Canteiro central da Av. Adolfo Viana começa a receber meio fio dentro da obra de requalificação

Realizada pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) a obra de requalificação da Av. Adolfo Viana iniciou ontem quarta-feira (10) o assentamento do meio fio que redimensiona o novo formato do canteiro central. Iniciada há pouco mais de 30 dias a intervenção tem como foco principal a melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade da principal avenida da cidade com a implantação de calçadas amplas, em toda sua extensão, redimensionamento do canteiro central, que também ganhará novos postes com iluminação em led, ciclofaixa e recuperação do pavimento asfáltico nas áreas de intervenção.

De acordo com o engenheiro civil da SEDUR Lucas Souza, já foi concluída a demolição de todo o canteiro central. "Hoje estamos com duas frentes de serviço na obra trabalhando na retirada de material do trecho final do canteiro e outra já assentando o meio fio no trecho inicial. As próximas etapas a serem executadas serão o plantio das palmeiras imperiais e a execução da rede elétrica e substituição dos postes do canteiro central", explica o engenheiro.

A comerciária Judite Silva costuma passar pela avenida todos os dias para ir trabalhar e declarou que a obra vai promover mudanças significativas, principalmente para os pedestres. "Em muitos trechos na avenida praticamente não existe calçada pelo que entendi do projeto isso vai acabar e ainda vamos ter ciclofaixa, nova iluminação, com certeza essa é uma obra que só vai melhorar o dia a dia de todos que passam por aqui e ainda vai embelezar a principal via da cidade", declarou Judite Silva.

O Secretário de Obras Hemerson Guimarães explica que as intervenções no canteiro central correspondem à primeira etapa da obra dentro do cronograma estabelecido. "Desde o início da obra estamos passando para a população todas as informações possíveis para evitar contratempos e minimizar os transtornos, pois sabemos que é uma importante via de acesso á nossa cidade, e com muitos pontos comerciais. A obra foi dividida em tapas: canteiro central, calçadas e ciclofaixa. Estamos na etapa do canteiro, que também está sendo executado em etapas, pois seria inviável executá-lo todo ao mesmo tempo. Iniciamos com a demolição por etapas e agora iniciamos o meio fio que vai dar o novo formato do canteiro", destaca o secretário Hemerson Guimarães.

Ainda segundo o secretário, alguns questionamentos têm chegado a SEDUR relativos a uma arvore caraibeira que secou a folhagem no decorrer da obra. "Já acionamos a SEMAURB que analisou a árvore, está acompanhando a reação da mesma e tomando as providências cabíveis. O projeto não prevê a retirada de nenhuma das caraibeiras, somente das plantas exóticas, que são as do tipo ficos, e serão substituídas por palmeiras imperiais", finalizou o secretário Hemerson Guimarães.

Fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder, orçado em R$ 6 milhões, onde R$ 1,3 milhão será aplicado na requalificação da Adolfo Viana e o restante do recurso será aplicado na obra de requalificação das avenidas que dão acesso ao bairro Pedra do Lorde.

Gardennia Garibalde/SEDUR