Blog do Geraldo José - Banco de leite em Petrolina está em nível crítico
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 22:00

Banco de leite em Petrolina está em nível crítico

A situação do Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM), em Petrolina, está crítica. A unidade, que é referência para quase 60 cidades e é a única pública do Sertão pernambucano, contava, na terça (08), com apenas dois litros de leite materno para ajudar na alimentação dos bebês prematuros. O volume pode não durar até esta sexta 11.

A direção do hospital faz um apelo para que as mães que estejam em boas condições de saúde e com excedente de leite busquem a unidade presencialmente ou liguem para o banco no telefone (87) 3202.7002 para que seja viabilizada a doação. Preferencialmente mulheres de Petrolina e Juazeiro, na Bahia, devem ter mais condições de ajudar.

“Temos sempre uma demanda grande de pacientes, mas o de doadoras de leite não é tão grande para suprir o que é necessário. Na maioria dos meses estamos com estoque baixo. Se a gente for analisar durante 2018 passamos somente quatro meses com estoque bom, que dava para suprir a demanda toda. Mas no restante dos meses sempre ficou abaixo do que precisaríamos atender”, comentou a enfermeira gerente do banco, Kaliane Gomes.

A escassez fez se redefinir quem eram os bebês prioritários para o leite materno: somente prematuros nascidos abaixo de 2,5 quilos e aqueles com alguma doença metabólica que inviabilizam a administração do leite artificial. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) comunicou que além do Dom Malan, outros bancos de leite também estão com dificuldade de estoque neste período pós Natal e Réveillon. No Hospital Jesus Nazareno (HJN), em Caruaru, há 16 litros e o consumo diário é de um litro. No Recife, os hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL) também necessitam de doações. O HBL está, atualmente, com 16 litros e o HAM com 25. Ambos têm um consumo diário de 1,2 litro.

Folha Pernambuco
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.