Paratletas de Paulo Afonso ganham cadeiras de roda

Um total de dez cadeiras de rodas adaptadas para basquete foram entregues à equipe formada pela Associação da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso, Apdepa. A doação foi  pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do seu diretor Elias Dourado, em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (18), na quadra esportiva do Centro de Cultura e Esportes Unificados Euclides Ribeiro, em Paulo Afonso.

Para o diretor da Sudesb, entregar as cadeiras de roda para o basquete de Paulo Afonso é a confirmação do compromisso do Governo da Bahia com o esporte adaptado. "Em anos anteriores, já fizemos doações de cadeiras para paratletas de Salvador e também de Itabuna. Agora estamos atendendo ao basquete de Paulo Afonso", disse o gestor.

Lúcio Flávio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Compede, afirmou que "a conquista das cadeiras de roda de basquete foi uma vitória de várias mãos. O Conselho fez seu papel de articulação com a Sudesb e a Prefeitura, e encontrou na Apdepa a parceria ideal para levar à frente este projeto do basquete", afirmou.

Já Luciano Oliveira, presidente da Apdepa, reiterou a importância da entrega das cadeiras aos membros da associação: "Sei da importância do esporte na qualidade de vida de uma pessoa com deficiência, e desde que cheguei a Paulo Afonso, juntamente com o Compede, lutamos por esse dia. Agradecemos a Sudesb por nos doar as cadeiras de roda de tamanha qualidade e tecnologia".

Outras doações – Em 2016, a Sudesb já havia entregue dez cadeiras adaptadas para o basquete de Itabuna, produzidas sob medida para a necessidade de cada jogador. Em 2012, outras 20 cadeiras de roda oficiais foram doadas para a Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane) e, em 2013, doou outras cinco cadeiras de roda triciclo para a Federação Bahiana de Atletismo, ambas entidades com sede em Salvador.

Ascom Sudesb