Prefeito Paulo Bomfim participa de reunião do Constesf com o coordenador dos Consórcios de Saúde do Estado

Nesta quarta-feira (20), o prefeito Paulo Bomfim e demais prefeitos do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco/Constesf se reuniram para uma Assembleia na sede da entidade com Nelson Portela, coordenador dos Consórcios de Saúde do Estado, que teve como pauta a área da saúde. O presidente do Constesf e prefeito de Canudos, Genário Rabelo (Geo), e a presidente do Consórcio de Saúde do Território do São Francisco, Ana Passos, abriram a Assembleia para as considerações dos prefeitos presentes e, em seguida, para o representante do Governo do Estado.

Portela apresentou o documento que determina as obrigações das partes envolvidas como custeio mensal da Policlínica Regional, que será inaugurada em breve. Foram colocadas e discutidas questões como contratação de pessoal, salários transporte, sendo 60% de responsabilidade dos municípios do Consórcio e 40% do Estado. Cada município terá um custo mensal de R$ 1,00 por habitante e para Juazeiro ficará o valor de R$ 219.600,00/mês. O prefeito Paulo Bomfim levantou alguns questionamentos para que todas as dúvidas fossem sanadas e no final se mostrou satisfeito.

“A Policlínica Regional é muito bem vinda porque ajudará a diminuir a demanda da saúde na região. Principalmente aqui em Juazeiro, que é sacrificado por ofertar serviços que atendem a pacientes de todos os municípios do Norte baiano, de municípios de Pernambuco e até do Piauí, criando uma superlotação nos leitos da Maternidade e da UPA, como também do Hospital Regional. Discutimos aqui alguns pontos importantes para que, quando em pleno funcionamento, a Policlínica atenda à população com qualidade e sem sacrificar ainda mais os municípios financeiramente”, concluiu.

Também participaram os prefeitos Wilker Torres (Casa Nova) e Zé Filho (Remanso), além de secretários municipais e representantes dos demais municípios do Consórcio.

Ascom/PMJ