Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 21 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 26 de Maio / 2010 às 17:29

Reunião de produtores no Salitre

Os 255 agroempreendedores beneficiados na primeira etapa de implantação do Projeto Salitre estarão reunidos nesta quinta-feira (27) com o consórcio de empresas responsável pela administração do empreendimento. O encontro será realizado a partir das 8h no canteiro de obras dentro do perímetro. O objetivo é iniciar as discussões sobre assuntos como detalhes do sistema parcelar de irrigação que será utilizado, tipos de culturas que serão adotadas, análise inicial de mercado e comercialização, entre outros.

A coordenação do encontro será feita por técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf. Segundo João Tosta, da Gerência Regional de Irrigação, Unidade de Empreendimentos de Irrigação (GRI/UAE) “essa reunião é uma boa oportunidade para o acerto dos detalhes iniciais para o efetivo funcionamento do perímetro”.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
publicado em 26 de Maio / 2010 às 16:40

Bloco Para Salvar Juazeiro retira moção de repúdio da pauta e irrita o autor José Carlos Medeiros

O vereador José Carlos Medeiros (PV) não ficou nada satisfeito com o bloco recém-criado “Para Salvar Juazeiro” que na sessão de ontem (25), optou por retirar de pauta a moção de repúdio destinada ao prefeito Isaac Carvalho (PC do B) e ao Secretário de Obras Estruturantes Flávio Luis.

Durante quase toda sessão, Medeiros conversou com o líder do bloco Alex Tanuri (PSDB) e com o membro Leonardo Bandeira (PT). Todos tentavam demovê-lo da idéia de continuar com a moção que integrava a pauta de votação para esta terça-feira. Quando se anunciou o final da votação da ordem do dia, José Carlos Medeiros não escondeu o misto de frustração e de raiva pela retirada da citada moção.

Questionado pelo blog , Medeiros se limitou a dizer “Não foi decisão minha e sim da liderança do bloco”.

Da tribuna Medeiros explicou que esteve recentemente em Salvador e militantes do Partido Verde informaram que o governador não quer mais Isaac como coordenador da sua campanha no Norte da Bahia. O desgaste do atual prefeito de Juazeiro seria a justificativa para evitar essa postura anunciada anteriormente pelo próprio governador Jaques Wagner (PT).

publicado em 26 de Maio / 2010 às 16:40

OUÇA O ÁUDIO DO MOMENTO EM QUE DELEGADO FOI MORTO EM CAMAÇARI

A rádio Baiana FM disponibilizou o áudio da entrevista do delegado titular da 18ª Delegacia de Camaçari, Cleyton Leão, morto durante uma entrevista à rádio Líder FM local. Na conversa com o radialista Marco Antônio, cedida pela empresa Midia Clip, o policial negava exatamente que a violência assola a cidade. Ouça o momento em que a reportagem foi interrompida com os disparos de arma de fogo e os gritos de desespero da sua mulher, que estava ao seu lado na hora do crime.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 16:01

BAHIA TEM MELHOR QUADRIMESTRE EM 10 ANOS

De acordo com o deputado Zé Neto (PT), o Estado arrecadou R$ 8,2 bilhões nos quatro primeiros meses do ano – um crescimento de 20,37%, comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado é o melhor dos últimos 10 anos. O parlamentar destaca também que a execução orçamentária, um dos principais pontos de crítica da oposição devido aos baixos índices verificados nos anos anteriores, alcançou 33,11% no período. Se o Governo mantiver o ritmo, fechará o ano executando tudo que foi planejado no Orçamento. Estado predileto dos adversários políticos para demonstrar o retrocesso baiano, Pernambuco também foi utilizado como parâmetro para demonstrar o contrário. “É 3º estado em violência do país. Infelizmente, estamos em 14ª. Pernambuco perdeu 17 mil empregos formais nos últimos 4 meses. A Bahia gerou 41 mil”, comparou. Zé Neto concluiu com novas ironias direcionadas a Geddel: “Ele tem encarnado com muita veemência o espírito de quem o iniciou na política”.

BN
publicado em 26 de Maio / 2010 às 15:30

Casa Nova é ouro no campeonato pernambucano de Taekwondo

Casa Nova recebeu com festa os jovens atletas do Taekwondo que trouxeram 8 medalhas, de ouro, 10 prata e 2 bronze do Campeonato Pernambucano de Taekwondo, que aconteceu no último domingo (23), em Recife. O treinador, Vanderlei José dos Santos, comemora as conquistas e promete trazer mais medalhas para Casa Nova do campeonato brasileiro que acontece em agosto, em Maceió.

“Estamos muito felizes e confiantes, vamos intensificar os treinos para o Campeonato  Brasileiro, oito dos nossos meninos irão participar. Temos bons atletas e com incentivo que a Prefeitura Municipal vem nos dando, mais atletas serão descobertos e proporcionarão orgulho e alegria para a população casanovense”, comemora o treinador.

A Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer disponibiliza 150 bolsas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o objetivo é tirar os jovens das ruas através do esporte. O secretário da pasta, Itamar Rocha, avalia de forma positiva o trabalho da equipe e diz que ampliará numero das bolsas para 300.

Com emoção, Andressa Feitosa, 12 anos, mostra o ouro que ganhou no campeonato. Ela é uma das alunas bolsistas, que com apenas um ano de treino já mostra o talento no esporte.

Confira a lista dos atletas campeões do Campeonato Pernambucano de Taekwondo de Casa Nova*

*Ouro*

Thais dos Santos Braga, Andressa U. Lopes Feitosa, Márcio Magalhães, Driade Castro pinheiro, Willian Matos do Nascimento, Jamila Delmondes Barbosa, Alonso Carvalho da Costa

Gliciovane P. da Cruz.

*Prata*

Anne Carolina Benevides, Dianna Mirelley Carvalho, Juliana Tlmara C. Cruz, Fernanda Tainá S. Marinho, Maria Caroline P. Barbosa, Adrielly Martins C. Silva, Rômulo A. da Silva,
Erik Douglas D. da Silva, Fernanda Costa Rodrigues, Bruno R. P. da Silva
 

*Bronze*

Marcos Vinícius S. Rodrigues, Victor Vinícius Dias.

Lidiane Cavalcante- Ascom-PMCN Foto: Manuel duposto
publicado em 26 de Maio / 2010 às 15:00

Bandidos acabam de assaltar o SICOOB em Juazeiro

Dois homens armados em uma moto twister amarela assaltaram agora a pouco o Sicoob – Sistema de Cooperativa de Crédito Rural de Juazeiro Ltda, situado à Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Bradesco, centro de Juazeiro.

A ação foi rápida e logo depois de subtraírem quantia não revelada pela instituição financeira, fugiram abandonando o veículo nas proximidades da ponte Presidente Dutra.

A polícia está no encalço, mas ainda não conseguiu identificar e nem prender os meliantes.

O banco fechou as portas, encerrando o momento nesta quarta-feira.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 14:55

FONTE NOVA: 17 ENTIDADES DISCORDAM DE DEMOLIÇÃO

Apesar de a Prefeitura de Salvador estar prestes a liberar o alvará de demolição da Fonte Nova, para a construção de uma nova arena, um grupo de 17 entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia(Crea-BA),a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA), além de ambientalistas e movimentos sociais, seguem discordando da medida. As entidades defendem a requalificação do equipamento em função dos aspectos culturais e do valor arquitetônico. Para eles, não cabe destruir um complexo olímpico com estádio, ginásio e piscina para substituí-lo por uma arena exclusiva para o futebol, em um momento em que o Brasil se prepara para sediar as Olimpíadas de 2016. As entidades admitem, porém, que implementar as sugestões não é fácil, por implicar em profunda mudança de rumo, mas dizem que há tempo. Informações do A Tarde.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 14:00

Seminário sobre “Reforma Agrária e Discriminação de Terras Públicas” em Senhor do Bonfim

De 27 a 29 de maio, trabalhadores e trabalhadoras rurais de comunidades tradicionais e movimentos de luta pela terra, agentes pastorais e militantes sociais do centro-norte da Bahia, além de pesquisadores da questão agrária estarão reunidos no Centro Diocesano de Senhor do Bonfim para avaliar os caminhos da reforma agrária. O evento contará com a contribuição do professor titular de Geografia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP), Ariovaldo Umbelino, para conceituar um novo modelo de desconcentração da propriedade de terra, que ajude a superar a atual estagnação da reforma agrária na Bahia e no Brasil.

O fracasso da reforma agrária no Governo Lula: Desapropriações na região de Bonfim caem mais de 80% no governo Lula

Apesar das expectativas iniciais da sociedade civil e do discurso otimista oficial, o Governo Lula fracassou nas suas políticas de redistribuição de terras. O número de famílias assentadas no país caiu de 45 mil, em 2006, para 31 mil um ano depois e apenas 20 mil, em 2009, como revela Prof. Umbelino. Segundo o pesquisador, o II Plano Nacional de Reforma Agrária, que terminou em 2007, cumpriu apenas 29,6% da meta estabelecida de 550 mil novas famílias assentadas no país.

Na Bahia, o cenário não é diferente. Nos 25 municípios que compõem a Diocese de Senhor do Bonfim, a média no número de desapropriações por ano antes do governo Lula era de cinco a sete. Esse ritmo diminuiu drasticamente nos últimos cinco anos: em todo esse período, apenas cinco fazendas foram desapropriadas pelo INCRA, ou seja, em média uma desapropriação por ano, que corresponde a uma queda de mais de 80% em relação ao período anterior.

Pesquisa inédita sobre a realidade fundiária de 18 assentamentos no centro-norte da Bahia será apresentada no Seminário

Para avaliar a situação dos 54 assentamentos de reforma agrária na região centro-norte da Bahia, que abrange os 47 municípios das Dioceses de Juazeiro, Bonfim e Ruy Barbosa, as equipes da CPT Bahia realizaram uma pesquisa em uma amostra de 18 deles. Foram escolhidos os três assentamentos mais antigos e os três mais recentes de cada Diocese e levantados dados referentes à organização, à produção e à qualidade de vida das famílias assentadas. A síntese deste levantamento será apresentada na tarde do primeiro dia do Seminário, no dia 27 de maio.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 13:30

Encerram nesta sexta-feira as inscrições do processo seletivo para contração de estagiários na Facape

A FACAPE está realizando, através da Secretaria de Administração da Prefeitura de Petrolina, o processo seletivo simplificado para contratação de estagiários pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. As inscrições estão abertas desde o dia 10 de maio e serão encerradas nesta sexta-feira dia 28.

Estão sendo oferecidas 90 vagas para estudantes de nível superior das áreas de: Educação Física, Fisioterapia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Turismo, Comércio Exterior, Ciências da Computação, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Direito, Jornalismo e Psicologia; 20 vagas para nível médio e 10 para Técnico em Edificações, Técnico em Informática, e Técnico em Eletrotécnica.


O processo constará de Prova objetiva, contendo 20 questões de português, informática e atualidades. A remuneração será de R$410 para estudantes de ensino superior e R$364 para nível médio, mais acréscimo de auxílio transporte e a carga horária será de 30 horas semanais. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Facape: www.facape.br no período de 10 a 28 de maio com taxa no valor de R$20. O cartão de inscrições será disponibilizado no dia 7 de Junho e a prova objetiva acontecerá no dia 20 de Junho de 2010.

Ascom Facape
publicado em 26 de Maio / 2010 às 12:41

GEDDEL: JW EMPERRA CHEGADA DE RECURSOS PARA BA

O pré-candidato a governador pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, voltou a criticar a gestão do chefe do Executivo baiano, Jaques Wagner (PT), no que se refere à falta de investimentos para o estado. O peemedebista disse que o gestor peca na falta de elaboração de projetos relevantes ao governo federal e por isso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem liberado mais verbas para o Estado. “O presidente Lula sempre demonstrou o seu amor pela Bahia, mas o atual governador não tem capacidade para apresentar projetos e com isso, viabilizar recursos. O presidente poderia ter feito mais pela Bahia se tivesse um governador reivindicando”, declarou o ex-ministro ao programa Balanço Geral, da TV Itapoan.

Geddel também aproveitou para cutucar o discurso de Wagner sobre a sua amizade com Lula, ao dizer que outras unidades federativas, a exemplo de Pernambuco, onde o governador não é amigo do presidente, tem conquistado mais investimentos para seu reduto.

BN
publicado em 26 de Maio / 2010 às 12:02

SEDIS apóia exposição de artistas juazeirenses em Salvador

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS) está apoiando a exposição Lavadeiras do Velho Chico, que acontecerá em Salvador, de 08 a 13 de junho, no Centro de Convenções da Bahia, durante a Expo de Moda. O trabalho em papel marchê é realizado pela artista plástica juazeirense Zilma Tanajura, com as Chiteiras da Colina, e o evento organizado por Vera Pontes, com entrada franca. A iniciativa tem como objetivo fomentar o trabalho de grandes artistas da região como forma de valorização e propagação da cultura do Vale do São Francisco. A exposição é inspirada em composições de músicas que falam do Velho Chico, caracterizada em elementos da natureza que compõem as sete notas musicais. As esculturas se posicionam às margens de um mapa do Rio, simbolizando as lavadeiras que em seu mundo imaginário encontram nas bolhas de sabão reflexivas formas de contar a história do São Francisco. Retratam na visão da artista a beleza, poesia e grandeza do rio que corre na vida do povo ribeirinho, trazendo riqueza e muita alegria.
 
Segundo Zilma Tanajura a figura das lavadeiras vai brilhar no mundo da moda, elegantes e sensuais, mostrando o quanto é bela a cultura de seu povo. Cada personagem criado é inspirado em histórias reais, e fazem parte de um trabalho itinerante, que circulará por um período aproximado de um ano. A artista dedicou seis meses ao estudo das lendas e mitos do rio e a modelação das peças. Durante a Expo de Moda haverá um espaço produtivo ao lado da exposição, com as mulheres do bairro Palmares, que compõem o grupo Chiteiras da Colina, onde serão desenhadas bolsas com a mesma temática, dando oportunidade para que estas mulheres, através de suas habilidades manuais se ergam com harmonia, conquistando um espaço no mundo da arte, proporcionando ao público um turismo social. Esta iniciativa faz parte de um projeto piloto da artista, junto ao Sebrae, que tem como objetivo de qualificar, e provar que é possível inserir o indivíduo na sociedade através do empreendedorismo.
 
Para a gerente de Proteção Social da SEDIS, Marli Carvalho, a secretaria tem todo o interesse de apoiar ações como esta. “Nada melhor do que utilizar a arte para resgatar o indivíduo e oferecer novas oportunidades. O trabalho dessas mulheres é encantador e tem um cunho social muito forte, que tem o nosso reconhecimento e total incentivo. Levar um pouco da nossa cultura, costumes, e lendas do povo ribeirinho para capital baiana é no mínimo envaidecedor. Estamos felizes e acreditamos que a exposição Lavadeiras do Velho Chico será um sucesso”. 

Ascom PMJ
publicado em 26 de Maio / 2010 às 12:00

DELEGADO DE CAMAÇARI MORRE EM EMBOSCADA

Na manhã desta quarta-feira (26), o delegado Cleyton Leão Chaves, titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari, sofreu uma emboscada na Estrada da Cascalheira, em Camaçari. De acordo com informações do Correio, Leão estava com a esposa e dava uma entrevista ao vivo para a rádio local Líder, quando bandidos passaram em um veículo e dispararam rajadas de metralhadora contra o delegado, que morreu na hora. O corpo do delegado ainda está no local do crime, porque, devido à greve da Polícia Civil, não havia agentes da Polícia Técnica de plantão para fazer a perícia. Ele deixou uma mulher e dois filhos. De acordo com agentes da 18ª DP, equipes realizam buscas na região. 

Os delegados da Polícia Civil de Salvador se deslocaram para Camaçari e estão, neste momento, mobilizados na investigação do assassinato. Todos os acessos da cidade estão controlados. Agentes da Civil, que estão em greve, abandonaram a paralisação e fazem buscas na região do crime, na na Estrada da Cascalheira, próximo a Arembepe. 

Em nota oficial, o Governo do Estado informa que as polícias Civil e Militar estão na região de Camaçari procurando os bandidos. Fazem parte da operação policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da SSP, dentre outras unidades. O delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, está coordenando as investigações. O Governo pede que informações sobre o crime sejam enviadas para o Disque-Denúncia (3235-0000). A ligação é sigilosa.

BN
publicado em 26 de Maio / 2010 às 11:30

FACAPE abre para a comunidade a Biblioteca Professor Luciano José Pinto Barbosa.

Mais de um milhão de reais foram investidos nas instalações da nova Biblioteca Prof. Luciano José Pinto Barbosa com implantação de sistema de segurança, da substação de energia, aquisição de mobiliário, auditório para cem pessoas de acordo com as informações do presidente da FACAPE o prof. Rinaldo Remigio. "A abertura da Biblioteca dependia apenas de alguns detalhes técnicos que foram solucionados e hoje a biblioteca encontra-se em pleno funcionamento", reforçou. O presidente da Autarquia lembrou que o local deve ser para uso e absorção de aprendizado e saber, "Devemos zelar por este patrimônio que pertence a toda comunidade", afirmou.


As instalações da nova biblioteca dispõem de um moderno e amplo espaço com computadores para consulta, salas de estudo coletivas e individuais, mini auditório, espaço para leitura, 32 câmeras de segurança, além de acervo com mais de 19 mil livros. Ao todo 30 estagiários auxiliam na manutenção e atendimento do equipamento. Segundo a coordenadora da Biblioteca da Facape, Mercia Maria, a biblioteca está aberta à comunidade em geral para pesquisas. O acesso ao acervo é livre. A biblioteca está localizada na av. Cardoso de Sá s/n Campus Universitários -AV. Eduardo- CEP-56.328-903 - Petrolina - PE.

 

Ascom Facape
publicado em 26 de Maio / 2010 às 10:40

Secretário de Ciência e Tecnologia faz grosseria a deputado e corre risco de cair

Uma grosseria feita pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Feliciano Monteiro, a um deputado estadual pedetista pode acabar lhe custando o cargo. O episódio aconteceu no início da semana durante uma reunião da direção com os deputados do PDT, partido que indicou Feliciano.

O encontro transcorria normalmente até que um dos parlamentares, segundo relatos, queixou-se, amigavelmente, ao secretário sobre a demissão de um indicado seu em uma das unidades da pasta. Surpreendendo a todos, o secretário reagiu com uma aspereza que indignou os demais parlamentares.

Depois de bradar contra a colocação do deputado, o secretário teria finalizado sua fala com a afirmação de que gaúcho “era assim mesmo, macho”, numa referência à sua origem. Ainda incrédulos com a reação do secretário, os presentes ao encontro esperaram a intervenção do deputado agredido.

Sem alterar a voz, ele teria se dirigido ao presidente do PDT, Alexandre Brust, e declarado: “Este rapaz não merece estar onde está. É um despreparado!”. O constrangimento foi total.

Brust engoliu a declaração em seco, prevendo que foi colocado pelo correligionário pedetista numa saiu justíssima. Resta esperar para ver se, sem sustentação parlamentar, Monteiro conseguirá se manter no posto.

Política Livre
publicado em 26 de Maio / 2010 às 10:00

Edson Duarte visita obra da BR 235

O deputado federal Edson Duarte (PV) esteve nesta terça-feira (25), no município de Uauá, vistoriando as obras de pavimentação asfáltica da BR 235, trecho de 74,1 Km compreendido entre o distrito de Canché (Jeremoabo) e Uauá.

 O parlamentar do Partido Verde, pré-candidato ao Senado, foi acompanhado de técnicos da empresa Terrabrás, que executa o serviço e de lideranças políticas locais.

"A BR-235 interliga os Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e consolidará o mais importante corredor rodoviário do Norte do Estado. Além disso, beneficiará o pólo agroindustrial de Juazeiro e Petrolina, constituindo-se numa excelente alternativa de escoamento da produção dessa região", argumentou Edson Duarte.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 09:30

Prefeito empossa Diretores e Vices no próximo dia 01 de Junho

Na próxima terça-feira (01 de junho), às 8h, na Câmara de Vereadores, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, empossará os Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, eleitos em 30 de abril de 2010. Com o tema “Agora é no Voto”, a secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para o cargo na história do município, abrangendo todas as unidades de educação de forma igualitária.
 
Para concorrer os candidatos deveriam ter formação de nível superior ou estar cursando graduação em Licenciatura Plena; ter no mínimo três anos de efetivo exercício de docência na rede municipal; e dispor de carga horária compatível com o regime de trabalho.  Os inscritos submeteram-se a uma prova de conhecimentos e habilidades gerenciais; participaram do Curso de Formação em Gestão e por fim pleitearam ao cargo nas urnas.
 
Todo o processo fundamentou-se na necessidade de assegurar a participação dos servidores públicos; no desejo de estabelecer condições de gerenciamento competente e democrático para tornar mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas; e nos princípios que, oriundos da legislação brasileira, norteiam a gestão educacional de Juazeiro como: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.
 
Segundo o secretário de Educação, Plínio Amorim, fazer cumprir a Lei da Gestão Democrática, que instituiu a primeira eleição direta da história de Juazeiro, foi mais um compromisso cumprido pelo prefeito. “É preciso um gestor competente, sensível e comprometido com a população para ter iniciativas como essa. Isaac torna a educação um espaço livre das amarras negativas da política e quem ganha com isso é Juazeiro. Esse é um momento histórico e estamos muito felizes de tê-lo tornado real”.

Ascom PMJ
publicado em 26 de Maio / 2010 às 08:45

Itinerário de transporte coletivo é alterado durante Carnaval 2010

Em virtude dos festejos carnavalescos a serem realizados em Juazeiro de 27 a 30 de maio, a Secretaria de Defesa Social, através da Gerência de Transportes informa que serão feitas alterações nos itinerários das linhas de transporte coletivo da cidade nesse período. 

Durante o evento, os veículos que fazem as linhas sentido bairro-centro percorrerão o contorno do Lomanto Júnior seguindo pela Avenida Tancredo Neves no Alto da Maravilha até o terminal. O sentido centro-bairro será feito através Avenida Tancredo Neves seguindo a Rua Manoel Lopes dos Santos (Rua da Sote) saindo na Adolfo Viana até o contorno do Lomanto Júnior e respectivos itinerários das linhas. Apenas os ônibus que fazem a linha Quidé/Pedra do Lorde e Piranga via Coelba entrarão na Avenida São João que dá acesso ao bairro Jardim Flórida. 

No período de carnaval os “corujões” irão operar de 01h, 02h, 03h, 04h e 5h saindo do terminal de coletivos com roteiros pré-estabelecidos.

Foto Google
publicado em 26 de Maio / 2010 às 08:20

Limite no tamanho da propriedade será tema de plebiscito

Em setembro de 2010 os brasileiros manifestarão sua opinião em um Plebiscito Popular, com a proposta de se colocar um limite à propriedade da terra. Este foi um dos compromissos assumidos pelos participantes do III Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), finalizado no final de semana, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. De acordo como integrante da coordenação nacional da CPT, Dirceu Fumagalli, a consulta popular se dará com foco na defesa das bandeiras de luta dos camponeses.

“Reformar, reformular toda a estrutura agrária. Consequentemente, o alvo é acabar com os latifúndios. Um dos compromissos que assumimos é a campanha pelo limite da propriedade da terra no Brasil. É um dos elementos, uma das formas, uma das bandeiras de unidade pelos quais nós queremos recolocar o debate da defesa da reforma agrária e da soberania alimentar e territorial.” Ainda segundo Fumagalli, os participantes do Congresso perceberam que, é necessário uma maior unidade na defesa dos recursos naturais.

“Os grandes projetos estão sincronizados, tem uma articulação entre si. Belo Monte, por exemplo, está articulado com as rodovias, ferrovias, com a mineração e o cultivo de eucaliptos. Todos esses projetos estão dentro de uma lógica, de uma concepção de desenvolvimento. Portanto, temos um grande desafio.” O III Congresso Nacional da CPT contou com a participação de 760 pessoas. Durante uma semana reuniu membros da Igreja, trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e mais de 40 organizações sociais.

Radioagência NP, Jorge Américo.
publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:41

Mutirão Petrolina Saudável será realizado na Vila Vitória

Cidadania com prestação de serviço e entretenimento vão marcar a 10ª edição do Mutirão Petrolina Saudável que será realizado no bairro Vila Vitória no próximo dia 19 de junho. Com o São João, a ação social ganha um atrativo novo com uma programação mais festiva, mas sem perder de vista a quantidade e a qualidade dos atendimentos. De acordo com o coordenador do programa Ailton Guimarães, a equipe trabalha com uma expectativa positiva da presença de mais de três mil pessoas circulando na Escola Miguel Arraes(local do mutirão) . “Esse público não se resume apenas ao bairro Vila Vitória, mas também das comunidades adjacentes como Loteamento Geovana, Henrique Leite, Idalino Bezerra, Parque Jatobá”, afirmou. Não é a primeira vez que o programa é realizado na região. A primeira foi no bairro Idalino Bezerra em março de 2009. Uma das novidades do Mutirão do Vila Vitória serão as ações da Central Única de Favelas (Cufa) com oficinas, danças e basquete de rua.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:08

PM erradica plantio de maconha em Santa Maria da Boa Vista

Após denúncia anônima de que nas proximidades da Agrovila 45 do Projeto Fulgêncio, existia uma plantação de maconha, o efetivo do GATI/ 7ª CIPM, efetuou deslocamento até aquela localidade e após diligências conseguiram encontrar a plantação e prender dentro da referida roçaHércules Leandro da Conceição Menezes.

O efetivo conseguiu localizar no rancho utilizado pelo imputado e apreender aproximadamente 200g (duzentos gramas) da droga pronta para o consumo, e em seguida erradicaram e incineraram aproximadamente 5.500 (cinco mil e quinhentos) pés da cannabis sativa(Maconha).

Hércules Leandro da Conceição Menezes e a droga pronta para o consumo e uma amostra da droga erradicada foram conduzidos até a DPC de Santa Maria da Boa Vista, para adoção das medidas cabíveis.

INFORMAÇÕES DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO SERTÃO-II Foto Ilustrativa
publicado em 26 de Maio / 2010 às 07:02

Fernando Filho diz que Júlio Lóssio “critica e se beneficia de tudo”

O deputado federal Fernando Filho (PSB) se pronunciou  ontem (25), durante entrevista a Rádio Grande Rio Am diante do que foi exposto por Julio Lóssio sobre a falta de ações do governo Estadual ou Federal na região. De acordo com o deputado, essas críticas são características do período eleitoral que se aproxima, e a tendência é que esses debates se tornem acalorados. Ele ainda negou as afirmações de Lóssio e enumerou alguns dos investimentos dos governos na região:

‘’ Só no nosso município, o Governo do Estado investiu em mais de 50 km de estradas, entre elas a de Uruás, a do Capim, e a estrada da beira do Pontal; a passagem molhada que dá acesso ao projeto Maria Teresa, uma série de reparos no Distrito de Irrigação Nilo Coelho, além do Programa Chapéu de Palha”.

Na saúde  Fernando Filho também destacou investimentos do Governo do Estado: ‘’A prefeitura tirou o Imip que já vinha fazendo um trabalho em Petrolina e trouxe uma fundação de Salvador, alegando que não tinha condições de pagar R$: 1,2 milhão ao Imip, mas logo a Prefeitura pagou RS: 2 milhões a Univasf pra tocar o Hospital de Urgências e Trauma(HUT)’”. 

 O problema de todo esse impasse da saúde pública de Petrolina, segundo Fernando Filho, é que o prefeito queria muito mais que a ajuda de R$ 600 mil repassados pelo estado. ‘’ A prefeitura queria era mais dinheiro do Estado e a gestão toda na mão dela. Isso ninguém faz, não é só o Governo do Estado de Pernambuco, não. Em nenhum lugar o Governo estadual custeia a saúde do Município’’, afirmou.

Sobre as críticas ao Programa do Governo Federal, Pac 2, ressaltadas também por Lóssio em sua nota, o deputado foi direto e deixou alguns questionamentos para o prefeito.

‘’ O prefeito critica o presidente Lula, mas ao mesmo tempo coloca um outdoor na cidade, dizendo que vai deixar Petrolina 100% saneada. Esse dinheiro do saneamento é da Caixa Econômica Federal ou da Codevasf, do Governo Federal? Se ele diz que está fazendo essa quantidade de casa em Petrolina, essas casas são do Programa Minha Casa, Minha vida que também é do Pac, do Presidente Lula ou é do PMDB, ligado a Jarbas Vasconcelos, que agora ele diz que ele é aliado?”.

Com relação a afirmação de Júlio Lóssio, de que “A continuidade da irrigação representaria 30.000 (trinta mil) hectares , o deputado questionou: ’Petrolina tem três perímetros públicos: O Bebedouro, o Nilo Coelho e o Maria Tereza. Se somar, os três  devem dar entre 25 e 30 mil hectares. Foram 50 anos para se implantar 30 mil hectares em Petrolina, como é que o prefeito quer que em oito anos sejam implantados mais 30 hectares?”  

Por fim o Fernando Filho  acrescentouos investimentos na Irrigação, a partir da  implantação do novo Modelo de Irrigação do Pontal, gerenciado pela Codevasf .  “Reconheço que devíamos ter mais celeridade na implantação do pontal e não tivemos. Mas hoje ele  está sendo feito e é um modelo mais ágil e  que tem tudo para ser o destaque do Vale, nos próximos anos’’.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 06:24

Funcionários da Mineração Caraíba participam de Campanha de doação de sangue

O HEMASF – Instituto de Hematologia do São Francisco, em parceria com a Mineração Caraíba realiza até a próxima quinta-feira (27), mais uma edição da Campanha Doe Sangue, Salve Vidas, que acontece duas vezes por ano na sede da Empresa e no Distrito de Pilar.

Este ano, os dias 25 e 26 ficaram reservados a atender exclusivamente os funcionários da Companhia. No dia 27, o atendimento será aberto à comunidade e acontece no Clube Pilar, no Distrito de Pilar, em Jaguarari - BA.

Segundo Clenilda Ananias, Assistente Social da Mineração Caraíba, a Campanha deste ano ganha um destaque especial por estar completando dez anos de realização com expectativa de número recorde de doadores. “A cada semestre nos surpreendemos com a quantidade de pessoas querendo demonstrar sua solidariedade através da doação de sangue e este ano, já no primeiro semestre, esperamos atingir 140 atendimentos”, destaca.

Para Clenilda, a participação dos funcionários, não só da Mineração Caraíba, mas também das terceirizadas e da comunidade é fundamental para o sucesso da Campanha. “O resultado é fruto de um trabalho em grupo que envolve os funcionários do Hemasf, a Mineração Caraíba e seus trabalhadores e toda a comunidade. É um trabalho de amor ao próximo”, finaliza Clenilda.

publicado em 26 de Maio / 2010 às 06:00

Zó concede coletiva e reafirma pré-candidatura à Assembléia Legislativa

Após a sessão ordinária desta terça-feira (25), o vereador e presidente do Legislativo Municipal Crisóstomo Lima (PC do B), convocou a imprensa para se pronunciar a respeito da sua pré-candidatura a deputado estadual, conforme o blog antecipou hoje cedo.

“Eu não desisti, há uma discussão dentro do partido que está sendo resolvida em nível estadual. O partido deve sair sozinho ou numa coligação com o PSB e em breve devo pedir celeridade porque tenho que me organizar. Caso não seja candidato devo apoiar alguém da minha legenda”, explicou Zó.

Sobre o relacionamento com o prefeito Isaac Carvalho, o presidente da Câmara disse que está normal. “Ele está com um problema familiar como que passei recentemente, mas no campo administrativo e pessoal a gente sabe separar e a relação é normal”.

No tocante a sua ausência nos eventos da prefeitura Zó disse que às vezes comparece outros não é possível em razão das ocupações da Câmara, mas nada que configure retaliação ao Poder Executivo.

Crisóstomo Lima admitiu que numa avaliação interna ficou claro que o governo teria dificuldade em conduzir duas candidaturas (dele e de Pedro Alcântara) em palanques distintos, mas ele particularmente continua firme em defesa da candidatura de Dilma Roussef e de Wagner e posteriormente o prefeito e o presidente do partido devem se manifestar sobre o assunto.

“Nunca fui candidato de prefeito. Eu quero ser candidato do meu partido e para isso corri bastante, fechei articulações, mas dependo da decisão do PC do B. Eu não me sinto traído, acho até que o prefeito Isaac e o vereador José Carlos Medeiros (PV) devem conversar, porque ambos vão fazer campanha para Pedro e essa divergência não é boa para ele. Agora se não for candidato apoiarei o vereador Gustavo Miranda de Senhor do Bonfim, porque entendo que o partido deve crescer regionalmente”, esclareceu Zó.

Quando questionado sobre uma declaração do deputado Pedro Alcântara (PR) de que para o PC do B em Juazeiro já tava de bom tamanho pelo fato de ter o prefeito e o presidente da Câmara, Zó demonstrou insatisfação “Não sei quem deu essa ousadia a Pedro Alcântara. Ele deve medir as palavras, porque o PC do B tem objetivos muito maiores e eu quero fazer parte desse momento”, desabafou.

Crisóstomo Lima disse ainda que a sua ausência em algumas sessões acabou por impedir a definição quanto ao líder do prefeito na Câmara. Entretanto, a discussão já foi retomada com o prefeito e em breve deve ser anunciado o nome do vereador encarregado de defender a administração municipal na Casa. “A oposição passou muito tempo sem líder, ou melhor, sem bloco e nem por isso deixou de cumprir a sua missão”, concluiu Zó.

publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:22

Reminiscência...

Imagem do Hotel Vitória, situado à Praça da Misericórdia, ontem e hoje.

Colaboração do professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)
publicado em 25 de Maio / 2010 às 23:00

Rei Momo e Rainha do Carnaval serão apresentados nesta quarta-feira

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário Pedro Alcântara Filho, apresentará a nova corte do carnaval juazeirense nesta quarta-feira (26), às 19 horas, em evento no Museu Regional do São Francisco. Escolhidos mediante campanha popular espontânea nas ruas, na internet e nas rádios da cidade, o carismático casal Flávio Henrique e Gliêda Mendes estará caracterizados, dando uma pequena mostra de como serão os quatro dias de reinado no Carnaval 2010 de Juazeiro, que será aberto oficialmente na quinta-feira (27).

Após a apresentação, o Prefeito concederá à imprensa regional uma entrevista coletiva sobre o Carnaval. Na oportunidade, Isaac convidará toda a população do município e das cidades circunvizinhas para prestigiarem a maior festa momesca do interior da Bahia.

ASSCOM
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.