Trios e equipamentos de som passam por vistoria para garantir segurança no Carnaval 2019

Os trios elétricos, minitrios, paredões, veículos de apoio e equipamentos sonoros cadastrados para trafegar no circuito do carnaval 2019 passaram por vistoria na tarde dessa quinta-feira (14).  O procedimento, realizado por uma força tarefa composta pelas equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Corpo de Bombeiros e o CREA, tem como objetivo cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 entre as instituições e realizar uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

De acordo com a diretora de licenciamento da SEMAURB, Elayne Borges, foi aferido o som emitido pelos equipamentos e passadas orientações aos condutores sobre o volume permitido no circuito. “Nosso papel é garantir que todos estejam seguindo as normas estabelecidas no Decreto Municipal Nº 113/2019 relacionado ao som durante a festa na cidade, sendo permitida utilização de até 110 db (decibéis). Analisamos 15 veículos, entre trios elétricos, minitrios e paredões, todos foram considerados aptos”, destacou.

Além do volume permitido foram analisados pelas equipes da CSTT, CREA e Corpo de Bombeiros itens como extintores de incêndio, guarda-corpos nas duas laterais, frente e fundo dos automóveis, escadas externas, sinalização, saída e iluminação de emergência e brigadas de incêndio, gases emitidos através do escapamento, pneus, parte elétrica, frenagem, suspensão, além da documentação do veiculo (CRLV) e do condutor (CNH).

A vistoria dos veículos prossegue na manhã dessa sexta-feira (15), a partir das 9h, nas proximidades da Lagoa de Calu, lembrando que os veículos que não forem vistoriados não terão acesso ao circuito.

Por Gardennia Garibalde/SEMAURB