Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 19 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 20:40

PINHEIRO NÃO TENTA PREFEITURA, MAS AVALIA 2014

O senador eleito pelo PT, Walter Pinheiro, confirmou nesta segunda-feira (25) que não será candidato a prefeito em 2012. Próximo de concluir o seu mandato como deputado federal, o petista fala da expectativa e necessidade de conhecer as funções do novo cargo em 2011. Para 2014, entretanto, Pinheiro não descarta ser o nome do partido para a sucessão de Jaques Wagner. O parlamentar também recrimina o uso da religião na campanha política deste ano.

Foto: Eric Luís Carvalho/BN
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 20:10

Feira de saúde no Dom Thomaz atrai muitos pacientes

No último sábado (23), a comunidade do Dom Thomaz pôde usufruir de vários atendimentos gratuitos. A Secretaria de Saúde, através dos profissionais da Unidade de Saúde da Família do bairro (USF) promoveu uma manhã de oferta de serviços na unidade, com vacinação, avaliação nutricional, orientações na área de Saúde Bucal, verificação de peso e estatura, aferição de pressão, teste de glicemia, consultas ginecológicas, mamografia com a parceria do Instituto Ivete Sangalo, dentre outros.

A comunidade do Dom Thomaz aprovou a iniciativa. “Sempre têm acontecido feiras de saúde no bairro e isso é muito bom. Aproveitei para fazer várias consultas e minha mulher também. A prefeitura está trabalhando certo e atendendo as necessidades da população”, opinou o aposentado Antônio Agenor de Melo, 70 anos.

Durante o evento também foram realizadas diversas oficinas para crianças, sobre higiene bucal, para gestantes e para toda a comunidade na área de saúde bucal, com distribuição gratuita de kits de higiene. “Participei de tudo. Desde as palestras educativas aos atendimentos. É muito bom receber esta atenção especial e ser acompanhada com tanto carinho pelos profissionais”, disse a aposentada Maria Aparecida da Silva.

“É uma atividade educativa que está sendo priorizada pela prefeitura, visando à prevenção e o alcance de uma melhor qualidade de vida. O momento também é importante para fazermos uma busca ativa por novos casos de hipertensão, diabetes e câncer de mama. É nosso dever despertar o interesse do paciente em se cuidar e visitar periodicamente a unidade de saúde”, informou a enfermeira da unidade, Zorca Ferraz.

asscom Prefeitura Municipal de Juazeiro
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 19:40

“Pra mim política não é emprego. É uma missão”, diz Marina

Em entrevista por telefone à Rádio Jornal de Pernambuco na manhã desta segunda-feira, a ex-candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, falou sobre seu futuro, já que deixará o Senado após 16 anos de mandato. “Ficar 24 anos no Senado já pareceria um emprego. E, pra mim, a política não é um emprego. É uma missão”, disse. A senadora reafirmou sua vontade de voltar para a militância na sociedade pelos temas com os quais disse se identificar desde jovem. “A defesa do meio ambiente, o desenvolvimento que gera riquezas, melhora a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, protege nossos rios, nossas florestas”, disse. “Vou continuar trabalhando nas coisas que eu acredito. Pra mim, a política é um ideal”, reforçou. Marina lembrou que é professora secundária de história e afirmou que irá se dedicar aos estudos nos próximos dois anos. “Sou uma pessoa que gosta muito de estudar. Mesmo quando era ministra e senadora eu consegui fazer duas especializações”, contou. (Terra)
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 19:40

HDM realiza ação de combate ao câncer de colo uterino

Na próxima quarta feira, 27, é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo Uterino. Para lembrar a data, o ambulatório do Hospital Dom Malan/ gestão IMIP Hospitalar realizará um dia de ações voltadas ao público feminino.

As atividades terão início às 8h e contarão com a participação de cerca de 20 profissionais entre médicos, técnicos em enfermagem e apoio. Serão realizados  atendimento ginecológico e em mastologia, coleta de preventivo e orientação de auto exame de mama. Não será preciso marcação prévia das consultas.  A expectativa da coordenação da ação é que sejam realizadas 40 coletas de preventivo, 24 atendimentos na mastologia e 24 atendimentos ginecológicos.

O ambulatório do HDM funciona em prédio anexo ao Hospital, em frente ao ginásio do SESC.

asccom
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 19:10

Salgueiro tem semana de adoção em Recife

O Salgueiro Atlético Clube será adotado esta semana pela cidade do Recife e deverá ter apoio total dos torcedores de ambos os times da capital para o jogo decisivo contra o ABC-RN, no próximo sábado dia 30/10/2010.

O Carcará viajou na madrugada dessa segunda feira e mesmo tendo vários jogadores suspensos, o elenco se encontra com confiança total para conseguir uma vitória no primeiro jogo que vai dar direito a disputar a final do Brasileiro da série C. O elenco já está na capital e deverá usar o CT Wilson Campos que é de propriedade do Náutico, e é o que oferece as melhores condições de treino entre os 3 clubes da capital para realizar os treinamentos técnicos, táticos e coletivos de apronto, bem como deverá usar o estádio do Arruda, só que mais perto do dia do jogo, para ambientarem-se com o estádio.

O Técnico Cícero Monteiro relatou que essa pré temporada na capital Pernambucana servirá como adaptação para os jogadores com o seu novo habitat, e se o Carcará passar pelo ABC, consequentemente ficarão no Recife dando continuidade aos treinos até disputar a grande final contra o vencedor de Criciúma x Ituiutaba.

Portal Salgueiro
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 18:40

PRESIDENCIÁVEIS VIRÃO À BAHIA ESTA SEMANA

Está confirmada a vinda da presidenciável Dilma Rousseff (PT) à Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, nesta terça-feira (26). Ela participará de comício na cidade, a única entre as principais em que foi derrotada por José Serra (PSDB). Segundo informações do blog do Anderson, a coordenação nacional da campanha já desembarcou na cidade para cuidar dos preparativos da carreata seguida de comício. O PSDB, por sua vez, traz à Bahia o senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves, maior figura do partido depois de Serra. Ele vem a Salvador e a Feira de Santana também nesta terça, para pedir votos a Serra. O tucano paulista, por sua vez, confirmou o desembarque na capital baiana na quarta (27) para participar do debate regional entre os presidenciáveis, marcado para quarta-feira, à 12h20, na TV Aratu. O debate caminha, na verdade, para ser transformado numa sabatina com o candidato tucano, o único que confirmou a participação no evento. Na coordenação da campanha da presidenciável petista a informação é de que ela, neste dia, irá a Manaus, segundo apurou o jornal A Tarde.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 18:10

Petrolina: Inscrições para qualificação podem ser feitas até quarta

O Programa Petrolina Qualifica, realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, continua oferecendo cursos á população. A partir desta quarta-feira (27), novas capacitações vão ser oferecidas, e as inscrições podem ser feitas na sede do Cras do bairro João de Deus, no prédio da Prefeitura Municipal e na Fundação Mais. A etapa atual é realizada em parceria com o SEST/SENAT, e a secretária afirma ainda que a prefeitura realiza convênios com outros parceiros como o SENAI, , SEBRAE e SENAC. Os cursos vão ser concluídos até o final de Novembro, e os participantes vão ser inseridos no mercado de trabalho.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia, os cursos de qualificação profissional cumprem o objetivo de dar oportunidade tanto as pessoas em situação de vulnerabilidade social, como também as que seus direitos violados como. “Em 2009, lançamos o Programa Petrolina Qualifica com objetivo de preparar pessoas para geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Até o momento estamos com quase três mil pessoas qualificadas referente a todos os programas existentes na SEDEST, que desde ano passado inclui jovens, pessoas com deficiência, homens, mulheres e idosos”, explica.

A secretária ressalta que os jovens inseridos que concluíram os cursos de Mecânica em Metais, Mecânica de Motos, Refrigeração, Fruticultura, Pedreiro, Encanador e Eletricista, foram inseridos no mercado de trabalho e geraram renda para os participantes, que se tornaram empreendedores.

Raoni Santos Ascom PMP Foto: Joselito Tavares
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 17:40

CÂNCER DE PÊNIS GERA MIL AMPUTAÇÕES POR ANO

A falta de higiene pessoal é a principal causa para o alto índice de câncer de pênis no país. São mais de mil amputações de pênis por ano no país, na maioria das vezes, em pessoas de baixa renda. O câncer de pênis, segundo aponta o relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 2% dos casos da doença em homens. Causada principalmente pela falta de higiene, a enfermidade, nas regiões Norte e Nordeste, atinge percentual de 10% a cada 100 mil casos de câncer. A Bahia, entre os estados destas duas regiões, fica em terceiro lugar em número de casos. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados, no Estado, 24mortes por câncer de pênis e 131 internações somente em 2009. Segundo especialistas, a fimose e o acúmulo do esmegma (secreção que se forma entre a glande e o prepúcio) elevam os riscos para adquirir este tipo de enfermidade. Informações do A Tarde.

 
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 17:10

Atendimentos no ambulatório do HDM superam expectativa

O ambulatório do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar tem registrado quase três mil atendimentos por mês, desde a sua inauguração em agosto. Os atendimentos oferecidos são os de ginecologia geral, pediatria, nefrologia, neurologia, cardiologia, hematologia, gastroenteorologia e ainda, mastologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Segundo a coordenação do ambulatório, os serviços de maior demanda tem sido a ginecologia geral- que ultrapassou a meta de 480 atendimentos/mês e em Setembro atingiu os 496 atendimentos, e a pediatria geral que realizou em Setembro, 362 atendimentos.  Apenas os serviços de fonoaudiologia e fisioterapia ainda estão com atendimento abaixo do esperado “Acreditamos que muitas pessoas ainda não sabem desses atendimentos oferecidos aqui”, declarou a coordenadora do ambulatório, Patrícia Araújo.

Para ter acesso aos serviços de fonoaudiologia e fisioterapia, o usuário precisa ser encaminhado por um médico das unidades de saúde. A partir do mês de Novembro também será oferecido no Ambulatório,  o atendimento em neurocirugia pediátrica. O ambulatório do HDM tem capacidade para realizar 2.800 atendimentos por mês e funciona de segunda a sexta feira das 8h às 17h, num prédio anexo ao Hospital.

Informações pelo telefone 3861-5164.

Assessoria de Imprensa
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 16:40

NA BAHIA, 4 FICHAS SUJAS PODEM PERDER MANDATO

Nesta quarta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a validade da Lei da Ficha Limpa para a eleição deste ano. Caso o veredicto seja pela legalidade das novas regras, quatro deputados eleitos baianos perderão seus mandatos. São eles Carlos Brasileiro (PT), Maria Luiza Laudano (PTdoB), na Assembleia Legislativa; e Geraldo Simões (PT) e Jânio Natal (PRP) na Câmara Federal. Como o voto destes seriam considerados nulos, o calculo das coligações seriam alterados. Na AL, além do próprio Brasileiro, outro petista iria para a degola: Yulo Oiticica, já que, sem os votos dos fichas sujas, a coligação PT – PDT-PP e PRV perderia duas cadeiras. No lugar deles entrariam Capitão Tadeu (PSB) e Wenceslau Augusto (PCdoB). No lugar de Laudano, entraria Jurandy Oliveira (PRP). Já nas vagas baianas no Congresso, não haveria mudança no tamanho das bancadas por coligação. No lugar de Simões seria o boxeador Acelino Popó Freitas (PRB) e, no lugar de Natal, Pastor Luciano (PMN). Informações do Correio.

BN
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 16:10

Vale do São Francisco ganha a primeira tv educativa da região pela internet

O Vale do São Francisco agora conta com mais um canal de comunicação: a WEBTV UNEB - Núcleo Juazeiro. Em funcionamento desde julho deste ano, o site pretende experimentar propostas diferentes de linguagem audiovisual, através de curtas, documentários, entrevistas, além de coberturas e reportagens jornalísticas feitas por estudantes voluntários do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia. 

Segundo a professora Fabíola Moura, coordenadora do projeto, a WebTv traz inovações para a região. “Esse é o primeiro canal universitário e verdadeiramente educativo do Vale do São Francisco, o que possibilita a discussão de temas nem sempre pautados pela mídia e a experimentação de linguagens e formatos”,  explica. 

Entre as produções telejornalísticas, o programa Coisas do Sertão é umas das novidades dessa página online. Lançado há dois anos, tem como proposta mostrar as potencialidades do semiárido com uma linguagem diferenciada dos principais meios de comunicação, desmistificando a imagem de miséria perpetuada pelos veículos. “É uma alternativa para a comunidade se ver, se ouvir e participar do debate de temas de relevância para a sociedade.”, acrescenta a coordenadora. 

Por ser um projeto desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia – Campus III, a WebTv Juazeiro tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes de Jornalismo e a comunidade. Klébia Muricy, monitora do projeto, acredita na importância do canal para os futuros jornalistas. “A webtv é um espaço necessário para que os alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios possam desenvolver a prática jornalística e ter uma maior interação com a sociedade. Sinto-me feliz pela oportunidade de aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirma. 

 Estudante do 7° período de jornalismo, Dalmir José também avalia de forma positiva a criação da WebTv em Juazeiro. “É um excelente projeto de aprendizado para os alunos. Primeiro, porque alia os conhecimentos teóricos dados em sala de aula à prática do fazer televisão. Só que não é tv, é webtv, e isso acrescenta ainda mais conhecimento, já que os alunos fazem o material pensando na convergência digital, algo que será tão comum para quem quer trabalhar com comunicação.”, explica. 

No ambiente virtual, os internautas também encontram produções radiofônicas desenvolvidas no curso, além do Programa Eufonia, experiência piloto da Rádio Universitária da Uneb. No ar desde 2006, com transmissão aos sábados, das 7h às 8h, na rádio Tropical Sat, o programa insere o aluno na prática jornalística com uma linguagem radiofônica, através de uma programação elaborada e executada por eles. Para a estudante Emaísa Lima, monitora do projeto, o mais importante do programa é a maneira como a informação é transmitida à comunidade. “O Programa Eufonia beneficia a população com o seu jeito em tratar assuntos complicados como, por exemplo, saúde e tratá-los de uma forma leve e dinâmica e de fácil compreensão”, afirma. 

Com mais de três mil acessos, as reportagens televisivas e radiofônicas, coberturas jornalísticas, documentários e entrevistas podem ser conferidas no endereço: http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 15:40

FAMÍLIA SE JOGA PELA JANELA PARA FUGIR DO ‘DIABO’

Uma família de 12 pessoas, entre elas um bebê de quatro meses e seis outras crianças, saltou de uma altura de dois andares em um prédio de La Verrière, na França, na madrugada de sábado (23). A razão do pânico coletivo, segundo o jornal Le Parisien, seria a crença dos parentes de que estavam a ver o diabo, em carne e enxofre, dentro de casa. No incidente, um bebê de quatro meses acabou morto e uma das crianças, de dois anos, encontra-se em estado grave. As circunstâncias que envolvem o incidente ainda são muito confusas. Segundo uma fonte do jornal, 13 pessoas estavam dentro do apartamento quando, por volta das 3 horas, o pai da menina de quatro meses ouviu-a chorar. O homem, que estava nu, levantou-se para preparar a mamadeira da criança, mas foi surpreendido pela atitude da esposa, que, agitada, começou a dizer que ele era o diabo. Expulso do apartamento, e ferido pela mulher com o golpe de uma faca, o homem tentou entrar novamente na casa, quando os outros membros da família saltaram pela janela com medo do 'diabo'.

BN
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 15:10

Região receberá encontro de patinadores

 

O Grupo Sobre Rodas - Vale do São Francisco e o Recife In Line, estão lançando o Projeto Integração In Line, que visa agregar outros grupos organizados de patins. A primeira etapa deste projeto será aqui no Vale do São Francisco e se estenderá para onde houver interessados em participar por todo Brasil. Um dos membros do Recife In Line é o francês Jacques François de Corte, mais conhecido como Sam. Este professor de maratona de patins na França, tem 65 anos e além de uma resistência invejável, é um baú de conhecimento para quem quer ser um bom patinador.

Os encontros acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro pelas ruas e parques das cidades de Petrolina e Juazeiro. Os passeios de rua serão em longas distâncias, ultrapassando 10km de percurso. Nas áreas reservadas aprenderemos técnicas/ manobras e manutenção dos patins. Para maiores informações acessem www.gruposobrerodas.com.br ou pelo telefone 74 8807-4857.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 14:40

Ordem de Serviço para creche no bairro João de Deus em Petrolina é assinada

A comunidade do bairro João de Deus se fez presente á assinatura da ordem de serviço para a construção de creche da comunidade, num evento realizado nesta sexta-feira (22). A obra atende a uma reivindicação das moradoras colocada na plenária do programa Prefeitura Participativa, no inicio da administração Julio Lóssio. A solenidade contou também com a presença do secretariado municipal o ex-prefeito Guilherme Coelho, a vereadora Raimunda Sol Posto, o representante da construtora responsável pela obra, o líder comunitário do João de Deus, o padre João Francisco, representando a paróquia da localidade e das mães beneficiadas com a creche.

Rosely Fernandes, falando em nome das mães do João de Deus, afirmou que o espaço é de muita importância para o bairro, pois antes muitas mães iam para trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Para Roseli, a obra vem numa boa hora. O presidente da Associação Comunitária, Francisco Gomes - Chicão, agradeceu ao prefeito a concretização do projeto. O líder comunitário afirmou ainda que no dia primeiro de novembro será inaugurado no João de Deus um anexo da escola Luiza de Castro. “Isto também é um fruto do conselho comunitário, que junto com a comunidade, vem pedindo e as coisas vêm chegando”, completou.

O prefeito Júlio Lóssio ressaltou que construtora contratada tem a responsabilidade de fazer uma obra permanente e de qualidade, justificando um compromisso da gestão. “Desde o ano passado estamos trabalhando com planejamento e organização, e sabíamos que as horas melhores iriam vir, que são aquelas onde nós levamos para a população os seus pedidos”, afirmou.

Sobre obras já realizadas, o prefeito citou que o bairro recebeu pavimentação de ruas, a ligação asfáltica que liga o bairro a avenida dos Tropeiros, já com a sinalização horizontal, e ainda vai receber a cobertura da feira livre, que será realizada em parceria com o governo estadual. De acordo com Júlio Lóssio, o João de Deus receberá ainda o centro de assistência social, que já tem verba licitada, e mais pavimentações, que estão com recursos garantidos. “O João de Deus recebe o reconhecimento do município, de que é uma sociedade organizada, que tem pessoas organizadas, que lutam, cobram, mas que sobretudo reconhecem o trabalho que vem sendo feito”, disse.

asscom Prefeitura de Petrolina
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 14:10

Feriado de Finados pode alterar cenário eleitoral

O feriado de Finados, em 2 de novembro, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente no número de eleitores que devem comparecer às urnas. Isso porque o feriado ocorre na terça-feira, dois dias depois do segundo turno das eleições.

Outro fator que pode trazer surpresas no resultado das urnas é o dia do Funcionário Público, que será comemorado em 1º de novembro. “Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem,  o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral. Essas pessoas representam mais ou menos 10% do eleitorado. Esse é o maior receio dos candidatos”, disse o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto.

Na sua avaliação, tanto a candidata petista Dilma Rousseff, quanto o tucano José Serra devem perder votos. “Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários”, disse. “Por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também”, completou.

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem feito a inscrição para votar em trânsito deverão justificar a ausência. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

Agência Brasil
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 13:40

FACAPE firma parceria com o Colégio da Policia Militar de Pernambuco

Semana passada, a Profª Ruth de Souza Dias Ferreira, Diretora Acadêmica da FACAPE - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina recebeu o Diretor do Colégio da Policia Militar de Pernambuco, Tenente Coronel Marcos Luís Campelo para firmar parceria na cessão das instalações físicas da FACAPE para o processo seletivo na entrada de alunos no CPM/PE.

O Tenente Coronel estava acompanhado a Comissão de implantação do CPM representada pelo Major PM Amorim e Capitão PM Celso (Comissão local, representante do 5º BPM), a Tenente PM Vanessa, Tenente PM Edimar (integrantes da comissão na capital pernambucana. Os visitantes conheceram as instalações da FACAPE e comentaram o avanço da IES na estrutura física e na qualidade de ensino.

"A FACAPE está de parabéns pela estrutura e desenvolvimento da Instituição com todos os seus cursos, corpo docente e discente", destacou o Coronel Marcos Luís referindo-se também à Biblioteca e aos novos blocos de salas de aula da FACAPE. A Prof. Ruth informou sobre algumas parcerias que estão sendo ultimadas com a Policia Militar de Pernambuco, como o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que será realizado em alguns dias na FACAPE e uma qualificação para os policiais militares nas temáticas 'Direitos Humanos' e o 'Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)', que será realizada pela Escola de Formação do Servidor Público, entidade mantida também pela Autarquia.

O presidente da Autarquia, Prof. Rinaldo Remígio Mendes colocou à disposição da Policia Militar, todas as instalações da Faculdade, assim como toda a orientação necessária para a realização do processo. "Temos experiência na realização de processos seletivos e será uma satisfação auxiliá-los nesse pleito", ofereceu Prof. Remígio. Na oportunidade o Presidente da Autarquia informou que a FACAPE possui cerca de 60 salas climatizadas.

CPM/PE

O edital para a seleção dos alunos do CPM/PE, unidade Petrolina contempla descendentes de militares e reserva 40% de suas vagas para o público civil. As inscrições estarão abertas do dia 4 a 30/11 e a prova será realizada dia 12/12. Inicialmente, serão oferecidas turmas do sexto ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio.
O colégio vai ocupar um prédio que está sendo concluído ao lado do 5º Batalhão da PM, área militar do município sertanejo. O ano letivo começa em fevereiro de 2011. O Colégio conta com laboratórios de informática, alojamentos, área administrativa, biblioteca, auditório e 10 salas de aula.

Ascom Facape
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 13:10

POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO PRENDE SUSPEITO DE ASSALTO A BANCOS

Policiais da delegacia de Polícia Federal em Juazeiro cumpriram, na última sexta-feira, 22, o mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da Comarca de Capim Grosso/BA, contra Carlos Torres dos Santos, conhecido como “CEBOLA”. Ele é suspeito de participar do roubo à agência do Banco do Brasil na cidade de Capim Grosso, em fevereiro deste ano e era um dos foragidos mais procurados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. 

“CEBOLA” foi preso por volta das 12:30, no estacionamento do River Shopping em Petrolina e após ser ouvido pela autoridade de Polícia Federal foi encaminhado para a Cadeia Pública de Capim Grosso/BA, onde permanecerá à disposição da Justiça.

FONTE: SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 12:40

Abertas inscrições para os cursos online para a criação de planos de leitura

Os ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e o Instituto Pró-Livro vão capacitar gestores municipais para a criação de planos de livro e leitura. Interessados podem se inscrever para o curso no online do projeto O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais até a próxima quinta-feira (28 de outubro).  O treinamento à distância começa dia 29. 

A proposta do projeto é que as cidades brasileiras também implantem planos para área que darão as diretrizes das políticas para o setor, assim como o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), instituído em 2006 pelos ministérios da Cultura e Educação. Podem se matricular no curso os municípios já cadastrados no Portal Mais Livro Mais Leitura (http://www.pnll.gov.br/). Esta é a quarta turma aberta pelo projeto, que já vê os seus frutos. O município de São Domingos (BA) já fez a capacitação e criou grupo de trabalho para a implantação dos seus respectivos planos. 

A capacitação tem cinco módulos, com previsão de 10 semanas, totalizando cinco horas por semana. O coordenador de Cultura do município de São Domingos (BA), Pedro Paulo Correia da Conceição, diz que o processo de diagnóstico foi uma atividade de campo muito interessante. “Aprendi muitos aspectos da minha cidade que eu particularmente desconhecia e percebi como o plano já está mexendo com a gente no sentido de olhar o nosso municipio com outros olhos e que a gente pode contribuir para formar cidadãos pensantes, críticos e acima de tudo leitores”.

O curso apresenta um passo a passo para a elaboração do plano local, contemplando desde como fazer o diagnóstico da realidade, a formação do grupo de trabalho, a definição de metas, objetivos e a construção de um plano de trabalho. Há ainda um fórum de discussão, em que os participantes podem compartilhar experiências.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 12:10

Juazeiro realiza em novembro a 10ª Feira da Amizade

A Diocese de Juazeiro irá promover de 05 a 07 de Novembro, a 10 ª Feira da Amizade. Como nas outras nove edições anteriores, a feira irá proporcionar aos visitantes mostras musicais, comidas e bebidas típicas, brincadeiras infantis além do tradicional "Boi no rolete".

A organização do evento faz um convite à todas as familias diocesanas, principalmente da cidade de Juazeiro, como também da vizinha cidade de Petrolina.

A renda, como de costume será revertida para as obras da nossa Diocese. A 10ª Feira da Amizade será realizada na Orla Nova de Juazeiro.

Com informações do SEDICA
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 11:30

DAVID LIMA DEFENDE ACELERAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL ANTI-DROGAS

O governo do Estado está criando uma superintendência para atender e socorrer aos drogados e seus familiares. Com objetivo de conseguir um núcleo subordinado a esta superintendência para Juazeiro, o comunitário David Lima de Souza esteve no blog, oportunidade em que solicitou do Prefeito Isaac Carvalho e da Câmara Municipal a aceleração na montagem do Conselho Municipal Anti-Drogas que vai normatizar as ações no município, bem como captar e gerir os recursos voltados para este segmento.

David Lima explicou que a Bahia já dispõe de um hospital para dependentes químicos e alcoólatras do país que funciona em Salvador, sob administração do Pastor e deputado estadual eleito Sargento Isidoro. “Mesmo Juazeiro dispondo de sete centros de recuperação, como pólo numa região em pleno desenvolvimento, é interessante que através deste núcleo as ações possam ser unificadas”, justificou David Lima que reiterou pedido para instalação do Conselho Municipal Anti-Drogas.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 11:00

Sobradinho: Genilson inaugura obra do luz para todos

79 casas beneficiadas a um custo unitário de 19 mil reais, segundo o coordenador do Programa Luz para Todos, que ao discursar neste domingo para as comunidades de Tatauí I, II, III e Santa Teresa, ressaltou o empenho do prefeito Genilson para a concretização da obra.

Centenas de moradores, secretários municipais, presidente do SRT, o vereador Jaques Cantoril, dirigentes de associações, representante do deputado  Zezéu Ribeiro participaram do ato de inauguração.

O proprietário da residência onde se realizou o evento, Washington Forrozão, lembrou que “não houve qualquer tipo de discriminação ao se colocar a energia elétrica. Foram atendidas famílias sem se perguntar filiação partidária. O prefeito Genilson Silva está de parabéns”.

Genilson ao agradecer as manifestações disse aos presentes que “o trabalho vai continuar. Que ainda falta muita coisa, mas a energia e água já é realidade” e reiterou seu compromisso de “ainda este ano” começar a recuperar todas as estradas vicinais do interior de Sobradinho.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 10:40

Primavera no sertão baiano

                                                                     Caraibeira - Avenida Adolfo Viana

                                                                        Caraibeira - Praça Aprígio Duarte

Geraldo,

Para quem pensa que no sertão só tem uma estação do ano definida, o verão, tá aí a primavera em pleno sertão baiano. Enfim, a natureza é perfeita!

Vinícius Duarte

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 10:10

Alegria e animação marcam adesivaço pró-Serra em Petrolina

Mais um grande adesivaço mobilizou na manhã do último sábado (24) os apoiadores e dezenas de eleitores do candidato a presidente da república José Serra (PSDB). A ocasião, que foi realizada pela segunda vez, aconteceu na rua Coronel João Clementino, localizada no centro de Petrolina. 

 A funcionária Pública Fernanda Carvalho adesivou o seu carro e informou estar confiante com vitória do presidenciável. “José Serra tem experiência, é a favor da vida, tenho certeza que as pessoas irão fazer a escolha certa. Ele é o mais preparado para presidir o nosso país”, declarou. 

Para o comerciante Helder Brandão o presidenciável possui propostas mais convincentes e demonstra mais maturidade política. “Serra já provou que tem competência, ele nos passa mais segurança que a sua concorrente, por isso, acredito que ele seja o melhor para o nosso Brasil”, afirmou.

Texto e Fotos: Assessoria de imprensa PMDB
publicado em 25 de Outubro / 2010 às 09:40

UBE Petrolina convida para lançamento do livro No viver do Vale das Águas

A UBE (União Brasileira de Escritores) de Petrolina e a Biblioteca Pública Municipal em comemoração ao Dia Nacional do Livro, promoverá o lançamento do livro No viver do Vale das Águas, do escritor Daniel José Paulino, natural do vilarejo de Guanhães, distrito de Itamotinga, em Juazeiro. 

O lançamento acontecerá no dia 29 de outubro de 2010 (sexta-feira), às 19h na Biblioteca Pública Municipal de Petrolina. Em No viver do Vale das Águas Daniel Paulino narra fatos verídicos, memórias do tempo de menino a mergulhar nas águas do Velho Chico, das lendas como Come Bunda, Mula-sem-cabeça, Caipora; da família, dos costumes do vilarejo, enfim, aquele relicário que guardamos dentro de nós e que nunca será esquecido.

publicado em 25 de Outubro / 2010 às 09:10

Projeto Aguadas prepara comunidades rurais para a convivência com a seca

Cerca de 170 comunidades da região de Vitória da Conquista estão recebendo equipamentos para captação e armazenamento de água de chuva com o propósito de garantir água para dessedentação animal e produção de hortas e alimentos nas próximas estiagens. A implantação de tecnologias simples e de baixo custo vem sendo realizada desde março deste ano pelo Cedasb – Centro de Convivência Agroecológico do Sudoeste da Bahia em parceria com o Ingá – Instituto de Gestão das Águas e Clima (autarquia da Sema – Secretaria de Meio Ambiente), através do projeto Aguadas. 

Construções de barreiros-trincheira e bombas d´água populares são soluções que estão sendo encontradas através do diálogo entre o Estado e a sociedade para tornar possível a convivência da população com a seca. Segundo o Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, cerca de 86,8% do território baiano (490 mil km2) se encontra em área suscetível à desertificação.

Experiência-piloto, o projeto Aguadas está acontecendo simultaneamente em 69 municípios de 16 Territórios de Identidade, cobrindo toda a extensão do Semiárido. O projeto faz parte das ações do Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE-BA), que tem sido construído com a participação direta da sociedade. Em 2010, aconteceram oficinas em Guanambi, Irecê, Paulo Afonso e Juazeiro, regiões que reúnem os 52 municípios mais vulneráveis ao processo de desertificação na Bahia, segundo estudos realizados pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, com o apoio do Ingá.

No último dia 13 aconteceu, na sede do Ingá, a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. O Comitê é formado por 16 membros (10 do poder público estadual e 6 da sociedade civil), que tomaram posse durante o I Encontro de Colegiados Ambientais, em 30/8. A próxima reunião será em 22 de novembro, quando o Comitê definirá a Proposta Preliminar do Plano Estadual de Combate à Desertificação a ser apresentada em 23 de novembro, no Auditório Paulo Jackson, na sede do Ingá, em Itaigara.

Fonte: Ingá
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.