Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 17 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 29 de Novembro / 2010 às 07:40

Oitavo campo de futebol é iluminado em Petrolina

A comunidade do José e Maria e bairros circunvizinhos agora terão mais uma opção de lazer durante a noite, um local destinado a prática de esportes. Na noite de sábado (27) o prefeito Julio Lossio entregou a iluminação do oitavo campo de futebol e primeiro no perímetro urbano. De acordo com o Gestor municipal, a prática de esportes é um fator que tem ajudado diversas pessoas a superarem as doenças degenerativas que provocam distúrbios como má alimentação, obesidade, estresse, doenças relacionadas ao coração e tabagismo. “O esporte promove uma qualidade de vida mais saudável, além de afastar os jovens de práticas ilícitas e da violência”, ressaltou.

Na ocasião, o secretário de esportes Ailton Guimarães, salientou que a atual gestão tem obtido sucesso em várias ações no setor esportivo e ressaltou os investimentos da prefeitura na área de esportes. “Vamos encerrar o ano com 10 campos de futebol iluminados, o próximo será o do bairro Henrique Leite. Queremos também destacar os Jogos da Integração que se mostrou um dos maiores eventos esportivos do Vale do São Francisco”, assegurou. Depois de ligar os refletores, o Prefeito destacou a sua alegria em proporcionar a iluminação de mais uma campo, e ressaltou que pretende realizar novos investimentos na área de esportes. “Esse é só o primeiro passo. Com certeza nós vamos agregar outros equipamentos nestes espaços para transformá-los em verdadeiros complexos de esporte e lazer para essas comunidades”, concluiu.

Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 29 de Novembro / 2010 às 07:00

BONITA FESTA MARCA O RETORNO DA IMAGEM DE SÃO FRANCISCO AO BAIRRO SANTO ANTONIO

Uma bonita festa religiosa marcou na tarde deste domingo (28) o retorno da imagem de São Francisco de Assis, patrono da extinta empresa Franave, ao convívio dos fiéis do bairro Santo Antonio.

O santo saiu do quartel em Petrolina numa viatura aberta, seguida por um comboio militar e por fiéis até a rua Princesa Isabel já no bairro Santo Antonio. Neste ponto, todos seguiram em procissão até a igreja do bairro, onde foi celebrada uma missa festiva pelo Bispo Diocesano Dom José Geraldo da Cruz com auxílio de vários padres.

O ato festivo contou com a presença do Comandante do 72 BI, Tenente Coronel Helvétius Marques e de vários oficiais do referido Batalhão em Petrolina.

A comunidade também correspondeu e participou ativamente de toda programação.

publicado em 29 de Novembro / 2010 às 06:30

COISAS DE JUAZEIRO

E ainda dizem, em termo de gozação, que sou muito bem informada, e por acaso não é pra ser?

Geraldo,

Veja nos anexos I e II desta nota o que está acontecendo com os Condomínios Colina do Rio e Assunção de Maria, sem querer aqui, fazer alardes, nem colocar pânico nas pessoas, mas existe o grande risco de proprietários de imóveis nestes condomínios não conseguirem registrar seus bens, haja vista, ação na Justiça contra os mesmos sobre acusação de ocupação irregular às margens do Rio São Francisco além de agressão ao meio ambiente e outras alegações. 

Cabe aos nossos políticos, as nossas autoridades explicações e ações a respeito do assunto, já que nos documentos isto fica bem claro, e esperamos também a grande colaboração do Dr. Edson Tanuri, irmão do vereador Alex Tanuri e ex-secretário de Obras da Prefeitura, já que o referido Senhor reside no Colina do Rio.  Esse é realmente um assunto de interesse coletivo, já que muitas pessoas possuem bens adquiridos nos referidos locais e sobre tudo a preservação do meio ambiente e nosso rio.

Grata e Atenciosamente,

Ana Sá Novaes

Bairro D. José Rodrigues

Anexo I

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA POLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal

PORTARIA Nº 032 DE 29 SETEMBRO DE 2010

Peças de informação nº 1.26.001.000085/2010-34

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo procurador da República signatário, no exercício das atribuições constitucionais conferidas pelo art. 129 da Constituição da República, e:

a) considerando que incumbe ao Ministério Público defender a Ordem Jurídica e promover as medidas necessárias para garantir o respeito dos Poderes Públicos aos direitos constitucionais, inclusive no que tange à defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, conforme o disposto nos arts. 127 e 129, incisos II e III, da Constituição Federal;

b) considerando a incumbência prevista no art. 6º, VII, b, e art. 7º, inciso I, da Lei Complementar 75;

c) considerando o disposto na Resolução nº 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público;

d) considerando que o objeto do presente procedimento se insere no rol de atribuições do Ministério Público Federal;

e) considerando, por fim, os elementos constantes nas presentes peças de informação; Instaura o presente PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO, tendo por objeto, nos termos § 4º, do art. 2º da Resolução nº 23/2007 do CNMP, a apuração do(s) fato(s)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA POLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal

apontado(s) abaixo:

- apurar responsabilidade por ocupação irregular em área de preservação permanente àsmargens do Rio São Francisco pelo Loteamento Colinas do Rio.

REPRESENTANTE(S): Ministério Público Federal

RESUMO: Apurar ocupação irregular em área de preservação permanente às margens do Rio São Francisco pelo Loteamento Colinas do Rio, causando impactos ambientais constatados em vistoria realizada pela 4ª CCR (informação técnica nº 074/2010).

Autue-se a presente portaria e as peças de informação que a acompanham como procedimento preparatório.

Após os registros de praxe, publique-se e comunique-se esta instauração à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para os fins previstos nos arts. 4º, VI, e 7º, § 2º, I e II, da Resolução nº 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público.

Outrossim, oficie-se:

a) à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco – CPRH – para que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, informe se o Loteamento Colinas do Rio, localizado às margens do Rio São Francisco na cidade de Petrolina, está regular quanto às licenças ambientais, bem como realize vistoria na área a fim de coibir suposto empreendimento realizado em área de preservação permanente, conforme notícia contida na Nota Técnica nº 074/2010 – 4ª CCR;

b) à Prefeitura de Petrolina a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias úteis,

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA POLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal

Informe se foi concedida licença para realização do empreendimento que se encontra em construção na faixa de preservação permanente, localizada entre o Loteamento Colinas do Rio e o Rio São Francisco. Junto aos ofício deve seguir cópia desta Portaria, bem assim cópia das fls. 04/11.

Petrolina/PE, 29 de setembro de 2010.

ALFREDO CARLOS GONZAGA FALCÃO JÚNIOR

Procurador da República

Anexo II 

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA PÓLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal                                                                                                                  

PORTARIA Nº 25 DE 29 SETEMBRO DE 2010

Peças de informação nº 1.26.006.000032/2010-73

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República que esta subscreve, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento nos artigos 127 e 129 da Constituição Federal, nos artigo 6º, VII, b, e 7º, I da Lei Complementar nº 75/1993, no art. 4º da Resolução nº 87/2010 do Conselho Superior do Ministério Público Federal e também no art. 2º, II, c/c art. 4º da Resolução nº 23/07 do Conselho Nacional do Ministério Público,

a) considerando que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127 da CF);

b) considerando que são funções institucionais do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (art. 129, inciso III da CF);

c) considerando a incumbência prevista para o Ministério Público na Lei Complementar 75, no art. 6º, VII, b, de promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, bem como no art. 5º, inciso III, de defesa de bens e interesses relativos ao meio ambiente e no art. 7º, inciso I, de instaurar inquérito civil e outros procedimentos administrativos correlatos;

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA PÓLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal

d) considerando que os objetos das peças de informação se inserem no rol de atribuições do Ministério Público Federal;

e) considerando os elementos constantes nas presentes peças de informação;

f) considerando o disposto na Resolução nº 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público;

g) considerando o disposto no art. 225 da Carta Magna;

h) considerando, por fim, o disposto nos arts. 2º e 3º do Código Florestal;

Instaura o presente INQUÉRITO CIVIL, tendo por objeto, nos termos § 4º do art. 2º da Resolução nº 23/2007 do CNMP, a apuração do(s) fato(s) apontado(s) pela vistoria realizada pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão, a saber:

- ocupação de solo em APP urbana e periurbana;

- exploração inadequada de recursos ambientais;

- desmatamento de vegetação ciliar;

- erosão de margens e

- construções em APP.

REPRESENTANTE(S): Ministério Público Federal.

POSSÍVEL(IS) RESPONSÁVEL(IS): Condomínio Assunção de Maria.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA PÓLO PETROLINA/JUAZEIRO

1º Ofício da Tutela Coletiva e Criminal

RESUMO: Cuida-se de peças de informação com vistas a apurar ocupação irregular em Área de Preservação Permanente (APP) às margens do rio São Francisco pelo Condomínio Assunção de Maria, em Juazeiro/BA, causando impactos ambientais constatados em vistoria realizada pela 4ª CCR.

Autue-se a presente portaria e após os registros de praxe, publique-se e comunique-se esta instauração à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para os fins previstos nos arts. 4º, VI, e 7º, § 2º, I e II, da Resolução nº 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público.

Petrolina/PE, 29 de setembro de 2010.

ALFREDO CARLOS GONZAGA FALCÃO JÚNIOR

Procurador da República

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 23:00

PREFEITO ISAAC CARVALHO CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA NESTA SEGUNDA (29)

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, vai conceder uma entrevista coletiva no seu gabinete, às 9h30, nesta segunda-feira (29) para tratar de assunto referente a viagem realizada  à cidade gaúcha de Bento Gonçalves, sede do Grupo Empresarial Casa Valduga.

O grupo empresarial é referência em produção de vinhos finos e derivados da uva e tem interesse em iniciar um empreendimento na cidade. Na oportunidade, Isaac Carvalho vai abordar também sobre viagem a Brasília durante a semana passada.

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 22:00

INDICAÇÕES DOS VEREADORES CONTEMPLAM VÁRIOS BAIRROS DE JUAZEIRO

Na sessão ordinária da última quarta-feira (24), a Câmara Municipal aprovou as seguintes indicações que foram encaminhadas ao Executivo: 

Mozaniel Porfírio (PTdoB) – Reivindicou mutirão de limpeza no bairro Alto da Aliança; instalação de rede de esgoto na Rua Tomáz Espínola – Carnaíba do Sertão e desobstrução da linha de esgoto na Rua Zero – Quidé. 

 

 

 

 

José Carlos Medeiros (PV) – Solicitou o esgotamento de fossas sépticas na Rua Novo Horizonte – Piranga; Poda de árvores na Rua do Ciam – Novo Encontro; recuperação da quadra de esportes, do sistema de iluminação, asfalto e base dos tabuleiros de damas no Parque Lagoa de Calú.

 

 

 

 

 Bené Marques (PSDB) – Indicou a construção de abrigo de ônibus na BR-235 – Bairro Itaberaba; recuperação do calçamento da Rua Miguel Souza – Alto do Alencar; desmatamento e capina da Travessa da Rua 09 – Alto da Aliança e sinalização na avenida Flaviano Guimarães.

 

 

 

 

 

Ronaldo Campina, Roninho (PMDB) – Reivindicou a reposição de lâmpadas e a reforma e ampliação do Posto de Saúde no distrito de Itamotinga; reforma e ampliação da escola de Baraúna; calçamento de ruas em Pontal; calçamento de ruas no NH-3 Projeto Curaçá e recuperação de asfalto no NH-1 Projeto Curaçá.

 

 

 

 

Valdeci Alves, Neguinha (PV) – Solicitou a reposição de lâmpadas no Jardim Primavera; mutirão de limpeza e calçamento de ruas na Maringá.

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 21:00

Mansão do tráfico tem em todos os cômodos ar-condicionados e TVs

Muito luxo e ostentação foi encontrada pela polícia na casa do traficante Pezão, um dos chefes do tráfico do Conjunto de Favelas do Alemão. O imóvel tem quatro andares e é possível ver aparelhos de ar-condicionado e TVs de LCD em todos os cômodos. Além de amplos sala e quartos, há uma piscina e um quarto com banheira da hidromassagem e TV. Na cozinha, eletrodomésticos de primeira linha, em aço escovado e mesas com tampo de vidro. Em toda a casa, o piso é de porcelanato. Tudo aparentemente recém-comprado. No banheiro da piscina, por exemplo, é possível ver ainda selos na louça. (G1)

Foto: Bruno Gonzalez/ Extra/ Ag. O Globo
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 20:00

MARGARETH MENEZES “ARRASA” DURANTE INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO DO DEPÓSITTO NO ARMAZÉM CAFFÉ

“Fantástico”. Esta é a melhor definição do show de Margareth Menezes na inauguração da nova boate Depósitto do Armazém Caffé, Caffé Hall, na madrugada deste domingo (28). A cantora lançou o novo DVD "Naturalmente Acústico" e lembrou os grandes sucessos da sua carreira Ellegibo, Faraó, Dandalunda, entre outras.

Durante o show falou do seu amor por Juazeiro, segunda cidade a se apresentar no início da carreira e dos vários amigos que conquistou na região. Homenageou Ivete Sangalo interpretando várias músicas da estrela juazeirense.

Mandou alô para os fãs de cidades próximas da região Norte do Estado: Senhor do Bonfim, Jaguarari, Sobradinho, Curaçá e também da vizinha Petrolina.

O novo espaço do Depósitto que tinha a capacidade para 1.200 pessoas recebeu neste domingo quase 4.000 fanáticos pelo samba-reggae de Margareth Menezes. O aperitivo ficou por conta da participação da banda Samba de Mezza.

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 19:00

Dilma deve substituir os comandantes militares

Na área militar está definida a substituição dos três comandantes militares. No Exército, um dos mais cotados é o general Antonio Gabriel Esper, atual comandante de Operações Terrestres. Para a Marinha, o mais citado é o almirante Marcos Martins Torres, que, como ministro do Superior Tribunal Militar, tentou impedir, na campanha presidencial, a divulgação do processo da prisão de Dilma Rousseff na ditadura.

Cláudio Humberto
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 18:00

Manga Rosa na entrada, manga azeda na saída

Para mais de uma centena de proprietários de veículos que foram assistir ao show de Paula Fernandes, neste sábado, no Clube Manga Rosa, em Petrolina, o sabor da saída foi de manga azeda. Ávidos por multar, guardas num veículo da  EPTTC, por  volta da meia noite ainda preenchiam seus talões multando sem piedade  e deixando sob o limpador dos veículos estacionados ao longo da pista próxima ao clube, de um lado e de outro, a fatura preenchida.

O que mais estranha na atitude punitiva dos fiscais de trânsito é que a avenida onde as multas estavam sendo aplicadas é paralela à Avenida principal, sem nenhum trânsito naquele horário, e usada exclusivamente por quem foi ao show. Não é possível avaliar a quantidade de multas, mas certamente os fiscais estavam munidos de muitos talões para efetuar a tarefa. Muitos que foram ao show no Manga Rosa neste sábado provaram dois sabores: o adocicado pelo belo show de Paula Fernandes e o azedo da multa na saída.

Quem for aos próximos, barbas de molho, porque com as multas o custo sai triplicado.

Foto Ilustrativa
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 17:00

PPS QUER FORMAR OPOSIÇÃO COM PV

O Partido Popular Socialista (PPS) vai propor ao Partido Verde (PV) formar um bloco de oposição ao governo na Câmara dos Deputados, segundo o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Mais de cem representantes do partido participaram de encontro encerrado neste domingo (28) que discutiu os rumos do partido. A união com o PV, que elegeu 15 deputados em outubro, visa a reunir número suficiente de parlamentares para conquistar lugares na Mesa Diretora e nas comissões da Câmara. O PPS elegeu 12 deputados federais nas últimas eleições. De acordo com Jungmann, a ideia é que o PSDB e o DEM também façam parte do bloco, mas as legendas ainda não se manifestaram. “Se eles não quiserem ou não responderem [PSDB e DEM], vamos procurar o PV. Queremos espaço na Mesa [Diretora]”, disse o deputado.

BN
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 16:00

HOMEM É PRESO NO CENTENÁRIO APÓS AGREDIR EQUIPE DO SAMU

Carlos Edmilson de Souza Silva, 18 anos, residente a rua Antônio Pedro, 432, centro de Juazeiro, foi preso por volta das 03 horas da madrugada deste domingo (28) por ter ferido o condutor e uma atendente do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Denis Araújo coordenador do Samu em Juazeiro explicou que uma mulher ligou para o plantão informando que um homem tinha sido esfaqueado durante uma festa na rua Canafístula do bairro Centenário.

A equipe chegou ao local, verificou que o homem caído não apresentava sinais de ferimento quando o acusado passou então a agredir o condutor e a enfermeira do SAMU. Eles ainda danificaram o veículo, quebrando as janelas laterais e parte dos equipamentos da ambulância.

Eles solicitaram o apoio da polícia militar que após diligências prendeu Carlos Edmilson e está à procura do segundo acusado. A coordenação do SAMU disse desconhecer as razões das citadas agressões.

Jean Rego Repórter Policial
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 15:00

Fome ainda atinge 11,2 milhões de pessoas no País

Pelo menos 11,2 milhões de brasileiros passavam fome ou estavam sob risco iminente de não poder comer por falta de dinheiro, aponta o IBGE no estudo Segurança Alimentar, com dados de 2009. Na primeira edição da pesquisa, em 2004, o número era de 14,9 milhões. São 3,7 milhões de pessoas a menos em "situação de insegurança alimentar grave", uma queda de 24,8% em cinco anos. No período, a população do País aumentou 5,5%.

O estudo divulgado ontem foi feito em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para o IBGE, o impacto do Bolsa-Família foi o principal fator para a redução do número de brasileiros que passam fome. O aumento do salário mínimo seria o segundo motivo.

"A queda foi muito importante, mas ainda há 11,2 milhões de pessoas que precisam ser vistas e cuidadas", diz a gerente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, Maria Lucia Vieira. "O objetivo é eliminar essa preocupação."

O secretário executivo do ministério, Rômulo Paes de Sousa, avalia que "o ganho foi excepcional para um período tão curto". Segundo ele, o objetivo do governo é acabar com a fome no País, mas a "supressão completa desse temor leva tempo". Para Sousa, a permanência de mais de 11 milhões de pessoas na situação grave deve ser relativizada. "A questão da insegurança alimentar aparece inclusive no país mais rico do mundo, os Estados Unidos", afirma. "Quando comparamos o Brasil com países que têm economia semelhante e investimento também em política social, como o México, a nossa situação é muito mais favorável", argumenta.

Segundo a pesquisa, apenas 65,8% dos brasileiros estavam em condição de segurança alimentar em 2009, ante 60,1% em 2004. Ou seja, no ano passado mais de um terço da população (34,2%) estava em situação de insegurança. São pessoas que apresentavam alguma restrição alimentar ou, pelo menos, preocupação com a possibilidade de ocorrer restrição por falta de dinheiro para comprar comida. Esse grupo se dividia em três categorias: 20,9% com insegurança leve, 7,4% com moderada e 5,8% na situação grave (11,2 milhões de pessoas). Do total na última classificação, 1 milhão eram crianças de 0 a 4 anos. Em 2004, a situação grave atingia 8,2% da população.

O representante do ministério citou dados do México para afirmar que, lá, 62% encontram-se em situação de insegurança alimentar (leve, moderada e grave). "Nos EUA, a insegurança alimentar moderada e grave era de 5,7% em 2008, antes da crise", afirma Rômulo. "A informação que temos é que a situação piorou em função da crise, por causa do aumento do desemprego."

O IBGE aponta forte associação entre condição alimentar e rendimento das famílias: 58,3% dos domicílios do País na situação de insegurança moderada ou grave tinham até meio salário mínimo per capita ou nenhum rendimento. O estudo também mostra que os porcentuais de insegurança alimentar são mais altos nos domicílios com maior densidade por dormitório.

A gerente da pesquisa ressalta que a redução ocorreu principalmente nos domicílios onde havia crianças, na região Nordeste e na área rural. "O foco do Bolsa Família são domicílios com limitação de renda e com crianças", explica ela. "Se o programa social estiver sendo encaminhado adequadamente, o impacto deve ter sido até mais importante do que o do salário mínimo", diz Maria Lucia. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo
Agência Estado
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 14:00

Inaugurado o Centro de Infectologia de Petrolina

Depois de muita expectativa, foi inaugurado sexta-feira (26) em Petrolina o Centro de Infectologia Maria Elita. O Serviço tem como objetivo agregar diversos ambulatórios para oferecer a população um atendimento mais amplo dentro desta área. Na cerimônia, estavam presentes o prefeito Julio Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio, secretários municipais, familiares da homenageada Maria Elita, os vereadores Pérsio Antunes e Raimunda Sol Posto, além de populares que compareceram para conhecer as novas instalações.

O serviço de infectologia que antes funcionava na Unidade de Saúde Bernadino Campos Coelho, será oferecido agora em uma nova sede, no prédio anexo ao da AME Policlínica. Entre os serviços que serão disponibilizados estão incluídos os ambulatórios de atendimento aos portadores de tuberculose, hanseníase, infectologia no geral, como doença de chagas e leishmaniose, além de atendimentos nas áreas de enfermagem, medicina e fisioterapia. A equipe do Seinpe conta com infectologista, dermatologista, médico sanitarista, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta. Os usuários portadores de doenças poderão ser consultados, acompanhados e receberão doses supervisionadas de medicação.

O prefeito Julio Lossio ressaltou a coragem da homenageada Maria Elita por ter vencido o preconceito e dedicado a sua vida a causa da saúde pública no trato das pessoas com doenças infectocontagiosas. O gestor salientou também a importância das parcerias com a iniciativa privada. “Ficamos muito felizes com essa parceria, por que o orçamento da saúde no Brasil no ano passado foi de 60 bilhões, o ano que vem será de 68 bilhões de reais, mas ainda assim não é suficiente para oferecer saúde de qualidade para todos os brasileiros”, informou.

 Muito feliz com a inauguração do centro, a secretária de saúde Lucia Giesta ressaltou a necessidade de se oferecer este serviço no município, considerando o número elevado de casos de tuberculose e hanseníase em Petrolina. “Isso é muito importante, por que registramos em média 300 casos de hanseníase e 100 de tuberculose por ano, é um número alto, que merece uma atenção especial da saúde pública”, revelou.

Mirela Costa Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 13:00

População de Capim Grosso discute situação da saúde na região

Após manifestação popular em 17 de setembro, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas nas ruas de Jacobina, foi realizada sexta-feira uma audiência pública, contando com as presenças do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, do sub-secretário de Saúde, Amaury Teixeira, do corregedor do Cremeb, Marco Antonio Cardoso de Almeida, das promotoras de Justiça, Andréa Scaff e Edna Márcia, e dos prefeitos de Capim Grosso, Mirangaba, Quixabeira, Várzea do Poço, Miguel Calmon e Piritiba. Além deles, participaram ainda 19 secretários municipais de saúde, diversos vereadores da região contando ainda com grande participação popular, para discutir a saúde na região, como a implantação da SAMU 192, LACEN, UTI e UPAs. Segundo pessoas presentes, a única ausência foi a prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM).
Política Livre - Foto: Google
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 12:00

TCM INSTALA AUDITORIA PARA INVESTIGAR EX-GESTORES DE SOBRADINHO

Na sessão ordinária de sexta-feira (26), a presidência do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios baixou atos determinando auditoria na Prefeitura de Sobradinho para investigar as administrações dos ex-gestores Antonio Gilberto de souza e Luiz Berti Tomas Sanjuan. Confira os atos na íntegra:

ATO Nº 302/10, RESOLVE: promover a realização de Auditoria na Prefeitura Municipal de SOBRADINHO, notificando o Sr. ANTONIO GILBERTO DE SOUZA - ex-prefeito, para acompanhá-la pessoalmente ou por  prepostos credenciados, ficando designados os servidores CHRISTIAN BENEVIDES DUARTE - Técnico de Inspeção de Obras e ALBERTO FARIAS FIALHO - Agente de Controle Externo para procederem as diligências e verificações quanto ao cumprimento da legislação pertinente, inclusive dos fatos constantes do processo nº  80182/08-TCM.

ATO Nº 303/10, RESOLVE: promover a realização de inspeção na Prefeitura Municipal de SOBRADINHO, notificando o Sr. LUIZ BERTI TOMAS SANJUAN - ex-prefeito, para acompanhá-la pessoalmente ou por  prepostos credenciados, ficando designados os servidores deste Tribunal CHRISTIAN BENEVIDES DUARTE - Técnico de Inspeção de Obras e ALBERTO FARIAS FIALHO - Agente de Controle Externo para procederem as diligências e verificações quanto ao cumprimento da legislação pertinente, inclusive dos fatos constantes do processo nº  12199/10-TCM.

Fotos Reprodução da Internet
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 11:00

Bahia lança programa que transforma água salgada em água doce

O Programa Água Doce inaugura no dia 30/11 (terça-feira) a Unidade Demonstrativa na comunidade de Minuim, em Santa Brígida, no semiárido baiano. A primeira Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce (PAD) será inaugurada na comunidade de Minuim, no município de Santa Brígida, no próximo dia 30 de novembro. O programa é uma ação do governo federal através do Ministério do Meio  Ambiente (MMA) e coordenado, na Bahia, pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Na ocasião serão assinados os acordos de gestão do sistema de dessalinização e de gestão da criação da tilápia.
  
O objetivo do ‘Água Doce’ é melhorar as condições de vida do Semiárido, onde boa parte da população consome água subterrânea salobra. Segundo a coordenadora do PAD,  na Bahia, e bióloga da Coordenação de Planejamento de Recursos Hídricos do Ingá, Maria do Carmo Nunes, “o programa estabelece uma política de acesso à água de boa qualidade, que suprirá aos moradores água potável, geração de renda e melhoria na qualidade alimentar”, afirma.

A Unidade Demonstrativa (UD) é um sistema de produção integrado, onde a comunidade obtém água para consumo humano, e ainda utiliza o concentrado (o que sobra após a  dessalinização) na produção de peixes e na irrigação de plantas que servem de alimento a caprinos e ovinos. “Na UD, esse sistema de produção estará disposto para visitação, exposições, aulas e demonstrações, com o objetivo de multiplicação desse modelo”, explica Maria do Carmo Nunes.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e  Ambiente Urbano, faz a coordenação nacional da UD, com supervisão técnica da Embrapa Semiárido e com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Urbano BNDES).  Entre os parceiros estão o Ingá, a Prefeitura de Santa Brígida e a comunidade de Minuim. O Programa Água Doce foi criado em 2004 e, desde então, cerca de 500 pessoas já foram qualificadas e repassam técnicas para as comunidades atendidas em UDs.

Ascom Ingá Foto Ilustrativa Google
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 10:00

Reunião discutiu criação Conselho de Direitos Humanos de Petrolin

Na manhã de sexta-feira (26), no Centro Paroquial Rainha dos Anjos, foi realizada a reunião de apresentação da minuta do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos em Petrolina. A solenidade, conduzida pela Comissão Provisória de Implantação do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, contou a presença de representantes do Governo Municipal, da Polícia Militar e da Sociedade Civil, além da vereadora Maria Elena. 

Na ocasião a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, lembrou que a atual gestão municipal tem priorizado o fortalecimento das políticas públicas. “Nós temos uma gestão que quer fortalecer os grupos sociais e o conselho será essa ferramenta de controle de uso da população petrolinense. Estamos certo de que plantando uma semente pela proteção, defesa dos direitos da pessoa humana e dignidade”, assegurou. 

A Procuradora-Geral do Município, Camila Abreu, explica que o primeiro passo para instituir o CMDDH de Petrolina é a elaboração de um projeto de lei para a criação do conselho e que foi apresentado em assembléia. Além disso, a minuta passará pela Procuradoria-Geral do Município e, em seguida, seguirá para a Câmara de Vereadores. “Com a comissão definitiva vamos atuar com toda forçar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma. 

Durante a reunião o Bispo da Diocese de Petrolina, Dom Frei Paulo Cardoso, apresentou o Plano Nacional dos Direitos Humanos e falou do direito primordial do cidadão: a vida. Já Juzileide Carvalho, membro da Comissão Provisória, apresentou as propostas dos representantes dos grupos de idosos, juventude, sistema prisional, formuladas durante o Fórum Regional, promovido pelo Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos, em outubro deste ano. Com a minuta do Projeto de Lei em mãos, todos os presentes puderam avaliar e discutir as propostas e uma das resoluções foi a união do Conselho com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), que cuida de todos os Conselhos Municipais.

Carol Souza / Natália Carneiro (estagiária) Fotos: Gilson Pereira
publicado em 28 de Novembro / 2010 às 09:00

Ivanilson dá sinal verde para João Henrique

As ações na Justiça que denunciam órgãos municipais de Salvador por crimes ambientais não são impedimento para o PV retornar à base de apoio do prefeito João Henrique (PMDB). Para o presidente dos verdes na Bahia, Ivanilson Gomes, os problemas podem ter ocorrido por falta de interferência da sigla na gestão. “Talvez a ausência do PV tenha facilitado esse tipo de ação”, sugere. Ele confessa ter recebido convite do prefeito para o PV assumir a Secretaria de Meio Ambiente e a Superintendência da Juventude, a serem criadas. Com isso, o partido voltaria à base de apoio após ter saído em fevereiro de 2008 por achar a gestão “nociva” a Salvador. “Nós ainda não acertamos de forma definitiva. O que nos move são princípios programáticos”, disse Gomes, frisando que o prefeito demonstrou inclinação para revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano respeitando os moldes ambientais. (A Tarde)

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 08:00

POUSADA ABANDONADA INCOMODA MORADORES DO DOM JOSÉ RODRIGUES

Caro Geraldo,

A Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues se manifesta em favor de toda população que ao longo deste tempo vem reclamando da situação da Pousada Centenário. O prédio se encontra abandonado servindo apenas para vândalos fazerem uso de entorpecentes, tentativa de assaltos às pessoas que por ali passam todos os dias e encontros amorosos, além das tentativas de estupro.

Através das fotos podemos ver o quanto o local apresenta perigo para os bairros Dom José Rodrigues, Antônio Conselheiro e Malhada da Areia. Até o momento não conseguimos identificar o atual dono do prédio, daí em reunião dia 23 de novembro com o prefeito Isaac Carvalho e a Secretaria de Defesa Social no Paço Municipal, chegamos a conclusão de que a secretaria entrará em contato com o proprietário da antiga pousada a fim de que esta situação seja logo resolvida e ele possa fazer o isolamento das entradas que se encontram abertas no prédio.

 A reunião foi pautada em atenção a BA 210 onde estavam presentes representantes do Derba responsável pela rodovia, vereador Damião Medrado, o presidente da Associação de Moradores do Dom José Rodrigues e comissão da comunidade escolhida em reunião realizada no centro comunitário semana passada.

Ficaram definidas medidas de urgência com as secretarias de Obras e Defesa Social. Dia 24, recebemos os titulares dessas pastas quando foram analisados os pontos críticos, como também a implantação das lombadas na referida BA na entrada dos bairros Dom José Rodrigues, Pedro Raimundo, Alto da Aliança e Vila Tiradentes.

Como paliativo, numa ação de urgência, serão colocados no acesso dessas comunidades, refletores que possam amenizar a escuridão da BA. Agradecemos então a recepção que nos foi dada pelo prefeito municipal e a sensibilidade no interesse de resolver estes problemas que vem atingindo diretamente os moradores destes bairros citados acima.

Atenciosamente,

Flávio Henrique Fonseca

Presidente da Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues

Damião de Almeida Medrado

Vereador municipal

publicado em 28 de Novembro / 2010 às 07:00

Petrolina inicia Campanha de Natal

A prefeitura Municipal de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) inicia no próximo dia 30 de novembro a Campanha de Natal do Programa Petrolina Solidária.  A iniciativa pretende arrecadar brinquedos que serão doados para crianças na faixa etária de 0 a 6 anos que participam do Programa Nova Semente.

Neste sentido, todas as secretarias municipais terão pontos de recolhimento de brinquedos instaladas em suas sedes. Além desses locais, haverá coleta de donativos também na Justiça do Trabalho, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Petrolina) e na Vara da Infância.

Para a secretária da pasta, Tereza Virgínia, a campanha visa envolver crianças e parceiros no espírito de natal. “Não é só importante dar o presente, mas levar o espírito natalino de fraternidade e confraternização. Essa é uma ação que visa fazer felizes crianças que nunca receberam presente no natal e incentivar os parceiros a apoiarem projetos como esse”, salienta.

A entrega dos presentes acontece a partir do dia 15 de dezembro. Para tanto, está sendo preparada uma programação diversificada com a visita do Papai Noel e a participação dos parceiros.

 

Ascom PMP - Foto: Google para ilustração
publicado em 27 de Novembro / 2010 às 23:00

É HORA DE DENUNCIAR

A cidade conhecida mundialmente como “a cidade maravilhosa” está vivendo um clima de guerra civil há vários dias, com a polícia militar e civil invadindo morros, causando uma verdadeira fuga em massa de narcotraficantes para morros vizinhos dominados pelas mesmas facções a que pertencem. 

A novidade dessa vez é o apoio que a população está demonstrando à gigante operação policial, onde o povo faz declarações encorajadoras à polícia, não apenas nas diversas entrevistas aos canais de TV e Jornais, como também bate todos os recordes de denúncias anônimas sobre o paradeiro de traficantes, pontos de tráfico nos morros e esconderijos de criminosos. 

Esse apoio da população é muito salutar para o estado, já que na maioria das vezes os policiais esbarram na opinião pública contrária aos mesmo e a polícia é vista quase sempre como a vilã da história, por sair do asfalto em direção às favelas na captura de bandidos fortemente armados e na maioria das vezes terem que agir com rigor e austeridade, empregando táticas defensivas, sem abdicar de usarem suas armas para não morrerem primeiro. 

O povo está de parabéns por apoiar o estado nessa ofensiva contra o crime no Rio de Janeiro, pois é inconcebível que o crime demonstre mais força e organização que o estado nos bolsões da “cidade maravilhosa”. 

Quem tem que temer são os bandidos, que são os verdadeiros fora-da-lei. Não que não exista bandido escondido por traz de uma farda ou de um distintivo ou carteira funcional; mas quem está matando lentamente nossos jovens são os narcotraficantes e esses se prevalecem do receio da população em denunciá-los, temendo represarias, por morarem no mesmo ambiente que os bandidos.

Foto: Henrique Porto G1
publicado em 27 de Novembro / 2010 às 22:00

TCM DETERMINA AUDITORIA NA PREFEITURA DE CASA NOVA

A presidência do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios baixou ato na última sexta-feira (26) que estabelece auditoria na Prefeitura de Casa Nova. Eis o conteúdo na íntegra: ATO Nº 301/10, RESOLVE: promover a realização de Auditoria na Prefeitura Municipal de CASA NOVA, notificando o Sr. ORLANDO NUNES XAVIER – Prefeito, para acompanhá-la pessoalmente ou por prepostos credenciados, ficando designados os servidores CHRISTIAN BENEVIDES DUARTE – Técnico de Inspeção de Obras e ALBERTO FARIAS FIALHO - Agente de Controle Externo para procederem as diligências e verificações quanto ao cumprimento da legislação pertinente, inclusive dos fatos constantes do processo nº 04474/09-TCM.

publicado em 27 de Novembro / 2010 às 21:00

TENTATIVA FRUSTRADA DE ASSALTO AO BB DE CABROBÓ

Na madrugada deste sábado (27), um homem tentou roubar a agência do Banco do Brasil em Cabrobó-PE. O alarme disparou e o elemento ainda desconhecido da PM evadiu-se sem levar nada.

O gerente da instituição depois de abrir a porta do banco constatou que as câmeras e os sensores tinham sido cobertos por caixas de isopor pequenas e foram efetuadas algumas perfurações por furadeira elétrica no caixa eletrônico, no entanto, nada foi danificado.

O gerente foi conduzido a DPC local para registrar queixa, mediante B.O nº 1191/10.

publicado em 27 de Novembro / 2010 às 20:00

Defensoria Pública pede remarcação de data da nova prova do Enem

A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) que reveja a data marcada para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de dois mil estudantes prejudicados por erros de impressão nas provas devem refazer o exame no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira. De acordo com a DPU, a data dificulta a participação de alunos que trabalham e “podem enfrentar problemas com seus empregadores”. A sugestão é que a prova seja aplicada em um fim de semana. Outro problema apontado pela DPU é que nos dias úteis o trânsito mais intenso pode complicar o acesso dos candidatos aos locais de prova.

O MEC informou que ainda não foi comunicado do pedido e mantém a data de 15 de dezembro. A pasta optou por uma quarta-feira para que a nova prova não coincida com outros vestibulares marcados para os finais de semana de dezembro. No primeiro dia de aplicação do Enem (6 de novembro), 21 mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. Cerca de 2,8 mil estudantes que receberam cadernos com defeito e não puderam trocá-los por outro terão direito a participar da nova prova.

De acordo com o MEC, os alunos serão comunicados do novo exame por e-mail, telefone e torpedo (SMS). Também vão receber um novo cartão de confirmação com as informações sobre os locais de prova. Os candidatos receberão ainda uma declaração de comparecimento para justificar eventual ausência no trabalho ou escola, já que a prova será durante a semana. (Agência Brasil)

publicado em 27 de Novembro / 2010 às 19:00

Jardim Flórida recebe o projeto Tenda

Mais uma atividade física do projeto Tenda, elaborado pela Prefeitura de Juazeiro para intensificar as atividades de promoção à saúde, foi promovida nesta sexta-feira (26), no bairro Jardim Flórida. Muitos idosos, hipertensos e diabéticos lotaram a área de eventos da Catedral da Assembléia de Deus Madureira, durante a manhã e entraram no ritmo descontraído da aula do educador físico Nivaldo Mendes Júnior, que através de movimentos de aquecimento, alongamento e relaxamento, atraiu os alunos de forma animada e saudável. 

As aulas são gratuitas e os interessados devem se dirigir à unidade de saúde do bairro para preencherem a ficha de avaliação e inscrição. Os alunos aprovaram por unanimidade a iniciativa da atual gestão. “A ação está de parabéns. Sou hipertensa e diabética e preciso fazer exercícios. É a primeira vez que a prefeitura disponibiliza trabalhos como este. Antes eu sentia dores nas pernas e cansaço e graças a Deus diminuíram”, afirmou a dona de vasa Girlene Alves Martins, 45 anos. 

Para a dona de casa Maria Júlia dos Santos, 52 anos, as atividades mudaram sua rotina de vida e melhoram a saúde. “Adorei. Nunca tinha feito exercícios físicos e agora estou me movimentando mais sem sentir desconforto. Minha pressão está controlada, as dores que sentia na coluna reduziram e estou dormindo bem melhor. Que Jesus abençoe a prefeitura”, falou satisfeita. Até o final do ano o projeto Tenda será ampliado. Os próximas comunidades a serem beneficiadas serão os bairros Argemiro e Dom Tomaz com o trabalho de hidroginástica. O Tenda já atua no Jardim Flórida, Tabuleiro, Antônio Guilhermino, Parque Residencial e Itaberaba.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.