Guarda Civil participa de operação que desarticulou comércio ilegal de aves em Petrolina

A Guarda Civil Municipal de Petrolina foi acionada pelo Ibama para atuar numa operação de combate à venda ilegal de aves. A partir de uma denúncia anônima, foi constatada a existência de um criadouro clandestino localizado na Rua do Abacaxi, no bairro Dom Avelar, na zona norte da cidade. 

Todos os animais foram apreendidos e vão ser examinados por veterinários que  irão avaliar se há condições dos mesmos voltarem à natureza. Ainda de acordo com informações do Ibama, o proprietário do espaço, identificado como José Alírio de Souza, de 50 anos, foi multado por danos ambientais. A operação foi realizada por uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, José Silvestre, a ação é resultado de uma parceria operacional entre o Sistema de Segurança Pública de Petrolina, o Ibama e a Agência Municipal do Meio Ambiente.

"O Ibama tem conseguido intensificar as ações de fiscalização graças ao apoio que a Prefeitura tem dado através das instituições municipais. A partir desse trabalho, vamos conseguir capacitar o pessoal com um treinamento específico junto com o Ibama e a AMMA para que, em breve, possamos implantar uma patrulha ambiental da Guarda Civil com o objetivo de contribuir ainda mais com as ações de proteção ao meio ambiente em Petrolina", destaca Silvestre.

Ascom/Petrolina