Palestra em Juazeiro apresenta transformações e necessidade de inovação nos negócios

Cerca de 100 empresários e potenciais empreendedores lotaram o auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, na última sexta-feira, 13, para conferir a palestra "Negócios em transformação em um mundo em movimento", ministrada por Claudio Forner, consultor, escritor e especialista em inovação de negócios.

O evento promovido pelo Sebrae abordou as mudanças que vêm impactando os negócios na última década. Durante a palestra, Forner apresentou as transformações dos modelos de negócio e a necessidade de ajustes para que se possa acompanhar a velocidade das mudanças no mercado. "Existe uma grande transformação em andamento. Muitos negócios deixarão de existir em um curto espaço de tempo e, ao mesmo tempo, novas oportunidades surgirão. As empresas precisam se adaptar a tudo isso, tornando-se mais flexíveis, ágeis e focadas em um mundo em movimento", frisou.

Claudio também apontou estratégias para quem quer entrar no mercado e não fracassar. Segundo o especialista o empreendedor precisa avaliar se o negócio é viável para o futuro, se vai adaptar-se às transformações contínuas impostas pelas tecnologias e se vai atender às exigências do novo perfil de consumidor. "O cliente mudou e para se manter no mercado é preciso acompanhar as tendências, investir em inovação e na relação com o público. Os negócios exitosos serão os que apostarem na transparência e sustentabilidade", revelou.

O empresário Antônio Oliveira foi um dos participantes do evento. No mercado de polpa de frutas há 25 anos, ele sabe bem que sem inovação constante não chegaria tão longe. A empresa investe pesado na qualidade dos produtos e no atendimento no ponto de venda. Além de abastecer o mercado interno, 80% da produção é voltada para outros estados brasileiros, a exemplo de Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe.   "A palestra nos trouxe uma visão ampla deste novo mundo dos negócios e das novas oportunidades que se apresentam. Tem que mudar sempre, acompanhar as tendências do mercado e conquistar o consumidor todos os dias", ressaltou.

Foto: Anna Beatriz Reis