Blog do Geraldo José - Artigo – COMENDAS... SOB ENCOMENDA?
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:00

Artigo – COMENDAS... SOB ENCOMENDA?

Numa fase de nossa história em que os muitos problemas nacionais provocam fortes preocupações em todo brasileiro, beira o ridículo, pra não dizer de uma fragilidade sentimental sem limites, o fato do nosso Presidente da República reservar um importante tempo da sua agenda para homenagear pessoas com as mais altas Comendas Nacionais da Ordem de Rio Branco, mesmo com o respeito pessoal que possam merecer, nas quais não se identifica um feito marcante, se quer, que possa justificar tamanha distinção, reservada com o objetivo de "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção". O Regulamento que normatiza as regras a serem observadas para a concessão de tão dignificante honraria, estabelece no seu Art. 1º: [...] “com o fim de galardoar as pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou MÉRITOS EXCEPCIONAIS (destaque do autor), se tenham tornado merecedoras dessa distinção”.

Bem verdade que os condecorados nesse grupo do dia 30/04, na maioria, são autoridades públicas, como o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); os ministros da Justiça Sergio Moro, e da Economia, Paulo Guedes; os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Tribunal de Contas da União, José Mucio, e militares de alta patente, além dos parlamentares senador Major Olímpio (PSL-SP), a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), entre outros. E como forma de coroar o grande “mico”, quem mais recebeu a comenda? Os filhos do Presidente: Flávio Bolsonaro (Senador) e Eduardo Bolsonaro (Deputado), e o guru ideológico da família, o ensaísta e pensador Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, sendo que este reside nos EUA, desde 2005! Não me perguntem o porquê da honra, ou que virtude cívica essas figuras detêm, porque, sinceramente, não saberei responder.

Esse foi um ato oficial chocante, e de uma ingenuidade elementar e conflitante por descaracterizar todos os princípios regulamentados para a escolha dos nomes a serem homenageados. Seria mais do que óbvio e de se esperar que por uma questão ética o Presidente jamais pensasse em festejar os próprios filhos - que nada fizeram, até aqui, para merecerem qualquer condecoração! -, e o seu amigo particular Olavo Carvalho, cuja única realização aqui no país foi ajudá-lo como ideólogo durante a campanha eleitoral e agora ao induzir o deputado federal Marco Feliciano (Pode-SP) a apresentar um pedido de impeachment contra o vice-presidente Mourão... Acham os leitores que é pouco? O mais alto grau da comenda, a Grã-Cruz, é reservada a determinadas autoridades, e assim, pelo regulamento da Ordem, corretamente foi concedida ao Vice-Presidente Mourão, mas, também, foi indevidamente atribuída ao amigo Carvalho! E olha que há poucos dias o Bolsonaro disse “que as críticas do escritor não contribuem com o governo”.

A Ordem de Rio Branco foi criada em 1963 e homenageia o patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco. Ela consiste de cinco graus: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa. Como presidente da República, Bolsonaro é o Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco. As normas, disponíveis no site do Itamaraty, estabelecem que a Grã-Cruz pode ser dada ao presidente da República e ao vice-presidente; aos presidentes da Câmara, do Senado e do STF (Supremo Tribunal Federal); a ministros, governadores e militares de alta patente, além de embaixadores estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Não basta exercer uma função pública para ter méritos que justifiquem o ato oficial. No cotidiano, temos visto heróis anônimos, e soldados do Corpo de Bombeiros em provas de coragem e humanidade a merecerem muitas dessas medalhas oficiais e nunca são lembrados, mas as únicas homenagens que recebem são os 30 segundos das redes nacionais de televisão, ao lado das imagens da tragédia.

Considero um verdadeiro sacrilégio outorgar tão representativa comenda a Deputados, Senadores e mesmo Governadores de primeiro mandato, que nada ainda realizaram de nobre e dignificante para merecerem tal reconhecimento e exaltação! Então, podemos deduzir, e não precisa dizer o motivo, que o Barão do Rio Branco deve ter tremido e revirado no túmulo!

Diante de tanta coisa mais séria a fazer neste país, é de uma pobreza impressionante sair distribuindo medalhas oficiais a “filhos”, a amigos, e a partidários do PSL! Talvez seja algo que já vem acontecendo de algum tempo e que o atual governo copiou bem essa prática sob encomenda, ou bem encomendada, como assim desejem entender.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

POSTAR
41 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:08
LICÍNIO FONSECA

Concordo plenamente com tudo. Ridículo. Se eu tivesse recebido uma comenda dessa merecidamente, seria a hora de devolve-la. Tenho esperança que Bolsonaro conserte muita coisa, mas precisa aprender muita coisa ainda. (Salvador-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:15
DIVINO NATO MACHADO

Mais uma vez parabéns Agenor. Fostes “justo e perfeito”. (Goiânia-GO).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:19
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Realmente, a gente fica na dúvida sobre essa tal encomenda cheia de comendas ao próprios e aos mesmos, aí incluídos os de dentro de casa, como que aproveitando é hoje ou nunca... Sinceramente, vamos falar sério, e dizer: já não sabemos mais nada, e como diz o antigo ditado, parece que a "emenda está saindo pior que o soneto".

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:20
PAULO SODRÉ

VOU MAIS LONGE AO SEU COMENTÁRIO, DESRESPEITOSA, COMO BEM DISSE O AMIGO AGENOR SANTOS!!! (BARRA DO MENDES-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:25
JOSÉ LUCENA

Grande texto, Agenor! (Salvador-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:33
JOSÉ LUCENA

Grande texto, Agenor! (Salvador-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:38
Angelo

Uma pessoa tão rasa não tem condições de mensurar a importância dos homenageados e os feitos que os fizeram ser condecoradas. É o pseudo intelectualismo que não faz bem ao Brasil, qualquer um acha que pode escrever, mas quando começa vc percebe que não passa de palpiteiro. Esse senhor que escreveu essa cartinha nunca leu um livro de Olavo de Carvalho, como pode uma pessoa opinar sobre um filosofo sem conhecer a sua obra? Está na hora de descredenciar esses sepulcros caiados,escrevam a seus filhos, não ao povo.

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:40
FLÁVIO MENDONÇA .'.

É um fato comprovado que enormes problemas a resolver no País, no momento, o Presidente da República reserva um tempo importante de sua agenda para homenagear pessoas que, mesmo com o maior respeito pessoal que possam merecer, não se encontra justificativa coerente para distinção meritória, e, se observarmos o regulamento que normatiza as regras a serem observadas. Inclusive, o fato de colocar seus próprios filhos nesse contexto pode ser considerado um verdadeiro vitupério. (Manaus-AM).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:44
ALTAMIRANDO

Mais uma palhaçada desse decepcionante Governo!...Tudo para desviar a atenção dos cruciais problemas brasileiros!!! (Salvador-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:48
ZELANDIO ALMEIDA

Atitude temerária deste governo de agraciar quem nada produziu para justificar tamanha homenagem. (Alagoinhas-BA).

publicado em 05 de Maio / 2019 às 23:56
BENNY FALCONE.’.

Belíssimo texto meu irmão, poderei compartilhar? (Salvador-BA).

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:07
Madalena

Bolsonaro, a República não é seu quintal. Homenagear filhos e amigos frente a tantos verdadeiros heróis como professores e trabalhadoras domésticas. Um escândalo, aberração, um deboche sem precedentes. Enquanto isso, #CadêOQueiroz? Quem mandou matar Marielle?

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:12
ruty

Hoje Muitos bilhões de reais de créditos liberados para os latifundiários e agora cortes de 30% do orçamento das universidades públicas. Será que está faltando dinheiro? Tem algum calculo matemático errado neste Governo. Hoje Educação pública parece que não é prioridade neste Governo.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:15
nara

Agora pobre sem emprego, sem trocar de carro, sem viagem e sem aposentadoria!!! Quer mais? Aguardem...

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:21
Jurema

Só????????????...duvido, B....milicianos Laranjas B.... devem roubar muito mais.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:34
Juliana

Estava demorando pra vcs reagirem !!! Bora lá pras ruas...No que eu puder colaborar tho junto !!Fora Bosolixo

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:40
tania

Senhor Agenor....ATÉ HOJE ME PERGUNTO COMO UM PRESIDENTE B....TÃO BURRO CONSEGUE ENGANAR TANTA GENTE QUE SE ACHA TÃO INTELIGENTE ?

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:43
Getúlio

General Mourão diz que, ao escorraçar Bolsonaro, prefeito de Nova York ofendeu todo o Brasil. Mentira. "Me senti representado!"

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:46
Fatima

Hoje tudo pior. Fala ex juiz Moru protetor da família maldita e de milicianos. #LulaLivre

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:47
Fatima

Agenor Hoje tudo pior. Fala ex juiz Moru protetor da família maldita Bostanaros e de milicianos Bestanaros . #LulaLivre

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:48
Fatima

Agenor Hoje tudo pior. Fala ex juiz Moru protetor da família maldita Bostanaros e de milicianos Bestanaros . #LulaLivre

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:51
Betânia

Quim ??Kkkk o cara Queiroz está de Boa nesse governo nunca vai se preso kkkkk tá de Boa. Queiroz ganhou medalhas???Quim ganhou medalhas??

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:54
zelia

CANALHA DESGRAÇADO, ESSE LIXO HUMANO NAZISTA ESQUECE QUE E EMPREGADO DO POVO E NÃO DE BANQUEIROS, EMPRESARIOS E DOS EUA, AFINAL DE ONDE ESSE LADRÃO ARRUMOU ESSA MONTANHA DE DINHEIRO( 40 milhões para cada deputado), COM A SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTES E ETC EM FRANGALHOS, QDO ESSE POVO DE MERDA VAI ACORDAT E ACABAR COM ESSA FARRA

publicado em 06 de Maio / 2019 às 02:57
Firo

Nem eu. Não faço parte da turma dos imbecis que elegeram esse louco, que sai falando asneiras,sem eira nem beira. Agora? Aguentem as consequências vão vir mais rejeições por aí. kkkkkkkkk

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:00
Raimundo

Irmao de Bolsotario TEM 4 LOJAS DE MOVEIS EM SÃO PAULO SÓ VI UMA BOA AÇÃO DO BOLSOGATO ATÉ HOJE ELE FEZ MIAU E DEIXOU A FAMILIA FILHOS TODOS RICOS.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:02
Raimunda

MUNDO REJEITA BOLSONARO Depois do presidente Jair Bolsonaro ter desistido de viajar para Nova Iorque por causa dos protestos contra a sua presença na cidade americana, agora é a vez do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, cancelar agenda que faria na Europa por causa da reação negativa à sua presença no Velho Continente.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:04
Adalberto

Se o Congresso não agir em caráter de urgência, não teremos saída. Socorro!!!Fora Bosolixo

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:11
Jose

Grande mídia e empresários NUNCA apoiam pautas boas para os trabalhadores #não para reforma da previdência

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:16
iara

Quim É preciso deixar claro: Senhores deputados, se pegarem os 40 milhões de Bostanaro, é aprovarem essa Reforma, se preparem, vão engrossar a fila de desempregados! Estamos de olho!

publicado em 06 de Maio / 2019 às 03:17
Gabriel

Infelizmente, este erro no voto na ultima eleição levou o Brasil a uma estagnação, ou seja, não avançaremos e nem evoluiremos em nada, além que caminharmos a passos largos para trás em tudo, modernidade, conquistas, qualidade de vida, educação, saúde, soberania nacional, segurança, estradas, ferrovias, aeroportos, geração de energia, abastecimento de água, saneamento basico e por aí vai...

publicado em 06 de Maio / 2019 às 05:53
Wanderson Nunes

Há de se lembrar que esse moço que escreve essas crônicas, é amante de um grupo que condecorou che guevara, um assassino confesso de negros e homosexuais, fico me perguntando; como alguém que acha um assassino de negros e gays pode ter suas palavras referendadas a ponto de criticar escolhas desse tipo. Reveja seus conceitos, garoto. Escreva para o bem da sociedade, pare de divagar em suas ilusões, escreva sobre a realidade e não sobre o mundo em sua cabeça. Ou você pode simplesmente assumir sua condição de romancista de ficção, vergonha é vender mentirar a preço de verdades.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 07:23
Eden Lopes Feldman

Com certeza, estas condecorações simplesmente foram desnecessárias e inoportunas para o momento atual. Principalmente quando os ajustes para várias reformas estão sendo efetuados, esta conduta prejudica a credibilidade do governo. Como este estrago já está feito, esperamos que fatos assim não se repitam. Para não prejudicar uma confiança necessária para termos as reformas adequadas.FOZ DO IGUAÇU-PR

publicado em 06 de Maio / 2019 às 07:47
Nonato dos santos

TANIA, na verdade o povo já sabia da incompetência do dito cujo, votaram baseado nas calunias da imprensa em querer tirar lula do poder, forjando crimes que até o momento nunca foram provados. Hoje, mais da metade já estão arrependidos, lamentando o leite derramado.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 08:30
Renan

Faz arminha que passa,Agenor

publicado em 06 de Maio / 2019 às 12:34
AGENOR SANTOS

Amigo, Wanderson: agradeço-lhe por ter me honrado lendo a crônica DESTA semana, porque só assim posso entender a sua visão distorcida sobre a minha linha de pensamento. Historicamente, não tenho qualquer simpatia pela esquerda ou qualquer mínimo apreço por Che Guevara. O que é evidente, apenas, é que não sou ideologicamente radical nem sectário, e assim tenho liberdade para analisar com independência os desvios da Esquerda que saiu ou da Direita que entrou no cenário político. Mas, respeito a sua opinião, sem polêmica.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 14:30
LIDIO FERREIRA

Amigo esse Presidente está levando o nosso País ao ridículo.

publicado em 06 de Maio / 2019 às 15:41
Wanderson Nunes

Obrigado pela resposta, vc poderia me citar quais livros leu de olavo de carvalho? Esse é o cerne da questão

publicado em 06 de Maio / 2019 às 17:05
QUIM

BETÂNIA-CLARO QUE EU TAMBEM RECEBI,VOCE ACHA QUE EU IRIA FICAR FORA ! KKKKKKKKKK

publicado em 06 de Maio / 2019 às 17:15
QUIM

IARA-JUNTE TODAS AS PROVAS QUE VOCE TEM,DE QUE O CAPITÃO DEU 40 PILAS PRA CADA DEPUTADO,E DE POSSE DELAS,MOVA UMA AÇÃO NA JUSTIÇA.POR OUTRO LADO,SE ESTA REFORMA NÃO SAIR,ESTEJAS CERTA,VOCE TAMBEM ESTARA NA FILA DO DESEMPREGO,HERANÇA MALDITA DE DILMA,LULA E O PT.SE O QUE VOCE DIZ,É VERDADE,A APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ DE 513 A 0,SE NÃO FOR,FICARA PROVADO QUE VOCE ESTA MENTINDO OU MAL INFORMADA !

publicado em 06 de Maio / 2019 às 20:35
ELIANE DA SILVA PEDROSA

O CARA TÁ COM MEMORIA TURVA, ESQUECEU O QUIEROZ, OS MILICIANOS, PASTORES E ETC, ETC, ETC

publicado em 06 de Maio / 2019 às 20:52
Fernando Costa

Eu não vejo um petista dizendo “ABAIXO A CORRUPÇÃO”, “APOIO A SÉRGIO MORO” ou “A ODEBRECHT ESTÁ MENTINDO, VAMOS PROCESSAR POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO” kkkkk

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.