Blog do Geraldo José - XÔ... INFELIZ ANO VÉI! QUE VENHA FELIZ O NOVO...
Vale do São Francisco - 23 de Janeiro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:00

XÔ... INFELIZ ANO VÉI! QUE VENHA FELIZ O NOVO...

Passo que passo aqui pelo grandioso Blog Geraldo José, não tão solamente para otimistas e respeitosas saudações e beijin beijin nos ombros. Mas, todavia, porém, trazer irrefutáveis verdades e regozijos esperançosos de melhorias que sempre me cercarão posto que eternamente o humanismo terá meu crédito. O seu tomém, querido Leitor? Tão, tá.

É doloroso e difícil ‘guentar’ na surdina desumanos travestidos de diabinhos todo-dia-dia-todo aventando de forma incessante e diabolicamente infernizando e martelando a ideologia igualitária-socialista equânime a todos. Que o diga o Paulo Freirianismo e que mal o diga o bolsonarismo... Que diferença, pai!

O Infeliz Ano Véi largado pra trás lambujou ao Novo um repertório de frustações, arrepios, interrogações, desesperos, medos, seja em avanços sociais, culturais e políticos. Se preparem seguidores de teosofias fascistas, pois, como vociferou mestre Gil (Lembram e já ouviram com afinco e afeto o mais genial neguin dos neguin?):

“A FÉ NUM CUSTUMA FAIÁ!!! “

E tá na maré, na cobra coral e no pedaço de pão, mano....

Poispois que assim a onda é detectar problemas, erros, evitar maus passos, más companhias, fazer o uso do bom senso, da criatividade construtiva, da força, da coragem, da humildade, ante toda perversidade discriminatória, mesquinha, elitista, estreitismo mental daninho e, mais mais que nunca nunca, embrenhar-se de corpo/alma/coração acordando sem temor no amparo do espírito cristão polinomial enésimas vezes. (Gostei, dorei, isso!).

De novo o poispois...é vê-se perante o espelho o despertar da esperança de que o melhor há de vir: HÁ DE VINGAR!!!!

Certo certíssimo? Otonce, perceptivo amante das letras, continuemos os escritos desbravando por linhas doravante abaixo em análises sobre o país. Combined, amor é mio?               

No prestigiadíssimo Blog Geraldo José coisinhas-coisas-coisonas pintaram, e como! pelos acontecimentos eleitorais e festejos de fim de ano. Tanto artigos danosos tanto ótimos avolumaram-se. Tréguas me dê amigo e permita-me interrompê-lo com um poema. Posso? Brigadinho.

 RAZÃO DE SER

Escrevo. E pronto.

Escrevo por que preciso.

Preciso por que estou tonto.

Ninguém tem nada com isso.

Escrevo por que amanhece.

E as estrelas lá no céu

Lembram letras no papel.

Quando o poema anoitece.

A aranha tece teias.

O peixe beija e morde o que vê.

Eu escrevo poemas.

Tem que ter por quê?

(Leminski)

Amou? Dorou? Belê de Creuza. A poesia (A arte em geral) tem a força dos legumes e acompanhada de belos recitais e estonteantes melodias tira da raiz-caule-tronco memoráveis frutos desembocando estridente na oitava maravilha do mundo:  A LITERATURA.

Bombombom, entre dissabores ruminantes, dilacerantes, claudicantes, que adentremos na política.

Leitor, Leitor, brother Leitor, em termos de mundo, um tsunami desastre. Um capetismo que se desenrolou, desenrola, promovendo discórdias e tensões a migué por todo o planeta: O trumpismo.

Pernóstico, anti-semita, anti-árabe, anti-democrático, anti-tudolegal, belicista, o pato Donald americano destoa de qualquer senso justo, digno, apaziguador e cristão. Pior: no nosso tupiniquim país abocanhou   subservientes adeptos direitistas de suas maldades, de igual quilate: Jair Messias Bolsonaro e família e o covil olavista. Filho pousando de boné de Trump, outro garotinho explicando como fechar facinho facinho o STF, paizinho batendo continência e postando-se de quatro à bandeira norte-americana, eis um começo servil de male a piore. Ri-dí-cu-lo!

Aliás, Sir Bozo, um conselho: Dê ordem a seus trapalhões pixotes para calarem o bico, pois, está surgindo uma sensação nacional de uma governança familiar hipócrita e tribal. Prontinho, curioso e impaciente Leitor? Muita hora nessa calma que chegamos que chegamos ao Brasil político.

A despeito das eleições presidenciais, uma coisa é mais quilara que o Réveillon de Copacabana: A nação pôs o mais altamente despreparado político para comandá-la. Extremamente-direitista o eleito regozija-se orgulhoso de suas principais “qualidades”: Ufanismo direitóide, militarismo exórbito, misoginia, xenofobia, racismo, homofobia, aversão declarada publicamente a nordestinos, pobres e indígenas, o escambau do escambau da tonga da milonga do caburetê. Pra lascar a tampa da ampulheta junte-se a isso atos delirantes, estúpidas práticas ideológicas escusas, festival de mimimis, olavetes vocabulares nefastos, irrealismo tropical, fundadas na intolerância, no preconceito e no ódio. A elite burguesa, o império capitalista selvagem, a mídia marrom, o pastoril evangélico ganancioso e a burrice anacrônica popular endossam o caldo.

O capita não discute (Saberia?) pontos polêmicos e responde com deselegância, mentiras e arrogância nata a perguntas que o põe contra a parede:

Por que um ministério repleto de réus na Justiça? Por que filho de vice-presidente promovido nas escuras? Por que assessor especial do seu filho se esconde do MP? Por que o delator de Lula, Léo Pinheiro, foi agraciado aos mimos com a Presidência da Caixa Econômica ao seu genrinho? A quantas anda o seu processo de incitação ao estupro? Qual a verdade sobre a dinheirama posta pelo motorista na conta de sua esposa? E o descarado perdão do famigerado Moro ao caixa dois de Onyx? E as verbas ilegais contraídas pelo gabinete do mesmo braço direito Onyx? E as fake news da campanha? E o besteirol envolvendo as provas do Enem? O que o país ganha saindo, a mando americano, do Pacto de Migração da ONU? Tal e etecétera.

Torna-se evidente o despreparo e incompetência do novo presidente pelas constantes voltas e meias e sendo desmentido vergonhosamente por assessores em decisões atabalhoadas tomadas. Está vergando as costas e lombos às influências políticas dos partidos conservadores que o puseram no trono. A nação corre sério risco de perder o ritmo democrático até então e retornar, ao visto, aos tempos do disco vinil, da fita cassete e do cassetete.

  • Em tempo pra não perder tempo: O Brasil nos tempos de Lula era louvado e invejado mundo afora por ter reduzido a desigualdade e a pobreza e elevado a autoestima do seu povo. O período de maior crescimento, em todos os aspectos de excelência humana e econômica, da história do Brasil! Um período de geração de renda, emprego, programas sociais aos mais carentes. Triste e fúnebre sentir que isso está sendo revertido e desestimulado.

Com uma visão ultrajante, agressiva, negativa, torpe, avacalhada e reacionária de acabar com o marxismo, o comunismo, o petismo, o socialismo, a reforma agrária, a terra legal dos índios, as ONGS, o Enem autárquico, o bolsonarismo espalha veneno, ameaças, medo. Outrossim, dentro do seu próprio governo e partido (Falar nelezão, Bozo, se alardeia tanto matar o socialismo por que não troca logo o nome do seu partido PSL -Partido SOCIALISTA Liberal? Hein, neném dos EUA?) iniciaram--se engalfinhamentos visíveis onde com bastante apetite por benesses e poder civis e militares disputam as primazias do Palácio do Planalto. Cuidado, Capitão, que divergência e pouca clareza geram intrigas, confusões e muito arranca-rabo. Como dizia o personagem Painho de Chico City...AFE!!!!

A bem da verdade e ao mal da mentira, o que o povo quer é notório, secular e simples: BEM VIVER COM DIGNIDADE. Para isso, um governo tem que acabar é com a miséria, a fome, o desemprego, o preconceito e a desigualdade social.

210.000.000 de brasileiros apenas anseiam por isso. Faça isso e estamos falados, Capitão Jair Messias Bolsonaro. Pois, sim?!?

 Diversidade, criatividade, talento, resiliência, pendor para a inovação, empreendorismo, posição e natureza geográfica abençoada pelos deuses, a Nação Brasileira e o seu povo têm esses insumos fundamentais de sobra.

Assim, não necessita é de futilidades, bocejos, mimimis.

No mais, caríssimo amigo Leitor, deixo-o refletindo com o educador-mor mundial Paulo Freire:

“POR UMA EDUCAÇÃO QUE NOS ENSINE A PENSAR E NÃO A OBEDECER”.

Fui...já na saudade.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor

POR OTONIEL GONDIM
POSTAR
108 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:10
DIONÍSIO LIMA. GENIAL, OTONIEL GONDIM!!!

TEXTO ELABORADO GENIALMENTE COM AMPARO EM CONHECIMENTO, DESTEMOR E VERDADES. OTONIEL GONDIM REALMENTE SABE COMO ENTRETER O LEITOR COM AGRADABILIDADE LITERÁRIA E QUERENDO MAIS. IDEOLOGICAMENTE O TEXTO MOSTRA-SE INCONFORMADO, VINGATIVO. MAS, SE OLHARMOS POR UM ÂNGULO REALISTA TRADUZ A MAIS PURA VERDADE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. GENIAL.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:11
Alan Albuquerque

Bolsonaro não dura seis meses, pois, o seu despreparo é perceptível até por quem nele votou.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:13
Tadeu Silva

Retornou melhor que antes. Otoniel surpreende sempre . Poesia, citações, humor. Belíssimo texto, Otoniel.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:14
ELENILDE COSME

Chora e se engasga petista!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:15
Maria Aparecida Santos

Gostei. Bozo é o ó!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:16
Fernando Filho Gomes Lacerda

Um povo analfabeto em política e carente de falsas promessas tinha de eleger um palerma. O artigo toca bem nisso.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:18
Odete Monteiro. LINDO ARTIGO!

PODEM FALAREM MAL DO AUTOR POR PURA INVEJA, MEDIOCRIDADE E IDEOLOGIA CONTRÁRIA, PORÉM, O ARTIGO É EXCEPCIONAL. SEM PALAVRAS. PARABÉNS, OTONIEL GONDIM.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:20
Sávio Pergentino.

OS INÚMEROS PEDIDOS AO BLOG SURTIRAM UM GRANDE EFEITO. OTONIEL GONDIM CAPRICHOU E MUITO NESSE IMPORTANTE E HISTÓRICO ARTIGO. QUE VENHAM MAIS E DESSE TIPO: azucrinando os fascistas!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:22
Ronaldo Borges. UNIVASF.

Belo poema de Paulo Leminski e que deu um especial tom ao excelente texto. Ótimo em tudo. Parabéns ao Blog pela postagem e ao autor pelo exímio talento e inspiração.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:23
Pedrita Lopes Veiga

Lula Livre!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:25
Laíta Moraes

Leio todos, ou quase, os artigos do Blog. Só que este está divino. Apesar de político traz um sabor novelesco e poético. Otoniel Gondim por ser um grande compositor e poeta traduz em seus escritos a perfeita literatura que queremos que é a de mensagem e poema com profundidade de conhecimento. DEZ!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:26
João Paulo

Grande e triunfal retorno, Gondim! Toma, reaças. Toma!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:28
Célio Gomes de Oliveira

Maravilhosamente bem detalhado. Bolsonaro e sua trupe estão perdidos e é o governo dos recuos. Xô corja fascista!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:30
Francisca Sarmento. Sr. de Bonfim.

Já esperava a volta do autor com força e acidez perante o resultado das urnas. Se conforme, amigo. Lula preso e o PT ruindo. Se conforme, amigo.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:33
Nicinha do Santo Antônio

Tudo bem que o começo de Bolsonaro e equipe não era o esperado, mas, o dever cívico nos impõe dar um tempo. Certo?

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:34
Geraldinho Limaverde

Aí, sim, se tem uma crônica certa. Destemida e verdadeira, a crônica é show de bola. parabéns, Gondim.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:36
Míriam Almeida. UPE. PARABÉNS, GONDIM!

Votei em Bolsonaro e não suporto o PT. No entanto tiro o boné para tão excelente artigo. Muito bem escrito e humorado com pitadas poéticas. Adorei a sua forma de escrever, Gondim. Parabéns!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:39
Suely Barbosa

Muita coragem falar assim dos que pregam o ódio, o preconceito e a violência. Te admiro, cara. Beijos.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:43
Renata Soares

Adoreiiiiiiiiii. Lula Livre!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:45
Hélio Salles.

O professor arrebenta! Lindo artigo.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:48
Wilson Cunha Lemos. Belo retorno!

Precisávamos ler uma crônica séria e verdadeira como essa. Estava já chato ler tantas crônicas direitistas e conservadoras. Obrigado, professor.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:51
Túlio Moreira

Um grande, em tudo, escrito. Elaborado com conteúdo, alegria e acidez. Otoniel representa o que temos de melhor em literatura na região. Abraços.

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:54
LINEU CAMPOS

MANDOU VER, COMPANHEIRO. PURAS VERDADES!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:56
Reinaldo Alecrim

Vai dormir..revoltado da vida!

publicado em 10 de Janeiro / 2019 às 23:58
Gícia Mendes

Ler Otoniel é sempre prazeroso mesmo sendo sobre a chatice da política. Te amo!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:02
Jurema de Sobradinho. Aplausos!

Corri logo que soube que Otoniel Gondim estava presente no Blog, Geraldo José. O tenho pedido sempre. Realmente, tem estilo e sabe nos levar de um fôlego só até o final. Quanto mais eu que comungo da sua ideologia socialista. Aplausos e esperando muito mais e logo, viu?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:04
Luana Vieira. GEO.

Sou mais Ciro Gomes que todos esses ladrões!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:07
Déo

Sabia, pela demora em reaparecer, que vinha uma boma pra cima de Bolsonaro e da direita. Bomba mesmo! Valeu por falar por tanta gente, amigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:12
Tânia Mendonça Silva. Arrasou, Otoniel!

Agora é que os direitopatas se infernizam com o professor Otoniel Gondim. Bom demais esse tapa de luva nessa direita fascista! Parabéns.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:15
Armando Oliveira

O poema é lindo. O texto ...uma porcaria!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:16
Giovanna Gigi

Lula preso injustamente e esses vagabundo farrando. Que Brasil é esse?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:19
Ilma Novaes

Lindo artigo. Haddad bem poderia estar nos orgulhando. O povo tem o que merece. Pena que eu sofra junto. Lindo artigo, companheiro.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:22
Gregório Lima Siqueira

Otoniel Gondim se supera a cada crônica. Mesmo um assunto tão batido como esse, ele o desenvolve de forma ímpar e diferenciada. Um exímio pensador e talento à toda prova. Parabéns, amigão.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:25
Helena Gomes

Otoniel se fosse você se candidataria a alguma coisa nas próximas eleições. Tem meu voto. Beijos.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:28
Salete Veras

Sensacional. A fé nunca falha se com ela tivermos a luta!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:30
Liminha do 8

beleza, mano! deu uma patada neles, os bozoz.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:33
Dilma Miranda

Meu caro, Bolsonaro é inocente. Por isso vai surpreender. Toma!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:35
José Ary. Castelo Branco.

Esperava algo sobre os resultados eleitorais de juazeiro. Mas, tudo bem. Esmiuçar a farsa Bolsonaro e Moro foi ótimo. E como esmiuçou!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:38
Edilene Souza

Bem escrito sim. Porém essa ideologia antipática e ultrapassada já era!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:42
Romeu Nascimento. Salvador.

Ainda não tinha lido um artigo tão duro, forte e sincero sobre o candidato eleito a presidente como esse. Sublime! Grande autor.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:44
Gorete Paes

Parabéns, Gondim. Grandioso texto. Xô bozo e cia!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 00:59
Ruth Amorim. OTONIEL GONDIM: UM GÊNIO LITERÁRIO.

realmente, é um texto espetacular. Mostrando um profundo conhecimento de política nacional e uma leveza singular na escrita, Otoniel Gondim impõe o leitor a adentrar dentro do texto. Com isso o texto e o leitor formam um só corpo, o que facilita a compreensão dos fatos relatados com tanta maestria. Otoniel Gondim, és um gênio literário. Lance livros, amigo. ganhou uma super-fá. Abraços e envie mais textos, ok?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:01
Ruth Amorim. OTONIEL GONDIM: UM GÊNIO LITERÁRIO.

realmente, é um texto espetacular. Mostrando um profundo conhecimento de política nacional e uma leveza singular na escrita, Otoniel Gondim impõe o leitor a adentrar dentro do texto. Com isso o texto e o leitor formam um só corpo, o que facilita a compreensão dos fatos relatados com tanta maestria. Otoniel Gondim, és um gênio literário. Lance livros, amigo. ganhou uma super-fá. Abraços e envie mais textos, ok?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:09
HUMBERTO PERGENTINO

MEMORÁVEL. SIMPLES E ARROCHADO. BOZO NÃO SE SUSTENTA!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:12
Assis Valverde

Como professor de Química e Física, Otoniel é Dez. Como escritor e pensador...é mil! Belíssimo texto, meu mestre.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:14
Régis Fonseca Lopes

Matou a pau, cara.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:18
Antônio Neto

Otoniel voltou tinindo, raivoso, mais improvisador e inspirado a toda. Adorei.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:39
Fernando Costa

Kkkkkkk só rindo. Este não é mais um país de faz de conta, como na época do comunismo petista corruPTo. E agora o COISO é Vossa Excelência. Chuuuuupaaaa Gondim. E o resultado do processo, sai quando?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 01:41
Carlos Neto

Esse aí já encostou a carroça que puxava. Atrás, na foto, dá pra ver a roda dela.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 02:39
tania - trabalhadores lascados na mão de torturadores

A familia Bozoasno sonha em implantar a Ditadura no Brasil novamente ... simples , em um regime ditatorial não há denuncias de casos de corrupçao porque a imprensa não pode divulgar nada , o governo vira cabide de empregos para seus parentes e amigos, rouba se a vontade

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 02:56
Laura - Acorda Brasil que Boso vai F... c o Brasil

O que me preocupa não é o não comparecimento deles ao MP, mas sim o silêncio do Ministro Sergio Moro sobre o caso, pois se fosse com o LULA / PT, ele já estaria dando entrevistas para a imprensa e mandando a PF buscá-lo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 03:02
karla - Não tenho bandido de estimação Boso na cadeia

Só uma pergunta? Quando é que a direita fez um ótimo governo para o povo. PSDB, MDB, PSL etc...? Eles são contra a peble, nunca vão dar um salário digno ao trabalhador. Por isso devemos fazer boicote, não comprar, somente o necessário, nada que enriqueça os empresários. Não se tem para encher o bolso deles. Escrevo fácil para compreenderem.Se fosse palavras rebuscada seria difícil para alguns entenderem.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 03:27
Suely - To preocupado com o Nordestino. Eleição eh tudo

Politiqueiro, só lhe interessa se intrometer no que não lhe compete, cadê o Queiroz ? Por que Flávio Bolsonaro pode não ir depor ? Cadê a condução coercitiva deles ?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:08
Neide Nobre

Me representa muito, Gondim. Perfeita surra neles, os fascis....

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:12
Rômulo Menezes. INCRA.

Otoniel, trabalho no INCRA. Por isso vejo apreensivo esse governo. Tomara que Deus nos ajude. Obrigado.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:15
Maninho de Sento Sé

ARROCHA O NÓ NELES, GRANDE PROFESSOR E PENSADOR! MASSA.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:27
QUIM

POIS É : 'A bem da verdade e ao mal da mentira, o que o povo quer é notório, secular e simples: BEM VIVER COM DIGNIDADE. Para isso, um governo tem que acabar é com a miséria, a fome, o desemprego, o preconceito e a desigualdade social..'COISAS QUE NEM LULA,NEM DILMA,NEM O PT FIZERAM,SÓ ENGANARAM,SÓ ROUBARAM O POVÃO,NÃO ACABARAM COM NADA DISTO,MUITO PELO CONTRARIO AUMENTARAM AINDA MAIS AS DIFERENÇAS ACRESCENTANDO COMO BÔNUS, 15 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.LULA LIVRE ? NEM PENSAR !

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:42
LUCINALDO NASCIMENTO

O polêmico professor dar as caras de novo e arrasa. Também, com esses trapalhões no comando do país, esperar o que? Gostei da volta, pois, oxigena ainda mais o seu Blog, Geraldo José.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:43
Everaldo Amorim

Ótimo artigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:43
Goiabada Cascão

Olha o padeiro entregando o pão/ De casa em casa entregando o pão/ Menos naquela, aquela, aquela, aquela não/ Pois quem se arrisca a cair no alçapão? / Pois quem se arrisca a cair no alçapão? / Anavantu, anavantu, anarriê / Nê pa dê qua, nê pa dê qua, padê burrê/ Igualitê, fraternitê e libertê / Merci bocu, merci bocu não há de que/ Rua formosa, moça bela a passear /Palmeira verde e uma lua a pratear / Um olho vivo, vivo, vivo a procurar / Mais uma ideia pro padeiro amassar... (Artigo 26 , Ednardo)

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:45
Meire da CODEVASF.

A ansiedade por ler o professor estava me deixando muito agitada, pois, muitos costumam, gratuitamente, deturpá-lo. Mas, agora me sinto aliviada, pois, o professor retornou mais genial, compreensivo, profundo. Te amo, amigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:45
César Veras

sem comentários: DIVINO.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:46
Dulce Novaes

Arrasou.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 07:47
Goiabada Cascão

Você já leu o artigo 26 ou sabe a história da galinha pedrês? / E me traduza aquele rock para o português /A ignorância é indigesta pro freguês/ A ignorância é indigesta pro freguês/ Você queria mesmo, é ser, um sanhaçu/ Fazendo fio e voando pelo azul/ Mas nesse jogo lhe encaixaram, e é uma loucura / Lá vem o padeiro, pão na boca é o que te cura/ Lá vem o padeiro, pão na boca é o que te cura. (Artigo 26, Ednardo)

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 08:09
Cidadão

Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no do vizinho.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 08:58
NONATO DOS SANTOS

Esse é o cara, demora aparecer, más quando aparece, deleita os usuários do BLOG.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 10:32
Fernando Costa

Olha a policia, Gondim. kkkkk

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 10:37
Geraldo Messias Júnior

Quem lê este blog sabe que este senhor responde a processo por estelionato, praticado na Paraíba, e foi preso e algemado em Juazeiro. Também sabe que ele mesmo comenta seus "artigos", enchendo de nomes fictícios. Além disso produz um material de péssima qualidade. está passando vergonha no débito e no crédito.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 10:52
Observador

Sinceramente, não vejo nada de novo e digno de enaltecer no texto. Vejo apenas um defensor da linha ideológica que acredita, que é adepto, e crer piamente que é a melhor forma de visão política e social para o Brasil. Triste é perceber, que as pessoas adeptas destes viés ideológicos, tendem a se tornarem cegas, somente vendo aquilo que querem ver, e pior não respeitam e comungam com quem pensa diferente, embora se intitulam defensores da democracia. Quem pensa diferente, é rechaçado como burro, fascista, reacionário e coisas do tipo. Desatentos: Bolsonaro não é anti-semita, como aduz o texto.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:44
ELISEU SOARES

O CARA IMPORTUNA POR MOTIVOS ÓBVIOS; IDEOLOGIA DE CLASSES E TALENTO. VIDA LONGA A OTONIEL GONDIM NO BLOG!!!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:47
Aroldo Ferraz

A oposição ao petistas é enfurecida. No entanto, vendo o Bozo deles na fraqueza e despreparado vão à loucura. Otoniel está certo, o brasil vai ser engolido por Trump e pelos reacionários. valeu, mestre.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:49
Noêmia

Ninguém sabe mais quem manda nesse governo, se os militares, os aliados extremistas de direita ou os filhotes. O que se sabe e se vê é um presidente encurralado pela própria incompetência ao cargo. Bom artigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:51
Messias . O legítimo.

Se ativermos como se deve ao excelente artigo, veremos a importância dos fatos relatados. Um grandioso artigo . Parabéns.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:52
Noêmia

Ninguém sabe mais quem manda nesse governo, se os militares, os aliados extremistas de direita ou os filhotes. O que se sabe e se vê é um presidente encurralado pela própria incompetência ao cargo. Bom artigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:55
Sérgio Murilo. Avante, Otoniel Gondim!

Tenho imenso prazer em ser poeta e mais prazer ainda em ser amigo do Otoniel Gondim. Por isso vejo com desprezo como querem denegri-lo a partir de suas ideologias de igualdes sociais. Além do mais, Gondim cauda medo, inveja, de antagonistas. Siga em frente, amigo, venceremos o preconceito, o ódio e o medo. Abraços e beijos.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:57
Carlos Alves Nogueira

Inteligente e lúcido o texto tinha mesmo de incomodar os "politicamente corretos". DEZ.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:58
Leonel

A verdade dói, hein coxinhadas? rsrsrsrsrsr

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 13:59
Tiano Sallles

Uma crõnica que ultrapassa os limites comuns e parcos da política. Mostra poesia, filosofia, sugestões, conselhos. Quem não entendeu?

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:00
Diocila Gomes

A melhor coisa sobre o COISO ruim que li. Estou maravilhada.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:01
Eliane Santos

Você é um arretado, cara. Lindo artigo.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:17
Ramiro Lima

Demais, camarada. Bozo está mais perdido que cego em tiroteio.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:19
Gerson Ferreira

A crônica é estilosa. Mas, Bolsonaro foi a vontade popular e deve ser respeitado. Falei.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:29
Prof. Décio Oliveira

Parabéns, colega Otoniel. Sem medo e sem se esconder estás no caminho de mostrar que escrever tem que ter postura, opinião. Parabéns.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:31
Eralda Sata

política é chata por si mesmo. espero que Gondim venha no próximo artigo com poemas.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:51
Nelitson

Muito bom. Pena que comentários maldosos tenham a cretinice de querer tirar a profundidade do texto.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:53
Adélia Meire

Amei o poema de Leminski. O texto poltico nem me interessa, Descupe.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 14:56
Roberta Ferraz

Geralod, meu amigo, nem ligo muito para politicagem. Mas, li com gosto esse aguardado artigo. Gostei. O autor nos envolve . Vou ler sempre ele. Grata.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:10
Suzana Costa

Meu amado Gondim...cadê o Livro da Tonha? Abração.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:12
Paulo Aranha

A fé tá no anoitecer.....

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:14
Quitéria Goulart

Ainda vai existir alguém que impeça a resistência de um ideólogo existir.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:33
Suzy Mello

Os filhos são retardados. os ministros réus e o chefe apoia o armamento e a tortura. Que país é esse? Sobe rbas análises, Otoniel Gondim.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:35
Elton Luiz

Excelente. esses direitistas pensam que o país é deles e não do povo. Excelente.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:48
Tatiana

ótimo o sucesso desse artigo tão relevante. Ótimo, Calou a boca de muita gente.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:50
Reis

Só confio no destemor do autor se ele trouxer no próximo algo sobre isaac carvalho e Paulo Bomfim. Aí, sim!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 15:54
GUGU de EMA

Como poeta elogio o artigo. Leminski merece.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 16:10
Lourdes Sata

Memorável, grande amigo. grata ao blog por t~e-lo de volta. Bjs.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 16:15
Lucimar Santos

Lula Lilvre!

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 18:54
Leonora. Rodeadouro.

Otoniel não esqueço de retornar logo e com análises sobre Juazeiro. Aqui em nossa terra o bicho está pegando. Sua voz soa importante e necessária. Não se enraive com certos comentários pessoais. Lembre-se que os leitores do Blog lhe adoram e você tem em nós créditos infinitos. Um bom fim de semana.

publicado em 11 de Janeiro / 2019 às 20:48
MARIO DA SILVA

Matou a cobra e mostrou o pau kkkk

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 08:06
Tico Seixas

Como músico e amante da literatura somente tenho de elogiar o colega Otoniel Gondim, meu parceiro. parabéns!

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 08:07
Duballier

Muito engraçado um amante do Pt falar mal de um honesto. Se toque, viu????

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 08:07
Duballier

Muito engraçado um amante do Pt falar mal de um honesto. Se toque, viu????

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 08:09
Rosiannne Lacerda. Isso, sim!

Formidável. Colocou-os no devido lugar.

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 13:18
Marineide Santos

Isso é nojento. O cara mesmo comenta as besteiras que escreve. Dá para ver a mentalidade de um elemento desses.

publicado em 12 de Janeiro / 2019 às 17:42
FABÍOLA RAMALHO

Quando será o dia triunfal que veremos esse paroleiro acusado de estelionato escrever suas crônicas atrás das grades? Já que ele gosta tanto do Lula, poderia fazer companhia. Chamar isso de crônica? Tá mais para uma redação zerada do Enem. Não fecha uma linha de assunto. Coisa típica de petista mesmo!

publicado em 13 de Janeiro / 2019 às 11:49
Fabrício Marrom. OTONIEL GONDIM, UM ORGULHO NOSSO.

Costumo ler vários Blogs, revistas, jornais. O Otoniel Gondim destoa das mesmices e picaretagens de vários autores. Acontece que o professor tem uma linha além de ideológica que importuna e causa inveja a quem dele há temor pela sua intelectualidade ímpar e talento poético invejável, supremo em nossas paragens tupiniquins. Otoniel Gondim é um exímio construtor de conhecimento e pensamento que não cessam não pára de inventar e se reinventar. O admiro demais , cara. És um astro das nossas literaturas, culturas. Obrigado por me fazer lendo, refletir e pensar. Abraços e que venha logo o próximo.

publicado em 13 de Janeiro / 2019 às 11:50
Fabrício Marrom. OTONIEL GONDIM, UM ORGULHO NOSSO.

Costumo ler vários Blogs, revistas, jornais. O Otoniel Gondim destoa das mesmices e picaretagens de vários autores. Acontece que o professor tem uma linha além de ideológica que importuna e causa inveja a quem dele há temor pela sua intelectualidade ímpar e talento poético invejável, supremo em nossas paragens tupiniquins. Otoniel Gondim é um exímio construtor de conhecimento e pensamento que não cessam não pára de inventar e se reinventar. O admiro demais , cara. És um astro das nossas literaturas, culturas. Obrigado por me fazer lendo, refletir e pensar. Abraços e que venha logo o próximo.

publicado em 13 de Janeiro / 2019 às 11:54
Eliseu Nobre. PMJ. Bolsonaristas têm medo, sim!

Lendo os comentários maldosos sobre Otoniel Gondim, apenas constato uma coisa: OS REACIONÁRIOS, FASCISTAS, BOLSONARISTAS TÊM UM VERDADEIRO TEMOR QUANDO GONDIM ESCREVE NO BLOG. Isso aí, pois, nesse estupendo e perfeito artigo, o professor pôs onde deve o pensamento(?) antiquado, retrógrado, nazista dele. Valeu, mestre Gondim!!!

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.