Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 18 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Maio / 2011 às 14:00

Dupla sertaneja em sintonia nos palcos e nos crimes

Os irmãos Altemir e Altair Barreiros, que formam a dupla sertaneja Dudu Di Valência e Rodrigo, foram presos nesta terça-feira (10), suspeitos de furto. Segundo a polícia, eles escolhiam os alvos pela internet e furtaram ao menos 25 joalherias em todo o país. Em um dos casos, acabaram filmados por câmeras de segurança. A foto de um dos criminosos foi distribuída pela polícia no interior de São Paulo e, no município de Ibitinga, os funcionários de uma loja de joias alertaram o dono, que ligou para a polícia. Apesar de ainda pouco conhecida do grande público, a dupla já tinha gravado CDs e DVDs e fazia shows pelo Brasil. Informações do portal G1.

publicado em 12 de Maio / 2011 às 13:30

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores recebe Comissão de Jovens

Na tarde desta quarta-feira (11/05), o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, professor Nilson Barbosa (PTB), recebeu em reunião no seu gabinete representantes da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude - Marcos Vinicius, José Manoel e Stallone Araújo. A reunião foi requerida pelos jovens, dentre os diversos assuntos abordados, entre os quais a questão da participação política da juventude, a criação do Conselho Municipal da Juventude e o Plano Municipal de Juventude. 

O Plano Municipal de Juventude, objetiva ser um instrumento de referência para que o município e a sociedade tenham um guia em matéria de políticas públicas de juventude, buscando articular de forma participativa. O Presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Barbosa, se comprometeu em discutir no plenário uma audiência pública para debater questões relacionadas à juventude entre elas o plano municipal. Outra reivindicação dos jovens foi à criação de uma comissão parlamentar com trabalhos voltados a juventude. No próximo dia 20/05 (sexta-feira) será realizada a assembléia da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Juventude.

Por Stallone Araújo
publicado em 12 de Maio / 2011 às 12:40

Julio Lossio assinará contrato para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura

O prefeito Julio Lossio embarca para Brasília na próxima semana, acompanhado da gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes. No dia 19 de maio, o gestor vai assinar o contrato para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada no bairro Rio Corrente, com R$ 1,9 milhão de recursos dos Ministérios da Cultura e Esportes, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – PAC 2. A praça de 3 mil m² será equipada com um cine (60 lugares), telecentro, biblioteca, salas multiuso e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, pistas de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

“Sempre foi um sonho da nossa gestão ter um equipamento de grande porte no Rio Corrente, para atender não só a comunidade do bairro, mas o seu entorno também. Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para a população de Petrolina”, afirmou o prefeito Julio Lossio, salientando que apenas 19 municípios pernambucanos foram contemplados com as praças do Programa. De acordo com a gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, a Prefeitura de Petrolina se adiantou e entregou, antecipadamente, a topografia da área onde será construída a praça. “Nós já entregamos toda a documentação necessária. Agora, aguardamos apenas a assinatura do contrato e a liberação do projeto técnico, desenvolvido pelo Governo Federal, para iniciar as obras que devem começar até o final de julho”, explicou.

Eneida Trindade Secom PMP
publicado em 12 de Maio / 2011 às 12:10

1° FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA ACONTECE NESTA SEXTA EM JUAZEIRO

O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) da 76º CIPM confirmou para esta sexta-feira (13), o 1° Fórum de Segurança Pública de Juazeiro. Segundo o órgão, o objetivo do Fórum é contribuir para a melhoria da segurança pública da cidade.

O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, a partir das 8h, e é aberto ao público que deverá debater conjuntamente com os organismos de segurança pública os melhores caminhos em busca da ordem social em Juazeiro.

publicado em 12 de Maio / 2011 às 11:40

Câmara de Juazeiro realiza Audiência Pública sobre o serviço de mototaxi

O serviço de mototaxi é uma realidade consolidada na cidade de Juazeiro. Por esse motivo, será pauta de uma audiência pública na Casa Aprígio Duarte. No encontro, que será realizado na próxima terça-feira (17), no auditório da Câmara, os vereadores, atentos aos problemas da cidade, vão debater os preços cobrados, a qualidade e a segurança do serviço, a organização do segmento e a sua fiscalização.

A solicitação para a realização da audiência foi proposta pelo vereador José Carlos Medeiros (PV). Para o parlamentar, o debate sobre do mototaxi é fundamental para aprimorar a qualidade o serviço. “Solicitei a Mesa diretora da Casa a realização dessa audiência pública, pois a nossa população merece discutir as condições do mototaxis e, juntos, apontar as deficiência para concertá-las e aprimorar os acertos”, diz.

Ascom CMJ
publicado em 12 de Maio / 2011 às 11:00

SERVIDORES DO CAMPUS III DA UNEB PARALISAM ATIVIDADES

Os servidores técnicos da Uneb reunidos em assembléia nos dias 02 e 05 deste mês e de posse de documentos enviados pelos representantes dos Departamentos/interior deliberaram por uma paralisação dias 11 e 12/05 (quarta e quinta) junto aos profissionais daUEFS, em advertência ao Governo Wagner pelo descaso com a Educação Superior, contra o autoritarismo, quebra de autonomia e não abertura de negociação junto à categoria. Os manifestantes alegam que o movimento é em prol de melhores condições de trabalho, salários mais dignos, contra o Decreto 12.583/11 e Portaria 01/2011 que limitam a autonomia Universitária. 

Foi deliberada em assembléia a formação de uma Comissão de Mobilização interna e externa com a finalidade de buscar juntos a Reitoria da UNEB e Governador da Bahia, todos os pontos pertinentes da categoria. Com isso serão intensificadas as mobilizações com indicativo de greve demonstrando às autoridades a disposição para um enfrentamento. A demanda não atendida pelo governo perpassa também pelo pagamento dos processos da URV, URP, ABONO SALARIAL, INSALUBRIDADE, REGULAMENTAÇÃO DA LEI 11.375, ENQUADRAMENTO DOS SERVIDORES DO NIVEL DE APOIO E PLANSERV NO INTERIOR. No Campus III, os servidores estão realizando assembléias para discutir e avaliar o movimento grevista, unindo forças em prol de melhores condições para as universidades.

publicado em 12 de Maio / 2011 às 10:30

ESPAÇO DO LEITOR: CARTA ABERTA PARA O DESPERTAR DOS JUAZEIRENSES

A cidade de Juazeiro como muitos já disseram em seu blog, definha há muito tempo. Acredito que os habitantes da cidade já se acostumaram com a sujeira e o descaso e o abandono das ruas, praças, calçadas, inexistência de policiamento em particular do trânsito caótico, inanição dos empresários, políticos e organizações sociais e outras como, maçonaria, Lions e Rotary (nem sei se existem ou atuam na região).

Onde se encaixa o Ministério Público para investigar obras escusas, inobservância dos mínimos princípios técnicos e legalidade, em acinte e desrespeito ao interesse público! Uma orla degradada e bares “inferninho” na orla, a área central da cidade com rejeitos domésticos, ruas em que circulam veículos, pessoas, carroças, bicicletas, e m todos os sentidos sem qualquer ordenamento, ruas que deveriam ser fechadas em calçadão.

Os serviços de saúde, educação, lazer e urbanismo são precários e estão em inferioridade a cidades de menor porte da região, como Conceição de Coité, Valente, Senhor do Bomfim, Jacobina, sem falar de Paulo Afonso (Petrolina não deve nem ser mencionada, que é como comparar México e USA ou Bélgica e Índia).

Penso que os de classe média e os comerciantes e empreendedores locais deveriam se organizar para começar a mudar o estado geral do município no sentido manter um mínimo de “habitabilidade”, pois os “ricos” e “mais qualificados” de Juazeiro, estão investindo o que há de melhor em Petrolina.

Juazeiro que tem uma parcela preponderante de indivíduos da classe pobre, está perdendo maioria de habitantes da classe média e rica para vizinha mais organizada, com mais equipamentos urbanos, descapitalizando o município de cérebros e investidores.

Cada vez mais quem tem negócios e investimentos em Juazeiro tendem a abandonar a cidade e futuramente tronar Juazeiro um vazio econômico, com receio de perdas financeiras e econômicas. Enquanto um imóvel valoriza 5/10% ao ano em Juazeiro, imóvel no mesmo padrão valoriza 30/40% em Petrolina.

Acho que os problemas de Juazeiro são muitos e vem de longo prazo, mais empecilhos passam a ser um desafio e devem ser encarados com vontade política, responsabilidade, espírito público e ação coordenada, a curto médio e longo prazo.

Deve ser iniciado um plano diretor urgentemente, e uma ação de educação de longo prazo que ultrapasse agenda municipal de muitos governos para mudar a mentalidade e instrumentar a população em geral para uma mudança estrutural. Para isso, deve-se abrir novos espaços de qualificação profissional, visão critica e criação de novas esferas de poder.

Preparemos Juazeiro para 2030, 2040 e 2050, para que ela permaneça viva, irmanando seu desenvolvimento, com particularidades próprias, como a próspera Petrolina.

Petronio Campos de Oliveira

publicado em 12 de Maio / 2011 às 10:00

Jaguarari: Câmara rejeita contas e ex-prefeitos ficam inelegíveis

A Câmara Municipal de Jaguarari rejeitou as contas dos ex-prefeitos da cidade, Edson Almeida (PSDB) e Alberto Sá (PMDB). Almeida foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Sá assumiu o cargo. A votação terminou empatada, com quatro votos favoráveis e quatro contra, e houve ainda uma abstenção, do presidente da Casa legislativa, Lourival da Barrinha. Eram necessários seis votos para rever a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com a decisão, os dois políticos ficam impedidos de disputar a próxima eleição e o TCM fica autorizado a aplicar as sanções previstas.

Política Livre
publicado em 12 de Maio / 2011 às 09:40

DIREÇÃO DA UPE CONDENA ATO CONTRA A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO EM PETROLINA

Em resposta a matéria postada no blog no último domingo, dia 08, (ATO CONTRA A FALTA DE ENERGIA NA UPE-PETROLINA), a direção da UPE em Petrolina enviou a seguinte nota de esclarecimento:

À Comunidade Acadêmica

Ciente do compromisso e responsabilidade com a gestão de uma Instituição Pública que é patrimônio da sociedade do Vale do São Francisco, criada em 1968 pela vontade política e luta de pessoas que vislumbraram o futuro promissor da região, a UPE Campus Petrolina presta relevantes serviços educacionais aos cidadãos que nela confiam para aquisição de informações e produção de conhecimento, contribuindo para sua formação política, científica e humanitária.

Em seus 42 anos de existência, a UPE Campus Petrolina cresceu em quantidade e qualidade de seus componentes:

  • Contamos com 125 docentes, 33 servidores administrativos e cerca 5.200 alunos;
  • Oferecemos 10 cursos de nível superior - Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) Ciências Biológicas, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Enfermagem,Nutrição e Fisioterapia.
  • Oferecemos nível Fundamental e Médio através da Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira com 1.118 alunos e 53 professores.

A UPE Campus Petrolina cresce em quantidade e qualidade:

  • Todo o prédio antigo está sendo requalificado com a substituição de sua cobertura, forro e rede elétrica com implantação de pontos de internet.
  • Construção de uma subestação com aumento da capacidade energética de 200 para 800 KWA (aguardamos sua conclusão e ligação pela CELPE).
  • Construção de 02 novos prédios de 03 andares com 48 salas de aula climatizadas.
  • Cursos de EAD, PARFOR, PREVUPE e PROGRAPE.
  • Aumento do número de professores mestres e doutores.

Com o aumento do número de salas e de equipamentos como data show, computadores, aparelhos de ar condicionado, ventiladores, laboratório de Informática, Anatomia e Fisioterapia, o consumo de energia aumentou, o que ocasionou apagões durante alguns dias, principalmente, no horário da tarde. Mas a comunidade acadêmica estava ciente de que passaríamos por alguns transtornos para que em um futuro próximo tenhamos melhores condições de trabalho. 

Assim, reconhecemos e apoiamos os movimentos estudantis com suas reivindicações legítimas, justas e verdadeiras. Mas, de maneira consciente, tranquila, veementemente condenamos o oportunismo de poucos que usam de espaços democráticos, inclusive na mídia, para espalharem inverdades tentando denegrir o bom conceito desta Unidade de Educação e Saúde. 

A Direção e equipe Gestora da UPE Campus Petrolina reitera seu compromisso em defesa do nosso patrimônio construído com o trabalho incansável de professores, funcionários, alunos e cidadãos críticos e responsáveis da sociedade petrolinense.

Maria do Socorro Ribeiro Nunes - Diretora da UPE Campus Petrolina

publicado em 12 de Maio / 2011 às 09:10

IF Sertão-PE promove Mesa Redonda sobre 108 anos de Ouricuri

O campus Ouricuri do IF SERTÃO-PE realiza nesta quinta-feira, 12 de maio, Mesa Redonda tematizando os 108 anos do município de Ouricuri. O evento acontece a partir das 10 horas e tem como debatedores o professor de história do campus Fábio Porto e o secretário de Cultura do Município Léssio Santos. O professor de Sociologia do campus Azamor Coelho Guedes será o mediador.

O debate será voltado para alunos, professores do Instituto e das escolas do município, além de ter como público-alvo a sociedade civil organizada da região. Participam também o diretor geral da Instituição, professor Adalberto Pinheiro, e a diretora de ensino, Maria das Neves de Almeida. Além da Mesa Redonda, o professor de música, também do campus Ouricuri, Eric Barreto, e o músico local Elmo Oliveira farão apresentações. O aniversário do Município de Ouricuri acontece no sábado, dia 14 de maio e o campus do IF Sertão-PE participa das festividades em diversos eventos.

publicado em 12 de Maio / 2011 às 08:40

Mineração Caraíba inaugura Programa de Incentivo ao Esporte em Pinhões e Poço de Fora

Com a presença de pessoas da comunidade, professores, lideranças políticas e representantes da Empresa, a Mineração Caraíba, em parceria com o SESI, realizou na último terça-feira (10), nos distritos de Poço de Fora, município de Curaçá, e Pinhões, pertencente ao município de Juazeiro, o evento de inauguração dos PIES - Programa de Incentivo ao Esporte de Surubim. 

O PIES é um programa da Mineração Caraíba S/A que, em parceria com o SESI, através do Projeto Atletas de Futuro (PAF), busca formar cidadãos através das práticas de esportes. São aproximadamente 130 crianças beneficiadas nas duas novas unidades (Pinhões e Poço de Fora), com idades entre 6 e 17 anos, que desfrutarão de assistência esportiva integral, materiais de apoio e corpo técnico composto por profissionais formados em Educação Física e pedagogia que darão todo acompanhamento físico e pedagógico dos alunos. Dentre as modalidades oferecidas estão o futsal, o handball e voleyball.

Segundo o Coordenador de Serviços e Relações com a Comunidade da Mineração Caraíba, José Guimarães Sobrinho, o Projeto é uma extensão do Programa PIEP que é desenvolvido na comunidade do Pilar e que atende 450 crianças. “É um trabalho social que é feito com muita dedicação e responsabilidade, pois estamos falando das nossas crianças, dos nossos jovens. Nosso objetivo não é formar atletas, mas formar cidadãos, embora muitos se dediquem a carreira esportiva, como temos exemplos de ex-alunos do Programa em Pilar que hoje se destacam em clubes de expressão no futebol nacional”, destaca José Guimarães.

Ascom mineração
publicado em 12 de Maio / 2011 às 08:10

Engarrafamento na ponte Presidente Dutra será tema de Audiência Pública na Câmara

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realiza na próxima quarta-feira (18), às 10h, no auditório da Casa Aprígio Duarte, uma audiência pública sobre os constantes engarrafamentos na Ponte Presidente Dutra. A audiência foi proposta pelo vereador e líder da oposição Alex Tanuri (PSDB).

Segundo o parlamentar, “de manhã à noite, todas as horas do dia as filas de carros parados se estendem por quilômetros, de um lado e do outro da ponte. Os serviços ainda não isolaram uma das vias e, portanto, não há motivos para tanto entrave no trânsito” – diz Alex e completa: “Os órgãos responsáveis devem à população de Juazeiro e Petrolina uma explicação”, explica.

Está sendo esperados os representantes da Polícia Rodoviária Federal, a Policia Militar do Estado da Bahia e de Pernambuco, os órgãos controladores do trânsito municipais de Juazeiro e Petrolina e o Conselho Regional de Engenharia.

Ascom CMJ
publicado em 12 de Maio / 2011 às 07:40

Prefeito oficializa reativação da Filarmônica 1º de Maio

Na tarde desta quarta-feira (11), o Prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima (Zó) entregaram aos beneficiários do PROJOVEM Adolescente 160 instrumentos para utilização nas oficinas musicais do Programa. O estudante Marcos Rodrigues, de 16 anos, integrante do Núcleo do João Paulo II, comemorou a aquisição. “Esses instrumentos chegaram numa boa hora, pois estávamos utilizando material improvisado pelos monitores das oficinas. Agradeço ao prefeito e ao secretário por investirem no Programa dando a oportunidade de os jovens ocuparem o tempo fazendo uma atividade tão importante como é a música.” 

Em seguida Isaac Carvalho anunciou a reativação oficial da Filarmônica 1º de Maio, desativada há mais de 07 anos, o que foi motivo de grande alegria para os músicos presentes ao evento. O presidente da Associação dos Trabalhadores da Música do Vale do São Francisco, Delmiro Bitencourt (o Xibiu), ressaltou que a classe artística juazeirense exalta a volta da Filarmônica. “Tivemos confronto com esta gestão nos últimos dois anos, porém, em poucos meses o secretário Zó conseguiu dialogar com todos os artistas da cidade e entender as nossas reivindicações. A reativação da Filarmônica é um presente para Juazeiro e esperamos continuar contribuindo com a construção de outros projetos culturais importantes”, destacou.  

Já ao entardecer, sob a regência do mestre Gildinei Batista Lima, a Filarmônica 1º de Maio presenteou o público que lotou a Praça tocando diversas músicas do cancioneiro popular brasileiro, além do Hino do Município. O secretário Zó demonstrou grande satisfação por estar conseguindo alcançar mais um objetivo traçado nesses meses à frente da pasta que ocupa. 

Ascom Seiasc
publicado em 12 de Maio / 2011 às 07:00

PEDRO ALCÂNTARA FILHO: “IRRESPONSABILIDADE DA GESTÃO PASSADA INVIABILIZOU A PREFEITURA DA NOSSA CIDADE”

O vereador Pedro Alcântara Filho (PR) declarou ontem (11) da tribuna da Câmara que o ex-prefeito municipal Misael Aguilar é um dos principais responsáveis pela inviabilização administrativa da Prefeitura de Juazeiro.

“O TCM – Tribunal de Contas dos Municípios deu parecer, através do relator Fernando Vita, justificando a rejeição das contas do ex-prefeito em razão de irregularidades na contabilização do cancelamento da Dívida Ativa e dos saldos elevados a título de Responsabilidades Financeiras e Adiantamentos Concedidos, no exercício de 2006”, declarou Pedro Filho.

“O próprio relator encaminhou denúncia ao Ministério Público e o ex-prefeito vai ter que devolver com recursos próprios o montante de R$ 5.843.205,68, e mais uma multa no valor de R$ 30 mil. Fica claro que da mesma forma que ele maquiava a cidade, ele também maquiava as contas da prefeitura. Eu to falando de adiantamentos a funcionários sem ter dinheiro na conta. Teve um funcionário que recebeu mais de R$ 700 mil reais de adiantamento. Então é disso que a gente fala da irresponsabilidade da gestão passada que inviabilizou a prefeitura da nossa cidade”, prosseguiu o vereador do PR.

“Tem mais, o Ministério Público está solicitando o bloqueio das contas do ex-prefeito e nós esperamos que esse dinheiro saia das contas dele. Porque esse dinheiro não é meu, do prefeito Isaac e sim do povo de Juazeiro. Nós não estamos falando de 100 ou 200 reais, são quase 06 milhões de reais que poderiam ser aplicados em favor do povo de Juazeiro”, concluiu Pedro Filho.

publicado em 12 de Maio / 2011 às 06:24

Professores de Casa Nova aderem maciçamente à paralisação nacional

Os Professores e demais trabalhadores de Casa Nova aderiram a paralisação nacional com objetivo de discutir: O Piso Salarial Nacional, PNE, Reestruturação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério e Estatuto do Magistério. Ontem a APLB Sindicato de Casa Nova se reuniu com outras entidades representativas da sociedade civil para discutir o ato público que acontecerá nesta sexta-feira, dia 13 maio, às 09 horas na praça principal da cidade.

Participaram da reunião dirigentes da Colônia de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Pescadores e Piscicultores, UNASFP e Associação de Santana do Sobrado. Durante a reunião a APLB Sindicato apresentou a realidade da educação entregou documentos com os repasses da educação entre outros documentos o que fez com que os representantes das entidades se sensibilizassem com a categoria e declarassem total apoio ao movimento que acontecerá amanhã em Casa Nova.

publicado em 11 de Maio / 2011 às 23:20

Reminiscência...

A foto exibida no quadra reminiscência de hoje já foi publicada no blog, mas atendendo uma sugestão do leitor Antonio Lincoln de Sá Roriz e também porque a Banda Mirage se reúne esta semana depois de dez anos para fazer o show "Recordações", no Clube de Campo dos Cabos e Soldados, domingo, dia 15, resolvemos repetir o momento que destaca a primeira formação da famosa Mirage: João Neto, Natinho, Jorge, Paulinho e Capenga.

publicado em 11 de Maio / 2011 às 22:40

APREENSÃO DE DROGAS NO ARCO DA PONTE EM JUAZEIRO

No último dia 06, uma guarnição da 73ª CIPM, composta pelos policiais SGT Pedro Romualdo (comandante), motorista SD Alan e patrulheiro SD Torquato, passava por volta das 00h40min, avenida Santos Dumont, centro da cidade, quando nas proximidades dos Arcos da Ponte Presidente Dutra avistaram três elementos em atitude suspeita.

Resolveram efetuar a abordagem e na revista aos acusados encontraram e apreenderam uma caixa de fósforos contendo 15 (quinze) pedras de Crack. Os indivíduos foram identificados como Paulo Mamédio da Silva, Edson Santos do Nascimento e Alexsandro Santos do Nascimento. Os três foram apresentados na sede da 17ª COORPIN.

Nesta quarta-feira (11), a guarnição apreendeu no mesmo local, por volta das 02 horas e 30 minutos, 33 (trinta e três) pedras de Crack que estavam na posse do menor de iniciais R.M.S.S. O mesmo foi apresentado na sede da 17ª COORPIN.

Com informações da 73ª CIPM
publicado em 11 de Maio / 2011 às 22:10

Lagoa Grande realiza mais uma ação do Programa “Criança com todos os seus Direitos” e Instala ICDP

Uma comissão da Save the Children e seus parceiros realizaram ontem (10) mais uma ação do programa “Criança com todos os seus Direitos”. Nesta etapa, foi apresentado pelos multiplicadores, um relato dos trabalhos desenvolvidos durante os últimos dez meses da atuação do mesmo em Lagoa Grande. O programa que tem como objetivo ampliar a capacidade técnica de profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação, atua diretamente com crianças de zero a cinco anos e com suas famílias.

Participaram do evento: o senhor Paulo Lamim - representante do Programa na America Latina, Poliana Magalhães, que representa a organização em Recife, Rogério Barata - Centro de Cultura Luiz Freire em Petrolina, além de acadêmicos da UNIVASF- Universidade Federal do Vale do São Francisco.  

Em Lagoa Grandeo Programa foi lançado em maio de 2010 e já realizou oito encontros de formação. Durante as capacitações, foram apresentados conceitos sobre a primeira infância e o desenvolvimento infantil. Acadêmicos da UNIVASF aproveitaram à oportunidade para entregue os certificado aos multiplicadores e instalado o ICIDP International Child Development Programmes de Lagoa Grande em conjunto com as demais entidades presentes. Entre os parceiros do Programa está: o Centro de Cultura Luiz Freire, o Programa Mãe Curuja e UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Por Isael Dias
publicado em 11 de Maio / 2011 às 21:40

Juazeiro participa de Oficina Socioambiental sobre Resíduos Sólidos promovida pela CONSTESF

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) reúne nesta sexta-feira (13), técnicos e gestores municipais, trabalhadores dos serviços de limpeza urbana, catadores de materiais recicláveis, movimentos sociais organizados e iniciativa privada, para participarem da 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva.
 
A atividade acontece nos 10 municípios integrantes do Consórcio, objetivando atender a meta da 1ª etapa do contrato de nº 02952010 que corresponde à capacitação de lideranças de catadores e equipes municipais de gestão da contratação consorciada dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos e operação de unidades de manejo de resíduos sólidos pelos municípios.
 
Com a capacitação, a CONSTESF espera atingir, junto aos participantes, a melhoria na qualidade dos serviços prestados na limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos, discutindo propostas e alternativas para o gerenciamento desses resíduos.
 
A 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva será realizada no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro, localizada a Rua Antonio Pedro, 139, a partir das 14h. Palestras, debates, exibição de vídeos, formação de grupos de trabalho, fazem parte da programação.
 

Ascom PMJ
publicado em 11 de Maio / 2011 às 21:00

Embasa contrata Margareth Menezes para show exclusivo, diz deputado

Depois de dar R$300 mil para a micareta de Feira de Santana e de contratar a estrela Daniela Mercury por quase R$400 mil para o seu aniversário de 40 anos, a Embasa, que aumentou a conta de água em cerca de 40% alegando falta de recursos financeiros para investimentos na ampliação da rede de abastecimento, vai presentear sua diretoria e funcionários com uma apresentação exclusiva de Margareth Menezes, em grande festa que acontece no próximo sábado, no Wet´n Wild, em Salvador. Para o deputado Bruno Reis (PRP), que ontem apresentou na Assembleia requerimento solicitando informações sobre os gastos da Embasa com patrocínios, pedido negado pela base governista, trata-se de mais uma demonstração de “insanidade” do comando da empresa. “Se este fosse um governo sério, essa direção da Embasa já estaria demitida. O presidente da Embasa já estaria no olho na rua, porque ele é um irresponsável”, afirmou Reis. “O pior é que os deputados da base governista acobertam esse escândalo ao usarem a maioria que têm na Casa para impedir que tenhamos acesso a contratos e informações sobre patrocínios da empresa”, criticou.

Política Livre
publicado em 11 de Maio / 2011 às 20:30

VEREADOR COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE MERENDA COM PRAZO VENCIDO EM LAGOA SALITRE

O vereador líder da oposição Alex Tanuri (PSDB) baseado em informações de uma matéria veiculada na TV São Francisco criticou o Secretário de Educação Plínio Amorim e a gestão Isaac Carvalho pela constatação de merenda com prazo de validade vencido em uma escola municipal no povoado de Lagoa, região do Salitre.

“Ainda bem que a TV descobriu a tempo e a merenda vencida não foi distribuída com o alunado. Este é um governo relapso, será que esta situação não vem ocorrendo em outras escolas? O prefeito faz propaganda sobre as escolas climatizadas, mas ele tem que entender que os pais de alunos querem é a escola funcionando regularmente e com merenda de qualidade”, disse Tanuri.

O vereador Líder do prefeito Damião Medrado (PMDB), da tribuna argumentou que só o Secretário de Educação poderia explicar o que aconteceu e sugeriu que Plínio Amorim pudesse participar de uma sessão da Câmara para conceder as informações necessárias.

Alex Tanuri considerou interessante a proposta. “Desta forma o secretário bem avaliado do governo Isaac Carvalho vai ter a oportunidade de esclarecer porque a sua pasta não alcançou os índices estabelecidos na lei de Responsabilidade Fiscal, sendo um dos responsáveis pela rejeição das contas do prefeito no exercício financeiro de 2009”.

Damião justificou que esta deveria tratar apenas do tema específico: merenda escolar.

publicado em 11 de Maio / 2011 às 19:40

GONZAGA PATRIOTA DIZ QUE GRUPO INTERNACIONAL INVESTIRÁ R$ 25 MILHÕES EM REDE HOTELEIRA EM PETROLINA

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez pronunciamento esta semana comentando que a rede hoteleira de Petrolina deverá ser acrescida em 132 novos leitos.  O grupo Atlântica Hotels Internacional deve construir uma unidade na Orla da cidade sertaneja, um investimento que tem um aporte de R$ 25 milhões. Cento e vinte empregos diretos serão gerados e a capacitação destes profissionais deverá ser feita pelo SENAC. A previsão é de que o hotel seja inaugurado em setembro, quando a cidade comemora seu aniversário de emancipação.

'É um mercado promissor, Petrolina já era almejada pelo crescimento econômico e pela procura hoteleira.  Sem dúvida, será o melhor produto hoteleiro da região, que contará com infraestrutura e tecnologias de última geração'', enfatiza o presidente de implantação da Rede Atlântica Hotels, Michel Otero. Com empreendimentos em outras cidades brasileiras, o grupo pretende implantar uma unidade em Petrolina que venha a atender, sobretudo, o cliente que está na região a negócios. O hotel que será construído na cidade terá um centro de convenções com capacidade para 500 pessoas.

Com certeza, Senhor Presidente, é um grande presente para a economia petrolinense, essa iniciativa do Grupo Atlântica Hotels no Vale do São Francisco, concluiu Patriota.

publicado em 11 de Maio / 2011 às 19:10

FACAPE promove III Gamemídia

Na próxima segunda-feira, 16/5, a FACAPE realiza o III Gamemídia - Simpósio Petrolinense de Jogos e Multimídia. O evento tem como objetivo aproximar a população da produção multimídia e divulgar as ações advindas desta área no Vale do São Francisco.

Segundo o Coordenador do encontro, Professor Tenório Figueiredo, esta é uma oportunidade de mostrar à comunidade interessada, as novidades no desenvolvimento de tecnologias voltadas para games e mídia digital.

O III Gamemídia contará com apresentação e demonstração de quatro produtos multimídia e seis jogos produzidos por estudantes do 6º ao 9º período do curso de Ciência da Computação da FACAPE. O encontro acontecerá no auditório da Instituição a partir das 18:50 horas, com entrada gratuita e sorteio de brindes.

Ascom Facape
publicado em 11 de Maio / 2011 às 18:40

SEDUC realiza formação para Agentes de Portaria

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) realiza nesta quarta-feira (11) mais uma formação para Agentes de Portaria que trabalham na Rede Municipal de Ensino. O encontro acontece na I Igreja Batista, e reúne cerca de 200 profissionais que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e debater sobre casos ocorridos nas escolas. A iniciativa faz parte da política educacional da secretaria e é desenvolvida pela gerência de Formação do Professor e Formação Continuada e pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Escola (NAPSE). “Nós realizamos formações periódicas para todos os níveis.

Todos os atores envolvidos com a educação, como gestores, coordenadores pedagógicos, professores, merendeiras e agentes de portaria participam das capacitações. Essa é uma forma eficaz que encontramos para reciclar e informar estes profissionais, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade em toda rede”, explicou o gerente da pasta, Clériston Andrade.  

Foram debatidos nessa etapa: sexualidade infanto-juvenil; DST - AIDS; medidas de proteção e noções básicas de direito penal; direitos da criança e do adolescente; técnicas de segurança; visão educadora do funcionário da escola; resolução de conflito – relações interpessoais; reflexos da violência na escola e noções básicas de prevenção e combate a incêndio. “O que nós tentamos passar é que todos que trabalham na escola devem ter uma visão educadora. Eles não podem se limitar ao trabalho da função. Devem se envolver com a vida educacional do aluno, colaborando para uma formação integral”, justificou Clériston.  

Ascom PMJ
publicado em 11 de Maio / 2011 às 18:00

Merenda escolar: tucanos cobram justificativas sobre problemas denunciados e sugerem ações

Parlamentares do PSDB estão adotando uma série de medidas para esclarecer problemas envolvendo a merenda escolar oferecida nas escolas públicas brasileiras. A refeição é fundamental para milhares de alunos, sobretudo os mais carentes, que dependem dela para não passar fome.  No último domingo, o “Fantástico”, da TV Globo, veiculou reportagem denunciando a má qualidade, o desperdício e oferta de alimentos estragados em várias localidades do país.

Nesta terça-feira (10), a Comissão de Educação do Senado aprovou requerimentos de Marisa Serrano (MS) questionando a atuação do Ministério da Educação e da Controladoria Geral da União a respeito da merenda. Também foi acatado requerimento da tucana que pede a realização, pelo Tribunal de Contas da União, de auditoria especial no Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.