Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 14:40

DILMA FALA SOBRE A POSSIBILIDADE DE ‘LULA-2014’

A coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, anota que a presidenciável Dilma Rousseff (PT), em visita ao Rio de Janeiro teria mencionado a aliados a possibilidade de Lula ser candidato à Presidência em 2014. A chapa já estaria até montada. Quem acompanha a política fluminense sabe que o grande desejo de Sérgio Cabral (PMDB), governador reeleito, é se tornar vice de uma chapa encabeçada por Lula. Cabral, por sua vez, manifestou ao marqueteiro João Santana a opinião de que o presidente deveria voltar a ter protagonismo na propaganda da petista. "A Dilma é Rousseff, mas também é "do chefe'", justificou.

 
BN
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 14:00

Campanha Pró-Dilma segue forte em Juazeiro

 
A campanha Pró-Dilma 13 segue a todo vapor em Juazeiro/BA. Os partidos que compõem a base aliada no município, além de lideranças do Partido dos Trabalhadores, continuam trabalhando ao lado do Prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) para cumprir toda a agenda de campanha para eleger a candidata a presidência Dilma Roussef(PT) e manter a continuidade do projeto político do presidente Lula.
 
No final da tarde de ontem (25) a militância realizou “adesivaço” em prol da candidata Dilma no semáforo da Rua da 28. Uma das lideranças presentes era o deputado estadual Pedro Alcântara que, junto com o Prefeito Isaac, adesivava carros e pedia votos. Logo em seguida todos se dirigiram ao bairro Pedra do Lord, quando saíram em carreata e buzinaço pelo bairro citado, além do Palmares e Kidé.
 
Na manhã de hoje (26), a agenda de campanha foi na entrada do Mercado do Produtor, maior entreposto comercial do Nordeste. Desde as cinco horas da manhã, o Prefeito Isaac e a militância de apoio a Dilma 13 panfletava e adesivava carros, motos e carroças.
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 13:30

Alunos do ‘Projovem Trabalhador’ tem aulas práticas em Petrolina

No final de semana a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, através da Diretoria de Juventude, realizou atividades com os jovens do Programa Projovem Trabalhador. No sábado (23) os alunos das turmas de Turismo e Hospitalidade visitaram vários pontos turísticos de Petrolina como: A Catedral, Matriz, Petrolina Antiga e Casa Grande, antiga casa do Coronel Quelé. Já no domingo (24), os alunos das turmas de Arte Cultura tiveram a oportunidade de conhecer de perto técnicas de produção cultural e visitaram os bastidores do espetáculo ‘O Mágico de OZ’. Na ocasião eles conheceram os camarins, conferiram os cenários e conversaram com os atores e diretor do espetáculo sobre toda a técnica utilizada na realização desse tipo de arte.

Com o objetivo de capacitar e inserir o jovem no mercado de trabalho, desde o mês de julho, o ‘Projovem Trabalhador’ atende 1.260 jovens em todo o município, através de 12 arcos ocupacionais: administração, agro extrativista, alimentação, arte e cultura, beleza e estética, construções e reparos, gráfica, metal mecânica, serviços domiciliares, turismo e hospitalidade, serviços pessoais e transporte. Para o diretor de Juventude, Robson Rocha, a gestão está sendo muito feliz em qualificar a juventude. “Ao dar oportunidade e a qualificação, temos oferecido o melhor para os nossos jovens que estavam à margem. E hoje a prefeitura oferece diversas ações que promovem o engrandecimento social, pessoal e profissional nas diversas secretarias”, salientou.

Já a secretária da pasta, Tereza Virgínia, destacou que a captação deste recurso, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, pelo prefeito Julio Lóssio foi de grande importância para os jovens e suas famílias. “O programa vai oportunizar a capacitação desses jovens e, no futuro, gerar renda para as famílias”, destacou. Sobre as aulas prática Tereza destacou que no programa, os jovens são estimulados a ter uma profissão e vivenciar a prática durante as aulas. “Essas atividades contribuem para ocupação dos mesmos e evita muitas vezes a violência e ou vulnerabilidade dos mesmos”, finalizou a secretária.

Carol Souza Ascom PMP
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 13:06

SENADOR ROMEU TUMA MORRE EM SÃO PAULO

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), de 79 anos, faleceu ao meio-dia desta terça-feira (26), em São Paulo, por falência de múltiplos órgãos. A morte foi confirmada pelo filho dele, o médico Rogério Tuma. O parlamentar estava internado desde o dia 1° de setembro no Hospital Sírio-Libanês onde se recuperava de uma cirurgia para o implante de um coração artificial. O aparelho foi instalado entre a ponta do coração e a artéria aorta. Ele funcionava como uma bomba para ajudar o coração a mandar sangue para o organismo. Mesmo debilitado, Tuma concorreu à reeleição no último dia 3, e obteve 3,97 milhões de votos. O corpo será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

BN
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 12:40

Dilma chega a Conquista para grande festa política nesta terça-feira

A candidata à presidência pela coligação “Para o Brasil seguir mudando”, Dilma Rousseff, chega às 13h30 desta terça-feira (26) a Vitória da Conquista, onde será recebida pelo governador reeleito Jaques Wagner, o vice Otto Alencar, os senadores eleitos Lídice da Mata e Walter Pinheiro, prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas e sociais.
 
No próprio aeroporto, que será o local da concentração, Dilma encontra-se com os políticos e a militância partidária e sai em carreata pelas principais ruas e bairros da cidade. Ao final, na Praça Sá Barreto, a candidata participará de grande ato público no Colégio Diocesano.
 
Pela mobilização e expectativa em Vitória da Conquista, os organizadores locais esperam que seja o maior evento desta campanha na região sudoeste. Ela perdeu a eleição no município no primeiro turno por uma diferença mínima e agora os conquistenses querem restabelecer a real situação eleitoral e política de Conquista. Eles lembram que Lula também perdeu lá, em 2002, no primeiro turno e ganhou folgadamente no segundo.
 
Já está na Praça Barão do Rio Branco o palanque móvel que será utilizado no comício da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 12:10

CAMPANHA DE NATAL DA CDL JÁ ESTÁ NAS RUAS

A Campanha Natal de Prêmios 2010 da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, já está nas ruas de Juazeiro. Os promotores de vendas da CDL estão orientando os lojistas sobre a importância da campanha, preço de kit e prazos para pagamento. Como todo ano, a campanha potencializa o comércio varejista de Juazeiro. São mais de 200 prêmios e 1 carro UNO amarelo 0KM. 

Erivaldo Oliveira presidente da entidade que congrega os lojistas informa que a campanha não visa lucro para a CDL, mas tão-somente fortalecer e dar visibilidade ao comércio local. O lançamento oficial da campanha será dia 03 de novembro em local a ser confirmado pela organização do evento.

publicado em 26 de Outubro / 2010 às 11:40

Armando Monteiro é homenageado pelo SENAI Pernambuco

O presidente do conselho nacional do SENAI, Armando Monteiro, recebeu uma homenagem do SENAI Pernambuco ontem (25) durante a reinauguração da mais antiga escola da entidade no Estado, localizada no bairro de Areias, no Recife. Fundada dia 25 de outubro de 1944, a escola passou por uma modernização de sua infraestrutura, com a construção de novas salas de aula e reestruturação de laboratórios. Os investimentos foram de R$ 4,5 milhões. 

Durante a reinauguração, o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real, e o diretor regional do SENAI, Antônio Carlos Maranhão, destacaram a contribuição de Armando Monteiro para a ampliação das atividades do SENAI no País e em Pernambuco. Armando está se despedindo da entidade após um mandato de oito anos na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Emocionado, Armando Monteiro agradeceu à homenagem recebida afirmando que na presidência da CNI procurou responder aos desafios do país. Ele citou como exemplo o lançamento do programa Educação para a Nova Indústria, da CNI, que prevê investimentos de R$ 10,45 bilhões na educação básica e profissional de 16,2 milhões de brasileiros. “Esse programa surgiu em um cenário de crescimento de nossa economia, após anos de estagnação, e também a partir do surto de desenvolvimento industrial experimentado em várias regiões do País e à presença de novas tecnologias e perfis profissionais”, resumiu.

Clas Comunicação
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 11:10

Final de futebol society movimenta final de semana em Uauá

O encerramento do Campeonato de Futebol Society da comunidade de Caldeirãozinho, realizado no último sábado, 23, movimentou toda região alcançando um público de mais de 4.000 mil pessoas. As torcidas dos dois times finalistas empolgavam os atletas a todo instante e deixou a partida muito mais emocionante. O jogo foi disputado e terminou com o empate em 1 x 1, porém, na cobrança de pênaltis, a equipe da fazenda Santana levou a melhor, com um saldo de 4 x 3 e  sagrou-se campeã.

Já a final da Copa de Futebol Society da AABB/Uauá, que aconteceu no domingo, dia 24, o clima foi parecido. Com bastante gente prestigiando a grande decisão entre Conselheiro Futebol Clube e União Alves. A partida foi emocionante e o Conselheiro sagrou-se campeão ao vencer por 2 x 01. Os dois Campeonatos contaram com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Uauá e realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Jorge da Trindade – Ascon/Uauá
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 10:40

Borges cobra apoio total do PR baiano a Dilma

O senador César Borges, presidente estadual do Partido da República (PR), distribuiu comunicado a todos os diretórios municipais e aos parlamentares do partido reiterando a posição da agremiação em prol da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. A orientação já vinha sendo dada desde o primeiro turno e está sendo reforçada a partir da orientação da direção nacional do partido, através da Resolução 004, de 20 de outubro de 2010, que inclusive garante que os filiados que não atenderem à orientação poderão responder a processo ético-disciplinar.

Borges se encontrou, junto com o presidente nacional da legenda, Alfredo Nacimento, com a candidata Dilma Rousseff em Brasília, na primeira semana após o resultado do primeiro turno. O senador baiano reafirmou seu apoio à chapa encabeçada por ela no estado e participou de ato público de apoio, com a presença do vice na chapa, deputado Michel Temer, em Salvador. Os esforços do senador da Bahia receberam, inclusive, o reconhecimento do presidente do PT baiano, Jonas Paulo, que telefonou na semana passada para César a fim de agradecer o apoio a Dilma. Quanto à matéria publicada na Tribuna da Bahia, o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, disse ontem (25) não haver qualquer fundamento numa suposta mudança na direção estadual do partido. Nascimento declarou ainda: “Não conheço o vice-governador eleito Otto Alencar e esse tipo de boato não tem qualquer fundamento”.

publicado em 26 de Outubro / 2010 às 10:10

Deputado João Almeida (PSDB) insinuou Khoury como possível Ministro no governo Serra

O evento sábado (23) na Sociedade Apolo Juazeirense, promovido pelos deputados federais Jorge Khoury e João Almeida, trouxe novo gás à militância de Serra, que nesse segundo turno, mostra-se mais aguerrida, ocupa as ruas do Brasil e em Juazeiro, não tem sido diferente. A idéia é convencer o eleitorado, através de uma campanha propositiva, convincente e silenciosa, já que, segundo a cúpula da campanha na Bahia, a candidatura de Serra está caminhando para uma adesão espontânea, tranquila, diferente da campanha da petista, que tem ganhado o noticiário por ataques agressivos verbal e fisicamente e por calúnias, o que tem feito o TSE dar direitos de resposta a Serra no programa da petista, já por duas vezes consecutivas nesse segundo turno. 

Para João Almeida, que coordena a campanha de Serra na Bahia, o discurso foi claro: “Essas pesquisas são mentirosas. Foi assim no primeiro turno, quando eles pagaram a esses institutos para usar metodologias que beneficiassem a eles. Metodologias que nenhum país da Europa e dos Estados Unidos usam mais, são ultrapassadas. A pesquisa que acredito é a vontade do povo e o povo quer Serra. Nós temos pesquisas internas, só para monitoramento do nosso trabalho de campanha que apontam Serra com vitória. Mas não vamos ficar de sapato alto e nem divulgá-las em meio a uma avalanche de institutos que todos os dias, tentam confundir a cabeça do eleitor, com dados alarmantes e diferenças grotescas”, destacou João Almeida lembrando que a vitória de Serra não é só a vitória do Brasil, mas também da Bahia e de Juazeiro principalmente, porque “aqui ele tem amigos de verdade, da convivência diária, como eu e Jorge Khoury, este um homem, que pela sua seriedade e competência, tem qualidades para vir a ser um ministro no governo Serra”, disse arrancando aplausos eufóricos da platéia, que sonha em ter um juazeirense como ministro.

Enfoque Comunicação
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 09:40

Mototaxistas de Salgueiro são capacitados em curso de direção

Com o propósito de garantir a segurança dos usuários que utilizam o serviço de Mototaxi e Motofrete em Salgueiro, foi realizado no último dia 23, o curso de pilotagem para os profissionais motociclistas.  A capacitação foi ministrada pelo grupo aliança motos em parceria com o SIMPROSAL (Sindicato dos Motociclistas Profissionais, moto taxistas, motofrentistas, motoboys e condutores de motos, motonetas e triciclos da cidade Salgueiro- Pernambuco).

Cinqüenta e quatro trabalhadores filiados assistiram aulas práticas e teóricas, que versaram sobre Inspeção Preventiva Veicular, Estratégias de Condução, Postura Básica, Técnicas de Frenagem, Pilotagem Defensiva, entre outras.

Para o Coordenador geral do SIMPROSAL José Barbosa, o curso foi importante para os trabalhadores motociclistas da região. “Esse curso representa um avanço importante para a categoria, pois, através dele nós vamos conseguir diminuir acidentes e dessa forma promover mais confiabilidade em nosso serviço” salienta.

Fonte: Ascom Simprosal
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 09:10

Pontal receberá mais R$ 18 mi em abastecimento e estradas

O Projeto de Irrigação Pontal em Petrolina vai receber mais R$ 18 milhões em obras de abastecimento de água e pavimentação asfáltica, informa  o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Eduardo Frota. Conforme o dirigente, as licitações já foram autorizadas em Brasília e os editais serão publicados ainda em 2010.

Para ampliar as obras de abastecimento, a Codevasf vai levar água tratada aos aglomerados urbanos de Caititu, São Bento, Aranzel, Lagoa de Fora além de comunidades e assentamentos numa faixa estimada de 4 km da adutora. A captação será feita a partir do Canal de irrigação do Pontal com tratamento e distribuição de água potável nas residências dos moradores nessas localidades circunvizinhas ao Pontal.

O novo trecho de rodovia vai ligar a comunidade de Icozeiro, zona rural de Petrolina, ao entroncamento com a PE 634 (rodovia estadual também construída pela Companhia e que dá acesso pela BR 407 [Petrolina – Picos/PI] ao povoado petrolinense de Uruás). De acordo com Luís Frota serão mais 12 km de pista, o que vai aumentar a malha viária do Pontal para aproximadamente 70 km de estradas asfaltadas. 

“Nesses últimos anos temos investidos maciçamente na infraestrutura do Pontal. Se consideramos as novas licitações, os investimentos deverão bater a casa dos R$ 50 milhões até dezembro. Estamos preparando o Pontal para a gestão da PPP, mas com uma diferença: estamos atendendo várias comunidades no entorno do projeto com sistemas adutores e estradas”, destaca o superintendente.        

O Projeto Pontal é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do governo federal e será implementada pela Tetto SPE 6 Gestão de Recebíveis Ltda, grupo nacional formado por 22 empresas dos segmentos da construção civil, energia e comunicação. Nesses últimos seis anos, a Codevasf tem intensificado o ritmo das obras em andamento no Pontal como os sistemas de abastecimento de água e a pavimentação de estradas.  No geral, R$ 30 milhões estão sendo investidos em obras e serviços.

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf 3 SR
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 08:40

OBRAS DO BALNEÁRIO CHICO PERIQUITO ESTÃO AVANÇADAS

Até o mês de dezembro deverão ser concluídas as obras de recuperação das barracas no balneário Chico Periquito em Sobradinho. A obra é resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo do Estado.

Estão sendo construídos doze novos quiosques totalmente padronizados, com sistema de cozinha moderna e duchas, para uma maior comodidade dos freqüentadores locais e visitantes. O balneário Chico Periquito é o ponto turístico mais freqüentado em Sobradinho por visitantes oriundos de outras cidades e estados nordestinos. Uma grande festa está sendo programada para reabertura do espaço.

Com informações de Francisco Ferreira
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 08:10

75ª CIA DA POLÍCIA MILITAR RESGATA CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Com a finalidade de resgatar o Conselho Comunitário de Segurança e se aproximar cada vez mais das comunidades da sua área de abrangência, a Septuagésima Quinta Companhia de Polícia Militar vai realizar reunião no próximo dia 10, às 19 horas, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

A data foi definida durante encontro nesta segunda-feira (25), na sede da 75ª CIA no bairro Tabuleiro, sob coordenação do Major Amon (Comandante) e que contou ainda com as presenças do sub-comandante Capitão PM Nascimento, do Tenente Iranilson, Tenente Damasceno, dos aspirantes a oficial Cleidir e André e do comunitário Janary Santana do bairro Dom Thomaz, que preside o Conselho Comunitário de Segurança.

São estes os bairros que integram a área da 75ª CIA: Tabuleiro, Sol Levante, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto do Cruzeiro, João XXIII, Alto do Alencar, Jardim Primavera, Castelo Branco e ainda os distritos de Maniçoba, Itamotinga, Abóbora e Pinhões.

publicado em 26 de Outubro / 2010 às 07:40

Robinson Almeida diz que Conselho auxiliará na construção de políticas públicas na área de comunicação social

O Assessor Geral de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, enviou email ao blog reafirmando que o Conselho Estadual de Comunicação é uma regulamentação do que está previsto na Constituição do Estado, de 1989, tendo, exclusivamente, o caráter de auxiliar o governo na construção de políticas públicas na área de comunicação social.  "O Conselho criado em 1989 em nada tem a ver com o que a mídia está pautando nacionalmente. Sua missão é melhorar e aperfeiçoar a área de Comunicação Social no estado. Tem caráter consultivo, sem ensejar qualquer controle sobre os conteúdos produzidos pela mídia", destaca. 

Durante os anos de 2008 e 2009, a Bahia realizou duas Conferências de Comunicação Social com ampla participação da sociedade civil, empresários, estudantes e trabalhadores do setor. Após as discussões, os participantes elaboraram uma síntese e foi construído o texto de um anteprojeto que está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil para ser finalizado e, posteriormente, enviado à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.  

Robinson Almeida ressalta ainda "o caráter democrático da atual gestão que defende a liberdade de expressão e de imprensa".

publicado em 26 de Outubro / 2010 às 07:00

Juazeiro Futsal Clube conquista o bicampeonato baiano

O Juazeiro Futsal Clube manteve o favoritismo e conquistou o bicampeonato baiano da caregoria sub20, derrotando a equipe da AABB na finalíssima, realizada em Salvador no último sábado (23). O título foi alcançado com uma campanha perfeita do time comandado por Josiel Brandão, que venceu todas as oito partidas que disputou, sendo 04 em casa e 04 fora, marcando 44 gols e sofrendo 15, com o ala direita Alan ficando na vice-artilharia pelos 11 gols assinalados.

O título

Jogando em casa com o apoio da torcida e precisando da vitória por ter perdido em Juazeiro no jogo de ida, pelo placar de 5 a 4, o time da AABB assumiu o comando do jogo pressionando o time visitante desde o primeiro minuto e logo o placar já assinalava 2 a 0 para o representante da capital. O time juazeirense não se desesperou, fazendo prevalecer a sua principal arma, o toque de bola que destaca o espírito de coletividade de todos os jogadores. Com jogadas rápidas o Juazeiro virou o placar vencendo por 5 a 3 e levantando o troféu pelo segundo ano consecutivo. O título garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Clubes, competição oficial realizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Juazeiro receberá Brasileiro de Futsal

Além da conquista do bicampeonato baiano sub20, mantendo a hegemonia estadual da categoria, o futsal da cidade também obteve outra importante vitória fora da quadra. O gerente de esportes do município, Gilberto Pacheco, que acompanhou a delegação juazeirense na final, se reuniu com o presidente da CBFS, Rosalvo Teixeira, para acertar os detalhes da inédita realização do Campeonato Brasileiro de Futsal em Juazeiro, previsto para acontecer no início de 2011.

O gerente de esportes informou que deu à Confederação todas as garantias necessárias para trazer a mais importante competição desse esporte, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), que cada vez mais tem alcançado importantes realizações na área, transformando Juazeiro num pólo esportivo nacional.

Por Luiz Hélio/SECETLA
publicado em 26 de Outubro / 2010 às 06:30

PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO LICITAÇÃO DO ANEL VIÁRIO DE JUAZEIRO

O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e o deputado estadual Pedro Alcântara (PR) comemoraram tarde passada (25), a publicação no Diário Oficial da União da licitação para obras de restauração de pavimento com melhoramentos para adequação da capacidade e segurança do Anel Viário de Juazeiro nas Rodovias Federais BR-407/BA e BR-235/BA.

“Como era esperado saiu hoje a publicação da licitação para obra da primeira etapa do anel viário. Nós estamos com o deputado Pedro Alcântara acompanhando esse processo, muito embora algumas pessoas em Juazeiro não acreditassem, alegando que se quer havia projeto. Essa é apenas a primeira etapa num valor de R$ 61 milhões de reais conforme prometeu o presidente Lula. A resposta que nós oferecemos aos que nos criticam é exatamente esta: trabalho”, justificou Isaac.

O deputado Pedro Alcântara praticamente ratificou as palavras de Isaac “Aos que nos criticam, a gente responde com obras. Obras importantes como a duplicação da ponte, agora o anel viário, a pavimentação da BR-235, entre outras. Quero também enaltecer a participação do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que foi fundamental no encaminhamento da documentação para consolidação da licitação que está sendo aberta neste momento”, argumentou o líder do PR na Bahia.

publicado em 26 de Outubro / 2010 às 06:00

Dilma e Serra participam de debate eleitoral na TV

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) participaram na noite desta segunda-feira (25) de mais um debate deste segundo turno das eleições. O encontro aconteceu em São Paulo e foi promovido pela TV Record. O debate foi dividido em três blocos. No primeiro e no segundo bloco, cada candidato fez duas perguntas para o adversário. Quem pergunta tem direito a réplica e quem responde tem direito à tréplica. No terceiro bloco, cada candidato fez uma pergunta ao adversário. Na sequência, eles fizeram as considerações finais.

O debate, que durou cerca de 1h30 e abordou os seguintes temas: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), obras na região Nordeste, internet banda larga, denúncias de corrupção, Prouni, projeto ficha limpa, saúde, exploração do petróleo do pré-sal, geração de empregos e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A primeira pergunta do debate foi feita por Dilma. Ela mencionou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e questionou Serra sobre as obras que o adversário propunha para a região Nordeste.

O tucano partiu para o ataque. Ele afirmou que o PAC é uma “lista de obras” e que apenas “1/7 do programa foi realizado até agora”. Serra citou como prioridades obras como a Ferrovia Transnordestina, projetos de irrigação, aeroportos e portos. Dilma rebateu afirmando que as obras propostas pelo candidato adversário estão na sua maioria em andamento. Ela citou refinarias de petróleo e ferrovias como exemplo. Serra rebateu dizendo que o governo federal colocou tudo numa lista e que muitas delas já foram definidas em governos anteriores.

Na sequência, os candidatos começaram debatendo sobre banda larga, mas as declarações partiram para as denúncias de corrupção. Tudo começou quando Serra destacou que Erenice Guerra estava por trás do Plano Nacional de Banda Larga, que na sua visão é ineficiente. A ex-ministra deixou o cargo em setembro em meio a um escândalo de suposto tráfico de influência realizado por seus familiares. Dilma aproveitou a menção para lembrar que Erenice está sendo investigada e depôs na Polícia Federal nesta segunda-feira (25) e citou o ex-diretor de engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, cobrando do candidato do PSDB que o governo paulista realize investigações contra ele. Paulo Preto estava a frente de obras como o Rodoanel e seria suspeito de ter desviado R$ 4 milhões de contribuições para a campanha de Serra. O ex-diretor é investigado também pela Operação Castelo de Areia da Polícia Federal que investiga fraudes em licitações.

O tucano negou que tenha havido o desvio de recursos de campanha e tratou o tema como “invenção”. Ele afirmou que Paulo vem sendo investigado e rebateu destacando a proximidade de Dilma com Erenice. Serra citou ainda o diretor da Eletrobras Valter Cardeal, que seria próximo de Dilma, e destacou a acusação feita por um banco público alemão a Cardeal sobre fraude em um empréstimo. Dilma afirmou que é importante investigar corrupção e voltou a cobrar que se abram investigações contra Paulo Preto.  No segundo bloco, o tema que mais mobilizou os candidatos foi a exploração de petróleo na camada pré-sal. Serra puxou o tema questionando Dilma sobre 108 empresas privadas que teriam se beneficiado no governo Lula de concessões na área de petróleo, inclusive no pré-sal.

Dilma afirmou que antes do pré-sal o petróleo brasileiro era de baixa qualidade e em pequena quantidade. Por isso, segundo ela, é preciso mudar agora o modelo de concessão para partilha. Dilma afirmou que o PSDB vota contra o modelo de partilha no Congresso e, por isso, seria a favor de privatizar o pré-sal.  Serra afirmou que não há diferença entre o petróleo de antes e o atual. Ele afirmou que quem defende o modelo de concessão não poderia ser acusado de privatização porque o próprio governo do qual Dilma fez parte utilizou o modelo mais ainda que o anterior. Dilma reafirmou que há diferença entre os dois petróleos e que por isso é preciso agora alterar o modelo.

Os candidatos tiveram divergências também relativas à área de segurança pública. Serra defendeu a criação do Ministério de Segurança Pública e ironizou ao chamar os veículos aéreos não tripulados (Vants) defendidos por Dilma para patrulhar fronteiras como “disco voador”. A petista afirmou ser “tolice” ridicularizar a proposta e defendeu ainda o fortalecimento da Força Nacional de Segurança Pública. No terceiro bloco, os candidatos trataram ainda da relação com o MST e a geração de empregos. Nas considerações finais, Dilma focou sua palavra para os eleitores do Nordeste. “Nunca mais o Nordeste, no que depender do meu governo, será tratado como região de segunda categoria”. A petista afirmou ainda que vai focar seu governo em cuidar das pessoas e se disse preparada para ser presidente.

Serra usou sua despedida para enfatizar a importância da eleição e pregar um governo de União. “Quero para o Brasil não intolerância dos punhos fechados, mas a fraternidade entre todos os brasileiros, quero união entre todos os estados, não o antagonismo”. O tucano defendeu ainda que o desenvolvimento alcance todas as regiões.

G1 Foto: Leonardo Soares / Ag. Estado
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 23:40

SEMANA COMEÇA COM ENGARRAFAMENTO NA PONTE PRESIDENTE DUTRA

As fotos acima parecem do arquivo do blog, mas não são. O flagrante aconteceu na noite desta segunda-feira (25) em mais um imenso engarrafamento na BR-407, entroncamento com a ponte Presidente Dutra.

Os petrolinenses que trabalham em Juazeiro ou os juazeirenses que pretendiam chegar até a vizinha cidade enfrentaram vários dissabores. “Todos os dias eu passo por isso e nos finais de semana a situação piora ainda mais. Para aumentar o meu nervosismo o ar do carro está quebrado e agora é aguardar essa longa espera com este calor infernal”, desabafou Cleber Luis, petrolinense que trabalha em Juazeiro.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 23:10

PV participa da campanha de Dilma e também será fiscal no dia 31

 
O deputado federal Edson Duarte, do PV, que foi candidato ao senado, afirmou nesta segunda-feira (25), em Salvador, que os diretórios da Bahia e do Maranhão é que garantiram a neutralidade do partido no segundo turno, em reunião plenária em Brasília, contra a posição de Minas, Rio e São Paulo que queriam apoiar Serra. “Nós, das executivas estaduais da Bahia e do Maranhão, não só conseguimos neutralizar e reverter a tendência de apoio a Serra, como a liberação dos votos do partido, que majoritariamente está com Dilma Rousseff”, discursou Edson Duarte, na cerimônia em que o PV se inseriu efetivamente nas atividades de campanha, durante encontro com o PT e os demais partidos da coligação.
 
Prefeitos, vereadores, o deputado estadual eleito Eures Ribeiro, 12 dos 17 diretores do PV na Bahia, candidatos nas últimas eleições e a militância partidária estiveram no Hotel Fiesta, local do encontro, e, além de discutir as atividades até dia 31, foram saudados pelos demais partidos. Nos pronunciamentos, os verdes informaram que desde o dia 4 de outubro a decisão de apoiar Dilma estava tomada pela maioria do partido e após a reunião com o governador Jaques Wagner, em Ondina, na semana passada, já saíram a campo.
 
O presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, lembra que historicamente a agremiação sempre esteve ligada às causas da esquerda na Bahia. “Temos uma história de união com as forças democráticas na Bahia. E das 42 propostas apresentadas pelo PV, Dilma foi a que melhor respondeu e abraçou a maioria do nosso programa de governo. Nossos militantes já estão às ruas empenhados pela candidatura de Dilma”, afirmou Gomes.
 
Para a ex-superintendente do Insituto do Meio Ambiente, Bete Wagner, Dilma mostrou mais firmeza do que Serra em agregar ao seu programa de governo temas caros ao PV a exemplo da redução substancial do desmatamento da Floresta Amazônica e a discussão sobre novo Código Florestal. “Nós entramos no segundo turno para qualificar melhor o debate político, já que temas importantes para o país, a exemplo da sustentabilidade ambiental, não estavam sendo discutidos por conta de uma onda de boatos propagados pelo candidato de oposição”, afirma.
 
O presidente estadual do PT e membro da coordenação nacional da campanha de Dilma, Jonas Paulo, informou que os militantes verdes estarão em todos os atos públicos da candidatura no estado e, principalmente, na fiscalização durante o dia da eleição. “Temos uma convergência de idéias, de consolidação da democracia brasileira, e estamos sintonizados num mesmo projeto político que representa uma mudança na sociedade brasileira, com desenvolvimento social, respeito ao meio ambiente e uma maior distribuição de renda”, declarou Jonas.
Foto: Genilson Coutinho
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 22:40

Genilson Silva une todo o grupo em prol de Dilma Rousseff em Sobradinho

Com um amplo arco de alianças partidárias, o Prefeito Genilson Silva (PT) garante que Dilma Rousseff terá uma votação esmagadora sobre seu adversário na cidade do grande Lago. "Estamos aqui para confirmar mais uma vez esse apoio e desejar que Dilma continue promovendo no país a distribuição de renda que o presidente Lula iniciou, equilibrando mais as relações sociais e econômicas, construindo um novo país, uma nova sociedade. É isso que queremos, um Brasil mais justo, economicamente mais equilibrado, onde a renda seja melhor distribuída e as pessoas possam ter melhor qualidade de vida”, disse o gestor.

Genilson afirmou que o Governo Municipal tem recebido o reconhecimento da população, pelas obras e ações que estão sendo realizadas na cidade. “Claro que um pequeno grupo de opositores, tenta de forma desesperada desviar a atenção da população do que é novo, do que está mudando, quando na verdade ninguém deseja mais voltar ao descaso, por isso iremos mostrar nas urnas que o povo quer seguir em frente com Dilma Presidente”. Segundo a coordenação da campanha, está prevista uma carreata com a participação de todo o grupo ligado ao Prefeito.

Ascom
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 22:10

Maternidade de Juazeiro realiza primeiro parto na água

 

A Maternidade Municipal de Juazeiro (Clise) realizou no último dia 22 de outubro, o primeiro parto na água, mais um serviço que está sendo oferecido para as gestantes da unidade. Segundo o diretor médico da Maternidade, Álvaro Pacheco, o parto na água está sendo uma novidade implantada pela atual gestão. “Até então, nenhuma maternidade pública e nem particular oferecia o serviço na cidade”, informou.
 
Para a dona de casa, Cláudia da Conceição Batista, a primeira experiência foi aprovada. “Muita coisa mudou por aqui. Tive meu primeiro filho em 2008 e não recebi tantos cuidados como hoje. Tive um parto mais tranqüilo, sem muita dor e acompanhada dos familiares. Até minha recuperação está sendo mais rápida e estou mais relaxada. Adorei. Não tenho do que reclamar, pois as mudanças estão visíveis e para melhor”, frisou.
 
De acordo com Álvaro, para fazer o parto na água a gestante precisa passar antes por uma avaliação clínica, além do seu perfil psicológico, que é analisado. “O parto na água oferece vantagens tanto para a mãe como para o bebê. Ajuda a aliviar a dor, sem precisar tomar medicamentos e protege o bebê, já que a mãe não vai precisar tomar remédios, transmitindo melhor os nutrientes para o filho. O bebê também nasce em ambiente mais agradável, dentro da água morna e com mais conforto”, explicou. 
 
Além do parto na água, o paciente ainda recebe um total atendimento humanizado. “A gestante desde a chegada a unidade fica ao lado de alguém da família. A orientação é que a paciente passe pela triagem, para saber se vai ficar em observação ou não, trabalho de parto e na hora do parto acompanhada pelos entes queridos, como forma de tranqulizar a mãe. Com o parto humanizado, onde é permitida a presença de um familiar durante o procedimento, o afeto é estimulado e o acolhimento necessário dado para ambos”, completou o diretor médico.
 
Para qualificar ainda mais o atendimento, a Maternidade possibilita ainda o alojamento conjunto, em que o bebê sadio fica junto da mãe logo após o nascimento. O objetivo é estimular o aleitamento materno, bem como orientá-la sobre a sua saúde e a do recém-nascido.

asscom Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 21:40

Exposição incrementa programação do II Festival Internacional da Sanfona

Durante a programação do II Festival Internacional da Sanfona, que acontece em Juazeiro e Petrolina entre os dias 09 e 14 de novembro, os fãs de Luiz Gonzaga terão uma oportunidade imperdível de conhecer a vida, obra e discografia do “Rei do Baião” através da exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga. Vindo diretamente de Recife – PE o acervo conta com discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Parte singular do acervo do MLG é o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre na cidade de Exu.
 
De acordo com o coordenador de produção da exposição, Reinaldo Galvão, a exposição acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, nos turnos manhã e tarde e sua abertura acontece na noite do primeiro dia do festival, 09 de novembro. “Convidamos a comunidade da região para prestigiar esse evento que compõe a programação educativa do festival, pois trata-se de uma oportunidade única”, ressaltou Galvão. 
 
O Memorial - é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.
 
O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas objetiva também ser um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.
 
O Festival - O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Enfoque Comunicação
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 21:10

PLACA DE PUBLICIDADE CAI NA AVENIDA ADOLFO VIANA E FERE PROPRIETÁRIO DE CARRO DE LANCHE

A queda de uma placa de publicidade hoje à tarde nas proximidades da Clínica Imagem, na avenida Adolfo Viana, quase provoca um acidente grave com Benedito Souza dos Reis, proprietário do Dog Lanches.

Ele informou que estava medindo umas lonas que serão colocadas ao lado do trailer onde funcionará o seu comércio, quando foi alertado por um popular que a placa estava despencando. “Acabei tendo algumas pequenas lesões, mas a situação poderia apresentar maior gravidade. A sorte é que a placa enganchou no bagageiro do meu veículo e no carro de lanche e com isso não veio ao chão”, justificou Benedito.

“Só não consigo entender como a Prefeitura não promove maior fiscalização nessas placas. Esta, por exemplo, mede 8,40 por 4 metros e pesa em torno de 250 quilos. Se cai em cima de uma pessoa, seja criança ou adulto, não tem como escapar”, alertou Benedito Souza dos Reis que ainda espera ser restituído dos prejuízos que sofreu por conta deste acidente.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 20:40

PINHEIRO NÃO TENTA PREFEITURA, MAS AVALIA 2014

O senador eleito pelo PT, Walter Pinheiro, confirmou nesta segunda-feira (25) que não será candidato a prefeito em 2012. Próximo de concluir o seu mandato como deputado federal, o petista fala da expectativa e necessidade de conhecer as funções do novo cargo em 2011. Para 2014, entretanto, Pinheiro não descarta ser o nome do partido para a sucessão de Jaques Wagner. O parlamentar também recrimina o uso da religião na campanha política deste ano.

Foto: Eric Luís Carvalho/BN
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.