Blog do Geraldo José - O Beabá do Sínodo Pan-Amazônico
Vale do São Francisco - 20 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Fevereiro / 2019 às 23:00

O Beabá do Sínodo Pan-Amazônico

"Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral". Esse é o lema do Sínodo Pan-Amazônico que acontecerá em outubro de 2019, em Roma. Sínodo vem do grego e quer dizer "caminhar juntos".

Então, faço alguns esclarecimentos sobre o Sínodo, já que faço parte como "olho de fora" do núcleo de assessoria da REPAM-Brasil (Rede Eclesial Pan-Amazônica), que colabora de forma decisiva na preparação do Sínodo.

Primeiro, em 2014 foi criada a Rede Eclesial Pan-Amazônica. Os fundadores são o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Conferência dos Religiosos da América Latina e Caribe (CLAR), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas. Já havia iniciativas anteriores nessa linha, porém, mais na dimensão episcopal. A REPAM abrange as bases da igreja e outros setores da sociedade interessados numa Ecologia Integral.

Essa criação deriva da posição do episcopado Latino-americano, definida no documento de Aparecida, que entende que "Jesus nos fala a partir da Amazônia", isto é, seus povos e toda a exuberância da criação. É o princípio evangélico dos "sinais do tempo".

A REPAM abrange o Brasil e os demais oito países nos quais há o bioma Amazônia: Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, República da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Essa última não é um país, mas um território francês no continente da América do Sul. O propósito é criar uma Igreja em Rede, de povos, instituições, igrejas, que defendam os povos e a natureza amazônica.

O Papa Francisco, que foi um dos redatores do documento de Aparecida, decidiu convocar um Sínodo para toda Igreja da Amazônia, mas que é um Sínodo da Igreja Universal. Por isso, além de aproximadamente 140 bispos da Amazônia, haverá mais pessoas de outros lugares do mundo.

A REPAM não é o único grupo a preparar o Sínodo, mas cumpre um papel destacado por decisão de Roma. O próprio Francisco esteve em Puerto Maldonado, Peru, exclusivamente para ouvir os povos originários. Ele disse que ali começava o Sínodo. Ouvir quem nunca foi ouvido, talvez seja esse o elemento mais incomodante para muitos setores da sociedade.

Como preparação para o Sínodo, sobretudo a REPAM-Brasil, realizou uma série de seminários pelos mais diversos pontos da Amazônia, dialogando a realidade local com a encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco. Só no Brasil foram feitos 16 seminários regionais e um 17º nacional. Porém, outros países também realizaram intensamente esses debates, reunindo povos indígenas, ribeirinhos, universidades, comunidades eclesiais, pessoas de outras religiões, enfim, todos que se preocupam com uma ecologia integral.

Posteriormente chegou de Roma um questionário para colher as mais diversas opiniões dos povos sobre a Igreja que queremos e o que fazer para uma Ecologia Integral. A síntese desse questionário está em andamento e será enviado a Roma. Foi formada uma equipe de preparação do Sínodo com 20 pessoas do América do Sul e mais um grupo de Roma. Com esse material nas mãos – as dioceses também tiveram que fazer suas consultas -, será elaborado o texto base do Sínodo em Roma.

No fundo, Francisco quer fazer da Amazônia uma referência para a Igreja Universal e também para a defesa da Casa Comum, a Terra. A impressão que ele passa é essa: o que acontecer com a Amazônia, acontecerá com o planeta Terra; o que acontecer com a Igreja da Amazônia, acontecerá com a Igreja Universal. 

Vivemos num Brasil delirante, onde as insanidades recriam até manicômios. Porém, não há qualquer mistério a respeito desse Sínodo.

Roberto Malvezzi (Gogó)

Espaço do Leitor
POSTAR
23 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 04:28
Regina - Quim?

Muito boa explicação. Mas estamos hoje em Brasília na época das trevas onde malucos B171 torturadores milicianos do Rio de Janeiro Bosonaros Morus perseguidores poder falam e fazem loucuras. Lembrando que malucos no poder perseguiram e mataram Jesus Cristo e Tiradentes e Lula

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 04:32
soraia

Parabéns doutor Roberto. Agora com Bosonaro so tragédias mortes fome fogo lama no Brasil. Parece que agora Satanás sanguinolento maligno Busonaru urubu ta em Brasília?

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 04:38
Getúlio - Bosonaro171 na cadeia. Com fe em Deus

2019 so desgraças no Brasil de Bo.......naro?? Ate quando tanta LAMA? ate quando tanto fogo B....? a miséria B 171 devia morrer logo?vai embora CÃO Boso pros infernos. Deixa o Brasil em paz Bandidos B do diabo?

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 04:47
Jurema

Palavras do Paladino da Justiça hipocrita Moru consagrou quando é do PSDB PMDB ou do psl ou mal que seja não vem ao caso se é contra o Lula ou do PT aumenta a pena para mais 12 anos sem provas

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 04:55
karla

Até o Demônio ficou constrangido! Não sabia que tinha um concorrente tão forte Bosonaro Moru Temir Milícias

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:00
Adalberto - Quim e Eri vão defender falcatruas de B171?

Amigo Roberto ando assustada. Fluidos ruim, tem cheiro de ódio, de vingança, de raiva e de azar...Esse é o novo mapa da presidência de BOZO...Brasil parece o inferno na mão do diabo

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:06
Carla - Cade o Queiroz Laranja 7.000.000.00? QUIM e Erry??

Bolsonaro é muito pé frio depois q ele entrou dia primeiro de janeiro só tá acontecendo coisas ruins no Brasil

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:09
yulo

Bolsonaro desejou tanto q Dilma infartasse ou tivesse um câncer q o q ele desejou para o seu adversário foi direto d encontro a ele ; simples assim !!!

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:12
Fatima - Quim o povo ta sem médicos. Cadeia para Boso171

Eu sempre falei isso, e tem um pequeno detalhe conheci pessoa que teve câncer de intestino, usou bolsa de colostomia por um tempo, religou o intestino ao reto e passado 3 anos a doença se manifestou no fígado e deu metástase e o resto podem imaginar. A lei do retorno será cumprida. Todo o mal que desejou aos adversários políticos (que ele trata como inimigos mortais) para ele retornaram.

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:13
Madalena

EM NENHUM MOMENTO SÉRGIO MORO TENTOU OU MANDOU INVESTIGAR AÉCIO, SERRA QUE ROUBOU MILHÕES E ARQUIVARAM, JUCA NINGUÉM MAIS HOUVE FALAR,E SÉRGIO MORO SÓ TRATAVA DE LULA,SÓ VIA LULA,E TANTOS CORRUPTOS NA POLÍTICA. ELE COMO MINISTRO NÃO FALA DO QUANDO DEPUTADO CORRUPTO FILHO DO PRESIDENTE,POR QUE?

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:37
iara - Quim e Erre Justo?

ROBERTO ME TIREM UMA DÚVIDA: O JUIZ QUE VAZAVA DELAÇÃO, É O MESMO MINISTRO QUE AGORA TÁ IMPONDO SIGILO AO COAF?

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:38
iara - Quim e Erre Justo?

QUIM ME TIREM UMA DÚVIDA: O JUIZ QUE VAZAVA DELAÇÃO, É O MESMO MINISTRO QUE AGORA TÁ IMPONDO SIGILO AO COAF?

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:46
weliton - Blog ótimo. Bosonaru Torturador?

Torturadores não têm ideologia. Torturadores não têm lado. Torturadores são apenas torturadores. É o tipo humano no nível mais baixo que a natureza pode conceber. São covardes, são assassinos e não merecem em momento algum serem citados como exemplo". - Ricardo Boechat

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:51
Olga - Quim defesa de Boso???

Quando vcs vão parar de dar biscoito para essa senhora Ministra Damares q é usada como cortina de fumaça?? Ela é paga para falar bosta e tirar o foco dos crimes dos milícianos Bostanaros eleitos. Afee

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 05:55
Raimundo

Agora niguem votou mais no Bolsinaro, ta eu nao e se depender de mim ele p faser nada o roúim que nao tem saida a ditadura ta estálada de novo ele seu comparca foi usado so nao ve quem nao quer tao fudidos ainda vao Lamentar ter odiado o pt pode escrever

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:06
QUIM

REGINA-ADALBERTO-FATIMA-IARA-OLGA...CARAMBA,MEU FÃ CLUBE ESTA CRESCENDO ! OBRIGADO GENTE,AGRADEÇO, MAS, NÃO MEREÇO. POIS É...Jair Bolsonaro deve sair do hospital nesta quarta-feira.Ele já recebeu aval da equipe médica do Albert Einstein, diz o Estadão.MEU PRESIDENTE VAI PRA CASA,ENQUANTO O DE VOCES,VAI PARA A PAPUDA... Não há qualquer dúvida entre a maioria dos brasileiros de que o PT é o partido que mais roubou o Brasil em toda a história republicana. A sensação de que, com Lula e Dilma, o PT roubou mais do que todos os governantes do país desde o seu descobrimento .KKKK...POÍS É.

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:08
QUIM

REGINA-ADALBERTO-FATIMA-IARA-OLGA...CARAMBA,MEU FÃ CLUBE ESTA CRESCENDO ! OBRIGADO GENTE,AGRADEÇO, MAS, NÃO MEREÇO. POIS É...Jair Bolsonaro deve sair do hospital nesta quarta-feira.Ele já recebeu aval da equipe médica do Albert Einstein, diz o Estadão.MEU PRESIDENTE VAI PRA CASA,ENQUANTO O DE VOCES,VAI PARA A PAPUDA... Não há qualquer dúvida entre a maioria dos brasileiros de que o PT é o partido que mais roubou o Brasil em toda a história republicana. A sensação de que, com Lula e Dilma, o PT roubou mais do que todos os governantes do país desde o seu descobrimento .KKKK...POÍS É.

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:09
QUIM

POIS É :Os mortos de fome do PT simplesmente destruíram a economia brasileira. Injetaram bilhões em negócios fraudulentos, tornaram os bilionários do país ainda mais bilionários, em troca de pequenas comissões. Para o povo, apenas as migalhas. Para se ter uma ideia, todo o programa Bolsa Família custa menos de R$ 25 bilhões ao ano. O PT chegou a desviar para seus amigos mais de R$ 500 bilhões, ou 20 anos de Bolsa Família (Imprensa Viva)

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:10
QUIM

POIS É :Os mortos de fome do PT simplesmente destruíram a economia brasileira. Injetaram bilhões em negócios fraudulentos, tornaram os bilionários do país ainda mais bilionários, em troca de pequenas comissões. Para o povo, apenas as migalhas. Para se ter uma ideia, todo o programa Bolsa Família custa menos de R$ 25 bilhões ao ano. O PT chegou a desviar para seus amigos mais de R$ 500 bilhões, ou 20 anos de Bolsa Família (Imprensa Viva)

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:11
QUIM

LULA É UMA FARSA,SÓ OS PETISTAS AINDA NÃO DESCOBRIRAM ! SABEM NADA,INOCENTES !

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 07:30
zelia

A parcela da direita e justiça pobre, podre e desonesta de Brasília com os brasileiros manipulando e não cumprindo a Constituição/88 sem elementos capacitados para exercer funções públicas necessita amedrontar as esquerdas prendendo inocentemente o estadista ímpar mestre dos mestres em gestão pública o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) mas sabemos separar o "joio do trigo" e estamos com (Lula), acorda rebanho da direita e "justiça" (Lula) 100% honesto.

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 09:03
Cidadão

Que viagem meu! É uma pena que esse cidadão seja um alienado político. Cria de uma Célula da Igreja Comuna. Lembre-se do que está acontecendo na Igreja "Gogó". Bispos e Padres pedófilos. PT e partidos corruptos, inclusive o do Bolso. Ninguém é perfeito. Nem você nem eu. Vá trabalhar que é melhor.

publicado em 12 de Fevereiro / 2019 às 09:27
ELENILDE COSME; e otoniel gondim???

Pare de brincadeira de esconde esconde e mande textos ao Blog e seus diletos leitores, Otoniel Gondim!!!! Todos sabemos que escreve sobre qualquer algo e a qualquer momento, pois, sua capacidade inspirativa e de talento ímpar é inquestionável. Esperamos que logo se reapresente. De um fanzérrimo.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.