Fisioterapeutas do HDM/IMIP de Petrolina promovem palestra sobre massagem terapêutica

A fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do Hospital Dom Malan/IMIP, Juliana Benevides, e a estudante da UPE, Clara Vieira, promoveram uma palestra sobre massagem terapêutica para as mulheres da Casa de Apoio do serviço. Participaram mais de 20 mamães que estão acompanhando seus bebês internados na UCI Neonatal. 

De acordo com Juliana, o "mini-curso" tem como objetivo apresentar as técnicas de massagem terapêutica direcionadas aos recém-nascidos. A prática fortalece o vínculo entre mãe e filho, auxilia no sono, relaxamento e ganho de peso dos bebês. "Os benefícios são muitos e praticamente não há contraindicação", informa a fisioterapeuta.

Para aplicação da massagem o bebê deve ter nascido de 25 semanas ou mais, ter mais de 1Kg, e no momento não deve estar apresentando desconforto respiratório ou febre. "Antes de iniciar a massagem, a mãe deve observar se o ambiente está tranquilo, sem barulhos e se o bebê está confortável. A higienização das mãos é muito importante e o uso de um óleo também auxilia no processo. O óleo só não deve ser passado no rosto", esclarece a estagiária, Clara Vieira.

A massagem deve durar em torno de 10 a 15 minutos e pode ser repetida três vezes ao dia. Deve-se começar pela cabeça, descendo para o rosto, tórax, membros superiores, mãos, membros inferiores e pés. Sempre em movimentos circulares e toque firme. Mãe de segunda viagem, Isabela Araújo disse que confirmou no primogênito os benefícios da massagem. "Na época fiz no meu filho e até a prisão de ventre dele melhorou. Agora estou só esperando minha pequena completar um quilo para começar nela também", afirma. A técnica da massagem terapêutica é também bastante utilizada no Alojamento Mãe Canguru, onde os bebês ficam com as mães após a alta da UCI Neonatal para o ganho de peso.

Ascom Anna Monteiro Dom Malan IMIP