Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Dezembro / 2010 às 10:00

OPERAÇÃO AVALANCHE APREENDE ARMAS E PRENDE 07 SUSPEITOS EM SANTA MARIA DA BOA VISTA

Na operação avalanche desencadeada em Santa Maria da Boa Vista, por volta das 06:00hs deste sábado (04), policiais militares da 7ª CIPM - Santa Maria da Boa Vista, juntamente com policiais militares da 2ª CIPM - Cabrobó, CIOSAC e uma guarnição da Polígono do 7º BPM (Santa Cruz da Venerada) cumpriram mandado de busca e apreensão nas agrovilas 07 E 11, Projeto de Irrigação Fulgêncio (Caraíbas), zona rural de Santa Maria da Boa Vista, desarticulando uma quadrilha de assaltantes de cargas, tráfico de drogas e pistolagem que estava agindo na região. A operação avalanche teve o apoio de ações da 7ª CIPM (Major PM Teles) e da 2ª CIPM (Major PM Barros) sendo considerada bastante satisfatória e com os seguintes resultados:

ARMAS APREENDIDAS

pistola calibre 380 taurus numeração raspada aço inox
pistola calibre 380 taurus numeração raspada aço inox
revólver calibre 38mm marca taurus numeração 1071536
revólver calibre 38mm marca taurus numeração 1868827
revólver calibre 38mm marca taurus numeração 1488694
espinguarda caseira
espingarda de cartucho calibre 20 - marca cbc - numeração f 005711 mod 199
espingarda de cartucho calibre 32 - marca cbc - numeração 199096 - mod 651
rifle marca winchester calibre 44 mod 1842
rifle nº b009898 - calibre 38mm sem marca

MUNIÇÕES E CARREGADORES

08 carregadores de pistola calibre 380
01 carregador de pistola calibre 45
21 munições de fuzil calibre 7,62mm
53 munições de pistola 380
28 munições calibre 38mm
01 munição calibre 12

PRESOS

José Ricardo Alves da Silva ( 41 anos)
ivanildo alves da silva ( 34 anos)
Wilson Alves da Silva (33 anos)
Edvaldo Alves da Silva (29 anos)
Edmundo de Souza Silva Filho ( 27 anos)
Luiz Antônio da Silva (59 anos)
Jurandir Xavier de Siqueira (35 anos)

Fonte: 7ª CIPM/Blog Diniz K-9
publicado em 05 de Dezembro / 2010 às 09:00

Corredor Edson Arruda participa hoje de competição internacional

O atleta Edson Arruda vai representar o Vale do São Francisco na 12ª edição da Volta Internacional da Pampulha. O evento esportivo acontecerá hoje, em Belo Horizonte - MG. Edson vai disputar com grandes nomes do atletismo nacional e internacional. Serão 17.800m de competição. Seu técnico Natanael Barros se diz bastante confiante em um bom resultado “O Edson Arruda é um dos grandes atletas do ranking brasileiro de corrida de rua atualmente. Ele também é o atual campeão da meia-maratona de Maceió”, diz.  Ainda este ano o atleta deve competir na corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Desde abril a gente está se preparando para grandes provas. Estou focado nessas grandes competições de final de ano”, diz Arruda confiante.

publicado em 05 de Dezembro / 2010 às 08:00

Governo quer jato de R$ 422 milhões para Dilma

Foto: Google
publicado em 05 de Dezembro / 2010 às 07:00

Cansanção e Iramaia na Bahia realizam eleições suplementares neste domingo

As cidades de Cansanção e Iramaia, no interior da Bahia, realizam eleições suplementares neste domingo (5/12) para escolher os seus prefeitos e vice-prefeitos. Os dois municípios tiveram o pedido de realização do novo pleito, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa de 9/11 deste ano.

Na cidade de Cansanção, com 83 seções e 43 locais de votação, 24.644 eleitores estão aptos ao voto no próximo domingo. A eleição no município contará com 332 mesários e 100 urnas eletrônicas. Lá o novo pleito foi convocado pelo TRE-BA – Resolução 11/2010 – em 6 de outubro deste ano, depois do indeferimento do registro da candidatura do prefeito eleito em 2008, Jarbas Pereira Andrade.

Em Iramaia, 9.331 eleitores devem ir às urnas depois do mandato do prefeito José Rodrigues de Carvalho Júnior, eleito no último pleito municipal, em 2008, ter sido cassado por crime de abuso de poder econômico e político.

O município, que integra a 168ª Zona Eleitoral (Itaeté) e tem 29 seções eleitorais, contará com 116 mesários e 40 urnas eletrônicas para a realização da eleição. Dois candidatos estão na disputa para cada cargo (prefeito e vice). A eleição foi convocada pelo TRE-BA em Resolução 9/2010, de 26 de agosto de 2010.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 23:00

Univasf lança edital para concurso de Residência Multiprofissional de Saúde da Família

A Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde (Ceremaps) abriu o processo seletivo unificado para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. São oito vagas para profissionais de enfermagem, farmácia, odontologia e psicologia. As inscrições começaram neste sábado (04.12) e vão até 09.01.2011, pelo site www.consultec.com.br. A taxa é de R$ 180,00. O curso de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde o Estado da Bahia e com Secretaria de Saúde do município de Juazeiro-BA.

Ascom Univasf
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 22:00

DADOS DO IBGE CONTINUAM INCOMODANDO A POPULAÇÃO JUAZEIRENSE

Caríssimo Geraldo José,

É muito triste ver Juazeiro totalmente sem defensores. O que o IBGE está fazendo é um absurdo. A média de moradores por domicílio no Brasil é de 4 a 5 pessoas, como Juazeiro com mais de 63.000 domicílios não chega a 200.000 habitantes. Como o poder público municipal não arregaça as mangas e corre atrás deste prejuízo imensurável. Ví o escreveu seu leitor Zé Carlos e é a pura verdade.

Geraldo você é hoje uma das pessoas de credibilidade na imprensa regional, acho que deveria partir de você uma campanha para se averiguar isso com muito critério, e se necessário uma recontagem.

Juazeiro perderá muito e não é isso que nós queremos.

Um Forte abraço

Juscelino Roriz

PS: Obrigado pela deferência Roriz. Quanto ao IBGE, a informação que nos foi passada pelo Procurador do Município Carlos Luciano, é a de que o município vai entrar com recurso exigindo a recontagem da população juazeirense. É aguardar e acompanhar.

Foto: Site da PMJ
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 21:00

SEDIS informa sobre importância do CadÚnico

Em email enviado ao blog a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS) faz um alerta à população sobre a importância da inserção e manutenção dos dados de pessoas e famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como forma de garantia de direitos e de ingresso nos diversos programas sociais federais, com os quais o município mantém parceria. O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Possibilita conhecer a realidade socioeconômica da região, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família. É utilizado como mecanismo de seleção de público-alvo para programas e benefícios como: Bolsa Família; PETI; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; ProJovem Adolescente; isenção para pagamento de taxas de concursos públicos; e programa cisternas.

Famílias que não atendem aos recortes de renda estabelecidos também podem ser adicionadas na base de dados do CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada a algum programa social desenvolvido em um das três esferas de governo. A gestão do mesmo é de cooperação entre os três níveis da federação, que atuam em conjunto para cumprir uma responsabilidade que é constitucionalmente compartilhada: o combate à pobreza e às desigualdades. Neste cenário, o município tem papel protagonista, pois possibilita a interlocução direta com a população, fornecendo informações qualificadas. Segundo a titular da pasta, Maria José Alves, é de extrema importância que as pessoas procurem uma dessas formas de inserção. “Temos as equipes que visitam as casas, e outros funcionários de prontidão na nossa secretaria. Ninguém pode ficar de fora.

Ascom PMJ
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 20:00

MINISTÉRIO DA CULTURA PUBLICA PROJETO DO ICAB DE UAUÁ NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

O Ministério da Cultura publicou no último dia (23) de novembro, no Diário Oficial da União, a autorização para o Instituto Cultural Auto Barbosa iniciar a captação de recursos através da lei de incentivo a cultura para realização do projeto São João da Tradição, desenvolvido pela equipe do ICAB. O projeto visa ações de incentivo e fortalecimento das alvoradas, passeatas, entregas de ramos, engajamento da população ao novenário de São João Batista, realização de shows artísticos voltados para o fortalecimento do Forró de Pé de Serra, concurso de Sanfoneiros, pé de bode, Banda de pífanos, quadrilhas entre outras atividades. O São João da Tradição será realizado de 15 a 24 Junho, durante os festejos tradicionais em louvor ao padroeiro São João Batista de Uauá.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 19:00

Agricultores de Riachão do Jacuípe recebem as primeiras Bombas d’água Popular da região

As comunidades de Mucambo e Mocó, no município de Riachão do Jacuípe serão as primeiras a receber a Bomba d’água Popular (BAP) na região do Sisal, nos dias 04 e 05 de dezembro, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Tecnologia social simples e resistente que serve para extrair água de uma profundidade de até 80 metros.

A bomba que é de fácil manuseio e de uso comunitário, auxiliará agricultores e agricultoras na retirada da água em terrenos de subsolo cristalino. A água servirá para dar de beber aos animais. Além das comunidades já citadas, Malhador e Sobradinho também em Riachão do jacuípe serão contempladas. Outros municípios como Araci, na comunidade de Picada, Piritiba, na comunidade de Tingui e Queimadas, nas comunidades de Vargem da Palha e Pedrolândia também serão beneficiados.

Água para produzir - A instalação das bombas é fruto da ação do P1+2 na região. Programa que tem como objetivo contribuir para a segurança e a soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro, através da produção de alimentos com base em tecnologias apropriadas à região, visando o desenvolvimento sustentável local e a geração de renda.

Foto Ilustrativa Google
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 18:00

CONSELHEIRO COBRA DA COMPESA, SOLUÇÃO PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE PETROLINA

Rosalvo Antonio conselheiro Estadual das Cidades e representante do segmento dos Movimentos Sociais e do Conselho Popular de Petrolina enviou correspondência ao titular do Concidades e vice-presidente da Compesa Sérgio Murilo, cobrando informações acerca da problemática do abastecimento de água de Petrolina. Rosalvo lembrou as intervenções realizadas dias 01 e 02 de dezembro, em Recife, solicitando informações das providências adotadas pela empresa, bem como sobre a conquista de 50 milhões, oriundos do PAC, destinados a resolver o problema de abastecimento de água na vizinha cidade.

“Conforme é do conhecimento da Compesa, o sistema de abastecimento de Petrolina, não está mais atendendo a demanda na área urbana, merecendo também atenção dessa companhia de saneamento, a área rural onde as comunidades ainda bebem água envenenada, enlameada, sem tratamento, nos projetos de irrigação e nas áreas ribeirinhas  e de sequeiro”, denunciou o conselheiro. “Acredito que na próxima reunião do Concidades, possamos aprofundar ainda mais essa discussão conforme já colocamos na pauta da reunião ordinária que vai ocorrer em Caruaru, nos dias 24 e 25 de março, discutindo a problemática do abastecimento de água de Petrolina e região. o povo clama por água”, concluiu Rosalvo Antonio.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 17:00

Ingá realiza seminário de consolidação do Programa de Combate à Desertificação

Para dar continuidade às ações de elaboração e execução do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia), o Comitê Gestor do programa e o Grupo de Trabalho(GT) se reúnem nos dias 6 e 7 de dezembro para discussão e complementação às propostas finais das ações de convivência com o semiárido e estratégias de enfrentamento aos problemas da desertificação. 

No último dia do encontro, terça (7), a partir das 9 horas, acontece o seminário de apresentação da versão preliminar do PAE no Auditório Paulo Jackson, na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) em Salvador, que coordena o programa na Bahia. A coordenação também conta com a participação de gestores públicos, municipais e estaduais, membros dos territórios de identidade de todo o estado, pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Durante o seminário a equipe técnica da Coordenação Sociambiental do Ingá apresentará as etapas percorridas na formação do PAE, diagnóstico dos 52 municípios classificados como Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD) pelo Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da Seca (PAN-Brasil), metodologia utilizada para a elaboração e as estratégias de implementação e modelo de gestão a serem adotadas. “Nesta segunda reunião do comitê criado durante as oficinas, representado por 16 membros - 10 do poder público estadual e 6 da sociedade civil, e do GT Desertificação, definiremos as funções e finalidades de cada um diante da iniciação efetiva do programa”, destacou Luis de Lima, coordenador Sociambiental do Ingá.

Neste encontro, gestores das secretarias e órgãos estaduais demonstrarão projetos das instituições que representam relacionados à abordagem do PAE-Bahia. Todos os participantes terão acesso ao conteúdo completo do documento, podendo contribuir com críticas e sugestões. “Esperamos um momento de fechamento da proposta final, iniciando pactos entre as secretarias e órgãos estaduais presentes a partir dos projetos comuns ao combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca”, enfatizou Luis.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 16:00

Assessora do Sebrae conquista prêmio

A assessora do Sebrae Ana Marta Garcia conquistou o prêmio da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), como Melhor Profissional de Marketing de Serviços de 2010. Jornalista de formação, como o pai, o saudoso Orlando Garcia, Ana Marta acabou enveredando pelo marketing e por 12 anos coordenou o marketing e a comunicação do Sebrae Bahia. A premiação é o reconhecimento do mercado ao seu eficiente trabalho na instituição que promove o empreendedorismo e apóia as micro e pequenas empresas.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 15:00

MERCADANTE SERÁ MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E HELENA CHAGAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O senador Aloizio Mercadante (PT), enfim, acertou o seu ingresso na equipe da presidente eleita Dilma Rousseff. Ele vai assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia, segundo a Folha Online. Mercadante disputou e perdeu o governo de Sâo Paulo nas últimas eleições. Mercadante e Dilma conversaram nesta sexta-feira (3), na Granja do Torto, onde a presidente eleita está morando durante o período de transição. Com a derrota em São Paulo, Mercadante ficaria sem mandato a partir de janeiro. Ele já era cogitado como um dos possíveis nomes do governo Dilma há semanas.

A jornalista Helena Chagas é quem assume a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da presidente Dilma Rousseff, em 2011. Ela substituirá o atual ministro Franklin Martins e deve adotar postura semelhante: não mexer na verba de publicidade do governo, que continua sendo administrada pelo jornalista Ottoni Fernandes Junior -, atual secretário-executivo da Secom. A presidente eleita chegou a estudar a possibilidade de transferir a gestão da verba publicitária para a Secretaria Geral da Presidência da República, para a Casa Civil ou para o Ministério das Comunicações, mas, por enquanto, nada deve mudar. Antes de  se tornar a assessora de imprensa de Dilma Rousseff, Helena Chagas foi gerente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a empresa pública criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da para substituir a Radiobrás. As informações são do jornal A Tarde.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 14:00

JARDIM VITÓRIA E ÁGUA BELA EM ESTADO DE ALERTA

Desde o início de outubro, o vereador Zé Carlos Medeiros (PV), vem intensificando a fiscalização e cobranças junto ao Poder Executivo no que se refere os serviços públicos, e principalmente, sobre as ações preventivas para evitar enchentes e calamidades que sempre ocorrem no período chuvoso em Juazeiro. Alguns resultados já podem ser percebidos nas comunidades visitadas, a exemplo do que se observa nos canais do Novo Encontro, Parque Centenário, Lomanto Júnior, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, João XXIII / Colégio Modelo, Jardim Vitória - próximo à garagem da empresa São Luiz e, agora, em fase inicial, a limpeza dos dois canais que atravessam parte do bairro Alto da Aliança e do Loteamento Jardim das Acácias, próximo à Câmara de Vereadores. “Outras comunidades precisam, urgentemente, das mesmas ações, para evitar que famílias passem pelo sofrimento e a humilhação de serem expulsas dos seus lares, quando surpreendidas pela grande quantidade de águas fétidas e contaminadas dos esgotos e canais no período chuvoso” frisou Medeiros.

“Em visita ao bairro Jardim Vitória, dia 03, mais precisamente no Loteamento água Bela, onde está situada a “famosa” Lagoa de Bosco, o atual panorama é de extrema preocupação. O que se pode perceber é uma comunidade com infra-estrutura comprometida, saneamento inacabado, muito lixo, matagal, iluminação pública deficiente, inúmeros buracos espalhados na avenida principal, ruas intransitáveis, inexistência de calçamento em diversas vias, alto índice de insegurança, principalmente à noite, proliferação de muriçocas, mosquitos, ratos, além de outros  insetos  e animais peçonhentos”, ressaltou o parlamentar do PV.

“O que mais chama a atenção e preocupa a comunidade no momento, diz respeito à situação em que se encontra a Lagoa de Bosco. A área em questão tem sido utilizada como espaço de desova de cadáveres humanos e de animais, e o que predominam naquele lugar é a fedentina, o acumulo de lixo, entulhos, mato, Taboas e Baronesas; situação essa, que impossibilitará toda a drenagem das águas de chuvas causando assim enchente, transtornos, prejuízos e muito sofrimento para os moradores da comunidade”, concluiu o parlamentar

Diante do exposto, a população e o vereador Zé Carlos Medeiros solicitam, ao prefeito e aos seus secretários, ações imediatas capazes de resolver ou minimizar os problemas, ora vivenciados.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 13:00

Índios ocupam prédio da Funasa em Juazeiro

Mais de 15 índios da aldeia Altamira Atikun, localizada no município de Curaçá, ocuparam a Agência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Juazeiro esta semana. Eles reivindicavam melhorias no serviço de assistência médica e alimentação, além da saída de alguns funcionários que, segundo eles, não estão desenvolvendo um bom trabalho. A cacique Djanira Joventina Diniz afirmou que há mais de cinco anos a água usada para consumo não é tratada, o que tem provocado doenças e, além disso, não há banheiros e nem saneamento básico para os 250 habitantes da aldeia . “Estamos querendo a saída de alguns funcionários, pois eles estão cortando todos os nossos direitos. Estamos sendo jogados às traças, espero que a Funasa trate a gente com carinho, porque só existe Funasa porque existe índio”. Segundo Djanira as crianças são as mais prejudicadas, pois a falta de assistência tem feito com que muitas sofram com doenças e desnutrição. “A Funai manda uma cesta básica de ano em ano. Tem mais de trinta crianças desnutridas com disenteria e contaminadas por doenças, pois pisam em fezes e bebem água não tratada. A gente quer que a instituição tome as providências e bote gente capacitada para lidar com os índios”.

Por Joyce Guirra Jornal Ação Popular
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 12:00

Açudes são preparados para o período de chuvas nas áreas de sequeiro em Petrolina

Centenas de famílias que moram no entorno do distrito de Izacolândia e região estão ansiosos a espera das chuvas. Os moradores foram beneficiadas nos últimos meses com a limpeza de seis dos dez maiores açudes da região. Dentre eles, reservatórios que segundo os moradores, não haviam sido limpos há mais de 20 anos. O meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Mário Miranda ressalta que essas ações são importantes porque o grande problema do armazenamento de água em áreas de sequeiro é o assoreamento dos açudes. Ele revela que as previsões são boas para quem espera armazenar água das chuvas. “A previsão é de que uma sequência de chuvas com trovoadas caiam sobre a região a partir dos dias 6 ou 7 deste mês”, afirma. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Raimundo Nonato em apenas dois anos, a prefeitura já recuperou mais 320 poços em todo o interior.

As Secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura agilizaram a retirada de mais de 300 caçambas de terra, fazendo a limpeza dos reservatórios da região. A iniciativa também contempla espaços chamados de “fundo de pasto”, que consistem em áreas de pastoreio de animais onde estes se alimentam e saciam a sede. Morador há 45 anos da localidade de Cristália, Josivaldo Antonio de Araújo explica que havia muita preocupação com a quantidade de lama no açude, pois os animais que iam tomar água às vezes atolavam na lama causando prejuízos. “A preocupação com o açude era a seca e a lama. E com essa limpeza agora, fica garantida a água limpa e fonte de renda. Agora só falta a chuva”, ressalta.

Ascom PMP
publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 10:00

Petrolina abraça Campanha Brasileira do Laço Branco

Segunda-feira (06), a partir das 8h, a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal da Mulher distribuirá na Avenida Gurarapes, em frente a sua sede, no Centro da cidade, laços brancos da Campanha Brasileira do Laço Branco. A ação, que acontece pelo terceiro ano consecutivo na cidade, integra a campanha nacional de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que acontece simultaneamente em 159 países. A secretaria convidou diversas instituições e escolas para participarem da ação tais como o 72º BIMtz, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Segurança Cidadã, Escola Emaaf e Petrape. A secretária da pasta, Maria dos Anjos Fonseca, afirma que “a campanha tem a finalidade de sensibilizar os homens da importância deles participarem do enfrentamento da violência contra as mulheres”.

Esse movimento nasceu após o massacre de 14 mulheres, em 1989, numa sala de aula da Escola Politécnica em Montreal (Canadá). Elas foram assassinadas por Marc Lepine, de 25 anos, que se suicidou após atirar enfurecidamente nas alunas. Ele deixou uma carta justificando que cometeu o crime por não suportar mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino. Após o ocorrido um grupo de homens canadenses resolveu lançar a campanha para mostrar que repudiavam a discriminação e a violência contra a mulher. Desde então, o movimento foi se espalhando pelo mundo. No Brasil, desde 1999, várias mobilizações estão sendo realizadas com o objetivo de sensibilizar e envolver os homens no engajamento pelo fim da violência contra o gênero feminino.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 09:00

FUNCIONÁRIOS DA COELBA PARALISAM AS ATIVIDADES EM JUAZEIRO SEGUNDA-FEIRA (06)

Os trabalhadores das três maiores empresas do Grupo Neoenergia (Coelba, Celpe e Cosern) suspenderão as atividades por 24 horas, a partir desta segunda-feira (6). Na Bahia, a paralisação atingirá todo o estado e deve comprometer os serviços de ligação, reparo e manutenção, além do atendimento ao público nas agências da Coelba. Segundo Gabriel Arcanjo, diretor do Sinergia em Juazeiro, a paralisação é apenas de advertência, já que as negociações com a empresa não têm avançado. Os eletricitários, que estão em campanha salarial desde o início de novembro, reivindicam garantia de implantação de um Plano de Cargos e Salário; a ampliação da estabilidade pré-aposentadoria para 36 meses; mais recursos para a Fundação de Previdência e para o plano de saúde, que foi terceirizado há um ano.

Ainda segundo Gabriel  a negativa comum das empresas em relação aos avanços reivindicados pelos trabalhadores contrasta com o ótimo momento financeiro obtido pelo Grupo. Seu lucro líquido, por exemplo, tem crescimento previsto, para o ano, acima de 17%. Segundo cálculos do Diesse, para esse montante cada trabalhador contribui com cerca R$ 317 mil reais.

Calendário conjunto de mobilização:

Dia 06/12 - Paralisação conjunta de 24h 

Dia 13/12 - Paralisação conjunta de 48h

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 08:00

SDS SOLUCIONA PROBLEMA NA ILUMINAÇÃO DA SEDE DA GUARDA MUNICIPAL

 

Na última terça-feira, dia 30, a Associação da Guarda Municipal denunciou aqui no blog que a sede da entidade estava enfrentando a pior crise dos últimos nove anos, inclusive, totalmente às escuras dificultando os plantões noturnos. A mesma entidade, através de email, informa que uma comissão foi recebida pelo Secretário de Defesa Social Genes Batista, e o mesmo já solucionou o problema no prédio da Guarda Municipal.

“O Secretário se comprometeu e solucionou o problema da iluminação precária do prédio da Guarda Municipal, e hoje os nossos plantonistas poderão desempenhar as suas funções”, argumentou o presidente da Associação Cícero José. Ele só não explicou se os veículos danificados que estavam precisando de manutenção, denúncia da entidade, entraram no pacote de compromissos do secretário.

publicado em 04 de Dezembro / 2010 às 07:00

II MOSTRA CIENTÍFICA DO SEMIÁRIDO DE SOBRADINHO

A prefeitura de Sobradinho, através  da Secretaria da Educação e Cultura, em parceria com a UNIVASF, realiza neste sábado, dia 04/12, das 08:00h às 18:00h nas Quadras Poliesportivas da Vila São Joaquim a II Mostra Científica do Semiárido. O evento corresponderá à culminância do ano letivo, onde todas as escolas da rede municipal de ensino, área urbana e rural, mais as escolas estaduais, mostrarão em stands, projetos que foram trabalhados por alunos e professores, com a participação de alguns pais . O evento tem como principais fins, expor o resultado dos projetos realizados, como também fortalecer a relação escola comunidade, fator de crucial importância dentro da proposta de gestão democrática da educação, seguida pelo o município.

As escolas com temáticas alusivas ao tema central sugerido pela SEC, “Desenvolvimento Sustentável”, bolaram projetos que compreendem a Reciclagem, a Ética, a Cidadania, o cinema e a Arte na sua compleição, a exemplo de: Velhos Pedaços, Novos Brinquedos; Ética, Cidadania e Biodiversidade – Construindo valores na Escola e na Sociedade; A Arte é a forma verdadeira de conhecer a Ciência das Crianças; A Ciência é maluca, mas Educa!; Cinema Nacional e o Desenvolvimento Sustentável, além de apresentações artísticas culturais. As escolas serão julgadas nas suas exposições, nos quesitos Originalidade, Criatividade, Coerência com o tema e Interatividade.

As escolas vencedoras serão premiadas com um computador e um ar condicionado. Além dos trabalhos confeccionados e exibidos pelas escolas, o Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF estará participando com o Museu de Anatomia Animal, Experimentos Científicos e Interativos nas áreas de Física, Química e Biologia. Será um dia memorável, onde crianças, jovens e idosos, juntos compartilharão do prazer de ver a educação de Sobradinho criando e recriando na construção da formação cidadã.

publicado em 03 de Dezembro / 2010 às 23:40

Nota de esclarecimento — Campanha Papai Noel dos Correios

Em virtude da ação de pessoas em algumas partes do país que estão utilizando indevidamente uma campanha beneficente da ECT, para aplicar golpe, a empresa enviou o seguinte esclarecimento à população sobre a campanha Papai Noel dos Correios: 

A ECT esclarece que não é responsável por pedidos de presentes em nome da Campanha Papai Noel dos Correios eventualmente entregues em residências ou deixados em caixas de correspondência. A Campanha Papai Noel dos Correios nunca solicita presentes diretamente à população, seja por meio de carta, telefonema ou visita. Da mesma forma, a ECT não deixa cartas para adoção em residências.

Como funciona a campanha — O apadrinhamento de cartas da campanha acontece da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são disponibilizadas para adoção em unidades dos Correios, após leitura e triagem. No caso de Juazeiro, no espaço de atendimento ao público da Agência Central. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT.  A entrega é feita por uma equipe treinada, antes ou depois do natal. Por ser uma campanha beneficente e sem ganhos financeiros ou de marketing, é vedada a entrega direta pelo padrinho e para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é nem mesmo informado ao padrinho.

Todas as informações oficiais sobre a Campanha Papai Noel dos Correios podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2010 ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

publicado em 03 de Dezembro / 2010 às 23:10

Vendas do Terras Alpha Petrolina começam neste sábado (04)

As vendas do Terras Alpha Petrolina, novo conceito de moradia da AlphaVille Urbanismo no Vale do São Francisco, começam neste sábado (4), às 9h, no stand de vendas montado no Km 5 da Estrada de Pedrinhas. A companhia espera vender em 24h os 489 lotes residenciais, com tamanhos que variam entre 300 m² e 917 m², a exemplo do que já acontece em outras cidades onde o grupo se instala.

Para tanto, uma estrutura com tendas climatizadas, serviços de Buffet e muito conforto espera o futuro morador do Terras Alpha Petrolina. Mais de 90 corretores na região estão credenciados para realizar o cadastramento de interessados nos lotes, visto que não haverá pré-venda e as vendas no sábado serão efetuadas seguindo uma ordem de chegada dos clientes ao stand. Os valores dos lotes só serão divulgadas no momento da compra, de acordo com o diretor comercial da AlphaVille, Fábio Valle. “Há condições diferenciadas para os primeiros compradores, como pagamento de 20% do valor total como entrada e financiamentos especiais, em até 72 meses”, informou.

O Terras Alpha Petrolina contará com um clube privativo com área de 7077 m², piscinas adulto e infantil, quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de futebol gramado e playground. Além de uma sede social, denominada Club House, composta por salão de festas com bar de apoio, cozinha, varanda, vestiários e área de churrasqueiras. Com um projeto paisagístico que levou em consideração as características climáticas da região, os moradores contarão com 57000 m² de áreas verdes, praças e jardins.

Imagem ilustrativa do clube privativo
publicado em 03 de Dezembro / 2010 às 22:40

Paulo Afonso ganha Balcão de Justiça

A comarca de Paulo Afonso, ganhou hoje uma unidade do Balcão de Justiça e Cidadania. O juiz Ícaro Almeida Matos, da 2ª Vara Privativa de Tóxicos de Salvador representou a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, na solenidade que aconteceu pela manhã no Núcleo de Práticas Jurídicas Rui Barbosa, no centro da cidade. Fruto de um convênio entre a Faculdade Sete de Setembro (FASETE) e o Tribunal de Justiça, o Balcão será coordenado pelo juiz Glautemberg Bastos de Luna, titular da 2ª vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Consumidor e Acidente de Trabalho.

Uma equipe formada por um advogado e quatro estagiários ficará responsável pelo atendimento das partes de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. Para o juiz Glautemberg Bastos de Luna, o Balcão de Justiça é uma grande vitória para todas as instituições envolvidas e, especialmente, para a população de Paulo Afonso, que almeja uma prestação jurisdicional rápida e eficiente que possa  servir de exemplo para todo o País.

"No local, a comunidade poderá resolver questões judiciais de menor complexidade como cobrança de dívida, divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, além de receber orientação sobre os procedimentos legais a serem adotados em relação à conciliação e diminuição de conflitos", afirmou. De janeiro a outubro de 2010 os Balcões de Justiça e Cidadania presentes nos municípios do interior baiano já realizaram mais de 27 mil atendimentos. Em Salvador, já passam de 29 mil os atendimentos prestados à população.

Foto Ilustrativa Google
publicado em 03 de Dezembro / 2010 às 22:10

EPTTC modifica itinerário de coletivos

A Empresa Petrolinense de Transito e Transportes Coletivos (EPTTC) informa que, a partir da próxima segunda-feira (06), as linhas de Transporte Coletivo: 197/Pedra Linda, 205/Cohab Massangano, 206/Cosme e Damião, 207/São Gonçalo, 208/Jardim Amazonas, 209/João de Deus, 210/Escola Técnica, 212/Cohab VI e 205/219-Circular, terão seus itinerários modificados, passando a circular pela Avenida Cardoso de Sá (Orla). Ainda de acordo com a EPTTC esta medida tem o objetivo de desafogar o fluxo de veículos da Avenida Guararapes, que sempre fica congestionada nos horários de pico.

publicado em 03 de Dezembro / 2010 às 21:40

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO MOVIMENTA ESCOLA ANÁLIA BARBOSA

A Escola Anália Barbosa, no bairro Antonio Guilhermino, realiza neste sábado (04), a partir das 17 horas, a sua Terceira Feira do Empreendedorismo. O evento pretende reunir num só momento o resultado de oficinas, palestras e encontros sobre o empreendedorismo individual que congregou professores, alunos, pais e mães de alunos, além de representantes do associativismo comunitário.

Precursor do projeto o professor Geraldo Messias ressalta o apoio que recebeu da gestora Adriana Lacerda, da vice-gestora Lucimeire Oliveira e da coordenadora pedagógica Bernadete Coelho. “Elas foram fundamentais na consolidação desta iniciativa, posteriormente abraçada pelos demais colegas e também pelos alunos”.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.