Artigo – CATARATAS DO IGUAÇU: UMA MARAVILHA DA HUMANIDADE!

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, acolheu com carinho e muito brilho a 25ª Edição do “Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil – CINFAABB 2019”, que aconteceu naquela AABB de 5 a 12/4. O evento foi revestido de uma grandiosidade ímpar, naturalmente correspondendo não somente ao elevado nível de simpatia do seu povo, como à altura das extraordinárias belezas naturais que enobrecem todo o seu território. Impossível a cada visitante não contemplar, encantado, as águas em quedas das Cataratas do Iguaçu, cujo volume impressiona e empolga a todos pela vazão de 4,5 milhões de metros cúbicos por segundo! Em razão de toda essa pujança e esplendor, com muita justiça foi classificada e reconhecida pela UNESCO como uma das SETE MARAVILHAS NATURAIS DA HUMANIDADE. 

O evento a que estive presente, que teve a participação de 4.150 pessoas, entre atletas e convidados que integraram as delegações das 43 AABBs de 22 Estados da Federação, é anualmente organizado com muita eficiência pela FENABB-Federação Nacional das AABB’s e com a participação do CESABB-Conselho Estadual de AABB, além do indispensável apoio e colaboração das entidades de representação dos funcionários e aposentados do Banco do Brasil: PREVI, ANABB, AAFBB, SEGASP Sports, CASSI e COOPERFORTE. Esses certames, em cada etapa anual, são realizados em diferentes Estados do país, cabendo a coordenação local à respectiva AABB da cidade sede. Em 2020 será na AABB do Balneário Camboriú-SC. Por sinal, muito esperado por todos! E nem precisa dizer porquê!

É estimulante enfatizar a importância dessa grande confraternização que, em princípio, passa a concepção de caráter unicamente festivo e com muita farra, mas que, na verdade, além do espírito marcante de sociabilidade entre antigos colegas de todo o país que se reencontram, esses “jovens” atletas participam de uma verdadeira Olimpíada com várias modalidades esportivas, onde, naturalmente, ganha maior destaque o futebol, mas há Voleibol, Tênis de Quadra, Tênis de Mesa, Sinuca, Truco, Canastra, Natação e Corrida. Vale ressaltar, inclusive, que há aqueles que disputam mais de uma modalidade! Prova de amor, dedicação e resistência, admiráveis!

Como tradicionalmente se diz que o Brasil é o país do futebol, numa convocação nacional dessa expressão não poderia ser diferente, e todas as atenções são obviamente direcionadas para as equipes de futebol, as quais formam as categorias MASTER, SUPERMASTER, HIPERMASTER e ULTRAMASTER. Com carinho e amistosamente, prefiro chamar essas categorias de: Sub-60, Sub-70, Sub-80 e Sub-90! Essa salutar e impressionante competição adquire maior relevância pela notável disposição de atletas já com certa maturidade. 

Enquanto o profissional de futebol é tratado com superproteção, e após uma ou duas quedas, já não joga nas próximas partidas, esses “jovens” de 50, 60, 70 e 80 anos, oferecem um raro exemplo de energia, uma vez que caminham quilômetros visitando as Cataratas no dia anterior ao jogo, e na partida do dia seguinte correm com uma energia extraordinária. Se são derrubados com violência, sacodem a poeira, dão a volta por cima e a partida continua! Modelar, sob todos os aspectos o clima saudável do campeonato. Óbvio que, como em toda competição em que o sangue em defesa da terra que representam corre nas veias de forma mais intensa, há momentos em que a elegância e o tradicional fair-play ficam de lado! Diga-se, de passagem, que embora na competição ainda não tenha sido implementado o famoso VAR, sabe-se que já tem gente sugerindo a sua criação?!

A verdade mais pura e cristalina, porém, está evidenciada no espírito de congraçamento reinante, na pureza do sorriso cheio de alegria e no afago caloroso em cada reencontro, como se em cada abraço um troféu estivesse sendo erguido à consagração da amizade.

Essa não é uma prática tão comum no relacionamento entre ex-funcionários de uma grande organização empresarial, principalmente quando já aposentados e espalhados por todo o país. Oxalá, porém, seja essa uma realização digna de ser assimilada, pela singularidade do modelo exemplar de integração surgido entre os aposentados do Banco do Brasil! Parabéns aos organizadores e a todos que participaram desse belo acontecimento. Que venha Camboriú!!!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Foz do Iguaçu-PR.