UPAE de Petrolina agora conta com Terapia Fonoaudiológica

A grande novidade deste mês na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é a oferta da Terapia Fonoaudiológica. Desde o dia primeiro a profissional Mila Ferreira passou a realizar sessões de reabilitação de voz e motricidade orofacial para os pacientes do serviço.

A fonoaudióloga já realizava exames audiológicos, como audiometria e BERA, além da estimulação precoce de crianças com microcefalia. "As sessões de terapia foram propostas pela direção da Unidade e prontamente aceitei por ser um serviço a mais para a população", esclarece Mila. "Então vamos trabalhar no sentido de prevenir, habilitar, reabilitar e aprimorar as funções de respiração, fonação, sucção e mastigação, além de adequar a mobilidade, tonicidade e postura do sistema estomatognático", acrescenta.

A reabilitação em motricidade orofacial tornou-se um serviço de necessidade ímpar por conseguir atender a pacientes com malformações diagnosticadas logo ao nascimento, encefalopatias crônicas não evolutivas, sequelas de acidente vascular cerebral e de cirurgias de diversas ordens, que por vezes impossibilitam o indivíduo de se alimentar por via oral ou mesmo de se comunicar.

Com relação à voz, a terapia tem como objetivo contemplar questões de prevenção, aperfeiçoamento e da comunicação oral, bem como a reabilitação dos distúrbios vocais. Dessa forma, esse tipo de terapia colabora para que os pacientes diminuam o tempo de afastamento do trabalho e retomem, da melhor forma possível, a autonomia para realização das mais diversas atividades cotidianas.

E só sabe o valor disso quem realmente precisa, como é o caso de José Carlos Barbosa, que esteve acompanhando nesta quinta-feira (21) a esposa Genilda Maria de Castro Barbosa à sessão. "Ela sofreu um AVC em 2013 e ficou com sequelas, mas até o ano passado estava bem, conseguia ir ao mercado e até fazia caminhadas. De 2018 para cá, por conta de um novo problema de saúde, o quadro dela regrediu muito. Se não fosse a UPAE e a assistência que encontramos aqui nem sei com seria", desabafou.

Dona Genilda, que trabalhou no comércio por mais de 20 anos, hoje precisa da ajuda do esposo e de uma cunhada para praticamente tudo. Na UPAE ela faz acompanhamento com o cardiologista, hematologista e nefrologista. Já passou pela fisioterapia, terapia ocupacional e agora está iniciando as sessões de reabilitação em fonoaudiologia.

"Vou tentar de tudo, até quando Deus me der a oportunidade", disse em meio aos carinhos feitos nos cabelos da esposa. "A gente faz a nossa parte, mas essa dedicação que ele tem a ela contribui e muito para a reabilitação. A boa recuperação precisa dessa soma de todas as partes. Enquanto houver profissionais dedicados e mais pessoas como o seu José, haverá esperança", concluiu Mila.

Serviço

O fluxo para marcação das sessões segue a rotina da Unidade. Os pacientes encaminhados por interconsulta (indicação de outro profissional do serviço) deve fazer a marcação na própria unidade. Já os pacientes de fora deverão procurar as secretarias de saúde dos seus municípios para maiores orientações, já que as vagas são disponibilizadas mensalmente à VIII Geres e redistribuídas entre os sete municípios que a compõem.

Anna Monteiro Ascom UPAE Petrolina