Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Janeiro de 2020
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Julho / 2010 às 18:00

Projeto A Tarde Educação é apresentado a educadores de Juazeiro

O Mundo na Sala de Aula através das páginas dos jornais. Foi com essa intenção que gestores, professores e coordenadores pedagógicos de 20 escolas da rede municipal de ensino conheceram nesta sexta-feira (9), no auditório da Secretaria de Educação o projeto A TARDE Educação. O momento contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do presidente da Câmara de Vereadores, Crisóstomo Lima, da Assessora de Projetos Sociais do Grupo A Tarde, Luciane Alcântara e do diretor geral do Grupo, o professor e jornalista, Edivaldo Boaventura.

A apresentação do projeto aos profissionais foi conduzida pela Assessora, Luciane Alcântara que colocou para os educadores a importância da utilização do jornal no contexto pedagógico. “Se fizermos a leitura de que o jornal é o livro da vida, vamos entender a importância de trabalharmos com ele em sala de aula. A interpretação, seja no português, na história, na matemática, inclusive, é essencial para aprender, por isso a necessidade de formarmos leitores, de trabalharmos a criticidade como instrumento de cidadania tendo a leitura como base”, colocou Luciane.

O diretor geral do Grupo A Tarde, Edvaldo Boaventura, agradeceu ao prefeito Isaac Carvalho por abraçar o projeto e destacou pontos relevantes quanto ao papel do jornal. “Quero dizer que o jornal na escola não tem outro sentido se não formar leitores. Devemos pensar o jornal com ênfase na escrita e mostrarmos aos alunos o que significa o estilo jornalístico, o sentido direto utilizado nas palavras do conhecimento comum e que ajuda muito na aplicação da língua portuguesa. Queremos mexer com a consciência critica do aluno, reflexivamente, ajudando na formação do cidadão”, pontuou Boaventura.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 17:00

MARINA QUER PUNIÇÃO POR VAZAMENTO DE DADOS DA RF

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu que os responsáveis pelo vazamento de informações da Receita Federal sejam punidos, depois de a responsabilidade ficar comprovada em uma investigação que, embora rigorosa, garanta o amplo direito à defesa. Para Marina, também devem ser punidos "aqueles que lançam mão de informações adquiridas de forma ilegal e fraudulenta para prejudicar quem quer que seja. Esta punição, é claro, é dada pela sociedade, pelo cidadão", explicou Marina à Agencia Estado.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR (A): REFORMA NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS GROTAS

Caro Geraldo,  

Ouvi atentamente a entrevista que você fez e, claro, li no seu blog.

Concordo que a nossa catedral precisa e tem que ser restaurada e preservada. Concordo também que estava havendo um excesso por parte dos motoristas, afinal a praça é pública porém não é estacionamento. Faltou e falta, fiscalização no trânsito da cidade que está cada dia mais caótico. Agora compra-se carro e moto como se compra banana e o resultado acaba sendo esse. Muito carro para pouca rua.  

Mas aí, como disse D. Geraldo, o problema não é dele. E eu digo que é exatamente aí onde ele começa a se agravar quando a “maior autoridade católica do município” assume essa postura de indiferença frente a algo que afeta a vida da comunidade da “sua” cidade.  

O problema cresce quando uma autoridade afirma que a praça Imaculada Conceição pertence ao Patrimônio da Diocese e não ao povo. A coisa vai ficando mais  séria ainda quando o Reverendíssimo Bispo fala que “não vai fazer nada para atrapalhar a sociedade”, e já fazendo. Prova maior do que a participação da Diocese na venda de parte do Colégio Dr. Edson Ribeiro/Praça Barão do Rio Branco, não há... 

Sou contra a colocação da cerca. A comunidade juazeirense tem uma relação de proximidade com a catedral. Gerações e gerações conviveiram em sua volta, sentadas nos seus degraus para bater saudáveis papos noites à dentro às vezes seguidas de suaves serenatas. Os filhos da terra, Senhor Bispo, não fazem xixí na igreja. Pode ver que isso é ação de forasteiros. Antigamente aqui se dizia que “quem mijava no cais batia na mãe”. Quanto mais na Casa do Senhor. 

Sou contra a colocação do gradil. Se o templo for bem iluminado, ninguém irá defecar às claras. Se houver uma fiscalização eficiente que multe quem estacionar em local proibído, ninguém vai parar lá.  

Como católico externo minha decepção com a postura da Igreja e como cidadão apresento o meu sincero repúdio e votos de protestos extensivos ao Poder Público Municipal pela sua conivência e omissão.

Manoel dos Anjos (Manezim do Juá) 

 http://manezimdojua.blogspot.com/

publicado em 10 de Julho / 2010 às 15:00

FLÁVIO LEANDRO HOJE NO QUINTAL DO POETA

O pernambucano de Bodocó Flávio Leandro é o convidado deste sábado do Quintal do Poeta que ficou dois meses e meio fechado, por conta dos festejos juninos, trabalhos do seu diretor Manuca Almeida e período em que foram introduzidas algumas reformas.

Segundo Manuca “O forró continua no Quintal do Poeta, nada melhor do que a presença de Flávio Leandro, que depois de circular pelo Nordeste com grandiosos espetáculos vai realizar um show de interação em Juazeiro. Interação com o público como sempre se deu naquele espaço cultural”.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 14:00

Prefeitura lança livro que orienta ações para Petrolina

Na próxima quinta-feira (15), às 19h, no auditório do Senai, acontece o lançamento do livro Petrolina de Futuro – Plano de Ação Participativo e Descentralizado. A obra, que é uma iniciativa da prefeitura de Petrolina, foi organizada pelo coordenador do Centro Josué de Castro e ex-secretário estadual de Planejamento, José Arlindo, e contou com a participação da sociedade petrolinense. 

Após a apresentação do diagnóstico do município, realizado pelo Centro Josué de Castro, onde foram verificados problemas e necessidades do município, a prefeitura realizou, durante seis meses, 15 plenárias em toda a cidade para que a população participasse ativamente da obra. “Através do norteamento das necessidades do município puderam ser delineadas ações para os bairros, assim como para toda a cidade”, afirmou José Arlindo. 

Ainda segundo o coordenador, “este plano é para o desenvolvimento de Petrolina e não um plano político, pois vai além da atual gestão, delineando o que já está sendo feito hoje e o que ainda precisa ser feito no futuro”. Através de estudos comparativos em áreas primordiais como saúde, educação e economia, aliados as sugestões da população petrolinense e de alguns formadores de opinião, o plano orienta o desenvolvimento do município para os próximos 10 anos. 

publicado em 10 de Julho / 2010 às 13:00

Depois da aprovação da PEC 300, Pinheiro articula com Governo Lula piso dos agentes

Depois da aprovação em primeiro turno, da PEC 300, emenda constitucional que garante piso salarial unificado para policiais militares e bombeiros de todo o País, o deputado Walter Pinheiro propôs ao Governo Federal encaminhar em agosto projeto sobre o piso para os agentes comunitários de saúde e de endemias ao Congresso Nacional, para tentar votar antes do mês de outubro. Pinheiro, que foi o relator da lei que regularizou as profissões, tem tido reuniões na Casa Civil, Ministério do Planejamento e na Secretaria de Relações Institucional para fechar o texto do projeto.

O deputado avisou sobre as agendas ministeriais em discurso esta manhã no plenário, e depois postou os encaminhamentos no seu twitter. “Durante o dia de hoje, e provavelmente até amanhã, nós continuaremos buscando com o Governo uma alternativa para a construção desse importante projeto, que é conseqüência de PEC já aprovada e que consagrou a categoria, para que nós possamos afirmar de uma vez por todas o piso salarial desses trabalhadores e trabalhadoras — principalmente essa turma da área da saúde — do Brasil inteiro”, iscursou.
 

publicado em 10 de Julho / 2010 às 12:00

Juazeiro e Senhor do Bonfim participam de primeiras licitações para micro e pequenas empresas

O município de Juazeiro integra a rede de localidade onde ocorrerão licitações regionalizadas exclusivas para micro e pequenas empresas. Fornecedores de toda a região circunvizinha, incluindo Senhor do Bonfim, poderão participar dos três primeiros certames para produtos e serviços destinados a órgãos estaduais. Antes disso, os micro e pequenos empresários da região, vão participar nos dias 12 e 13 de julho, de um workshop sobre compras públicas realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com o Sebrae. O evento acontece na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc) em Juazeiro.

Os empresários locais vão poder esclarecer dúvidas sobre o procedimento licitatório exclusivo para o segmento de micro e pequenos empresários. A medida tem como objetivo ampliar a realização das licitações no interior do Estado, fomentando a economia regional. Os editais dos primeiros certames já marcados para ocorrer dias 19 e 20 de julho de forma presencial em Juazeiro estão disponíveis para consulta no site www.comprasnet.ba.gov.br.

O primeiro pacote, composto por 48 certames, contempla municípios de dez regiões baianas. No interior do estado, a concorrência ocorre na modalidade pregão presencial. Já para a capital, as licitações obedecem ao pregão eletrônico. O teor de todos os editais está disponível no endereço eletrônico: www.comprasnet.ba.gov.br. As licitações para micro e pequenas empresas estão em consonância com a Lei Estadual 11.619/2009 que regulamentou a Lei Complementar 123/2006, estabelecendo tratamento diferenciado para a participação de micro e pequenas empresas em licitações em até R$ 80 mil reais.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 11:02

Café da manhã marca lançamento da Festa da Padroeira em Petrolina

Acabou de ser realizado na 21 de Setembro em Petrolina, um café da manhã para imprensa, amigos e colaboradores, em prol da Festa da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. 

O evento teve a presença do nosso Bispo Dom Paulo que falou da importância do evento para a sociedade, Jackson Rosendo, coordenador dos trabalhos da padroeira, que na oportunidade falou sobre a programação da festa e do Padre Augusto que agradeceu o apoio de todos e de modo especial a imprensa.

Quem marcou presença também foi Assunção de Castro, que cantou a canção "Maria" encerrando o lançamento e deixando a todos, bastante, emocionados.

 

Veja mais fotos no site: www.portalzap.com 

Bruno Lopes
publicado em 10 de Julho / 2010 às 11:00

Jovens rurais da região de Cruz das Almas são capacitados

Constituído exclusivamente de agricultores familiares, o povoado de Piaba, localizado no município Cruz das Almas, tem como principal base econômica a exploração de laranja e limão. Isso estimulou a Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) preparar, por meio do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti), uma intensa programação para os filhos dos produtores rurais da região.

Dando seguimento ao Programa de Formação Continuada dos Jovens Rurais será realizada na segunda-feira (12), a terceira etapa do Curso sobre a Cultura dos Citros com o temaDoenças dos citros e o seu controle, que abordará as doenças fúngicas, bacterianas e viróticas. “O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego e proporcionar melhores condições de vida aos jovens rurais. Tivemos a preocupação de respeitar o calendário escolar, ministrando os cursos a cada 15 dias”, afirmou o chefe do Centrefruti, Valmir Pereira.

Para o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo Jorge Raimundo Silva Silveira, qualificar profissionalmente, capacitar e formar jovens para fortalecer a economia do povoado de Piaba são os principais objetivos do projeto. “Nessa terceira etapa vamos nos concentrar em ensinar o controle das pragas e doenças dos citros a estes jovens”, declarou o instrutor.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 10:00

Espetáculo ‘A Partilha’ é encenado no João Gilberto

Após muito tempo afastados, quatro irmãos se reencontram durante o enterro do pai, para fazer um levantamento dos bens da família. Essa é a versão da comédia dramática “A Partilha”, de Miguel Falabella, que será encenada no Centro de Cultura João Gilberto, hoje e amanhã, dias 10 e 11 de julho, às 20:00 horas. A peça traz uma reflexão sobre o enfraquecimento das relações familiares. No palco os personagens revivem histórias do passado sem abrir mão da competitividade e ambição. “É uma versão masculina, pois na obra de Falabella são quatro irmãs que se encontram no velório da mãe. O texto provoca o riso, mas tem muito conteúdo e buscamos uma regionalização para que o público se identifique ainda mais com a obra”, afirma o ator Elson Campos.  A Partilha é o primeiro espetáculo da Companhia de Teatro Amador de Juazeiro e teve sua estréia em 2009. Após essa temporada o grupo irá fazer uma turnê pelo Nordeste começando pela cidade de Aracaju (SE). 

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Ponto de vendas: Canard no River Shopping, Posto de Gasolina ao lado do Gigo(Juazeiro).

Por Joyce Guirra/ Jornal Ação Popular
publicado em 10 de Julho / 2010 às 09:00

PROFESSORES DE CASA NOVA AMEAÇAM NOVA PARALISAÇÃO

Professores filiados à APLB Sindicato de Casa Nova estiveram reunidos em assembléia ontem (09), no Colégio Estadual Getúlio Vargas para discutir a seguinte pauta: reajuste salarial, merenda escolar, transporte escolar e reforma nas escolas.

A maioria presente na assembléia decidiu que, caso a Prefeitura não sinalize com uma audiência e consequentemente a resolução dos problemas, os trabalhadores em educação irão paralisar as atividades. Foi decidido também que, dia 17 de julho, às 19 h no referido colégio, acontecerá uma nova assembléia.

A assembléia de ontem contou com a participação de Balbino Santana, Gerente Comercial da Bahia Odonto, um novo convênio odontológico celebrado com a APLB sindicato. A entidade sindical de Casa Nova, conta hoje com os seguintes convênios: Odonto Personalité, Bahia Odonto e UNIMED visando a facilitar a vida de seus associados no que se refere ao atendimento médico e odontológico.

Foto Ilustrativa
publicado em 10 de Julho / 2010 às 08:00

Educação de Lagoa Grande trabalha para melhorar índices educacionais do município

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Lagoa Grande informou que os números do Ideb ( Índice da Educação Básica), exame que é realizado há cada 2 anos, teve a nota alcançada em 2009 reflexo do trabalho educacional da gestão anterior desenvolvido em 2007 a 2008 e não na gestão atual. Outro esclarecimento é que apesar de não ter sido números tão positivos, a meta (projeção) estipulada para o município em 2009 foi alcançada, estando entre as cidades de Pernambuco que continua com números em crescimento. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Diniz, no intuito de alcançar metas ainda maiores, o município de Lagoa Grande vem desenvolvendo desde 2009 diversos programas e projetos pedagógicos que visam melhorias na qualidade da educação, preocupação estendida também ao ensino de 5ª a 8ª série que até 2008 não foram avaliadas no município. “As intervenções e trabalhos pedagógicos que vêm sendo desenvolvidos pela a administração atual serão refletidos com maior ênfase no Ideb de 2011, cujos resultados serão avaliados”, observa a secretária Aparecida Diniz.

publicado em 10 de Julho / 2010 às 07:00

Comissão da Câmara de Juazeiro terá audiência com secretário estadual de Saúde.

 

Os vereadores que integram a Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Juazeiro: Janeleide Pereira, Jane (PSL) – Presidente; professor Nilson Barbosa (PTB) e Valdeci Alves, Neguinha (PV) - membros terão uma audiência com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Sola. O encontro será na sede da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), em Salvador, nesta segunda-feira, dia 12 de julho, às 14 horas. O assunto principal da reunião é a implantação do Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro. O funcionamento deste centro vai beneficiar pessoas acometidas de câncer e seus familiares, que sofrem com os constantes deslocamentos para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Também estarão na pauta do encontro assuntos relacionados ao atendimento e serviços prestados no hospital, que é gerido pelo Instituo de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP), alvo de muitas reclamações da comunidade.

Ascom CMJ
publicado em 09 de Julho / 2010 às 23:00

Reminiscência...

Seleção da Rádio Juazeiro na década de 60, em jogo de confraternização no Estádio Adauto Moraes. Da esquerda para direita: Nivaldo Martins, Sinval Freitas, Santinho, Encarnação, Hélio Lacerda(Gerente), Xisto Bandeira, Edmundo Rasteli, Aliomar, Herbet Mouze, Wilson Ribeiro e Manoel Faustino.

Colaboração: Laís Lino (Foto) e Herbet Mouze(Informações).
publicado em 09 de Julho / 2010 às 22:30

Peregrinos pelo Velho Chico

 

Durante uma semana, um grupo de 12 pessoas percorrerá a pé as barrancas do Velho Chico entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, na Bahia. São 160 km de caminhada, sem a certeza de abrigo ou alimentação, contando apenas com a providência divina e a solidariedade das pessoas que encontrarem pelo caminho. Para muitos, isso é loucura, para o grupo de Peregrinos do Nordeste é um ato de fé, em Deus e na pessoa humana.

A caminhada que teve início em Bom Jesus da Lapa, no dia 4 de julho, logo após o encerramento da 33ª Romaria da Terra e das Águas, deve ser terminada ao final desta semana e não é a primeira experiência de peregrinação dos participantes. Formado há 25 anos, o grupo tem percorrido o Nordeste Brasileiro durante esses anos, visitando lugares que têm importância histórica ou religiosa para a região. Juazeiro do Norte no Ceará, Canudos na Bahia, reservas indígenas no Maranhão, entre outros, já estiveram presentes no roteiro. Esse ano o destino escolhido foi o rio São Francisco. “Queremos trazer à tona a vida e a sobrevivência do rio e também nos colocarmos contra a transposição”, explica Artur Peregrino, fundador do grupo.

A proposta dos peregrinos no São Francisco é fazer o percurso à beira do rio, para ter contato direto com o povo ribeirinho. “Queremos conhecer a história do povo, saber o que é contado por eles e também falarmos da nossa experiência”, conta Itamar Peregrino. Ao final da caminhada o grupo pretende divulgar para a sociedade uma carta-testamento contando a experiência e as situações encontradas. “A carta será um chamado para discutirmos o que devemos fazer em relação às pessoas que encontramos e em relação ao rio”, promete Artur.

Ascom CPT-Bahia Foto: Ingrid Campos
publicado em 09 de Julho / 2010 às 21:30

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos terça-feira

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 13 de julho de 1990, vai completar 20 anos de vigência na próxima terça-feira. Na avaliação do juiz-corregedor Cláudio Daltro, chefe da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, trata-se de uma lei inovadora, que serviu de modelo para vários países. “O Estatuto deixou de lado a visão meramente punitiva em relação ao menor do Código de Menores de 1979, para trazer o princípio da proteção integral”, exemplificou o juiz, explicando que o menor passou a ser tratado como sujeito de direitos que devem ser protegidos pelo Estado.

O ECA regulamenta o artigo 227 da Constituição, que impõe ao Estado, aos familiares e à sociedade o dever prioritário de assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, e de protegê-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Mas, apesar dos 20 anos de vigência, o Estatuto da Criança e do Adolescente não vem sendo plenamente aplicado. Na opinião do juiz-corregedor, o principal entrave para sua plena aplicação é a desigualdade social, que provoca uma série de problemas e coloca em risco a criança e o adolescente, como é o caso dos que vivem nas ruas. O magistrado entende que somente a legislação não basta para resolver o problema. É preciso, segundo ele, que seja definida a questão como prioridade para elaboração de políticas públicas pelo Estado.

Texto: Marcos Fontoura – Foto: Nei Pinto/Ascom-TJBA
publicado em 09 de Julho / 2010 às 21:00

Devastação maquiada pode derrubar o vice de Marina

Dirigentes do PV já admitem, em conversas reservadas, discutir a substituição do bilionário Guilherme Leal, dono da indústria de cosméticos Natura e vice da candidata Marina Silva. Esta coluna noticiou na terça (6) que o Ibama investiga suposto crime ambiental em empreendimento de luxo de 80 hectares, da propriedade de Leal, no sul baiano. O Ibama recebeu nova denúncia: áreas devastadas teriam sido “maquiadas” com bromélias para enganar inspeções e fotos áreas.

publicado em 09 de Julho / 2010 às 20:29

Reunião discute implantação do Gabinete de Gestão Integrada em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Defesa Social (SDS) reuniu na noite desta quinta-feira (8) no auditório do Centro de Saúde III comunitários e representantes do poder público para discutir a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

De acordo com o secretário de Defesa Social, Genes Batista, com a implantação do GGIM será incentivada a gestão de recursos da segurança pública a partir do município promovendo articulação dos diversos órgãos competentes para a proposição de ações integradas de combate a violência e criminalidade. Ainda segundo o secretário, a questão do combate a violência é uma das preocupações do atual governo. “O município tem tido uma preocupação e é determinação do prefeito que se busquem soluções para minimizar os efeitos da violência na cidade”, ressaltou.

Essa é a segunda reunião realizada pela SDS para discutir o tema segurança pública, a anterior envolveu todas as secretarias municipais onde foi passado que será desenvolvido um trabalho conjunto, acabando consequentemente com ações isoladas. “Através do GGIM vamos tratar efetivamente da questão da violência, criando políticas públicas e não apenas ações de governo”, afirmou Genes Batista. Nesse segundo encontro, com a participação de líderes comunitários foi apresentado o projeto de implantação do GGMI. “Nossa intenção é fazer algo com a participação popular construindo assim um plano de segurança pública discutido com todos. O GGIM vai contar não só com a participação das polícias, mas principalmente da comunidade que sabe melhor dos problemas do bairro e que muitas vezes nem chegam até a delegacia e as estatísticas apresentadas acabam não refletindo realidade. Vamos deixar de discutir segurança somente no quartel”, lembrou o secretário.
Após a apresentação do projeto os comunitários expuseram as dificuldades encontradas em cada bairro e deram sugestões a cerca do tema.  “Acho muito importante esse tipo de discussão envolvendo a comunidade e a gestão, já que em conjunto as soluções são encontradas mais facilmente”, afirmou Geraldo da Silva, um dos comunitários presentes.

O secretário Genes Batista considerou o encontro produtivo. “Essa é só uma semente lançada, um desafio que visa principalmente fortalecer a família e formar cidadãos mais fortes envolvendo para isso todos os setores da sociedade e identificando alternativas viáveis de combate a criminalidade”, finalizou.

ASSCOM/JUAZEIRO
publicado em 09 de Julho / 2010 às 19:30

Lançamento do Programa Saúde nos Bairros em Casa Nova

A Prefeitura Municipal de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta quinta-feira, 08, as atividades do Programa Saúde nos Bairros, que será desenvolvido em todos os bairros da cidade que não possuem PSF (Programa Saúde da Família). O objetivo é realizar ações de prevenção e promoção da saúde integral, através de consultas médicas, odontológicas, testes de glicemia e distribuição de medicamentos.
 
Durante o lançamento que aconteceu na Vila Galvão, os moradores do bairro, agradeciam o atendimento. Para a aposentada Irene Nogueira, as ações da Secretaria de Saúde contemplam os anseios da população carente, das pessoas que não tem condições de pagar consultas, e medicamentos. “Tenho uma série de problemas de saúde, hoje descobri ainda, que minha taxa de glicemia está muito alta, recebi os medicamentos e vou cuidar da minha saúde”.
 
A equipe do programa é composta, por médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem os pacientes através de acompanhamento humanizado. O Secretario Municipal de Saúde, Sólon Xavier, explica que a proposta é prestar atendimento e disseminar informações, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para o desenvolvimento saudável da população casanovense.

publicado em 09 de Julho / 2010 às 19:00

Paulo Souto apóia João Henrique pelo fim das pichações em muros

O candidato democrata ao governo estadual, Paulo Souto, está de pleno acordo com a proposta do prefeito João Henrique (PMDB) de proibição das pichações eleitorais nos muros de logradouros públicos de Salvador. “A oferta de meios para divulgação dos candidatos é ampla e satisfatória. A internet permite um contato direto com o eleitor. Não há necessidade de se insistir nessa forma arcaica de propaganda, que polui visualmente a cidade, dando-lhe um aspecto de sujeira”, afirma o ex-governador. Souto prefere realizar sua campanha, debatendo ideias com a sociedade. Hoje, ele vai a Cristópolis e Barreiras. Ontem, o ex-governador esteve em Xique-Xique, ouvindo as reivindicações da comunidade local e discutindo propostas de governo. Para Paulo Souto, já é hora de os políticos darem um exemplo de civilidade. “A população, com certeza, vai agradecer. Acho até que essa medida deveria partir dos próprios candidatos, principalmente daqueles que sempre defenderam o discurso da mudança, da revolução e, infelizmente, são os primeiros a fazerem pichações, emporcalhando a cidade”, propõe o candidato democrata ao governo do estado.

Política Livre
publicado em 09 de Julho / 2010 às 18:30

HDM realiza cerca de Dez mil atendimentos

A Fundação IMIP hospitalar completa dois meses de gestão a frente do Hospital Dom Malan, com um balanço positivo de cerca de dez mil atendimentos registrados nas urgências do hospital. Foram mais de dois mil e novecentos atendimentos na emergência obstétrica e 7mil atendimentos no Pronto Socorro Infantil da instituição, além de 936 partos realizados.

A ampliação do atendimento é possível com a manutenção de escalas completas com três médicos pediatras e quatro obstetras de plantão. No berçário em apenas dois meses foram registrados 192 admissões de recém nascidos e na UTI infantil 35 admissões. Setores de apoio ao diagnóstico também tiveram números expressivos, foram realizados mais de 15mil exames laboratoriais, 1.400 exames de radiologia e 715 ultrassonografias.

Com a abertura do serviço ambulatorial, que vai oferecer diversas especialidades médicas, a fundação IMIP Hospitalar prevê um crescimento ainda maior na prestação de serviços oferecidos a população. A Inauguração do ambulatório do HDM está previsto para o mês de agosto.

Jucianna Kelly Terto Ascom HDM
publicado em 09 de Julho / 2010 às 17:30

Continua campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes em PE e AL

A Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias municipais continua recebendo donativos para as vítimas das enchentes nos estados de Pernambuco e Alagoas. A campanha “Solidariedade não se fala, se vive” iniciada há 15 dias já arrecadou alimentos, água e roupas.  As pessoas interessadas em participar da mobilização devem entregar suas doações nos pontos de apoio distribuídos nas secretarias municipais nos horários de expediente.

Segundo os organizadores, a maior necessidade é por água, materiais de limpeza e higiene pessoal. “Já recebemos muitos itens de vestuário e produtos não-perecíveis, que ainda são necessários, mas pedimos à população que dê prioridade nesse momento aos artigos de limpeza, higiene pessoal e água potável, produtos que estão escassos nas cidades atingidas”, afirmou Elizabete Magalhães, uma das coordenadoras da campanha.  

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas através dos números (74) 3612-3568 e 3612-3550.

publicado em 09 de Julho / 2010 às 17:00

POLVO PREVÊ ESPANHA CAMPEÃ DO MUNDO

A Espanha ganhará a Copa do Mundo nos braços do polvo, no próximo domingo (11). É o que previu o famoso polvo-profeta Paul no aquário de Oberhausen, nesta sexta-feira (9). De acordo com ‘a voz do polvo’, mais uma vez a Holanda ficará com vice do Mundial depois de amargar também em 1974 e 1978. Paul segue com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo. Com dois anos e meio e pesando 700 gramas, Paul, que nasceu na Inglaterra, mas é criado em território alemão, acertou todos os resultados da Alemanha, inclusive a derrota para a Sérvia na primeira fase do torneio. Nas outras partidas, o polvo apostou em vitória sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina. Ele também acertou a vitória da Espanha sobre os germânicos na semifinal da Copa. O polvo Paul previu também a vitória da Alemanha no jogo de sábado contra o Uruguai, na disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo da África do Sul.

Informações do G1
publicado em 09 de Julho / 2010 às 16:30

Sertão do Araripe vai movimentar milhões em feiras e exposições

Novos investimentos e incentivos serão aplicados no setor agropecuário em Pernambuco, na região do sertão do Araripe pernambucano. Três eventos estão organizados para esta semana e os municípios beneficiados são Bodocó, o Distrito de Lagoa do Barro que é do município de Araripina e Cedro. Em Bodocó, começou ontem (08), a II Expoleite.  Cerca de 500 animais estão expostos para comercialização. A premiação para os 20 bovinos que participam de concurso leiteiro é de R$ 10 mil. O diferencial deste evento, comparado aos demais do mesmo porte, é a inserção de caprinos e ovinos leiteiros na exposição, o que garante maior diversidade e qualidade dos produtos para o consumidor. Há uma expectativa que cerca de R$ 100 mil seja movimentado com a comercialização e fechamento de contratos.

No Distrito de Lagoa do Barro, em Araripina, 300 animais serão comercializados na 5ª Feira de Caprinos Ovinos. A feira começa nesta sexta feira e vai até domingo. Estarão expostos ovinos das raças Dorper e Santa Inês e caprinos das raças Boer e Anglo Nubiana. Os organizadores esperam arrecadar R$ 20 mil, entre vendas e contratos. Já no município de Cedro acontecem a 4ª Festa da Caprino Ovinocultura e a 10ª Festa do Milho, que é uma das principais culturas da região, também começando nesta sexta feira e terminando no domingo. A secretaria de Agricultura vai oferecer cursos e palestras para os expositores e interessados. Todos os eventos têm apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco e das Prefeituras Municipais.

Nordeste Rural Foto Google
publicado em 09 de Julho / 2010 às 15:30

AUSÊNCIA INGRATA!

Respeitando-se algumas exceções, estamos na “estação” dos irônicos socráticos. Começa o festival de lorotas onde os useiros e vezeiros sopram aos pontos cardeais utopias e promessas mentirosas diante dos eleitores.

Uma esteira de cinismo de “cabelos compridos”, coroada de astúcias e tramas conhecidas do público, que não aceita mais ser enganado por “ladainhas” chafurdadas, repletas de lama. Faz-se necessária autocrítica de certos parlamentares para que deixem de soprar a todo pulmão, em palanques, inutilidades que causam náuseas ao povo que prefere refugar a sonoridade repugnante, batida, recheada de artifícios demagógicos para manipular apoio popular.

Estalar para os “quatro ventos”, o parlamentar ou mesmo o executivo sobre seus feitos, quando do exercício do cargo, não quer dizer que seja generoso. Compreenda que, é dever e obrigação fazer jus a confiança que lhe foi depositada através das urnas. Autopromover-se com propagandas excessivas, com o erário público contraria os requisitos éticos do Direito Administrativo.

Elege-se um candidato, no nosso sistema democrático, na esperança que ele seja escorreito no exercício do cargo que lhe foi outorgado, representando bem o povo; deve ser impávido, transparente, sem declinar-se covardemente e que rejeite propostas escusas, bem como, não se transmude em réptil, lagarto que muda de cor, carregando sobre si o defeito da hipocrisia que agride a virtude.

Ausentar-se de uma sessão legislativa, deputados, na hora da votação de um projeto de lei, que trata do reajuste salarial dos companheiros da Briosa Polícia Militar, esses parlamentares não precisam dos votos dos milicianos. Não há duvida, que seus nomes passarão a constar do Livro Preto que registra as ingratidões. Serão penalizados; o moral ficará baixo, lívido, porque sofrerão desgaste eleitoral em razão da incúria.

A lista dos falsos amigos da PM está na memória da classe. Desconhecem, portanto, o ofício nobilitante que a Corporação presta à sociedade. Enquanto a cidade dorme, os policiais civis e militares, mesmo com o risco da própria vida se expõem a guardar os patrimônios e zelam pela tranqüilidade social; porém, uma tarefa má recompensada.
O Livro Preto está em todo o estado e há de se perguntar, quando das solenidades nos quartéis, sempre convidados, os que se dizem “Amigos da Polícia,” esses répteis, com qual cor se farão presentes?

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Escritor – Bel. em Direito – Cronista – Membro da Academia Juazeirense de Letras e Membro da ABI/Seccional Norte.

Foto: Site da PM-BA
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.