Blog do Geraldo José - Opinião: A ruindade é uma característica dos tiranos
Vale do São Francisco - 15 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 03 de Maio / 2019 às 23:00

Opinião: A ruindade é uma característica dos tiranos

A ruindade que ora impera de maneira demasiada entre as pessoas foi vaticinada há milhares de anos. Na Bíblia Sagrada, por exemplo, é possível encontrar referências a este sentimento nos versículos e capítulos do Livro do Apocalipse. Para alguns se trata do 'prenúncio do final dos tempos', outros atribuem a uma qualidade dos perversos. Esta última interpretação talvez seja a mais coerente, pois não se justifica pelo 'tempo' determinados comportamentos perniciosos contra aquilo ou aquele com quem se vive.

Tem gente que é ruim porque gosta. Desejar e fazer o mal estão intrínsecos e provocam sensações de deleites naqueles desprovidos de humanidade e geralmente em alguns portadores de problemas psíquicos. Não interessa o prejuízo e a dor que o próximo venha a ter, o importante é destruir. O conjunto de maldade dos que praticam a ruindade envolve as mais diversas e nocivas ações desses indivíduos, principalmente aqueles que sempre escolheram ficar à margem das normas sociais estabelecidas.

Os que nunca foram machucados por alguma injustiça ou maldade praticada por alguém acham estranho o impulso da vingança. A vítima de crueldade é naturalmente adepta à 'lei do olho por olho e dente por dente' e da expressão 'aqui se faz, aqui se paga'. Esta é a ótica do mundo onde deve se pagar o que recebe com a mesma moeda, ou seja, vencer o mal com o mal.

Mas...

Ledo engano dos que acreditam que a vingança é a sentença contra os praticantes do mal. A partir do momento que a vítima se comporta como o malvado a inversão de valores pode ser mais nociva, prejudicando assim a possibilidade da transcendência.

A verdadeira vitória é a que se vence com o bem.

"...A maldade humana agora não tem nome

Pegue duas medidas de estupidez

Junte trinta e quatro partes de mentira

Coloque tudo numa forma untada previamente

Com promessas não cumpridas

Adicione a seguir o ódio e a inveja

As dez colheres cheias de burrice

Mexa tudo e misture bem

E não esqueça: Antes de levar ao forno

Temprerar com essência de espírito de porco..." – Os Anjos  - Legião Urbana

*Gervásio Lima - Jornalista e historiador

Espaço do Leitor
POSTAR
15 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 03 de Maio / 2019 às 23:07
Fernando Costa

Cumpanhêro, leia seu texto lá na Venezuela. Lá o sistema fascista que vocês defendem está dando show. Aproveita e fica por lá.

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:23
Getúlio

Parabéns doutor Gervásio. Veja o pobre que votou no Bolsonaro pensou que ia comprar uma arma, mas tá pedindo dinheiro emprestado para comprar o gaz,

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:26
Madalena

COM CERTEZA SEU GERVASIO. O APT NUNCA FOI MESMO DE LULA SE FOSSE ESTAVA NO NOME DELE ISSO TUDO FOI JOGO POLÍTICO PORQUE ELES SABIAM QUE JAMAIS GANHAVAM UMA ELEIÇÃO DE LULA PORQUE LULA E UM O IDOLO DA POPULAÇÃO

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:32
ruty

A reforma trabalhista era para gerar emprego cadê, a reforma previdência vai gerar mais desemprego e miséria é isso que os anti Cristo B.... querem miséria

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:34
tania

Amigo Gervasio Enquanto o desemprego cresce, o Bolsotario tá preocupado com comercial do BB, incentivar guerra rural, hora que o sol vai trabalhar, matéria de faculdade.... Coisa de louco.

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:41
iara

Nesse artigo está escrito verdadeiramente o que está acontecendo no Brasil. Desemprego, Laranjas...

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:48
Jurema

"Aos poucos, eles Bestanaros estão desaparecendo. Velhos amigos cheios de razão, parentes furiosos, vizinhos valentões, madames maquiadas de ódio, estão todos em silêncio, à beira do abismo"

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:50
pedro

Elegeram um fantasma Brasil tá a deriva tão liquidado com tudo.. saúde ...previdência....em fim tudo acorda Brassssiiill

publicado em 04 de Maio / 2019 às 01:58
Fatima

Bota ministra....eleito numa camisa de força e bota num hospital psiquiátrico

publicado em 04 de Maio / 2019 às 02:04
Firo

SEU GERVÁSIO EM BRASÍLIA ISSO É COMUM! AFINAL, TODOS OS DIAS É PRECISO QUE RETIREMOS O LIXO DAS NOSSAS CASAS... ELE NÃO SABE SAIR SOZINHO!

publicado em 04 de Maio / 2019 às 02:09
Eva

CADA UM TIRE A SUA PRÓPRIA CONCLUSÃO Você Boso pode enganar muitos por pouco tempo, poucos por muito tempo, mas não engana a todos o tempo todo! PS: Gosto dos textos de Gervásio e Lourenço e Gondim. Não gosto do Quim mas respeito

publicado em 04 de Maio / 2019 às 02:14
weliton

Blog do esclarecimento. Devemos anotar o nome dos políticos que votarem a favor da Reforma da Previdência, para tira-los do poder, nas próximas eleições. Foram eleitos para lutar pelo povo e não para se venderem por 40 milhões!

publicado em 04 de Maio / 2019 às 02:20
Betânia

Nós não temos que ficar esperando mesmo Gervásio. vamos ter que ir a luta!...o nosso povo estar sentado esperando acontecer o pior pra todos nós...depois, vamos nos enfileirar para o abate...

publicado em 04 de Maio / 2019 às 08:04
IVES GOMES

Sr. Gervásio Lima, belíssimas constatações. A tirania é pecado mortal. Agora que esperemos o professor Otoniel Gondim e suas fábulas que invocam e provocam tirando do sério, os conservadores maldosos. Que esperemos, Otoniel Gondim !

publicado em 04 de Maio / 2019 às 17:00
Nonato dos santos

Um Governo cujo Gestor, ora idealiza o uso da pólvora, nunca pode da certo, é um Governo amaldiçoado.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.