Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Setembro / 2010 às 07:40

Prefeitura de Casa Nova promove seminário de prevenção às drogas

A prefeitura de Casa Nova, através da secretaria de saúde, em parceria com as igrejas católica, evangélicas, Policia Militar, Maçonaria e Conselho Tutelar, realiza o seminário de Combate às Drogas nos dias 13, 14 e 15 de setembro. O evento acontece no Centro Social São José e tem como principal objetivo debater a atual situação de jovens e crianças que se encontram envolvidos com drogas e entorpecentes.

Além da conscientização para o problema das drogas, a ação vai promover interação entre as famílias atingidas e acolher espiritualmente jovens e familiares e os encaminhar para atendimento nos programas e equipamentos de saúde, assistência, educação e lazer. Através desse encontro será criado no município o COMAD (Conselho Municipal de Antidrogas) que tem por finalidade estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da educação e prevenção do uso de drogas.

De acordo com o psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), René Jesus de La Torre, O COMAD é um Conselho deliberativo, que têm conselheiros e que pode elaborar um plano municipal de combate as drogas, porém está subordinado ao Conselho Estadual e ao Conselho Nacional Antidrogas junto à SENAD. Durante o evento serão abordados temas como: A família e as drogas, As drogas e a religião, O que são as drogas, o papel do CAPS no tratamento do dependente químico, Programa Educacional de Resistência as drogas e à violência, Aspectos jurídicos na dependência química, Reinserção social do dependente químico, além de testemunhos de usuários.

Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN
publicado em 10 de Setembro / 2010 às 07:04

Prefeito de Senhor do Bonfim envia nota ao blog explicando retirada das placas de Gustavo Miranda

Em função do email enviado ao blog pelo advogado Josemar Santana, o prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Machado (PT) encaminhou a este noticioso a seguinte nota:

Caro Geraldo José,

Visando restaurar a verdade, a propósito das afirmações do Presidente do DEM de Senhor do Bonfim, quanto ao episódio do Sete de Setembro em nossa cidade, cabe-me esclarecer que:

1. Em nenhum momento o governo municipal afirmou que a retirada da publicidade do Vereador Gustavo Miranda foi o cuprimento de uma ordem do Juiz Eleitoral;

2. A decisão foi unicamente do Prefeito Municipal, visto que as peças se encontravam no roteiro do desfile, de forma ostensiva, e colocada em postes inclusive de sinalização de trânsito, e isto é proibido em Lei;

3. Antes de ordenar a retirada pedi ao PC do B que retirasse as peças e o partido se negou a fazê-lo;

4. O candidato do PT, Carlos Brasileiro, já retirara também por determinação do governo municipal placas que se encontravam na Avenida ACM;

5. A euforia diante de um possível rompimento do PC do B com o governo local, em Bonfim, toma conta do referido advogado, por razões óbvias. 

Atenciosamente,

Paulo Machado  - Prefeito de Senhor do Bonfim

publicado em 10 de Setembro / 2010 às 07:00

Debate altera itinerário na Orla de Juazeiro

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) através da Gerência de Transporte informa aos motoristas e usuários de ônibus coletivos, que em virtude do debate eleitoral com os candidatos a deputado estadual promovido pela Rádio Juazeiro em parceria com o blog, o tráfego será interrompido nesta sexta-feira (10), das 8h as 12h, na Orla da Cidade. Os veículos de pequeno porte serão desviados a partir da loja Vivo, esquina da Travessa Lauro de Freitas e seguirão na contra mão, que estará liberada até a Praça Barão do Rio Branco. Já os ônibus coletivos seguem pela Adolfo Viana e entram na Avenida Oscar Ribeiro em direção ao terminal.

publicado em 10 de Setembro / 2010 às 06:30

Técnicos do Hospital Regional de Juazeiro participam de curso de aperfeiçoamento

Teve início nesta quinta-feira (09) o primeiro módulo do curso de aperfeiçoamento para os técnicos em enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro. Entre os temas discutidos no primeiro dia estão: “Prevenção de Infecção Hospitalar em UTI”, ministrada pela enfermeira da Comissão de Combate a Infecção Hospitalar do HRJ (CCIH), Daniela Gardel; e “Verificação de Volume Residual Gástrico”, palestra ministrada pela nutricionista Manuella Dias. 

O primeiro módulo tem duração de três meses e pretende atender todos os técnicos de enfermagem da unidade hospitalar. “É importante garantir que os profissionais se aperfeiçoem sempre. Ganha o profissional que amplia seus conhecimentos e o usuário do HRJ, com um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado”, destacou a coordenadora de enfermagem do HRJ, Fátima Leal.

Asscom HRJ
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 23:20

Reminiscência...

 

Banda do Colégio Edson Ribeiro

Comissão de frente da Banda do Colégio Rui Barbosa

Saudosista, o professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson) lamentou as ausências de dois grandes estabelecimentos de ensino de Juazeiro no desfile cívico, no último sete de setembro.

Ele revirou o baú e conseguiu encontrar fotos que marcaram na década de oitenta, o desempenho das bandas dos Colégios Edson Ribeiro e Rui Barbosa.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 22:40

SR. DO BONFIM: ADVOGADO DIZ QUE RETIRADA DA PUBLICIDADE DE GUSTAVO MIRANDA FOI ILEGAL.

O advogado Josemar Santana enviou email e cópia de uma certidão emitida pelo cartório eleitoral 45 Zona Eleitoral de Senhor do Bonfim contestando as alegações da prefeitura municipal sobre a retirada das peças publicitáris do candidato a deputado estadual Gustavo Miranda do PCdoB. Eis o conteúdo do email.

Caros Comunicadores,

Aí está a prova de que não foi decisão da Justiça Eleitoral a retirada de propaganda política de Gustavo Miranda, no dia 7 de setembro, das ruas centrais da cidade, sendo fruto da prepotência, da arrogância e da truculência alegadas pelo candidato, perpetradas pelo prefeito Paulo Machado e seus asseclas, atendendo pedido de Carlos Brasileiro. A propaganda estava legal, nos termos do art. 37, parágrafo 6º da Lei Eleitoral.

Josemar Santana (Especialista em Direito Eleitoral).

O Vereador Gustavo Miranda do PC do B disse em entrevista ao programa Pega Fogo da Rádio Rainha FM que a aliança do seu partido PC do B com o PT de Senhor do Bonfim chegou ao fim. Gustavo que é candidato a deputado Estadual informou ainda que seu partido entregou a secretaria de meio ambiente e não faz mais parte da base de sustentação do Prefeito Paulo Machado. O estopim foi o episodio da retirada dos cavaletes de propaganda política, expostos no percurso das comemorações do 7 de setembro. Na verdade já vinha existindo uma insatisfação do vereador com o atual governo. Freqüentemente ele utilizava a tribuna da Câmara para dirigir críticas à secretaria de Saúde do município, chegando ao ponto de declarar que a secretária Gorete Bráz era desorganizada. 
 

Com infomações complementares do blog de Cleber Vieira
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 22:10

Unicamp: Programa que dá 120 vagas para alunos da rede pública foi aprovado nesta 5ª

Gerado José,

Em cima da "fala" do Dep. Fernando Filho segue a proposta da UNICAMP para o ingresso de alunos da escola pública na universidade.

Emanuel Ernesto Prof. UNEB DTCS

O Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi aprovado pelo Conselho Universitário da instituição nesta quinta-feira (9). O programa será uma forma de ingresso paralela ao vestibular e deve dar 120 vagas na graduação para os alunos de escolas públicas de Campinas (SP) com ingresso já no ano letivo de 2011.

Serão escolhidos os estudantes mais bem colocados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, sendo até dois estudantes por escola. Para participar, é preciso ter cursado os três anos do ensino médio no ensino público e o último ano em escola pública de Campinas. A Unicamp fará o cadastro dos interessados nas escolas.

Curso sequencial e opção por graduação

Os alunos classificados ingressarão num núcleo comum de cursos, em que terá formação interdisciplinar durante dois anos, em período integral, com disciplinas das áreas de humanas, exatas e biológicas. Ao final desses dois anos, os que apresentarem melhor desempenho poderão optar entre um dos cursos de graduação na universidade, que criaram vagas novas especialmente para o Profis. O curso dará direito a um certificado de curso sequencial.

Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação, o curso deve oferecer uma formação geral, que permita ao aluno ter diferentes visões de mundo. A ideia é que, após a implantação do projeto piloto, o programa seja expandido para mais cidades. "Estamos buscando outro público, que se autoexclui e não pensa sequer que tem chance no vestibular. Acho que, agora, eles vão ter uma perspectiva nova e não vão passar mais 1, 2 ou 3 anos no cursinho", diz.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 21:40

VEREADOR DE DOURADOS LEVA SAPATADA

O vereador de Dourados, no Mato Grosso do Sul, Aurélio Bonatto (PDT), levou uma sapatada na testa e ficou ferido na primeira sessão após as denúncias de corrupção contra políticos do município. Ele é um dos três edis que não chegaram a ser presos, mas foram indiciados pela Polícia Federal. A manifestação na Câmara obrigou a polícia a intervir e tirar os legisladores do prédio para evitar um tumulto generalizado. Os replicantes, sob gritos de protestos contra a corrupção, também jogaram moedas sobre os políticos. Com base no regimento interno, que permite a paralisação dos trabalhos por falta de segurança, a plenária foi cancelada.

R7
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 21:10

Pedro Alcântara visita localidade do Mulungu em Juazeiro

O deputado Pedro Alcântara, esteve ontem (08) na localidade do Mulungu em Juazeiro. Acompanhado do Prefeito Isaac Carvalho e do ex-vereador Almir do Buqueirão, Alcântara conversou com agricultores, donas-de-casa e estudantes da localidade e falou de suas conquistas e lutas em favor do Mulungu, como o sistema de abastecimento de água e de eletrificação rural.

Durante a visita foram levantadas propostas para a melhoria das condições de vida da comunidade, como a reforma do prédio escolar. O deputado se comprometeu em conseguir recursos para a recuperação daquela unidade de ensino. “ O caminho mais curto, entre a pobreza e o bem estar é a educação. Por isso colocarei uma emenda para recuperar essa escola, afim de que os alunos tenham suas aulas em um ambiente confortável e digno”, concluiu Alcântara.

Fotos: Glauber Guerra
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 20:40

SAAE adquire caminhão para melhorias na limpeza de esgotos e bueiros em Juazeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Juazeiro acaba de adquirir um novo caminhão equipado com hidrojateador. O novo equipamento será utilizado para a desobstrução e limpeza de ramais e redes coletoras de esgotos a partir de hidrojateamento de alta pressão (por meio de jato de água), composto de bomba de alta pressão, tanque reservatório, carretéis e mangueiras, além de remoção e transporte de resíduos de qualquer natureza, seja líquido ou sólido.

De acordo com o chefe do setor de esgoto do SAAE, Evidal Freitas, com o novo veículo será possível melhorar a desobstrução e limpeza de poços de visita (Pvs), bueiros, galerias, estações elevatórias e redes de esgoto, evitando que, em algumas ocasiões, ruas e calçadas sejam danificadas. “No órgão já existe dois caminhões que realizam a limpeza e a desobstrução das redes coletoras de esgoto e ramais, porém possui menos funções. Com a chegada do caminhão hidrojateador facilitará muito a limpeza das redes, porque a demanda no município de esgoto estourado é muito grande,” explicou.

Freitas ressaltou ainda que o novo equipamento possui um grande diferencial por ocupar pouco espaço, executando o trabalho nas vias públicas sem interferir no fluxo do trânsito, consome menos combustível e água, contribuindo assim com a preservação dos recursos naturais. O caminhão hidrojateador possui algumas características técnicas como tanques com capacidade de até 17 mil litros, com divisão para detrito de água limpa; bombas de sucção de anel líquido, turbina e roots; e bomba de alta pressão triplex.

Os serviços de desobstrução e limpeza das redes coletoras de esgoto e ramais de Juazeiro são realizados diariamente na sede e no interior quando ocorre algum problema. Os usuários que precisarem do serviço podem procurar o setor de esgoto, que fica localizado na Rua do Paraíso, n° 02, Bairro Santo Antônio ou ligar para os seguintes telefones (74) 3611-8745, 3611-7701.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 20:00

David Lima acompanha desfile de 7 de setembro em Juazeiro.

O candidato a deputado estadual David Lima (PTC) participou da programação do dia da pátria em sete de setembro. Pela manhã, ele visitou o loteamento Por do Sol onde conversou com lideranças do movimento Pró-Habitação em Juazeiro, depois foi ate a orla da cidade quando assistiu as atividades do desfile cívico.

Posteriormente, David se juntou ao bloco de correligionarios do deputado Jorge Khoury (DEM) e saíram cumprimentando populares que demostraram alegria e satisfação pela festa, além de realizaremuma visita ao espaço politico do candidato do PTC no bairro Piranga.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 19:30

A magia do Mundo de Oz nos palcos da região

Com a proposta de fortalecer a produção artística, a economia e a profissionalização do setor cultural no Vale do São Francisco, A Cia Biruta, de Petrolina traz mais uma vez a magia do teatro para o Vale do São Francisco a partir da montagem do espetáculo, O Mágico de Oz. Foi a partir do reconhecimento da importância artística e o potencial atrativo da história, que nos faz refletir sobre valores como afetividade, amizade e família, que o grupo decidiu montar o espetáculo.

A peça é baseada no texto de Frank Baum – O Maravilhoso Mágico de Oz - que este ano completa 110 anos de sua primeira publicação. A história é considerada um clássico da literatura universal e revela uma narrativa sobre os sonhos e descobertas de uma garotinha num lugar de criaturas fantásticas, mas com sentimentos reais. Com uma produção que envolve em média 30 profissionais, entre artistas e técnicos nas áreas de cenografia, luz, figurino, maquiagem, sonoplastia e música, o grupo está gerando diretamente emprego e renda, o que movimenta o setor na região.

A estreia do espetáculo está prevista para o dia 16 de outubro, no Teatro do Sesc, em Petrolina.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 18:40

Incêndio foi a causa do apagão que atingiu 190 cidades da Bahia

O fogo causou o desligamento das linhas de ligação entre as regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste na terça-feira (07). A interrupção aconteceu em 190 municípios da Bahia, atingindo pelo menos 1 milhão de pessoas. Também ficaram sem luz Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pará e Tocantins.

A falta de energia durou das 16h45 às 17h13.

Correio - Foto:Google
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 18:10

Fernando Filho diz que é contra as cotas regionais para a Univasf

Participando da série de entrevistas no programa Nossa Voz, na Rádio Grande Rio Fm, em Petrolina, o deputado Federal e candidato à reeleição Fernando Filho (PSB) respondeu, nesta quarta-feira (08), a questionamentos sobre educação e investimentos para o Vale do São Francisco. Na oportunidade ele declarou que é contra cotas regionais para facilitar entrada de alunos da região na Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Sou contra as cotas regionais. Ao adotarmos essas cotas, diremos que a nossa universidade é pior ou inferior às de outras regiões ou estados". Porém ele defende a limitação de vagas para estudantes de escolas públicas. “Nós conhecemos as dificuldades dos alunos de escolas públicas e, portanto, vejo essa ideia como favorável.”

Durante a entrevista, Fernando Filho ainda esclareceu o porquê decidiu inserir os investimentos desse ano para Petrolina, através do orçamento da Codevasf. “Por ser um ano eleitoral preferi assim. Como se trata de transferência entre órgãos federais, o recurso chega mais rápido”. As estradas do Capim, obra realizada em parceria com o Governo do Estado, as adutoras nas áreas ribeirinhas, e os recursos direcionados para o espaço ciência da Univasf, e o IF-Sertão também foram enfatizados por ele como alguns dos grandes empreendimentos conquistados, com sua ajuda, para Petrolina.

“Estou satisfeito. Se pudesse, teria feito mais. Porém tenho que dividir recursos nas cidades onde fui votado. Independente de qualquer coisa vou sempre colocar emenda em outros municípios, porque fui votado por lá. A eles eu devo respeito, atenção e devoção. A atuação parlamentar não se restringe à aplicação de emendas”.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 17:40

POLICIA RODOVIÁRIA DIVULGA BALANÇO DO FERIADÃO

Com o objetivo de aplicar o policiamento ostensivo nas rodovias estaduais, a Polícia Rodoviária Estadual realizou neste feriado (de sexta (3) até a manhã de quarta-feira (8) a Operação 7 de Setembro. Houve fiscalizações de equipamentos e documentos obrigatórios de veículo e de condutor, do uso de bebida alcoólica, além dos dispositivos de retenção para crianças aprovados por lei. Foram 32 acidentes, uma pessoa morta, 17 com ferimentos leves e 6 gravemente feridos. O levantamento estatístico da PRE afirma que houve uma diminuição de 20% no número de acidentes e 75% no total de vítimas fatais em relação ao mesmo feriado do ano passado.

BN - Foto: Google
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 17:10

Candidato a deputado estadual, Jerominho de Uauá visita Juazeiro.

As carências de políticas públicas no sertão da Bahia motivaram o vereador do PSB de Uauá Jerônimo Oliveira Cardoso, a concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa no pleito deste ano. O desempenho na última eleição, como um dos mais votado em Uauá, também o credenciaram junto à deputada Lídice da Mata, candidata ao Senado, para representar a legenda no Norte do Estado.

Os diretórios municipais do PSB de Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro, Uauá, Curaçá, Remanso, Jaguarari, Senhorr do Bonfim e outras cidades da região do sisal como: Serrinha e Valente declinaram apoio à candidatura de Jerôminho. "A região norte merece um representante atuante e de destaque como o vereador Jerominho e nós do PSB iremos comungar com esse desafio e ajudá-lo" afirmou a presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata em recente contato com o parlamentar.

“Além de trabalhar para fazer do PSB um partido forte é nossa pretensão desenvolver uma série de ações e projetos que colaborem com o avanço de todos os municípios que integram o norte da Bahia”, explicou o candidato do Partido Socialista Brasileiro.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 16:40

SOBRADINHO COMEMORA O 188º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria da Educação e Cultura realizou no último dia 05, grande desfile cívico em comemoração ao 188º ano de Independência do Brasil. As comemorações começaram às 07:30h em frente ao paço municipal com hasteamento das bandeiras, contando com a presença da Secretária de Educação Edinalva Fernandes, do prefeito Genilson Silva acompanhado da primeira dama Marizalva Ribeiro Santos, do presidente da câmara de vereadores Geraldo Filho, além de outros representantes do legislativo municipal, secretários, o comandante do 72° BIMtz, representantes de entidades, ONGs, de alunos, professores, diretores de escolas e populares. Para abrilhantar o evento, estiveram também presentes a Banda da Policia Militar e a Banda do 72º BIMtz, causando muita emoção nos que lá estavam. No mesmo momento, jovens reservistas receberam o certificado de dispensa do serviço militar. 

Participaram do desfile todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino, e representando as escolas particulares o Colégio Motiva e Escola Novo Horizonte. Convidadas a prestigiar esse grande momento, estiveram presentes também as bandas e fanfarras dos municípios de Casa Nova (FAMEC)e de Petrolina (Colégio Dom Bosco e PETRAPE), as bandas marciais do Exercito e da policia militar, e como uma das principais atrações do dia, foi apresentada aos munícipes a fanfarra de Sobradinho FAMUS, a mesma foi criada com a compra de 80 instrumentos novos pela SEC ainda este mês e fez uma belíssima apresentação. 

Centenas de populares foram às ruas para apreciar o desfile, que começou na Vila São Francisco, passando pela avenida Paulo Afonso, tendo seu desfecho na Vila São Joaquim, na nova av. José Balbino de Souza. Mais de 1.200 pessoas participaram do desfile, entre estudantes, professores, diretores de escolas, componentes de bandas, o pessoal da Terceira Idade, Educação Inclusiva, APAE, Educação do Campo, do Assentamento Vale da Conquista, Desbravadorese entre outros.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 16:10

Khoury prevê planejamento urbano para Carnaíba receber o impacto do Projeto Salitre

Com sustentação política de Bertinho, vereadora Suzana, ex-prefeito Rivas, Garapa, Oscar e Margarida Benevides entre outras lideranças, a exemplo do candidato a Senador deputado federal Edson Duarte e o candidato a deputado estadual Misael Aguilar; Khoury ouviu nesta quarta-feira (08) e falou para uma multidão, que lotou as dependências do Carnaibão Clube, no distrito de Carnaíba do Sertão.Numa noite de muito entusiasmo e adesões, o evento contou também com representações dos povoados do entorno como Carneiros, Carnaíba de Dentro, Santa Helena, Altaneira, Gangorra, União, Boa Sorte, Olho D’água, Laje, Lajinha e esperança.

Em cada fala, a lembrança de uma atitude que fez de JK uma referência no desenvolvimento de Juazeiro e da região, desde ainda prefeito até a consolidação dos pólos de agricultura irrigada, de atacados e universitário, através da UNIVASF – pólos que impulsionaram a economia da região e mudaram a vida das pessoas. Edson Duarte disse que manter Jorge Khoury na Câmara dos deputados é uma necessidade e uma oportunidade de Juazeiro continuar a ter uma representação digna. “Quem ganha é Juazeiro”, disse Duarte. Margarida Benevides lembrou de ações que até hoje ajudam famílias de Carnaíba, registrando JK como um divisor de águas na história de Juazeiro.

Bertinho, que foi candidato a vereador pelo PV na eleição anterior e obteve a maior votação já obtida no distrito, organizou o evento e representou o candidato a deputado estadual Roberto Carlos, de quem é assessor. Ele se disse feliz com a escolha de apoiar JK, por se “tratar de um homem justo, honesto e de palavra. Um trabalhador incansável e respeitado pela sua conduta de vida pública. E quando o escolhi, foi depois de ouvir minha família, meus amigos e meus correligionários políticos”, disse Bertinho, declarando para a população presente sua proposta de trabalho pautada em cima dos dois deputados que ele apóia. 

Para Khoury, Carnaíba precisa ser planejada para o grande boom de desenvolvimento que se aproxima, com a consolidação do grande projeto salitre, estimando que o crescimento urbano de Juazeiro migrará para aquele distrito.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 15:40

TSE NEGA DIREITO DE RESPOSTA A DILMA

O Tribunal Superior Eleitoral negou, por 6 votos a 1, o pedido de direito de resposta feito pela coligação da candidata petista à Presidência Dilma Rousseff contra a campanha de seu adversário, o tucano José Serra. A postulante do PT argumentava que foi ofendida por uma acusação do programa do PSDB de ter sido responsável pela quebra de sigilo de dados da Receita Federal para utilizar contra seus adversários. Os ministros da Corte entenderam, porém, que não houve referência direta no programa de Serra de que a campanha da sua adversária era a responsável pela infração.

BN
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 15:10

Educação é uma das prioridades de Osvaldo Coelho

A educação tem sido uma das bandeiras do candidato a deputado federal Osvaldo Coelho(DEM). Ao longo dos 40 anos de sua vida parlamentar a preocupação com a qualificação das pessoas do Vale do São Francisco através do conhecimento foi incessante. Osvaldo conseguiu trazer duas unidades do CEFET, hoje denominado IF Sertão, para Petrolina e intercedeu em favor da implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Todas as Universidades do Norte-Nordeste eram localizadas no litoral e a oportunidade de conhecimento recentemente chegou ao semi-árido”, registrou.

Para ele o mais importante é possibilitar a igualdade de oportunidades. “Com a Univasf, a universidade é que veio ao encontro dos alunos, que antes tinham que buscar o conhecimento nas capitais. Além da universidade federal, o nosso lado político trouxe a Facape e a UPE”, ressaltou.  O candidato acredita que o grande desafio das pessoas envolvidas com política
educacional é garantir que nas sociedades marcadas por grandes desigualdades sociais, crianças mais carentes tenham as mesmas oportunidades de acesso a educação do que as crianças de famílias mais ricas.

A preocupação maior do candidato agora é facilitar o acesso dos jovens do Vale a universidade. “A Univasf veio para os jovens do Vale. Antes da adoção do Enem só no curso de medicina tínhamos 41 alunos aprovados no vestibular, depois do Enem apenas um. Esse modelo é perverso para a nossa região e para os jovens. Muitas universidades não aceitaram o Enem e isso que eu gostaria que a Univasf fizesse”, relatou. Outra meta de Osvaldo no que concerne a educação é a melhoria do ensino das escolas públicas, para facilitar o ingresso dos jovens na universidade. “a educação básica pública ainda é muito ruim. Precisamos melhorá-la, essa será uma das nossas prioridades”, completou.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 14:40

Matrícula Online de estudantes da UNEB começa hoje

A partir de hoje até a próxima terça-feira (14/09), alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia, Direito e Agronomia e de outros campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizam a Matrícula Web para o segundo semestre de 2010. 
 
Os estudantes devem acessar o site www.portalacademico.uneb.br e realizar o passo a passo para a escolha dos componentes curriculares a serem cursados. No dia 24 de setembro, será divulgado o registro de matrícula dos discentes no mesmo endereço eletrônico. Os discentes devem conferir o registro, pois qualquer ajuste será realizado presencialmente nos dias 27 e 28 de setembro, na Secretaria Acadêmica do respectivo departamento.  

Devido ao calendário acadêmico ser encerrado em datas diferenciadas, a Matrícula Web para o Campus XII (Guanambi) e para o Campus XVII (Bom Jesus da Lapa) acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro. Pioneira na história da UNEB, a iniciativa atende 20 mil estudantes de todos os cursos de graduação da instituição, na capital e interior.

Informações Agência MultiCiência - UNEB
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 14:00

MAURIÇOLA LANÇA NOVO CD

 

O artista juazeirense Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) gravou um novo CD com treze músicas inéditas e românticas. Desanimado com a falta de reconhecimento em sua terra natal, ele desabafou em conversa com este blogueiro “Vou de novo - on the Road (pé na estrada) - depois das eleições. Sonhos não desistem. Não vou lançar o CD por aqui não, vou primeiro buscar parceiros no Rio de Janeiro e São Paulo”. “Ainda em setembro vamos fazer a primeira audição do CD para a imprensa e produtores, uma parceria com o Studio Porto do Som de Fábio Ramon”, explicou Mauriçola.

O artista, no entanto, brinda os leitores do blog com uma das canções do seu mais recente trabalho. DISTANTES, JUNTOS! - Carlos Maurício Dias Cordeiro.

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 13:30

Ministro do Trabalho e Emprego reinaugura Gerência Regional em Petrolina

Nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participará da solenidade de reinauguração da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Petrolina. O órgão é localizado no centro da cidade, na rua São Vicente de Paula, Nº 168.

Ascom PMP
publicado em 09 de Setembro / 2010 às 13:00

César quer trazer a gigante alemã Siemens para gerar energia solar no sertão baiano

O senador César Borges disse ontem (08) que a melhor maneira de evitar apagões como o que aconteceu ontem em 190 municípios baianos é investir em energias alternativas. César informou que, do mesmo modo que conseguiu trazer a Ford para a Bahia, se empenhará, como senador, em atrair a gigante alemã Siemens para desenvolver sistemas de geração de energia solar no sertão baiano.

Segundo o senador, em apenas uma hora o Sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia superior ao consumo global de um ano inteiro. “É uma energia gratuita, renovável e não poluente. Por que não aproveitá-la no sertão baiano?” O senador informou que, há cerca de três anos, a Siemens vem realizando parcerias com empresas de diversos países. Agora, por exemplo, foi firmada parceria com a Arava Power, primeira empresa israelense a obter licença para construir uma usina solar de grande porte em Israel.

Aqui na Bahia, diz o senador, poderá ser viabilizada a utilização da tecnologia fotovoltaica, que transforma a energia luminosa proveniente do Sol em eletricidade para abastecer lâmpadas, TVs, bombas e dessalinizadores d’água, além de computadores, refrigeradores ou quaisquer outros equipamentos elétricos. “Temos uma crescente demanda global por energia e podemos optar por essa fonte inesgotável, que servirá de base para o nosso desenvolvimento sustentável”, diz o senador.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.