Blog do Geraldo José - Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (1ª Parte)
Vale do São Francisco - 20 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Março / 2019 às 13:30

Venezuela - Paraíso, inferno e juízo final (1ª Parte)

Acompanhando a situação atual da Venezuela (que já era uma tragédia anunciada), percebo que tem muita gente opinando, sem conhecer esse país nem as causas dos problemas. Assim sendo e conhecendo um pou-co dessa realidade, decidi dar um pitaco a esse respeito.  

Conheço a Venezuela desde 1992, época do presidente Carlos Andrés Pérez. Viajei inúmeras vezes de carro próprio para esse país, saindo de Roraima com destino a Ciudad Guayana, Puerto La Cruz, Ilha de Margari-ta, Caracas e Valência. Nessa ocasião, um litro de gasolina pura custava 0,08 cruzeiros, fator esse que estimulava muita gente a viajar para conhe-cer esse mundo encantado. Outros motivos que estimulavam os brasilei-ros do norte a viajarem para a Venezuela, eram os preços baixos dos bens de consumo, o câmbio da moeda cruzeiro/bolívar a nosso favor e os banhos de mar. Por isso, a Venezuela era invadida mensalmente por 5 mil amazonenses e roraimenses.

Alguns brasileiros que moravam no centro-sul deste país, viajavam a Ve-nezuela, com o objetivo de jogar em cassinos e comprar coisas baratas na Ilha de Margarita. Esses brasileiros viajavam através da Varig, saindo de São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetia (Caracas). Daí seguiam para a Ilha de Margarita em companhi-as venezuelanas (viasa ou aeropostal), num voo de 40 minutos sobre o mar azul-degradê do Caribe.  

Para se ter uma ideia do quanto as coisas eram baratas na Ilha de Marga-rita, em 1992, um litro de whisky de 21 anos, legítimo, custava até 80 cru-zeiros. Uma diária para um casal, em hotel 4 estrelas, custava até 150. Era uma maravilha. 

De tanto viajar e gostar da Venezuela, morei nesse país, entre 1996 e 1997, me estabelecendo em Porlamar (Ilha de Margarita), estado de Nue-va Esparta. Lá trabalhei como guia turístico para brasileiros, tendo inclusi-ve, a oportunidade de realizar um trabalho para Francisco José, da rede globo nordeste de televisão.

Nos anos 90, a Venezuela era a uma espécie de New York da América do Sul. Tinha tudo em excelência e qualidade: parques, restaurantes, mu-seus, entretenimento, shoppings centers (até os dias atuais eles insistem em chamá-los de centro comercial), belíssimos edifícios, majestosas resi-dências, roupas de grife, veículos americanos, etc. 

Ainda nos anos 90, o povo venezuelano, vivia fazendo turismo (interno e externo), comendo arepas (um tipo de pastel feito com farinha de milho pré-cozida), bebendo muita polar (cerveja conhecida por polarsita), sabo-reando cocada (água de coco, misturada com nove ingredientes, inclusi-ve, o coco ralado e canela), bailando salsa e merengue, escutando Oscar D`León e Juan Gabriel, apostando em tudo (principalmente em corridas de cavalos, corridas de cachorros e no jogo do bicho - conhecido como ani-malitos) e se vangloriando da beleza das mulheres de seu país, as quais foram e ainda são muito bem representadas por suas misses universo. Viviam num conto de fadas.

A Venezuela era e continua sendo um país rico e bonito por natureza. Além de possuir quase todos os minerais do mundo em seu subsolo, pos-sui tudo em grande quantidade e graça: fauna, flora, rios, mar, praias, montanhas, parques ecológicos, etc. Isso sem contar, com uma excelente localização geográfica e com um clima diversificado, inclusive, com a pre-sença constante de neve, na cidade estudantil de Mérida.      

Quando eu morei na Venezuela, escutei repetidas vezes uma historieta que é contada pelos mais idosos. Dizem que um dia um grupo de pessoas da América Latina (com a ausência apenas do representante do Brasil) solicitaram uma conferência com Deus para saber o porquê Dele ter feito da Venezuela, um paraíso na terra, enquanto os demais países não tive-ram o mesmo privilegio ou a mesma sorte? 

Deus, em sua infinita sabedoria e justiça, olhou para cada pessoa do gru-po e respondeu: - De fato a Venezuela é um paraíso. Mas vocês, já per-ceberam o tipo de gente que eu coloquei pra nascer ou viver lá? Todos se entreolharam, entenderam a questão, agradeceram pela audiência e volta-ram para os seus países, satisfeitos com a resposta obtida.

De fato, até o final dos anos 90, a Venezuela era um paraíso, contudo, com o passar dos tempos, se transformou num inferno, lamentavelmente. 

Gilberto Maciel Santos - Escritor Juazeirense. 

POSTAR
10 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Março / 2019 às 17:34
Edu - Ery INjusto eQuim defende B171 Hitler Bosonaro?

EUA bloqueou 30 bilhões da Venezuela e proibi o mundo a negociar c a Venezuela. EUA quer o petróleo a todo custo

publicado em 08 de Março / 2019 às 17:35
Madalena

Faça um governo para os pobres e vá preso. É assim que funciona a América Latina historicamente.

publicado em 08 de Março / 2019 às 20:12
Eu heim

Só discordo de um detalhe acima. Quando DEUS fez o mundo, colocou TERREMOTO, TSUNAMI, VULCÃO, ETC, ETC. em alguns países, aí são Pedro, perguntava porque? Aí DEUS dizia a São Pedro! esse povo dei inteligência para resolver isso. e assim sucessivamente. Quando chegou a vez do BRASIL. SÃO PEDRO, questionava! porque um país com um imenso litoral, sem terremoto, maremoto, etc, etc. AÍ DEUS DIZIA, PRA SÃO PEDRO! É MAS VOCÊ NÃO SABE O TIPO DE GENTE, QUE EU BOTEI LÁ.

publicado em 09 de Março / 2019 às 00:52
Fernando Costa

Se o senhor morou lá, sabe que o comunismo bolivariano de MADURO acabou com o país e hoje o povo passa fome.

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:03
Adalto

A desgraça da mente doente do Maduro, Lula. MALDITO SOCIALISMO, COMUNISMO!!!!!

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:05
Vanja cardoso

Quando vão criminalizar o maldiro socialismo e a desgraca dos comunistas????????

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:06
Solange Braner

Lula na penitenciária!!!!!!!

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:08
Santos Santos

Maduro na prisão, lula vai morrer preso!!!!! Fora comunistas!!!!

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:13
Kaeme luisa

Graças a Deus o Brasil se viu livre do socialismo lulista. Lula na penitenciária !!!!

publicado em 09 de Março / 2019 às 10:16
Santos Santos

Tudo culpa do Chaves e Maduro. Lula , Haddad, Gleise na prisão. Fora comunistas. Lula, Dilma faliram o Brasil.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.