Blog do Geraldo José - Maratona tecnológica para criar soluções inovadoras para a fruticultura movimenta o Vale do São Francisco
Vale do São Francisco - 09 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Dezembro / 2018 às 22:45

Maratona tecnológica para criar soluções inovadoras para a fruticultura movimenta o Vale do São Francisco

Serão 52 horas contínuas, a partir das 18h da sexta-feira (7), seguindo até as 22h do domingo (9), na busca pela melhor solução tecnológica para resolver o problema da falta de monitoramento de plantas em um pomar. 

Numa triagem com os produtores rurais da região, esse foi eleito o maior problema atualmente enfrentado por eles na atividade frutícola. O evento, que foi lançado oficialmente dia 26 de novembro, acontece no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar, na cidade de Juazeiro, e vai reunir profissionais de tecnologia, fruticultores, professores, pesquisadores e estudantes da região.

Será uma disputa em equipes, cada uma com cerca de cinco participantes. A grande vencedora vai garantir uma impressora 3D para cada integrante da equipe, além de receber todo o apoio técnico para dar continuidade à solução criada. O Inova.Farm contou com workshops preparatórios realizados em Juazeiro e Salvador.

O evento é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agência Nacional de Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Senar está realizando a implantação de Programas e Projetos de Inovação, que visam aproximar o produtor rural do Ecossistema de Inovação do Agronegócios - Startups do Agronegócios – AGTECHS. Isso será possível por meio das conexões da comunidade local, envolvendo produtores rurais, universidades, fornecedores, Sindicatos dos Produtores Rurais, startups, aceleradoras de empresas e o próprio Sistema CNA.

A Bahia foi o estado do Nordeste do Brasil escolhido para receber o Projeto Piloto deste evento, que vai acontecer nas cinco regiões do País e também contará com eventos imersivos, palestras, workshops dentre outras atividades. Essa também é a primeira vez que acontece um hackathon voltado para a fruticultura no Brasil. As inscrições são limitadas para desenvolvedores e especialistas e podem ser realizadas acessando o endereço eletrônico bit.ly/inovafarm.

A maratona é uma das ações que integra a Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária – RIAP, que está sendo implantada pelo Senar Central em parceria com a Softex. Trata-se de rede nacional com a presença global de tecnologia para o campo e visa identificar e resolver localmente os problemas apontados pelo produtor rural.

Fonte: Ascom Sistema Faeb
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.