Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 11:45

PROFESSOR NONATO: “NÃO SOU CANDIDATO PARA DEMITIR DELEGADOS, APOIAR ASSALTANTES DE CARGAS OU MEDIAR CONSULTAS MÉDICAS”.

O professor Nonato candidato a estadual do PTB disse na RJ, no debate desta quinta-feira (30) que foi uma luta enorme para participar das eleições deste ano. “Sou candidato para tentar corrigir erros dos que já passaram. Não sou candidato para demitir delegados, apoiar assaltantes de cargas ou mediar consultas médicas. Sou postulante a uma cadeira na Assembléia para mostrar a população que Juazeiro não tem donos”, declarou.

“Não há como melhorar os serviços públicos se não houver uma maior valorização do funcionalismo. A Cultura é um descaso na Bahia e Juazeiro, não foge a regra. Posso citar o quanto estão relegados na atual gestão artistas consagrados de nossa cidade, entre eles: Manassés, Mauriçola, Xibiu, Neto e Mundinho, Valtinho. Os penitentes que são abandonados na época da quaresma ou os garotos de Itamotinga que apresentam a Via Sacra, sem nenhum tipo de apoio. No entanto, quando chega a eleição os candidatos se aproveitam de todos esses segmentos apertando mãos e espalhando cartazes e placas por toda cidade”, lamentou o candidato do PTB.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 11:15

WANK MEDRADO DEFENDE AÇÃO PREVENTIVA NA SAÚDE E NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

O professor universitário, advogado e candidato a deputado estadual Wank Medrado explanando no debate da RJ sobre saúde, defendeu maior Investimento do governo federal no setor. “Entendo que o Estado e a União, além das campanhas pedagógicas também deveriam mudar de postura. Porque ao invés de realizar maior ação preventiva, reduzindo os custos operacionais, os governos teimam em agir curativamente?“, indagou o candidato do PSL.

No que tange a segurança pública, como ex-delegado, Wank denunciou que o modelo de segurança pública deve ser repensado. “Se não ocorrer uma mudança rápida, os índices de violência continuarão crescendo. Então defendo qualificação intelectual, melhor aparelhamento e condições salariais”, defendeu Wank.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 11:10

1º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef discute propostas para construção do Plano de Ação Municipal

Com o objetivo de discutir políticas públicas, apresentar diagnósticos e traçar um Plano de Ação, Juazeiro realizou nesta quarta-feira (29), no auditório da UNEB, o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef. O município concorre à aprovação do Selo, edição 2009/2012, e tem trabalhado para melhorar a vida de crianças e adolescentes, em parceria com entidades civis organizadas, setor privado, justiça especializada e conselhos. Se aprovado o município será reconhecido internacionalmente, e terá o apoio da instituição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura, Posto Juazeiro, Master Magazine, e Agrovale, o evento contou com ampla participação da comunidade e de adolescentes que participarão de todos os processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação do Plano, que será apresentado ao Unicef em 2012. A abertura do evento contou com a apresentação do Núcleo de Música Musart, e a programação seguiu com as falas dos adolescentes, Ana Carolina dos Santos e Eduardo Souza, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e da presidente do CMDCA, Mônica Pontes. 

Após a explanação da metodologia do Fórum, feita pelo representante do IDESAB, Antônio Marcos dos Santos, foram apresentados os diagnósticos pelos gestores da educação, Plínio Amorim; saúde, Ubiratan Pedrosa; e Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José Alves.

Anna Monteiro Ascom PMJ
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 10:45

SOLDADO ANÍSIO: “CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO ESTÁ ABANDONADO”.

O candidato Soldado Anísio (PTB) defendeu um maior investimento do governo federal junto a instituições, como SENAI, no sentido de gerar mais emprego e renda. “O governo federal investe no programa primeiro emprego, timidamente. Eu fiz curso no Senai e sei o quanto é exitoso todo processo ali oferecido”, comentou. Sobre a cultura, Anísio também questionou o fato do governo estadual destinar poucos recursos no setor e lembrou o abandono do Centro de Cultura João Gilberto. “Há quantos anos aquela unidade de cultura não recebe uma reforma ou ampliação?”, questionou o candidato a deputado estadual.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 10:30

Leitora denuncia camping em pleno centro comercial de Juazeiro

Geraldo,

O que falta acontecer no centro da cidade? Depois desta novidade, barraca de camping montada à noite para servir de abrigo e somente é desmontada pela manhã, em pleno horário comercial, é demais. Isso já acontece há alguns dias. Se essa moda pega! 

Sandra Marlucy Faustino

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 10:10

MESSIAS APARECIDO: “DEPUTADOS DA REGIÃO SÃO UM FRACASSO NO PARLAMENTO”

No debate da RJ nesta quinta-feira (30), o candidato Messias Aparecido (PHS) ao comentar sobre segurança pública declarou que os deputados da região são um fracasso no parlamento. “Eles não deveriam trocar os seus princípios por cargos, como geralmente se registra no município e no Estado. A falta de segurança é um problema sério em Juazeiro, na Bahia e no Brasil. Os jovens por não têm alternativa de emprego e educação de qualidade, com isso, estão sendo vítimas do submundo das drogas”, declarou o postulante do Partido Humanista da Solidariedade.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 09:40

AME Leonor Elisa celebra o Dia Nacional do Idoso

Uma tarde de confraternização com os idosos, com muita música, animação e comidas típicas da região. É assim que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, que trabalham na Unidade AME - Assistência Médica Especializada Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar irá celebrar também o Dia Nacional do Idoso, comemorado oficialmente nesta sexta-feira, 1º de outubro. O evento, que também faz parte do Dia da Cultura da AME, começa a partir das 16h.

Para o evento, que terá como tema “Forró do Idoso”, foram confeccionados pequenos convites simbólicos, distribuídos pelas equipes, e a Unidade Primária de Saúde está sendo decorada para receber a população. Os organizadores ainda estão preparando um lanche, com comidas e bebidas típicas da região. A ideia é levar para os idosos um dia diferente, animado, valorizando essas pessoas e que vem para celebrar a data, além de aproximar os profissionais da população.

Taisa Alencar Ascom PMP
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 09:15

CANDIDATOS CHEGAM PARA O ÚLTIMO DEBATE DA RJ

Quinta-feira (30), de intensa movimentação em Juazeiro e região. Por ser o último dia de campanha, as eleições já acontecem no próximo domingo 03 de outubro, os candidatos intensificam suas ações no sentido de ampliar as suas votações.

Quatro desses candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral em Juazeiro participam nesse momento de debate na RJ. são eles: Soldado Anísio (PTC), Messias Aparecido (PHS), Professor Nonato (PTB) e Wank Medrado (PSL).

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 08:35

Misael faz grande comício desta campanha

Prestigiado pelo candidato a governador, segundo colocado nas pesquisas, Geddel Vieira Lima e pelo senador César Borges, candidato à reeleição, Misael conseguiu ontem reviver a época dos grandes comícios de Juazeiro.

Sem shows de cantores, nem ônibus e caminhões fretados que tragam assistentes, nunca mais uma Praça de Juazeiro recebeu tanta gente para um evento político.

A caminhada que começou na Rodovia Salitre, passou por diversas ruas e terminou na Praça Santa Terezinha já causou admiração: “Nunca tanta gente esteve nas ruas em uma caminhada de deputado, sem nenhum pressão, sem estrutura de prefeitura ou para atender à solicitação de chefes de repartição” – foi o comentário entusiástico de Carlos Bezerra, que coordena roteiro e mobilização.

Levado de um lado a outro,  abraçado, beijado, solicitado a tirar fotos em todo o trajeto, recebido nas casas, por simples moradores e todas as lideranças do bairro,  Misael percorreu as ruas de Piranga e recebeu Geddel na praça quase às 21 horas.

“Todos meus grandes atos de campanha, desde o inicio da minha vida pública eu realizo aqui no Piranga, onde morei assim que constituí família. Aqui nasceram meus filhos” – disse emocionado Misael no início de seu pronunciamento – “Aqui agora coloco meu nome à disposição da Bahia e a resposta de Piranga me dá alegria, animo e certeza de vitória.”

Um dos dois candidatos apontados com a vitória assegurada pela projeção feita pelo especialista Ary Carlos, reproduzida em quase toda imprensa da Bahia, Misael em um pronunciamento de 15 minutos detalhou suas realizações enquanto prefeito e criticou duramente o prefeito “que abandonou a cidade, que promete, que ataca e ameaça, sem nenhuma realização”  e o governador “este carioca sem compromisso com a Bahia”, aplaudido, reafirmou sua certeza em um segundo turno com Geddel.

Geddel, com o entusiasmo que praças cheias de gente e entusiasmo dão a políticos em campanha, agradeceu a Misael e a Juazeiro, a recepção calorosa, a presença dos vereadores Roninho e Alex Tanuri e voltou a questionar os índices de segurança, a deterioração da segurança, da saúde e da educação no estado: “Vocês querem um governador porque ele é amigo de 30 anos do presidente Lula ou um governador que goste da Bahia, que trabalhe e tenha compromisso com o futuro?” – indagou.

Comparando Pernambuco e Bahia, citou o governador Eduardo Campos “que não é amigo de Lula, que não pertence ao seu partido”  e conseguiu para o Estado “muito menor que a Bahia”, um volume de recursos para infraestrutura “duas vezes mais que o destinado ao nosso estado”.

César Borges citou suas realizações, disse que Misael será o “deputado mais votado do norte da Bahia” e desdenhou das pesquisas “que agora me tiram a liderança em troca de dois candidatos que estarão no senado para cumprir ordens, sem iniciativa e sem identidade popular”. Pediu a Juazeiro que refletisse na hora de votar: “Se alguém lhes apontar uma só realização destes dois candidatos dêem a eles o voto”, relembrando que enquanto governador trabalhou por Juazeiro “ao lado do maior prefeito que este terra já teve, Misael”.

Ascom Misael
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 08:10

Casa Nova é destaque no programa garantia safra

Casa Nova foi escolhida para representar a Bahia no Programa Garantia Safra pelo segundo ano consecutivo em evento que acontece hoje (30), às 9h, na Escola Alano Viana, centro da cidade.

Estarão presentes no evento, representantes da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), secretário municipal de agricultura, Carlos Castro e equipe técnica, diretores e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e produtores rurais. No encontro será apresentado o Cartão Garantia Safra 2009/2010, onde Casa Nova se destacou, mais uma vez, com cerca de 2.800 inscrições. A meta para o Programa Garantia Safra 2010/2011 no município é atingir cerca de 4 mil inscrições.

O objetivo do programa criado pelo Governo Federal, vinculado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares dos municípios sujeitos à perda de safra em razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuva, que tenham renda de até um salário mínimo e meio e plantem entre 0,6 hectare (ha) e 10 ha.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 07:40

Governo Municipal inicia substituição de Casas de Taipa em Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho vistoriou ontem (29), o início dos trabalhos de substituição das 52 casas de taipa a serem construídas no bairro Antônio Guilhermino. Os moradores vão receber, sem nenhum custo, novas casas com dois quartos, sala, cozinha e banheiro de acordo com projeto padrão desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp).  

A medida faz parte do cronograma de ações da obra de esgotamento sanitário, bem como do Programa Casa de Taipa Nunca Mais, executado pela Prefeitura de Juazeiro. Ao todo serão construídas 523 novas casas, sendo 383 dentro do saneamento básico e 140 através do programa municipal. Estiveram também presentes no Antônio Guilhermino, os vereadores Mozaniel Silva e Janileide Pereira, além da equipe técnica da Prefeitura e representantes da Construtora Terta, responsável pela obra.  

A moradora Conceição Cássia da Silva assistiu feliz a derrubada da sua casa. “Há mais de 08 anos moro aqui com meus 05 filhos e agora com meu genro. Nossa vida sempre foi muito difícil, não temos banheiro e precisamos todos esses anos da boa vontade dos vizinhos para nos dar água. Nem acredito que agora vou ter uma casa de verdade, com banheiro, água, e lugar para tomar banho. Estou muito feliz”, declarou a moradora. Assim como Conceição Cássia, Edineide de Souza Sá também estava contente e com emoção agradeceu a conquista. “Já morei em uma casa de papelão que caiu em cima de mim e da minha família. Construí essa casa ainda esse ano porque não podia ficar desabrigada e agora vou ganhar uma nova, é muita felicidade. Agradeço a Deus e ao prefeito por esse presente, porque muitos prefeitos prometeram, mas é Isaac que está fazendo”, disse.

As 532 novas casas que serão construídas através da obra do PAC e do Programa Casa de Taipa Nunca Mais vão contemplar famílias dos bairros Tabuleiro, Kidé, São Geraldo, Antônio Guilhermino e Argemiro.

Michele Gomes-Seihasp
publicado em 30 de Setembro / 2010 às 07:09

Dilma tem 47%, Serra, 28%, e Marina, 14%, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 47% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo". Em relação à pesquisa anterior, realizada na segunda-feira (27), Dilma oscilou um ponto para cima;  Serra e Marina mantiveram os percentuais registrados anteriormente.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 45% a 49%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 6%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1%. Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum atingiu 1% das intenções de voto, mas juntos eles alcançaram 1%.

Votos válidos

Considerando os votos válidos, em que se exclui os votos em branco e nulos, Dilma oscilou de 51% para 52%. Com a margem de erro, ela pode ter entre 50% e 54%. Segundo o Datafolha, como o resultado obtido pela petista está no limite da margem de erro da pesquisa, seria impossível afirmar com certeza que a candidata seria eleita no primeiro turno, caso a eleição fosse agora. Para vencer no primeiro turno, Dilma precisa de 50% mais um dos votos válidos. Segundo o Datafolha, a oscilação positiva de Dilma se deu por conta da evolução da petista no Sul e no Sudeste. Nos votos válidos, Serra obtém 31%, Marina, 15%, e Plínio, 1%.

Foram realizadas 13.195 entrevistas em 480 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33119/2010.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 07:00

RJ ENCERRA SÉRIE DE DEBATES

A série de debates da Rádio Juazeiro, RJWEBTV e Blog do Geraldo José será concluída nesta quinta-feira, (30/09), partir das 8 horas, com o quarto e último debate, desta vez reunindo candidatos a deputado estadual que possuem domicílio em Juazeiro: Soldado Anísio (PTC), Messias Aparecido (PHS), Professor Nonato (PTB) e Wank Medrado (PSL).

No 1º Bloco – Por ordem definida em sorteio cada candidato responderá a questionamento formulado pela produção, com base nos temas aferidos em pesquisa do Ibope como as maiores preocupações do povo brasileiro, pela ordem: saúde, educação, segurança pública, emprego/renda/custo de vida e saneamento/habitação/infra-estrutura, num tempo de 3 minutos.O 2º e o 3ºBloco – os candidatos farão perguntas aos oponentes.

No 4º Bloco – Os candidatos responderão as perguntas dos ouvintes que participarão através de telefone, e-mail, site da webtv e do blog, as quais passarão por triagem da produção, a fim de evitar ofensas e temas irrelevantes.

No 5º e último bloco – cada candidato terá três minutos para as considerações finais.

publicado em 30 de Setembro / 2010 às 06:30

Exposição “IMIP 50 anos” fica em Petrolina até esta quinta (30)

Esta quinta-feira (30) será o último dia para os petrolinenses apreciarem a exposição itinerante IMIP 50 anos de História, que está em exibição na Praça Dom Malan, no Centro da cidade. A exposição revela a trajetória do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em 50 anos, narrando os avanços e conquistas nesse período. Desde o dia 15 a mostra está em Petrolina, antes passou por Juazeiro, onde também permaneceu por 15 dias.

Ascom HRJ
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 23:20

TODOS DIZEM! - MAURÍCIO DIAS

O cantor e compositor, Carlos Maurício Dias (Mauriçola) enviou ao blog mais uma canção do novo CD- 55 anos de rock n"roll. Segundo Maurício, a música na verdade é um tributo a quem mexeu com o mundo.

TODOS DIZEM! - MAURÍCIO DIAS - REPORTAGEM DE UM TEMPO

publicado em 29 de Setembro / 2010 às 22:40

Adab apreende e sacrifica 15 mil aves que ameaçavam saúde da população

Ações preventivas realizadas por fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), nos municípios de Vitória da Conquista e Itaberaba, culminaram com a apreensão de cerca de 15 mil aves, (galinhas de descarte), que representavam perigo à saúde da população e que foram sacrificadas. As aves eram provenientes da região Sudeste do país e estavam sendo transportadas em cinco caminhões cujos motoristas tentaram burlar as barreiras sanitárias da Adab usando Guia de Trânsito Animal (GTA) falsificada. “Animais com origem desconhecida podem estar doentes e transmitir enfermidades aos nossos plantéis, e ameaçar a saúde da população”, explica o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, acrescentado que a ação da agência está respaldada em orientação do Ministério da Agricultura (MAPA).

publicado em 29 de Setembro / 2010 às 22:10

Fernando Filho encerra campanha com comício em Petrolina

O deputado federal e candidato a reeleição, Fernando Filho, finalizará sua campanha com um ato público em Petrolina. O evento acontecerá nesta quinta feira (30), às 19h, na Rua Barão da Boa Vista, no bairro Gercino Coelho.

O grande encontro  terá a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho e dos candidatos a deputado estadual, Odacy Amorim, Adalberto Cavalcanti e Ciro Coelho.

Ascom Fernando Filho
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 21:40

Pega Leve está em estúdio preparando novo álbum

Depois da temporada de shows que percorreu vários estados do nordeste da turnê 2010, o Forró Pega Leve agora está focado no novo álbum que será lançado em meados de novembro e que vem trazendo músicas inéditas para seu público que acompanha a banda por valorizar as composições próprias e a identidade já criada juntos aos seus fãs. Agora é só aguardar mais um trabalho dessa banda que faz forró de altíssima qualidade.

Assessoria de Imprensa
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 21:00

Juazeiro realiza curso de Manejo de Recursos Naturais - Agroecologia no Semiárido

Até o dia 1º de outubro acontece no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, a 1 km  do  bairro Jardim Primavera, em Juazeiro, o curso de Manejo de Recursos Naturais - Agroecologia no Semiárido, oferecido pelo convênio INCRA-EBDA e Fundesf - Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do São Francisco.

O objetivo do curso é capacitar os técnicos de ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental) que atuam junto aos assentados da Reforma Agrária na Bahia, fomentando a discussão sobre a Convivência com o Semiárido com base na agroecologia. Palestras, debates e Dias de Campo são algumas das ferramentas metodológicas que irão subsidiar o curso, servindo aos técnicos de ATES na recomendação de práticas e construção participativa de projetos com os assentados.

A Embrapa Semiárido, o Instituto de Permacultura da Bahia (projeto Umbuzeiro Escola Sustentável do Semiárido), o IRPAA e a Coopercuc estão entre as instituições convidadas para desenvolver as atividades. Cada um das entidades tem um foco específico - pesquisa, educação, assessoria técnica, organização e comercialização de produtos da agricultura familiar - e todas são reconhecidas por sua atuação no Semiárido.

Durante o curso, os técnicos farão visitas técnicas a propriedades e minifábricas da Coopercuc, em Uauá, a fim deexperimentar as práticas apropriadas ao contexto do Semiárido. Experiências de sucesso como os projetos P1+2, Cabrito Ecológico, Recatingamento, Policultura no Semiárido e Manejo Ecológico do Fundo de Pasto serão apresentadas para fortalecer a troca de conhecimento e estimular os técnicos em suas ações.

Fonte: Irpaa
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 21:00

Falta de conhecimento ou privilégio?

Assessores de candidatos, em Juazeiro, tem manifestado descontentamento com ação da prefeitura em notificar os comitês eleitorais a retirar das ruas as bandeiras e placas de propaganda eleitoral e ao mesmo tempo permitindo a propaganda de candidatos da base governista. Foto enviada ao Blog mostra as bandeiras e destaca caminhão com propaganda dos candidatos ligados ao governo estacionados em faixa amarela e sem placa para evitar multas.

Fica o questionamento, falta de conhecimento ou privilégio a alguns?

publicado em 29 de Setembro / 2010 às 20:40

Paulista que aplicava “saidinhas bancárias” é preso em Paulo Afonso

Um paulistano que aplicava golpes na modalidade “saidinha bancária”, no município de Paulo Afonso, foi preso nesta quarta-feira (29). Segundo a polícia, Henrique Ferreira Portela, de 23 anos, agia nas proximidades e no interior do mesmo banco, localizado na Praça Abdon Senna, no centro da cidade. Ele abordava os clientes depois que eles sacavam o dinheiro.

Com o assaltante, os policiais encontraram cerca de R$ 400 roubados. Henrique Portela não tinha passagens pela polícia e está custodiado na 18ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia) à disposição da justiça graças à queixa de uma das vítimas.

Correio Foto: Francisco Sales
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 20:10

Sobradinho: Selo UNICEF tem 1º Fórum Comunitário

Foi realizado ontem (28), na Câmara de Vereadores de Sobradinho o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O encontro teve como objetivo discutir com a comunidade as ações que estão sendo implementadas no município, que concorre à aprovação do Selo, edição 2009/2012. Participaram do evento mais de 130 pessoas entre lideranças locais, estudantes, representantes de sindicatos, de igrejas, de associações de bairro, grupos culturais e sociedade civil. 

Nesse primeiro momento foi discutida a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das meninas e dos meninos. 

Para o chefe de Gabinete, Raimundo Nonato a realização do fórum é uma grande oportunidade de o município ouvir como a comunidade avalia e o que ela tem a propor em relação às políticas públicas municipais na área da infância e adolescência. “Para conquistarmos mudanças concretas na vida das crianças e adolescentes, é essencial garantirmos espaços de participação para lideranças das associações de bairro, sindicatos, igrejas, ONGs, rádios comunitárias, além das próprias crianças e adolescentes”.

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 19:40

Armando e Humberto mobilizam militância com caminhada em Paulista

Os candidatos ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), mobilizaram a militância de Paulista na caminhada que realizaram nesta terça-feira (28) entre o bairro Aurora até o Centro Comercial do município. Acompanhados dos candidatos a deputado federal, Antonio Speck (PTB), ex-prefeito do município, e do estadual candidato à reeleição, Sérgio Leite (PT), Armando e Humberto repetiram o porta a porta que realizaram na última segunda-feira (27) nas ruas do Alto do Mandu e Alto Santa Izabel. 

A caminhada teve início às 15h30, nas proximidades do estádio Ademir Cunha, entrou para o bairro Aurora, até chegar ao Centro Comercial, onde os dois foram bastante cumprimentados. Na conversa com moradores, lojistas, vendedores e transeuntes que encontraram no percurso a mensagem era uma só: “Vamos votar fechado nos dois candidatos ao Senado da Frente popular”. 

Ao final da caminhada, na praça central, em frente à igreja, já no final da tarde, Armando e Humberto agradeceram às militâncias dos dois partidos e deram injeção de ânimo para que o trabalho não pare até 3 de outubro. “Esta é uma caminhada que se anuncia vitoriosa nas ruas, mas temos de garantir a vitória nas urnas”, lembrou Armando.

Clas Comunicação
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 19:00

Profissionais do HRJ são capacitados em toxicologia

Médicos,enfermeiros,farmacêuticos e técnicos em enfermagem que fazem parte do corpo clínico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação em toxicologia ministrada pela equipe técnica do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) da Secretaria de Saúde do Estado. O treinamento Aconteceu durante todo o dia e abrangeu cerca de 80 profissionais de nível superior e técnico que receberam informações sobre urgências toxicológicas e prevenção e controle de intoxicações exógenas.

Um dos palestrantes, o médico toxicologista Daniel Santos Rebouças, falou sobre como diagnosticar intoxicações agudas e quais os procedimentos ideais para o tratamento. “Oferecemos esse tipo de capacitação aos profissionais da área de saúde porque na maioria das faculdades e cursos da área, não há uma matéria regular sobre toxicologia. Como são muito comuns acidentes envolvendo picadas de animais peçonhentos ou pessoas que tentam o suicídio usando medicamentos ou até mesmo crianças que ingerem remédios acidentalmente, os profissionais precisam estar treinados para atender esse tipo de demanda”, explicou Daniel.

A equipe técnica do Ciave que ministrou a capacitação foi formada por médico toxicologista, farmacêutico e psicólogo. Eles também orientaram os participantes quanto ao funcionamento do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos e como abordar na urgência, o paciente suicida. Para o diretor de ensino e pesquisa do HRJ, José Antônio Guimarães Bandeira, essa que foi a primeira capacitação do Ciave no HRJ trouxe benefícios ao corpo técnico do hospital. “O curso se torna um guia para o procedimento de nossos profissionais. Dessa forma eles saberão como se portar diante de casos de urgência e emergência envolvendo pessoas intoxicadas”, declarou.

No Hospital Regional de Juazeiro foram registrados esse ano 54 casos de pessoas que foram vítimas de acidentes com animais peçonhentos. De agosto a dezembro de 2009 esse número foi de 10 pessoas.

Siméia Valvderde Ascom HRJ
publicado em 29 de Setembro / 2010 às 18:30

Gonzaga Patriota e Ângelo Ferreira participam de comícios no Pajeú

Faltando poucos dias para a eleição, Gonzaga realizou comícios em Itapetim e São José do Egito, na noite de terça-feira (28), como forte prenúncio do resultado da sua votação expressiva em 03 de outubro próximo. A caminhada de Itapetim, organizada pelo prefeito Adelmo Moura, pelo seu vice-prefeito, João Arcanjo; e vereadores, encheu de vermelho as ruas da cidade para receber os candidatos Gonzaga Patriota e Ângelo Ferreira. Muitas pessoas acompanharam o cortejo, a fim de assistir, ao final, os discursos dos deputados candidatos à reeleição.

Em São José do Egito, novamente Gonzaga e Ângelo Ferreira, acompanhados do prefeito Evandro Valadares, do vice-prefeito Dr. Eclériston Ramos, vereadores, secretários de governo e correligionários, discursaram para um grande público que se concentrou no distrito de Juazeirinho, para o encerramento parcial da campanha nesta região. Nesta quarta-feira (29), Gonzaga permanece no Pajeú, com comício agendado para o município de Afogados da Ingazeira.

Ascom Gonzaga Patriota
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.