Blog do Geraldo José - ARTISTA LÊDO IVO COMEMORA 25 ANOS DE ESCULTURA; VEJA O VÍDEO
Vale do São Francisco - 09 de Dezembro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 06:00

ARTISTA LÊDO IVO COMEMORA 25 ANOS DE ESCULTURA; VEJA O VÍDEO

O artista plástico Lêdo Ivo foi um dos convidados do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (05) oportunidade em que falou um pouco da sua vida profissional e sobre o lançamento do filme em curta metragem sobre os 25 anos de escultura que acontecerá nesta sexta-feira dia 07, no Grande Hotel de Juazeiro, às 19 horas.

O radialista Kleyton Nunes que acompanhava na entrevista o artista Lêdo Ivo explicou que há trinta dias vem trabalhando na produção e o vídeo documentário ficou sensacional. “Ficou muito natural e as pessoas terão a oportunidade de conhecer as obras em relato do próprio autor” disse Kleyton Nunes.

Lêdo Ivo é juazeirense, criado em Lagoa da Pedra, distrito de Maniçoba, e quando criança gostava de fazer bonecos de barro, depois que foi morar na França, encantado com as obras que viu por lá, entusiasmou-se pela criação e começou a esculpir estátuas de figuras reais e outras imaginárias.

Trabalhando na recuperação de capelas e igrejas aperfeiçoou seus dotes para arte, mas, sua mente e seus projetos visuais estavam centrados na região onde nasceu, a saudade era tamanha.

Um dia, a vontade de estar de novo as margens do rio emergiu, chegando aqui, foi no São Francisco que pintou a inspiração de criar a imagem do Nego D'água, uma lenda antiga dos ribeirinhos, a escultura consagrou Lêdo como "escultor de cidades".

 Com esse vídeo documentário em forma de curta metragem biográfico, o artista fala um pouco de cada obra e de sua história. O lançamento será nesta sexta na área da piscina do Grande hotel de Juazeiro com a participação de artistas, intelectuais, imprensa e amigos que irão celebrar os 25 anos de escultura.

Obras mais importantes de Lêdo Ivo na região:

Mãe d'água - rio

Nego D'água - rio

Bíblia Sagrada- Petrolina/ saída de Juazeiro

Ama de leite - Orla 2 Juazeiro

Dom Malan e Padre Cícero- na Praça da Catedral de Petrolina

Os pracinhas - Praça Pio XI Petrolina

São Benedito - Curaçá-BA

Onças pintada - São Raimundo Nonato-PI

A Seriema e o Tatu - São Raimundo-PI

Campo da fé - Capela, bíblia, Belchior e São Francisco na saída de Juazeiro... dentre outras.

VEJA O VÍDEO:

Da Redação
POSTAR
3 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 06 de Dezembro / 2018 às 08:11
orgulho

Ledo Ivo orgulho de Juazeiro, pena que tão pouco prestigiado pela cidade natal, mas saiba que pelo menos alguns de seus moradores tem orgulho de ter vc como conterrâneo, parabéns.

publicado em 07 de Dezembro / 2018 às 02:35
sardinha

Esse é o cara. Esses políticos de Juazeiro só sabem usar o nome de ledo Ivo. Zó mesmo é um deles, que sempre elogia, mas nunca apoia esse gênio. O negão do Edson por aí, é um exemplo. Um prefeitim boneco da estrela, garçom que mora em condomínio de luxo... o seu grão mestre vai pra casa jaula, e tu daqui a alguns dias, tambem. Joseph o colocará lá juntinhos.

publicado em 07 de Dezembro / 2018 às 09:42
Jorge Salles

Lêdo Ivo, Otoniel Gondim, Gogó, etc. Verdadeiros fenômenos nossos. Geniais. Essa SECULT sobrevive de Mauiçozaninhas....Ridículo! Parabéns, Lêdo Ivo.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.