Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Fevereiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2010 às 16:00

Pesquisa investiga capital social nas áreas agrícolas

As políticas públicas de acesso, uso e gestão da água no território do Sertão do São Francisco foram investigadas como pesquisa de doutorado junto aos agricultores familiares. O professor e sociólogo Rogério Bispo, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, analisou de que forma os agricultores exercem um capital social e como o fortalecimento das redes sociais pode vir a beneficiar o segmento no acesso a estes recursos. Para Bispo, o capital social é medido pelo grau de confiança e participação, e também pela existência de redes de atores e instituições sociais envolvidos no processo de cooperação, expressando a capacidade de uma sociedade estabelecer laços interpessoais e redes de cooperação com vista à produção de bens coletivos, como o acesso à água. Desta forma, se uma determinada comunidade apresenta um bom capital social significa que pode haver um maior desenvolvimento rural, social e econômico, esclarece o pesquisador na tese intitulada O capital social e desenvolvimento rural: Acesso, uso e gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês passado. 
 
No estudo, o pesquisador utilizou 360 questionários com  agricultores familiares de áreas de sequeiro e em projetos irrigados do território, em maior número nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e realizou entrevistas com os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco. A pesquisa afirma que o capital social é um dos elementos chave para garantir efetivamente o acesso e a gestão dos recursos hídricos e como conseqüência o desenvolvimento da região do vale do São Francisco. “A participação dos agricultores nessas redes sociais (associação, cooperativas, entre outras) auxilia não apenas no sentido de reivindicar direitos, mas também ajuda a agregar valor à produção e com isso gerar uma maior qualidade de vida para essas populações”, explica Rogério. 
 
Para a especialista em Sociologia e Desenvolvimento Rural, professora e técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Edonilce da Rocha Barros, a pesquisa é interessante, devido ao levantamento de dados do pesquisador e pela utilização de uma metodologia quantitativa com variáveis capaz de medir o capital social da região do sertão do Vale do São Francisco. No entanto, ela destaca uma fragilidade no conceito aplicado à lógica do modelo de irrigação. “Penso que o capital social está muito mais fora dos perímetros irrigados do que dentro, porque nos projetos irrigados você não se organiza de maneira voluntária e por lutas. Trata-se de um tipo de organização planejada. Os agricultores recebem água, canais, assistência técnica, cooperativa e associações prontas. Tudo é fornecido e não construído. Então, pergunto que capital social é este?”, conclui Edonilce, que participou da banca de avaliação da tese. Embora também reconheça que exista um baixo capital social nos perímetros irrigados, Rogério Bispo afirma que os dados do estudo podem conduzir as instituições sociais governamentais e não governamentais a refletir e fomentar discussões com os agricultores familiares acerca da importância do fortalecimento deste capital. Assim, pode-se planejar o desenvolvimento rural acessível a todos e com qualidade de vida.

Agência MultiCiência pelos repórteres Juliane Peixinho e Mauricio Fidalgo (foto)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 15:30

Autorizada construção de quadra poliesportiva no Bairro João Paulo II

Aconteceu hoje  pela manhã (25), a celebração de convênio entre a SUDESB e a Prefeitura Municipal de Juazeiro para construção de uma quadra poliesportiva coberta no Bairro João Paulo II. O recurso no valor de R$ 329,000.00 (Trezentos e vinte e nove mil) é proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) e como se trata de uma emenda impositiva, os recursos já  estão assegurados. A obra, vai beneficiar centenas de jovens do bairro mais populoso de Juazeiro e  tem previsão de ínicio no mês de junho. "Esse investimento é importante porque incentiva o esporte e é uma ótima receita para educar e criar jovens de forma saudável para a vida”, destacou o deputado.
 

publicado em 25 de Maio / 2010 às 14:45

GOVERNADOR RECEBERÁ ALVARÁ DA FONTE NOVA

O governador Jaques Wagner (PT) recebe, na próxima quinta-feira (27), o alvará de demolição da Fonte Nova, em ato com o prefeito João Henrique (PMDB). A solenidade será na sala de reunião do gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia, às 14h30. Além do prefeito e do governador, na ocasião, estarão presentes os secretários Nilton Vasconcelos (Setre) e Nei Campelo (Secopa), representantes da Fonte Nova Participações e demais autoridades.

Agecom
publicado em 25 de Maio / 2010 às 14:00

3ºBPM apresenta plano para segurança no carnaval

O CPRN e o 3º BPM apresentaram na manhã desta terça-feira no auditório do Grande Hotel, o Plano Operacional de Segurança da Polícia Militar no Carnaval de Juazeiro 2010.

O objetivo segundo o Tenente Coronel Gilson Santiago que comandará o seu sétimo e último carnaval em nossa cidade é garantir à população local e turistas, uma festa tranqüila, ordeira, participativa, com paz, alegria e, sobretudo, segura.

O 3º BPM utilizará 1.112 policiais militares durante todo o evento, sendo 650 PMs trabalhando por dia em diversas modalidades de policiamento, como 76 patrulhas por dia no circuito principal e 04 no circuito alternativo no bairro João Paulo II, policiamento a pé em barreiras nas vias de acesso ao local da festa, policiamento ostensivo no terminal de coletivos e no ônibus corujões, apoio ao Juizado da Infância e Juventude, câmeras de segurança, serviço de inteligência, Grupo Tático Móvel-GTM do 3º BPM e CIPE-Caatinga acompanhando as principais atrações e nas estradas de acesso a Cidade, além do reforço dos 6º e 20º Batalhões e das 24ª, 25ª, 45ª e 54ª Companhias Independentes da Polícia Militar. 

Durante o evento, o Coronel Everaldo Mendes apresentou os novos comandantes das Companhias de Polícia Militar: Major Amon, Major Ubiratã, Major Sidnei e Major Anselmo, que no próximo ano serão os responsáveis pelo setor operacional do carnaval, tendo em vista o Batalhão Sertanejo ter se transformado em unidade de formação.

Os demais organismos de segurança: Corpo de Bombeiros, Agência Fluvial, Polícia Rodoviária Federal da Bahia e Pernambuco, Ciretran, Polícia Civil e Polícia Federal também estarão engajados no sentido de proteger o cidadão que se deslocar para brincar a maior festa popular de Juazeiro.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 13:30

Prefeitura realiza repovoamento com alevinos nos açudes de Pinhões e Poções

A Prefeitura de Juazeiro realizou no último sábado (22), no distrito de Pinhões e na comunidade de Poções, distrito de Juremal, repovoamento com 150 mil alevinos das espécies  Tambaqui e Tilápia nos açudes de Pinhões – 100 mil e de Poções – 50 mil, respectivamente. O peixamento que faz parte de uma ação conjunta entre a Prefeitura  e a Bahia Pesca por intermédio do deputado estadual Pedro Alcântara, reuniu dezenas de pessoas, autoridades políticas e equipe de governo.  

A ação que já aconteceu no açude de Juremal e nas barragens de Curral Novo e Cachoeirinha, será continua, e pretende proporcionar para outras localidades do interior o repovoamento de seus reservatórios com alevinos. O objetivo desta ação é desenvolver a piscicultura extensiva, aumentando assim a oferta de alimentos com proteínas de origem animal, contribuindo dessa forma para a melhoria do padrão nutricional do homem, além de minimizar os efeitos causados aos estoques pesqueiros pelas irregularidades climáticas. O peixamento além de promover a segurança alimentar, também estimula a atividade pesqueira como geradora de trabalho e renda.

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA
publicado em 25 de Maio / 2010 às 12:45

NAENDA PROMOVE OFICINA INTERNACIONAL

O NAENDA em parceria com a UNEB, vai promover no início de junho, oficina de criatividade e inovação. A oficina será realizada por Nilson leite Arte educador, formado em Pedagogia (como orientação em formação docente e direção de centros educativos, e pedagogia social e laboral) pela Universidade de Santiago de Compostela e por Uxia Alonso arte educadora, formada em Engenharia florestal pela Universidade de Vigo e com Mestrado em higiene e segurança do trabalho pela UNED; ambos residentes na Espanha e que têm como principio a criatividade e a inovação no contexto dos grupos artísticos e educativos.

Confira a programação:

Uneb - Departamento de Ciências Humanas dias 01 e 02 de junho (com foco na educação)

Centro de Cultura João Gilberto 04, 05 e 05 de junho (com foco no teatro de rua)

Casa da Cultura Jordélio de Souza (Naenda) 08, 09, 10 e 11 de julho (com foco nas artes circenses)

Com informações de Elson Campos
publicado em 25 de Maio / 2010 às 12:02

BA: PT pede cassação de propaganda do PSDB

O PT apresentou nesta segunda-feira (24) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PSDB e o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra. O motivo seria uma propaganda durante o horário partidário da legenda na Bahia, na última quinta (20).A alegação é de que houve conotação negativa ao atual governo da Bahia, governado pelo petista Jaques Wagner. Na representação, o PT defende a aplicação des duas penas: cassar o tempo equivalente a cinco vezes o da inserção no semestre seguinte, e multa.

Site Cláudio Humberto
publicado em 25 de Maio / 2010 às 11:45

Wank Medrado é pré-candidato a deputado estadual

O advogado e ex-delegado Wank Medrado, confirmou em entrevista ao Programa Sem Fronteiras desta terça-feira (25) que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSL.

Wank esteve na RJ acompanhado do publicitário Lucien Paulo e do ex-vereador Walmir Campelo. Na oportunidade explicou que a sua pré-candidatura se deve ao fato da sociedade estar ansiosa por nomes e compromissos novos, fugindo da representatividade que figura há anos e que pouco tem contribuído para o engrandecimento do município e região.

“Neste momento vou defender as candidaturas de Serra (Presidência), Paulo Souto (Governador) e do deputado federal Jorge KHoury (DEM), este último por ser um homem sério, político dedicado, que quando administrou mudou radicalmente a estrutura da nossa cidade”, concluiu o pré-candidato do PSL.  

publicado em 25 de Maio / 2010 às 11:30

1ª FEACON FOI UM SUCESSO EM UAUÁ

Aconteceu em Uauá, de 19 a 22 de maio, a 1ª Feira do Agro Negócio e da Caprino/ovinocultura do Norte da Bahia – FEACON. A feira foi realizada no espaço da Associação 14 de Março, na sede do município. Durante os quatro dias do evento aconteceram palestras, cursos e rodada de negócios, e ainda, durante a noite muito forró com as bandas: Nilton Freitas, Sergio do Forró, Rennan Mendes, Fogo de Mulher, Osmilton Ribeiro, Roberto Dantas, Mares de Paixão e Axxy”s dos Teclados. O espaço reservado ao evento ficou lotado, superando inclusive, as expectativas dos organizadores.

Várias autoridades se fizeram presentes durante o evento, entre eles, os Deputados Federais Edson Duarte e José Carlos Aleluia, além de prefeitos e lideranças da região.

A 1ª FEACON foi realizada pela prefeitura municipal de Uauá, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a APNB – Associação dos Prefeitos do Norte da Bahia, Ministério da Agricultura – Governo Federal/Brasil um País de Todos, Governo do Estado, Sebrae e Banco do Brasil, além de contar com a participação de órgãos e entidades ligadas a caprino/ovinocultura e a agricultura familiar, cujo objetivo é incentivar o agronegócio de médio porte e da caprino/ovinocultura familiar do Município de Uauá e das regiões norte e nordeste da Bahia.

O evento contou com a participaçãodos municípios Uauá, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Canudos, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Jaguararí, Pilão Arcado e Sento Sé.

Jorge da Trindade – Comunicação/Uauá
publicado em 25 de Maio / 2010 às 10:43

TRE JULGA CASSAÇÃO DE KASSAB NESTA TERÇA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo deve julgar na tarde desta terça-feira (25) o recurso do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), contra sua cassação. O gestor foi cassado em fevereiro por uma decisão de primeira instância do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira. Ficou considerado que o democrata recebeu doações irregulares em sua última campanha eleitoral, entre elas uma da Associação Imobiliária Brasileira, suspeita de ser uma empresa fantasma criada por sindicatos do setor imobiliário. O juiz também considerou irregular a doação feita pelo Banco Itaú, que mantinha um contrato com a prefeitura de São Paulo na época da campanha. Os advogados de Kassab recorreram da decisão e conseguiram um efeito suspensivo, o que permitiu que ele continuasse a exercer o mandato até o julgamento do TRE.

BN
publicado em 25 de Maio / 2010 às 10:00

Oficina do Prêmio de Culturas Cigana 2010 será realizada nesta quinta-feira em Petrolina

Será realizado nesta quinta-feira (27), das 9h às 18h, na Biblioteca Municipal de Petrolina Cid Carvalho, a oficina do Prêmio de Culturas Cigana 2010, uma iniciativa do Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos. As vagas são destinadas a pessoas de comunidades indígenas de todo o vale do São Francisco.

O evento é realizado com o propósito de esclarecer, incentivar, instruir e facilitar a participação dos interessados no edital Prêmio de Culturas Ciganas 2010. Preparar lideranças ciganas, gestores culturais, pesquisadores e educadores locais para atuarem como divulgadores do prêmio e formar multiplicadores da oficina e facilitadores para as inscrições nas comunidades ciganas, também são objetivos da oficina. Quem tiver interesse pode confirmar a participação pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos pelo número 3862.9261 / 3862.9259. As inscrições também poderão ser realizadas no dia da oficina.

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio de Culturas Ciganas é um concurso público, realizado para premiar iniciativas culturais de indivíduos ou grupos de ciganos de todo o pais, como reconhecimento por sua contribuição ao fortalecimento das expressões culturais tradicionais de seus povos. Serão aceitas iniciativas culturais como trabalhos individuais ou coletivos que fortifiquem expressões culturais ciganas, que contribuem para a continuidade e a manutenção das identidades dos diversos povos ciganos existentes no Brasil.

Taisa Alencar
publicado em 25 de Maio / 2010 às 09:30

Vinícola Rio Sol, instalada no Vale do São Francisco foi escolhida para representar o Brasil no projeto Copa do Mundo, do Wetherspoons

A vinícola Rio Sol, instalada no Vale do São Francisco, em Pernambuco, foi escolhida para representar o Brasil no projeto Copa do Mundo, do Wetherspoons, maior rede de pubs do Reino Unido. O Rio Sol Cabernet Sauvignon e Shiraz foi o rótulo escolhido para entrar na carta de vinhos das 700 unidades da rede espalhadas pela região. Além da marca nacional, que deverá vender 21 mil garrafas para os ingleses, outros cinco países campeões mundiais de futebol (Inglaterra, Itália, França, Argentina e Alemanha) foram convidados a participar do projeto. O negócio foi fechado na London International Wine Fair, na semana passada.

Estadão
publicado em 25 de Maio / 2010 às 08:38

Zó pode anunciar hoje, desistência da candidatura à Assembléia Legislativa

Fonte muita próxima ao vereador Crisóstomo Lima (PC do B) informou ao blog que ele vai fazer uso da tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (25).

Insatisfeito com o atual quadro no Poder Legislativo em função da redução do duodécimo, a posição do prefeito em favor da campanha de Pedro Alcântara (PR) e os pronunciamentos da oposição ironizando o esvaziamento da sua pré-candidatura, teriam motivado o presidente da Casa Aprígio Duarte a falar sobre o assunto.

A fonte aposta, inclusive, que Crisóstomo Lima no seu segundo mandato de vereador anunciará a desistência da candidatura por uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia. Com isso, cresce a expectativa em torno da sessão ordinária desta terça na Casa do Povo.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 08:10

PV baiano desliga vice-presidente do PV de Conquista da Executiva Estadual que discordou da candidatura de Bassuma

O presidente do PV, Ivanilson Gomes, desligou o vice-presidente do PV de Vitória da Conquista, Márcio Higino, da Executiva Estadual da legenda por ele discordar da candidatura do deputado federal Luiz Bassuma ao governo da Bahia. Higino, que também ocupa o cargo de secretário de Governo da prefeitura daquela cidade, administrada pelo petista Guilherme Menezes, afirmou que não vai sair do PV apesar da atitude do presidente.

Blog do Anderson
publicado em 25 de Maio / 2010 às 07:41

Alunos portadores de necessidades especiais de Lagoa Grande ganham Sala de Recursos

A Secretaria de Educação e Cultura de Lagoa Grande (Seduc) implantou a poucos dias a Sala de Recursos para Atendimento Educacional Especializado. O setor é destinado a crianças portadoras de necessidades especiais que estudam da rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora de ensino especial da Seduc, Deilde Higino, o objetivo da sala é integrar a criança portadora de necessidade especial e garantir seu direito como cidadão na sociedade. 

“Para isso precisamos dá um suporte especial a essas crianças no quesito educação e a Sala de Recursos oferece diversas ferramentas para alcançarmos esse objetivo”, conta a coordenadora. Deilde acrescenta que a pedagogia utilizada possibilitará novas oportunidades do aluno especial desenvolver outros sentidos e experiências para aprender melhor. 

“O atendimento educacional na Sala de Recursos vem de encontro ao ensino regular, visando facilitar o processo de ensino aprendizagem das crianças com necessidades especiais matriculadas em nossas escolas. É a junção de uma metodologia especifica voltada pela elas integrada ao contexto social de cada uma. O atendimento na sala acontecerá pela manhã e á tarde com professores especializados e já capacitados pela Secretaria para essa tarefa”, concluiu Deilde Higino.

Cinara Marques Assessoria de Imprensa Foto: Isael Dias
publicado em 25 de Maio / 2010 às 07:00

Governo orienta prefeitos no 11º Congresso Brasileiro de Municípios

Palestras sobre desenvolvimento urbano e infraestrutura, fortalecimento das relações institucionais e planejamento estratégico participativo para os municípios, além de um estande de 100 metros quadrados em que são apresentados os principais projetos de governo na 11ª Exposição de Produtos e Serviços de Utilidades dos Municípios (Exprom). Será assim a participação do governo da Bahia no 11º Congresso Brasileiro de Municípios, que começa nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções.

A expectativa é de que mais de três mil pessoas, entre as quais 800 prefeitos de todo o país, estarão reunidas para debater as práticas e estratégias mais adequadas para uma gestão municipal eficiente e para conhecer a exposição, que reúne mais de dez instituições envolvidas com relações com municípios.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o ministro da Integração Nacional, João Santana, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Márcia Helena Carvalho Lopes, e o vice-presidente da República, José Alencar, também participam.

No estande do governo baiano, os representantes municipais poderão ter informações sobre a melhor forma de acesso aos projetos em vigor no estado, além de poderem participar de treinamentos para utilização do Sistema de Relações Institucionais (SRI), uma nova ferramenta para tornar ágil, transparente e integrado o relacionamento entre as esferas institucionais, e cadastramento em projetos estaduais.
 

Agecom
publicado em 25 de Maio / 2010 às 06:30

VEREADOR REPRESENTA CONTRA PREFEITO (PT) E VICE-PREFEITO (PMDB) DE SOBRADINHO POR ABUSO DE AUTORIDADE

O vereador de Sobradinho Cícero Alves da Silva (PTB), no último dia 17, impetrou REPRESENTAÇÃO contra abuso de autoridade do prefeito Genilson Barbosa da Silva (PT) e do  vice-prefeito Adeilson Bezerra de Melo (PMDB). Segundo o vereador, o prefeito e o vice, num gesto antidemocrático, irresponsável por abuso de autoridade, arbitrário e autoritário, feriram de morte no dia 1º de maio o direito sagrado de reunião que é um meio de manifestação coletiva de liberdade de expressão, amplamente respeitada pela sociedade e defendida pela Constituição Federal.

O evento objetivava a reabertura do único Hospital de Sobradinho que desde o inicio da atual gestão encontra-se fechado, sem perspectiva de abertura. Para tanto, o vereador argumenta: "Preocupado com o bem estar da comunidade em geral, em especial com a saúde pública do município, a gente promoveu um evento ordeiro encaminhando ofícios às autoridades constituídas (Ministério Público, Delegacia de Policia Civil, Comandante da Policia Militar, Secretário de Infraestrutura e inclusive ao Prefeito) tentando desse jeito fazer cumprir o Art. 5, XVI da Constituição Federal que diz - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente -, no entanto o que se viu foi a tentativa explicita de ressuscitar a ditadura militar, que outrora utilizava-se de meios desumano, violento e odiento para mitigar o direito da liberdade de expressão e da cidadania" argumentou Cícero Alves.

 “Juntamente com os vereadores de oposição Carlos Passos – PSL, Ranilson Nery – DEM, e Gabriel Farias – PP continuaremos incansavelmente lutando pela reabertura do Hospital Municipal de Sobradinho, pois acreditamos que o direito a saúde que é inalienável não pode ser negado pelo o poder Executivo, uma vez que as pessoas mais humildes e carentes é que sentem na pele o caos na saúde do nosso município", concluiu o parlamentar do PTB. 

publicado em 24 de Maio / 2010 às 23:23

Reminiscência...

João Havelange, ex presidente da C.B.D, Confederação Brasileira de Desportos de 1956 a 1974 e da FIFA, Federation Internationale  de Football Association, de 1974 a 1998, em visita a Juazeiro.

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 24 de Maio / 2010 às 23:00

Secretário de Agricultura participa de processo eleitoral para gestão do CBHSF

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, participou nesta segunda-feira (24), na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador, de plenária destinada ao poder público municipal da Bahia que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF. A plenária teve como objetivo iniciar o processo eleitoral para a gestão 2010/2013 na qual renovará os membros representantes dos municípios.  

O CBHSF é um órgão formado por representantes dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal, da sociedade civil organizada e de usuários de água. É um modelo de gestão integrada, descentralizada, sustentável e participativa da bacia hidrográfica conforme previsto na lei das águas. 

O Poder Público Municipal ocupa oito vagas para titulares na composição do CBHSF e a mesma quantidade para suplentes. Conforme o Regimento Interno do Comitê, estas vagas devem ser ocupadas por municípios diferentes e distribuídas por cinco Estados que integram a bacia, da seguinte forma: Minas Gerais – 3 titulares e 3 suplentes; Bahia – 2 titulares e 2 suplentes; Sergipe – 1 titular e 1 suplente; Alagoas – 1 titular e 1 suplente; e, Pernambuco – 1 titular e 1 suplente.

Ascom PMJ
publicado em 24 de Maio / 2010 às 22:30

Unimed VSF realiza curso de Emergências Pediátricas

Reanimação cárdio-pulmonar, traumatismo cranio-encefálico e choque hipovolêmico. Estes foram alguns dos temas discutidos no final de semana, na sede da Unimed Vale do São Francisco, em Petrolina durante a realização do Curso de Treinamento em Emergências Pediátricas. Certificado pela Sociedade Baiana de Pediatria - Sobape, o curso que teve a duração de 16 horas, trouxe à região, instrutores de renome a exemplo de Lara Torreão (Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Aliança –Salvador-BA e professora de Pediatria da Universidade Federal da Bahia), Vinicius Cruz Intensivista da UTI Pediátrica do Hospital Jorge Valente –Salvador-BA e Paula Azi Intensivista da UTI Pediátrica dos Hospitais Aliança e São Rafael- Salvador-BA.

Durante o evento, os módulos teóricos e as estações práticas trataram ainda de assuntos como, cardiogênico e sépitco, arritmias, cetoacidose diabética, insuficiência respiratória, síndrome convulsiva, cardiopata no pronto atendimento, acesso venoso e intra-ósseo, asma e bronquiolite. De acordo com as coordenadoras do Serviço Próprio Unimed Infantil, as pediatras Nayara Lustosa e Rosana Brasil, os resultados do curso foram muito positivos para um bom público de médicos pediatras cooperados e não cooperados da Unimed VSF. “Tivemos um grande esclarecimento nas aulas teóricas e o treinamento feito com bonecos também mostrou na prática, informações novas e reveladoras. Após a conclusão, fizemos uma avaliação, onde ficou constatado que a maioria dos participantes obteve um rendimento excepcional e alguns, o aproveitamento de até 100% dos conteúdos aplicados”, adiantou Nayara Lustosa.

Clas Comunicação
publicado em 24 de Maio / 2010 às 21:40

Água do Velho Chico nas torneiras de Caraibeira

Desde ontem (23), mais de 7 mil moradores do distrito de Caraibeiras no município de Tacaratu, sertão de Itaparica em Pernambuco, começaram a concretizar um sonho antigo: beber água tratada vinda do Rio São Francisco. Tudo isso por conta do sistema de abastecimento de água implantado por meio do trabalho conjunto da Codevasf em Petrolina e o Governo de Pernambuco.

A obra, cujo valor aproxima-se dos R$ 10 milhões saídos do PAC, foi dividida em três trechos: do reservatório de distribuição, no município de Jatobá, ao povoado de Caraibeira (já concluído e em funcionamento); o segundo ponto vai de Caraibeira à sede de Tacaratu; e o outro trecho sai de Caraibeira até o povoado de Olho D'água do Bruno, também em Tacaratu. O trabalho envolve a construção de cinco trechos de adutoras de água com 60 km de extensão, três reservatórios e duas estações de tratamento.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o fornecimento de água no município de Tacaratu é feito por meio de cinco poços tubulares que disponibilizam uma vazão insuficiente para abastecer toda a população, principalmente no verão quando aumenta o consumo de água.

De acordo com o superintendente da Codevasf, Luís Frota, que esteve na última quinta (20) em Caraibeira vistoriando a obra, com o sistema adutor em construção pela Codevasf, a quantidade de água fornecida no município será duplicada. “Regularizaremos o abastecimento para mais de 20 mil pessoas que enfrentam racionamento de água”, disse Frota ao ouvir de um morador que existem casas em Caraibeira que passam cerca de dois meses sem água nas torneiras.

Claudemar Oliveira CP Codevasf/PE
publicado em 24 de Maio / 2010 às 21:00

Univasf realiza Semana Universitária de Artes

A Univasf  vai realizar de 07 a 11 de junho, com programações nos Campus de Juazeiro e no Centro de Cultura João Gilberto,  Semana Universitária de Artes "Sua Univasf" com oficinas de artes, mesa redonda para discussões de Arte/educação e produções artísticas, palestras e apresentações de teatro, dança, exibição de vídeos e mostra do resultado das oficinas.

INSCRIÇÕES DAS OFICINAS 

Colegiado de Artes Visuais na UNIVASF de Juazeiro

Das 15 às 21h (1Kg de alimento não perecível)

publicado em 24 de Maio / 2010 às 20:30

Programa Saúde Bucal nas escolas municipais de educação de Casa Nova

Para contribuir com a instituição de uma prática preventiva aos problemas voltada a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova lançou o “Programa Saúde Bucal nas Escolas Municipais”. O projeto, que realiza atendimento dois dias por semana nas escolas da rede municipal de ensino, acontece através da realização de palestras, distribuição de kits de higiene bucal e orientação para a realização da escovação, além de executar restaurações, pequenas cirurgias e aplicação de flúor. “É um momento voltado à prevenção, ao debate, ao tratamento e a conscientização da importância do trato com a boca”, explica o coordenador do programa, Jorge Luiz.
 
O coordenador destaca que a educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter a saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Ele diz que é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras. “Geralmente essas crianças não vão ao dentista com regularidade, porque não gostam de dentistas, ou por questões financeiras, por tanto através deste projeto o dentista vai até a criança, no meio que ela convive que é a escola”.
 
De acordo com a diretora da Escola Municipal Solon Xavier, Elisabete Santos, a iniciativa da Secretaria de Saúde está dando certo e tem uma grande aceitação por parte dos alunos. “De forma lúdica, a equipe apresenta as formas de prevenção e higienização para as crianças e durante o tratamento elas ficam mais a vontade”. Para a realização do atendimento odontológico, os pais devem assinar uma declaração autorizando o tratamento. A dona de Casa, Tatiana Matos, comemora as pequenas cirurgias realizadas na filha de oito anos, aluna da escola Solon Xavier.

Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN
publicado em 24 de Maio / 2010 às 20:00

ACM Neto diz que Serra vai crescer nos debates

O deputado ACM Neto (DEM) disse hoje (24), em entrevista à Mário Kertész, na Rádio Metrópole, acreditar que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, vai voltar a abrir vantagem em relação à petista Dilma Rousseff após as inserções tucanas na televisão, que começam a ser exibidas essa semana. Ele considerou natural o resultado da última pesquisa Datafolha, que apontou um empate entre os presidenciáveis, ambos com 37% das intenções de voto.

“O presidente Lula tem feito campanha aberta e ilegal para Dilma há dois anos. Serra só lançou sua candidatura no dia 10 de abril deste ano. Mas acredito que o tucano abrirá uma vantagem, que não será nada extraordinária, a partir dessas inserções. Essa vantagem vai crescer mesmo após os debates do período eleitoral, quando a população poderá comparar e ver que Serra é o nome mais preparado para governar o Brasil”, disse Neto.

publicado em 24 de Maio / 2010 às 19:30

Khoury prestigia o lançamento do livro Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida

Deputado Federal Jorge Khoury prestigia lançamento do livro ‘Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida’ de Joselino Oliveira, que aconteceu na última sexta (21), no Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, com a presença de educadores e representantes sociais da comunidade regional.

‘Paradigmas – A Escola como Ponto de Partida fala da inserção do negro nas Américas, da Educação como vetor de desenvolvimento e de cotas universitárias para os excluídos, onde o autor faz reflexão sobre racismo, substanciado em fatos históricos, relatando a luta dos negros para quebrar as amarras impostas pela segregação do país até a conquista dos objetivos e a ascensão social.

De acordo com Joselino de Oliveira, o livro traz também depoimentos de pessoas que “partiram do zero, cursaram universidade e conseguiram um lugar ao Sol”. Além de reafirmar os valores da educação “para conquistar o devido espaço no âmbito da sociedade brasileira”, frisa.

Paradigmas, lançado pela Editora Sanfranciscana, é publicado por intermédio da Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico (Fundesf), com o apoio do deputado federal Jorge Khoury, que oportunamente ressaltou dois vetores para a evolução social. “Joselino nos presenteou com mais uma obra para reavivar a cultura que Juazeiro sempre teve. Esta obra, assim como ‘Do Alto Falante a TV’(primeiro livro do autor) traz várias reminiscências do passado e por certo fazem parte da memória da nossa terra. Já o ‘Paradigmas’ retrata histórias sociais importantes. É uma felicidade participar de mais uma conquista cultural de nossa Juazeiro”, observa.  

Joselino de Oliveira é membro efetivo da Academia Baiana de Letras e da Academia Argentina de Letras, com sede em Buenos Aires. Seu primeiro trabalho foi ‘Do alto-falante à TV', livro que conta a trajetória da mídia em Juazeiro.

Enfoque Comunicação
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.