Escolas municipais de Juazeiro e Petrolina e os desafios de climatizar as salas de aulas

Este Blog Geraldo José durante esta semana destacou os desafios de climatizar e humanizar as escolas públicas do Estado da Bahia, especialmente Juazeiro e o Vale do São Francisco, Petrolina, Os dois municípios enfrentam rigorosos dias de sol abrasador e a temperantura atinge mais de 36 graus, com a sensação termica acima dos 40 e os alunos e a comunidade cobram todos os anos a necessidade de os aparelhos de ar condicionado estarem funcionando nas salas de aula. 

Nas escolas estaduais, a situação ainda é um desafio a ser enfrentado. O Blog apurou que a maioria das escolas funciona sem a presença dos aparelhos de ar-condicionados instalados e em funcionamento. Algumas escolas precisam de melhorias nas instalações elétricas internas, como a adequação do padrão de entrada ou troca de toda a rede de fios. Outras precisam de intervenção na rede externa, como transformadores, postes e troca de cabeamento, o que depende do trabalho e um custo considerado alto.

Em visita a algumas escolas estaduais de Juazeito foi contatado o uso de ventiladores. Em alguns colégios os ventiladores estão quebrados, não giram, trazendo inúmeros prejuízos ao alunos e professores dentro da sala de aula.

Todavia, os bons exemplos também podem ser vistos. A Prefeitura de Petrolina informa que está avançando no processo de climatização das unidades de ensino do município. Entre os anos de 2017 e 2018, foram equipadas  mais de 40 salas de aula divididas em 9 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), beneficiando 800 estudantes. 

De acordo com a assessoria de imprensa até o momento, 21 escolas da rede já foram climatizadas, com equipamentos em 96 salas, beneficiando mais de 2.800 alunos. Até 2020, a gestão pretende ampliar o número o número de unidades equipadas, para isso a prefeitura está realizando um planejamento junto à CELPE. Até Dezembro de 2016, somente 15 salas de CMEIs eram climatizadas

Em Juazeiro, A Secretaria de Educação e Juventude, Lucinete Alves, enfatizou que continua consolidando a política de Climatização da rede municipal de ensino. "Estamos no momento com 103 escolas municipais climatizadas e 09 (nove) estão em obras recebendo reformas e ampliação. Até 2020 estaremos com todas, escolas climatizadas, proporcionando conforto e qualidade para fazer acontecer o ensino de Juazeiro", declarou a secretaria.

Redação Blog