Petrolina e UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco, realizará a capacitação dos profissionais da Rede de atendimento durante os dias 12 a 14 de abril.

No total, serão disponibilizadas 75 vagas que englobam o Sertão Central e Sertão do São Francisco, Região Mata Norte, Mata Sul e Agreste Central. Serão beneficiados servidores nas áreas de Segurança e Defesa Social, incluindo: peritos do Instituto Médico Legal (IML), vigilância dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, funcionários dos Serviços de Saúde de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual do estado e dos municípios, além de representantes do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, da Promotoria Criminal da Mulher, da Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência Doméstica, dos serviços de assistência social estadual e municipal e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas-Exploração Sexual, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar e Civil.

A turma formada em Petrolina funcionará em 03 dias úteis, com carga horária de 08 (oito) horas/aulas diárias. A aula inaugural contará com a presença da Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque e acontecerá no dia 11 de abril, às 19h na Gerência Regional de Educação (GRE). As inscrições já podem ser realizadas através do site www.unicap.br ou ainda no dia do curso.

Secom PMP Imagem Google
publicado em 01 de Abril / 2011 às 20:40

SINTRAB/SAÚDE CONTESTA NOTA DA PREFEITURA SOBRE DECISÃO DO TJ-BA

Em nota enviada ao blog o Sintrab (Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Saúde da Prefeitura de Juazeiro) contesta comunicado anterior oriundo da Procuradoria Geral do Município sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia. O Sintrab alega que a decisão da presidente do TJ-BA estabelece que continua proibido o bloqueio ao salário dos servidores. Eis a nota do Sintrab.

Nota do Sintrab/Saúde

Tendo em vista a notícia veiculada pela Procuradoria Geral do Município, referente a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, o SINTRAB/SAÚDE vem informar que no bojo da referida decisão, a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, proibiu o Município de bloquear os vencimentos dos servidores municipais da saúde que aderiram a greve, mantendo, por conseguinte, a decisão do Juiz da Fazenda Pública de Juazeiro, quanto ao desbloqueio do salário dos servidores.

Neste passo, o Município mais uma vez tenta criar fantasias e invencionice acerca do conteúdo da referida decisão, saliente-se ainda que o SINTRAB/SAÚDE na manhã dessa sexta-feira dia 1º de Abril de 2011, protocolizou pedido de reconsideração junto a Presidência do Tribunal, da decisão por ela prolatada, levando ao conhecimento da Presidência as desobediências praticadas pelo Município às decisões judiciais, bem como protocolou pedido de providência quanto as referidas desobediências de ordem judiciais.

Assim, O SINTRAB/SAÚDE, informa que o Município ESTÁ TERMINANTEMENTE PROIBIDO pelo Tribunal de Justiça, de bloquear o salário do servidores da saúde que aderiram a greve; e ainda, por ter revogada a única parte da decisão que lhe foi favorável no que diz respeito a punição administrativa dos servidores.

Atenciosamente:

Luciana Lima - Diretora de Comunicação

Foto de arquivo do blog
publicado em 01 de Abril / 2011 às 20:00

Prefeitura de Juazeiro vai exigir apuração de responsabilidade de Delegado, Diretor da 8ª Ciretran e vereadores

A Prefeitura de Juazeiro informa que vai requerer providencias administrativas ao Estado para que sejam apuradas as responsabilidades do Delegado de Furtos e Roubos de Juazeiro, Nélio Ferreira, e do Diretor da 8ª Ciretran, Capitão Edvaldo Bonfim. A operação foi deflagrada por denuncia infundada, acompanhada de declaração improcedente e a ação viciada e irresponsável de apreensão do veículo da Prefeitura, sem nenhuma espécie de mandado judicial, ou perseguição e no Estado de Pernambuco. O veículo do Município é totalmente legalizado, possuindo documentação e IPVA devidamente quitado. Quanto a atitude irresponsável dos vereadores, será ajuizada uma ação contra os parlamentares Alex Tanuri e José Carlos Medeiros por denunciação caluniosa.

Ascom PMJ

publicado em 01 de Abril / 2011 às 19:40

Em nota enviada ao blog vereadores alegam que Prefeitura tenta desviar atenção e não explica ilegalidade

Os vereadores Alex Tanuri (PSDB) e José Carlos Medeiros (PV) reagiram indignados “à falta de respeito do prefeito Isaac e do seu Assessor de Imprensa”, com a população de Juazeiro ao tomarem conhecimento da “justificativa inconsistente, ofensiva e vazia diante de uma denúncia tão grave” como a veiculada em resposta à apreensão do veiculo placa NTU 2233 feita pela Polícia Civil de Juazeiro na tarde desta sexta feira (01).

Para os vereadores o Prefeito e seu Assessor “se fizeram de desentendidos acusando os vereadores de mentir, quando o veículo foi apreendido pela Polícia Civil em decorrência de um documento do DETRAN, validado pelo RENATRAN e em todo o sistema nacional atestando que a placa é inexistente e não está cadastrada”.

“Mentem com a cara mais limpa do mundo, tentando enganar e ludibriar para esconder o que?” – indaga Alex Tanuri, lembrando que o subprocurador do município, advogado Mauricio Amaral Alencar disse com todas as letras na Rádio Cidade que “se houve erro foi do DETRAN e que os vereadores cumpriram com sua obrigação”.

“O carro continua preso” – reforça José Carlos Medeiros, para quem “falta pouco para alguém sair da prefeitura algemado. Falta apenas determinação de apurar uma pequena parte das irregularidades de conhecimento de todos e aí veremos quem mente”.

Os vereadores voltam a mostrar o documento emitido pelo DETRAN, confirmando a inexistência do registro da placa e a lembrar que o veículo foi preso pela Polícia Civil: “Enquanto vereadores, cumprimos o papel de levar à comunidade a ação de marginalidade depois que o órgão (DETRAN), atestou o crime.  A polícia agiu. Cabe aos malfeitores se defenderem. Nós cumprimos com o dever que nos foi outorgado pelo povo”. – completa Tanuri.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 19:10

JUSTIÇA BAIANA É A MAIS LENTA DO PAÍS

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi o que teve pior desempenho entre os estados brasileiros, conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado nesta quinta-feira (31). Na média nacional de 2010, 17,1 milhões de novos processos foram recebidos pelo Judiciário, que julgou 16,1 milhões. Ou seja, julgou o equivalente a 94,2% da quantidade de processos ajuizados durante o ano. Na Bahia, foram julgados 58,4% da quantidade de processos recebidos. A meta do CNJ para o ano previa o julgamento de 'quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque'. O melhor tribunal foi o do Pará, que superou a meta, alcançando taxa de 164,6%, seguido por Sergipe, com 117,2%, Amapá, com 112,1%, e Goiás e Rio Grande do Sul, ambos com 111,4%.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 18:40

JUAZEIRO: CONCORRENTES COBRAM E RESULTADO DO CONCURSO PARA MONITOR DO PETI SERÁ DIVULGADO SEGUNDA (04)

O blog recebeu emails de alguns leitores cobrando informações a cerca da seleção do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Juazeiro, cujo resultado deveria ter sido publicado no último dia 27. Confira os emails: 

Geraldo, 

Venho sugerir matéria sobre a seleção do PETI. Prometeram divulgar o resultado no dia 27 e até hoje não temos notícias sem falar que quando ligamos para a Secretaria responsável todos os telefones não atendem. O que será que está acontecendo? 

Obrigada, 

Maurício e Carla 

Querido Geraldo José, 

Escrevo para denunciar mais uma irregularidade dessa prefeitura de nossa Juazeiro. 

É a respeito do concurso para monitor do PETI que foi realizado pela prefeitura através da APJ - Associação de Professores de Juazeiro. Segundo a APJ o resultado está pronto, mas não divulga porque a prefeitura não pagou o serviço dela, pode uma coisa dessas? E os candidatos ficam onde nessa briga? Deveria ter sido divulgado na segunda-feira 28/03. 

Estou angustiado, melhor nem dizer o que penso disso tudo. Ah! Usei um nome errado para não me expor e assim evitar que meu nome sofra perseguição. 

Agradeço o espaço para coibirmos as irregularidades, seja de quem for! 

Abraços, 

Antonio José - Um candidato querendo o resultado da seleção 

O blog entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro e esta com a assessoria da SEIASC – Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura que enviou a seguinte informação: 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) informa que o resultado da Prova do Processo Seletivo para contratação de 21 agentes sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) será divulgado na próxima segunda-feira (4). 

O atraso na divulgação deveu-se ao grande número de inscritos no Processo Seletivo. A Seiasc informa ainda que juntamente com o resultado será informada a data das entrevistas com os selecionados.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 18:00

Profissionais de beleza de Juazeiro e Petrolina participam de evento internacional

Na manhã desta sexta-feira, 01, um grupo de vinte profissionais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) embarcou para São Paulo, onde vão participar da maior feira de beleza, cabelos e estética da América Latina, a Hair Brasil, que começa amanhã e termina na próxima terça, 05. Percebendo a importância de Acesso ao Mercado, Gestão de Tecnologia e de Inovação e Relacionamento com Fornecedores, o Sebrae apoia a participação de profissionais baianos na Hair Brasil, financiando parte das despesas do transporte, hospedagem e acesso ao evento. Esses profissionais são parte do mercado brasileiro de higiene e beleza que, em 2010, faturou R$ 27,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec. 

A cabeleireira Pollyana Santos (Salão Beauty Life – Juazeiro) embarcou na maior expectativa e quer trazer para Juazeiro tantas novidades como as que trouxe no ano passado. “Comprei móveis e equipamentos. Ainda hoje uso uma máquina muito boa para aplicar mega hair. Este ano, quero trazer outras novidades”, aposta ela, acreditando que vai antecipar o que o mercado local só terá no segundo semestre do ano. 

Durante quatro dias, a Hair Brasil vai oferecer feira de negócios, lançamentos de produtos e serviços para o setor de cabelos, estética e beleza, exposição de 720 marcas, além de congressos e megashows. A estimativa é que cerca de 70 mil profissionais participem do evento, localizado no Expo Center Norte, em São Paulo. “O Sebrae aposta na qualificação dos profissionais da região para que eles reforcem cada vez mais a evolução desse setor que cresce na média de 9,3% ao ano”, reforça a gestora de núcleo setorial do Sebrae em Juazeiro, Rosemary Rodrigues. 

Outra participante da missão técnica organizada pelo Sebrae é a cabeleireira Mirian Carvalho (Salão Personalité – Petrolina). Ela espera participar de muitos cursos em São Paulo e, assim que voltar, repassar as novidades em técnicas para cortes, penteados e coloração para os clientes e outros colegas profissionais, já que Mirian também faz capacitações na região. “É uma excelente oportunidade que só passei a ter acesso depois da facilitação do Sebrae. Sem a ajuda, o custo para uma viagem e atualização como essas fica muito alto”, diz Mirian, no ramo há 14 anos. Ainda segundo a Abihpec, em 2010, foram criados cerca de 4,3 milhões de oportunidades de trabalho pelo setor. Não por acaso, os proprietários de salões de beleza estão entre os profissionais que mais se formalizaram como empreendedores individuais nos últimos meses, na Bahia.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/BA Fotos: Divulgação-Hair Brasil
publicado em 01 de Abril / 2011 às 17:30

Prefeitura diz que denúncia de vereadores mais uma vez é mentirosa

A Prefeitura de Juazeiro em respeito à população esclarece que a denúncia sobre um veículo de propriedade do município com possível placa fria, apresentada por vereadores da oposição mais uma vez é mentirosa.  

O veículo de placa NTU 2233/, chassi 93w245L34B2062728, ANO 2010, cor Branca, marca Fiat/ Ducato Minibus, foi adquirido pela Prefeitura, ainda 0km diretamente da loja, e encontra-se registrado, legalmente, no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia – Detran, conforme pode ser comprovado pelos documentos de compra do automóvel.      
 
 
ASCOM/PMJ
publicado em 01 de Abril / 2011 às 16:40

Tacaratu agora com água encanada, mas sem racionamento

Hoje (1º) o governador Eduardo Campos e o ministro da Integracao Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ativaram o chuveiro que inaugura o Sistema Adutor Integrado de Tacaratu. Até aqui, o abastecimento de água era limitado para 15 mil moradores de Tacaratu, município no sertão de Itaparica em Pernambuco. Em algumas comunidades, como Olho D’água do Bruno, água potável do Velho Chico na torneira de casa era um sonho distante.

A obra, dividida em três ramais (Caraibeiras, Olho D’água do Bruno e a sede do município), custou aproximadamente R$ 10 milhões, faturados pelo Ministério da Integração, via Codevasf, e a Compesa. O trecho do distrito de Caraibeiras foi entregue em maio do ano passado. Do rio São Francisco até chegar às residências tacaratuenses, a água percorre 51 km de rede adutora; outros 9,6 km foram instalados para extensão da rede domiciliar. No trajeto da adutora também foram instalados dez pontos de distribuição de água. Os chafarizes beneficiarão, principalmente, as comunidades indígenas situadas ao longo do sistema adutor.

O ministro Fernando Bezerra Coelho enfatizou que a segurança hídrica fará parte de um programa nacional para erradicação da pobreza que deve ser lançado nos próximos dias presidenta Dilma Rousseff. “A pobreza não está atrelada somente à falta de renda, mas também é provocada pela ausência de serviços públicos essenciais, principalmente, a água”, esclarece FBC. O racionamento de água afetava a maioria dos habitantes tacaratuense das áreas urbana e rural. A dona de casa Sílvia Campos conta que, mesmo morando no centro da cidade, costumava ficar oito dias sem ver a água caindo na torneira. Para suprir a demanda doméstica, Sílvia já chegou a gastar R$ 200 por mês. “Agora não compro mais água”, diz satisfeita.

Claudemar Oliveira Ascom 3 SR Codevasf
publicado em 01 de Abril / 2011 às 16:10

Deputado Roberto Carlos reivindica a construção de quadra em Chorrochó

O deputado Roberto Carlos (PDT) preocupado em oferecer uma opção de lazer à população da comunidade de Várzea da Ema, no município de Chorrochó, apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia a indicação, número 18.450/2011, que requer, ao governador Jaques Wagner, a construção de uma quadra poliesportiva, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – SUDESB.

Para o parlamentar, esta obra vai beneficiar os jovens carentes por meio da prática esportiva. “Mais da metade da população de Várzea da Ema é constituída por jovens e essa obra será mais uma opção de lazer”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Os intermediadores deste apelo foram o vereador Eusébio Araújo e a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Engenho, que destacaram a necessidade de políticas públicas para garantir que a juventude de Várzea da Ema tenha acesso aos benefícios que o esporte oferece.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 15:38

VEREADORES DENUNCIAM E CARRO QUE SERVE A PREFEITURA DE JUAZEIRO É APREENDIDO EM PETROLINA

 

Os vereadores Alex Tanuri (PSDB) e Zé Carlos Medeiros (PV) receberam denúncia anônima de que um veículo sem dados cadastrais no Renavam está servindo a prefeitura de Juazeiro, mais precisamente na SEIASC – Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura desde que a pasta era SEDIS – Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social.

Ainda na manhã desta sexta-feira os vereadores solicitaram informações do veículo junto a Oitava Ciretran em Juazeiro e a resposta do órgão estadual comprova que o veículo inexiste no Sistema Renavam. Da Ciretran, os edis da oposição foram à delegacia no Complexo Policial e prestaram queixa. A autoridade policial determinou a imediata apreensão da Ducato Minibus placa NTU-2233 Juazeiro Bahia.

Agora na parte da tarde, o veículo foi localizado e apreendido numa autorizada da Fiat em Petrolina. Em instantes mais detalhes.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 15:10

SEST SENAT Petrolina conquistou Prêmio Gestão Operacional

A Unidade Paulo de Souza Coelho, Sest Senat Petrolina, recebeu na noite de quarta-feira (30), em Brasília, o Prêmio Gestão Operacional 2010. O evento contou com a participação de dirigentes das 67 unidades do Sest Senat, sendo que a de Petrolina está entre as três melhores unidades do Brasil, juntamente com as de São Gonçalo (RJ) e de Macapá (AP).

De acordo com o diretor da Unidade Petrolina, Marcílio Cavalcanti, este prêmio é o reconhecimento do trabalho de equipe da instituição com a participação da comunidade, motivada pelo desafio de construir um setor de transporte qualificado, produtivo e eficaz, com constante evolução. “Nossa principal meta está focada na busca de resultados práticos, visando à melhoria do bem-estar de nossos trabalhadores, assim como dos serviços prestados à sociedade com ênfase na responsabilidade social”, destaca o diretor.

Marcílio Cavalcanti explica ainda, que o prêmio é mais uma vitória para Petrolina; “o SEST SENAT - Paulo de Souza Coelho vem ao longo dos anos se destacando com ações de gestão participativa na área de educação e capacitação profissional, trazendo assim, oportunidades de negócios, promovendo diversas ações educativas e campanhas na área de saúde, lazer, cultura e desenvolvimento profissional”.

Asccom
publicado em 01 de Abril / 2011 às 14:40

Pesquisador vai testar na África do Sul sistema de produção criado na Embrapa Semiárido

A partir de maio, começa a ser testado, na África do Sul, o sistema integrado de exploração de águas salobras do subsolo, desenvolvido na Embrapa Semiárido e adotado pelo Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente. A produção de alimentos, a oportunidade de geração de renda e, ainda, a oferta de água de boa qualidade são os aspectos que o professor Mbhuti Hlope, da North-West University, considera interessantes para a implantação da tecnologia no país africano.

Em recente visita à Embrapa Semiárido, na companhia do pesquisador Paul Herrmann, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Mbuthi pôde conhecer uma Unidade Demonstrativa do sistema, composto de um equipamento de dessalinização para tratamento da água salobra, três tanques para criação de peixe e uma área cultivada com erva-sal - Atriplex – planta forrageira que é bem adaptada a solos salinos. No seu país, o professor Mbthuti coordena um centro que pesquisa temas referentes à água. Na cidade de Mandiobogo Village, realiza experimentos com um dessalinizador que é praticamente o mesmo em uso pelo programa do Ministério do Meio Ambiente e que leva a água para alunos de uma escola primária.

Perspectiva – O professor quer avaliar no seu país o sistema da Embrapa Semiárido, visando aproveitar os efluentes do processo de dessalinização na criação de peixes e na irrigação da planta forrageira, que sobrevive bem em solos com elevados teores de sais. Ele ainda planeja estudar formas de usar a água transformada em potável para irrigação de espécies frutíferas como goiaba, limão, laranja, dentre outras culturas.

Cooperação - Mbhuti está no Brasil deste outubro, devido a acordos de cooperação técnica que o governo federal mantém com diferentes países do continente africano. Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Paul Herrmann, que acompanhou o visitante à Embrapa Semiárido, a parceria com estudiosos da África do Sul vem se consolidando. “Nos já temos com o pessoal do professor Mhbuti uma parceria muito grande na área de nanotecnologia. O grande objetivo dele é desenvolver tecnologias, a exemplo de novas membranas usadas no processo de dessalinização, para oferecer aos moradores da área semiárida de seu país uma água de boa qualidade”.

Ascom Embrapa Foto Ilustrativa
publicado em 01 de Abril / 2011 às 14:00

Mutirão em Carnaíba do Sertão

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro informa através do blog que nesta sexta-feira (01) está sendo realizado no distrito de Carnaíba do Sertão um mutirão para substituição de lâmpadas. As equipes de iluminação da secretaria realizaram levantamento no local quando foi verificada a necessidade de troca de mais de 120 lâmpadas, além da recuperação de equipamentos da iluminação pública. O trabalho vai acontecer durante todo o dia no distrito que fica a cerca de 20km da zona urbana de Juazeiro.

Fonte: Ascom - Foto: Google
publicado em 01 de Abril / 2011 às 13:30

UNIVASF, FACAPE E IF SERTÃO/PE LANÇAM EVENTO CONJUNTO DE COMPUTAÇÃO

Na expectativa de repetir o sucesso alcançado em 2010, a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO-PE e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE lançam 2º Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco - SICOMP 2011, que será realizado no período de 18 a 20 de maio de 2011, no Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro, tendo como tema transversal “Ciência, Tecnologia e Inovação no Sertão".

Este evento contará com uma programação composta por palestras, mesas-redondas e mini-cursos, e a coordenação espera uma grande participação de professores, estudantes e profissionais das áreas de Tecnologias da Informação do Vale do São Francisisco e de outras regiões. O evento, que já conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, espera ampliar a participação da comunidade e conta com mais uma novidade: a apresentação de trabalhos científicos (artigos completos e pôsters), em sessões técnicas especiais.

O lançamento será na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, às 19h no auditório da FACAPE, com entrada franca a todos os interessados. Na ocasião será apresentada a programação completa do evento e uma palestra com o tema "Como e porque elaborar artigos científicos" com o Prof. Dr. Brauliro Gonçalves Leal (Univasf). Para maiores informações, acessar: www.sicomp.org

Ascom Sicomp
publicado em 01 de Abril / 2011 às 12:40

26ª Feira das Mulheres Talentosas acontece segunda-feira (04)

Na primeira semana de abril, a Secretaria da Mulher de Petrolina promoverá a 26ª edição da Feira das Mulheres Talentosas a partir das 7h, na Tenda de Eventos da Praça do Bambuzinho, que se estenderá até às 16h, atendendo a solicitação das mais de 130 expositoras.

Serão expostos e comercializados produtos como sandálias, bonecas, licores, doces, camisas, enfeites, colchas, peças de enxoval e bijuterias. Sempre é válido ressaltar que todos os produtos são feitos com materiais simples como fios, tecidos, papel, madeira, cerâmica, junco, fibras vegetais e velas.

A Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, convida a todos para participar e prestigiar a produção artística e artesanal dessas mulheres que estão sempre dispostas a mostrar sua arte.

Secom PMP
publicado em 01 de Abril / 2011 às 12:10

Diocese de Juazeiro terá mais três diáconos neste sábado

Anônio Fernandes, José Erimatéia e Edivaldo Souza

Três seminaristas da Diocese de Juazeiro serão ordenados diáconos neste sábado, dia 02 de abril, na Catedral Nossa Senhora das Grotas. Esse será o último passo para que os jovens candidatos ao sacerdócio sejam ordenados Padres. A ordenação será presidida pelo Bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo da Cruz, a partir das 19h30. Serão ordenados diáconos os seminaristas Edivaldo Souza, de Campo Alegre de Lourdes, Antônio Fernandes Dias, de Casa Nova, e José Erimatéia de Oliveira, natural de Remanso. 

A data para as Ordenações Sacerdotais dos futuros diáconos ainda não foi confirmada, mas deve acontecer até Janeiro de 2012, no máximo. No caso de Antônio Fernandes essa data deverá ser prorrogada por mais algum tempo. Como diáconos, os candidatos ao sacerdócio poderão já realizar batizados.

Mirrail Menezes Pascom
publicado em 01 de Abril / 2011 às 11:40

Liminar suspende pagamento dos servidores de saúde

O blog recebeu nesta manhã, uma nota da Procuradoria Geral do Município informando que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio da presidenta Telma Britto, concedeu liminar suspendendo os efeitos da decisão do juiz da Fazenda Pública de Juazeiro, confirmando a tese do município de que o servidor que não trabalha não tem direito a salário. A referida decisão está publicada no Diário Oficial da Justiça deste dia 1 de abril de 2011, páginas 44 a 45. Com isso, os trabalhadores da Saúde que estiveram 72 dias em greve e cujos salários foram prometidos para esta sexta-feira (01), permanecem sem vencimentos.

Ascom PMJ

publicado em 01 de Abril / 2011 às 11:00

Secretário de Desenvolvimento Social da Bahia visita municípios do semiárido

Os municípios de Araci, Cansanção, Andorinha, Antônio Gonçalves, Senhor do Bonfim e Filadélfia recebem este final de semana a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro. Ele discutirá com lideranças de comunidades a implantação de ações sociais na região do semiárido, como o Programa Pescando Renda e o Programa de Inclusão Produtiva.

Nesta sexta-feira, o secretário estará em Araci, onde fará inspeção, junto com técnicos, do Pescando Renda no município. O projeto implantado na comunidade, e desenvolvido pela Associação de Pescadores de Poço Grande, é considerado modelo e beneficia atualmente 52 famílias. Elas são associadas ao Sistema de Condomínio para o Desenvolvimento Sustentável, que funciona através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Em Cansanção, ele terá encontro com lideranças.

Em Andorinha, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, Brasileiro visitará barragens e açudes, acompanhado do coordenador do programa Pescando Renda, Geraldo Aquino. O objetivo é verificar o espelho d´água dos lagos para implantação do projeto em localidades rurais, além de verificar acesso para escoamento da produção, origem e qualidade da água, entre outros pontos. A ação da Sedes visa promover e incentivar o aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos existentes nas comunidades para a produção de pescado, proporcionando a geração de renda e segurança alimentar. A produção dos peixes é feita de forma planejada e através de associações. Cada pescador adquire um kit, que contém cinco unidades de tanques-rede, um bolsão para berçário, seis mil alevinos de tilápia e quase cinco mil quilos de ração para cada ciclo do projeto.

No Sistema de Condomínio elaborado pela Sedes, cada associado contribui com 10% da produção bruta do ciclo produtivo, que são revertidos para o Fundo de Inclusão Social (FIS). Com o recurso do FIS, o condomínio adquire novos kit’s Pescando Renda e equipamentos necessários à cadeia produtiva da aquicultura, possibilitando a inclusão de mais famílias ao processo.

Inclusão Produtiva - Em Filadélfia, a visita será à comunidade quilombola de Papagaio, onde será avaliada a implantação do Programa de Inclusão Produtiva, que visa fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares. Além de estimular a produção e geração de renda na comunidade, são desenvolvidas ações de melhoria infraestrutura social.

Ascom Sedes Foto da pesca em Araci Rita Tavares e de Brasileiro arquivo do blog
publicado em 01 de Abril / 2011 às 10:30

VEREADOR MEDEIROS DIZ QUE O QUIDÉ É UM DESPREZO SÓ

O vereador José Carlos Medeiros (PV) continua a sua peregrinação pelos bairros periféricos de Juazeiro. “Venha ver a beleza que está o Quidé”. Assim o vereador foi recepcionado por moradores, dos quais o simpaticíssimo Seu Geraldo, para observar o estado lamentável em que se encontra o bairro. Rua por rua foi percorrida, populares se manifestaram frente ao que se vê na comunidade, além de instituições públicas municipais, instaladas nas adjacências, também visitadas pelo vereador, para em seguida, se mostrar ao Poder Executivo e toda a população juazeirense o total abandono aplicado àquela comunidade.

“É motivo de vergonha e repúdio saber que o povo dali ainda é tão desassistido pelo governo municipal. Essa consciência aparece na fala dos populares.  Os retratos reais do Quidé, sem quaisquer retoques, indicam o mais absoluto desamparo por parte da prefeitura de Juazeiro para com o bairro”, relatou Medeiros.

“São ruas totalmente esburacadas, matagal e lixo por toda parte, o canal na divisa entre o Quidé e Expedito Nascimento tomado por mato e entulhos, além de muita lama e esgoto à céu aberto contaminando as pessoas, o ambiente, e também conflitando com o serviço de saneamento básico que, segundo prepostos do SAAE, finalizado; mas, se bem observado, ainda inconcluso”, denunciou o parlamentar da oposição.

“Também entra na lista, de problemas verificados no Quidé, o ruim acesso do transporte coletivo no bairro, devido às péssimas condições das vias que provocam o bloqueio do trajeto pela rota padrão, implicando transtorno e prejuízo para os usuários do serviço. Do mesmo modo, associam-se as ruas que não contam com rede de abastecimento de água, as inúmeras fossas estranguladas em vias públicas por falta de esgotamento, o constante apedrejamento nas instalações da Escola Municipal, porque não conta com serviço de vigilância, sem deixar de citar o mato que toma conta da área interna da referida unidade escolar, assim como, o telhado do Posto de Saúde que segundo funcionários, conta com muitas goteiras, provocadas pela ausência de manutenção e falta de poda das árvores fixadas naquele endereço”, elencou Medeiros.

“Quanto a quadra poliesportiva, recém inaugurada, essa já apresenta sinais de desgaste em tão pouco tempo. A tinta do assoalho não mais existe em diferentes pontos, rachaduras nas arquibancadas são visíveis e o arco da cesta de basquete já está quebrado e arrancado, provavelmente pela má qualidade do material utilizado. O povo quer carinho, respeito e atenção. O Quidé precisa existir para a prefeitura. Os serviços e obras públicas devem chegar àquela comunidade imediatamente, afinal, nada justifica tamanho absurdo”, concluiu o vereador da oposição.

publicado em 01 de Abril / 2011 às 09:40

Blogueiro de Gandu é agredido e ameaçado de morte

O atual blogueiro e ex-prefeito de Gandu, Antônio Carlos Farias, denunciou que teria sido atingido com um golpe de facão e ameaçado de morte por um ex-vereador do município no sudoeste do estado. De acordo com ele, o atentado aconteceu em um posto de gasolina da cidade, ontem pela manhã (31). Em seu depoimento ao sítio Imprensa Regional, Antônio Carlos, que é conhecido como Zebrão, afirmou que estava em seu veículo com a esposa quando o ex-vereador Virgílio Barbosa apareceu.”Eu não vi que ele estava com o facão na mão. Ele estava com o facão nas costas, chegou sorrateiramente e gritou: ‘vou te matar!’, e puxou o facão”, narrou. O agressor teria o atingido no braço com a arma branca e em seguida quebrado o vidro do lado do carona, onde se encontrava sua esposa. “Ele ficava sempre gritando essas palavras: ‘vou te matar!’”, comentou. Zebrão prestou queixa na delegacia de Gandu e fez o exame de corpo de delito. O caso será apurado pelo delegado Madson Barros. Esse é o segundo caso de agressão a blogueiros em menos de uma semana. No último dia 25, um atentado no Rio de Janeiro quase tirou a vida de um dono de um sítio que fazia críticas ao governo estadual.

BN
publicado em 01 de Abril / 2011 às 09:10

Prefeita anuncia início de obras em Lagoa Grande

A prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, anunciou algumas obras que já estão com os serviços em andamento e outras começando agora em abril,entre elas estsão: o novo posto do Programa de Saúde da Família na sede (PSF 7); o calçamento da rua paralela à avenida da Uva e do Vinho e a reforma total e reurbanização da Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes). São obras que totalizam mais de R$ 400 mil.

Rose aproveitou para anunciar que outras obras devem iniciar também nos próximos dias, pois estão em processo de licitação ou na fase de estudos. Nesta lista se destacam o saneamento dos bairros Estátua e Vasco; uma quadra de esportes na cidade; e o calçamento de ruas no bairro Capoeira e a construção da praça na orla, ambas em Vermelhos. As três últimas intervenções estão orçadas em aproximadamente R$ 1,2 milhões.

Todas as obras contam com recursos frutos de convênios com contrapartida da Prefeitura Municipal. “Assumi um compromisso com o povo de Lagoa Grande e vou cumprir. Sou prefeita de todos os lagoagrandenses, não medirei esforços para dar a minha contribuição no processo de desenvolvimento da nossa cidade”, disse a prefeita.

Sedete - Assessoria de Imprensa
publicado em 01 de Abril / 2011 às 08:40

JUAZEIRO: SALÁRIOS DOS GREVISTAS DA SAÚDE PODEM SER DESBLOQUEADOS HOJE (01)

Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Assistentes de Cuidados Dentários da Prefeitura de Juazeiro que estiveram em greve durante 72 dias, vivem a expectativa de que sejam desbloqueados e finalmente possam receber os seus salários do mês de fevereiro.

“A garantia do Dr. José Góes, Juiz da Fazenda, é que os salários sejam liberados nesta sexta-feira (01). Nós estamos no aguardo, confiantes porque houve uma conversa do Procurador do Município com o Juiz, quando foi estabelecido um prazo de dez dias para este pagamento. O estranho é que em dezembro quando o governo agiu da mesma forma o Juiz determinou e em menos de 24 horas, o salário foi desbloqueado. Agora parece perseguição mesmo ao sindicato e aos seus associados”, argumentou Luciana Lima, diretora de comunicação do Sintrab-Saúde.

Sobre o fato da administração deixar de repassar a contribuição sindical dos agentes comunitários de saúde e de endemias para o Sintrab, transferindo o repasse para o Sintase, Luciana disse que o governo pode dar um tiro no próprio pé, tendo em vista que após o anúncio pela prefeitura cresceu o número de servidores buscando filiação.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.