Serviço de Psicologia trabalha o Setembro Amarelo com funcionários e colaboradores do HDM/IMIP

O serviço de psicologia começou a trabalhar, nesta segunda-feira (24), o Setembro Amarelo com funcionários e colaboradores do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. A iniciativa tem como objetivo promover um diálogo franco sobre o suicídio, que já é considerado questão de saúde pública no Brasil. "Os profissionais da saúde precisam estar preparados para atender a uma demanda como essa, mas também devem receber os cuidados necessários para não se tornarem vítimas de um sofrimento psíquico intenso", esclarece a psicóloga Jéssica Melo. 

O fenômeno do suicídio entre profissionais da saúde é uma realidade. Os estudos dão conta de que a quantidade de casos entre jovens estudantes de medicina e médicos recém-formados, por exemplo, vem aumentando assustadoramente. Muito disso vem do fato dos profissionais da saúde terem que interagir de maneira intensa com o sofrimento das outras pessoas e, ao mesmo tempo, negligenciar as suas próprias fragilidades.

"Precisamos acessar as nossas emoções. Estar mais flexíveis a elas. Ninguém possui o super poder de não sentir dor, medo, raiva, tristeza, etc. Não mascarar esses sentimentos é o caminho para a manutenção da saúde mental" constata. Então, para falar sobre o assunto, a equipe está visitando todo o hospital. "O que nós buscamos promover é uma sensibilização e um cuidar. A prevenção é sempre a melhor solução e é isso que estamos fazendo no Dom Malan", afirma. 

Até o final deste mês, a equipe de psicologia pretende abranger o número maior de funcionários possível. "Estamos levando o assunto aos setores mais diversos, afixando cartazes, e teremos um momento interativo que promete ser bem especial, onde as pessoas escreverão sobre o que as motivam a viver", relata animada. 

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Diversos segmentos da sociedade debatem o tema e ações acontecem em todo país.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip