Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Maio / 2011 às 21:40

Coronel Castro discutirá com Frente Parlamentar normatização do ensino da PM

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, discutirá com deputados, dia 01/06, proposta de normatização do sistema de ensino da PM baiana que institui, entre outros pontos, regras de política de ingresso e ascensão na carreira profissional dos policiais. O encontro foi anunciado pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), nesta terça-feira (17), durante o lançamento da Frente Parlamentar que agrega parlamentares entorno da proposta. 

Segundo o deputado, a proposta – gestada em 2003 pela própria Polícia em parceria com a Uneb – poderia colocar a Bahia na vanguarda de uma política de Segurança Pública no País. A Frente Parlamentar foi lançada em sessão da Comissão de Igualdade, que é presidida por Bira, e já conta com o apoio de vários deputados, como Bruno Reis (PRP), Carlos Geilson (PTN), Sidelvan Nóbrega (PRB), Fátima Nunes (PT), Sargento Isidório (PSB) e Capitão Tadeu (PSB). 

“Existem militares formados, com graduação, especialização, mestrado e doutorado no Brasil e exterior. O projeto tem como finalidades básicas: a criação de um instrumento de seleção de candidatos para PM; a implantação de uma política de ascensão profissional na carreira militar baseada na formação ou titulação acadêmica; e a estruturação das modalidades e níveis de cursos profissionais”, explicou Bira Corôa. 

O ensino militar na Bahia não está regulado como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com a proposta, haveria cursos numa sequência de graduação, contemplando de soldado a coronéis, a partir de licenciatura a doutorado em Segurança Pública e Defesa Social. O subcomandante geral da PM, Cel. Carlos Eleutério, saudou a criação da Frente Parlamentar como um instrumento capaz de agregar, com diversidade de pensamento, pessoas pela mesma causa. “A gente tem certeza que a proposta se concretizará”, afirmou, destacando a participação dos cadetes e estudantes das instituições de ensino militar no evento.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 21:00

Prefeitura de Sobradinho adquire novo ônibus para o transporte escolar

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, recebeu ontem (16) um micro-ônibus para o transporte escolar de alunos da zona rural do município. A aquisição é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, através do programa “Caminho da Escola”.
 
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica.
 
A nova aquisição irá beneficiar os estudantes do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e atenderá os estudantes de correnteza, sangradouro e roçado em Sobradinho, transportando o alunado nos três turnos. De acordo com a Secretária de Educação, Ednalva Fernandes, o ônibus escolar foi o primeiro adquirido na história do município.
 
O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. O veículo tem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade.
 
Para o prefeito, Genilson Silva (PT), essa conquista é uma importante aquisição para o governo. "O novo micro-ônibus vai atender melhor os estudantes do interior. São ônibus padronizados e exclusivos ao transporte escolar, sem dúvida os nossos estudantes que fazem parte da rede municipal de ensino terão mais conforto e segurança”, avaliou o gestor.

Thalita Bezerra Ascom Sobradinho
publicado em 17 de Maio / 2011 às 20:30

Bomfim assina convênio com Estado para beneficiar catadores de resíduos sólidos

O município de Senhor do Bomfim, na região do Piemonte da Diamantina, assinou convênio com o Governo do Estado, visando a inclusão social e dignificação das condições de trabalho dos catadores de resíduos sólidos, que atuam na rua e no lixão da cidade. O acordo foi firmado, na manhã desta terça-feira (dia 17), pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, pelo superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, e pelo prefeito Paulo Batista Machado.
 

“Esta é uma ação conjugada de geração de emprego e renda, que vai propiciar o fomento e a criação de estruturação para uma cooperativa de classe e a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade. Neste convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Senhor do Bomfim, serão aplicados recursos superiores a R$ 124 mil reais, beneficiando um total de 110 catadores de resíduos sólidos”, destacou o secretário.

Para o secretário Nilton, é importante a mobilização da sociedade local na implantação da coleta seletiva do lixo. “Os recursos deste acordo, explica, serão utilizados, também, na aquisição de prensas, balanças e outros itens importantes na limpeza urbana, devendo, por extensão, criar melhores condições de trabalho para os catadores de resíduos sólidos em suas atividades diárias”.

O prefeito Paulo Batista Machado valorizou o esforço do Governo do Estado em liberar os recursos e disse estar satisfeito “em trabalhar na inclusão social das famílias que vivem unicamente da coleta de resíduos sólidos”. O superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, frisou que “esta ação governamental vai fortalecer o cooperativismo entre as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem na melhoria do meio ambiente”. 

Ascom Sertre
publicado em 17 de Maio / 2011 às 19:40

Tribunal de Justiça concede ganho de causa à Prefeitura de Petrolina sobre ação movida pelo Sindsemp

Na última sexta feira (13), o Tribunal de Justiça de Pernambuco reformou a decisão judicial sobre o processo de seleção dos novos dirigentes escolares da rede municipal de Petrolina e, com isso, manteve normalmente a eleição dos gestores, bem como o processo de nucleação implantado pelo município. O parecer favorável à Prefeitura Municipal de Petrolina foi do desembargador do tribunal de Justiça de Pernambuco, José Ivo de Paula. Segundo o prefeito Julio Lossio, o processo de nucleação trará, sem dúvida alguma, mais qualidade ao sistema educacional do município.

Élida Maria Secom PMP
publicado em 17 de Maio / 2011 às 19:10

72 BI REALIZA OPERAÇÃO RIBEIRINHA NO RIO SÃO FRANCISCO

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado realizará, no dia 29 de maio, a partir das 10h, na Orla de Petrolina, uma Operação Ribeirinha utilizando lanchas fluviais, também conhecidas como “VOADEIRAS”, que são ideais para ataques surpresas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e nas operações de defesa externa.

Segundo o Tenente Coronel Helvétius Marques “Operação Ribeirinha desenvolve-se em uma área ribeirinha, compreendendo hidrovia fluvial ou lacustre e terreno, caracterizada por linhas de comunicações terrestres limitadas e pela existência de extensa superfície hídrica ou rede de hidrovias interiores, que servem como vias de penetração estratégica ou rotas essenciais ou principais para o transporte de superfície. A missão do 72º B I Mtz nas operações ribeirinhas é obter ou manter o controle territorial de uma área ribeirinha, pela destruição da forças inimigas ou pela restrição ou destruição de suas atividades”.

A demonstração faz parte das comemorações do Dia da Infantaria. Entre as operações ribeirinhas famosas estão:

· Os franceses contra o Vietminh (1946-1954) na Indochina, no Delta do Mekong e em Tonkin, no delta formado pelos rios Vermelho, Negro e Claro.

· Os americanos contra o Vietcong (1964-1973), no Vietnam do Sul, no Delta do Mekong.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 18:40

POLICIAIS CIVIS DA DRFR PRENDEM TRAFICANTE EM PINHÕES, ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Durante investigações de roubo de motores na zona rural de Juazeiro, investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos sob o comando do delegado Nélio Ferreira prenderam em flagrante o traficante Marcelo Ferreira de Santana, 50 anos, natural de uauá, o qual tinha em sua posse cerca de 71 (setenta e um) dolões de maconha pronto para ser comercializado na região de Pinhões, que fica a cerca de 70 km do centro urbano.    

A prisão de Marcelo Ferreira ocorreu por volta das 12 horas desta terça feira, 17, e em seu poder os policiais encontraram uma arma de fogo de fabricação caseira, além de R$ 119,00 (cento e dezenove reais) em espécie. Segundo o delegado Nélio, o traficante já tinha sido preso outras duas vezes por tráfico de drogas e também é suspeito de envolvimento com o furto de criações e motores na zona rural. 

publicado em 17 de Maio / 2011 às 18:00

HDM realiza palestra sobre captação de órgãos

A importância da doação de órgãos e o seu processo de captação e transplante em Petrolina foram tema de uma palestra realizada na manhã desta terça-feira (17) no auditório do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. A pediatra do HDM Lílian Gondim, que também é a coordenadora da central de transplantes da macro região de Petrolina, ministrou a palestra para o corpo técnico e estudantes do HDM.

Ela revelou que em Petrolina no ano de 2011 foi registrada apenas uma doação de múltiplos órgãos até agora e que em 2010 foram apenas três. “As doações tanto aqui como em quase todo o país são muito poucas. Só no estado de Pernambuco existe uma lista de espera de três mil pessoas. Os principais impedimentos para isso são as famílias que muitas vezes não querem doar, ou alguma patologia que o falecido tenha e que o impede de ser doador”, destacou Gondim.

A médica destacou ainda que quando há o interesse por parte da família em fazer a doação de órgãos de um parente, a central de captação da macro região entra em contato com a central em Recife que rapidamente envia uma equipe médica para efetuar a captação. “Os órgãos doados são levados à Recife e atenderão à lista de espera, que é uma lista única. A exceção são as doações de córneas. Essas ficam na região e são doadas a pacientes daqui”, explicou.

Durante a palestra, foi apresentada a campanha do Governo do Estado, “Diga sim para salvar vidas”, que vai de 16 a 20 de maio com o intuito de conscientizar a população de todo o estado para a importância da doação de órgãos.

Ascom HDM
publicado em 17 de Maio / 2011 às 17:30

Parque de Vaquejada Salomão Dantas será reinaugurado

Será reinaugurado sábado, dia 21 de maio, o Parque de Vaquejada Salomão Dantas, na fazenda Olho D’água, na localidade de Barra Grande, distrito de Itamotinga, rodovia Juazeiro a Curaçá. O parque foi totalmente reformado, transformado numa mega estrutura de 40.000 metros quadrados dispondo de palco, som, iluminação, banheiros masculinos e femininos, pista de dança, amplo estacionamento, restaurante, seguranças, policiamento, posto médico, além do bolão de vaquejada com a queda de boi com premiação de R$ 7.000,00 reais para os competidores amadores e profissionais.

Ao adquirir o ingresso para os shows de MANO WALTER, ZEZÃO E BANDA e FORRÓ DE BOA, o portador do passaporte estará participando de sorteio de um freezer lotado de cerveja. Acompanhe a programação:

Dia 21 ( sábado) ás 10 horas, início da vaquejada
Ás 15 horas, missa dos vaqueiros no parque Salomão Dantas
Ás 22 horas grande show com Forró de Boa,Zezão e Banda e logo após a participação de Mano Walter o fenômeno das vaquejadas.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 16:40

PREFEITURA DE JUAZEIRO CONTESTA VEREADORES E DIZ QUE TCM ACEITOU RECONSIDERAÇÃO DAS CONTAS DE 2009

Em nota enviada ai blog a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro contesta a informação dos vereadores Alex Tanuri e Leonardo Bandeira, argumentando que o TCM acatou o pedido de reconsideração das contas de 2009 do Prefeito Isaac Carvalho, levantando dúvidas sobre os processos licitatórios. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que o pedido de reconsideração das contas do exercício 2009, referente aos índices de aplicação de recursos na saúde e na educação, foi acatado pelo Tribunal de Contas do Município. Entretanto, o TCM levantou dúvidas sobre processos licitatórios. Como se trata de um fato novo, já está sendo feito o levantamento da documentação e tão logo seja aberto o direito, será solicitada nova revisão. Assim, será retificado o mal-entendido.

Ascom PMJ

publicado em 17 de Maio / 2011 às 16:10

Dia do Desafio movimenta Petrolina neste 25 de maio

Petrolina é um dos 11 municípios pernambucanos que participa neste dia 25 de maio do Dia do Desafio, uma competição entre cidadesque movimenta as comunidades do mundo inteiro incentivando a prática da atividade física em benefício da saúde e do bem-estar. O Dia do Desafio vai começar às 0h e terminar às 21h com uma grande mobilização, onde vale caminhar, correr, pedalar, malhar, além de jogos coletivos, como futebol, vôlei e basquete.

Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, os realizadores do evento, Sesc Petrolina e a Prefeitura Municipal de Petrolina já começaram os trabalhos de convocação geral, uma vez que ganha a cidade que conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva. A mobilização vale para todos, família, amigos e colegas de trabalho, que após a realização do exercício deve registrar a participação através do telefone 0800 321 1688.

De acordo com a coordenadora de esportes do Sesc Petrolina, Elis Regina uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0 hora às 21h, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. “Durante todo o dia, o Sesc estará com uma programação especial em vários pontos da cidade, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. Esta programação oficial pode ser acessada pelo site www.sescpe.com.brou na unidade do Sesc. Petrolina vai concorrer com cidade de Irapuato, que fica no México ”, adiantou Elis Regina.

Além de Petrolina, representam ainda o Estado de Pernambuco – que participa pelo quinto ano, as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique e São Lourenço da Mata. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais.

Clas Comunicação
publicado em 17 de Maio / 2011 às 15:39

TCM MANTÉM REJEIÇÃO DAS CONTAS DE ISAAC CARVALHO

Durante reunião do Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios na tarde desta terça-feira (17), os conselheiros seguiram o voto do relator Fernando Vita e confirmaram a rejeição das contas do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), cujo parecer já havia sinalizado nesse sentido em dezembro de 2010.

O pedido de reconsideração do prefeito foi julgado hoje e os conselheiros negaram por 7 votos a zero.

Para o prefeito não ficar inelegível nas eleições de 2012 restam duas alternativas: recorrer à justiça como fez o ex-prefeito Misael Aguilar com as contas rejeitas de 2006, ou se valer da Câmara Municipal que numa atitude política pode rejeitar o parecer do TCM e aprovar as contas integralmente, como também se registrou com a aprovação das contas do ex-prefeito, exercício de 2008, cujo parecer do TCM também opinava pela rejeição e anteriormente com as contas do ex-prefeito e atual deputado federal, Joseph Bandeira (PT).

A sessão do Pleno do TCM foi acompanhada pelos vereadores Alex Tanuri (PSDB) e Leonardo Bandeira (PT) que dia passado enviaram ofício pedindo que o Tribunal mantivesse a decisão anterior.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 15:10

OBRA VAI ACABAR COM O RACIONAMENTO EM CABROBÓ

As obras de melhoria do abastecimento de água da cidade de Cabrobó, no Sertão do Estado, terão o ritmo acelerado a partir da próxima semana. A garantia foi dada pelo Presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante visita do prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas, e do deputado Rodrigo Novaes, à sede da companhia, no Recife.  

Durante o encontro, Roberto Tavares garantiu ao prefeito que os serviços serão agilizados, pois os recursos junto ao BNDES estão assegurados. “O material para dar prosseguimento aos trabalhos já está na cidade e a construtora responsável pelas obras se comprometeu a mobilizar todo o pessoal para adiantar os trabalhos”, afirmou Tavares. As intervenções no município de Cabrobó estão inseridas no Programa para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas (Prored), que tem o objetivo de acabar com o racionamento de água em 66 municípios do interior. 

Segundo Roberto Tavares, a filosofia desse programa é regularizar a distribuição de água nessas cidades, sem rodízio, a partir de ações de melhoria na rede de distribuição (troca de tubulações antigas), instalação de hidrômetros e medidores de vazão e pressão, construção de reservatórios, entre outras ações de controle de perdas. “É um modelo novo implantado na Compesa. Queremos acabar com o racionamento sem investimentos no aumento da produção de água”, adiantou Tavares. 

Serão beneficiadas cerca de 21 mil pessoas em Cabrobó com as obras, que estão orçadas em R$ 2,7 milhões, recursos do BNDES, Governo do Estado e Compesa. O projeto inclui a construção de dois reservatórios (um com capacidade para 600m³ de água e outro para 300m³) e a implantação de 60 mil metros de rede distribuição, além da reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA). Também serão implantados e substituídos mais de três mil hidrômetros.

Moema Duarte Ascom
publicado em 17 de Maio / 2011 às 14:40

CÂMARA DE VEREADORES DEBATE SOBRE SERVIÇO DE MOTOTAXI EM JUAZEIRO

José Carlos Medeiros (PV) autor do requerimento que motivou a sessão especial desta terça-feira (17) na Câmara Municipal sobre os serviços de mototaxi em Juazeiro, considerou o encontro bastante salutar. “A lei que deve ser votada esta semana veio para melhorar o que já está ai. O serviço que é prestado, a Câmara Municipal tem obrigação de trabalhar para melhorar o que está posto. E também discutir o projeto oriundo do Executivo que regulamenta definitivamente o serviço em Juazeiro, modificando o projeto do ex-prefeito Misael e adequando à nova lei federal 2.009”, disse.

Os associados da Acapmmeb e os membros da Ascoop Motos compareceram em peso à sessão e também fizeram uso da tribuna para expor as suas reivindicações. “Essa conquista que espero seja concretizada com a votação do projeto oriundo do Executivo, não é de Mitonho Vargas, é de cada um dos senhores que tiveram coragem de ocupar os espaços da ponte, na delegacia, no batalhão de polícia e nas ruas de Juazeiro”, declarou o vereador e presidente da Acapmmeb, Mitonho Vargas (PT).

Milton Barbosa, presidente da associação dos mototaxistas de Petrolina, prestigiou a sessão e convocou os colegas para que a luta da categoria fosse ampliada em todos os sentidos, inclusive, de forma conjunta Juazeiro e Petrolina.

Segundo o presidente da Casa Aprígio Duarte professor Nilson Barbosa, o projeto que regulamenta o serviço de mototaxi em Juazeiro já tinha sido enviado à Câmara pelo Executivo há algum tempo. “Atendendo um pedido dos vereadores Mitonho Vargas e José Carlos Medeiros nós fizemos retornar o projeto ao prefeito que procedeu as modificações necessárias e assim o projeto retomou o seu trâmite normal. Já enviamos cópias aos edis para que apreciem o novo texto e assim que as comissões se manifestarem, nós vamos colocar o projeto em votação”.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 14:00

Controle de pragas em videira é tema de evento em Petrolina

Nesta quarta-feira, dia 18, a Embrapa Semiárido e a Câmara da Fruticultura de Petrolina realizam evento sobre o Manejo Integrado de Pragas da Videira no Vale do São Francisco. O objetivo é divulgar e debater com técnicos e produtores os principais resultados de pesquisas desenvolvidas nas instituições envolvidas com a viticultura da região.

Há trabalhos bem consistentes e de grande impacto no controle de pragas, não apenas nas condições experimentais dos centros de estudos e de laboratórios, revela o engenheiro agrônomo José Eudes de Morais Oliveira, responsável pela coordenação do evento.

Testes conduzidos em meio real, nas áreas de produção, sem apelo às tradicionais medidas de uso intensivo de agrotóxicos, obtiveram reduções tão impressionantes da quantidade de algumas pragas que terminam por, praticamente, não causar danos econômicos, diz. Saiba mais…

Ascom Embrapa Semi-Árido
publicado em 17 de Maio / 2011 às 13:30

O SOM DA PRAÇA ALSUS SANGALO NÃO É O SOM DO COUNTRY CLUB

Mais uma vez os moradores do bairro Country Clube são vítimas dos abusos do som alto de veículos na alta madrugada, na Praça Alsus Sangalo.

A praça é pública e de inteira responsabilidade da Prefeitura de Juazeiro. Quanto à perturbação violenta do silêncio, é a polícia que deve agir.

Acreditamos que enquanto as autoridades responsáveis pela paz e bem estar dos cidadãos de Juazeiro não agirem com punições cabíveis e severas, os perturbadores e agressores da paz dos outros nas madrugadas e manhãs continuarão fazendo todos nós de palhaços. A polícia chega, eles desligam o som, a polícia se afasta eles “arregaçam” e quando tentamos dialogar somos imediatamente repelidos: “A Praça não é do São Francisco Country Clube”.

O Country realiza semanalmente diversos eventos para manter-se vivo e ativo, os mesmos são realizados na ilha e no salão superior do clube; em mais de 45 anos de existência, não se registrou nenhuma reclamação, no entanto ao final de cada evento, alguns proprietários de veículos ligam em altíssimo volume “o som” muitas vezes de questionável conteúdo e, no nosso entender de “hediondo mau gosto”, empobrecendo ainda mais a nossa moribunda cultura musical, infernizando, tirando o sossego de quem prefere dormir.

Solidários aos moradores do Country Clube e principalmente aos que moram próximos da Praça Alsus Sangalo, exigimos das autoridades competentes de Juazeiro uma imediata atitude.

CARLOS MAURÍCIO DIAS CORDEIRO - PRESIDENTE DO COUNTRY CLUB DE JUAZEIRO

publicado em 17 de Maio / 2011 às 12:40

Bahia perde para Pernambuco a 1ª Usina Nuclear do Nordeste

Somente uma reviravolta política poderá tirar de Pernambuco o direito de ter implantada e operando em seu território uma das usinas que o Governo Federal projeta para o Nordeste. A estatal Eletronuclear, após muitos estudos, optou pela localidade de Itacuruba, dentro do chamado Sítio Belém do São Francisco, situada às margens do Lago de Itaparica, na divisa do estado da Bahia. A presidente Dilma Rousseff já recebeu os estudos do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão e deverá anunciar oficialmente a escolha feita por bases técnicas. A segunda usina poderá ser construída nas proximidades, porém em território baiano, para agradar ao governador Jaques Wagner, que é do seu Partido, o PT.

Distante 481 km de Recife, apresenta as condições mais favoráveis entre as muitas postulantes situadas na Bahia, Alagoas e Sergipe, com abundância de água, solo estável e bem próxima das linhas de transmissão de energia da CHESF. Em Itacuruba, no alto sertão pernambucano, residem apenas 4.500 pessoas e deverá, se aprovada, receber um contingente trabalhador com mais de 2.500 pessoas, mantendo 600 quando em plena operação.

Graças à sua baixa densidade populacional atendeu ao quesito “segurança”, dispondo de uma área com 8 km² que deverá ser desapropriada. Para a construção da 4ª usina nuclear brasileira o orçamento estimado é de R$ 10 bilhões durante os próximos 8 anos, pois o início da construção é previsto para 2015 e entrará em operação em 2019. O complexo da Central do Nordeste será integrado por 6 usinas que terá a capacidade de gerar 6.60 MW e uma vida útil de 60 anos e a Eletronuclear estima um lucro anual em torno de R$ 30 milhões, baseando-se no retorno financeiro do empreendimento num prazo de 16 anos.

Coordenado pelo Escritório Regional da empresa em Recife, chefiado por Carlos Alberto Marins, os estudos para selecionar os locais entre os quatros Estados recebeu o apoio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), atendendo princípios estabelecidos em normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Agência Internacional de Energia Atômica, com orientações técnicas do Electric Power Research Institute (USA).

Bahia Negócios
publicado em 17 de Maio / 2011 às 12:10

Juazeirenses serão homenageados em São Paulo

Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) e também o 25º aniversário Fundação SOS Mata Atlântica, uma das mais importântes entidades ecológicas do país, diversas personalidades do país serão homengeadas por conta da sua atuação em defesa do meio ambiente no Brasil. Entre os agraciados pela Fundação estão  dois Juazeirenses, os ex-deputados federais Edson Duarte e Jorge Khoury que no Congresso Nacional tiveram papel destacado na causa. Jorge Khoury foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Edson Duarte líder do Partido Verde e relator do Projeto que instituiu a Política Nacional de Proteção da Mata Atlântica. Os dois políticos estão entre os de maior número de propostas apresentadas e relatados sobre meio ambiente.

O evento, que contará com a presença de ambientalistas de todo país, personalidades e políticos, acontecerá nesta quinta, 19, no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e contará ainda com a sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica. Haverá programação especial, com diversas atrações e atividades gratuitas no próprio Parque, com patrocínio do Bradesco e da Natura.

Aberto ao público, o Viva a Mata tem como objetivo promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, considerado como um dos mais ricos em biodiversidade e um dos mais ameaçados no mundo, hoje apenas com 7% da mata original.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 11:40

CAETITÉ: SENADOR WALTER PINHEIRO SOLICITA DESLOCAMENTO DE TÉCNICOS DO IBAMA PARA VERIFICAR CARGA DE CONCENTRADO DE URÂNIO

Em pronunciamento no Congresso, o senador Walter Pinheiro (PT/BA) informou que solicitou ao IBAMA, como cautela, o deslocamento de técnicos para a região de Guanambi e Caetité para verificar a carga, interceptada pela população local, que iria para a unidade de beneficiamento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil – INB. “É preciso que eliminemos toda e qualquer possibilidade de risco à população tanto da cidade de Guanambi quanto da cidade de Caetité”, disse o parlamentar.

Pinheiro disse que pediu celeridade no processo de identificação e na destinação correta da carga que se encontra no pátio do batalhão de Polícia Militar de Guanambi. “Se ela é perigosa para estar no pátio da empresa que manipula urânio, imagine no pátio de um batalhão da PM de Guanambi?”, questionou o senador, lembrando de tranqüilizar a população, que conviveu recentemente com a suspeita de contaminação da água da região. Com o intuito de afastar hipóteses sobre risco ou ameaça à saúde humana, o senador revelou ainda ter conversado com o governador da Bahia em exercício, Otto Alencar, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e com o presidente da INB, Alfredo Tranjan.

Vigília - Pelo menos duas mil pessoas se reuniram em vigília para impedir o recebimento da carga transportada para Caetité, a 757 km de Salvador. A mobilização começou por volta das 17h de domingo (15) e durou até às 2h desta segunda-feira (16). De acordo com a INB, as carretas estão transportando 90 toneladas de concentrado de urânio, de propriedade da Marinha brasileira, o mesmo material que é produzido na mina, com objetivo de criar um novo reservatório e retomar a capacidade de produção máxima. Em 2010, a unidade de mineração não atingiu as 400 toneladas da meta anual, chegando apenas a 180 toneladas.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 11:00

FACAPE promove XXI Feira de Marketing nesta quarta-feira

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE realiza nesta quarta-feira, dia 18, a XXI edição da Feira Marketing, evento promovido pelos cursos de Administração, Secretariado Executivo, Comércio Exterior e Turismo a fim de propiciar oportunidades de negócios para a Região do Vale do São Francisco e aproximar investidores e consumidores á criação de novos produtos e serviços.

Consolidada no calendário de eventos acadêmicos da Faculdade, a Feira de Marketing tem como objetivo simular o mercado aproximando-o da realidade para compreensão de conceitos como empreendedorismo, estimativa de produção, venda, comercialização e custo-benefício.

Nesta edição dezoito projetos inovadores e viáveis foram idealizados pelos estudantes e serão apresentados em estandes temáticos. Esses projetos são produtos inéditos ou aperfeiçoados e serão lançados no cenário real podendo ser seqüenciados para comercialização. O evento acontecerá no estacionamento da FACAPE á partir das 19h e contará ainda com apresentações de shows musicais.

Louise Farias Ascom Facape
publicado em 17 de Maio / 2011 às 10:30

LEONARDO BANDEIRA COMEMORA DECISÃO DO PT DE JUAZEIRO VISANDO 2012

O vereador Leonardo Bandeira (PT) considerou extremamente proveitoso o encontro que o Partido dos Trabalhadores realizou domingo passado (15), no auditório da Câmara Municipal congregando militantes dos diversos municípios do Norte do Estado.

“Foi proveitoso porque iniciamos hoje um ciclo de debates não só pensando nas eleições de 2012, mas o trabalho que o partido vem realizando em toda região. Estamos felizes porque sabemos que o PT tem muito a contribuir com o município, com a Bahia e o Brasil, e mais feliz ainda pela decisão de todos os membros presentes de que o partido vai ter candidatura próxima em Juazeiro no próximo ano. Acredito também que o PT em nível estadual deverá homologar esta decisão do PT local”, argumentou Leonardo.

Mais cautelosa Josimeire Pinheiro, que preside o partido em Juazeiro, avaliou positivamente o encontro regional ressaltando que a discussão interna, momentaneamente deve ficar apenas no âmbito partidário. Na sua concepção, somente após o encontro do dia 21 em Salvador, o diretório municipal tornará público o que foi decidido em Juazeiro, embora o deputado federal Joseph Bandeira e o vereador Leonardo Bandeira, já tenham comentado o resultado da reunião petista.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 09:40

PROJETO MÚSICA SOLIDÁRIA

Vem acontecendo com freqüência na ilha do Country Clube em Juazeiro o projeto Música Solidária. Desta vez, o evento ocorrerá em solidariedade ao Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz que desenvolve um respeitado e aplaudido trabalho social e cultural em nossa terra.

O evento será domingo, dia 22 de maio, a partir das 12 horas na ilha do Country. Ingressos R$10,00.

Artistas convidados: Neto E Mundinho, Nilton Freitas, Wellington Miranda, Maurício Dias, Joyce, Uberlan Miranda, Waltinho, Manassés, Charles Eluran, Julhão, Targino Gondim, Flávio Baião, Raimundinho do Acordeon e João Sereno.

Foto: Saulo de Tarso
publicado em 17 de Maio / 2011 às 09:10

Ranilson Ramos recebe empresários e fala sobre implantação de agroindústria no Bebedouro

 
O Governo de Pernambuco preocupado com o incentivo à agricultura familiar está montando uma proposta através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária , para desenvolver novas culturas e fortalecer o desenvolvimento nos perímetros irrigados começando pelo Projeto Bebedouro ,o pioneiro no Vale do São Francisco. Nesta segunda-feira (16/05) o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco Ranilson Ramos, recebeu em sua casa o Diretor Financeiro do Grupo Valduga Loemir Deparis; Juvino Nolasco Dono da Empresa Enoturismo Brasil , ex-prefeito de Lagoa Grande Jorge Garziera, Suemi Koshiyama Diretor Presidente da Special Fruit, Nivaldo Carvalho da Assitur .
 
O empresário Suemi da Special Fruit , sugere inclusive a plantação da romã por se tratar de uma fruta oxidante que faz bem para a saúde humana e é bastante produtiva. "A romã para a indústria não precisa de beleza externa, o conteúdo que tem dentro é o mais importante para a transformação em suco, além de garantir uma renda fixa ", garantiu o empresário que há 28 anos está radicado no Vale do São Francisco.
 
Ranilson Ramos disse que o Projeto Bebedouro pode voltar a ser referencial para a América Latina, por isso está buscando um investimento de aproximadamente R$ 10.000 (dez milhões de reais) e a parceria do Grupo Valduga e de Suemi através da Special fruit, para implantar uma agroindústria. A comitiva fez uma visita a Embrapa/Cpatsa para conhecimento das tecnologias desenvolvidas onde brindaram com "Isabel Precoce " um suco de uva natural integral - em fase experimental- oferecido por Natoniel Franklin de Melo Chefe da Empresa. Em seguida visitaram a Enoteca no Distrito de Vermelhos e a Fazenda Garziera que produz vinhos finos.
Com informações de Josélia Maria Ascom
publicado em 17 de Maio / 2011 às 08:40

JOSÉ CARLOS MEDEIROS DENUNCIA O CAOS DA AVENIDA SÃO JOÃO

O vereador José Carlos Medeiros (PV) retomou a sua peregrinação pelos bairros de Juazeiro. Desta vez ele esteve na avenida São João, que corta os bairros de Piranga e Jardim Flórida. Diz Medeiros após a visita: “Foi bastante alardeado pelo Prefeito de Juazeiro o serviço de tapa–buracos que estaria sendo realizado nas vias públicas da nossa cidade; porém, até o momento na Avenida São João só chegou mesmo as notícias do foguetório e da propaganda governamental”.

“Quem transita por esta importante avenida, responsável pela interligação de diversos bairros e por parte do transito da nossa cidade, verá que o tal “projeto tapa buraco” do Prefeito continua no campo virtual e publicitário. As crateras, o descaso, o abandono e o caos continuam lá; infernizando a vida dos transeuntes, motoristas, motoqueiros, moradores e principalmente os comerciantes, que vêem suas vendas se transformarem em pó, devido ao êxodo da sua clientela”, prossegue o parlamentar da oposição.

“A incompetência adiministrativa do atual Prefeito, vem gerando sucessivos prejuizos aos comerciantes da avenida são joão” - relatam diversos comerciantes da referida área ouvidos pelo vereador. “Pagamos nossos impostos e merecemos respeito”, completam.

“A verdade é que se andarmos pelos quatro cantos da cidade, veremos uma Juazeiro semidestruída e abandonada pela atual administração municipal. Enviamos ao Prefeito no ultimo dia 06 de maio de 2011, um abaixo assinado contento 404 assinaturas de moradores, comerciantes e clientes, solicitando urgência na recuperação asfáltica da Avenida São João e esperamos resposta em forma de trabalho o mais rápido possível”, concluiu o vereador.

publicado em 17 de Maio / 2011 às 08:10

76ª CIPM REALIZA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO

Marcando as comemorações pela passagem de seu primeiro aniversário, a 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, situada no bairro Country Club, realizou sexta-feira (13), uma solenidade militar que contou com diversas autoridades, além de membros do Conselho de Segurança da área de abrangência da CIPM. No evento, apresentação da Banda de Música do 3º Batalhão de Juazeiro, desfile da tropa composta pela Guarda de Honra, formada por policiais da própria Companhia e pelotão especial constituído pela CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional).

A solenidade contou com a presença do Comandante de Policiamento da Região Norte, Coronel PM Everaldo Mendes da Silva, e o Coronel Elimar Lopes de Almeida, Comandante de Policiamento do Sertão II (PMPE). Ainda estiveram presentes o Comandante do 3º BPM/J, Ten Cel PM Gilson Santiago Messias; o Comandante da 74ª CIPM, Maj PM Sidney Carvalho de Lima e representantes da Companhia de Polícia Rodoviária da PMBA, da PMPE, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Juazeiro, além de várias autoridades civis e empresários da região.

O Major PM José Anselmo Moreira Bispo, fez uso da palavra e contou a história da Companhia desde a época em que foi empossado como comandante, em 30/04/2010. Falou dos pontos positivos que esse desmembramento pode trazer à sociedade e que essa nova formação de polícia comunitária, dividida em quatro CIPM para a cidade, somará bons resultados à população de forma geral.

Logo após, os membros do Conselho de Segurança da área da 76ª CIPM foram apresentados à comunidade presente e cumprimentadas pelo Cel PM Everaldo Mendes. Ao final do evento, ao som da Banda de Música do 3ª BPM/Juazeiro, a tropa desfilou para todos os presentes.

Com informações do Major PM Sidney Carvalho Comandante da 74ª CIPM
publicado em 17 de Maio / 2011 às 07:40

Isaac Carvalho visita obras no Distrito de Itamotinga

No último sábado (14), o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, seguiu para o interior de Itamotinga com o objetivo de acompanhar as obras da pavimentação asfáltica do acesso ao Distrito, visitar escolas e postos de saúde e outras demandas. 

Acompanhado dos secretários Flávio Luiz (Seges), Célia Regina (Sedur), Ubiratan Pedrosa (Sesau), Plínio Amorim Neto (Seduc) e Paulo Bonfim (Sesp), o prefeito visitou os povoados de Periquito, Pontal, Guanhães, NH2, Itaparica e a sede do Distrito de Itamotinga. 

“O nosso objetivo é trazer os secretários para que conheçam de perto os problemas do município. Nós já fizemos muito pelo interior, como recuperação de mais de 500 km de estradas vicinais, a conquista da máquina patrol para dar manutenção às estradas, reformas e ampliação de escolas e postos de saúde, dentre outras ações já realizadas. Queremos fazer muito mais, pois a gente sabe que há muitos anos Juazeiro sofre com a falta de serviços públicos e agora estamos tentando melhorar a vida das pessoas da sede e do interior da cidade”, declarou Isaac Carvalho, Prefeito de Juazeiro.

Ascom PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.