Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 26 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:22

Reminiscência...

Imagem do Hotel Vitória, situado à Praça da Misericórdia, ontem e hoje.

Colaboração do professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:00

Rei Momo e Rainha do Carnaval serão apresentados nesta quarta-feira

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário Pedro Alcântara Filho, apresentará a nova corte do carnaval juazeirense nesta quarta-feira (26), às 19 horas, em evento no Museu Regional do São Francisco. Escolhidos mediante campanha popular espontânea nas ruas, na internet e nas rádios da cidade, o carismático casal Flávio Henrique e Gliêda Mendes estará caracterizados, dando uma pequena mostra de como serão os quatro dias de reinado no Carnaval 2010 de Juazeiro, que será aberto oficialmente na quinta-feira (27).

Após a apresentação, o Prefeito concederá à imprensa regional uma entrevista coletiva sobre o Carnaval. Na oportunidade, Isaac convidará toda a população do município e das cidades circunvizinhas para prestigiarem a maior festa momesca do interior da Bahia.

ASSCOM
publicado em 25 de Maio / 2010 às 22:30

Hospital de Urgências e Traumas/Univasf institui grupo de Humanização

Melhorar o atendimento aos usuários e as condições de trabalho dos  funcionários, disseminando maior compromisso na articulação dos serviços e práticas de saúde. Esse é o objetivo do Grupo de Trabalho de Humanização, formado por funcionários do Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, que busca implantar os preceitos do projeto do Ministério da Saúde, Humaniza SUS no Hut/Univasf,  estimulando a prática de uma política dos valores humanitários na assistência,  em benefício dos usuários e profissionais de saúde em todo o sistema público de saúde.  

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS) foiinstituída pelo Ministério da Saúde em 2003e reconhece os serviços de saúde implantados pelos estados, municípios, e as práticas implantadas nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. O Enfermeiro Eduilssom Nunes que integra a comissão de implantação de grupo de trabalho, explica que o intuito é efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde humanizada.

O grupo tem a participação de funcionários de vários setores Hospital de Urgências e Traumas que se reúnem toda a sexta-feira. O grupo já criou um regimento interno seguindo as orientações da cartilha Humaniza SUS, como prevê o Ministério da Saúde. A coordenadora do grupo Diana D´Carli explica que as ações passam por quatro fases. “Uma das primeiras fases é a criação dos objetivos e do plano de intervenção, depois é formado o grupo de trabalho a elaboração do plano de ação e a  implantação das ações a serem desenvolvidas.” Explicou.

A previsão é que o grupo comece a operacionalizar as ações até o mês de junho. Ela também explica que a intenção é expandir as ações do grupo de Humanização em todo o sistema de saúde do município, a fim de que todos alcancem os mesmo resultados positivos, formando uma cadeia de atendimentos humanizados, desde a Unidades Básicas de Saúde até os Hospitais de referência.

Emanuela Teixeira Ascom FEMSAÚDE
publicado em 25 de Maio / 2010 às 21:40

Wagner rebate Bornhausen e diz que ele aposta na baixaria

Em entrevista à Rede Baiana de Rádio, nesta terça-feira, o governador da Bahia Jaques Wagner (PT) rebateu a afirmação do presidente nacional do DEM, o ex-senador Jorge Bornhausen, de que a campanha eleitoral deste ano seria “sangrenta”. “Não me espanta esta declaração. Ele é um homem que tem uma tradição de fazer política desta forma, tentando acusar, ofender. Aí, quando acontece o mensalão do DEM, a valentia vai para casa. Eu acho péssimo que o presidente nacional de um partido, talvez por isso o partido venha definhando ao longo do tempo, diga que a campanha será sangrenta. Ele está chamando a violência, está chamando a baixaria, convocando as pessoas para fazer uma campanha errada. Eu acho que campanha política tem que ser debate de ideias. Ele deveria pedir desculpas”, afirmou o pré-candidato do PT à reeleição do governo baiano. Wagner aproveitou o espaço para esclarecer dúvidas dos ouvintes sobre sua atual administração e reforçou que as obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, estão “rigorosamente dentro do prazo”. “Nós estamos mais avançados do que a maioria das 12 sedes da Copa. O projeto já está pronto, o dinheiro no BNDES, empresa contratada, tudo pronto para começar as obras. Poderemos entregar entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013″. Sobre o fato de estar na frente do adversário, Paulo Souto (DEM), nas pesquisas de intenção de voto, o governador disse que isso não o deixará de “salto alto”. “Estamos bem, mas continuarei trabalhando no Estado. Temos conosco os companheiros do PDT, do PT e do PP, que tem um representação boa na Câmara”, afirmou.

Terra Foto Agecom
publicado em 25 de Maio / 2010 às 21:00

Livro “Orocó, entre Rios e montanhas” será lançado em Petrolina

A Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina vai receber neste sábado, dia 29 o lançamento do livro Orocó, entre Rios e montanhas, da escritora Lusinete Ramos. Com início marcado para as 19h:30, a noite de autógrafos desta orocoense que reside em Petrolina, promete voz e violão e um grande  encontro de  amigos de várias partes do Nordeste.  A primeira obra literária de Lusinete Ramos é um livro histórico com capa do designer Rodrigo Souza, comentário na orelha da professora Cylô Gonzaga, e revisão da professora Heloisa Ramos, que conta em 100 páginas e muitas fotografias, a trajetória política, social, cultural e econômica do povo e do município pernambucano de Orocó, que fica na região do Submédio São Francisco.

Segundo o poeta e jornalista Carlos Laerte, que assina a apresentação, “trata-se de um trabalho de pesquisa  e   compromisso com a história e as futuras gerações, que sob o manto sagrado do amor à terra natal, mobilizou pessoas de todas as cores do arco-íris e fez de uma simples mulher a escritora da sua cidade”.  Ainda na apresentação, Carlos Laerte diz que Lusinete Ramos mergulhou fundo no rio das raízes culturais. “... A autora nos conduz aos primórdios da história ribeirinha a partir de citações de obras de renomes como Richard Burton, o cônsul britânico que percorreu o rio São Francisco no século XIX, e o Relatório do engenheiro Halfed, um dos mais pesquisados e respeitados compêndios da memória regional”.

E concluiu, afirmando que o livro faz uma “descrição bem humorada dos tipos sertanejos, ritos, traços e costumes de uma cultura brasileira que se renova nordestinamente. A feira, a novena, o terço e as famílias. A irrigação, a serra e a semana santa. Nada ficou de fora do olhar atento e perspicaz da autora, que traçou o caminho pelas páginas das 10 edições do jornal anual “Orocó, pra lá do meu coração” e depois caiu em campo, pesquisando e fazendo longas e curiosas visitas às tradições familiares”. O primeiro lançamento do livro Orocó, entre Rios e Montanhas, aconteceu no último mês de janeiro,  na cidade de Orocó, durante os festejos em homenagem à São Sebastião.

Clas Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 20:00

Servidores da justiça estadual mantêm greve

Os servidores da justiça estadual decidiram manter a greve que completou 18 dias nesta terça-feira, 25. A categoria acordou, em assembleia pela manhã, organizar dois grupos de mobilização no Fórum Ruy Barbosa, assim como no Tribunal de Justiça (TJ-BA), de acordo com a assessoria do sindicato da categoria. Eles querem aumentar a pressão sobre a presidente do TJ-BA, desembargadora Telma Britto, para negociar com a categoria.

Os servidores reclamam de não participar das decisões do Tribunal sobre as medidas que serão tomadas para adequar a folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Os grevistas também pedem a revogação do decreto 152/2010, que corta a Gratificação Especial de Eficiência (GEE) dos salários mais baixos e pede a extinção dos cargos do REDA. A presidente suspendeu os prazos processuais durante a greve.

Durante a greve, são realizados apenas serviços considerados essenciais, como emissão de guia de sepultamento, alvará de soltura, habeas corpus, liminar para casos de saúde e de ligação de água e luz.

A Tarde online
publicado em 25 de Maio / 2010 às 19:30

Deputado Jorge Khoury participa da abertura do Seminário Internacional de Direito de Águas

Começou nesta segunda-feira ( 24) em Brasília o I Seminário Internacional de Direito de Águas, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Advocacia-Geral da União. Durante 4 dias, ministros, parlamentares e cerca de 150 especialistas de países ibero-americanos para debaterão sobre a legislação relativa à água em diferentes contextos. O deputado Jorge Khoury (DEM BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, participou  da abertura do evento, que vai discutir questões legais relacionadas à água, como os desafios para a gestão eficiente dos recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços, além dos procedimentos e instrumentos jurídicos existentes para o uso do recurso natural. Jorge Khoury  falou em nome da Comissão de Meio Ambiente e disse que está à disposição para receber as contribuições que certamente surgirão durante o Seminário. O deputado ressaltou a importância das políticas integradas em defesa dos recursos hídricos. 

Um dos objetivos do Seminário é promover o intercâmbio de informações sobre a estrutura e o sistema jurídico relacionados aos recursos hídricos em diversos países, principalmente no contexto da América do Sul. Além disso, o evento visa a identificar os pontos convergentes e divergentes das normas jurídicas relativos a água em diferentes realidades. Com estes debates, pretende-se identificar os desafios das legislações de recursos hídricos para que futuramente possam ser feitos pactos, acordos e tratados internacionais a fim de garantir a gestão integrada dos recursos hídricos entre países.

 Além do deputado Jorge Khoury, também participam do Seminário em Brasília o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; e o embaixador do Paraguai no Brasil, Didier Adorno; Renato Casagrande, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado; e Marisa Serrano, presidente da Subcomissão Permanente da Água (CMAGUA) do Senado.

Enfoque Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 18:40

Em almoço, prefeitos e 15 membros da executiva do PT manifestam apoio a Pinheiro para senador

Em almoço promovido no Barbacoa em Salvador, o deputado federal Walter Pinheiro recebeu o apoio de cerca de 60 prefeitos do PT ao seu nome para candidato a senador da legenda na chapa com que o governador Jaques Wagner pretende disputar a reeleição.

A novidade do encontro foi a leitura de um documento, pelo presidente estadual do partido, Jonas Paulo, em que 15 dos 19 membros da executiva estadual do PT manifestam apoio à candidatura de Pinheiro, ressalvando considerarem-no o mais capaz de ajudar na campanha à reeleição do governador. De acordo com o ex-candidato a deputado federal e ex-presidente do PT Josias Gomes, um dos principais articuladores da candidatura de Pinheiro no PT, apenas oito dos 67 prefeitos petistas estão com o candidato adversário, Waldir Pires, cujos apoiadores até antes do evento de hoje esperavam enfrentar Pinheiro num encontro extraordinário com um colégio eleitoral de 370 delegados.

O encontro de hoje foi realizado com o objetivo de convencer Waldir a desistir do bate-chapa, previsto para ocorrer no próximo domingo, caso o ex-governador não recue da disputa.

Política Livre
publicado em 25 de Maio / 2010 às 18:00

Abertura do 40º Jogos Escolares será na próxima quinta-feira em Petrolina

Será no próxima quinta-feira(27), a abertura dos 40º jogos escolares de Petrolina. O evento será realizado a partir das 17h na concha acústica do município. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Ailton Guimarães, os jogos serão realizados no ginásio do Sesi, Parque Aquático do Sesc, Osvaldo do Flamengo, Colégio Maria Auxiliadora e Estádio Paulo Coelho.

Segundo o coordenador técnico da competição, Inácio Rogério Granja, 5.670 atletas irão participar das competições nas modalidades coletivas de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo e nas individuais (xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação). A fase municipal dos jogos ocorrerá de 27 de maio a 11 de junho. O período escolhido pode ser justificado pela realização da Copa do Mundo que começa no dia 10 de junho. Segundo, Inácio Rogério Granja o encerramento no dia 11 evita uma concorrência com o mundial da África e um possível esvaziamento dos jogos locais.

Ailton Guimarães salienta que os campeões em cada modalidade dos jogos municipais, disputarão à fase regional, os vencedores dessa fase, serão classificados para disputar os jogos estaduais. Os campeões do Estado conquistam o direito de participar de competições nacionais.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 17:31

Técnicos do Convênio Sebrae/Ibravin discutem cadeia produtiva do vinho

Aumentar a comercialização e a participação do vinho nacional no mercado e capacitar as empresas produtoras, visando melhorar a imagem e a qualidade do vinho produzido no país. Estes são os objetivos principais do convênio assinado esse ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -  Sebrae e o  Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, e discutidos durante a segunda reunião técnica do convênio, que foi realizada na manhã desta terça-feira (25), no Senai, em Petrolina. O encontro do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva dos Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva, que reuniu técnicos das duas entidades em todo país, e ainda da Embrapa  e Instituto do Vinho Vale do São Francisco – Vinhovasf, foi aberto pela coordenadora do Sebrae Nacional de Fruticultura e Vitivinicultura, Léa Lagares. “Aproveitamos a realização do II Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, que começa nesta quarta-feira, para fazermos um monitoramento das ações já realizadas pelo convênio, a exemplo dos desdobramentos dos diagnósticos regionais”, anunciou a coordenadora.

Segundo Léa Lagares, os diagnósticos são validados pelo Sebrae e o Ibravin com a participação dos produtores e entidades envolvidas em cada um dos pólos vitivinícolas do país. “ Ao longo do convênio, que deverá ser concluído em 2011, serão implementadas ações de gestão, tecnologias e acesso à mercado. A meta é a articulação e a integração com os projetos estaduais da cadeia produtiva dos vinhos, espumantes e sucos de uva, trocando informações e experiências”. Durante a reunião, que contou ainda com a participação do consultor do convênio e ex diretor técnico do Sebrae Nacional, Luis Carlos Barbosa, o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani  apresentou o andamento geral do projeto, lembrando ainda que o convênio vai facilitar o acesso às informações e também promover a capacitação dos consumidores. “Além da capacitação e disseminação dos conhecimentos, estaremos orientando as empresas na produção, registro e comercialização”, finalizou.

No período da tarde, os técnicos fizeram uma visita ao município de Lagoa Grande, onde conheceram a Vititeca e às obras da Enoteca. Depois foram recebidos nas vinícolas Garziera, Chateau Ducos e Bianchetti, esta última produtora de vinhos orgânicos.  

Clas Comunicação
publicado em 25 de Maio / 2010 às 16:40

Em protesto, posto vende gasolina "sem imposto" a R$ 1,18

Em protesto contra a carga tributária no Brasil, instituições fizeram nesta terça-feira o "Dia da Liberdade de Impostos", marcado pela venda de gasolina mais barata, sem os custos acrescidos pelos impostos, segundo os organizadores. Em São Paulo, o litro da gasolina foi vendido a R$ 1,18, ante R$ 2,499 no preço "normal". A ação foi realizada também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Caruaru, Brasília, São Lourenço, Colatina e Resende. Diversas organizações subsidiaram a venda de combustível mais barato nestas localidades para conscientizar a população sobre o quanto representam os impostos no preço final do produto.

Para aproveitar a oportunidade, os motoristas tiveram que chegar cedo aos postos de gasolina. Em São Paulo, a venda foi limitada a 6.000 l de gasolina "sem imposto", com até 30 l por motorista. Também foram distribuídos adesivos para os veículos e folhetos. Outros países também realizam o evento, chamado de "Free Tax Day".

Porto Alegre

Em Porto Alegre, 250 pessoas serão atendidas, já que o posto disponibilizou 5.000 l de gasolina a R$ 1,25 o litro. O valor complementar foi pago pelo Instituto Liberdade, Associação da Classe Média (Aclame) e Instituto de estudos Empresariais (IEE). Com tributo, o litro da gasolina sairia por R$ 2,57. As 250 senhas começaram a ser distribuídas um pouco antes da 9h. O primeiro motorista chegou no posto às 3h30. O auxiliar administrativo Fabrício Araújo, 31 anos, saiu direto do trabalho e foi guardar lugar na fila. "Infelizmente não deu para encher o tanque, mas é uma forma de ajudar no protesto e fazer o governo reduzir os impostos", disse ele.

Araújo se precaveu e levou uma nota de R$ 50 para pagar os R$ 25 referentes aos 20 litros a que teria direito. "Como eu não sabia se eles iam aceitar cartão, achei melhor fazer isso", afirmou. O trânsito na região do posto ficou lento durante a manhã e foi organizado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Como não tinha muito espaço para estacionar no posto, os motoristas que aguardavam para encher o tanque formavam fila ao redor do quarteirão.

Felipe Tau e Fabiana Leal Direto de São Paulo e Porto Alegre Especial para o Terra
publicado em 25 de Maio / 2010 às 16:00

Pesquisa investiga capital social nas áreas agrícolas

As políticas públicas de acesso, uso e gestão da água no território do Sertão do São Francisco foram investigadas como pesquisa de doutorado junto aos agricultores familiares. O professor e sociólogo Rogério Bispo, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, analisou de que forma os agricultores exercem um capital social e como o fortalecimento das redes sociais pode vir a beneficiar o segmento no acesso a estes recursos. Para Bispo, o capital social é medido pelo grau de confiança e participação, e também pela existência de redes de atores e instituições sociais envolvidos no processo de cooperação, expressando a capacidade de uma sociedade estabelecer laços interpessoais e redes de cooperação com vista à produção de bens coletivos, como o acesso à água. Desta forma, se uma determinada comunidade apresenta um bom capital social significa que pode haver um maior desenvolvimento rural, social e econômico, esclarece o pesquisador na tese intitulada O capital social e desenvolvimento rural: Acesso, uso e gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês passado. 
 
No estudo, o pesquisador utilizou 360 questionários com  agricultores familiares de áreas de sequeiro e em projetos irrigados do território, em maior número nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e realizou entrevistas com os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco. A pesquisa afirma que o capital social é um dos elementos chave para garantir efetivamente o acesso e a gestão dos recursos hídricos e como conseqüência o desenvolvimento da região do vale do São Francisco. “A participação dos agricultores nessas redes sociais (associação, cooperativas, entre outras) auxilia não apenas no sentido de reivindicar direitos, mas também ajuda a agregar valor à produção e com isso gerar uma maior qualidade de vida para essas populações”, explica Rogério. 
 
Para a especialista em Sociologia e Desenvolvimento Rural, professora e técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Edonilce da Rocha Barros, a pesquisa é interessante, devido ao levantamento de dados do pesquisador e pela utilização de uma metodologia quantitativa com variáveis capaz de medir o capital social da região do sertão do Vale do São Francisco. No entanto, ela destaca uma fragilidade no conceito aplicado à lógica do modelo de irrigação. “Penso que o capital social está muito mais fora dos perímetros irrigados do que dentro, porque nos projetos irrigados você não se organiza de maneira voluntária e por lutas. Trata-se de um tipo de organização planejada. Os agricultores recebem água, canais, assistência técnica, cooperativa e associações prontas. Tudo é fornecido e não construído. Então, pergunto que capital social é este?”, conclui Edonilce, que participou da banca de avaliação da tese. Embora também reconheça que exista um baixo capital social nos perímetros irrigados, Rogério Bispo afirma que os dados do estudo podem conduzir as instituições sociais governamentais e não governamentais a refletir e fomentar discussões com os agricultores familiares acerca da importância do fortalecimento deste capital. Assim, pode-se planejar o desenvolvimento rural acessível a todos e com qualidade de vida.

Agência MultiCiência pelos repórteres Juliane Peixinho e Mauricio Fidalgo (foto)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 15:30

Autorizada construção de quadra poliesportiva no Bairro João Paulo II

Aconteceu hoje  pela manhã (25), a celebração de convênio entre a SUDESB e a Prefeitura Municipal de Juazeiro para construção de uma quadra poliesportiva coberta no Bairro João Paulo II. O recurso no valor de R$ 329,000.00 (Trezentos e vinte e nove mil) é proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) e como se trata de uma emenda impositiva, os recursos já  estão assegurados. A obra, vai beneficiar centenas de jovens do bairro mais populoso de Juazeiro e  tem previsão de ínicio no mês de junho. "Esse investimento é importante porque incentiva o esporte e é uma ótima receita para educar e criar jovens de forma saudável para a vida”, destacou o deputado.
 

publicado em 25 de Maio / 2010 às 14:45

GOVERNADOR RECEBERÁ ALVARÁ DA FONTE NOVA

O governador Jaques Wagner (PT) recebe, na próxima quinta-feira (27), o alvará de demolição da Fonte Nova, em ato com o prefeito João Henrique (PMDB). A solenidade será na sala de reunião do gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia, às 14h30. Além do prefeito e do governador, na ocasião, estarão presentes os secretários Nilton Vasconcelos (Setre) e Nei Campelo (Secopa), representantes da Fonte Nova Participações e demais autoridades.

Agecom
publicado em 25 de Maio / 2010 às 14:00

3ºBPM apresenta plano para segurança no carnaval

O CPRN e o 3º BPM apresentaram na manhã desta terça-feira no auditório do Grande Hotel, o Plano Operacional de Segurança da Polícia Militar no Carnaval de Juazeiro 2010.

O objetivo segundo o Tenente Coronel Gilson Santiago que comandará o seu sétimo e último carnaval em nossa cidade é garantir à população local e turistas, uma festa tranqüila, ordeira, participativa, com paz, alegria e, sobretudo, segura.

O 3º BPM utilizará 1.112 policiais militares durante todo o evento, sendo 650 PMs trabalhando por dia em diversas modalidades de policiamento, como 76 patrulhas por dia no circuito principal e 04 no circuito alternativo no bairro João Paulo II, policiamento a pé em barreiras nas vias de acesso ao local da festa, policiamento ostensivo no terminal de coletivos e no ônibus corujões, apoio ao Juizado da Infância e Juventude, câmeras de segurança, serviço de inteligência, Grupo Tático Móvel-GTM do 3º BPM e CIPE-Caatinga acompanhando as principais atrações e nas estradas de acesso a Cidade, além do reforço dos 6º e 20º Batalhões e das 24ª, 25ª, 45ª e 54ª Companhias Independentes da Polícia Militar. 

Durante o evento, o Coronel Everaldo Mendes apresentou os novos comandantes das Companhias de Polícia Militar: Major Amon, Major Ubiratã, Major Sidnei e Major Anselmo, que no próximo ano serão os responsáveis pelo setor operacional do carnaval, tendo em vista o Batalhão Sertanejo ter se transformado em unidade de formação.

Os demais organismos de segurança: Corpo de Bombeiros, Agência Fluvial, Polícia Rodoviária Federal da Bahia e Pernambuco, Ciretran, Polícia Civil e Polícia Federal também estarão engajados no sentido de proteger o cidadão que se deslocar para brincar a maior festa popular de Juazeiro.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 13:30

Prefeitura realiza repovoamento com alevinos nos açudes de Pinhões e Poções

A Prefeitura de Juazeiro realizou no último sábado (22), no distrito de Pinhões e na comunidade de Poções, distrito de Juremal, repovoamento com 150 mil alevinos das espécies  Tambaqui e Tilápia nos açudes de Pinhões – 100 mil e de Poções – 50 mil, respectivamente. O peixamento que faz parte de uma ação conjunta entre a Prefeitura  e a Bahia Pesca por intermédio do deputado estadual Pedro Alcântara, reuniu dezenas de pessoas, autoridades políticas e equipe de governo.  

A ação que já aconteceu no açude de Juremal e nas barragens de Curral Novo e Cachoeirinha, será continua, e pretende proporcionar para outras localidades do interior o repovoamento de seus reservatórios com alevinos. O objetivo desta ação é desenvolver a piscicultura extensiva, aumentando assim a oferta de alimentos com proteínas de origem animal, contribuindo dessa forma para a melhoria do padrão nutricional do homem, além de minimizar os efeitos causados aos estoques pesqueiros pelas irregularidades climáticas. O peixamento além de promover a segurança alimentar, também estimula a atividade pesqueira como geradora de trabalho e renda.

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA
publicado em 25 de Maio / 2010 às 12:45

NAENDA PROMOVE OFICINA INTERNACIONAL

O NAENDA em parceria com a UNEB, vai promover no início de junho, oficina de criatividade e inovação. A oficina será realizada por Nilson leite Arte educador, formado em Pedagogia (como orientação em formação docente e direção de centros educativos, e pedagogia social e laboral) pela Universidade de Santiago de Compostela e por Uxia Alonso arte educadora, formada em Engenharia florestal pela Universidade de Vigo e com Mestrado em higiene e segurança do trabalho pela UNED; ambos residentes na Espanha e que têm como principio a criatividade e a inovação no contexto dos grupos artísticos e educativos.

Confira a programação:

Uneb - Departamento de Ciências Humanas dias 01 e 02 de junho (com foco na educação)

Centro de Cultura João Gilberto 04, 05 e 05 de junho (com foco no teatro de rua)

Casa da Cultura Jordélio de Souza (Naenda) 08, 09, 10 e 11 de julho (com foco nas artes circenses)

Com informações de Elson Campos
publicado em 25 de Maio / 2010 às 12:02

BA: PT pede cassação de propaganda do PSDB

O PT apresentou nesta segunda-feira (24) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PSDB e o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra. O motivo seria uma propaganda durante o horário partidário da legenda na Bahia, na última quinta (20).A alegação é de que houve conotação negativa ao atual governo da Bahia, governado pelo petista Jaques Wagner. Na representação, o PT defende a aplicação des duas penas: cassar o tempo equivalente a cinco vezes o da inserção no semestre seguinte, e multa.

Site Cláudio Humberto
publicado em 25 de Maio / 2010 às 11:45

Wank Medrado é pré-candidato a deputado estadual

O advogado e ex-delegado Wank Medrado, confirmou em entrevista ao Programa Sem Fronteiras desta terça-feira (25) que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSL.

Wank esteve na RJ acompanhado do publicitário Lucien Paulo e do ex-vereador Walmir Campelo. Na oportunidade explicou que a sua pré-candidatura se deve ao fato da sociedade estar ansiosa por nomes e compromissos novos, fugindo da representatividade que figura há anos e que pouco tem contribuído para o engrandecimento do município e região.

“Neste momento vou defender as candidaturas de Serra (Presidência), Paulo Souto (Governador) e do deputado federal Jorge KHoury (DEM), este último por ser um homem sério, político dedicado, que quando administrou mudou radicalmente a estrutura da nossa cidade”, concluiu o pré-candidato do PSL.  

publicado em 25 de Maio / 2010 às 11:30

1ª FEACON FOI UM SUCESSO EM UAUÁ

Aconteceu em Uauá, de 19 a 22 de maio, a 1ª Feira do Agro Negócio e da Caprino/ovinocultura do Norte da Bahia – FEACON. A feira foi realizada no espaço da Associação 14 de Março, na sede do município. Durante os quatro dias do evento aconteceram palestras, cursos e rodada de negócios, e ainda, durante a noite muito forró com as bandas: Nilton Freitas, Sergio do Forró, Rennan Mendes, Fogo de Mulher, Osmilton Ribeiro, Roberto Dantas, Mares de Paixão e Axxy”s dos Teclados. O espaço reservado ao evento ficou lotado, superando inclusive, as expectativas dos organizadores.

Várias autoridades se fizeram presentes durante o evento, entre eles, os Deputados Federais Edson Duarte e José Carlos Aleluia, além de prefeitos e lideranças da região.

A 1ª FEACON foi realizada pela prefeitura municipal de Uauá, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a APNB – Associação dos Prefeitos do Norte da Bahia, Ministério da Agricultura – Governo Federal/Brasil um País de Todos, Governo do Estado, Sebrae e Banco do Brasil, além de contar com a participação de órgãos e entidades ligadas a caprino/ovinocultura e a agricultura familiar, cujo objetivo é incentivar o agronegócio de médio porte e da caprino/ovinocultura familiar do Município de Uauá e das regiões norte e nordeste da Bahia.

O evento contou com a participaçãodos municípios Uauá, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Canudos, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Jaguararí, Pilão Arcado e Sento Sé.

Jorge da Trindade – Comunicação/Uauá
publicado em 25 de Maio / 2010 às 10:43

TRE JULGA CASSAÇÃO DE KASSAB NESTA TERÇA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo deve julgar na tarde desta terça-feira (25) o recurso do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), contra sua cassação. O gestor foi cassado em fevereiro por uma decisão de primeira instância do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira. Ficou considerado que o democrata recebeu doações irregulares em sua última campanha eleitoral, entre elas uma da Associação Imobiliária Brasileira, suspeita de ser uma empresa fantasma criada por sindicatos do setor imobiliário. O juiz também considerou irregular a doação feita pelo Banco Itaú, que mantinha um contrato com a prefeitura de São Paulo na época da campanha. Os advogados de Kassab recorreram da decisão e conseguiram um efeito suspensivo, o que permitiu que ele continuasse a exercer o mandato até o julgamento do TRE.

BN
publicado em 25 de Maio / 2010 às 10:00

Oficina do Prêmio de Culturas Cigana 2010 será realizada nesta quinta-feira em Petrolina

Será realizado nesta quinta-feira (27), das 9h às 18h, na Biblioteca Municipal de Petrolina Cid Carvalho, a oficina do Prêmio de Culturas Cigana 2010, uma iniciativa do Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos. As vagas são destinadas a pessoas de comunidades indígenas de todo o vale do São Francisco.

O evento é realizado com o propósito de esclarecer, incentivar, instruir e facilitar a participação dos interessados no edital Prêmio de Culturas Ciganas 2010. Preparar lideranças ciganas, gestores culturais, pesquisadores e educadores locais para atuarem como divulgadores do prêmio e formar multiplicadores da oficina e facilitadores para as inscrições nas comunidades ciganas, também são objetivos da oficina. Quem tiver interesse pode confirmar a participação pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos pelo número 3862.9261 / 3862.9259. As inscrições também poderão ser realizadas no dia da oficina.

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio de Culturas Ciganas é um concurso público, realizado para premiar iniciativas culturais de indivíduos ou grupos de ciganos de todo o pais, como reconhecimento por sua contribuição ao fortalecimento das expressões culturais tradicionais de seus povos. Serão aceitas iniciativas culturais como trabalhos individuais ou coletivos que fortifiquem expressões culturais ciganas, que contribuem para a continuidade e a manutenção das identidades dos diversos povos ciganos existentes no Brasil.

Taisa Alencar
publicado em 25 de Maio / 2010 às 09:30

Vinícola Rio Sol, instalada no Vale do São Francisco foi escolhida para representar o Brasil no projeto Copa do Mundo, do Wetherspoons

A vinícola Rio Sol, instalada no Vale do São Francisco, em Pernambuco, foi escolhida para representar o Brasil no projeto Copa do Mundo, do Wetherspoons, maior rede de pubs do Reino Unido. O Rio Sol Cabernet Sauvignon e Shiraz foi o rótulo escolhido para entrar na carta de vinhos das 700 unidades da rede espalhadas pela região. Além da marca nacional, que deverá vender 21 mil garrafas para os ingleses, outros cinco países campeões mundiais de futebol (Inglaterra, Itália, França, Argentina e Alemanha) foram convidados a participar do projeto. O negócio foi fechado na London International Wine Fair, na semana passada.

Estadão
publicado em 25 de Maio / 2010 às 08:38

Zó pode anunciar hoje, desistência da candidatura à Assembléia Legislativa

Fonte muita próxima ao vereador Crisóstomo Lima (PC do B) informou ao blog que ele vai fazer uso da tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (25).

Insatisfeito com o atual quadro no Poder Legislativo em função da redução do duodécimo, a posição do prefeito em favor da campanha de Pedro Alcântara (PR) e os pronunciamentos da oposição ironizando o esvaziamento da sua pré-candidatura, teriam motivado o presidente da Casa Aprígio Duarte a falar sobre o assunto.

A fonte aposta, inclusive, que Crisóstomo Lima no seu segundo mandato de vereador anunciará a desistência da candidatura por uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia. Com isso, cresce a expectativa em torno da sessão ordinária desta terça na Casa do Povo.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 08:10

PV baiano desliga vice-presidente do PV de Conquista da Executiva Estadual que discordou da candidatura de Bassuma

O presidente do PV, Ivanilson Gomes, desligou o vice-presidente do PV de Vitória da Conquista, Márcio Higino, da Executiva Estadual da legenda por ele discordar da candidatura do deputado federal Luiz Bassuma ao governo da Bahia. Higino, que também ocupa o cargo de secretário de Governo da prefeitura daquela cidade, administrada pelo petista Guilherme Menezes, afirmou que não vai sair do PV apesar da atitude do presidente.

Blog do Anderson
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.