Blog do Geraldo José - EU PENSO ASSIM...NOMES E FATOS QUE MARCARAM A VIDA DO FUTEBOL AMADOR DE JUAZEIRO
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:30

EU PENSO ASSIM...NOMES E FATOS QUE MARCARAM A VIDA DO FUTEBOL AMADOR DE JUAZEIRO

 Antes mesmo de falar um pouco das glórias e fatos do nosso futebol do passado, vou registrar um assunto que venho falando em minhas crônicas do fim de ano até agora. É a decisão da 16ª edição do Campeonato INTERBAIRROS que seria em dezembro passado, e por motivos já explícitos aqui, não aconteceu a tão esperada final entre os bairros NOVO ENCONTRO e ALTO DA ALIANÇA.

Em reunião recente, ficou definitivamente programada essa decisão da seguinte forma: No sábado, dia 19, à tarde, o time do NOVO ENCONTRO, recebe em seu campo, a equipe do ALTO DA ALIANÇA e no outro sábado, 26, também à tarde, é a vez do ALTO DA ALIANÇA receber o NOVO ENCONTRO. Essa espera, criou mais ainda muita expectativa. A emoção, sem dúvida será muito forte. Boa sorte aos dois.

 Agora, entro no assunto que gerou o título deste comentário: “NOMES E FATOS QUE MARCARAM A VIDA DO FUTEBOL AMADOR DE JUAZEIRO”. Claro que é um resumo, pois se eu fosse falar, escrever, aqui de tudo, eu teria que usar muito mais espaço do que tenho agora. São curiosidades históricas. Por exemplo: Foi Adolfo Bonfim, funcionário dos CORREIOS E TELÉGRAFOS, o Charles Muller juazeirense, que se propôs a trazer a primeira bola oficial para nossa cidade. Essa bola, segundo depoimento de um grande desportista do passado, Sr. João Meirelles de Souza, essa bola tinha um bico de fora do couro, e ali, com a boca soprando, enchia a pelota. Nosso primeiro campo foi no Alagadiço, campo do Castro Alves.

Nossa LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ, foi fundada em 28 de março de 1923, quase 100 anos, e o primeiro time profissional, 1ª divisão, que jogou no Estádio JUAZEIRENSE, hoje, ADAUTO MORAES, foi o BOTAFOGO de Salvador. Dizem que vencemos por 6x5, isso em 1939.

 A “LDJ” teve na sua primeira diretoria, grandes nomes como JOSÉ MEIRA CABRAL – Presidente, JOÃO MEIRELLES DE SOUZA – Vice, AGOSTINHO MUNIZ e OLEGÁRIO DE ASSIS – Secretários, e FIRMINO MOREIRA – Tesoureiro. Os estatutos da Liga foram elaborados, por EDGAR SANTA CRUZ, AGOSTINHO MUNIZ e SAUL ROSA. Tivemos ainda nomes importantes que contribuíram para o sucesso da entidade, ADOLFO, JOÃO BRANCO, ADAUTO MORAES, NELSON COSTA, CECÍLIO MATOS, SABINO ARAUJO, LÔZINHO e outros, todos saudosos.

Clubes que foram filiados na época e alguns continuam: PIRAJÁ, CASTRO ALVES, “640”, ASS. ATLÉTICA JUAZEIRENSE, AMÉRICA BAHIANO, BOTAFOGO, JUVENTUS, GRÊMIO, FLUÍSCO, XV DE NOVEMBRO. Todos têm sua história pra contar, com muitas boas lembranças.

Claro, que muitas coisas boas e curiosas aconteceram, e a história registra tudo isso, e muito mais.

 Parabéns, e nossa saudade a todos que criaram e viveram a história do nosso futebol amador.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.