Blog do Geraldo José - Comissão Permanente de Mulheres Rurais se reúne para fortalecer Marcha das Margaridas
Vale do São Francisco - 20 de Setembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 14 de Setembro / 2018 às 10:30

Comissão Permanente de Mulheres Rurais se reúne para fortalecer Marcha das Margaridas

Nesta sexta-feira (14) acontece o 4º Encontro de Formação da Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE), na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-PE), localizado Rua Alfredo Lisboa, 188. O evento tem como objetivo desenvolver ações de fortalecimento da comissão por meio da troca de conhecimentos, experiências e estratégias que estão sendo elaboradas para a VI Marcha das Margaridas, que acontece em 2019.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, floresta e das águas que integram a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.

É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre suas condições de vida. O movimento é permanente, assim as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequênciascruéis à vida delas, na atual conjuntura, como também de resistência ao golpe aos direitos e a democracia.

Realizada a partir de 2000, a marcha tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.

O Encontro contará com representantes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do PRORURAL, ITERPE, IPA e da ADAGRO, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sob a coordenação da SecMulher-PE. Representantes do Programa Chapéu de Palha Mulher e do Comitê de Monitoramento do ProgramaHorta em Todo Canto/ Caisan-PE, que apresentarão o andamento dos trabalhos desenvolvidos no contexto atual.

A Comissão é formada por 15 movimentos sociais: Articulação das Pescadoras de Pernambuco; APOINME; CPT; FETAPE; FETRAF; MMTR-NE; MPA; MLST; MST; Convergir Mulher; Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada; Rede de Mulheres Indígenas; Rede de Mulheres Mandiocultoras; Rede de Mulheres Quilombolas.

A CPMR-PE segue com o compromisso de defender os direitos das mulheres rurais por meio da articulação e do controle social das ações públicas e privadas, e da promoção da igualdade de gênero, com recorte de raça, classe, geração e orientação sexual, contribuindo para a autonomia da população feminina rural.

Ascom
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.