Codevasf mantém Plano de Gestão de Logística Sustentável no semiárido baiano

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (6a SR) continua realizando ações previstas no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), implantado em 2014 a partir da Sede da Companhia em Brasília (DF). Condutas como o uso racional dos veículos da frota, perfuração de poço artesiano para uso na oficina, jardim e posto de lavagem, adoção de torneiras reguladoras de vazão, estabelecimento de horário para funcionamento dos condicionadores de ar somente no período mais quente do dia e o desligamento de todas as luzes internas após o expediente permitiram economia de combustível, água e energia elétrica. 

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, a execução de programas como o PLS está dentro da missão institucional da Codevasf, que é a de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas, com a utilização sustentável dos recursos naturais. “Esse programa também faz parte da política ambiental da companhia”, acrescenta.

Outras ações que merecem destaque são a impressão econômica de documentos e o reaproveitamento de papel. Na primeira é usado um tipo de fonte para impressão que economiza até 10% de tinta e na outra é incentivada a reutilização de rascunhos.

Na Unidade de Meio Ambiente, órgão da Gerência Regional de Revitalização da Bacia Hidrográfica (6ª GRR/UMA) ainda é realizada todas as sextas-feiras a coleta de papéis e materiais recicláveis que são acumulados e, depois de alguns meses, são encaminhados a uma cooperativa de catadores de recicláveis - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz).

A mais recente entrega deste material foi realizada no dia cinco deste mês, com a supervisão da engenheira florestal Janaína Teixeira da Silva, que atua na 6ª GRR/UMA, e é uma das coordenadoras da execução do PLS na superintendência em Juazeiro.

Segundo ela, é necessário reforçar que a campanha é contínua, e que os funcionários devem sempre procurar utilizar frente e verso do papel, principalmente tamanho A4, antes de realizar o descarte nas bandejas para coleta. “Lembramos também que qualquer tipo de papel e papelão pode ser reciclado”, reforça.

Ascom Codevasf