Blog do Geraldo José - Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza ações do programa de combate à doença de chagas
Vale do São Francisco - 24 de Março de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 14 de Março / 2019 às 21:40

Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza ações do programa de combate à doença de chagas

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Núcleo de Endemias, realizou diversas ações de combate à doença de Chagas nas comunidades da zona rural do município, quando a equipe visitou 53 residências, nas comunidades de Escondida, Esplanada, Barra, Poço do Juá, Poço da Gameleira, Caldeirão, Rolinha, São João, Berro do Bode, Bom Sucesso, Traíras, Salgadinha, Lucena e Campo Alegre. Em algumas casas foram detectados sinais da presença do barbeiro, que pelas fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi, pode causar a doença. A equipe da Secretaria de Saúde realizou serviços de dedetização e compartilhou informações sobre medidas de prevenção.

"É muito importante que, principalmente as pessoas do interior do nosso município, estejam atentas para evitar que o barbeiro seja detectado em suas casas e afaste as possibilidades de maiores danos a saúde humana. Nossa equipe visitou 53 residências, e além de realizarmos a captura e borrifação, foi feito um trabalho educativo, informando as pessoas da importância de se prevenir contra a doença de Chagas", afirmou o Coordenador de Endemias, Sóstenes Pereira Nascimento.

Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais (casas de pau-a-pique, sapê, etc). Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais.

"As pessoas que moram nas comunidades do interior, infelizmente, estão mais sujeitas ao contato com o barbeiro. Ciente disso enviamos nossa equipe para fazer esse trabalho de dedetização e conscientização, para que as pessoas de previnam da doença e evitem problemas de saúde mais graves. Temos uma equipe muito competente e que garante a proteção contra a doença de Chagas. A incidência desta doença ainda preocupa, por isso fizemos mais uma vez essa força tarefa, sempre pensando no bem estar da nossa gente", afirmou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Ascom PMS
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.