Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 09 de Dezembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Março / 2011 às 16:10

DENGUE: VARIAÇÃO TIPO 4 ENTRA NA BAHIA

O período de chuvas começou no Estado, e a chance de um surto de dengue já preocupa as autoridades de Saúde. O grande vilão deste ano é a variação tipo 4 da doença, que nunca se propagou pelo estado, e pode provocar estragos, já que não há baianos imunizados contra a doença. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a presença da variação em dois pacientes que foram infectados em Salvador. Os tipos 1, 2 e 3 do vírus são comumente encontrados na Bahia. Por isso as pessoas que tiveram a doença desenvolvem anticorpos e não são infectadas novamente pelo mesmo tipo de vírus. Para piorar, com a variação aumenta a chance de haver casos de dengue hemorrágica, que é provocada principalmente quando a pessoa contrai uma segunda infecção por um tipo diferente de vírus. Esse tipo do vírus não circulava no Brasil desde 1982, mas em junho do ano passado foram encontrados casos em Roraima e no Amazonas.

BN
publicado em 22 de Março / 2011 às 15:40

EMPRESA CM CONSTRUÇÕES ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OBRA NA BA-210

O blog recebeu nota de esclarecimento da empresa CM Construções a respeito da matéria veiculada no último dia 17, assinada pelo leitor Moabe Lima Souza sobre a obra de recuperação da BA-210. Confira:

publicado em 22 de Março / 2011 às 15:10

DEPUTADO ADOLFO VIANA RESPONDE AO PREFEITO DE CASA NOVA ORLANDO XAVIER

Geraldo José, 

Nas páginas desse prestigioso veículo de comunicação, li a notícia de que, em pronunciamento público, o prefeito de Casa Nova Orlando Xavier, me atribuiu a pecha de traidor e irresponsável, apenas porque, no cumprimento do mandato que o povo me conferiu, solicitei a apuração rigorosa de denúncias feitas contra a administração municipal. 

Embora não me afetem as ofensas pessoais, típicas da baixeza de quem confunde o público com o doméstico, quero dizer que traidor seria se, sabendo dos desmandos, do notório descontrole e da falta de comprometimento e competência da atual administração de Casa Nova, não exigisse a apuração dos graves fatos, já de todos conhecidos, quanto ao que de mal que se passa no município. 

Digo ainda, que não me faria merecedor dos votos que, em Casa Nova, no Vale do São Francisco e na Bahia, o povo me confiou, se permanecesse em silêncio diante da situação caótica em que se encontra a administração da minha terra. 

E digo, por fim, que irresponsável seria se, consciente de que o senhor prefeito vem atuando sem preocupação com a vida e o futuro do povo de Casa Nova, não erguesse a minha voz contra os desvios de conduta e de gestão no município. 

Não tenho compromisso com os projetos pessoais do senhor Orlando Xavier, que, aliás, não é dono dos votos nem da vontade do povo de Casa Nova, se é o próprio povo quem clama por um tempo novo, em que o clientelismo e a incompetência dêem lugar, finalmente, ao trabalho sério destinado a melhorar a vida de todos. 

Foi em nome desse novo tempo que a minha terra e a minha gente me conduziram á Assembléia Legislativa. Em nome desse novo tempo, sem dar atenção a manifestações de pequenez e falta de compromisso com os interesse de Casa Nova, é que o meu mandato na Assembléia é exercido. 

Adolfo Viana

Deputado Estadual

publicado em 22 de Março / 2011 às 14:40

Livro "O Ator Risível" será lançado na Câmara e no Centro Cultural de Senhor do Bonfim

Nesta quarta-feira (23), o público amante do teatro poderá participar, à tarde, do lançamento do livro O Ator Risível: procedimentos para as cenas cômicas, na Câmara de Vereadores, e ainda desfrutar do debate com o autor Fernando Lira Ximenes. Conforme previsto na programação do evento distribuída pelo grupo Zé de Almerinda Produções, no momento seguinte haverá exibição teatral com a presença do autor no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

Doutor em Artes Cênicas, o dramaturgo e escritor Fernando Lira Ximenes vem atuando desde 1998 no cenário cearense, como autor, ator e, algumas vezes, diretor de teatro. Versátil, tanto escreve para o teatro adulto, como para o infantil – e tem tido muitas de suas peças encenadas para ambos os públicos. De bem com a crítica, já se viu premiado em categorias diversas: como autor de texto original, de conjunto de trabalhos, ator revelação e projeto de produção teatral.

Em 2005, publicou seu primeiro livro de peças teatrais, O Nariz da Madame e outros esquetes. Ainda em 2005 publica o seu segundo livro, O Vendedor de Palavras e outras comédias. Em 2008, publica Os Brinquedos no Reino da Gramática e outras peças para crianças. Em 2010 publica O Ator Risível: procedimentos para as cenas cômicas, com o patrocínio do BND. Atualmente, é professor do curso de Artes Cênicas do IFCE, onde o Grupo de Pesquisa em Comicidade e Riso.

publicado em 22 de Março / 2011 às 14:00

CONIC CONFIRMA INSTALAÇÃO DO JUÁ SHOPPING

Em resposta às dúvidas de leitores em matéria postada nesta terça-feira (22), diretor da empresa Conic Souza Filho Construtora enviou a seguinte nota de esclarecimento:

Prezado Geraldo José, 

Reforçando a informação de Fernando Veloso, o projeto do Juá Shopping está se consolidando a cada dia. Estamos apenas aguardando a assinatura dos contratos com as principais lojas âncoras para estabelecer uma data firme para o seu lançamento. Realmente havia a expectativa do lançamento em 24 de março. Acontece que em 2010 houveram poucos lançamentos de novos shoppings, reflexo da crise de 2008, e neste  ano (2011) as cadeias de lojas estão com mais ofertas de espaços, daí a sua demora em tomar decisões. Podemos afirmar que Juazeiro está plenamente “madura” para receber um equipamento dessa grandeza; isto constatado pelas várias equipes de executivos dessas âncoras que visitaram o Juazeiro, conosco, nas últimas semanas. 

O Juá Shopping nascerá forte e vencedor. Enquanto isto, iniciamos as obras do nosso empreendimento “Condomínio Club Primavera”, no bairro Country Club, prova da nossa decisão em apostar nessa região. 

Abraços,

publicado em 22 de Março / 2011 às 13:30

Ponte Presidente Dutra será interditada para carretas

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), informa que terão início no próximo dia 5 de abril, os serviços de concretagem nas obras de duplicação da ponte Presidente Dutra. Para que os congestionamentos sejam os menores possíveis a administração municipal informa que foram feitas algumas alterações e proibições no fluxo de acesso aos trechos em obras. 

Assim, os caminhões de três eixos ficam proibidos de transitar na ponte das 05h às 22h30 devendo trafegar por uma rota alternativa através do município de Sobradinho. O horário permitido para caminhões (22h30 às 5h) deverá ser evitado por demais condutores para que os engarrafamentos sejam menores. Serão colocados ainda, bloqueios no posto fiscal de Juazeiro e na rotatória da banca, proximidades do “Açaí do Vilela”.  

A prefeitura pede a compreensão de todos, motoristas e pedestres, para a conclusão dessa obra que trará benefícios para Juazeiro e toda região. 

Ascom PMJ
publicado em 22 de Março / 2011 às 12:40

AMAB EMITE NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ACUSAÇÃO DE CENSURA A UMA EMISSORA DE RÁDIO EM JAGUARARI

A Associação dos Magistrados do Estado da Bahia (AMAB) vem requerer direito de resposta a este veículo face a notícia veiculada recentemente, a cerca de suposta censura à Rádio Liderança FM, do município de Jaguarari, feita pelo Juiz de Direito, Adriano Espíndola Sandes, juiz substituto da Comarca de Jaguarari. O assunto em questão foi o andamento de uma ação de impugnação de mandato eletivo (Aime) do prefeito Antônio do Nascimento, sobre o qual a AMAB esclarece que:

O magistrado agiu no expresso atendimento do que prevê a Constituição Federal no Artigo 14, § 11: “a ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor na forma da lei, se temerária ou de manifesta má fé”. Assim sendo o posicionamento do juiz não poderia ser outro, que não o de vedar qualquer veiculação dos autos.

Vale ressaltar que, trata-se de segredo de Justiça estabelecido por norma constitucional e não pelo Poder Judiciário, tendo o magistrado apenas zelado pelo cumprimento do preceito constitucional, não tendo qualquer fim de censura ou violação da liberdade de imprensa.

Destaque-se ainda que a intenção do poder constituinte foi preservar o mandatário acionado das comunicações que são transmitidas pela mídia, evitando um julgamento antecipado, sem contraditório e ampla defesa.

Grata pela atenção

Juíza Nartir Dantas Weber
Presidente da Amab

Salvador, 21 de março de 2011

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A AMAB – Associação dos Magistrados do Estado da Bahia, em face de notícia veiculada em órgãos de imprensa escrita e digital, a cerca de suposta censura à rádio local imputada ao Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito, ADRIANNO ESPÍNDOLA SANDES, Juiz Substituto da Comarca de Jaguarari, vem ESCLARECER À SOCIEDADE EM GERAL:

1. Em 15 de Março de 2011, após notícias nos autos de quebra do segredo de justiça em Ação de Impugnação de Mandado Eletivo – AIME, com gravação do ato, foi proferido despacho determinando a expedição de notificação para rádio local, para que a mesma, através de seus locutores, se abstivesse de veicular, transmitir, divulgar e comentar andamento ou informações de atos judiciais da referida ação, sob as penas da lei, inclusive desobediência.

2. O despacho foi proferido com base na Constituição Federal, que prevê: Artigo 14, § 11: “a ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor na forma da lei, se temerária ou de manifesta má fé”.

3. Portanto, trata-se de segredo de Justiça estabelecido por norma constitucional e não pelo Poder Judiciário, tendo o Magistrado apenas zelado pelo cumprimento do preceito constitucional, não tendo qualquer fim de censura ou violação da liberdade de imprensa, até porque, delimitou-se o segredo de justiça ao andamento processual e informações de atos judiciais proferidos.

4. Ressalte-se que a intenção do poder constituinte foi preservar o mandatário acionado das comunicações que são transmitidas pela mídia, evitando um julgamento antecipado, sem contraditório e ampla defesa.

5. Ora, na aplicação da lei, o Magistrado, depara-se com situações, como a presente, onde ocorre o choque de princípios estabelecidos constitucionalmente. Por um lado temos os princípios da publicidade dos atos processuais e o da liberdade de imprensa, por outro temos os princípios da garantia da imagem e da honra e da presunção de inocência. 

6. Nesta esteira, com fulcro a preservar o legitimado passivo da AIME, a própria Carta Magna tratou de garantir que, neste choque de princípios, devem prevalecer os princípios da garantia da imagem e da honra e da presunção de inocência, pois expressamente disciplinou que este tipo de demanda corra em segredo de Justiça.

7. Por fim, quanto às matérias publicadas, em razão do quanto acima exposto, a AMAB – Associação dos Magistrados da Bahia REPUDIA a definição do ato judicial como censura, posto que a ação do Magistrado encontra-se revestida das garantias Constitucionais atinentes à espécie.

Salvador, 18 de março de 2011.

Nartir Dantas Weber

Presidente da AMAB

publicado em 22 de Março / 2011 às 12:10

Prefeitura de Sobradinho começa recadastramento do Bolsa Família

A Prefeitura de Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Social (SASE), iniciou ontem (21), o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. Todos os interessados devem comparecer para o recadastramento, tanto aqueles que já recebem o benefício, quanto os que estão cadastrados, mas ainda não recebem.

O recadastramento será realizado até o mês de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 8h as 13h, no setor do Programa Bolsa Família, localizado no prédio da SASE. Os beneficiários devem comparecer munidos dos originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Contracheque e Comprovante de endereço. O não comparecimento pode implicar no cancelamento do benefício.

De acordo com o gestor do programa Bolsa Família em Sobradinho, Fabrício Barbosa, atualmente a cidade conta com 2.755 famílias beneficiadas. “Todas as famílias terão que passar pelo novo recadastramento. Outras pessoas poderão receber os recursos do Bolsa Família após o início do recadastramento, pois serão feitos também novos cadastrados”, informa o gestor.

O programa foi criado pelo governo federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam condicionalidades como freqüência escolar dos filhos e acompanhamento do calendário vacinal das crianças.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra - Foto: Ilustrativa google
publicado em 22 de Março / 2011 às 11:40

Fiscalização de postura e de trânsito atua no final de semana

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) realizou no último final de semana um plantão especial para verificar problemas na área de postura e trânsito em Juazeiro. O trabalho teve início na noite de sexta-feira (18) e terminou na madrugada desta segunda-feira (21) quando equipes da Prefeitura e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) realizaram blitz, apreensões e conscientizaram a população. O trabalho aconteceu com apoio da Polícia Militar.

As equipes do setor de postura do município vistoriaram a atuação de carros de som profissionais, a regulamentação do uso do solo público, os animais de grande porte soltos em área urbana, bem como a ação de ambulantes não cadastrados, entre outros aspectos. “A ação foi bastante positiva, apreendemos cerca de 18 animais que estavam nos bairros Piranga, Country, Horto Florestal, nas proximidades do Mercado do Produtor e da Câmara de Vereadores. Cinco carros de som de publicidades foram também notificados e os proprietários deverão encaminhá-los para vistoria na SESP”, informou o secretário de Serviços Públicos, Aurélio Cavalcante.

Durante os trabalhos da secretaria que percorreram todos os bairros de Juazeiro, alguns donos de bares foram notificados para retirada de mesas das calçadas, por falta de alvará de funcionamento, bem como pela ausência de autorização para realização de eventos. “Em parceria com a Polícia Militar, o volume dos carros particulares foram fiscalizados com auxílio de decibelímetros e abusos foram verificados. A SESP vai continuar intensificando as ações de fiscalização com objetivo de ordenar a cidade e fazer cumprir as leis do município”, acrescentou Cavalcante.

Os agentes da CMTT apreenderam três motos que estavam sem documentação e 30 multas foram emitidas pela não utilização das viseiras. Os veículos e as notificações já foram encaminhados para o CIRETRAN de Juazeiro. A fiscalização da SESP e CMTT faz parte do projeto Jogue Limpo com Juazeiro lançado no mês de fevereiro e que busca atender às necessidades gerais do município nas áreas de limpeza, uso do solo público, poluição sonora, adequação de vias, trânsito, manutenção da iluminação, fiscalização de postura, entre outros aspectos.

Por Michele Gomes-SESP
publicado em 22 de Março / 2011 às 11:00

LEITORA DEFENDE PRESERVAÇÃO DOS CORDÕES DE PENITENTES

Olá Geraldo José,

É a primeira vez que posto aqui no blog, o qual desempenha papel fundamental para a nossa cidade, na medida em que abre espaço para a manifestação de opiniões de cidadãos, trazendo importantes informações desde o cenário municipal, até problemas que preocupam em nível mundial.

Mas vamos ao motivo dessa postagem: Estamos na quaresma, período em que a igreja católica se prepara para a Semana Santa. Para o Juareirense, isso significa época de penitentes nas ruas, figuras que com suas vestes brancas, entoam cantos e caminham até o cemitério da cidade para fazerem suas reverências. Lembro que quando criança havia mais cordões de penitentes e mais membros também, o que provavelmente significa que podemos estar assistindo lentamente a extinção dessa manifestação religiosa em nossa cidade.

O penitente faz parte da história de Juazeiro e merece mais valorização por parte de nossos gestores e sociedade. Independente de questões religiosas é uma manifestação cultural importante e singular no município e atrai a curiosidade das pessoas. É importante preservar essa manifestação e dar condições para que ela permaneça viva. Assim, deixo uma sugestão para nossos administradores: durante o trajeto, são realizadas algumas paradas em determinados locais, pessoas da cidade e de fora param para assistir, outras até acompanham. Assim, esses locais poderiam ser identificados e sinalizados como pontos de parada de penitentes, uma forma de valorizar e contribuir para a manutenção da atividade dos Cordões em nossa cidade.

Imagino que a prefeitura deve ter muitas prioridades, muitas coisas urgentes e importantes, pois a cidade, não é de hoje vive problemas severos de infraestrutura. Porém, não creio que seria algo tão dispendioso e difícil de ser realizado, afinal o povo que deixa se perder as suas raízes, também perde sua identidade.

Agradeço pelo espaço.

Kamila Santos

Foto de arquivo do blog
publicado em 22 de Março / 2011 às 10:30

BLOCO GONZAGÃO VAI PARTICIPAR DO CARNAVAL DE JUAZEIRO EM MAIO

O bloco foi idealizado pelos amigos João Luiz, Targino Gondim, Flávio Baião, Anselmo Borges e Carminha no ano de 1996, que costumavam se reunir aos finais de semana nas casas dos mesmos, sempre é claro alternando os lugares, para ouvir as boas músicas do grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Sendo que os três primeiros citados fizeram o registro oficial do bloco.

Num desses encontros, esses amigos e outros convidados que também apreciavam a obra de Gonzagão, resolveram formalizar o grupo e assim criar uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com ações também voltadas para o social, além é claro, do prazer de reunir apreciadores da boa música. Nasce assim o BLOCO DO GONZAGÃO.

Com o passar dos anos, o bloco foi agregando cada vez mais pessoas que já conheciam ou que tinham interesse em conhecer as músicas de “Seu Luiz” e daí os encontros deixaram de ser nas casas dos membros e passaram a ser em locais com mais espaço físico como clubes e chácaras, foi a partir disso que os pequenos encontros iniciais se transformaram em grandes festas com sanfoneiros de renome, mas que de acordo com o estatuto do bloco, sempre reverenciando o Rei do Baião.

Este projeto tem como principal finalidade resgatar a essência cultural do Bloco do Gonzagão, que como o nome já mostra, faz homenagem ao imortal Luiz Gonzaga, cidadão petrolinense em 1977 e juazeirense, pós morten, em 2009.

A primeira grande meta do Bloco do Gonzagão para este ano, é como se diz no popular: “botar o bloco na rua”, ou seja, sair no sábado de carnaval de Juazeiro da Bahia, dia 28 de maio do ano corrente, com amigos , numa “sanfonada Gonzagueana” pelo circuito carnavalesco, com direito à um trio de forró “pé-de-serra”, sem cordas ou qualquer outro tipo de segregação, onde os membros estarão vestidos com uma camisa alusiva ao evento, destacando o nome do bloco do Gonzagão.

As demais metas virão com seguidas reuniões festivas mensais, culminando com a viagem para Exú em dezembro, fazendo parte das comemorações dos 99 anos de Gonzagão, se estivesse neste plano terreno ainda.

publicado em 22 de Março / 2011 às 10:00

PIMENTA: "DIRETÓRIOS FORAM TOMADOS DE MINHA MÃO"

Conforme foi cobrado pelo diretório estadual do PCdoB nesta segunda-feira (21), o deputado federal Edson Pimenta explicou o que motivou a sua saída, considerada como “uma surpresa” pelo presidente regional, seu colega de Congresso Daniel Almeida. “Tratei do assunto com a direção nacional, com o presidente Renato Rabelo. Coloquei as minhas insatisfações e a falta de apoio do diretório estadual”, afirmou. O parlamentar fez acusações de que estava sendo preterido na legenda e que teve redutos eleitorais “tomados de sua mão” por correligionários. “Tive 4,7 mil votos em Seabra. Estranhamente, o diretório que sempre foi vinculado a mim foi tomado de minha mão e passado para o grupo do Daniel Almeida. Diversos diretórios criados e articulados por mim acabaram, por pura pressão, apoiando outros candidatos”, atacou. Pimenta indicou que seus redutos eram cortejados com emendas parlamentares da bancada federal, na época, representada por Daniel e Alice Portugal. “É só acessar as contas da última eleição para ver quanto de repasse o deputado [Daniel Almeida] teve e quanto eu tive [repasses da legenda]. Um partido que se diz socialista deveria ter um tratamento mais igual”.

BN
publicado em 22 de Março / 2011 às 09:40

Em 2012, Codevasf terá pavimentado 75 km de estradas em Petrolina

Em quatro anos, a Codevasf em Pernambuco já terá pavimentado 75 km de estradas rurais em Petrolina ao valor de R$ 30 milhões. As rodovias beneficiam, principalmente, as comunidades vizinhas ao Projeto de irrigação Pontal, a exemplo de Uruás e Icozeiro. O novo trecho de estrada (de 14 km) a ser asfaltado pela Codevasf vai ligar o povoado de Icozeiro à PE 634, que dá acesso à BR 407 (Petrolina – Picos/PI). A obra de R$ 9,5 milhões é uma parceria da Codevasf com o Estado.

Na última sexta-feira (18) o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Frota, e o governador Eduardo Campos entregaram à população 54 km de estradas rurais pavimentadas entre o Projeto Pontal, o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho e a Fazenda Timbaúba. A Timbaúba é uma das maiores empresas agrícolas do Vale do São Francisco chegando a empregar seis mil pessoas durante a safra.

Até o primeiro semestre de 2012, Codevasf e Governo de Pernambuco já terão construído 96 km de estradas rurais asfaltadas em Petrolina. Na avaliação do governador Eduardo Campos, investir no transporte terrestre do Vale do São Francisco é importante para a fruticultura, especialmente no período pós-colheita. “Essa obra melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também melhora a qualidade dos produtos que a gente vende para fora do estado e do país”, enfatiza.  “Se o produto é rejeitado lá fora, a gente vai diminuindo o movimento nas fazendas e a geração de trabalho,” completa o governador.

Durante a inauguração da estrada Timbaúba, o deputado federal Fernando Filho (PSB/PE) lembrou que rodovias rurais para Petrolina são demandas antigas da população de sequeiro. “Estrada é desenvolvimento, não só pela facilidade de acesso, do ir e vir, mas para as pessoas que vão trabalhar, que transportam as frutas, atendimento à saúde,” pontuou o deputado.

Claudemar Oliveira Ascom 3 SR da Codevasf
publicado em 22 de Março / 2011 às 09:10

Carlos Brasileiro visita Uauá

Uauá recebeu sábado (19), o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza Carlos Brasileiro. Na visita, o Secretário participou de reuniões com diversos segmentos da sociedade civil organizada, além de visitar as comunidades rurais que foram beneficiadas pelos Programas Água e Luz Para Todos.

O Secretário destacou que à frente da SEDES irá primeiramente ajustar questões de orçamento da secretaria,hoje estimado em R$ 248 milhões - considerado pouco para uma grande demanda. Repetidas vezes, enfatizou que irá aperfeiçoar todos os programas/equipamentos sociais da Secretaria, além de assegurar que todas as ações da SEDES sejam direcionadas às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. 

Já nas comunidades de Santana e Caldeirãozinho, Brasileiro destacou a importância do trabalho das associações e cooperativas, como um extraordinário instrumento na construção de políticas públicas mais justas e eficazes para as famílias menos favorecidas. “Vocês podem contar inteiramente com nosso comprometimento, o meu compromisso e do Governador Wagner é de melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente as mais carentes”, afirmou Carlos Brasileiro.

Com informações de Jorge Trindade – natelaeventos.com
publicado em 22 de Março / 2011 às 08:40

HDM lança selo comemorativo aos 80 anos de fundação

O ano de 2011 será de comemorações para o Hospital Dom Malan /Gestão IMIP Hospitalar que em setembro completará 80 anos de fundação. Com o início das comemorações, o hospital está divulgando oficialmente hoje, o selo comemorativo ao seu octogésimo aniversário. Ao longo de todo o ano, diversas ações serão realizadas para marcar a data festiva, tais como: feiras de saúde e exposições fotográficas. 

PERFIL- Inaugurado em 13 de Setembro de 1931, o Hospital Dom Malan integra a rede estadual de saúde de Pernambuco. A unidade passou grande parte de sua existência servindo à população usuária do SUS no Submédio São Francisco como hospital geral e a partir do ano 2008 sob a gestão do IMIP, passou a cuidar exclusivamente da saúde da mulher e da criança. Funciona com clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento Canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica (a única do Vale do São Francisco), UTI Materna (única do interior do nordeste) inaugurada em setembro de 2010 e enfermaria de oncologia, inaugurada em fevereiro de 2011.

Ascom HDM
publicado em 22 de Março / 2011 às 08:10

IMAGENS MOSTRAM O DESCASO DA PREFEITURA PARA COM O LOTEAMENTO ELDORADO

Olá, Geraldo José.

Amigo, veja e mostre aos seus blogueiros  o descaso da prefeitura para com nós moradores do Loteamento Eldorado, que há mais de 20 anos vivemos no descaso e sem nenhuma ação do poder publico municipal.

Desde os governos de Joseph, Rivas e Misael que nós sofremos com lama, muriçocas, sujeira e poeira. O nosso prefeito veio aqui juntamente com o vereador Mitonho Vargas e prometeram que no mês de fevereiro as obras de calçamento começariam.

Veja nas fotos que estou te enviando o descaso com nós moradores que moramos há menos de cinco minutos do centro da cidade.

Muito obrigado por divulgar.

Nós moradores agradecemos o seu apoio.

Luciano Medrado

publicado em 22 de Março / 2011 às 07:40

Prefeitura realiza concurso público com criação de novos cargos e ampliação de vagas para a Saúde

A Prefeitura de Juazeiro vai realizar concurso público para preenchimento de 626 vagas na Administração Direta da Secretaria de Saúde. As vagas são para nível superior e técnico, distribuídas na sede e nos distritos. A prefeitura espera que o processo do concurso de Provas e Títulos para cargos efetivos seja concluído em julho deste ano. Além das funções já existentes, serão oferecidas oportunidades para 8 novos cargos: educador em Saúde, 4 vagas, educador físico, 6 vagas, engenheiro clínico, 1 vaga , engenheiro de alimentos, 1 vaga, podólogo, 1 vaga, psicopedagogo, 2 vagas, técnico em manutenção de equipamentos médicos, 2 vagas, técnico em Informática, 4 vagas e técnico em Saúde Bucal, 6 vagas.
 
As demais vagas são para: Acupunturista (2), administrador (2), analista de sistemas (1), assistente social (17), biomédico (3), bioquímico (5), contador (2), dentista (65), enfermeiro (115), farmacêutico (18), fisioterapeuta (9), fonoaudiólogo (5), médico (126), nutricionista (11), psicólogo (14), sanitarista (8), técnico em enfermagem (175), técnico em laboratório (13), técnico em contabilidade (3), terapeuta ocupacional (3) e médico veterinário (2).
 
Os salários variam de R$ 540,00 a R$ 7.253,00. O concurso já está oficializado pela Lei 2.149/2011 sancionada pelo prefeito Isaac Carvalho em 21 de janeiro de 2011. O último concurso realizado pela prefeitura para a área neste porte foi em 2001. “Esse é mais um passo dado pela atual gestão na busca pelas melhorias da Saúde e valorização do trabalhador, oferecendo oportunidades de empregos efetivos para vários cargos. A Secretaria de Saúde também criou novas vagas, tendo em vista a necessidade de ampliação dos serviços na rede. A população precisa ter uma Saúde de qualidade, independente de governo”, destacou o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU
publicado em 22 de Março / 2011 às 07:00

Adolfo Viana pede eletrificação para o povoado de Campo Largo

Em caráter de urgência, o deputado Adolfo Viana (PSBD) indicou ao governador da Bahia, Jaques Wagner, proceder a implantação de obra de energia elétrica, através do programa Luz Para Todos, no povoado de Campo Largo, localizado no município de Sento Sé.

Segundo o parlamentar, o projeto finalizado está orçado em R$ 534.764,51 e irá melhorar significativamente a qualidade de vida dos seus moradores, tirando-os da exclusão em que hoje se encontram, levando luz às famílias que residem nesse local distante e de difícil acesso. "Não resta dúvida que a chegada de energia elétrica em muito contribuirá com a comunidade de cerca de 150 famílias", reafirmou Adolfo.

Ainda segundo o deputado, o vilarejo já conta com infocentro equipado com computadores que se encontram desativados em razão da falta de acesso à energia, inviabilizando assim a inclusão dessas famílias no mundo da informação.

Ademais, a população, que é produtora de óleo de ouricuri, foi beneficiada com máquinas com capacidade de acelerar a produção, aumentando assim a renda familiar e, em consequência, melhorando a vida desses baianos. Entretanto, tais equipamentos continuam parados, já que necessitam de energia para operar e, dessa forma, todo o processo tem sido realizado manualmente.

FONTE: CADERNO LEGISLATIVO/DIÁRIO OFICIAL
publicado em 22 de Março / 2011 às 06:30

SHOPPING JUÁ: SERÁ OU NÃO CONSTRUÍDO EM JUAZEIRO

reunião em dezembro de 2010

Leitores do blog têm enviado emails e perguntado o tempo todo sobre a construção do Shopping Juá. Dia 10 de dezembro passado, uma sexta-feira, durante encontro com técnicos da Prefeitura Municipal foi definido que o lançamento do Shopping Juá aconteceria na segunda quinzena de março, mais precisamente no dia 24, no local planejado para edificação da obra.

A informação partiu do empresário Carlos Alberto da Silva Campos, diretor da Campus 10, sócio da Conic responsável pela obra. Estamos na semana do lançamento anunciado e até agora nenhuma confirmação se o evento vai mesmo ocorrer ou não.

O leitor Francisco da Silva Souza lançou mais uma dúvida. Confira:

Oi Geraldo,

Olha sou fanático pelo seu Blog! Veja, tenho uma amiga que trabalha na Conic Sousa Filho em Recife. Fiquei sabendo por ela que a empresa pensa em desistir do projeto, o Juá Shopping, por conta de como a cidade se encontra. Estão com medo de investir em Juazeiro.

Estou muito preocupado alerte! Pelo amor de Deus! Veja isso Junto às autoridades políticas.

Atenciosamente,

Francisco da Silva Souza

Outro leitor, Rômulo Gomes de Souza praticamente ratifica a informação de Francisco Souza através de uma matéria da Folha de São Paulo sobre a interiorização dos Shoppings Center, mas não consta o de Juazeiro. Vejam:

Geraldo,

A Folha de São Paulo mostra em matéria o fato dos shoppings avançarem em cidades do interior. Faz lista de inaugurações previstas até 2012, mas o Shopping Juá está de fora. No fim do texto lista os shoppings com inauguração prevista para 2012.

O blog em contato telefônico com o Assessor de Comunicação da Prefeitura Fernando Veloso, obteve a informação de que o empreendimento está confirmado. O projeto inicial é que está sendo reformulado porque haverá uma ampliação nos investimentos. Ontem (21), o prefeito Isaac Carvalho e o Secretário de Gestão Estratégica Flávio Luis chegaram a conversar com os diretores da Conic. Veloso prometeu novas informações nas próximas horas . O blog ainda tentou contato com o empresário Carlos Alberto da Silva Campos, que não respondeu à nossa mensagem.

O espaço está aberto para novos esclarecimentos.

publicado em 21 de Março / 2011 às 23:20

Reminiscência...

Olá, Geraldo! Não sei se essas fotos já foram postadas no seu blog, mas achei interessante relembrar da nossa grandiosa Estação Ferroviária de Juazeiro. Na primeira foto em todo seu esplendor e na segunda sendo demolida para passagem da ponte no início dos anos 50.Uma lástima!

Cidclei Risley Rodrigues
 

publicado em 21 de Março / 2011 às 22:40

Ação contra dengue é reforçada no interior de Juazeiro

Mesmo depois de finalizada a festa Momesca, mais de 100 pessoas, dentre estudantes, profissionais e comunidade em geral, saíram pelas principais ruas do distrito de Carnaíba, interior de Juazeiro, no Carnaval da Saúde contra a Dengue com o bloco Papa Mosquitos, no último sábado (19), em mais uma ação educativa da Secretaria de Saúde (Sesau). Com informativos e sacos de lixo, os foliões visitaram as casas, agentes de endemias realizaram o controle químico, enfermeiros, médicos e educadores em saúde deram dicas para o combate a doença e a turma recolheu materiais para evitar futuros focos do mosquito na localidade.

O objetivo da ação foi promover um momento de entretenimento e de alerta sobre a doença, conscientizado a população para os malefícios que a dengue causa. O trabalho também visa evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantendo o clima de tranqüilidade e a cidade distante de uma epidemia igual a vivida em 2008, onde foram registrados 5 mil casos. 

Neste ano, até o momento, foram notificados 22 casos da doença em Juazeiro, sendo apenas 6 confirmados, 5 de dengue clássica e um caso com complicações, conforme informou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Ascom PMJ
publicado em 21 de Março / 2011 às 22:10

Petrolina é representada em Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social em Recife

Na última sexta-feira (18), a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, esteve presente no Encontro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) de Pernambuco, realizado em Recife, representando Petrolina, onde pôde discutir os programas sociais e a assistência social prestada no município e o fortalecimento de tais atividades na cidade. No encontro, a Secretária foi eleita delegada em assembléia para representar região Sertão do São Francisco no 13º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que será realizado em Belém-PA.

O Coegemas tem a missão de fortalecer a gestão da Assistência Social, apoiando gestores para o desenvolvimento de suas funções. Em Pernambuco, o Colegiado realiza Encontros Descentralizados e Regionalizados, que identifica as especificidades regionais, no que se refere às ações de Assistência Social.

O Encontro avaliou as ações do Coegemas em 2010, como os resultados alcançados nas ações e atividades desenvolvidas, prestação de contas 2010 e  deliberações sobre o planejamento 2011 e escolheu delegados para o Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais, em que participarão representantes do Sertão do São Francisco, Zona da Mata, Capital, Agreste e Região Metropolitana. Houve também uma palestra proferida pela Secretária Executiva de Assistência Social de Pernambuco, Dra. Ana Arcoverde, que discutiu o tema ‘A gestão da Assistência Social em Pernambuco: desafios e soluções’.

Secom PMP
publicado em 21 de Março / 2011 às 21:40

Lideranças comunitárias de Itamotinga são recebidas pelo Prefeito de Juazeiro

Lideranças políticas e comunitárias do Distrito de Itamotinga foram recebidas nesta segunda-feira (21) pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, em seu gabinete, para uma reunião com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre os problemas encontrados pela atual gestão, como dívidas herdadas de outras administrações, e o planejamento para o restante do Governo. O encontro contou com a presença de secretários municipais e vereadores. O prefeito elencou as prioridades do governo para os anos de 2009/2010, como o pagamento das dívidas herdadas por gestões anteriores como o pagamento do empréstimo do saneamento, dívidas com o INSS e as dívidas de custeio, que somadas chegam a mais de R$ 62 milhões de reais, que segundo o Isaac Carvalho daria para fazer 175 unidades básicas de saúde, ou 31 UPAS, ou ainda a pavimentação de 200 km de ruas. 

“Essa herança não é minha, e sim do Município de Juazeiro. Esse montante de dinheiro afeta diretamente a população, que precisa dos serviços essenciais. Nós temos que esclarecer para a sociedade, pois os políticos que torcem contra o desenvolvimento da cidade ficam querendo tirar proveito de uma situação que eles mesmos ajudaram a criar”, destacou o prefeito Isaac Carvalho, dando como exemplos uma quadra de esportes construída em 2008 no Distrito de Itamotinga, sendo que a garantia da obra ainda está vigente, mas o equipamento esportivo e de lazer já está num estado precário. Outro exemplo é a bomba de captação de água, que está num local inadequado, mas nunca tinha sido reivindicado por políticos que atuam no distrito. O prefeito informou que a bomba será colocada num outro ponto, restando apenas passar esse período de chuvas para que as máquinas possam retirá-las.  

Muitos dos presentes parabenizaram o prefeito pela disponibilidade em se reunir em seu gabinete com a população, mas também fizeram queixas e sugestões para o Governo. “A gente agradece, pois eu tenho 30 anos que moro em Itamotinga e nunca havia entrado no gabinete do prefeito para uma reunião como essa”, disse Ariosvaldo Cardoso, presidente da Liga Desportiva de Itamotinga. 

O prefeito ainda anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde na localidade, que nas próximas semanas terá aberta a licitação, a construção de quatro quadras poliesportivas cobertas, construção de Escola na Vila São José,  e relembrou das ações que já foram para a comunidade como ônibus escolar para transportar estudantes de Curralinho a Pontal, reforma da escola Lindaura Maria de Jesus, no povoado do Rodeador, reforma da Unidade de Saúde do povoado de Pontal, ações de combate a dengue e atendimento médico no povoado do Periquito. Ainda, foi informado que as estradas vicinais da região passarão por manutenção nos próximos dias, com os trabalhos de uma máquina patrol e cascalhamento de algumas áreas ma is degradadas.

Ascom PMJ
publicado em 21 de Março / 2011 às 21:00

PCDOB COBRA POSICIONAMENTO OFICIAL DE PIMENTA

O diretório estadual do PCdoB encaminhou nesta segunda-feira (21) uma nota à imprensa, em que cobra uma posição oficial do deputado estadual Edson Pimenta, que assinou o manifesto de adesão ao PDB neste domingo (20). De acordo com o diretório, em nenhum momento o parlamentar comunicou a decisão, ou mesmo indicou formalmente que abandonaria o barco comunista. “Nós estamos surpresos com esta informação, considerando que Edson é uma liderança política forjada e formada no PCdoB. Desde o início de sua militância, ainda como trabalhador rural até a sua militância sindical, articulada e orientada pelo PCdoB. Nesta trajetória o partido o levou à Presidência da Fetag [Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia], a dois mandatos de deputado estadual e um mandato de deputado federal, além de percorrer todas as instâncias de direção do partido [...]”, destacou o presidente da sigla na Bahia, o deputado federal Daniel Almeida.

BN
publicado em 21 de Março / 2011 às 20:30

Leitor reclama do abandono da Avenida Engenheiro Manoel Borges em Juazeiro

Prezado Geraldo José,

Estou enviando fotos que registram o abandono e o descaso que vive nossa cidade, mais precisamente no bairro João Paulo II. Essas fotos foram tiradas dia 20/03, da Avenida Engenheiro Manoel Borges, uma avenida muito movimentada que liga os Bairros João Paulo II e Parque Residencial.

A mesma encontra-se esburacada, cheia de lama e fedentina, tem trechos da avenida em que o asfalto já desapareceu. Quando passa um veículo pesado a poeira toma conta de toda a rua, trazendo com ela muitas doenças respiratórias. Registro aqui a minha insatisfação para com o poder público que não toma providências e deixa cada vez mais a nossa cidade  se afundar nos buracos e lama nas ruas.

Murilo Ricardo

João Paulo II

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.