Plano Diretor Participativo é discutido durante reunião da FIEPE em Petrolina - PE

Estabelecer normas urbanísticas, organizar o desenho da cidade, ordenamento das construções, qualidade dos espaços públicos e do meio ambiente para definição do futuro do município. Este é basicamente o propósito do ‘Plano Diretor Participativo de Petrolina’, que foi apresentado na noite desta quarta-feira (6) durante reunião do Conselho Empresarial da unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

Na abertura dos trabalhos, os arquitetos Geraldo Marinho, Milton Bolter e o biólogo Mauro Buarque, representantes das três empresas contratadas pela prefeitura, falaram das seis etapas do projeto que tem previsão de conclusão em outubro próximo.

“Já realizamos o plano de trabalho e começamos agora a prospecção de dados ouvindo os mais variados segmentos da cidade. Pelas contribuições que recebemos hoje aqui na FIEPE teremos um Plano Diretor onde serão contempladas equitativamente as políticas econômica, ambiental, social e urbana que irão nortear os caminhos do município pelos próximos 10 anos”, adiantou Geraldo Marinho.

Até o próximo mês de julho, o grupo de trabalho vai pensar sobre a cidade, avaliar suas qualidades e potencialidades para dar suporte à etapa de elaboração de propostas. “Depois de fechar o diagnóstico, incluindo as regras para construção, ocupação de espaços, convívio, regulação de atividades e controle da poluição, o Plano Diretor e as normas urbanísticas serão entregues ao prefeito Miguel Coelho”, pontuou.

A expectativa é que após apresentação na Câmara de Vereadores, em novembro, o Plano Diretor Participativo de Petrolina esteja concluído, aprovado e sancionado ainda no primeiro semestre de 2019.

Após as apresentações, os conselheiros da Unidade Regional da FIEPE Sertão do São Francisco fizeram questionamentos, tiraram dúvidas e apresentaram sugestões. O diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, e o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, avaliaram muito positivamente o encontro. Os conselheiros vão formar grupos de trabalho para apresentar as contribuições relacionadas a investimentos imobiliários, sustentabilidade, meio ambiente, acessibilidade, transporte, ampliação da área verde do município e demais segmentos produtivos de Petrolina.

Clas Comunicação