Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Setembro / 2010 às 08:40

CIDADÃO JUAZEIRENSE RECLAMA DA OBRA DE RECUPERAÇÃO DA BA 210 JUAZEIRO/CURAÇÁ

O cidadão Misael Martins compareceu ao blog munido de várias fotos da obra que está sendo executada para recuperação da pavimentação asfáltica da BA-210, entre Juazeiro e Curaçá.

Misael atesta que a obra é de péssima qualidade diferente de outras que foram contratadas pelo governo da Bahia, no Norte do estado.

“Eu não culpo a empresa, ela está executando o que foi contratado, acordado com o governo do Estado. Eu responsabilizo a representação política de Juazeiro que não se manifesta. Retiraram uma camada de 06 centímetros e estão colocando uma outra que não chega 02 cm. Na primeira chuva, todo trabalho vai por terra. É dinheiro nosso jogado fora”, protestou o cidadão juazeirense.

“É necessário que o prefeito Isaac também se manifeste, pois a obra está sendo executada na área do município. Em breve, o povo vai se manifestar por conta da obra mal feita”, concluiu Misael Martins.

publicado em 23 de Setembro / 2010 às 08:10

Paulo Souto cobra conclusão da hidrovia do São Francisco

O candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, afirmou que, se eleito, irá exigir do governo federal a conclusão da hidrovia do São Francisco. “O governo federal tem que solucionar o problema da hidrovia do São Francisco para que o porto de Juazeiro possa ser efetivamente utilizado, favorecendo o desenvolvimento da economia regional”, disse Souto, na noite da última quarta-feira (22/09), em Juazeiro, onde fez carreata acompanhado do vice Nilo Coelho, dos postulantes ao Senado Federal Aleluia e José Ronaldo, além do deputado federal Jorge Khoury.

De acordo com o candidato democrata ao governo estadual, a obra é de fundamental importância para encorajar a instalação de novas indústrias em Juazeiro, gerando mais oportunidades de emprego para a população. Em Juazeiro, Paulo Souto defendeu a criação de um programa agroindustrial para impulsionar a agricultura irrigada. “A região tem produzido muitas frutas que precisam começar a ser industrializadas aqui”. Diante dos problemas de infraestrutura constatados na cidade, Souto propôs maior participação do governo estadual para contribuir nas áreas de saneamento e pavimentação do município.

Durante a carreata, no bairro Jardim Vitória, Paulo Souto presenciou o protesto de profissionais de saúde insatisfeitos com a falta de atenção na área. Os manifestantes carregavam faixas criticando a gestão do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e a atuação de Ubiratan Pedrosa como secretário de Saúde de Juazeiro. Os profissionais faziam queixas sobre repasses de verbas, remuneração e interrupção de programas de saúde.

publicado em 23 de Setembro / 2010 às 07:40

Segunda edição da Feira da Saúde e Cultura no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

Nesta quinta-feira (23), acontece a segunda edição da Feira de Saúde e Cultura da Escola Municipal Antonio Ribeiro dos Santos, do Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado na zona rural do município de Curaçá (BA). A programação será realizada pela manhã, a partir das 9h, e se repete à tarde, a partir das 13h.

O evento conta com a colaboração da Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), associação Florimel, Centro de Referência da Assistência Social do município de Curaçá (CRAS), além do apoio da comunidade. De acordo com o diretor da Escola Municipal, Mercivaldo Lima, a proposta da realização da feira é de incentivar e fortalecer a agricultura familiar. “A feira tem o objetivo de divulgar que é possível sim, dentro das nossas condições, produzir alimentos orgânicos, retirando da natureza aquilo que é necessário para nossa sobrevivência, sem afetar as gerações futuras”, adianta o diretor, destacando que a ocasião também terá espaço para divulgar a cultura local e os trabalhos produzidos pela comunidade estudantil.

“Os jovens de hoje são os principais atores que poderão dar continuidade as atividades agrícolas das famílias dos Perímetros Irrigados e por esse motivo é importante contribuir com projetos educativos que preservem a saúde das pessoas e também o meio ambiente e a escola é o espaço mais apropriado para esse tipo de discussão”, reflete o chefe da Unidade de Apoio à Produção da Gerência Regional de Irrigação, Zilton Alves, da Codevasf em Juazeiro (BA).

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA – Composição da mesa presidida por Mercivaldo Messias Lima, diretor da Escola Municipal Antonio Ribeiro dos Santos

PALESTRAS

Agricultura Orgânica - Reginaldo Nery dos Santos / Técnico agrícola (ATER/Projetec/Codevasf); Jarleno Mendes dos Santos / Técnico agrícola (ATER/Projetec/Codevasf).
Aproveitamento integral dos alimentos - Terezinha de Jesus Barbosa / Economista Doméstica (ATER/Projetec/Codevasf).
Agricultura agroecológica – João Conceição dos Santos / Produtor de orgânicos.
Associação Florimel – Jerson Souza / Assessor de comercialização e comunicação da Florimel.
APRESENTAÇÕES
Slides com apresentações da horta orgânica pedagógica
Visita a horta
Colheita de tomate
Escolha da garota estudantil 2010

publicado em 23 de Setembro / 2010 às 07:00

RJ DEBATE COM CANDIDATOS COM REPRESENTAÇÃO NO NORTE DO ESTADO

A Rádio Juazeiro e a RJ WEB TV, em parceria com o blog do Geraldo José, realizam nesta quinta-feira (23), a partir das 08 e 15, no horário do programa Sem Fronteiras, mais um debate com os candidatos a deputado estadual no pleito deste ano.

Desta vez, o debate mediado pelo jornalista Ramos Filho envolverá os candidatos que possuem representatividade em Juazeiro e região. Estarão presentes os candidatos: Adolfo Menezes (PRP) - Campo Formoso; Adolfo Vianna Neto (PSDB) – Casa Nova; Carlos Brasileiro (PT) - Senhor do Bonfim; Gustavo Miranda (PCdoB) - Senhor do Bonfim, Fábio Lucena (PSDB) - Feira de Santana e Paulo Rangel (PT) – Paulo Afonso/Sobradinho.

publicado em 23 de Setembro / 2010 às 06:30

Secretário de Agricultura da Bahia discute reestruturação financeira da fruticultura do Vale do São Francisco

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o presidente interino do Banco do Nordeste do Brasil, participam nesta quinta-feira, (23), na Câmara de Vereadores de Juazeiro de encontro com os produtores do Vale do São Francisco para discutir detalhes da Resolução 3899, do Conselho Monetário Nacional. A resolução estabelece a concessão de financiamento para hortifruticultores do Vale do São Francisco, permitindo a liquidação de financiamentos contratados com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009. A resolução estabelece ainda a repactuação das dívidas, com o prazo de até 12 anos.  A reunião será iniciada às 12 horas. 

Antes, às 9:95, o secretário e o presidente do BNB, acompanhados pelo prefeito da cidade, pelo presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, do superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira e o do empresário Suemi Koshitama, da Special Fruit, participam na fazenda da Special Fruit do início da colheita de uva da safra 2010. Eles irão também ao lote 44 do Projeto Mandacaru, onde será iniciada a colheita da safra de manga.

Foto: Heckel Junior
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 23:20

DAVID LIMA RECEBE APOIO DE ANTONIO CARLOS CHAVES

O comunitário e candidato a deputado estadual do PTC David Lima de Souza recebeu esta semana o apoio do ex-vereador e ex-vice prefeito de Juazeiro, Antonio Carlos Chaves (PCB).

“O apoio de Chaves é importante nesta reta final de campanha porque temos os mesmos ideais, os mesmos interesses de ver a nossa Juazeiro crescer com ordem e gerida por administradores honestos, probos, que pensem acima de tudo, no bem estar da população mais carente. Nos últimos anos temos nos irmanado na luta contra a corrupção e contra os que usam o poder econômico para se locupletarem”, justificou o candidato do PTC.

“Conheço a vida de David Lima, sei da sua luta em favor dos mais humildes e nesta seara de políticos ruins que Juazeiro está enfrentando não tinha como apoiar outro candidato. Apoio David e só não financio sua campanha porque não tenho condições. Mas acredito na sua vitória este ano e caso se consolide, vamos fazer uma revolução na Assembléia Legislativa da Bahia”, prometeu Chaves.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 23:05

Sílvio Santos vai ao Planalto para reunião com Lula

O empresário Sílvio Santos causou frisson no final desta manhã entre jornalistas que acompanham o Palácio do Planalto, ao chegar caminhando à sede do Poder Executivo, carregando uma mala de viagem, para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esbanjando bom humor, o empresário e apresentador tirou fotos com jornalistas e se deixou fotografar, inclusive, pelos celulares de alguns repórteres. Ao ser questionado se seria recebido por Lula, Sílvio Santos brincou: “Vamos ver se ele me recebe”. Em seguida, afirmou que o motivo da sua visita era segredo. Sílvio Santos também brincou com os jornalistas, perguntando a eles se já tinham um palpite sobre quem ganharia a eleição presidencial. Questionado por um repórter sobre qual era o palpite dele, Sílvio Santos respondeu de pronto: “Mas fui eu quem lhe perguntou isso”. (Agência Estado)

Foto: Google
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 22:40

Fernando Filho almoça com universitários em Petrolina

Estudantes das instituições, If-Sertão, UPE, Facape e Univasf participaram na última terça feira(21) de um almoço com o deputado federal e candidato a reeleição, Fernando Filho. O momento de interação reuniu cerca de 200 universitários, além do professor do IF - Sertão, José Batista da Gama.

Durante seu pronunciamento Fernando Filho pediu o apoio da classe estudantil e destacou algumas de suas ações, na área de educação, em Petrolina, como a emenda de R$ 1,5 milhão para o Espaço Ciência da Univasf; os projetos de reestruturação e criação do Centro Tecnológico do IF- Sertão, os investimentos para a construção da biblioteca da Facape, entre outros.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 22:10

Escola do Angico recebe nova estrutura e climatização

Desde a inauguração oficial da Escola Municipal Antonila da França Cardoso, na comunidade de Angico, distrito de Pinhões, há 15 anos, que o prédio não passava por uma grande reforma e a situação encontrada na unidade escolar era uma das piores do município. As instalações eram precárias, e a falta de esgotamento sanitário e até de bebedouro, colocava em risco a saúde dos estudantes. Agora o cenário é outro. O atual governo ao identificar o problema, persistente há anos, determinou que fosse realizada a recuperação do prédio, devolvendo a dignidade não só dos alunos, como da comunidade.  

Na tarde desta terça-feira (21), o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado da vice, Gorete de Castro, do secretário de Educação, Plínio Amorim, e comitiva de governo, estiveram no local para entregar a reforma e ampliação da escola. A unidade é a quarta a fazer parte do projeto de climatização da Rede Municipal de Educação. Além do ar condicionado em todos os ambientes, os estudantes poderão contar com equipamentos novos, biblioteca, sala de informática, sala de recursos, banheiros com acessibilidade, e cantina com refeitório.

Ascom PMJ
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 21:40

Clube Pilar realiza o "1º Jogos da Primavera" do Pilar

Com a finalidade de aumentar a participação de jovens e adultos em atividades esportivas, resgatando a função social do esporte como elemento de cultura a todas as instituições de educação e lazer da região, o Clube Pilar estará realizando entre os dias 24 e 26 de setembro de 2010 no distrito de Pilar (jaguarari), o “1º Jogos da Primavera”.

O evento vai contar com a presença de equipes das cidades de Campo Formoso, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Uauá, Curaçá, Andorinha e Juazeiro, bem como os distritos de Pilar (Jaguarari), Pinhões (Juazeiro) e Poço de Fora (Curaçá), que irão disputar jogos em diversas modalidades esportivas como, Tênis de mesa, vôlei masculino e feminino, futebol society masculino e feminino, natação masculino e feminino, futsal masculino e feminino, atletismo e basquete.

Além dos jogos, no sábado (25), haverá a escolha da Garota Primavera e Show com a Banda 3 desejos. Os ingressos já estão sendo vendidos na sede do Clube Pilar ao preço de R$ 10,00 para sócios e R$ 12,00 para não sócios. Informações: Flávio Mello de Deus (74) 9976-0448.

Por Marco Aurélio Cerqueira
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 21:10

Plebiscito popular pelo Limite da Propriedade de Terra provoca sociedade brasileira a discutir reforma agrária

Instrumento de uma Campanha iniciada no ano 2000 pelo Fórum Nacional de Luta pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra aconteceu no período de 01 a 07 de setembro em todo o país. A consulta visava, além de saber a opinião da população através do voto, provocar a discussão acerca da necessidade de se fazer Reforma Agrária no Brasil.

Na região que compreende os municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes  foi contabilizado o total de 8.597 votos em urnas distribuídas na sede e zona rural dos municípios. Na avaliação do Comitê de Mobilização regional, o envolvimento do público da zona urbana deve ser considerado como um dos pontos positivos da mobilização. “O plebiscito foi uma oportunidade de discutir o tema nas comunidades, escolas, espaços públicos e principalmente de sensibilizar as pessoas da zona urbana”, destaca Marina Rocha da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro.

Além da votação, foram realizadas reuniões preparatórias e de avaliação, seminários, debates e atos públicos em alguns municípios. Assim, o caráter pedagógico do Plebiscito se confirma, à medida que estes espaços tem servido para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de uma lei que garanta o cumprimento da função social da terra. A divulgação através da mídia comercial local, Rádios Comunitárias do território e outros instrumentos de comunicação também foi essencial para o resultado positivo do Plebiscito, pontuaram membros do Comitê Local em reunião de avaliação no último dia 17.

Outro instrumento utilizado pela Campanha é a coleta de assinaturas que visa pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 438). O abaixo-assinado continua circulando no país até dezembro deste ano e pode ser assinado também no endereço eletrônico http://www.limitedaterra.org.br/. Em 2011, a luta do Fórum Nacional, Comitês locais e população em geral terá como foco central pressionar os políticos com mandatos a se empenharem na aprovação da PEC.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 20:40

Juazeiro promove Semana do Idoso

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS), através do programa Melhor Idade, realiza a partir desta quinta-feira (23) a Semana do Idoso. A programação acontecerá no Lar São Vicente de Paula, no Auditório do Colégio Modelo, e finalizará com uma missa na Igreja São Vicente. Também são parceiros do projeto o Lions, Rotary Clube de Juazeiro, e Revalle.

Como entretenimento estão previstas apresentações artísticas, Banda da Polícia Militar, palestra sobre saúde do idoso com o Dr. Érico Wanderley, e direitos da pessoa idosa, com a promotora Andréa Ariadne, além de entrega de brindes e lanches.

O programa Melhor Idade promove atividades associativas, produtivas, planejadas e sistematizadas que contribuem para convivência social, cidadã, e autônoma, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável. Trabalha em prol da prevenção do isolamento social, fomento da renda própria, e da qualidade física e mental dos idosos.

Programação:
 
23/09 – Tarde do Riso
-Promovido pelo Lions
Local: Lar São Vicente
Horário: 15 às 17h30
- Apresentação de palhaços sob a coordenação de Hertz Félix
 
24/09 – Tarde Musical
-Promovido pelo Rotary Clube de Juazeiro
Local: Lar São Vicente
Horário: 15 às 18h
-Apresentação da Banda da Polícia Militar
 
25/09 – Manhã Educativa
-Promovida pela SEDIS
Local: Auditório do Colégio Modelo
Horário: 8 às 12h
- Palestra com Dr. Érico Wanderley (Saúde do Idoso)
Palestra Dr.ª Andréa Ariadne (Direitos da Pessoa Idosa)
Aferição de pressão, realização de teste de glicemia
 
26/09 – Encerramento
8h – Missa na Igreja São Vicente
9h – Benção do Lar São Vicente de Paula
Inauguração da Sala dos Sócios Beneméritos
10h - Lanche

Assessoria
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 20:10

Inauguração da Unimed Infantil marca aniversário de Petrolina

Uma celebração religiosa seguida de solenidade e café da manhã, marcou neste dia 21 de setembro (aniversário dos 115 anos de Petrolina), a inauguração da Unimed Infantil, uma unidade de atendimento de urgência para crianças que vai funcionar 24 horas no Hospital Imaculada Conceição. Após as bênçãos, concedidas pelo padre José Humberto, o presidente da Unimed Vale do São Francisco e médico, Francisco Otaviano falou aos convidados da importância da nova unidade de atendimento pediátrico do Vale do São Francisco.

“Com o início dos trabalhos agendado para o próximo dia 25, a nova Unimed Infantil vai oportunizar um atendimento especializado em pediatria com os nossos médicos cooperados para a realização de procedimentos, a exemplo de nebulização, medicação de urgência, suturas e internamentos”. Em seguida, a diretoria do Hospital Imaculada Conceição também fez uso da palavra, destacando os inúmeros benefícios com a oferta de mais este serviço. A diretora médica, Myriam Moxotó lembrou que o Hospital comemora aniversário junto com Petrolina, fazendo 23 anos de serviços prestados com excelência médica à região. O administrador de empresas, Eduardo Moxotó também agradeceu a presença de todos e lembrou que a parceria com a Unimed Vale do São Francisco pode crescer mais ainda, ampliando os serviços em outras especialidades médicas.

Clas Comunicação
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 19:40

Prefeitura promove dia voltado à fruticultura irrigada em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro juntamente com o Instituto da Fruta – Vale do São Francisco e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais irão realizar na próxima quinta-feira (23) em Juazeiro, solenidade de abertura do Inicio da Colheita da Uva – Safra 2010 e reunião técnica com os produtores do Vale do São Francisco. Com o tema “Reestruturação Financeira da Fruticultura do Vale do São Francisco”, o evento contará com a presença do Prefeito Municipal, Isaac Carvalho; do Secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira; do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; do Presidente em exercício do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Ferraro; além de outros representantes governamentais. 

Confira a programação: 

9h45: Lançamento do início da colheita da uva – safra 2010. Local: Fazenda Special Fruit, Juazeiro – BA.
Reunião Técnica sobre a Reestruturação Financeira da Fruticultura do Vale do São Francisco. - Câmara Municipal de Juazeiro.
12h: Formação da Mesa com pronunciamento das autoridades e inicio da reunião técnica: Resolução BACEN 3.899 – Lei 12.249.
12h30: Palestra com Ivan Pinto – Instituto da Fruta/FAEB – Resolução BACEN 3.899.
13h: Esclarecimento do BNB com a participação da plenária.
13h30: Palestra com Edvaldo Santo Brito – CNA – Lei 12.249.
14h15: Esclarecimento do BNB com participação da plenária.
14h 45: Considerações finais – Encerramento.

Lene Radina Ascom Seadruma
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 19:00

PAULO SOUTO PROMOVE CARREATA EM JUAZEIRO

O candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto fez carreata nas cidades de Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas pela manhã acompanhado do candidato a vice Nilo Coelho e dos postulantes ao Senado Aleluia e José Ronaldo.

No final da tarde, Paulo Souto chegou a Juazeiro na companhia de toda chapa majoritária e foi recepcionado pelo deputado federal e candidato a reeleição Jorge Khoury, pelo candidato a deputado estadual Wank Medrado, pelo ex-vice prefeito Amilton Ferreira e lideranças comunitárias.

A Carreata em Juazeiro saiu das proximidades do Mercado do Produtor e percorreu várias ruas e bairros da cidade.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 18:30

UTI materna do HDM completa uma semana de funcionamento

Uma semana depois de inaugurada, a UTI materna do Hospital Dom Malan - Gestão IMIP hospitalar contabiliza 14 atendimentos de mulheres em risco na gestação. A primeira paciente atendida chegou à unidade um dia depois da inauguração. A estudante Jaismara Ferreira Barbosa, de 17 anos, grávida de 4 meses, foi atendida com um quadro de pré-eclampsia (caracterizada principalmente por aumento da pressão arterial se constituindo numa séria complicação na gravidez podendo levar a gestante à morte). 

Jaismara foi atendida na UTI e permaneceu internada por quase uma semana. Recebeu alta hoje da unidade, mas foi encaminhada à enfermaria para continuar sob cuidados. “Fui muito bem acolhida, se não fosse essa UTI, não sei o que teria sido de mim”, relatou. Segundo o médico ginecologista que a atendeu, Robermilson Santana, o quadro da adolescente era considerado grave. “Ela estava coma pressão muito alta e com complicações hepáticas, mas conseguimos reverter a situação”, relatou.

Nesta quarta-feira, duas pacientes se encontravam internadas na UTI. O médico coordenador da unidade, Henrique Dória, revelou que 90% dos casos atendidos durante essa primeira semana, foram de gestantes com complicações em decorrência da alta pressão arterial. “Com o funcionamento da UTI temos conseguido prestar um melhor atendimento às pacientes com complicações na gestação”, disse. A UTI materna do HDM possui 10 leitos equipados com aparelhagem moderna e foi inaugurada no último dia 13.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 18:00

Agrovale recebe deputados

Na manhã desta quarta-feira (22), uma visita a Agrovale marcou o início da agenda do deputado estadual e candidato à reeleição Ciro Coelho (PSB). Na companhia do deputado federal e também candidato à reeleição Fernando Filho (PSB) e do ex vereador  César Durando, Ciro explanou as suas ideias e propostas para os cerca de 150 funcionários da empresa.

ASCOM
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 17:40

Serra diz que há ‘chantagem sobre a imprensa brasileira’

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse nesta quarta-feira que há uma “chantagem sobre a imprensa brasileira”. A declaração foi dada em entrevista concedida ao jornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. O programa, gravado na noite de ontem, foi ao ar na manhã de hoje. “As pessoas hoje estão satisfeitas, mas é preciso que estejam satisfeitas amanhã. Então nós temos que ter uma economia forte, nós temos que ter avanços na segurança, na saúde, na educação e na defesa das liberdades, que hoje é um assunto que se coloca de forma muito impactante, inclusive da liberdade de imprensa, que é a condição para a existência da democracia,” disse Serra. (Folha)

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 17:10

Edson Duarte fala sobre o Dia Mundial Sem Carro

Todo dia 22 de setembro milhões de pessoas no planeta comemoram o Dia Mundial Sem Carro, mobilização em prol de uma reflexão sobre a dependência e o uso irracional dos automóveis em nossa sociedade. “Em Salvador, a data vai ser comemorada com uma parada. Ou seja, uma parada dos automóveis e ônibus nos engarrafamentos que diariamente atormentam a vida dos moradores da cidade”, ironiza o deputado federal e líder da bancada do Partido Verde na Câmara, Edson Duarte. Segundo ele, enquanto em todo o mundo civilizado se privilegia cada vez mais o transporte de massa, em detrimento do transporte individual, “na capital e nas maiores cidades da Bahia o contrário vem acontecendo nos últimos anos, por falta de uma política consistente e efetiva que garanta um transporte público de qualidade”.

“Estamos trafegando na contramão da modernidade”, garantiu o líder do PV. Afinal, com uma frota superior a 700 mil veículos – número que cresce a cada dia, Salvador está hoje literalmente “travada” em muitos trechos, com engarrafamentos constantes e regulares, por falta de investimentos em infraestrutura viária e transporte coletivo. “Uma situação que só tende a piorar se não houver uma política efetiva de mobilidade urbana no estado”, alerta o parlamentar do PV. Duarte – que é candidato a senador da Bahia pelo PV – disse que as vantagens da troca do carro individual pelo transporte coletivo são inúmeras: economia de combustível; menor desgaste do carro (pneus, óleo, manutenção) e menor poluição.

“Se tivéssemos um transporte urbano eficiente e de qualidade, muita gente passaria a deixar o carro em casa, o que contribuiria para diminuir os engarrafamentos, já que o número de carros em circulação seria menor. E o tempo que hoje perdemos no trânsito poderia ser usado para ler, conversar, acessar computador, telefonar com segurança, etc”, argumentou Duarte. O "Dia Mundial Sem Carro" surgiu em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001. A ideia é conscientizar as pessoas da importância de utilizar menos os veículos individuais poluidores e mais o transporte coletivo, além de andar, pedalar e fazer atividades físicas.

Assessoria
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 16:40

Diretoria do Hospital Dom Malan participa de Jornada Ginecológica

O superintendente do Hospital Dom Malan- Gestão IMIP Hospitalar, Marcelo Marques e a coordenadora de Diagnóstico por Imagem do HDM, Carolina Prado Diniz participaram no último final de semana da V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Vale do São Francisco, organizada pela Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco – SOGOPE e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO. O evento aconteceu no auditório do Petrolina Palace Hotel e contou com a participação de palestrantes do estado de Pernambuco e São Paulo, além de médicos da região.

Dentre os temas discutidos no evento estavam, as síndromes hipertensivas na gestação e a prevenção e inibição do trabalho de parto prematuro. “Esse é um evento importante porque traz atualização sobre diversos assuntos na área. Temas que precisam ser discutidos”, disse Carolina Diniz, que na sexta-feira(17) participou de uma mesa redonda sobre a pré-eclampsia. “Discutimos esse tema porque a eclampsia é a primeira causa de mortalidade materna no nosso país. Falamos sobre fatores de diagnóstico e a possibilidade de prevenção”, completou. Para a coordenadora do evento, Vilma Guimarães, a jornada evento trouxe conhecimento para os profissionais que atuam em áreas distantes dos grandes centros. “Esses profissionais têm condições agora, de se capacitar no seu próprio lugar de atuação”, falou. 

O superintendente do HDM ministrou palestra no sábado (18) sobre a importância da ultra-sonografia no acompanhamento da gestação. Marcelo Marques lembrou que no HDM são feitos cerca de 400 exames de ultra-som por mês e que as gestantes atendidas pelo hospital têm à disposição equipamentos modernos que facilitam o acompanhamento e o diagnóstico de qualquer dificuldade na gravidez. “Reforçamos a indicação da ultra-sonografia e que toda gestante precisa ter acesso a esse tipo de exame e aproveitamos para atualizar os profissionais a respeito desse tema”, concluiu.

Siméia Valverde Ascom HDM
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 16:10

mulher é assassinada por ex-marido em Juazeiro

Na noite da terça-feira, em Juazeiro, no bairro Piranga, uma mulher de 22 anos foi assassinada pelo ex-companheiro. Gilberto Gil do Nascimento, de 36 anos, abordou Bruna Jaqueline dos Santos quando ela ia para a escola. De acordo com a polícia civil os dois tiveram uma discussão pois Gilberto não aceitava a separação do casal, que teria acontecido há quatro dias. Gilberto disparou três tiros contra a jovem com quem foi casado por quatro anos. Ele ainda tentou fugir, mas foi amarrado e agredido por pessoas que passavam pelo local. (Ibahia)

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 15:40

Coração do São Francisco, Petrolina festeja mais um ano

Em reunião plenária da Assembléia de Pernambuco semana passada, o deputado Geraldo Coelho (PTB) apresentou uma retrospectiva histórica, destacando, inclusive, a construção da Catedral, obra que deu origem à localidade. “Eram apenas três mil habitantes, mas o bispo Dom Malan aumentou o número de católicos, os quais contribuíram para a construção de um templo em estilo gótico que chamou a atenção de governadores, bispos e padres”, comentou. Esse fato, de acordo com o parlamentar, enfatiza, desde o início, o potencial do crescimento municipal. “Vejam como Petrolina já crescia naquela época, mesmo quando não existiam eletrificações nem estradas, e o transporte de mercadorias era feito pelos tropeiros”, completou.

O petebista ressaltou como elemento favorável às conquistas o investimento em educação. A localidade é, depois do Recife, a que contabiliza o maior número de cursos de nível Superior: Facape, Univasf, UPE, Uniesb e o Ifet (ex-Cefet). “A convergência de jovens, oriundos das mais diversas cidades do Vale do São Francisco para estudar nessas instituições é muito grande, fato que beneficia também o setor imobiliário, que cresce para atender à demanda por novas residências." Petrolina é, hoje, o 4º município mais desenvolvido, se comparado aos demais que integram Pernambuco. Em relação às localidade de todo o País, Petrolina está em 88º lugar. Considerada cidade polo, contabiliza 25 municípios que se incorporam à economia local, entre eles, alguns pernambucanos e outros pertencentes aos Estados da Bahia e do Piauí. Diariamente, a cidade recebe cinco boeings, no Aeroporto Senador Nilo Coelho, e, a cada semana, o maior cargueiro do mundo.

"O aniversário dessa cidade é mais um importante momento para celebrar conquistas obtidas por meio de investimentos e com a ajuda de muitos empresários, amigos e lideranças políticas, a exemplo do ex-governador Nilo Coelho. Quero cumprimentar o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio; o presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira; o diretor do Fórum de Petrolina e todos os 320 mil colaboradores que fazem a nossa Petrolina comemorar 115 anos”.

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 15:10

Prefeitura, estudantes e comunidade em ação conjunta contra a dengue no interior de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde e Educação, continuam desenvolvendo atividades de combate a dengue, tanto na sede como no interior. Nesta quinta-feira (23), a ação vai chamar atenção da comunidade do Mandacaru. Durante a manhã e a tarde, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, os agentes do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) e a Equipe de Saúde da Família (ESF) estarão desenvolvendo trabalho educativo no Centro Social do Mandacaru, com apresentação da peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue” e outras atividades de sensibilização. As orientações seguem durante a noite, das 18h às 21h, na Escola Piloto do distrito com debates, exibições de vídeos e rodas de conversas.
 
“Queremos manter o clima de tranqüilidade na cidade, que está longe de uma epidemia desde 2009, bem diferente da situação vivida nos anos anteriores. Vários alertas já foram realizados e continuarão sendo feitos em escolas para o público estudantil e em associações para adultos. Não vamos cansar de dizer para as pessoas que a dengue mata e apenas alguns cuidados tanto com a própria casa como a dos vizinhos podem eliminar a possibilidade de criação de larvas do mosquito em água limpa ou parada. A prefeitura prima por uma saúde mais saudável em Juazeiro”, frisou a supervisora de distrito, Ana Patrícia de Araújo.
 
O objetivo do Ciclo de Atividades de Combate à Dengue é continuar esclarecendo a população sobre as diversas formas de se prevenir da doença, além de oferecer mais qualidade de vida. A ação é contínua e pretende atingir todas as localidades e bairros do município. No último mês de agosto, os profissionais de saúde promoveram a luta contra a doença nos projetos Curaçá: Nh1, Nh2 e Nh3, região de Itamotinga. De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano (2010), até o momento foram notificados 213 casos da dengue e 103 confirmados.

Ascom PMJ
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 14:40

Paulo Souto apresenta resultados superiores aos do atual governo

Destacando seu compromisso de resgatar a dignidade dos serviços públicos essenciais no estado, o candidato a governador pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, comparou resultados de seu governo com o de Jaques Wagner nas áreas de segurança, saúde e educação, em comício realizado em Santa Luz. Nesta terça-feira (21/09), ao lado do vice Nilo Coelho e do postulante ao Senado Federal, Aleluia, Souto marcou presença na Região do Sisal, participando de carreatas nas cidades de Cansanção, Nordestina, Queimadas, Santa Luz e Valente.

“Não adianta a propaganda enganosa do atual governo, o povo quer saber de realizações e resultados. E isso nós temos para mostrar”, afirmou o candidato democrata diante de uma multidão que o ouvia na avenida principal de Santa Luz. Paulo Souto começou mencionando a situação da segurança pública como era e como está. “Em 2006, quando deixei o governo, o estado tinha metade dos assassinatos de São Paulo. Com Wagner a violência explodiu e hoje a Bahia tem mais homicídios que o maior estado do país. Só no ano passado foram 4.769 assassinatos na Bahia, contra 4.557 em São Paulo”. Com relação à saúde, o candidato democrata citou o Programa de Saúde da Família (PSF).  “Quando assumi em 2003, só 2 em cada 10 baianos tinham assistência do PSF. Em apenas 4 anos, mais do que duplicamos o atendimento e incluímos 4 milhões de baianos no maior programa de saúde do Governo Lula. Hoje mudou pra pior e estagnou. Depois de 4 anos de Wagner, só houve a inclusão de pouco mais de 700 mil baianos”.

Na educação, Paulo Souto lembrou que o Topa, programa de alfabetização de adultos, infelizmente, não apresentou o resultado divulgado na propaganda do governo. “Bem diferente dos 500 mil divulgados, a pesquisa do IBGE informou que foram apenas 86 mil baianos, acima de 15 anos, alfabetizados na atual administração de Jaques Wagner. No meu último governo, o número foi mais expressivo: 151 mil alfabetizados”. Paulo Souto também apresentou o desempenho de seu governo quanto ao bolsa família. “Na minha gestão, 1,4 milhão de famílias passaram a ter o bolsa família, e os 50 municípios mais pobres tinham programa de complementação alimentar, com cesta básica para quem mais precisava. Wagner prometeu aumentar o bolsa família e não fez, e somente mais 400.000 novas famílias tiveram acesso ao programa, 3 vezes menos que na minha administração”.

Foto: Valter Pontes
publicado em 22 de Setembro / 2010 às 14:00

Pedro Alcântara recebido com entusiasmo no Dom José Rodrigues

Depois de uma extensa agenda política nos municípios de Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, Pedro Alcântara participou ontem (21) de uma grande caminhada no bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro. O deputado acompanhado do Prefeito Isaac Carvalho, da vice Gorete, dos vereadores Prof. Nilson, Moazaniel e Damião Medrado, do Pres. da Associação de Moradores Flávio Henrique e diversas lideranças, percorreram por cerca de três horas diversas ruas do bairro. Em alguns momentos, a caminhada teve uma conotação festiva, uma vez que alguns moradores do bairro pediam para tirar fotos com Pedro Alcântara. Jovens  presentes na rua H, fizeram fila para serem fotografados com o deputado. 

O ponto alto foi quando um grupo de ex-mutuários da URBIS foram agradecer ao deputado por terem sido anistiados graças a um projeto de lei de sua autoria que beneficiou cerca de 100 mil famílias em todo o estado da Bahia. Marlene Barbosa, residente há mais de 20 anos na rua F, fez questão de abraçá-lo “O sonho de toda a família é de ter sua casa própria e graças a Deus e a sensibilidade e competência de Pedro Alcântara alcancei o meu sonho. Hoje tenho minha escritura e não chega mais boleto com aqueles valores altíssimos”. 

Pedro Alcântara visivelmente emocionado com as inúmeras manifestações de apoio e carinho que recebeu durante a caminhada, agradeceu a recepção e falou de suas conquistas: “Agradeço a população do Dom José Rodrigues que sabe do meu empenho para a construção do CEMA aqui no bairro e também da anistia das casas da URBIS, onde cerca diversas famílias foram beneficiadas aqui no bairro pelo meu projeto e finalmente se tornaram proprietários, com escritura e sem boleto. Continuarei lutando como sempre fiz pelo bairro Dom José Rodrigues”, finaliza Alcântara.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.