Blog do Geraldo José - Artigo - Sei que nada sei
Vale do São Francisco - 24 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Março / 2019 às 23:00

Artigo - Sei que nada sei

Pare!

Emitir parecer, opinar e sugerir são manifestações comuns e corriqueiras, principalmente quando quem as realizam tem convicção e conhecimento daquilo que está defendendo ou propondo. Não adianta querer expressar e discutir sobre o que não possui conhecimento suficiente para tal, pois correrá o risco de ser chacoteado e acabar como um arrogante e soberba.

Além de improvável, chega ser hilária a conversa entre dois profissionais de atividades distintas como o engenheiro e um dentista discutindo sobre a quantidade de concreto para preenchimentos de uma coluna e a quantidade de massa para obturar um dente. Um dando pitaco na profissão do outro. Provavelmente este momento não acontecerá, pois são ofícios completamente diferentes. 

Como em qualquer situação, o improvável acontece. Não é difícil encontrar, principalmente em barzinhos, os chamados 'sabe tudo' que como um bom jogador de futebol, "amortece o assunto na caixa do peito, bate algumas embaixadas, chuta e faz o gol". Figuras que se dizem ser muito bom em português, mas possui certa 'dificulidade' em matemática. Até mesmo assuntos como futebol e religião exigem conhecimento para que ocorra uma boa prosa. Como dizem os cristãos, não adianta discutir religião com quem não tem conhecimento da Palavra; assim como falar de posicionamento tático para quem não sabe distinguir a posição do atleta que joga no ataque com a do meio de campo.

Até pouco tempo atrás se utilizava a expressão 'variando' para as pessoas que falavam coisa sem nexo; atualmente estranhos comportamentos são denominados das mais variadas maneiras como, ao se referir a uma pessoa que fala bobagens diz que a mesma 'parece que tá vendo Jesus em pé de goiabeira'. As frases pronunciadas por quem não possui conhecimento de causa geralmente se tornam bordões satíricos, algo muito comum na política brasileira. Indivíduos sem capacidade, competência e sabedoria sobre determinadas temáticas se acham na condição de abordar, discutir e debater com quem sabe.

Vários são os exemplos de discórdias, muitas vezes graves, por conta de discussões sobre assuntos que não necessariamente competem ou interessam os envolvidos. O sentimento de ódio está se enraizando e afetando todas as classes sociais, a partir de discursos raivosos e, principalmente, sem noção. 

"Pare! Até quando você quer mandar
E mudar minha vida?
Pare! Meus desejos e suas vontades
Estão divididas"  - Pare – Zezé de Camargo e Luciano.

Por Gervásio Lima
Jornalista e historiador

POSTAR
12 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Março / 2019 às 04:21
Edu - Ery INjusto defende B171 Hitler Bosonaro Marcola?

Os negócios da familícia Bosonaro são tenebrosos! Quem abrir a boca morre. Não se brinca com a máfia Bosonarista.

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:24
Cadê Quim e Erre Just???

Esta difícil para você? Imagina para os eleitores do BOLSONARU ter que defender vídeo pornô Como plano de GOVERNO.

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:25
Fatima

O Brasil foi entregue pelo BOLSONARO ao banqueiro PAULO GUEDES, seu Posto Ipiranga. Se não houver uma reação forte as coisas vão piorar mais ainda, principalmente, em cima da classe média e da população mais pobre. O repúdio a essa proposta de reforma da Previdência e sua derrubada poderá marcar o início dessa salutar reação. Isso poderá ocorrer se as redes sociais ajudarem a defender a sociedade. Isso já começou e vem ganhando força. PARTICIPE !!! FAÇA A SUA PARTE !!!

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:28
Juliana

Doutor Gervásio a classe média aceita a corrupção dos ricos, mas não aceita a melhoria de vida do pobre.

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:30
Juliana

Doutor Gervásio a classe média aceita a corrupção dos ricos Bosunaru e B1 e B2 eB3, mas não aceita a melhoria de vida do pobre.

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:31
ruty

Até agora, Bozo só aprendeu uma coisa sobre a presidência: usar o cartão de crédito pago com dinheiro público

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:38
tania

Denúncias falsas contra Lula foram plantadas por procuradores por meio de propinas e chantagens, afirmam ex executivos da OAS.

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:39
Yolanda

Sim consigo explicar quem disse que acabaria com a corrupção no Brasil joga no mesmo time deles agora foi contratado pró CARGO DE MINISTRO DA JUSTIÇA agora esquece virou DISNEYLAND é só pedir DESCULPA como fez o CHEFE DA CASA CIVIL é ja era

publicado em 08 de Março / 2019 às 04:47
Jose - Perguntar a QUIM ?

Deixa de ser tonto QUIM, que massacrar ! Se o psicopata do Bozo, não se comportar como um homem, continuar brincando de ser "presidente" pela Internet, não somos nós do PT que vamos nos lascar...vocês também vão, todos vão afundar juntos. Este incompetente deveria cuidar mais do Brasil e do povo e parar de ficar fazendo palhaçada sem graça, só para nos envergonhar. Sinto muito, mas o seu "presidente" é muito burro e ou louco?

publicado em 08 de Março / 2019 às 07:59
Marlene Mattos Alencar. ESPERANDO OTONIEL GONDIM....

Dr. Gervásio, bom texto. Somente aproveito o espaço para pedir a Geraldo José, artigos do professor Otoniel Gondim e perguntar se o teremos hoje no Blog. E sobre política municipal, Otoniel Gondim. Certo?

publicado em 08 de Março / 2019 às 08:48
Jose - Perguntar a QUIM e senhor Agenor ?

Faça um governo para os pobres e vá preso. É assim que funciona a América Latina historicamente.

publicado em 08 de Março / 2019 às 16:14
QUIM

JOSE-TONTO PORQUE ? PORQUE VOTEI NO CAPITÃO ?ENTÃO ME DIGA,O QUE SERIA VOCE, DO PT,QUE VOTA EM LADRÃO,QUE ASSALTOU,ESCULHAMBOU E APODRECEU O BRASIL ? VOTEI SIM NO CAPITÃO,VOTAREI OUTRAS VEZES,QUAL É O PROBLEMA ? ELE JA FEZ A SUA PARTE,TIROU O PT DO PODER,QUER COISA MELHOR PARA O BRASIL ?ANTES VOTAR NO CAPITÃO E CAIR DO CAVALO DO QUE FAZER COMO VOCE,QUE VOTOU EM LULA E TE ROUBARAM O CAVALO.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.