Blog do Geraldo José - Artigo - Pega na mentira
Vale do São Francisco - 18 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:00

Artigo - Pega na mentira

É comum ouvir de pessoas com experiência de vida mais avançada, os antes chamados de 'mais velhos', que 'se conhece o homem pelo arriar da mala'. Para concordar com o que quer dizer a frase não precisa está na melhor idade. O arriar da mala seria a primeira atitude do chegante, e a forma como este se comporta é a demonstração de sua primeira impressão para os que passam a conhecê-lo.

Não é aceitável que se faça um conceito antecipado (preconceito) daquilo ou daquele que não conhece. O achismo é uma gíria atribuída à "teoria" que é criada por alguém sobre algo com base unicamente nas suas opiniões e intenções, sem nenhum tipo de argumentação concreta ou justificativa. O achismo é praticado por pessoas que desconhecem a natureza de determinado assunto, mas que fazem questão de tentar explicar algo tendo em consideração apenas aquilo o que acham sobre o tema. Apesar de ser algo abominável é bastante comum se deparar com alguém com uma 'opinião formada sobre tudo', certo de que o que acha é a 'verdade verdadeira'.

Para tentar tornar uma inverdade em verdade ou para reforçar tal maldade, o mentiroso utiliza das mais variáveis armas e munições, não medindo esforço para ludibriar os incautos. Não sabendo o mutreteiro que as conseqüências são as piores possíveis. Ao contrário do que aconteceu com o Pinóquio, personagem de ficção infantil, esculpido a partir de um tronco de uma árvore, que após inúmeras peripécias e mentiras foi perdoado pelo seu criador, o mentiroso de verdade, o de carne e osso, pode não ter a mesma sorte e ao invés de virar uma história, entrará para a história de maneira desastrosa.

O insensato acredita que está pregando sensatez, confundindo a si e aos que estão em sua volta; desequilibrado, suas atitudes revelam facilmente sua desfaçatez e mau-caratismo, características típicas de um falso profeta, aquele que se apresenta ao rebanho como ovelha verdadeira, aquele que parece ser quem não é, que mantém uma capa, uma máscara de piedade, mas por dentro é um lobo voraz que se aproxima das ovelhas pra devorá-las e não para servi-las, mas para se servir delas. Ou seja, o falso profeta é quem não carrega a bandeira da verdade.

"... Sônia braga é feia, não é boa

Já não morre peixe, na Lagoa

Passa todo mundo no vestibular

O amor vai se acabar

Carnaval agora é um dia só

Sem censura e guaraná em pó

Pega na mentira, pega na mentira..."  - Erasmo Carlos  - Pega na mentira.

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador

POSTAR
15 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:19
iara - Quim e Erre Justo?

Pega na mentira Bolsunaro. Deu agora 606 bilhões para os bancos e para os pobres nada. Pior que Temir. Pior que Satanás. Pior que Color

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:19
iara - Quim e Erre Justo?

Pega na mentira Bolsunaro. Deu agora 606 bilhões para os bancos e para os pobres nada. Pior que Temir. Pior que Satanás. Pior que Color

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:23
ruty

Eu quero que vocês, bolsominions, coxinhas e mídia Golpista se abrasem e afundem juntinhos. #LulaLivre

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:25
Olga

Gostaria de saber o que o senhor Quim e Moru defensor do COISO Boso171 acha envolvimento da família Bozo com as milícias?;?!?...

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:32
Eva

Ta osso esse 2019 Ford 24 mil desempregados , reforma da previdência pra ferrar o povão, só tragédia ....sai pra zica.....ta osso companheiro....

publicado em 23 de Fevereiro / 2019 às 23:34
Madalena

Infelismente o povao brasileiro.duramente prejudicado pelas.reformas da previdencia social.e tambem a.trabalhista esta pessimamente representado pela camara de deputados federais e pelos senadores e por toda a cupula que atualmente governa o.Brasil.e os brasileiros. O povo foi duramente iludido.e acabou votando duramente errado em erro fatal para o bem estar do Brasil e dos interesses da maioria do povo brasileiro. Agora somente Deus para ajudar o Brasil e os brasileiros mas DEUS nao entra em politica e politjcagens danosas.

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 00:51
Fernando Costa

Nunca li alguém descrever tão perfeitamente LULA, chefe da quadrilha do PT. Que aliás, ESTÁ PRESO...

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 06:54
Professor Moisés - Cadê Quim e Erre Just???

amigo doutor Gervásio hoje chegou a Desgraça maligna Boso171 no Brasil. Lama Fogo Laranjas milionárias tirando do povo

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 08:45
professora maristela

Estamos aqui na fronteira apreensivos com as loucuras do presidente, nos empurrando para guerra, travestido de ajuda humanitária. Ganhou a eleição com fake news e agora que governar com fake news: com relação a Venezuela, mentiras do laranjal e da reforma da previdência. Quem perde é o povo brasileiro. Ou reagimos, ou iremos ir para o buraco com esse bando de loucos que chegaram a presidência.

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 08:50
karla

Bolsonaro afrontou Maduro muitas vezes... Maduro sempre se mostrou irritado... Bom agora é tarde, Brasil pode ir pelos ares...BUMMMMMMMM RÚSSIA, CHINA, IRÃ E OUTROS ESTÃO COM A VENEZUELA! Em menos de 2 meses de governo, BOLSONARO NÃO SÓ TIROU DIREITO, MAS PODERÁ MATAR MILHARES DE PESSOAS, numa guerra que não é nossa... é interesse dos Estados Unidos no petróleo da Venezuela... AJUDA HUMANITÁRIA???? COMO ASSIM? TEM ÁFRICA, HAITI, POVO MORRE DE FOME... AHHHH HHH... LÁ NÃO TEM PETRÓLEO... Demagogia Defenda Bolsonaro e morra também... Se isso vale a Pena

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 08:56
Getúlio

Dá pra confiar num governo que não ajudou aos desabrigados de Brumadinho e agora quer ajudar o povo na Venezuela ?

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 09:02
Boso Marcola Queiroz Temir na cadeia?

Aprendam de uma vez por todas: Políticos de Esquerda defendem os Trabalhadores. Políticos de Direita defendem os Empresários.

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 09:44
tania - trabalhadores lascados na mão de torturadores Bosonaro

RECORDAR É VIVER. Lembranças de um estadista - “Na 1ª vez que falei com Bush ele queria que o Brasil entrasse na guerra contra o Iraque. Respondi que minha guerra era contra a fome no meu país” - Lula

publicado em 24 de Fevereiro / 2019 às 10:22
Adalberto

Bebiano Conta o q vc sabe do Boso171 e talvez assim nos o perdoemos. Vai pagar pelas mentiras, pelos fakes, pelas extorsões que fizeram, pelo caixa 2, pela lavagem de dinheiro e pelo envolvimento com as milícias do Rio de Janeiro.

publicado em 25 de Fevereiro / 2019 às 15:48
TOINHO MORAES

É companheiro! Se você não sabia,fique sabendo agora pois essa expressão dita por você não e´um dito popular. Sotero Monteiro foi um treinador renomado nos anos 60 na Bahia,ficou conhecido por uma frase que revolucionou o futebol. " VOCÊ CONHECE O JOGADOR AO ARRIAR DAS MALAS"

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.