Polícia Rodoviária Federal controla tráfego da Ponte Presidente Dutra e caminhoneiros chamam atenção do Governo Federal

Caminhoneiros fazem protestos em todo o país nesta segunda-feira, 21, contra o aumento dos combustíveis, em especial do diesel, e para pedir a isenção de tributos como forma de baratear o preço dos fretes. A paralisação atingiu o tráfego da Ponte Presidente Dutra e como é de costume provocou enorme engarrafamento em Juazeiro e Petrolina,  conforme este Blog já havia informado. A Polícia Rodoviária Federal já está no local e começou a liberar o trânsito que ainda está lento. 

O anúncio da paralisação foi feito em nota distribuída pela Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam), após o fracasso nas negociações com o governo federal.

 “O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo. Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis realizada pela Petrobras, que dificulta a previsão dos custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios”, diz o comunicado.

“A decisão [pela paralisação geral] foi tomada após esperar por uma resposta do governo federal, que até o momento não tomou qualquer iniciativa em relação aos pleitos feitos pela categoria”, disse, em nota, a Abcam, entidade que reúne 600 sindicatos e 7 federações filiadas e representa de 600 mil a 700 mil caminhoneiros no Brasil. 

Redação Blog Foto: Twiter