Blog do Geraldo José - ARTIGO - O 18 DE BRUMÁRIO DE JAIR BOLSONARO: FARSA E TRAGÉDIA
Vale do São Francisco - 18 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 13:00

ARTIGO - O 18 DE BRUMÁRIO DE JAIR BOLSONARO: FARSA E TRAGÉDIA

No livro "18 de Brumário de Luís Bonaparte”, Karl Marx (repetindo Hegel) afirma que a história acontece duas vezes: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. O livro estabelece a correlação entre o golpe de Estado de Luís Bonaparte, em 1851, e o golpe de Estado de Napoleão Bonaparte, em 1799. (Sobrinho e tio, respectivamente).

Tomando por base a linha discursiva de Marx, poderíamos dizer, a princípio, que Bolsonaro é Mourão Filho (que deflagrou o golpe de 1964) Castelo Branco, Costa e Silva (e sucessores) Golbery, Brilhante Ustra e toda essa caterva de ditadores, torturadores e genocidas.
 
Mas há outro elemento que com Bolsonaro volta à tona: o discurso anticomunista. O mesmo discurso utilizado em 1937, para justificar o Estado Novo, e em 1964 para respaldar a deposição de Jango e a consequente ascensão dos militares. E sempre no mesmo diapasão: ou seja, um discurso revestido de falácias, mentiras, e toda sorte de aberrações históricas, como, por exemplo, a afirmativa de que o Brasil foi um país socialista, ou de que as escolas brasileiras estão impregnadas da teoria marxista.

Uma verborreia estúpida, ridícula e risível, própria de quem desconhece a história e seus meandros, ou de quem, aberta e deliberadamente, resolve mentir para disseminar ódio, dissenso, medo, dúvidas, incertezas e terror.

E não poderia ser de outro modo. A mentira está no DNA dos governos autoritários (ou com tendência ao autoritarismo). Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, costumava dizer que "uma mentira repetida mil vezes acaba virando verdade". E ele próprio expunha sua estratégia: “Temos que fazer o povo crer que a fome, a sede, a escassez e as enfermidades são culpa de nossos opositores e fazer com que nossos simpatizantes repitam isso a todo momento”. Trump fez da mentira seu dogma. Foi eleito pela mentira e governa pela mentira. Bolsonaro não foi, não é, e não será diferente.

Daí, a censura aos veículos de informação. Onde há censura, há mentira. Mentira e corrupção (não esqueçamos de que a maioria dos membros do atual Governo, sem falar das maracutaias envolvendo o Queiroz, está metida em corrupção. A começar do próprio Bolsonaro, que ganhou a eleição com auxílio do caixa 2, e sobre quem pesa inúmeras denúncias por ilicitudes, como o recebimento de dinheiro da JBS, a manutenção de uma funcionária fantasma em Angra dos Reis, dentre outros, conforme divulgado à exaustão por parte da mídia brasileira, muito antes do pleito eleitoral).

A exemplo do que ocorreu em 37 e em 64, o então candidato do PSL (hoje presidente) e seu staff de publicitas valeram-se da mentira mais deslavada para enganar e aterrorizar os menos esclarecidos. Na visão de Bolsonaro, o comunismo voltou a ser uma ameaça real para o Brasil (aliás, até criancinhas os comunas voltaram a comer!). Um discurso superado há décadas, que de repente volta à baila tangido por uma mente obsecada por desenterrar fantasmas e perseguir desafetos.

A guerra diplomática contra Cuba e Venezuela, incluindo o "desconvite" a estes países para a solenidade de posse do dia 1º de janeiro, se insere nesse contexto de mentira, paranoia, delírio e perseguição criado pelo atual presidente e seus acólitos de repetidores de frases prontas e rasas.

Bolsonaro e seus comparsas, incluindo o pseudo-filósofo Olavo de Carvalho (a estupidez elevada à enésima potência) continuam a mentir. E a mentir descaradamente. Ora, todo mentiroso precisa de um inimigo, de um bode expiatório, a quem direcionar sua mentira.

Neste momento, o bode expiatório é o conjunto de países com orientação solicialista, a saber, Cuba, Venezuela e Nicarágua, tido por essa gente como o eixo do mal, a materialização do comunismo mais sanguinário (sic).

Acho que estamos vivendo ao mesmo tempo a farsa e a tragédia. Creindeuspadre!
 
José Gonçalves do Nascimento

jotagoncalves_@66yahoo.com.br

POSTAR
8 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 14:17
Professor Moisés

Parabéns doutor Jose Gonçalves. Verdade pura. To com medo com a vida dos donos de blogues e os jornalistas podem ser perseguido torturados ou mortos?

publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 14:19
tania - trabalhadores lascados na mão de torturadores

O motorista Queiroz laranja da famiglia Bosonaro pode ser morto igual o PC Farias de Color?

publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 14:26
Madalena - Blog Brasil247 e blog GGN

Quim e Erre Justu tao mamando em Brasília?? sua marmita vai acabar? B171 precisa ser investigado agora e punido preso. O Brasil hoje não aguenta tanta maracutaia desvios. Motorista Queiroz 1.200.000.00 solto não pode. Não tenho bandido de estimação. B171 na grade

publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 19:37
Roberto

Acho um desrespeito com o ser humano quando eles falam: "vamos despetizar o país". Esquecem eles que 47 milhões votaram no PT. Como dizem os mais velhos: "O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS".

publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 21:09
Rafael

O choro é grande. A mamata do PT acabou e agora vão ter que trabalhar. Chega de MIMIMI. Perdeu a eleição. Aceita que foi menos!!

publicado em 06 de Janeiro / 2019 às 21:45
Ferrnando Costa

Meu caro Jota muito do que vc falou é verdade. Estamos em guerra com o comunismo da Venezuela, Cuba e outras ditaduras vermelhas, que seu ladrão de estimação sustentou com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Os comunistas não estão comendo criancinhas, mas erotizando inocentes com objetivo de destruir a família. Não é possível um ser humano ver o que está acontecendo na Venezuela e dizer que é uma democracia; Ver o tanto que Lula e o PT roubaram e defender esta quadrilha. Realmente, o senhor parece um papagaio que só aprendeu a cantilena vermelha.

publicado em 07 de Janeiro / 2019 às 08:36
Edvan Cajuhy

De fato, meus não consegue ver a esperança, apenas a obscuridade do que está por vir. E o que percebo que esse governo não fazer muita coisa, porque eles estão mais preocupados com o marxismo, a sexualidade, a esquerda, o socialismo do que resolver os reais problemas brasileiros. E seus adeptos agem da mesma forma que ele, destilam ódio, um rancor incrível. Até nas redes sociais, se curtir algo, se escrever risos, ou se colar sua opinião, lhe taxam logo de petista, lhe agridem, ou ainda, uma preocupação exagerada, quase que neurótica para justificar os erros do atual presidente. É assustador!

publicado em 07 de Janeiro / 2019 às 13:47
Tocador

O foco desse desequilibrado mental (bozo) é destruir o INDESTRUTÍVEL Partido dos Trabalhadores...desista psicopata! Procure olhar para os problemas desse país, algo quer vc desconhece e não tem qualquer capacidade e competência para governar. O povo sentirá a falta da esquerda. O "coiso" será o maior aliado no regresso de Lula ao poder. Voltaremos...é certo! Aguardem e confiram.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.