Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Maio / 2010 às 19:30

A PONTE, OS POLÍTICOS E O POVO

Cada dia me decepciono mais com os nossos políticos, nas três esferas. Ultimamente só se fala sobre quais serão os nomes que comporão as chapas de Vice Governador e de Vice Presidente da Republica. Os vices, em todos os níveis, são cargos mortos já que os agraciados são políticos inexpressivos, bem pagos, para exercer cargos desnecessários e sem atividades especificas. No meu entender, esses cargos deveriam ser exercidos pelos presidentes das Câmaras e pelo presidente do Congresso Nacional. Nada, portanto, de vice-prefeitos, vice-governadores e vice-presidente da República. Esses cargos são verdadeiros espaços desnecessários pagos com o suor do povo. E os titulares dificilmente se afastam do poder...

Os legisladores brasileiros nunca discutiram esse aspecto horroroso que tanto beneficia uma pequena maioria, prejudicando assim a sociedade brasileira como um todo.

Esta semana tomei conhecimento pela imprensa, de que a Câmara de Vereadores local havia promovido uma audiência publica para resolver as questões da ponte Eurico Dutra. Como bem disse o engenheiro da obra, tal audiência deveria ter acontecido há mais tempo, pois hoje o projeto já estava aprovado e não havia condição de mudá-lo, vez que o valor orçado bate com o que foi pretendido. Mexer agora no projeto não fazia sentido por que sua concepção, se alterada, poderia ferir a planilha de custo e, naturalmente, o lucro da empresa responsável pela execução da obra.

Mais uma vez nossos bem pagos vereadores estavam fora de sintonia com a realidade do problema. Um aspecto me chamou atenção: em nenhum momento alguém falou no absurdo do isolamento do portão de nossa ponte. No dia em que a navegação voltar a ser utilizada nossos vereadores vão enxergar que os navios não poderão ser atracados no porto por falta do indispensável portão de acesso. Na década de 50 os nossos políticos também não se manifestaram contra a derrubada do monumento arquitetônico que era nossa estação ferroviária, mais bonita do que a de Salvador, um inesquecível estilo neoclássico, demolida para dar espaço à ponte.

A verdade é que falta visão em nossos políticos. Quem conhece a Europa sabe muito bem o quanto eles valorizam seus rios, usando-os como via de transporte barato. Rios estreitos como o Reno e Danúbio, são importantes vias de transporte na Comunidade Européia. Em quanto isso aqui, o maior rio, genuinamente brasileiro – o São Francisco – é relegado pelos obtusos políticos da Nação Brasileira. 

Na citada audiência publica, ocorrida na Câmara Municipal, ficou evidente que Juazeiro precisa de um Conselho Comunitário para discutir, antes dos políticos, os problemas do município. Este conselho tem de ser apolítico partidário, formado por pessoas independentes. Aliás no projeto de planejamento feito pelo IDEC e enviado ao Sr. Prefeito, este Conselho Comunitário estava previsto. O Projeto foi enviado ao prefeito que nem agradecimento deu, para decepção dos membros do IDEC.

Joselino de Oliveira

Escritor e Membro da Academia de Cultura da Bahia

publicado em 27 de Maio / 2010 às 18:40

MARKETING POLÍTICO E AS ELEIÇÕES 2010

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina promove palestra “Marketing Politico e as eleições 2010” com Roberval Souza do Instituto Arcerte Pesquisa nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, no Auditório da unidade de ensino superior. Serão abordados temas como marketing político, comunicação, redes sociais, pesquisas, razão, argumento e emoção. A entrada é franca.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 18:00

Prefeito Isaac Carvalho sai da defensiva e bate forte na oposição

O prefeito Isaac Carvalho (PC do B) resolveu definitivamente abandonar a defensiva. Hoje cedo, no programa Sem Fronteiras, ele bateu forte na oposição e agora a pouco, no programa Revista da Cidade com Waltermário Pimentel, não deixou por menos.

Acusou mais uma vez o vereador José Carlos Medeiros (PV) de desagregador e agora de integrar um grupo (bloco Para Salvar Juazeiro) que torce pelo quanto pior, melhor.

“Na verdade, ele está num bloco que deveria ir às ruas mostrar a cara, desfilar para o povo ver quem torce contra Juazeiro. Eu não faço política pequena, rasteira. Vou responder a esse pessoal é com obra”, prometeu o Chefe do Executivo.

Num outro momento da entrevista, Isaac aproveitou para rebater algumas colocações do ex-prefeito Misael Aguilar. “Ele disse que deixou alguns convênios na saúde, isso é verdade. No entanto, porque ele também não admitiu o rombo de mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) em vários setores da prefeitura, a dívida do saneamento que mensalmente retira R$ 1 milhão e 500 mil dos cofres municipais”, questionou Isaac.

“Não sou homem de mentira, nunca fui na vida pessoal e profissional e não será diferente agora na política”, concluiu Isaac Carvalho.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 17:30

ABM entrega carta a ministro em Salvador

Termina, no Centro de Convenções de Salvador, o XI Congresso Brasileiro dos Municípios, organizado pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM). No encerramento, agora a pouco, foi entregue uma carta de reivindicações ao ministro das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha. De acordo com o presidente da ABM, Alberto Muniz, a carta defende a importância de temas como mudanças na Lei de Licitações e na Lei de Responsabilidade Fiscal.   

Antes, quem esteve debatendo com os prefeitos foi o pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, o deputado federal Geddel Vieira Lima. logo depois, foi a vez do pré-candidato do PV, o deputado federal Luiz Bassuma. O pré-candidato do DEM, Paulo Souto, participou do congresso pela manhã.

Ao longo da tarde, também aconteceram palestras sobre o PAC 2, regulamentação da Emenda 29 (que garantirá mais recursos para a saúde) e políticas para as mulheres, com a presença da deputada federal Lídice da Mata (PSB).

publicado em 27 de Maio / 2010 às 16:39

Petrolina prorroga campanha e promove Dia "D" de vacinação contra a influenza H1N1

As pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, idosos e gestantes que ainda não foram imunizados contra a gripe A, poderão se vacinar até o dia 2 de junho em Petrolina. A última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, que seria encerrada na última sexta-feira (21), foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS), para que essas pessoas tenham a oportunidade de receber a dose e que os municípios atinjam as metas. Neste sábado (29) será realizado o Dia “D”, onde pessoas incluídas nestes grupos poderão se vacinar das 8h às 17h, nos postos de saúde da cidade e interior do município.

De acordo com a diretora de vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, é importante que as pessoas compareçam as unidades para tomar a dose da vacina, pois todos estão incluídos nos grupos que apresentam maior risco para contrair a doença. A faixa etária de 30 a 39 foi incluída por último no calendário, depois que o MS observou que o grupo também apresentava um alto número de internações em hospitais e mortes. Idosos também estão sendo vacinados contra a gripe comum e os que tiverem doenças crônicas receberão a dose contra a gripe sazonal.

Vacinação de crianças – As crianças de seis meses a menores de dois anos que já tomaram a dose da vacina, devem retornar aos postos de saúde para tomar a segunda dose. O Ministério da Saúde estabeleceu que essas crianças deveriam receber a vacina divida em duas etapas, onde a segunda deve ser aplicada 30 dias após a administração da primeira. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Números – Dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, o município de Petrolina já atingiu a meta em quatro. Na faixa etária de 20 a 29 anos, o objetivo foi alcançado, chegando a vacinar 81% deste público. Crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos com mais de 60 anos, chegaram a 100% e no grupo de trabalhadores de saúde foram imunizados 90%. Em Petrolina já foram imunizados 80 mil pessoas.

Ascom PMP Taisa Alencar
publicado em 27 de Maio / 2010 às 16:00

SERRA DIZ QUE MORALES É cúmplice do tráfico

Com um tom mais rígido em suas últimas declarações, o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou que governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil. A crítica ao país vizinho, comandado pelo presidente Evo Morales, aliado político do presidente Lula, foi no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18). Ele prometeu criar um Ministério da Segurança Pública caso ele seja eleito. "A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar essa questão? O governo federal".  Para Serra, o que afirmou sobre a Bolívia não é motivo para um incidente diplomático: "Por quê? A melhor coisa diplomática é o governo da Bolívia passar a combater ativamente a entrada de cocaína no Brasil, não apenas o Brasil combater", afirmou.,

BN
publicado em 27 de Maio / 2010 às 15:30

Dívida de fruticultores é pauta de reunião em Brasília

Representando o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira, o gerente de Fomento a Produção Agropecuária, Josival Barbosa, participou na terça-feira (25), na sede do Ministério da Fazenda em Brasília de reunião para discutir a renegociação das dívidas dos fruticultores do Vale do São Francisco.
 
Estiveram presentes no encontro o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt; os deputados Federais, Daniel Almeida e Gonzaga Patriota; o representante da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados – CAPADR, Nelson Vieira Fraga Filho; o presidente do Instituto da Fruta – FAEB, Ivan Pinto; o presidente da Câmara da Fruticultura de Petrolina, Danilo Sávio; representante da Secretária de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Estela Ferraz; representantes da Confederação Nacional da Agricultura – CNA; dentre outros.
 
O encontro teve como objetivo dar continuidade as discussões referentes às dividas dos fruticultores adquiridas desde janeiro de 2001. Ficou acordado entre os presentes restringir as negociações apenas para os produtores de nove municípios do Vale do São Francisco, 5 baianos – Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé e Curaçá; e 4 pernambucanos – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó.
 
“As discussões para renegociar as dívidas dos fruticultores iniciou-se em setembro de 2009, alguns encontros foram realizados contando sempre com a presença de secretários de estado, deputados federais e estaduais, além de instituições ligadas ao setor frutífero do Vale do São Francisco. Durante o encontro de ontem ficou acordado que será elaborada pela Câmara dos Deputados uma lei que vinculará a renegociação das dívidas referentes aos bancos do Nordeste e do Brasil, e em seguida ela será encaminhada ao Congresso Nacional para apreciação e aprovação”, informou Josival Barbosa. 
 
Ainda de acordo com Josival, a proposta feita pelos fruticultores e apresentada ao Ministério da Fazenda, através do secretário Gilson Bittencourt foi analisada e acordada por todos os presentes da reunião. “Nesse encontro focamos apenas as dívidas do Banco do Nordeste. Nós propomos contratar uma nova rede de créditos pelo BNB para liquidar as dívidas dos fruticultores do banco em questão, agora vamos esperar que a lei seja elaborada e aprovada”, frisou. Dando prosseguimento as discussões, será realizada nesta quinta-feira (27), na sede da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI, em Salvador, reunião para discutir a renegociação das dívidas referentes ao Banco do Brasil.

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA
publicado em 27 de Maio / 2010 às 14:40

Cidade em contagem regressiva para o inicio da festa

Juazeiro amanheceu em festa. Todo o circuito da folia já esta preparado para receber foliões, visitantes e turistas. Os preparativos finais movimentam as ruas da cidade e organização, ambulantes e comerciantes acertam os últimos detalhes para poder atender ao público de mais de 80 mil pessoas nos quatro dias de folia.

O carnaval tem inicio às 20h30 desta quinta-feira trazendo atrações locais como Alan Cleber abrindo a festa, seguido de Sérgio do Forró, TH, Saia Rodada no Bloco Opass e a atração principal da noite, a banda Harmonia do Samba, além de Xexéu, Said Bamba e Super Seea.

O destaque da noite será a entrega da chave ao Rei Momo, Flávio Henrique e a Rainha, Gliêda Mendes pelo prefeito Isaac Carvalho, passando oficialmente o comando da festa a Corte Real da folia carnavalesca.

Ascom PMJ
publicado em 27 de Maio / 2010 às 14:00

Interdição de ruas gera debate acalorado entre o prefeito Isaac e o vereador Alex Tanuri

A interdição das ruas transversais à Avenida Adolfo Viana, denunciada hoje cedo no blog por conta da insatisfação dos moradores, acabou por gerar desentendimento entre o Prefeito Isaac Carvalho (PC do B) e o vereador da oposição Alex Tanuri (PSDB) no programa Sem Fronteiras desta quinta-feira (27).

O prefeito Isaac Carvalho defendeu a interdição como forma de garantir a segurança dos foliões. “Foi uma sugestão da PM, não foi imposição da prefeitura. Todo mundo que vai as ruas não quer correr risco de vida. Cada portão terá um guarda e um fiscal de postura para garantir a segurança. O portão não impedirá a passagem de pedestres, os fiscais   abrirão e fecharão os portões para o trânsito de pessoas”.

Por telefone, o vereador afirmou que depois de ser procurado pelos moradores esteve com o Coronel Mendes do CPRN e com o Tenente Coronel Gilson Santiago do 3 BPM que afirmaram desconhecer esta iniciativa.

Em seguida Isaac Carvalho argumentou que a oposição só quer atrapalhar, não apresenta nenhum projeto que favoreça a sociedade, vive de fazer factóides.

Sobre José Carlos Medeiros (PV) que esta semana da tribuna declarou que o prefeito pode não ser o coordenador da campanha de Wagner em razão do desgaste, o Chefe do Executivo rebateu alegando que o fato de promover intrigas teria sido uma das razões para ele (Medeiros), deixar a governo e a sua liderança na Câmara.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 13:23

Guarda Municipal também irá fazer segurança do folião

O Carnaval de Juazeiro que começa nesta quinta-feira (27) e encerra no domingo (30), além de contar com a segurança das polícias e órgãos de segurança pública terá este ano o apoio da Guarda Municipal com a atuação de 141 homens devidamente equipados e instruídos para garantir um evento cheio de paz para todos os foliões.

Segundo o secretário de Defesa Social, Genes Batista, este ano a inovação estará por conta da utilização de detectores de metais. “A Guarda Municipal irá dispor de 12 modernos detectores capazes de identificar metais sem a necessidade de encostar o equipamento na pessoa abordada”, ressaltou o secretário. Desde a criação da Guarda Municipal é a primeira vez que a administração investiu em tecnologia e modernidade, para prevenir o uso de armas de fogo e instrumentos de metal na festa momesca.

Os guardas municipais atuarão na forma de patrulhamento, barreiras e em regime de plantão no quartel. Os detectores serão utilizados na abordagem pessoal, no acesso ao circuito oficial da folia. 

Ascom PMJ
publicado em 27 de Maio / 2010 às 13:00

CURAÇÁ: 28 MIL PÉS DE MACONHA SÃO DESTRUÍDOS

Mais de 28 mil pés de maconha foram destruídos na zona rural de Curaçá, nordeste do estado, por investigadores da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia, resultado da Operação “São João Sem Drogas”. As três etapas da operação, iniciada no último dia 11, totalizaram a erradicação de aproximadamente 50 mil pés de maconha, o que corresponde a 10 toneladas da droga, nas regiões de Uauá e Curaçá. Na ação mais recente, ocorrida no domingo (23), os investigadores localizaram a plantação com 28 mil pés de maconha na Fazenda Estreito, em Curaçá. No local, foi preso em flagrante o dono da propriedade, Gregório da Silva Pereira. Reginaldo da Silva Pereira, filho do fazendeiro e responsável pelo cultivo da erva está foragido. A droga erradicada naquela localidade correspondia a 5,5 mil quilos. Informações da Tribuna da Bahia.

BN
publicado em 27 de Maio / 2010 às 12:30

Feira para hipertensos e diabéticos na Penha leva dicas de saúde à comunidade

Com o objetivo de qualificar o acompanhamento dado aos pacientes hipertensos e diabéticos de Juazeiro, a Secretaria de Saúde promoveu dia passado (26), mais uma Feira de Saúde com atenção especial direcionada para estas doenças. O evento ocorreu em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro da Penha durante todo o dia, onde várias pessoas compareceram para conferir os serviços e receber orientações da Equipe de Saúde da Família (ESF).

Foram ofertados na Feira de Saúde serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, além de palestras educativas e atendimentos médicos direcionados aos hipertensos e diabéticos. Para Antônio Gonçalves de Oliveira, 61 anos a ação foi de extrema importância para a saúde. “É muito bom poder participar de eventos assim, onde podemos perguntar a vontade e aprender muito, sem a correria diária da assistência no posto de saúde. Tudo que ajuda a melhorar nossa saúde é sempre bem-vindo. Não tenho do que reclamar, pois recebo bons atendimentos e na minha casa não falta os remédios necessários”, afirmou.

“A intenção da Secretaria de Saúde é atrair para as unidades os pacientes que não estão tendo acompanhamento médico, além de continuar avaliando os demais. Temos muitas dificuldades em atender estes tipos de usuários, pois geralmente não procuram os postos de saúde e nem se cadastram. Os problemas merecem atenção especial devido à maior prevalência de complicações a saúde, além de serem doenças que podem levar a morte”, argumentou o médico Jânio Euler.

Ascom PMJ
publicado em 27 de Maio / 2010 às 11:40

Para César Borges, governador teve reação de Pôncio Pilatos no caso do assassinato de delegado

O senador César Borges (PR-BA) lamentou ontem (26), no Senado, a morte do delegado de Polícia da Bahia, Cleyton Leão, e disse que a reação do governador Jaques Wagner a esta tragédia foi de Pôncio Pilatos. “Estarrece ouvir o próprio governador dizer que, se fosse fácil combater a criminalidade e se soubesse como fazê-lo, seria milionário”, afirmou. Segundo César Borges, “é como se o governador dissesse ‘não sei o que fazer, eu não tenho o que fazer’, é como se lavasse as mãos, como Pôncio Pilatos, como se lavasse as mãos para deixar os inocentes morrerem”.

César Borges também leu a nota da delegada Soraia Pinto Gomes, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, com pesadas críticas à condução da política de segurança pública baiana. Para o senador, “há um clima de comoção brutal na Bahia” e leu a nota “para melhor expressar a indignação dos baianos”. De acordo com a delegada, “a morte de mais um colega... corrobora com a afirmativa de que estamos convivendo com um sistema de segurança pública que sangra na sua própria carne, expondo aqueles que, na linha de frente, tentam garantir o direito constitucional de prestar segurança à sociedade”. 

Para César Borges, “assim como Pôncio Pilatos, o governador entrará na história como aquele que lavou as mãos e não tomou a responsabilidade de manter a vida dos baianos”. O senador acentuou o pronunciamento técnico da associação de delegados, por denunciar que “a população tem se tornado refém não só do crime organizado, mas, sobretudo, da desídia governamental e da incompetência generalizada que norteia a área de segurança pública”. A delegada afirma ainda que “faltam diretrizes concretas, falta estrutura” e que “o modelo de segurança pública do estado já se demonstrou ineficaz”.

O discurso de César Borges mereceu aparte do senador Romeu Tuma (PTB-SP), delegado aposentado, que também prestou solidariedade pela morte do colega baiano. Tuma disse que a tragédia baiana é um aviso para as outras polícias do país. “É um aviso para que os demais estados não permitam que o crime cresça e ultrapasse capacidade de reagir da própria polícia, por falta de estrutura e de competência dos governantes”, afirmou. O senador ACM Júnior (DEM-BA) afirmou que a Bahia “está virando o principal ponto de violência do país” e que, “desse modo, ou o governo muda a segurança ou teremos que mudar pelo voto”.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 11:00

Pediatra Norte-americana visitou Hospital Dom Malan

A pediatra Norte-americana, Heather Machen, visitou ontem (26) as instalações do Hospital Dom Malan em Petrolina-Pe. Na ocasião o superintendente do HDM , Marcelo Marques, recepcionou a médica destacando a importância da visita para troca de experiências.

De acordo com Machen, o Banco de Incentivo e apoio ao Aleitamento Materno – Biama e o método canguru merecem destaque pela prática de apoio à amamentação e humanização do atendimento realizados no hospital.  A visita aconteceu na companhia da pediatra Etelvina Araújo e Érika Coelho.

Heather Machen que atua no Texas Childrens Hospital, veio a América Latina para participar de uma conferencia sobre emergências na cidade de Buenos Aires na Argentina, aproveitando a oportunidade para visitar amigos na região do Vale do São Francisco, além de conhecer um pouco mais e trocar conhecimento com os profissionais médicos da região. O Hospital Dom Malan é gerido pela Fundação Professor Martiniano Fernandes - IMIP Hospitalar.

Jucianna Kelly Terto Ascom HDM
publicado em 27 de Maio / 2010 às 10:30

Ministro diz que Plano Safra 2010/2011 contemplará demandas do Nordeste

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse ontem durante encontro promovido pela Bancada do Nordeste na Câmara, que o compromisso do governo é garantir recursos que atendam à demanda do setor agrícola do país, em especial o Nordeste brasileiro. E isso, segundo o ministro, será contemplado no Plano Safra 2010/2011.

"É importante ressaltar o empenho de todos os deputados em defender o Nordeste brasileiro que, sem dúvida, merece uma atenção especial do governo. O ministério vai atuar em defesa dos interesses dessa região.

Vamos lançar o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 no próximo mês e os recursos agrícolas serão garantidos e vão atender à demanda desse setor no Nordeste", garantiu o ministro.   Para o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), outro ponto que obteve êxito na reunião foi em relação à viabilidade da redução do preço do milho. "O milho do Nordeste é o mais caro do país. Isso cria dificuldade de concorrência. Nós trabalhamos para reduzir o preço em 15%. A equalização de preço é muito positiva. O ministro assumiu o compromisso em garantir a paridade", disse.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 09:40

Prefeitura Municipal de Uauá divulga programação do São João 2010

Depois de muita especulação, a prefeitura municipal, divulgou na tarde desta quarta feira (26), as atrações que irão fazer parte dos festejos Juninos em Uauá. A festa começa oficialmente no interior do município, no próximo dia 31 de Maio, com programação no povoado de Caldeirão do Almeida.  Os Festejos na sede, com festa na Concha Acústica de Uauá deverá acontecer de 19 a 24 de Junho, com várias atrações, além do São João tradicional católico que começa com as Alvoradas, Passeatas e Entrega de Ramos e acontece religiosamente de 15 a 24 de Junho.

Confira as Atrações dos festejos Juninos 2010 no Interior do Município:

DIA 31 DE MAIO – CALDEIRÃO DO ALMEIDA

Nino Coutinho, Axxis dos Teclados e Ditinho do Acordeon

DIA 06 DE JUNHO –CALDEIRÃO DA SERRA

Julio do Acordeon e Zezinho da Ema

DIA 11 DE JUNHO –SERRA DA CANABRAVA

Roberto Dantas e Brega e Vinho

DIA 13 DE JUNHO – CARATACÁ

Sergio do Forró e Marcelo Silva

DIA 14 DE JUNHO – SITIO TOMAZ

Forró Viçoso e Big Dantas

Confira as Atrações do São João 2010 na Sede do Município:

DIA 19 DE JUNHO - SEDE

Três Desejos e Ira Caldeira

DIA 20 DE JUNHO - SEDE

Nino Coutinho e Território Nordestino

DIA 21 DE JUNHO - SEDE

Canários do Reino, Capital do Forró e Nilton Freitas e Banda

DIA 22 DE JUNHO - SEDE

Zezinho da Ema, Raniere e Tinho do Acordeon

DIA 23 DE JUNHO - SEDE

Marcelo Silva e Lasca Coco

DIA 24 DE JUNHO - SEDE

Raiz Popular, Rennan Mendes, Limão com Mel e Flávio Leandro 

Umbuzada.com
publicado em 27 de Maio / 2010 às 09:32

Ivete Sangalo comemora hoje 38 anos

Nesta quinta-feira (27), Ivete Sangalo, considerada hoje a maior artista popular do país,  comemora 38 anos. A cantora, recebe como homenagem, o Carnaval de Juazeiro neste ano e amanhã, ela com certeza vai brilhar na avenida.

Bruno Lopes
publicado em 27 de Maio / 2010 às 09:00

CIPE CAATINGA EFETUA PRISÃO POR TRÁFICO DE ANIMAIS

No último dia 24/05/2010 por volta das 17hs, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga realizando abordagem nas proximidades de Chorrochó(Ba), prenderam Valdivino Honório de Jesus, 55 anos, que conduzia um automóvel marca GM, modelo Celta, cor prata, placa policial HCY 8409, do município de Belo Horizonte -MG,  transportando duzentos e vinte e sete animais silvestres, sendo sessenta Iguanas e cento e sessenta e sete pássaros.

O acusado, o veículo e os animais foram apresentados a Belª Ana Karina Ferreira Tenório, na Delegacia de Policia Civil, plantonista da 17ª COORPIM/Juazeiro-BA.

Com informações do Major Soares Comandante da Cipe Caatinga
publicado em 27 de Maio / 2010 às 08:26

Moradores protestam contra interdição de ruas e avenidas

Moradores da rua Nova Veneza (centro) entraram em contato com o blog noite passada, para protestar contra iniciativa da prefeitura de Juazeiro, através da coordenação do carnaval, que interditou as transversais da avenida Adolfo Viana.

Eles alegam que serão prejudicados, pois ficarão impedidos de trafegar normalmente e até de ter acessos as atrações que passam no cortejo da folia. Dona Raimunda, por exemplo, era uma das mais revoltadas “A gente não pode acompanhar as grandes estrelas, mas observa daqui mesmo. Aliás, observava, porque como vamos ter acesso agora”.

“Se a medida é para impedir o tráfego por essas vias que colocasse os gelos baianos como nos anos anteriores, os veículos não passavam e o povo acompanhava a festa normalmente. E agora?” insistiu no questionamento a moradora.

Outra questão levantada pela comunidade revoltada é quanto a uma confusão no meio da folia, para onde vão correr os foliões.

Com a palavra os coordenadores da festa.

publicado em 27 de Maio / 2010 às 07:40

Câmara de Juazeiro aprova Moção de Aplausos a Daniel Alves

A Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira, 26 de maio, Moção de Aplausos ao jogador juazeirense, Daniel Alves, lateral do time do Barcelona ? Espanha,  convocado para a Seleção Brasileira de Futebol, que vai disputar a Copa do Mundo, na África do Sul. A Moção de autoria do vereador José Carlos Medeiros (PV) foi subscrita pelos demais edis. Dessa forma, a Casa Aprígio Duarte Filho reconhece o valor do atleta e a importância de sua presença na seleção, fato que eleva o nome de Juazeiro em nível internacional. Também de autoria do vereador Medeiros foi aprovado Requerimento de sessão especial em homenagem ao deputado federal Edson Duarte (PV), por sua atuação parlamentar.

Na mesma sessão, foi aprovada Moção de Aplausos de autoria do vereador Benedito Marques, Bené Marques (PSDB), aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, pela comemoração de datas alusivas às duascategorias profissionais.

Ascom CMJ
publicado em 27 de Maio / 2010 às 07:00

Ações do Território Sertão do São Francisco são discutidas em Juazeiro

Prefeitos de 10 cidades do norte da Bahia, assessores parlamentares e representantes de deputados estaduais e federais, além de membros da sociedade civil estarão reunidos na quinta-feira (27/05), às 15h, no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, no bairro de Piranga, para discutir e planejar ações do Consórcio de Municípios que integram o Território Sertão do São Francisco, incluído no programa do governo federal conhecido como Territórios da Cidadania.

O Consórcio de Municípios é uma autarquia municipal interfederativa, que tem legitimidade para realizar ações nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico e outras. È formado pelos municípios de Canudos, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Uauá e Campo Alegre de Lourdes. Metade deles está situada às margens do lago artificial da barragem de Sobradinho. No total o consórcio atende a cerca de 600 mil habitantes com ações de desenvolvimento.

Segundo o consultor da Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Valdemar Borges Júnior, que também é coordenador do Consórcio de Municípios, “no encontro vamos debater também algumas questões ligadas à capacitação dos participantes com cursos sobre o uso do Sistema de Contratos e Convênios (SICONV) adotado pelo governo federal, e elaboração de projetos, para que os municípios tenham condições de absorver e administrar melhor os recursos municipais, estaduais e federais”.

Para Valdemar, “a maioria das ações desenvolvidas pelo Território Sertão do São Francisco são regionais, mas estamos conseguindo desenvolver o pequeno pelo grande, ou seja, hoje um município com menor número de habitantes, como Sobradinho (22 mil) tem o mesmo poder de negociação que um município maior, como Juazeiro (220 mil)”. O consultor afirma ainda que “temos muitas parcerias, e a Codevasf é uma das empresas que muito tem nos ajudado. No encontro do dia 27, por exemplo, teremos palestras dos técnicos da companhia sobre repovoamento de mananciais, esclarecimentos sobre o programa Água para Todos e as obras de esgotamento sanitário realizadas em alguns municípios da região”.

Zilton César Ascom Codevasf SR Foto: Valdemar Borges Júnior
publicado em 27 de Maio / 2010 às 06:29

Coordenação apresenta nova Corte do Carnaval de Juazeiro

O casal escolhido para comandar o reinado de Momo nos próximos quatro dias em Juazeiro, deu um show de alegria, noite passada, no Museu Regional do São Francisco.

Com as presenças da coordenação do evento e dos representantes dos órgãos de segurança que irão trabalhar durante a festa, foram apresentados à sociedade o Rei Momo Flávio Henrique e a Rainha Gliêda Mendes, que devidamente caracterizados, ofereceram pequena mostra de como vão alegrar os foliões e visitantes no carnaval fora de época em Juazeiro, que será aberto oficialmente hoje à noite.

Programação

Quinta-feira, 27/05/2010

20:30 – Alan Cleber

21:00  – Sérgio do Forró

21:30 – TH

22:00 – Saia Rodada – Bloco OPASS 

22:30 – Harmonia do Samba

23:00 – Said Bamba – Bloco Batata

23:30 – Xexéu e Banda

00:00 – Super Seea

publicado em 26 de Maio / 2010 às 23:23

Reminiscência...

As fotos  1 e 2 trazem a imagem da estátua de Santiago Maior na praça Aprígio Duarte (Praça do Jacaré). As fotos 3 e 4, a mesma estátua onde está localizada atualmente, na praça Cordeiro de Miranda.

Colaboração Professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 26 de Maio / 2010 às 22:37

Simpósio em Petrolina reúne especialistas em vinho de sete países

Estudantes, pesquisadores, produtores e representantes de entidades ligadas à vitivinicultura e à enologia de sete países, estão participando em Petrolina do 2º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais. Promovido pela Embrapa em parceria com o Sebrae, o evento, que começou nesta quarta-feira (26) e vai até o dia 28 no auditório do Senai, tem o foco principal no estudo, caracterização, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do potencial de uvas viníferas e vinhos tropicais elaborados no Nordeste brasileiroe em regiões como a Tailândia, Índia, Bangladesh e Venezuela.

Segundo o presidente da comissão organizadora do Simpósio, Giuliano Pereira, a realização deste encontro vem consolidar a importância dos vinhos tropicais, tanto os  elaborados no Vale do São Francisco, como nas demais regiões produtoras, no chamado “Mundo do Vinho”, que hoje praticamente é representado pelos produtos dos paises de clima temperado. Para a  coordenadora  de  Fruticultura e Vitivinicultura do Sebrae Nacional, Léa Lagares, a iniciativa também fortalece  a competitividade das empresas e produtores, dando-lhes maior suporte, principalmente para gerir duas safras de uvas ao ano. 

De acordo com o presidente do Vinhovasf, José Gualberto de Almeida, o 2º Simpósio Internacional  de Vinhos Tropicais, também será  lembrado como o evento que colocou o tema “vinhos tropicais” no meio acadêmico e científico. A diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Roberta Correia destacou as participações do Group of  International Experts of  Vitivinicultural Systems for Cooperation –Giesco,  International Society for Horticultural Science – Ishs e a Organização Internacional da Uva e do Vinho –Oiu, enfatizando que o encontro certamente vai promover muitos ganhos para região, inclusive para os produtores de pequeno porte. “ Tivemos num só evento a soma da difusão de conhecimento, mercado e negócios. O turismo regional, por exemplo, tem muito a ganhar”.   

No Semiárido nordestino, onde já se produz uvas e vinhos há 25 anos, o pólo vitivinícola do Vale do São Francisco responde pela comercialização anual de 8 milhões de litros de vinhos finos, o que representa 15% da produção nacional.

Clas Comunicação
publicado em 26 de Maio / 2010 às 22:00

GEDDEL E SOUTO COMENTAM MORTE DE DELEGADO: WAGNER REBATE CRÍTICAS E ASSEGURA REFORÇO

Os pré-candidatos ao Governo do Estado Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM) não demoraram para criticar a politica de segurança pública logo após a morte do delegado Cleyton Leão, de Camaçari, na manhã desta quarta-feira (26). Ambos acusam a gestão Wagner de permitir que a violência crescesse na Bahia a ponto de nem mesmo um delegado de polícia ser poupado, fato que cai como uma luva em época de acirrada campanha para a sucessão estadual. O democrata afirma que “é preciso priorizar a questão e o governador precisa tomar para si a responsabilidade de buscar soluções para acabar com essa tragédia diária que sofre atualmente o povo baiano”, ao passo em que também contabiliza mais de 14 mil assassinatos em três anos e meio de governo. Já Geddel atesta que a insegurança na Bahia está descontrolada e que o estado está completamente desprotegido. O peemedebista disse ainda que não acredita que a culpa de toda essa violência seja do crack, como a campanha publicitária institucional “quer que a população acredite”.

O governador Jaques Wagner, por meio da sua assessoria de imprensa, repudiou as declarações do presidente estadual do DEM, Paulo Souto, e do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), sobre a morte do delegado Cleyton Leão Chaves. Para o chefe do Executivo baiano, os discursos do seus concorrentes são inoportunos, pois aproveitam a tragédia para favorecimento político. “Não reconheço autoridade em nenhum dos dois para falar sobre a segurança pública. Um ficou 16 anos no poder, como governador, vice e senador e não parece que tenha deixado uma boa polícia. O outro é um franco atirador que vai vender todas as ilusões do mundo para tentar se qualificar”, disparou. Em entrevista ao programa Que Venha o Povo, da TV Aratu, Wagner se solidarizou com a família do delegado e assegurou que intensificará as ações de combate à violência, porém não prometeu soluções mágicas. Para ele, se houvesse a fórmula para eliminar o crime “estaria milionário”. 

BN
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.