Comunidade aprova minicurso com foco na geração de emprego realizado pela prefeitura de Juazeiro

"Esse curso veio em boa hora. Trabalho como faxineira e vou fazer as bijuterias para vender. Vai ser uma renda a mais. Quem é mãe de família sabe o quanto este tipo de aprendizado é importante", enfatizou a moradora do bairro Alto da Aliança, Rosa de Jesus.

Ela é uma das 28 participantes do minicurso com foco na geração de emprego, realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e que oportunizou a capacitação na produção de biojóias artesanais (bijuteria feita com utilização de sementes) aos moradores dos bairros que compõem a região da Poligonal Urbana de Juazeiro.

O minicurso aconteceu na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes, nesta quarta-feira (12). A capacitação integra o cronograma de ações desenvolvido SEDUR para mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana e tem como objetivo capacitar para gerar trabalho e renda às famílias.

"O prefeito Paulo Bomfim sempre olhou com muita sensibilidade para esta demanda e determina que sejam alcançadas as populações que mais precisam, passando o conhecimento e dando a chance de se tornarem um pequeno empreendedor. Esse é um importante passo para essa comunidade que está sendo beneficiada, que complementa e potencializa a melhoria da qualidade de suas vidas", enfatizou o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, que acompanhou a abertura do curso.

Com duração de 3h o minicurso abrangeu teoria com noções de manipulação adequada das ferramentas necessários e durante a aula as participantes trabalharam na confecção de peças básicas como: brinco, pulseira e colar. A instrutora Vagna Bezerra avaliou a capacitação como proveitosa.

"Foi um curso onde todos que participaram mostraram muito interesse e criatividade. Pelo que foi produzido, em tão pouco tempo, só posso parabenizar cada aluna. Muitas pessoas aqui tiveram esse primeiro contato com a produção de biojóias e se saíram muito bem. São capazes de se transformar em pequenos empreendedores", afirmou.

Para a dona de casa Irla Sabrina Barbosa, moradora do bairro Jardim São Paulo, o curso vai ser o ponto de partida para a garantia de uma nova renda. "Sempre gostei de artesanato e aqui aprimorei o que eu sabia e aprendi coisas novas. O curso é de pouca duração, mas é muito bom, abrange muita coisa e a gente aprende mesmo. Estou muito surpresa comigo e gostei bastante do que aprendi aqui. Quero aproveitar e parabenizar a gestão municipal por essa importante iniciativa", disse.

A programação de cursos da SEDUR para os moradores da Poligonal Urbana já formou 15 turmas em cursos variados voltados para a geração de emprego e ainda vai oferecer aproximadamente mais 15 capacitações, beneficiando mais de 700 pessoas até o final do primeiro semestre de 2019. Os participantes ainda recebem no ato de certificação um kit com as ferramentas necessárias para iniciar as atividades dentro do curso que concluiu.

Gardennia Garibalde/SEDUR