Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 21:00

CIPE-CAATINGA APREENDE ARMAS DE FOGO EM SR. DO BONFIM E PILÃO ARCADO

Neste sábado, dia 08, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga após informações anônimas chegaram à residência de Edvaldo Barbosa da Silva, 52 anos, no povoado de Igara, Senhor do Bonfim, onde apreenderam: 09 (nove) espingardas de fabricação caseira. Segundo dados coletados pelos PMs, na residência de Edvaldo funcionava uma oficina para restauração de armas de fogo. O acusado não foi localizado e as espingardas foram entregues por sua esposa e depois apresentadas na 19ª COORPIN, de Sr. do Bonfim.

No mesmo dia em Pilão Arcado, também seguindo informações anônimas membros da Cipe-Caatinga chegaram até a Fazenda Humaitá na região da Lagoa dos Piaus, onde apreenderam na residência de Telino Francisco de Araújo: 01(um) revólver calibre 38, marca Taurus, nº 1158714 com 06 (seis) cartuchos intactos do mesmo calibre; 01(um) revólver calibre 38, marca Taurus, numeração suprimida com 06 (seis) cartuchos intactos; 01(um) rifle, calibre 44, marca Winchester com 04 (quatro) cartuchos intactos e 01(uma) Espingarda, calibre 32, marca Rossi, nº 848 com 06 (seis) cartuchos intactos. O acusado não foi localizado e as armas foram apresentadas na Delegacia de Policia Civil de Pilão Arcado, ao agente Eugênio Bastos.

Com informações do Major PM Soares Comandante da Cipe-Caatinga Foto Ilustrativa Google
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 20:00

CONCURSO PROFESSOR: CINCO MIL CANDIDATOS NÃO COMPARECEM

Mais de 5 mil candidatos inscritos no concurso público, para seleção de professores da rede estadual de ensino, não compareceram aos locais de aplicação das provas, realizada neste domingo (9). Os dados da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) indicam abstenção geral de 11,5%.  Em Salvador, dos 11.253 inscritos, 2.118 se ausentaram. No interior, a abstenção foi de 9,1%, e totalizou 3.070 faltosos. Pouco mais de 45 mil pessoas se inscreveram para o concurso público que oferece 3,2 mil vagas. A divulgação do gabarito está prevista para as 19h da terça-feira (11), no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – Cespe/UnB. O resultado das provas objetivas e o resultado da prova discursiva estão previstos para o dia 9 de fevereiro. O resultado final deve ser divulgado até final de abril deste ano.

BN
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 19:00

Programa municipal reforça cidadania e segurança em Petrolina

Em funcionamento desde junho do ano passado, o programa “Tolerância Zero, Cidadania Dez”, foi criado pela Secretaria de Segurança Cidadã para combater a violência, prevenindo o consumo de álcool e drogas entre os jovens. Encerrando 2010 com avaliação positiva, as atividades desenvolvidas nesse sentido serão continuadas em 2011. Segundo o Secretário de Segurança Cidadã, Daniel Ferreira, a união de forças entre poder público, polícias e instituições universitárias viabilizou na cidade uma série de palestras ministradas nas escolas públicas e privadas, “nosso objetivo é levar informações e educação sobre os prejuízos que as drogas lícitas e ilícitas provocam”. 

No ano passado, 43 instituições, com uma média de 120 pessoas receberam o evento que aborda ainda, temas sobre cidadania, família, meio ambiente e direitos humanos. As palestras de prevenção sobre drogas e violência nas zonas urbana e rural atendem às solicitações de gestores escolares, líderes comunitários e religiosos, entre outros. Com uma programação extensa, as equipes da secretaria já estão se preparando para atender novos chamados. 

De acordo com os relatórios das palestras, o número de instituições interessadas vem aumentando, o que justifica a preocupação da sociedade com a redução do consumo de entorpecentes no município. Para solicitar as palestras do programa “Cidadania Dez, Tolerância Zero”, os interessados poderão ligar para (87) 3862-9213 ou (87)3862-9164.

Juciana Cavalcante Secom/PMP
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 18:00

Polícia divulga foto de 2º suspeito no tiroteio que matou 6 nos EUA

A polícia dos EUA divulgou neste domingo (9) uma foto de circuito interno de segurança que mostra um segundo suspeito no tiroteio que deixou 6 mortos e 12 feridos em Tucson, no Arizona. Jared Loughner, de 22 anos, que teria feito os disparos, já está sob custódoia. A deputada democrata Gabrielle Giffords, que seria o alvo do ataque, levou um tiro na cabeça e está hospitalizada em estado grave.

G1 (Foto: AP)
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 17:00

MÉDICO GINECOLOGISTA MORRE DE INFARTO EM JUAZEIRO

Faleceu na manhã de hoje em Juazeiro, o médico ginecologista Carlos Inácio Leal, Dr. Leal como era conhecido em toda cidade. Segundo informações, ele sentiu-se mal e chegou a entrar em contato com a ex-esposa pedindo ajuda. Ela automaticamente ligou para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas a equipe ao chegar à casa do médico ele já não mais atendeu a porta. Ao arrobarem a residência o encontraram agonizando vítima de um infarto fulminante. Dr. Leal chegou a ser transferido para o Hospital Memorial em Petrolina, mas não resistiu.

O corpo foi velado no SAF à rua Raul Alves em Juazeiro e depois transferido para Salvador, onde residem os familiares. O corpo será cremado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, às 15 horas desta segunda-feira, dia 10.

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 16:00

PARQUE EÓLICO SERÁ CONSTRUÍDO EM SENTO SÉ

Está aportado no Terminal de Container (Tecon) de Salvador, o lote número um de equipamentos destinados à construção do primeiro Parque Eólico da Bahia, no município de Brotas de Macaúbas. A chegada destas peças marca as primeiras ações de energia eólica (a partir dos ventos) no estado, garantindo a continuidade da nova política energética do governo baiano. “Trata-se de um marco inaugural para a energia eólica no estado, que deixa de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade”, afirmou o representante dos assuntos de energia eólica da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Rafael Valverde, durante visita realizada ao Tecon em dezembro.

O lote contém, no total, 45 pás (espécie de hélices gigantes) e 25 nacellis (motores) para a construção de aerogeradores. Os equipamentos ficam no terminal até o final de janeiro de 2011, quando serão devidamente transportados para Brotas de Macaúbas. Valverde explicou que o lote foi adquirido da fabricante internacional Alston pela empresa Desenvix – vencedora de leilão realizado em dezembro de 2009, que irá implantar e administrar o Parque Eólico, em Brotas de Macaúbas, mediante incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado.

Em investimentos privados, portanto, estima-se R$ 250 milhões iniciais. “Isso vai possibilitar a interiorização da cadeia de energia limpa, atraindo novas empresas e gerando cerca de três mil empregos diretos no estado”, destacou. No total, serão construídos 18 parques eólicos na Bahia, dos quais três serão localizados em Brotas de Macaúbas e os demais espalhados nos municípios de Caetité, Guanambi, Casa Nova, Pindaí, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu e Sento Sé. A previsão é de que todos estejam em pleno funcionamento em setembro de 2012.

Com informações de Osiel Amaral
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 15:00

DESASTRE ANUNCIADO

O blog recebeu artigo do Professor Doutor Engenheiro Eletricista Roberto da Costa e Silva sobre o incêndio da OI, há 18 dias, em Salvador. Ele explica que os serviços oferecidos não apresentam qualidade e a operadora não adotou as precauções necessárias que pudessem evitar o sinistro que prejudicou a comunidação em vários estados nordestinos. Confira:

Trabalhei nas duas melhores companhias de Telecomunicações do Brasil entre 1970 e 1983, Telepar e Telebahia. Participei da consolidação das mesmas e aprendi como se projeta, instala e principalmente se mantém um sistema de Telecomunicações.

Acompanhei a privatização do sistema Telebrás em 1994 e vi como a Telebahia, até então orgulho do povo da Bahia, se partiu em duas companhias: Telemar hoje Oi e Telebahia Celular hoje Vivo. Acompanhei as mudanças ocorridas na Oi. Enquanto as linhas telefônicas se tornavam acessíveis às classes menos favorecidas a qualidade do serviço oferecido caía vertiginosamente, fruto de uma política unicamente com fins lucrativos, onde os princípios da boa engenharia foram se tornando cada vez mais coisa do passado, chegando ao ponto da empresa declarar que não necessitava de engenheiros e sim de gestores.

Um convênio de 25 anos de duração com a escola Politécnica foi rompido, pois engenheiros não eram mais necessários. Assisti a demissão de seus melhores quadros e acompanhei o declínio acentuado dos serviços de manutenção substituídos por uma propagando enganosa e tirando o máximo proveito da falta de concorrência no setor de telefonia fixa na Bahia.

Hoje todas as suas estações estão em estado deplorável de conservação, sua assistência técnica está totalmente terceirizada, sua rede fixa completamente sem controle. A Oi que atende do Rio de Janeiro até Roraima, pratica preços diferenciados por seus serviços a depender da região, chegando a cobrar até quatro vezes mais pelo mesmo serviço, evidentemente oferecendo o menor preço onde existe concorrência.

A central do Itaigara onde ocorreu o sinistro abrigava alem das 25.000 linhas fixas, serviços de internet e multimídia que atendiam o interior do estado alem dos estados de Sergipe e Alagoas. Na época da Telebrás existiam alarmes de rede, comutação, radio e energia, além de uma central de tele supervisão que a tudo controlava com pessoal presente 24 horas por dia.

Parece que tudo isto ou não mais existe ou nada funcionou na ocasião do sinistro! Como isto foi possível? Onde estavam os responsáveis técnicos? Será que não mais existem? Quem, assim como eu, trabalha com Telecomunicações não consegue entender tamanho desleixo. Como concentrar tudo em um único lugar e não se precaver? A única resposta para todas estas questões é a certeza que a Oi não tem clientes e sim reféns, por isto pratica a anti-engenharia, como diz sua propaganda “simples assim”.

Um desastre era esperado, mas não na magnitude do que ocorreu, o que pelo menos tornou publico a falta de planejamento de manutenção da companhia e seu despreparo no trato de seus reféns. Espero que os processos envolvendo danos materiais, que com certeza virão, a faça retornar as origens e voltar a praticar engenharia de boa qualidade. Mais respeito com os assinantes é o que toda a Bahia espera. Desejamos voltar a ser clientes e não reféns!!!!!

Salvador Janeiro de 2011

Professor Doutor Engenheiro Eletricista Roberto da Costa e Silva

Conselheiro Federal do CONFEA e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia

Foto: Lúcio Távora/Futura Press
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 14:00

Vinhos do semiárido brasileiro possuem maior quantidade de substância anticancerígena

A versão online do Globo Rural destaca que os vinhos elaborados no submédio do Vale do São Francisco, região entre a Bahia e Pernambuco, com as variedades Syrah, Tempranillo e Petit Verdot possuem, respectivamente, quantidades de trans-reverastrol 6, 3 e 2 vezes mais que o mesmo produto de origem francesa, espanhola ou argentina. Pesquisas na área de medicina revelam que essa substância tem ação anticancerígena e preventiva de doenças cardiocirculatórias, segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Nas parreiras, o trans-reverastrol tem a função de proteger as plantas de determinados tipos de estresses físico e ambiental. Nas áreas de cultivo do semiárido brasileiro, a prática de interromper a irrigação em um ambiente de alta temperatura, quando os frutos estão próximos ao ponto de colheita, faz com que as plantas acelerem seus mecanismos de defesa e produzam mais compostos de interesse biológico como trans-resveratrol, quercetina e rutina. Os resultados fazem parte dos estudos obtidos pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Luciana Lima, em sua tese de doutorado. 

De acordo com o enólogo da Embrapa, Giuliano Elias Pereira, o clima quente e seco da região pode explicar a diferença na concentração desses elementos químicos entre os vinhos do semiárido e aqueles processados nas zonas de temperatura mais amena da Europa, dos Estados Unidos, da Argentina e mesmo do Rio Grande do Sul. Para ele, nos percentuais em que são encontrados leva-se a crer que o consumo de vinhos tropicais do Brasil poderá ser mais benéfico à saúde do que outros tipos de vinhos elaborados nas zonas tradicionais de produção, de clima temperado. “Um produto com potente ação antioxidante, capaz de transformar o mal (LDL) no bom (HDL) colesterol, tem um apelo comercial capaz de dar grande evidência aos vinhos do vale do São Francisco”, afirma Pereira. 

A região já é marcada por uma situação que é única dentre todas as áreas vinícolas ao redor do planeta: é a única onde a combinação de ambiente e desenvolvimento tecnológico tornou possível a produção de uvas e a elaboração de vinhos em qualquer época do ano, com características distintas de qualidade e tipicidade. 

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 13:00

CLARO RESTABELECE SINAL EM SENTO SÉ DEPOIS DE 14 DIAS DE PANE

Uma falha no sistema da telefonia móvel da operadora Claro deixou a cidade de Sento Sé, sem comunicação durante 14 dias. O sinal só voltou a funcionar normalmente por volta das 21h50m da última quinta-feira, 06 de Janeiro.

O ex-vereador Jackson Coelho (PT) diz que chegou a registrar reclamação junto à operadora no dia 31/12, conforme matéria veiculada aqui no Blog. Naquela oportunidade a previsão era de que o sinal seria restabelecido até às 16 horas do dia 01/01. Alguns usuários migraram para outras operadoras.

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 12:00

Tribunal de Contas encontra problema em 415 prefeituras baianas

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encontrou problemas nas contas de todas as prefeituras baianas relativas ao ano de 2009. Por isso, 99 municípios tiveram a prestação de contas rejeitadas e outras 316 foram aprovadas com ressalvas. Nenhuma prefeitura teve suas contas aprovadas na íntegra. Apenas Porto Seguro e Irajuba não tiveram as contas julgadas neste ano.

Os problemas se espalham tanto nas pequenas como nas grandes cidades. Dos 14 maiores municípios, seis tiveram as contas rejeitadas: Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Salvador. Outros sete foram aprovados com ressalvas: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho e Vitória da Conquista. O principal entrave encontrado nesses 14 maiores municípios pelos técnicos do TCM foi a ausência de licitação ou irregularidades nesse procedimento. Outra questão recorrente é a ausência de medidas de cobrança da dívida ativa (contraída pelos contribuintes), que só tem crescido nos últimos anos.

As irregularidades são as mais variadas. Em Ilhéus, houve o uso de recursos do Fundo Nacional de Educação (Fundeb) para a aplicação em funções que não são de educação. Na cidade de Itabuna, ocorreu o pagamento de décimo terceiro salário aos secretários municipais, o que foi entendido como irregular. Em Salvador, não foi aplicado o percentual mínimo em educação (veja gráfico).

Punições - A rejeição das contas de uma prefeitura pelo TCM, por si só, não garante uma punição. Ela vem acompanhada de multas e da determinação da devolução de recursos ao erário público. Entretanto, uma punição política ao gestor só é concedida caso essas contas também sejam rejeitadas pelas Câmaras de Vereadores, órgãos designados pela Constituição aos quais cabe o julgamento dos gastos municipais. Com a rejeição pelo Legislativo, o gestor torna-se inelegível por oito anos. Mas é difícil acontecer: normalmente a maioria dos vereadores é aliada ao prefeito e, apesar da recomendação pela rejeição, aprovam as contas. 

A tarde Online
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 11:00

TORNEIO INÍCIO ABRE BAIANÃO 2011

O Campeonato Baiano de Futebol 2011 começa neste domingo (09) em Pituaçu, com o retorno do Torneio Início após 30 anos. A Federação Bahiana de Futebol – FBF estará homenageando dois grandes craques que fizeram a diferença nas décadas de 60 e 80, os quais emprestaram seus nomes aos troféus de Campeão e Vice-Campeão.

O grande campeão desta edição vai receber o troféu que leva o nome de “Mailson Souza Duarte”, ex-atleta profissional que atuou pelo Esporte Clube Bahia no final da década de 80 e durante a década de 90. Foi um grande destaque na posição de lateral direito. Ao lado de Daniel Alves e Zanata são considerados como os melhores laterais da história do Bahia.

O Vice-Campeão por sua vez, irá receber o troféu que leva o nome de “Hailton Vieira do Nascimento”, conhecido como Bolinha, este ex-atleta profissional atuou pelo Leônico na década de 60 e se destacou como meio de campo juntamente com Careca, Armandinho e Bronzeado. Juntos formavam o conhecido “melhor quadrado da Bahia”. 

As duas grandes equipes do futebol estadual Bahia e Vitória prometem entrar em campo com timo misto, alguns jovens dos times de base aliados aos novos reforços. Após o empate sexta-feira com o Petrolina em 1 a 1, o Juazeiro Social Clube viajou ontem para Salvador e também entra com a força da juventude, segundo o técnico Janilson. O Juazeiro estréia na sexta partida contra Vitória da Conquista. confira a tabela:

Bahia x Fluminense
Camaçari x Atlético
Bahia de Feira x Colo Colo
Serrano x Ipitanga
Vitória x Feirense
Vitória da Conquista x Juazeiro

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 10:00

FHC adere à tese da fila e defende opção Aécio-2014

Fernando Henrique Cardoso declara-se, em privado, convencido em relação à escolha do nome que deve representar o PSDB na sucessão presidencial de 2014. Longe dos refletores, FHC revela-se um adepto da tese segundo a qual a fila do PSDB andou. A vez agora, diz o ex-presidente, é do senador Aécio Neves.  

Na última campanha, FHC trabalhou por José Serra, contra Aécio. Hoje, move-se pelo ex-governador mineiro. Serra já tentou duas vezes (2002 e 2010), recorda FHC. Geraldo Alckmin teve sua chance em 2006, ele acrescenta. Acha que não há justificativas plausíveis para sonegar a Aécio a oportunidade de apresentar-se como o presidenciável da legenda na próxima disputa. 

Além da lógica da fila, invoca o desempenho eleitoral de Aécio. Elegeu-se senador e acomodou um sucessor, Antonio Anastasia, na cadeira de governador de Minas. Em diálogo recente com um ex-ministro de seu governo, FHC soou peremptório quanto à preferência por Aécio. Dias atrás, o interlocutor transmitiu o teor da conversa ao próprio Aécio. Desnecessário. Ele já farejara a simpatia.

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 09:00

LEITOR DESABAFA SOBRE SITUAÇÃO CAÓTICA DE JUAZEIRO

Amigo Geraldo,

Obrigado pelo desabafo, já não suporto mais a situação desta cidade. Está parecendo música de um só tom a revolta da população com o descalabro administrativo do poder público municipal.

As ruas intransitáveis, buracos, fossas abertas, lâmpadas queimadas, ruas escuras, animais soltos pela rua, povo revoltado, enfim a cidade morrendo gradativamente. Do outro lado o prefeito diz que a culpa é a demora na liberação de recursos federais para resolver problemas domésticos.

Ora, esperar recursos do governo federal para limpar ruas? Tapar buracos? Trocar lâmpadas? Manter a cidade com condições mínimas de se habitar? Essas nunca foram e nunca serão tarefas da Presidência da República, essas são tarefas do prefeito, para isto recebe mensalmente cerca de R$ 27 milhões de reais de recursos para serem gastos com custeio, saúde e educação.

Este blog tem freqüentemente divulgado, através do site Transparência Brasil recursos vários que tem chegado ao município, será que parte destes recursos não dá para comprar vassouras para limpar as ruas? Lâmpadas novas? Areia e cimento para tapar buracos? O mínimo? Não quero me precipitar, mas tem que ser urgentemente averiguado pelos vereadores o que está acontecendo. Estamos ainda no segundo ano de mandato deste rapaz e a cidade é um verdadeiro lixo urbano.

Somente no ano de 2010 a prefeitura recebeu R$ 197 milhões de reais, é muita incompetência ou como quer o prefeito que acreditemos que o Saci Pererê, a Caipora, o Curupira a Mula sem cabeça, os Sete Anões e a Cuca do Sítio do Pica Pau Amarelo estão seqüestrando o dinheiro do município? Aí nos teremos que tomar uma providencia urgente contra estes seres para deixarem o “competente” prefeito trabalhar e gastar esta dinheirama toda com a cidade...!!!!

Marcos Conceição 

Av. Dr. Adolfo Viana, centro, Juazeiro-Bahia

publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 08:00

Primeiro ano do PAA é encerrado com sucesso em Juazeiro

O programa que é anual foi encerrado em dezembro de 2010 e será retomado em fevereiro deste ano. O teto restrito para o município limita-se a 60 agricultores inseridos a cada ano e o valor comercial máximo para cada produtor é de R$ 4.500. Vale destacar, que não existe limite de vagas para as instituições receptoras, basta está de acordo com as normas exigidas pelo programa.

As secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; e de Desenvolvimento e Igualdade Social encerram o ano comemorando o sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, uma conquista do município iniciada em setembro de 2010 que objetiva apoiar os agricultores familiares, por meio da aquisição de alimentos destinados para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais.

De acordo com o supervisor de agricultura familiar da SEADRUMA, Josué Nunes, os primeiros quatro meses do programa foi uma grande conquista do governo municipal, “oportunizando uma distribuição de renda onde todos estão inseridos como verdadeiros cidadãos. Essa é uma chance de crescimento para os agricultores familiares e de acesso a alimentos de qualidade para quem realmente precisa”, observou.

O PAA instituído em 2003 pelo governo federal e regulamentado em agosto de 2006, é uma das ações do ‘Fome Zero’. Em Juazeiro foram cadastrados até o mês de dezembro 48 agricultores, beneficiando 27 entidades socioassistenciais, cerca de 20 produtos alimentícios fizeram parte do cardápio das pessoas assistidas pelo programa.

Por Lene Radina/Seadruma
publicado em 09 de Janeiro / 2011 às 07:00

Secretaria da Justiça recebe coletes à prova de bala na segunda-feira

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) cedeu 50 coletes à prova de balas à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para utilização dos motoristas, que dirigem veículos de transporte de internos, e dos agentes penitenciários integrantes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop). Os equipamentos serão entregues na próxima segunda-feira (10), às 10h, em cerimônia na SJCDH, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 4ª Avenida, nº 400.

Os coletes são do modelo tático policial indicado para uso ostensivo e apresentam os mais rígidos padrões de qualidade nacional e internacional. A solicitação foi feita pelo secretário da Justiça em exercício, Ivan Bessa, ao secretário César Nunes, e faz parte do programa de modernização e reaparelhamento dos agentes penitenciários.

De acordo com Ivan Bessa, a secretaria também investiu na aquisição de algemas descartáveis e de aço para serem usadas nas movimentações dos internos. Ele citou ainda a mudança do fardamento e diversos cursos - realizados pelo Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos da SJCDH - como ações que integram o programa de modernização.

Atendendo solicitação do secretário, o governador Jaques Wagner liberou recursos para a secretaria adquirir dez carros. Os veículos destinam-se aos setores administrativos das unidades prisionais da capital e do interior.

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 23:00

A CIDADE ONDE NASCI

Eu vou partir mais cedo, e volto um dia
para ver de novo a terra onde nasci
pisar o mesmo chão onde briquei, quando criança
eu vou partir mais cedo e volto um dia

Que será que será que será
que será de minha cidade eu nao sei
ela hoje está perdida
o amanhã ainda virá
que será, so será o que será

Da mimha cidade que não tem mais alegria
os meus amigos vão pra não voltar
levados pelo sonho, de uma mudança de fantasia
não vou ficar aqui à esperar

Ver minha cidade se acabar, que será, que será
que será da minha cidade eu não sei.
Onde está  a mudança?

Meus amigos acreditaram na transformação da mudança! Praças, limpeza, asfalto, recolocação de calçamento, 13º dos funcionários públicos, segurança, saúde, educação, iluminação, cultura arte, os festejos comemorativos (carnaval, são joão, aniversário da cidade, gincanas, dia das crianças, mães, pais, Natal, fim de ano e tantos mais...)

Aonde estão os meus amigos que votaram na mudança para cantar comigo agora essa canção.

Eu vou deixar um grito de socorro de minha cidade em teus ouvidos,
você que foi o primeiro a acreditar no recorde
da mudança, veja como a cidade está sofrendo!
Hoje, o que vemos é greve e manifestação decorrente da insatisfação do povo,

Que será, que será, que será
que será da minha cidade eu não sei.
quando eu voltar um dia quero encontrar a cidade onde nasci de novo a brilhar as crianças nas praças a brincar e o povo de novo a sorri. Pois, amanhã ainda virá
que será, so será o que será.

OBS. Letra de altemar dutra com algumas modificações. 

Eduardo Santana de lima

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 22:00

Hospital de Urgências e Traumas consolida melhoria e agilidade nos atendimentos realizados em 2010

O Hospital de Urgência e Traumas (HUT/UNIVASF) encerrou o ano de 2010 com considerável crescimento no número de atendimentos, além de investimentos para a melhoria e agilidade na prestação dos serviços. Segundo dados do censo hospitalar, somente no último ano o hospital recebeu 89.610 pacientes entre internamentos e atendimentos ambulatoriais. Também na produtividade do centro cirúrgico, os avanços foram perceptíveis: entre procedimentos de emergência e eletivas foram, em média, 8 cirurgias por dia, totalizando mais de 2.900 cirurgias ortopédicas, neurológicas, vasculares, urológicas, bucomaxilofaciais, pediátricas, plásticas corretivas e cirurgias gerais.  Ainda no último ano foram realizados na unidade 143.570 exames laboratorias e de bioimagem. 

Outros aspectos positivos que consolidam a melhoria no atendimento do hospital foram os investimentos feitos na aquisição de novos equipamentos pela Fundação Estatal Municipal de Saúde – FEMSAÚDE. O total de investimentos realizados em 2010 somou mais de R$ 600 mil para a aquisição de instrumentos cirúrgicos como desfibriladores, essenciais no auxilio a reanimação dos pacientes, além de carros para curativos, estojos para instrumentos, caixas cirúrgicas, pinças e tesouras cirúrgicas, totalizando mais de 700 itens. Além dos instrumentos cirúrgicos, a FEMSAÚDE também realizou a compra de um aparelho de ultrassonografia dopller, um arco cirúrgico e um aparelho de raio X, todos importados.  

E se os avanços do ano que se encerrou trouxeram grandes benefícios à população atendida pelo HUT, 2011 não deve ser diferente. Através de demandas junto aos Ministérios da Educação e da Saúde, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conseguiu recursos para a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada de última geração com 64 canais, mais um arco cirúrgico, mais um equipamento de radiografias e outros instrumentais importantes para a qualificação dos serviços da unidade, sendo que todos estes equipamentos deverão chegar ao HUT/UNIVASF em breve, tornando-o o hospital público mais bem equipado do Vale do Médio São Francisco.  

Segundo o diretor médico do HUT/UNIVASF, Dr. Paulo Saad, o hospital vivenciou um salto quântico no ano de 2010. “Fica bastante claro não só para nos que  participamos do hospital,  como para  os usuários que houve um salto qualitativo e quantitativo no atendimento que o HUT/UNIVASF presta. Vale ressaltar a qualificação dos médicos acrescida da entrada de residentes médicos e de enfermagem e uma maior contratação de profissionais. Todos estes fatores, quando somados, contribuíram sobremaneira para a melhoria do atendimento a população, permitindo o avanço técnico e na conduta terapêutica dos pacientes que utilizam nossos serviços. Foram marcos que testemunhamos e vivenciamos em 2010”, disse. 

Anne Santana- Assessoria de Imprensa HUT/UNIVASF
publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 21:00

PL que pede mudança na legislação contra pirataria está no Congresso

O primeiro projeto de lei do Poder Executivo a chegar ao Congresso Nacional neste ano, o PL 8052/2011, propõe alterações no Código de Processo Penalpara disciplinaro processo e julgamento de crimes cometidos contra a propriedade intelectual. Ainiciativa do projeto partiu do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), presidido pelo Ministério da Justiça. A mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhando o projeto ao Congresso foi publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro. Com isso, a proposta deve começar a tramitar já no início do ano legislativo. 

A proposta dá nova redação a quatro artigos do Código de Processo Penal com o objetivo de intensificar o combate à pirataria. A primeira alteração permite à autoridade que apreender os bens falsificados descrevê-los por lote e não na sua totalidade, como hoje ocorre. Outra mudança está relacionada ao fato de o juiz poder determinar a destruição dos produtos falsificados ou reprodução apreendida antes da decisão final da Justiça. 

A secretária executiva do CNCP, Ana Lúcia Gomes Moraes, explica que o projeto visa dar mais transparência, eficácia e celeridade às ações das autoridades policiais durante as operações de apreensão de produtos pirateados. “O que muda com o PL é o resultado das operações realizadas, pois a legislação como é hoje inviabiliza a continuidade das operações de combate à pirataria. 

O projeto também possibilita ao juiz destinar os equipamentos apreendidos que foram utilizados na confecção do produto pirateado à Fazenda Nacional, que poderá destruir, incorporar, por economia ou interesse público, ou doar os referidos bens aos estados, municípios, ao Distrito Federal ou, ainda, a instituições públicas de ensino e pesquisa ou de assistência social que, por sua vez, não poderão comercializá-los.

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 20:00

GOVERNO FEDERAL E RIDE ATRAPALHAM DUPLICAÇÃO DA PONTE PRESIDENTE DUTRA

Um novo motivo para justificar o atraso nas obras de duplicação da ponte Presidente Dutra, do lado baiano. Vejam a argumentação do advogado Luis Antonio Costa de Santana:

Caro Geraldo,

O descaso do Governo Federal e a falta de estruturarão da Ride, podem ser apontados como os grandes responsáveis pelo problema da Ponte Eurico Gaspar Dutra (simpatizante do nazismo e que não poderia receber qualquer tipo de homenagem).

A Lei Complementar criou a Ride, mas não vejo projetos que visem o desenvolvimento regional integrado e equilibrado. Tal lei impede que determinado Município da Ride seja privilegiado, obedecendo o critério da proporcionalidade populacional.

A duplicação da ponte, quando pronta, transferirá o engarrafamento dela para os centros das duas cidades. Já acontece com a Avenida Guararapes, em Petrolina. E, como problema atual, vemos que o departamento responsável pelo trânsito em Juazeiro não deve permitir dois acessos a ponte.

A disputa entre os veículos que vêm do contorno da São Luiz e os que sobem a rampa, reduzem a velocidade média dos veículos. É como em hidráulica, aplicação direta do princípio da continuidade de bernolli. Fica a sugestão e o alerta.

Precisamos de outra Ponte e espero que o Ministro Fernando Coelho compre está idéia, que eu já defendia quando era assessor de assuntos estratégicos do Município de Juazeiro.

Luiz Antonio Costa de Santana é advogado pós-graduado em direito e doutorando em Direito pela Universidade Nacional da Argentina. É engenheiro agrônomo e estudou administração na Facape. Foi Secretário da Fazenda de Juazeiro e Assessor de Assuntos Estratégicos. Foi professor de física e atualmente leciona na Uneb e Univasf.

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 19:00

Petistas lideram nomeações do segundo escalão

Alexandre Padilha e Paulo Bernardo

Pivôs da crise com o PMDB na briga por espaço no governo Dilma Rousseff, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Paulo Bernardo (Comunicações) lideram as nomeações para o segundo escalão. Levantamento da Folha indica que Padilha já fez 17 nomeações, e Bernardo, 12 para cargos de direção, assessoramento especial e outras vagas comissionadas. As escolhas dos dois petistas representam 23,5% das 123 nomeações publicadas até agora por todo o governo (excluídas área militar, Receita e universidades federais). O terceiro colocado é o vice-presidente, Michel Temer, que fez oito nomeações.

Os dois ministros são os principais alvos da insatisfação do PMDB. Bernardo demitiu o comando dos Correios (presidente e cinco diretores), sob ordens de Dilma, e Padilha derrubou peemedebistas de postos da saúde. O principal desentendimento com o PMDB ocorreu com a troca na Secretaria de Atenção à Saúde. Padilha tirou Antonio Beltrame, indicado do PMDB, e nomeou Helvécio Magalhães, nome do PT. A substituição provocou um bate-boca entre Padilha e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Agora, Alves trabalha para evitar a troca no comando da Funasa.

A rebelião peemedebista fez Dilma suspender nomeações sem consenso entre os aliados em torno do segundo escalão até a eleição para o comando do Congresso, em fevereiro. O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) ficou encarregado de elaborar um mapeamento para acomodar os aliados. Ontem Luiz Sérgio qualificou de "indevida" a cobrança do líder do PMDB para que o partido tenha assento na coordenação política do governo, mas negou que haja uma crise entre PMDB e PT pelo preenchimento de cargos no segundo escalão.

"Os novos ministros chegam e fazem algumas mudanças que são naturais. Isso pode levar a alguma inquietação, que dá sensação de crise, mas ela não existe." Para o líder do PMDB, as articulações começaram tumultuadas, mas devem melhorar. Ele evitou avaliar as canetadas de Padilha e Bernardo: "É natural cada ministro montar sua equipe, agora não pode haver expulsão. Tem que ter diálogo".

O PMDB também informou o Palácio do Planalto que pretende ocupar duas das principais vice-presidências do Banco do Brasil e ter ao menos uma diretoria da Caixa Econômica Federal. A cúpula do BB já foi avisada da intenção dos peemedebistas de nomear os vice-presidentes de Agronegócios e de Tecnologia, que se destacam pelos recursos geridos.
A carteira de agronegócios do BB soma cerca de R$ 74 bilhões --algo como 20% de todo o estoque de empréstimos e financiamentos concedidos pelo banco (R$ 365 bilhões). Já o orçamento de Tecnologia é de R$ 2 bilhões.

Na CEF, o PMDB quer retomar a vice-presidência de Fundos e Loterias. Até deixar o banco, o hoje ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) comandava a área.

Uol Fotoa: Marcello Casal Jr./ABr e Antonio Cruz/ABr
publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 18:00

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA VOLTA A SE REUNIR EM JUAZEIRO

Com o objetivo de discutir segurança pública na área de atuação da 76º Companhia de Policia Militar, membros do Conselho de Segurança estarão reunidos neste domingo, 09 de janeiro, às 09:00h, na rua da amizade nº 16, bairro Codevasf (próximo ao Mercadinho Avenida).

O convite emitido pela presidente do conselho Nilza Silva dos Santos assegura que somente através da união e da participação coletiva, a comunidade pode sair fortalecida garantindo um dos direitos civis e constitucionais: segurança.

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 17:00

Concurso para professor da rede estadual será neste domingo

Serão aplicadas neste domingo (9) as provas do concurso público para seleção de professores da rede estadual de ensino na capital e em municípios do interior, no horário da Bahia, com a abertura dos portões às 7h30 e fechamento às 8h impreterivelmente e 4h30 de duração. Com mais de 45 mil candidatos disputando 3,2 mil vagas, o concurso é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e realizado pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) em 103 locais distribuídos entre 32 municípios baianos.

No interior, os inscritos farão provas nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, que possuem Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Além de provas objetivas com 50 questões - sendo 20 de conhecimentos gerais, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 de conhecimentos específicos -, o concurso terá uma prova discursiva e avaliação de títulos. A previsão é que o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva sejam divulgados no dia 9 de fevereiro. O quantitativo de vagas, distribuídas entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc), é para o cargo de Professor Padrão P–Grau 1, com carga horária de 20 horas semanais e salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34.

Recomendações

A Saeb e o Cespe/UnB recomendam aos candidatos que não levem aparelhos eletrônicos, como bips, celulares, walkman, palmtops e pen drives, além de gravadores, relógios, máquinas de calcular e fotográficas. Também não será permitido o uso de chapéus, bonés e outros acessórios de chapelaria, sob pena de eliminação do candidato do concurso.

publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 16:00

Escolas de Sr. do Bonfim empossam diretorias eleitas pelo voto direto

Foram empossadas no último dia 06, as diretoras  dos colégios da rede municipal de Senhor do Bonfim eleitas pelo voto direto da comunidade. “Foi uma festa democrática” na definição da secretária Maria da Neves. O vice-prefeito Aurélio Araújo saudou o acontecimento coletivo como uma conquista do Governo Cuidando da Nossa Gente: “O grande mérito da efetiva implantação da gestão democrática nas escolas do município deve-se ao Prefeito Paulo Batista Machado, que conseguiu mobilizar as comunidades escolares, pais, professores, alunos e funcionários para tornar realidade as eleições diretas”. 

Eleita com 100% dos votos da comunidade escolar, a professora Ana Paula tomou posse para a diretoria da Escola Perpétuo Socorro. Foi a oradora oficial do evento e declarou-se disposta a responder aos desafios do avanço da educação em Senhor do Bonfim e levar a comunidade a participar e contribuir com os objetivos da escola atual. Sua colega Sheila Moraes, 32 anos, obteve expressivos 94% da votação na escola municipal de Missão do Sahy e assegurou que tem como meta melhorar a pedagogia da escola. Adriana Longuinho eleita para dirigir a Escola Municipal da Estiva parabenizou o Prefeito Paulo Machado pela liberdade dada às comunidades escolares para escolherem diretores e vices e também por ter colocado em prática o Plano de Cargos e Salários no município. 

O prefeito e professor Paulo Machado reivindicou que os novos gestores usem o mandato bienal (2011-2012) para realizar parcerias fortes com os alunos, seus pais, familiares e moradores da comunidade:“Há dois anos que vocês não são mais indicados por nomeação de políticos influentes, como antigamente” – disse o prefeito aos empossados. “Hoje vocês estão mais independentes, livres e fortes para seguirem comprometidos com o magistério abraçado. Muitos terão de aprender a ser gestor e aprenderão na multiplicidade das idéias e do convívio. Acreditem na mudança”.

O prefeito revelou que no próximo ano instituirá prêmios e incentivos para a docência, inclusive criará uma modalidade que certifique as escolas municipais pela qualidade obtida a cada período. Mas alertou que os índices do IDEB de Senhor do Bonfim estão abaixo do esperado e que o letramento em matemática e em língua portuguesa está requerendo atenção redobrada. É um desafio que teremos que enfrentar e vencer – disse, também desafiando.

Fotos Wilson Bahia (Cinco Mil)
publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 15:00

Grupo de dança mirim da Ilha do Massangano conquista apoio do Ministério da Cultura

O grupo de "Samba de Véio Mirim”, da Ilha do Massangano, vai difundir as suas manifestações culturais por todo o país, através do edital MinC 2010. Ao som de cantos, palmas e batidas de pés, os moradores da Ilha comemoraram, esta semana a conquista do novo Ponto de Cultura, que será localizado na ilha e oferecerá oficinas, vestimentas e passeios aos participantes. 

Composto por 25 crianças, com idades entre 3 e 14 anos, o grupo foi criado há cerca de 9 anos no intuito de preservar e dar continuidade à tradição local. Uma das fundadoras da Associação Cultural do Massangano, Maria da Graça Sol Posto, afirma que a iniciativa, além de garantir o desenvolvimento cultural da Ilha, oferece a oportunidade de aprendizagem aos filhos e netos dos sambistas mais antigos. “Com esse Ponto, o trabalho que já vem sendo realizado vai ganhar força. Isso é uma prova de que o samba é um potencial de nosso povo, que agora ganha destaque nacional”, acrescentou.

O prefeito Julio Lossio avalia a conquista como uma maneira de garantir a perpetuação da identidade cultural e das tradições. “Estamos trabalhando para fortalecer a cultura local porque vemos nessa valorização um meio de desenvolvimento para a nossa cidade e valorização da cultura de Petrolina”, disse.

Patrícia Telles Secom/PMP
publicado em 08 de Janeiro / 2011 às 14:00

Governador do ES e ministro da Integração Nacional visitam áreas afetadas pelas chuvas

O governador Renato Casagrande e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visitaram, nesta sexta-feira (07/01), os municípios de Itaguaçu, Itarana e Santa Maria de Jetibá, que foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram no Espírito Santo no final do ano passado. O ministro foi recebido pelo governador no Aeroporto de Vitória. De lá, eles seguiram para Itaguaçu. A comitiva chegou ao município às 11 horas e foi recebida pelo prefeito Romário Basílio e por lideranças locais. Em seguida, eles percorreram alguns locais afetados pelas chuvas.

No centro do município, o governador e o ministro conferiram os estragos causados pelo desmoronamento de uma encosta, onde havia duas residências. As oito pessoas que moravam no local conseguiram sair de casa a tempo. O governador e o ministro conversaram com a proprietária dos imóveis e garantiram que o Estado, que em um primeiro momento prestou um atendimento emergencial, irá apoiar todas as famílias que estão desabrigadas. “Graças a Deus tivemos apenas prejuízos materiais. Ouvimos um estalo e saímos correndo antes do morro cair. Acho importante recebermos essa visita do governador e do ministro. Nos sentimos amparados”, afirmou a dona de casa Eliane Gasparazzo.

Estragos

O governador e o ministro também visitaram o bairro Lírio do Campo, um dos mais atingidos. Os estragos nas vias urbanas foram grandes. Mais de sete mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Itaguaçu, que possui 14 mil moradores. O município decretou situação de emergência. Trinta pessoas ainda estão desabrigadas. A prefeitura estima que o prejuízo do município chegue a R$ 4 milhões.

Após a visita a Itaguaçu, o governador e o ministro seguiram para Itarana, onde, acompanhados pelo prefeito Nêgo Meneguel,  também visitaram locais afetados pelas chuvas. A prefeitura decretou situação de emergência. Os prejuízos se concentraram na cidade e na área rural. A agricultura, base da economia do município, foi a mais prejudicada, com a perda de lavouras de café, milho e hortaliças.

Fernando Bezerra foi ao Espírito Santo para avaliar os danos causados pelas chuvas, acompanhado do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, e do assessor Gelson Albuquerque, além do coronel Demeterco do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. “Nossa presença aqui é um abraço solidário dos governos federal e estadual. E a presença do ministro é muito importante, pois aponta para a colaboração que será estabelecida entre ambas esferas. Cuidamos das questões emergenciais, e agora precisamos de recursos para fazer as alterações necessárias na infra-estrutura que garantam a segurança da população de Santa Maria do Jetibá", afirmou Casagrande.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado Foto: Thiago Guimarães
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.