Blog do Geraldo José - ARTIGO – MINISTRO, ISSO É FALTA DE EDUCAÇÃO!
Vale do São Francisco - 26 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:00

ARTIGO – MINISTRO, ISSO É FALTA DE EDUCAÇÃO!

Ministro Tévez: “Brasileiro viajando é canibal. Rouba coisas dos hotéis”

O tema desta semana não poderia ser outro, diante da indignação que me provocou as palavras do Ministro da Educação – Educação?! – na entrevista às Páginas Amarelas, da Revista VEJA, desta semana. Estranhamente as arrojadas diatribes ditas por ele, espontaneamente, não repercutiu na imprensa em geral como seria de imaginar, até por parte daqueles que estão se apegando a mínimos detalhes para exacerbar ataques ao governo. Difícil não afirmar que foram deselegantes, estúpidas, infelizes e inadequadas as suas palavras, na condição que hoje se encontra como responsável pelo Ministério que cuidará da Educação no País: “O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo”.

Ainda que práticas e atitudes erradas existam no comportamento de certos indivíduos por falhas na formação educacional, seja de origem escolar ou doméstica, essas máculas tristes não podem ser expostas de maneira genérica, atingindo o caráter e o sentimento de todo o povo brasileiro. Aliás, o Sr. Ministro, de origem colombiana e, portanto, conhecedor de que esses defeitos por ele citados são comuns na formação da cultura latina, deveria ter tido um mínimo de respeito ao País que o acolheu com carinho e o adotou com a naturalização brasileira (1997). 

Por exemplo, um dos defeitos comuns na gente brasileira que se acerca ao Poder, é o apego à deprimente subserviência e à adulação aos superiores. Pelo visto, a vacina que ele utilizou foi inócua, porque bastou o Sr. Ricardo Vélez Rodriguez assumir a nossa cidadania e já foi contaminado por esses desvios de comportamento. Indicado para o cargo pelo Sr. Olavo Carvalho, loquaz filósofo e orientador do Presidente - outro convencido que é dono da verdade -, e isso já foi suficiente para responder à pergunta do repórter sobre “quem colocaria na entrada do MEC em substituição ao busto de Paulo Freire, que era da esquerda?” e, sem pestanejar, respondeu: “Do século XXI, Olavo de Carvalho”. Aliás, como bom apadrinhado, durante a entrevista enaltece várias vezes o nome do seu padrinho.

Todavia, não poderia haver melhor repulsa que a expressada pelo Sr. Valter Lúcio de Pádua, Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal de Minas Gerais, em carta ao Ministro: 

“Ao que parece, além de não conhecer os brasileiros honestos que viajam a trabalho ou a lazer, V. Exa. não teve oportunidade de conversar e dar a devida atenção a brasileiros que jamais andarão de avião e nem se hospedarão em hotéis, por não terem recurso para isso. [...] Se se dedicasse a conhecer de verdade os brasileiros, conversando também com as pessoas mais pobres, V. Exa. iria se surpreender e se encantar com nosso Povo, iria descobrir que há pessoas não alfabetizadas que são muito mais inteligentes do que Ministros de Estado”. E acrescenta, citando a Lei:

“Como servidor, cabe-me ensinar a V. Exa., caso ainda não saiba, que temos o Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, Decreto n. 1171 de 22 de junho de 1994. No referido Decreto é citado que “(...) Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral (...)”.

Mesmo que com 41 dias de governo, período esse conturbado por viagem do Presidente ao encontro de Davos, na Suíça, tragédia de Brumadinho-MG, internamento para nova cirurgia, tempestades graves no Rio de Janeiro, incêndio e mortes no CT do Flamengo, e posse de Deputados e Senadores, com eleições dos Presidentes da Câmara e do Senado, é de se desejar que, logo após reassumir o comando da Nação, seja dado um choque de gestão nessa equipe, passando a realizar um trabalho com mais efetividade e menos conversas incoerentes de alguns Ministros, que mais falam do que trabalham. Ou isso é realmente uma prática generalizada, porque os “garotos” do Presidente são os primeiros a falarem sem parar! 

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público - Aposentado do Banco do Brasil (Salvador-BA).

POSTAR
27 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:07
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Lendo o Artigo com bem calma, podemos tranquilamente perceber: o pai, os filhos, os empregados, os serviçais e todos os demais boçais da cúpula governamental falam demais... Não existe rima melhor e mais verdadeira que essa!!!

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:28
JURACI DA SILVA

Excelente sua crônica. Creio que o Sr. Ministro desconhece o significado do vocábulo "canibal" e eu o perdoo por isto. Se um canibal estivesse aqui agora, em pleno século XXI o processaria por difamação. Mas como você bem o escreveu: ele pode mas não devia generalizar, mesmo que "jeitinho", propina, agrado, suborno ou que nome tenha façam parte de nossa cultura existirá sempre a excessão e, neste caso, ela é significativa. Mas esta é a visão que nós próprios, brasileiros, temos dos nossos compatriotas, em função da atitude pouca digna, de alguns. (Salvador-BA).

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:31
SAFIRA ALENCAR

Vergonhosa declaração desse " ministro"!!! (Salvador-BA).

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:34
WILSON BARBOSA

Parabéns, meu Ir.'., pela Crônica oportuna e bem escrita, como as demais. (Maceió-AL).

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:34
Cidadão Juazeiro

Normal em um governo autoritário. E ainda mais vindo de um ministro que nem brasileiro nato é.

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:43
FLÁVIO MENDONÇA .'.

Nesta crônica da semana você foi categórico, principalmente, porque não deixou passar em branco, a sua contundente mensagem. Realmente, foram deselegantes, estúpidas, infelizes e inadequadas. Além disso, observa-se que falhas de certos indivíduos são oriundas de formação mais precisa de educação doméstica do que de origem escolar. Por fim, a sua ideia faz sentido quando você afirma que tão logo o Presidente JAIR BOLSONARO reassumir o comando da Nação, seja dado um choque de gestão nessa equipe e que seja assimilado, em especial, aos que mais falam do que trabalham. (Manaus-AM).

publicado em 10 de Fevereiro / 2019 às 23:50
JOSÉ BEZERRA

Meu caro e grande amigo Agenor, como sempre, as suas "CRÔNICAS DA SEMANA" trazem no seu bojo, temas importantes, além de atualizados. É lamentável que pronunciamos que tais, partidos de um Ministro, ou "ministro", logo da EDUCAÇÃO, tenha passado despercebido da mídia, como um todo. Estou em que, quando o Presidente Bolsonaro assumir de fato, o poder, este assunto venha à tona, e o dito cujo seja deportado para o seu País de origem, para curtir sua "FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO". Parabéns, "Caneta de Ouro". (Salvador-BA)

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 01:36
Laura - Acorda Quim que Boso 171 vai lascar c o Brasil

Concordo senhor Geraldo. Mas o Bosonaro eh o pior mal educado quando mandou nordestinos comer capim e trabalhar com milícias do Rio de Janeiro?

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 01:38
ruty - Tiradentes morreu em VÃO?

Passei pela Rodovia Fernão Dias por duas vezes alguns dias depois dos acidentes da Barragens de Mariana e de Brumadinho. Vi o enorme estrago feito e não vi uma única faixa de protesto e reclamação. Conversando com o povo que perderam amigos alguns até defendiam as mineradoras. Outros afirmaram que era culpa do “Carma” das vítimas e não ganancia e desrespeito das Multinacionais que levam tudo a preço barato e não investem em segurança, porque sabem que podem comprar facilmente este governo Fascista, e não pagar indenização, portanto o crime compensa. Nunca vi um povo tão covarde, medroso, f

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 01:47
tania - trabalhadores lascados na mão de torturadores B171

RIO - Uma repórter, um fotógrafo e um motorista do jornal "O Dia" foram torturados por milicianos que dominam a Favela do Batan, em Realengo. A equipe, disfarçada, estava morando há duas semanas em um barraco na comunidade, preparando uma reportagem sobre o cotidiano de quem vive sob o domínio de uma milícia. Descobertos pelos bandidos, no último dia 14, os três foram torturados por sete horas e meia, com choques elétricos, socos e pontapés. A denuncia é manchete da edição deste domingo de "O Dia", que chegou na tarde deste sábado às bancas. O Brasil de milicianos Bosonaros so tragédia mortes

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 01:57
Madalena

Oi, pessoal. O panelão está borbulhando em Brasília! Cobras, aranhas e lagartos à mancheia trazem à tona uma lama bem mais fétida do que aquela dos CRIMES ambientais em Mariana e Brumadinho. E a gente não para de se perguntar: e aí, onde é que vamos parar? Onde é que isso vai dar? Chegou à nossa página esse texto interessantíssimo de Cadu de Castro, que merece nossa apreciação, pois trata-se de um convite e tanto para um bom debate. Vamos nessa? oooooooooo BOLSONARO CAIRÁ Texto: Cadu de Castro Bolsonaro cairá. Não pelas ostensivas ligações de sua família com as milícias no Rio de Janeiro,

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 02:06
Suely - To preocupado com o Nordestino e os Jornalistas

Bela reflexão! Faz algum tempo que fiz um comentário e fui massacrado, " O tal mito B... é o candidato do crime organizado do RJ e os militares voltaram ao poder pelo voto popular " continuo com a mesma opinião!

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 02:18
Jose - Perguntar a QUIM ?

Muitos professores votaram no Bozo, agora vão perder a aposentadoria especial. Paga-se caro o analfabetismo político!

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 02:25
ruty

SE NÃO TIVESSEM VOTADO NO COLLOR O FHC NÃO SERIA ELEITO E A VALE NÃO SERIA PRIVATIZADA, PORTANTO A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO TAMBÉM É CULPA DO ELEITOR DE FHC E COLLOR! QUEM CONHECE UM?

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 02:33
Adalberto

Paulo Guedes falou que o trabalhador ia ter que escolher entre mais direitos ou empregos mais pelo o que eu tô vendo o trabalhador vai ficar sem direitos e sem empregos só Jesus na causa

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 02:56
yulo

Amigo Geraldo Mas o povo quis,agora aguente e o pior ,nem começou,isto é se comecar

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 03:00
Edu - Ery INjusto eQUIM defende B171 Hitler Bosonaro Marcola?

Deu agora para ver que Bolsonaro tinha que ganhar as eleições que na verdade não ganhou eleição e sim comprou as eleições porque tem Rabo Preso com o Filho Flávio Bolsonaro envolvido com milicianos e com. A Morte da Vereadora Marielle

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 03:10
Maria

Mooruu canalha pago com nosso dinheiro público pra conspirar contra seu povo e cntra a nação brasileira. empresarios devedores sonegadores da previdencia e Caixa2 do bolsonaro impune fakews bolsolão sem justiça com mentiras e Euas.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 03:24
iara - Quim e Erre Justo?

Bosonaru Covarde se escondendo em um hospital para fugir do mar de lama e das merdas que estão fazendo no governo. Milicianos Boso tortura Jornalistas no Rio de Janeiro.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 03:26
zelia

Esse governo Bostanaro veio pra matar, roubar e destruir o povo e o Brasil

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 07:24
Não entendi

De tudo que estamos vendo nesse governo, ainda assim eu digo PETÊ nunca mais, todos os piores são melhor que esse partido chamado "PETÊ.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 08:11
Eden Lopes Feldman

Em muitos episódios temos visto que existe um determinado embate que mais parece de um período eleitoral do que um início de governo. Saímos de um radicalismo e não podemos enveredar em outro. Agenor, enquanto lia seu incisivo e didático texto, desejei que os eleitos saibam dosar seu comportamento para mesmo sendo exigida uma postura firme e decidida para mudar os rumos do país continue a existir a elegância no convívio humano. Se as palavras do ministro da educação citassem o lixo atirado pelos brasileiros nos bueiros, até seria mais aceitável. Mas a referência dele foi infeliz ao extremo.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 08:33
Tocador

No popular...rasteiro, esse ministro é um BABACA, IMBECIL, UM CALHORDA.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 09:51
FÁTIMA BORGES RIBEIRO

Excelente texto! Para além da falta de educação doméstica, é também falta da educação formal o presidente do INEP dizer que a equipe do MEC quer formar "cidadões"! Para onde vamos??? Vergonha alheia!! (uauá-BA).

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 10:40
Florisvaldo F dos Santos - São Paulo

Caro Agenor, notei na tinta (ou melhor, na digitação deste artigo), a sua indignação explicita sobre o que disse esse senhor na entrevista concedida a Veja, pessoa que deveria dar exemplo e demonstrar respeito ao falar algo desta forma, especialmente por se encontrar em terras alheias. Pena que poucas clique aqui pessoas têm o privilégio de ler as páginas amarelas da Revista VEJA e, mesmo aquelas que tiveram, a grande maioria não têm discernimento e percepção para compreender a gravidade do que ele disse, da mesma forma, não tem a disposição de se manifestar como você teve e fez. Parabéns!

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 12:32
LIDIO FERREIRA

Alguém tem que vasculhar a casa dele. Deve ter muitas lembranças.

publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 12:40
LIDIO FERREIRA

Alguém tem que vasculhar a casa dele. Deve ter muitas lembranças. (Salvador-BS),

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.