Blog do Geraldo José - 5ª Sessão do First Friday propõe a discussão do tema - 'Isto é Conservação!'
Vale do São Francisco - 22 de Outubro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Julho / 2018 às 22:30

5ª Sessão do First Friday propõe a discussão do tema - 'Isto é Conservação!'

'Isto é Conservação' será o próximo tema a ser debatido na quinta sessão do projeto científico-cultural 'First Friday', realizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.

No dia 06 de julho, às 9h, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga espera receber estudantes, professores e profissionais da área da ecologia, biologia, medicina veterinária para discutir sobre o tema proposto ministrado pela bióloga Claudia Campos, pesquisadora no "Instituto Pró-Carnívoros", coordenadora e pesquisadora no "Programa Amigos da Onça".

A equipe do Programa Amigos da Onça atua desde 2012 em uma região conhecida como Boqueirão da Onça, norte do estado da Bahia, em pleno bioma Caatinga. Suas pesquisas e ações são voltadas para a conservação dos dois maiores felinos das Américas, as onças-pardas e as onças-pintadas. Como em outros lugares do mundo que têm a atuação de pesquisadores para a conservação de grandes felinos, os nossos desafios com estas duas espécies - além da nossa própria espécie, que historicamente tem conflitos com as onças - são muitos e muitas vezes desconhecidos pelo público e pela própria comunidade científica.

Assim, apresentaremos primeiramente o que é o Programa (histórico, projetos e ações desenvolvidas), e posteriormente focaremos nos bastidores das atividades, com exposição dos detalhes da região de atuação (hoje um mosaico de unidades de conservação federal) que ficou conhecida como a região mais desafiadora para os pesquisadores, e o que o futuro pode nos reservar.

Claudia Campos é Bióloga, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo em Biologia da Conservação (2012); Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) e Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas (2004 pela USP - Campus ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"). É pesquisadora associada ao Instituto Pró-Carnívoros e pesquisadora colaboradora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros - CENAP/ICMBio. Área de atuação: Ecologia e Biologia da Conservação de mamíferos de médio e grande porte, com ênfase em carnívoros. Coordenadora do "Programa Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga".

Ascom Univasf
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.