Deputado Tum cobra contratação de mão de obra local para o parque fotovoltaico do Vale do São Francisco

Com o objetivo de gerar mais empregos para o Vale do São Francisco e região, o deputado estadual Tum (PSC) se reuniu com representantes das empresas que constroem o parque fotovoltaico para cobrar o cumprimento da convenção coletiva do Sintepav-Bahia que determina o emprego de 70% de mão-de-obra local em obras pesadas na Bahia. O encontro foi acompanhado pelo presidente do sindicato trabalhista, Irailson Gazo. 

"Uma das principais bandeiras do nosso mandato é a defesa do trabalhador. Por isso, nada mais justo que lutemos para que os postos de trabalho sejam ocupados pelos trabalhadores locais. Sem dúvidas, uma maior geração de renda é fundamental para o desenvolvimento econômico da região", explica Tum. De acordo com Irailson Gazo, o cumprimento do acordo beneficia a todos, "uma vez que gera divisas e movimenta a economia local". 

Durante o encontro, também foram discutidas algumas medidas referentes à saúde e segurança do trabalhador e contrapartidas que os empreendimentos deverão dar para os municípios em que estão instalados, como por exemplo: a construção e manutenção de praças e cursos de qualificação e requalificação profissional.  

Defesa do Trabalhador 

Ainda sobre a defesa do trabalhador, o deputado Tum já fez duas indicações de projetos na Assembleia Legislativa que buscam incentivar e fortalecer a atividade pesqueira. Uma para implantação e instalação de unidades de apoio à pesca artesanal, a capacitação de jovens pescadores e distribuição de equipamentos de pesca para modernização de embarcações artesanais. O outro projeto versa sobre a criação de peixe em tanques-redes nos distritos de Pau Pique, Bem Bom e Barra da Cruz, localizados em Casa Nova.

Ascom Dep. Tum