Juazeiro: Livro conta história de ginásio que causou 'guerra simbólica' entre moradores

O livro que conta a história do Ginásio Ruy Barbosa, em Juazeiro, será lançado na próxima quinta-feira (27). Resultado de pesquisas para a tese de doutorado do professor José Roberto Gomes Rodrigues, da Universidade Estadual da Bahia, a publicação “Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa” conta a trajetória do colégio estadual.

Fundado em 1953, pelo professor Agostinho Muniz, o colégio foi criado como opção para as famílias carentes de Juazeiro. Na cidade, havia apenas o Ginásio Juazeiro onde abrigava filhos de famílias mais abastadas da cidade.

Segundo o professor José Roberto, a fundação do colégio causou uma espécie de “guerra simbólica” com a elite local, o que gerou até brigas partidárias. Entre as figuras que passaram pela instituição figura Anísio Teixeira, um dos maiores expoentes da educação brasileira à época.

“Esse ginásio não é uma instituição qualquer, que se cria e se instala, inaugura-se, desenvolve-se, mas, tem uma existência social”, considera o professor. O lançamento do livro está marcado para ocorrer no próprio Ginásio Ruy Barbosa, às 19h, e faz parte das comemorações dos 65 anos da instituição.

Francis Juliano- Noticias da Bahia Foto: Divulgação