Água é um tema crítico, tanto para a população quanto para o meio ambiente; são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água

A água, um dos insumos básicos para a sobrevivência de quase todos os seres vivos que habitam o planeta, é um recurso natural limitado: sua quantidade no mundo não aumenta e nem diminui. Então, à medida em que a usamos, precisamos tratá-la para conseguirmos reutilizar no futuro. E o processo de restauração dos padrões aceitáveis de consumo se torna cada vez mais caro. 

Se esses padrões de consumo continuarem os mesmos, até 2030 o planeta enfrentará um déficit de água potável de 40%, de acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos, liderado pela Unesco.

Ao mesmo tempo, esse elemento natural é um fator crucial de desenvolvimento social e econômico dos países, pois ao contribuir com a saúde das pessoas, aumenta a qualidade de vida da classe trabalhadora e reduz os gastos do governo com saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,8 bilhões de pessoas no mundo utilizam fontes de água contaminada.

A seca do semiárido brasileiro dificulta ainda mais a situação de algumas pessoas, que chegam a dedicar até seis horas por dia em busca de água. E com o intuito de melhorar a vida dessa parcela da população, a Cervejaria Ambev, em parceria com a Fundação Avina, que trabalha com desenvolvimento sustentável, e a Yunus Negócios Sociais, iniciativa que estimula empresas a pensarem negócios que já nascem para resolver problemas sociais, entre outros parceiros, decidiram criar uma água engarrafada que tivesse 100% de seus lucros destinados à projetos de acesso à água potável.

“O acesso à água é um tema crítico, tanto para a população quanto para o meio ambiente. Hoje, são 35 milhões de brasileiros sem acesso à água, um recurso básico e fundamental, e é responsabilidade de todos ajudar a resolver esse problema. Não podíamos ficar parados diante dessa questão, especialmente como uma empresa que produz bebidas, tendo a água como sua principal matéria-prima", diz Richard Lee, gerente de Sustentabilidade.

"Assim, escolher esta causa foi natural, fundamental e a principal motivação para trabalharmos no desenvolvimento de AMA, que é mais do que um produto: é um negócio social para causar impactos positivos para a sociedade. Com a AMA, foi possível extrapolar nossos muros e conscientizar os nossos consumidores sobre o problema da seca e da falta de água em algumas regiões do país”, acrescenta. A ideia é simples, facilmente replicável por qualquer empresa, com altos níveis de eficiência e transparência.

Atualmente, o programa financia 28 projetos nos estados da Bahia, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. Em janeiro do próximo ano, serão abarcados Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe, chegando a todo o semiárido.

Em cada comunidade é feito um diagnóstico para entender a causa principal do problema e como é possível ajudar. As soluções variam de acordo com cada caso e incluem a perfuração de poços profundos para captação de água, placas solares para baratear o custo de distribuição e garantir a sustentabilidade ambiental, a revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes, a construção de cisternas em escolas, juntamente com sistemas de reuso de águas cinzas, o manejo de hortas e as capacitações em meio ambiente.

Em cada comunidade é feito um diagnóstico para entender a causa principal do problema e como é possível ajudar. As soluções variam de acordo com cada caso e incluem a perfuração de poços profundos para captação de água, placas solares para baratear o custo de distribuição e garantir a sustentabilidade ambiental, a revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes, a construção de cisternas em escolas, juntamente com sistemas de reuso de águas cinzas, o manejo de hortas e as capacitações em meio ambiente.

Correio Braziliense Foto: Ilustração